aula 10-morfologia - verbo

15
Aula 10 - Morfologia: Verbo Definição Verbo é palavra variável em pessoa, tempo, número e modo, que exprime uma ação, um estado, um fenômeno. a) O policial prendeu o assassino. (O policial praticou uma ação) b) Maria foi atropelada pelo veículo. (Maria sofreu uma ação) c) O assassino estava doente. (O assassino encontrava-se num certo estado) d) No Nordeste quase não chove . (Quase não ocorre um dado fenômeno da natureza no Nordeste) Conjugações Os verbos da língua portuguesa se agrupam em três conjugações, de conformidade com a terminação do infinitivo: Infinitivo em AR: verbos de primeira conjugação (cantar, amar, procurar, etc.) Infinitivo em ER: verbos de segunda conjugação (correr, bater, ceder, etc.) Infinitivo em IR: verbos de terceira conjugação (ir, possuir, agir, etc. O verbo irregular pôr e seus derivados ( antepor, compor, contrapor, opor, pospor, etc.) pertencem a segunda conjugação, pois são derivados da forma poer. Cada conjugação se caracteriza por uma vogal temática: CANTA R - vogal temática A (primeira conjugação) VENDE R - vogal temática E (segunda conjugação) PARTI R - vogal temática I (terceira conjugação) Estrutura do verbo (radical + terminação) O verbo possui uma base comum de significação que é chamada de RADICAL. A esse radical se junta, em cada forma verbal, uma TERMINAÇÃO, da qual participa pelo menos um dos seguintes elementos: Vogal temática ( -a- , -e-, -i- , respectivamente para verbos de 1ª, 2ª e 3ª conjugação) Ex.: cant-a , beb-e ra, sorr-i ra O radical acrescido de vogal temática chama-se tema: CANTA R, VENDE R, PARTI R Desinência temporal (ou modo temporal) - indica o tempo e o modo. Ex.: canta (ausência de desinência), cant-a-va , cant-a-ra Desinência número-pessoal - identifica a pessoa e o número. Ex.: canta (ausência de desinência), cant-a-va-s (2ª pessoa singular), cant-á-ra- mos (1ª pessoa plural) Todo o mecanismo da formação dos tempos simples repousa na combinação harmônica desses elementos flexivos com um determinado radical verbal. Muitas vezes, falta um deles, como, por exemplo: VOGAL TEMÁTICA, no presente do subjuntivo e, em decorrência, nas formas do imperativo dele derivadas: cante, cantes, cante, etc. DESINÊNCIA TEMPORAL, no presente e no pretérito perfeito do indicativo, bem como nas formas do imperativo derivadas do presente do indicativo: canto, cantas,

Upload: martha-barros

Post on 14-Aug-2015

106 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 10-Morfologia - Verbo

Aula 10 - Morfologia:

Verbo

Definição

Verbo é palavra variável em pessoa, tempo, número e modo, que exprime uma ação, umestado, um fenômeno.

a) O policial prendeu o assassino. (O policial praticou uma ação)b) Maria foi atropelada pelo veículo. (Maria sofreu uma ação)c) O assassino estava doente. (O assassino encontrava-se num certo estado)d) No Nordeste quase não chove. (Quase não ocorre um dado fenômeno da natureza noNordeste)

ConjugaçõesOs verbos da língua portuguesa se agrupam em três conjugações, de conformidade com aterminação do infinitivo:Infinitivo em AR: verbos de primeira conjugação (cantar, amar, procurar, etc.)Infinitivo em ER: verbos de segunda conjugação (correr, bater, ceder, etc.)Infinitivo em IR: verbos de terceira conjugação (ir, possuir, agir, etc.

