aula 10- um grande mal-entendido! -...

14
55 Aula 10- Um grande mal-entendido! e-Tec Brasil Aula 10- Um grande mal-entendido! Objetivos • Relatar ações em progresso no passado, utilizando o verbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo + o verbo principal no gerúndio; • descrever ações que aconteceram simultaneamente no passado, utilizando o verbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo +o verbo principal no gerúndio e a expressão enquanto; • descrever ações que aconteceram no passado enquanto outra estava em progresso, empregando o pretérito perfeito do indicativo e a expressão quando; • expressar ideias de adversidade, conclusão e explicação, empregando os conectivos adequados; • empregar adequadamente os porquês da língua portuguesa, reconhecendo seus diferentes contextos de uso e grafias correspondentes; • compreender as diferentes possibilidades de realização do som do “s”, identificando as distintas grafias: s, ss, sc, sç, xc, ç, x e c. 1. Para começo de conversa Nesta aula, os personagens Tânia e dona Ana descobrem o porquê da antipatia de Gigi por Marcão e, em seguida, Rudinei, Marcão e seu Pepe falam de algumas situações ocorridas durante a recuperação de Rudinei, que está afastado do trabalho. Em ambas as situações, ocorrem narrativas de eventos que aconteceram em um passado recente. Assim, você estudará, nas seções que seguem, como relatar eventos ocorridos no passado, como descrever a simultaneidade de fatos ocorridos, bem como conhecerá como enfatizar ações que estavam em progresso e tinham

Upload: tranhanh

Post on 20-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

55Aula 10- Um grande mal-entendido! e-Tec Brasil

Aula 10- Um grande mal-entendido!

Objetivos

• Relataraçõesemprogressonopassado,utilizandooverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo + o verbo principal no gerúndio;

• descreveraçõesqueaconteceramsimultaneamentenopassado,utilizandooverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo +o verbo principal no gerúndio eaexpressãoenquanto;

• descreveraçõesqueaconteceramnopassadoenquantooutraestavaemprogresso,empregandoopretérito perfeito do indicativo eaexpressãoquando;

• expressarideiasdeadversidade,conclusãoeexplicação,empregandoosconectivosadequados;

• empregaradequadamenteosporquêsdalínguaportuguesa,reconhecendoseusdiferentescontextosdeusoegrafiascorrespondentes;

• compreenderasdiferentespossibilidadesderealizaçãodosomdo“s”,identificandoasdistintasgrafias:s,ss,sc, sç, xc, ç, xec.

1. Para começo de conversaNesta aula, os personagens Tânia e dona Ana descobrem o porquêda antipatia de Gigi porMarcão e, em seguida, Rudinei, Marcão e seuPepe falam de algumas situações ocorridas durante a recuperação deRudinei,queestáafastadodotrabalho.Emambasassituações,ocorremnarrativasdeeventosqueaconteceramemumpassadorecente.Assim,vocêestudará,nasseçõesqueseguem,comorelatareventosocorridosnopassado,comodescreverasimultaneidadedefatosocorridos,bemcomoconhecerá como enfatizar ações que estavam em progresso e tinham

Português como língua adicionale-Tec Brasil 56

uma duração no tempo passado. Ainda, lembrará alguns conectivosquefuncionamnaexpansãoderelatos,orajustificando,ora informandocausa e consequência de ações, apontando adversidades. Estudará apalavra‘porquê’nalínguaportuguesaeveráassituaçõesdeusodesuasdiferentesformasdeexpressão.NotópicoE por falar em...,vocêestudaráqueosom-spodeserrepresentadopormeiodecincografiasdiferentese conhecerá alguns exemplos dessas ocorrências. Partindo de nossoepisódioeconsiderandoavidaprofissionaldeTânia,RudineieMarcão,você conhecerá, a seguir, algunsdosdireitos trabalhistas conquistadosao longo dos anos no Brasil, além de determinados benefícios a quetrabalhadorescomoelestêmdireitoasseguradoporlei.

2. Um pouco mais de BrasilOBrasiléumpaísquetem,emsuasquestõestrabalhistas,umahistóriade lutaseconquistas,asquaisvão, lentamente,dandocondiçõesmaisdignasdevidaaseuscidadãos¹.UmexemplodissoéodireitoàCarteira de Trabalho e Previdência Social assinada,quegaranteaotrabalhador,aofinaldeumdeterminadonúmerodeanosdecontribuiçãoparaaPrevidência Sociale,observandosuaidade,odireitoàaposentadoria.