O verbo irregular pôr e seus derivados ( antepor, compor, contrapor, opor, pospor, etc.)pertencem a segunda conjugação, pois são derivados da forma poer.Cada conjugação se caracteriza por uma vogal temática:CANTAR - vogal temática A (primeira conjugação)VENDER - vogal temática E (segunda conjugação)PARTIR - vogal temática I (terceira conjugação)

Estrutura do verbo (radical + terminação)O verbo possui uma base comum de significação que é chamada de RADICAL. A esseradical se junta, em cada forma verbal, uma TERMINAÇÃO, da qual participa pelo menosum dos seguintes elementos:

Vogal temática ( -a- , -e-, -i- , respectivamente para verbos de 1ª, 2ª e 3ªconjugação)Ex.: cant-a, beb-era, sorr-ira

O radical acrescido de vogal temática chama-se tema: CANTAR, VENDER, PARTIR

Desinência temporal (ou modo temporal) - indica o tempo e o modo.Ex.: canta (ausência de desinência), cant-a-va, cant-a-ra

Desinência número-pessoal - identifica a pessoa e o número.Ex.: canta (ausência de desinência), cant-a-va-s (2ª pessoa singular), cant-á-ra-mos (1ª pessoa plural)

Todo o mecanismo da formação dos tempos simples repousa na combinação harmônicadesses elementos flexivos com um determinado radical verbal. Muitas vezes, falta umdeles, como, por exemplo:

VOGAL TEMÁTICA, no presente do subjuntivo e, em decorrência, nas formas doimperativo dele derivadas: cante, cantes, cante, etc.DESINÊNCIA TEMPORAL, no presente e no pretérito perfeito do indicativo, bemcomo nas formas do imperativo derivadas do presente do indicativo: canto, cantas,

Page 2: Aula 10-Morfologia - Verbo

canta, etc.; cantei, cantaste, cantou, etc.; canta (tu), cantai (vós);DESINÊNCIA PESSOAL, a) na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo(canta); b) na 1ª e na 3ª pessoa do singular do imperfeito (cantava), do mais-que-perfeito (cantara) e do futuro do pretérito (cantaria) do indicativo; c) na 1ª e na3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo (cante), do imperfeito dosubjuntivo (cantasse) e do futuro do subjuntivo (cantar); d) na 1ª e na 3ª pessoado infinitivo pessoal (cantar).

Classificação dos Verbos

Quanto à flexão, os verbos classificam-se em: regulares, irregulares, defectivos eabundantes.

a) regulares: são aqueles que seguem o paradigma,isto é, o modelo da conjugação.Quando um verbo é regular, o radical se mantém em todas as formas e as terminaçõessão as mesmas do paradigma.

b) irregulares: são aqueles que se afastam do modelo da conjugação, apresentandoalterações ou no radical ou nas desinências.Ex.: eu peço tu pedesEx.: eu estou tu estás

c) defectivos: são verbos de conjugação incompleta, ou seja, não apresentam algumasformas. São exemplos os verbos falir e abolir no presente do indicativo.

falir abolir reaver soar colorir urgir

Presente doIndicativo

Presente doIndicativo

Presente doIndicativo

Presente doIndicativo

Presente doIndicativo

Pret. Imperfeitodo Indicativo

eu --- --- --- --- --- ---

tu --- aboles --- --- colores ---

ele --- abole --- soa colore urgia

nós falimos abolimos reavemos --- colorimos ---

vós falis abolis reaveis --- coloris ---

eles --- abolem --- soam colorem urgiam

Em alguns casos, podemos encontrar alterações nos radicais de verbos regulares; énecessário observar se essa alteração é apenas um caso de acomodação gráfica paramanter a identidade fonética. É o que ocorre, por exemplo, com os verbos ficar (fico,fiquei), fingir (finjo, finges) e vencer (venço, vences).