Outro direito, este conquistado em 1962, é o décimo terceiro salário,também conhecido como gratificação natalina. Trata-se de um salárioextraqueotrabalhadorrecebeaofinaldecadaano.AostrabalhadoresquetiveremcontribuídocomaPrevidênciaSocialporumdeterminadotempo,éasseguradooauxílio-doença,oqualprevêopagamentodeumbenefícioenquanto o trabalhador estiver comprovadamente impossibilitadode exercer sua função laboral por motivo justificado, como doençaincapacitante,porexemplo.

A contribuição com a Previdência Social garante, ainda, o seguro-desemprego,talvezamaiorconquistadotrabalhadorbrasileiro.Esteseguroprevêopagamentodobenefício,poratécincomeses,aotrabalhadorquetenhasidodemitidosemjustacausa.Umacategoriaquevemconquistandodireitos fundamentais ao longo dos anos é a do trabalhador doméstico.SegundodadosdaOrganizaçãoInternacionaldoTrabalho(OIT),oBrasilocupaoprimeirolugaremnúmerodetrabalhadoresdessacategoria,com

Mídia integradaCarteira de trabalho: um

direito de todo trabalhadorAcesseamídiaintegradaparasaberumpoucomaissobreosdireitostrabalhistasnoBrasil.

GlossárioAposentadoria: valorem

dinheirorecebidomensalmentepelobeneficiário(trabalhadoraposentado)comoresultado

desuascontribuiçõesparaaPrevidênciaSocial

porumcertotempo.Beneficio: auxíliofinanceiro

garantidoporlegislação.Laboral: referenteaotrabalho.

Saiba maisAcategoriadostrabalhadores

domésticosabrangeprofissionaisqueexercematividades

comoasdeempregado(a)doméstico(a),cozinheiro(a),governanta,babá,lavadeira,vigia,motoristaparticular,

jardineiro(a),acompanhantedeidosos,caseiro(a). ¹Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.mte.gov.br/index.php>Acessoem13jan.2016.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 57 e-Tec Brasil

cercade7,2milhõesdeempregadosnomercado formal².Recentemente,otrabalhador domésticoadquiriu,também,odireitoaoFundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).OFGTSéumvalorrecolhidopeloempregadormensalmente e que o empregado poderá retirar por ocasião de suademissão sem justa causa,bemcomoemoutroscasosespecíficos,comoaaquisiçãodacasaprópria³.

3. Comunicando-seTendo lido o texto que trata dos direitos trabalhistas, revejamais umahistóriasinistradomaisnovofuncionáriodoprédio,oporteiroMarcão.Noepisódiodestaaula,donaAnacontaàTâniaquedescobriuoporquêdaantipatiadeGigicomrelaçãoaMarcão.Leiaeescuteotrechoemqueelasconversamaesserespeito:

Dona Ana:Tânia,vocênemimaginaoqueeudescobri sobreoMarcão!

Tânia:Garantoqueboacoisanãoé!

Dona Ana:Deixadisso,Tânia.ÉqueagoraeuseiporqueaGigisempreficava

rosnandoparaele:eraporcausadoOliver.

Tânia:Oliver?Ah,entendi.DeveseralgumcomparsadoMarcão.Bemquedizem

queosanimaissentemquandoháalgoerrado.

Dona Ana:Tânia,oOliveréumbichinhodeestimação,éumgatinho.Umagraça,

masmuitobravo.Nãoémesmo,Gigi?

GlossárioSinistra: estranha,suspeita.

Mídia integradaVocê nem imagina o que eu descobri sobre o Marcão!AcesseamídiaevejaoquedonaAnadescobriu!

GlossárioRosnar: (animal)emitirsom,diferentedeumlatido,geralmenteemsinaldeameaçaearreganhandoosdentes.

²Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.pco.org.br/movimento-operario/brasil-tem-o-maior-numero-de-empregados-domesticos-no-mundo/epas,i.html>Acessoem11jan.2016.³Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta07.asp>Acessoem11jan.2016.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 58

Tânia:Ah,agoraeuentendi.AGigisentiaocheirodogatonoMarcãoe,porisso,

ficavaagitada.

Comovocêpodeverno trechododiálogo,aocomunicarsobreeventospassados fazendo referência a fatos já concluídos, podemos utilizar opretérito perfeito do indicativo,comonaprimeirafaladedonaAna,emquesedestacaoverbodescobri.Alémdele,opretérito imperfeito do indicativo éusadopara indicaraçõesqueeramrecorrentesnopassado,comonaúltimafaladeTânia,aexemplodosverbossentiaeficava.Aseguir,vocêverácomo falarde fatosocorridosnopassado:primeiramente,aquelesquedãoumaideiadeaçãoemprogressonopassadoetambémdeumaaçãoqueinterrompeoutraqueestavaemandamento.

3.1 O que Gigi ficava fazendo? Ações em progresso no passado

Parafalardeaçõesqueeramrecorrentesnopassadoetinhamcertaduraçãonotempo,vocêusaráalgunsverbos de ligaçãocomoverbosauxiliares.

Veja,novamente,afaladedonaAnasobreGigi:

Dona Ana: Deixa disso, Tânia. É que agora eu sei por que a Gigi sempre ficava rosnando para ele: era por causa do Oliver.

Como você pode ver, ao afirmar que Gigi sempre ficava rosnando paraMarcão, dona Ana fala de uma ação que era recorrente e que tinhaumaduraçãonotempopassado.Paraisso,usaoverboauxiliarficarnopretérito imperfeito do indicativo(ficava)+overbo principal rosnarnogerúndio(rosnando).Parafalardeaçõesqueeramrecorrentesetinhamumaduraçãonotempopassado,osverbos de ligação, jáestudadosnomódulo1,sãoutilizadoscomoverbosauxiliares.Entreeles,omaisfrequenteéoverboestar.Veja,aseguir,algunsexemplosdeaçõesemprogressonopassado:

Ontem à tarde, Rudinei, seu Pepe e Marcão estavam conversando na portaria.

Ângela continuava vigiando Rudinei, ainda em licença e afastado do trabalho.

Dona Ana andava sentindo dores estranhas no peito.

Léo e Marta permaneciam viajando, por isso não estavam presentes na última reunião de condomínio.

Áudio

AtençãoAdistinçãoentreousodo

pretéritoperfeitoedoimperfeitodoindicativofoiestudadanaaula12domódulo1.

AtençãoAlémdosverbosestare ficar,

outrosverbosauxiliarescomunsparaaexpressãodeaçõesemprogressono

passadosãoosverbosandar,continuarepermanecer.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 59 e-Tec Brasil

Agora que você já estudou a expressão de fatos em progresso notempopassado,realizeaatividadeO que estava acontecendo?paratestarseusconhecimentos.

Aseguir,vocêverácomoexpressaraçõesqueocorreramsimultaneamentenotempopassado.

3.2 Quando duas ações acontecem simultaneamente no passado

Quando se relata fatos ocorridos no passado, é comum que se falesobre episódiosqueaconteceramsimultaneamenteno tempo.Observeosexemplos:

Enquanto Marcão ouvia e pouco participava do assunto, seu Pepe e Rudinei conversavam na portaria.

Enquanto Marcão permanecia ouvindo e pouco participava do assunto, seu Pepe e Rudinei estavam conversando na portaria do prédio.

Nos exemplos dados, as formas verbais conversavam e estavam conversando são equivalentes no sentido de expressar uma ação emprogresso e não concluída no passado. Omesmo ocorre com ouvia epermanecia ouvindo.Portanto,parafalardeaçõesnãoconcluídasouemprogressonotempopassadovocêpodeutilizartantooverbonopretérito imperfeito do indicativoquantoaestruturacompostacomoverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativoseguidadoverbo principal no gerúndio.Vejaqueoconectivoenquanto,nosexemplosdados,éotermoqueestabelecearelaçãoentreasaçõesqueestavamemprogresso.Outraformadefalarsobreeventosqueaconteceramsimultaneamentenotempopassadoéoquevocêveráaseguir.

Áudio

Atividade de aprendizagemO que estava acontecendo?