Consideram-se defectivos os chamados verbos unipessoais, tais como os que exprimemfenômenos da natureza (chover, ventar, anoitecer, etc.) e os que exprimem vozes deanimais (latir, miar, urrar, coaxar, etc.).

verbos que exprimem fenômenos da natureza: só se empregam na terceirapessoa do singular. Ex.: Nevou em São Joaquim. Neste momento, chove em Belém.verbos que exprimem vozes de animais: só se empregam na terceira pessoa dosingular e na terceira pessoa do plural. Ex.: Capeto latiu a noite toda. Os cãeslatiram a noite toda.

d) abundantes: são aqueles que possuem duas ou mais formas de idêntico valor. Aabundância ocorre com maior freqüência no particípio de alguns verbos, que, além daforma regular (desinência -do), apresentam outra forma, denominada irregular ouabundante. Veja alguns exemplos:

Infinitivo Particípio Regular Particípio Irregular

aceitar aceitado aceito

acender acendido aceso

benzer benzido bento

concluir concluído concluso

Page 3: Aula 10-Morfologia - Verbo

eleger elegido eleito

exprimir exprimido expresso

expulsar expulsado expulso

enxugar enxugado enxuto

extinguir extinguido extinto

prender prendido preso

Quando o verbo apresenta duplo particípio, deve-se usar a forma regular com os auxiliarester e haver e a forma irregular com os auxiliares ser e estar.Ex.: Tinham aceitado o pedido. Haviam aceitado o pedido. .Ex.: O pedido foi aceito. O pedido estava aceito.

Alguns verbos apresentam apenas o particípio irregular.

Infinitivo Particípio Irregular

dizer dito

fazer feito

escrever escrito

abrir aberto

Na linguagem atual, os verbos pagar, gastar e ganhar são usados apenas no particípioirregular, com qualquer auxiliar.Ex.: Ele havia pago a conta.Ex.: Tinham gasto todo o dinheiro.Ex.: Havia ganho muitos presentes no aniversário.

Flexões do verbo

O verbo apresenta variações de número, pessoa, modo, tempo e voz.

Número e Pessoa

O verbo admite dois números:singular (quando se refere a uma só pessoa ou coisa)plural (quando se refere a mais de uma pessoa ou coisa).

A primeira pessoa é aquela que fala e corresponde aos pronomes pessoais eu(singular) e nós (plural):1ª pessoa singular: eu falo1ª pessoa plural: nós falamos

A segunda pessoa é aquela a quem se fala e corresponde aos pronomes pessoais tu(singular) e vós (plural):2ª pessoa singular: tu falas2ª pessoa plural: vós falais

A terceira pessoa é aquela de quem se fala e corresponde aos pronomes pessoaisele, ela (singular) e eles, elas (plural):3ª pessoa singular: ele fala3ª pessoa plural: eles falam

Modos

Os modos indicam as diferentes atitudes da pessoa que fala em relação ao fato queenuncia e são três:

Indicativo: apresenta o fato como sendo real, certo, positivo. Ex.: Voltei aocolégio.

Subjuntivo: apresenta o fato como sendo uma possibilidade, uma dúvida, umdesejo. Ex.: Se tivesse voltado ao colégio, teria encontrado o livro.

Page 4: Aula 10-Morfologia - Verbo

Imperativo: apresenta o fato como objeto de uma ordem, conselho, exortação ousúplica. Ex.: Volta ao colégio.

Tempo

O tempo verbal indica o momento em que acontece o fato expresso pelo verbo. São trêsos tempos básicos: presente, passado (pretérito) e futuro, que designam,respectivamente, um fato ocorrido no momento em que se fala, antes do momento emque se fala e que poderá ocorrer após o momento em que se fala. E estes temposdividem-se entre os três modos que vimos anteriormente.

Modo Indicativo

Presente- um fato que ocorre no momento que se fala. Ex.: "Eles estudamsilenciosamente." (Usa-se, também, uma forma composta: "Eles estão estudandosilenciosamente." Nesse caso torna-se mais nítido que a ação se passa no exatomomento em que se fala.);- uma ação habitual. Ex.: "Corro todas as manhãs."- uma verdade universal (ou tida como tal). Ex.: "O homem é mortal.", "Amulher ama ou odeia, não há outra alternativa."- fatos já passados, quando se deseja dar maior realce à narrativa. Ex.: Em1748, Montesquieu publica a obra O espírito das leis..." (É chamado de presentehistórico ou narrativo)- fatos futuros não muito distantes, ou mesmo incertos. Ex.: "Amanhã vou àescola", "Qualquer dia te telefono."

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação Desinência pessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant O vend O part O o

cant aS vend eS part eS s

cant a vend e part e Ø

cant aMOS vend MOS part iMOS mos

cant aIS vend eIS part IS is

cant aM vend eM part eM m

Pretérito perfeito- exprime um fato já concluído anteriormente ao momento em que se fala.Ex.: "Ontem eu reguei as plantas do jardim."

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação Desinência pessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant eI vend I part I i

cant aSTE vend eSTE part iSTE ste

cant oU vend eU part iU u

cant aMOS vend eMOS part iMOS mos

cant aSTES vend eSTES part iSTES stes

cant aRAM vend eRAM part iRAM ram

Pretérito imperfeito- exprime um fato anterior ao momento em que se fala, mas não o tomacomo concluído, acabado. revela, pois, o fato em seu curso,em sua duração.Ex.: "Ele falava muito durante as aulas."

1ªconjugação

2ªconjugação

3ªconjugação

Des.Temp. 1ºConj

Des.Temp. 2º/ 3º Conj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant aVA vend IA part IA VA IA Ø

Page 5: Aula 10-Morfologia - Verbo

cant aVAs vend IAs part IAs VA IA s

cant aVA vend IA part IA VA IA Ø

cant áVAmos vend ÍAmos part ÍAmos VA IA mos

cant aVEis vend ÍEis part ÍEis VE IE is

cant aVAm vend IAm part IAm VA IA m

Pretérito mais-que-perfeito- indica um fato passado que já foi concluído, em relação a outro fatotambém passado. Ex.: "Quando você resolveu o problema, eu já o resolvera."

1ª conjugação 2ª conjugação3ª conjugaçãoDes. Temp.1º 2º / 3ºConj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

canta RA vend eRA part iRA RA Ø

canta RAs vend eRAs part iRAs RA s

canta RA vend eRA part iRA RA Ø

cantá RAmos vend êRAmos part íRAmos RA mos

cantá REis vend êREis part íREis RE is

canta RAm vend eRAm part iRAm RA m

- Na linguagem atual tem-se usado com mais freqüência o pretérito mais-que-perfeitocomposto. Ex.: "Quando você resolveu o problema, eu já o tinha resolvido."- O mais-que-perfeito é, em alguns casos, usado no lugar do futuro do pretérito ou doimperfeito do subjuntivo. Ex.: "... Mais servira, se não fora Para tão longo amor tão curta a vida!" (servira = serviria; fora = fosse) (Camões)

Futuro do presente- exprime um fato posterior ao momento em que se fala, tido como certo.Ex.: "Amanhã chegarão os meus pais.", "As aulas começarão segunda-feira."- pode ser empregado para exprimir ideia de incerteza, de dúvida. Ex.: "Sereieu o único culpado?"

1ª conjugação 2ª conjugação3ª conjugaçãoDes. Temp.1º 2º / 3ºConj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant aREi vend eREi part iREi RE i

cant aRÁs vend eRÁs part iRÁs RA s

cant aRÁ vend eRÁ part iRÁ RA Ø

cant aREmos vend eREmos part iREmos RE mos

cant aREis vend eREis part iREis RE is

cant aRÃo vend eRÃo part iRÃo RA o

Futuro do pretérito- exprime um fato futuro tomado em relação a um fato passado. Ex.: "Ontemvocê me disse que viria à escola."- também pode ser usado para indicar incerteza, dúvida. Ex.: "Seriam mais oumenos dez horas quando ele chegou."- usa-se ainda o futuro do pretérito, em vez do presente do indicativo ou doimperativo,como forma de cortesia,de boa educação. Ex.: "Você me faria umfavor?"