Português como língua adicionale-Tec Brasil 60

3.3 Quando uma ação acontece enquanto outra estava em progresso no passado

Para falardeaçõesqueocorreramsimultaneamenteaoutrasaçõesnopassadoutiliza-seostemposverbaispretéritoperfeitoeimperfeito,bemcomooauxíliodeconectivostemporais.

Observeosseguintesexemplos:

Quando Flávio chegou em casa, Luíza já estava almoçando.

Quando Flávio chegou em casa, Luíza já almoçava.

Nosexemplosquevocêacaboudeler,aaçãodechegaraconteceuefoiconcluída nomesmo instante, não tendo uma continuidade no tempo.Nestecaso,opretérito perfeitoéotempoverbalutilizadoparaexpressaressetipodesituação,emquenãoháosentidodecontinuidadedaação.Aqui,éoconectivoquandoqueiráintroduziraação.Vejaque,nasegundapartedafrase,asaçõesemcontinuidadenotempopodemserdescritasutilizando-se tanto o pretérito imperfeito do indicativo quanto a formacompostacomgerúndio.

Observeque,quandootrechoquecontémaexpressãotemporalquandoouenquantoiniciandoafrase,recomenda-seousodavírgula.

Veja,agora,queaordemdeapresentaçãodoseventospodeserinvertida,já que estamos falando de fatos que ocorreram concomitantementenotempo:

Marcão ouvia e pouco participava do assunto, enquanto Seu Pepe e Rudinei conversavam na portaria do prédio.

Luíza já estava almoçando quando Flávio chegou em casa.

Observeque,quandoaideiadetempointroduzasegundapartedafrase,avírgulatorna-seopcional.

Agora que você conhece as formas de relatar fatos que aconteceramsimultaneamente no tempo, bem como a utilização dos conectivosquandoeenquanto,realizeasatividadesO que faziam no Condomínio Brasil? eOrdenando ideiasparaverificarseusconhecimentos.

Áudio

Atividade de aprendizagemO que faziam no

Condomínio Brasil?Ordenando ideias

Aula 10- Um grande mal-entendido! 61 e-Tec Brasil

Ao conversar sobre fatos já ocorridos, é comum ampliarmos asinformações, acrescentando comentários relacionados a causas,consequências, adversidades e conclusões aos eventos narrados. Estetópicoseráabordadoaseguir.

3.4 Desenvolvendo argumentos com apoio de conectivos adequados

Ao relatar alguma situação já ocorrida, normalmente acrescentamosinformaçõesafimdequeodiálogosejamaisinteressanteetenhaumacontinuidade. Para isso, utilizamos diferentes conectivos que têm porfunçãointroduziroutraspossibilidadesdeexpansãodotexto,relacionandoasinformações,comovocêjáviunasaulasanteriores.

ObserveumtrechodoepisódiodestaaulaemqueRudineiconversacomseuPepesobreasemanaquepassouemcasacomsuaesposaefilhos:

Seu Pepe:Eentão,Rudinei!Comovocêestá?

Rudinei:Aindaestoumeacostumandocomasmuletas.Temunsdiasemquea

pernaincomodaumpouco,masestoubem.

Seu Pepe:Issoéassimmesmo,amigo.Portanto,vácomcalma.Mas vejaolado

bom,pelomenosagoravocêtemtempodesobraparafazeroutrascoisas,nãoé

mesmo?Ah!Ah!Ah!

Rudinei:Éverdade,seuPepe!Osenhortemrazão.Estouconseguindocolocara

agendaemdia!Ah!Ah!Ah!

Seu Pepe:Issomesmo,meurapaz.Aproveitepararelaxar.

AtençãoVocêestudouosconectivoseasrelaçõesqueelesestabelecemnasaulas5,7e8destemódulo.

Mídia integradaA perna incomoda um pouco, mas estou bem.Acesseamídiaeacompanheodiálogoentreospersonagens.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 62

Rudinei:Éoqueeumaistenhofeito,seuPepe.Nestaquarta-feira,choveutodoo

dia,euestavacomdornapernae,por isso,passeiodiaderepouso,sóassistindo

ocanaldeesporte.

Seu Pepe:Ih,Rudinei,nemmefale!Foiumaenxurrada!Comotempodechuvadói

tudomesmo!Ah!Ah!Ah!Masvocêmelhoroudepois?