1ª conjugação 2ª conjugação3ª conjugaçãoDes. Temp.1º 2º / 3ºConj.

Desinênciapessoal

Page 6: Aula 10-Morfologia - Verbo

CANTAR VENDER PARTIR

cant aRIA vend eRIA part iRIA RIA Ø

cant aRIAs vend eRIAs part iRIAs RIA s

cant aRIA vend eRIA part iRIA RIA Ø

cant aRÍAmos vend eRÍAmos part iRÍAmos RIA mos

cant aRÍEis vend eRÍEis part iRÍEis RIE is

cant aRIAm vend eRIAm part iRIAm RIA m

Modo subjuntivo

O subjuntivo apresenta o fato de modo incerto, impreciso, duvidoso. Normalmente éempregado em orações que dependem de outras (subordinadas). Ex.: "Viajaríamos sefizesse calor."

Presente- empregado nas orações subordinadas para expressar fatos presentes oufuturos. Ex.: "É justo que eles fiquem." (presente), "Desejo que todoscompareçam." (futuro)- Em orações independentes,é utilizado para exprimir desejo. Ex.: "Deus meproteja.", "Que a terra lhes seja leve!"

1ªconjugação

2ªconjugação

3ªconjugação

Des.Temp. 1ºConj

Des.Temp. 2º/ 3º Conj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant E vend A part A E A o

cant Es vend As part As E A s

cant E vend A part A E A Ø

cant Emos vend Amos part Amos E A mos

cant Eis vend Ais part Ais E A is

cant Em vend Am part Am E A m

Pretérito imperfeito- indica uma ação passada, presente ou futura em relação ao verbo daoração principal. Ex.: "Se neste momento eu tivesse coragem, contaria averdade." (presente), "Mesmo que saísse antes, não teria chegado a tempo."(passado), "Ficaria feliz se ele fosse à minha casa." (futuro).

1ª conjugação 2ª conjugação3ª conjugaçãoDes. Temp.1º 2º / 3ºConj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

cant aSSE vend eSSE part iSSE SSE Ø

cant aSSEs vend eSSEs part iSSEs SSE s

cant aSSE vend eSSE part iSSE SSE Ø

cant áSSEmos vend êSSEmos part íSSEmos SSE mos

cant áSSEis vend êSSEis part íSSEis SSE is

cant aSSEM vend eSSEm part iSSEm SSE m

Futuro- é empregado em orações subordinadas para indicar eventualidade nofuturo. Ex.: "Farei o trabalho se tiver tempo.", "Se você fizer os exercícios, poderábrincar"

1ª conjugação 2ª conjugação3ª conjugaçãoDes. Temp.1º 2º / 3ºConj.

Desinênciapessoal

CANTAR VENDER PARTIR

Page 7: Aula 10-Morfologia - Verbo

cant aR vend eR part iR R Ø

cant aRes vend eRes part iRes R es

cant aR vend eR part iR R Ø

cant aRmos vend eRmos part iRmos R mos

cant aRdes vend eRdes part iRdes R des

cant aRem vend eRem part iRem R em

Modo Imperativo

O imperativo apresenta o fato como objeto de uma ordem, conselho, exortação ousúplica. Ex.: Volta ao colégio.

Imperativo afirmativoPara se formar o imperativo afirmativo, toma-se do presente do indicativo a 2ª pessoa dosingular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) eliminando-se o S final. As demaispessoas vêm, sem alteração, do presente do subjuntivo.

Imperativo negativoPara se formar o imperativo negativo, basta antecipar a negação às formas do presentedo subjuntivo.

PresenteIndicativo

ImperativoAfirmativo

Presente SubjuntivoImperativoNegativo

cant o Ø cant e Ø

cant as (- s) > cant a cant es > não cant es

cant a cant e < cant e > não cant e

cant amos cant emos < cant emos > não cant emos

cant ais (-s) > cant ai cant eis > não cant eis

cant am cant em < cant em > não cant em

Formas nominais do verbo

São chamadas formas nominais, porque podem desempenhar as funções próprias dosnomes (substantivos, adjetivos ou advérbio) e caracterizam-se por não indicarem nem otempo nem o modo. São elas: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO.

Infinitivoexprime a ideia de ação e seu valor aproxima-se do substantivo:Ex.: "Navegar é preciso Viver não é preciso" (Fernando Pessoa)Os verbos navegar e viver ocupam a função de um sujeito gramatical e por issoequivalem a um substantivo.

O infinitivo pode ser:- Pessoal: quando tem sujeito. Ex.: "O remédio era ficar em casa." (sujeito: eu). Ocostume é os jovens falarem e os velhos ouvirem. (Note que o verbo possui amesma forma da conjugação no futuro do subjuntivo, no entanto não expressa umapossibilidade futura: "se os jovens falarem...")- Impessoal: quando não tem sujeito. Ex.: "Viver é aproveitar cada momento." (nãohá sujeito)

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação

cantar vender partir

Gerúndioexprime um fato em desenvolvimento e exerce funções próprias do advérbioe do adjetivo. Ex.: "O menino estava chorando." (função de adjetivo), "Pensando,encontra-se uma solução." (função de advérbio), "Saiu correndo." (função deadvérbio)

Page 8: Aula 10-Morfologia - Verbo

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação

CANTAR VENDER PARTIR

canta NDO vende NDO parti NDO

Particípioexerce as funções próprias de um adjetivo e por isso pode, em certos casos,flexionar-se em número e em gênero. Ex: "Terminado o ano letivo, os alunosviajaram." "Terminados os estudos, os alunos viajaram."

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação

CANTAR VENDER PARTIR

cant ADO vend IDO part IDO

Há também as desinências -TO e -SO para a formação do particípio:

SATISFAZER VER PÔR INCLUIR

satisfei TO vis TO pos TO inclu ÍDO ou inclu SO

Tempo Composto (Locução Verbal)

Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares acompanhados de um verboprincipal em sua forma nominal. Os principais auxiliares são: ser, estar, ter e haver. Noentanto, outros verbos também podem funcionar como auxiliares, tais como: andar,deixar, tomar, poder, ir, vir, começar, acabar, querer, dever, etc.Ex.: O convite foi aceito por todos. (Voz passiva) / Nós estavamos fugindo da chuva.Ex.: Alice tem cantado todas as noites. / Alice tem de cantar hoje à noite. / Alice haviacantado aquela noite.Ex.: Carlos anda pensando no passado.Ex.: Rodrigo pode atrasar uns minutos. (aqui o pode não expressa permissão e simpossibilidade)Ex.: Rose vinha lendo durante a viagem.

Em algumas construções podem aparecer verbos ligados que não são caracterizadoscomo tempo composto:Ex1: A menina aprendeu / fazer bolo - Neste caso há duas orações, sendo uma principal eoutra subordinada objetiva direta.Ex2: O bebê gosta / de tomar banho. - Neste caso há duas orações, sendo uma principale outra subordinada objetiva indireta composta por uma locução verbal.Ex3: Quanto mais você compra, mais chances tem / de ganhar. - Neste caso há umainversão dos elementos da oração. O correto seria: Quanto mais você compra, mais vocêtem chances de ganhar.

Vozes verbais

No que se refere à voz, o verbo pode ser ativo, passivo, reflexivo.