Rudinei:Sim,seuPepe.Naquinta-feirajáestavamesentindomelhor.Por isso,

pelamanhã,aproveiteiparaorganizaraminhacasa.Àtarde,osmeninosnão

tiveramaulaeaTâniatiroufolga,portantopassamostodosjuntos.Ô,vidaboa!

Seu Pepe:Masquebom,Rudinei,issomesmo!Aproveitaparacurtirafamília, pois

otempopassaeosfilhoscrescemmuitorápido.

Rudinei:Éverdade,seuPepe!

No diálogo, foram destacados os conectivosmas, que estabelece umarelaçãodeadversidade, portanto e por isso, relaçãodeconclusão, e pois, comoexplicação.Observeessasrelaçõesnostrechosdestacadosaseguir:

Adversidade

Tem uns dias em que a perna incomoda um pouco, mas estou bem.

Arelaçãoaquiédeadversidade:ainformaçãoqueantecedeomaseaquevemdepoisdesseconectivosãoopostas,poisvãoemsentidoscontrários.Veja,aseguir,outrosconectivosqueestabelecemamesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Tem uns dias em que a perna incomoda

um pouco,

porém

estou bem. adversidadecontudo

entretanto

Háconectivos,porém,quepossuemoutrossentidos.Vejaaseguir.

Conclusão/ consequência

Isso é assim mesmo, amigo. Portanto, vá com calma.

Eu estava com dor na perna e, por isso, passei o dia em repouso, só assistindo ao canal de esporte.

Áudio

Aula 10- Um grande mal-entendido! 63 e-Tec Brasil

Nos exemplos dados, as expressões portanto e por isso introduzemconclusõesgeradasapartirdasconstataçõesapresentadasnaprimeirapartedecadaestrutura.

Para sua melhor compreensão, observe que, no segundo exemplo, ofatodepassarodiaemrepousofoiumaconsequênciadeRudineiestarcomdornaperna.Aexpressãopor isso,então, introduzumaconclusãoouconsequênciada informaçãoanterior.Observeque,quandoo trechoque contém o conectivo inicia a frase, usa-se a vírgula, como foi ocaso em portanto. Veja, a seguir, outros conectivos que estabelecem amesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Isso é assim mesmo, amigo.

Assim,

vá com calma. Conclusão/ consequênciaPortanto,

Logo,

Explicação

Aproveita para curtir a família, pois o tempo passa e os filhos crescem muito rápido.

Noexemplo dado, a expressãopois é seguida por umaexplicação paraaafirmaçãocontidanaprimeirapartedaestrutura.Veja,aseguir,outroconectivoqueestabeleceamesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Aproveita para curtir a família, porque

o tempo passa e os filhos

crescem muito rápido.

Explicação

Agoraquevocêrelembrouousodealgunsconectivoseseuscontextos,realizeaatividadeExpandindo relatosparaverificarsuaaprendizagem.

Áudio

Atividade de aprendizagemExpandindo relatos

Português como língua adicionale-Tec Brasil 64

3.5 Por que Gigi não gostava de Marcão? O uso dos porquês

Aoconversar comTânia, donaAnaanuncia quedescobriu oporquê daantipatiadeGigiporMarcão.DonaAnadizaTânia:“Équeagoraeuseipor queéqueaGigisempreficavarosnandoparaele:eraporcausadoOliver!”.Nosdoisexemplosemdestaque,apalavrapor queestáescritadeformasdistintas.Naverdade,alínguaportuguesapossuiquatrodiferentesformasdeexpressãodosporquês.Paraempregá-loscorretamente,énecessárioconheceralgumasregrasdeusodessasformasdeexpressão.Observeodiálogoaseguir,emqueFláviochegaatrasadoàcasadeChico:

Chico:Puxa,Flávio!Por quevocêfoichegarsomenteagora?Por quê?

Flávio:Porqueeudormidemaiseacabeiperdendoahora.Foimal,Chico!

Chico:Àsvezeseujuroquenãoentendooporquêdetantosatrasos!Seráque

quandovocêcomeçaratrabalharvaiserassimtambém?

Veja,naconversaentreosamigos,queasquatropossibilidadesdeusodoporquêaparecem.Vamoscompreendê-lasmelhor:

Usos do porquê Exemplos

Por que

Utilizado em início de frases interrogativas, ou em frases afirmativas, em substituição

às expressões “por qual motivo” ou “por que motivo”.

Por que Marcão é tão introvertido?

Ninguém entendia por que Gigi não parava de latir sempre que via Marcão.

Por quêEncerra uma pergunta ou frase afirmativa. É sempre seguido

de um sinal de pontuação.

O mau humor constante de Ângela não tem por quê!

Áudio

Mídia integradaPor que Gigi não gostava

de Marcão?Acesseamídiaeacompanheodiálogoentreospersonagens.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 65 e-Tec Brasil

Porque Introduz uma explicação. Equivale a “pois”, “já que”, “uma vez que”.

Gigi rosnava para Marcão porque ele tinha

o cheiro do Oliver.

PorquêVem sempre precedido do

artigo “o”. Pode ser substituído por “motivo” ou “razão”.

Os moradores do Condomínio Brasil querem saber o

porquê de tantos parafusos soltos na escada que provocou sua queda.

Agoraquevocêestudouasdiferençasentreousodosporquês,realizeaatividadeNão sei por quê!Everifiqueseuaprendizado.

4. E por falar em…Na língua portuguesa, como você já sabe, o mesmo som poderá serrepresentadopelaescritadeletrasdistintas.

Acompanhe:

Seu Pepe:Masquebom,Rudinei!Issomesmo!Aproveitaparacurtirafamília,pois

otempopassaeosfilhoscrescemmuitorápido.

NafraseditaporseuPepe,noepisódiodestaaula,aspalavrasemdestaqueapresentamomesmosom,porémsãoescritasdediferentesformas.

Áudio

Atividade de aprendizagemNão sei por quê!

Mídia integradaO tempo passa!Acesseamídiaepresteatençãoaosomdaspalavraspassae crescem.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 66

4.1 Um som e muitas grafiasNalínguaportuguesa,vocêveráqueexistemsonsmuitosimilares,mascomformasdegrafiaquesediferem.

Veja, a seguir, mais algumas palavras que apresentam essamesmaparticularidade:

s ss sc sç

sapato assunto descendente nasça

semana profissional rescisão cresça

silêncio compromisso acréscimo desçam

socorro promessa discente rejuvenesça

selo sossegado consciência floresçam

xc c ç x

exceto cebola caçula auxílio

excepcional bicicleta preço próximo

excitado amanhecer criança auxiliar

excipiente ciclovia coração máximo

excêntrico acento açúcar trouxe

Umadasparticularidadesdalínguaportuguesaéoç.Trata-sedaletracjuntoaosinaldiacríticocedilha(,).Seuusodá-sesomenteantesdasletrasa,o,u,comonosexemplosapresentadosnatabela.

Agoraquevocêjáviuasdiferentesescritasparaosom-s,realizeaatividadeUma promoção que é o máximo!parareafirmarseusconhecimentos.

Áudio

AtençãoVocêviuousodosdígrafos

ss,sc,xcesçnaaula07destemódulo.

Atividade de aprendizagemUma promoção que é o máximo!

Aula 10- Um grande mal-entendido! 67 e-Tec Brasil

5. SínteseNestaaula,vocêconheceudiferentesformasderelatarepisódiosocorridosnumpassadorecente.Estudou,ainda,comofalarsobreaçõessimultânease emprogresso no tempo passado, utilizando o pretérito imperfeito doindicativo,bemcomoaformacompostapelosverbosdeligaçãoseguidosdoverboprincipalnogerúndio.Viu,também,queasaçõespassadascoma ideia de simultaneidade e incompletude são frequentemente ligadaspela expressão enquanto. Conheceu estruturas verbais para falar sobreumaaçãoqueaconteceuenquantooutrasedesenvolvia,utilizando,nessecontexto,opretérito perfeito do indicativoparaaaçãoquenãoapresentaaideiadecontinuidadenotempo,introduzidapeloconectorquando.Viuqueosconectivossãoutilizadosparaaexpansãoderelatoseretomouoestudopontualdealgunsdelescomideiadeadversidade,conclusãoeexplicação.Conheceu os diferentesporquês da língua portuguesa e observou seusvariadoscontextosdeusoegrafias.Porfim,identificouasdistintasgrafiaspossíveisparaosom-snoportuguês.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 68