Voz ativa

O verbo de uma oração está na voz ativa quando a ação é praticada pelo sujeito, ouseja, o sujeito é o agente da ação verbal.Ex.: O diretor da escola maltratou Alice. (O diretor da escola é o agente da ação verbal)

Voz passiva

O verbo de uma oração está na voz passiva quando a ação é sofrida pelo sujeito, quenão é o mesmo que pratica a ação verbal.Ex.: Alice foi maltratada pelo diretor da escola. (Alice é o sujeito paciente porque recebeua ação praticada pelo agente da ação verbal que, no caso, é o diretor da escola)

Page 9: Aula 10-Morfologia - Verbo

A palavra passivo possui a mesma raiz latina de paixão (latim passio, passionis) e ambasse relacionam com o significado sofrimento, padecimento. Daí vem o significado de vozpassiva como sendo a voz que expressa a ação sofrida pelo sujeito.Na voz passiva temos dois elementos que nem sempre aparecem: SUJEITO PACIENTE eAGENTE DA PASSIVA.

Procedimento para transformação de uma oração na voz ativa em uma oração navoz passiva.

Voz Ativa / Voz PassivaMaria fez uma boa prova. / Uma boa prova foi feita por Maria.Maria (sujeito ativo) / Uma boa prova (sujeito paciente)fez (verbo ativo) / foi feita (verbo passivo)uma boa prova (objeto direto) / por Maria (agente da passiva)

Note-se que:O que era sujeito ativo transformou-se em agente da passivaO verbo que era simples passou a compostoO complemento do verbo transformou-se em sujeito pacienteSurgiu, na voz passiva, uma preposição por (em alguns casos aparecerá no lugar de "por"a preposição "de"(rodeado de várias pessoas)

Então, para ser possível transformar uma oração da voz ativa em voz passiva temos queter alguns elementos essenciais na voz ativa:1. Um sujeito2. Um verbo transitivo3. Um complemento verbal (verbos intransitivos impossibilitam a existência da vozpassiva)

A voz passiva é indicada de duas maneiras:

Passiva Analítica - Mediante o uso dos verbos auxiliares ser e estar e o particípiode certos verbos ativos: ser visto (sou visto, és visto, é visto....); estar abatido(estou abatido, estava abatido....).Raramente, a passiva analítica aparecerá com outro verbos que desempenharão afunção de um verbo auxiliar.Ex.: Alice vinha conduzida pelo namorado (voz ativa: o namorado conduzia Alice)É importante observar que o tempo verbal da voz ativa deverá ser seguido peloverbo auxiliar da voz passiva. No exemplo, Alice vinha conduzida pelo namorado, overbo auxiliar (vir) está no mesmo tempo que o verbo principal da voz ativa(conduzir)Ex.: O caçador matou a raposa / A raposa foi morta pelo caçador verbo principal verbo auxiliar no pretérito no pretérito perfeito perfeito

Passiva Sintética ou pronominal - É formada mediante o uso do pronome SE(pronome apassivador). Neste caso, o sujeito agente desaparece, porque nãointeressa ao narrador mencioná-lo.Ex.: "Vendem-se joias" - joias não pratica a ação de vender, e, sim, recebe, sofreessa ação. Portanto, joias não é o agente da ação verbal, sendo o sujeito pacientee o verbo é passivo, sendo essa passividade indicada pelo pronome SE. Essa mesmaoração pode ser expressa por "Joias são vendidas" (passiva analítica), continuandoo sujeito a ser joias, que, por estar no plural levará o verbo também para o plural.

Em algumas construções a escolha entre voz ativa e passiva pode ser determinante nosignificado do texto. Veja um exemplo:A princesa Daiane morreu em um acidente de carroA princesa Daiane foi morta em um acidente de carro.No primeiro exemplo temos voz ativa e Daiane como sujeito da oração. Enquanto que no

Page 10: Aula 10-Morfologia - Verbo

segundo temos a voz passiva, Daiane é sujeito passiente sofrendo a ação, e deixa oagente da passiva indeterminado. Neste caso há uma ligeira impressão de que ela foiassassinada.

Voz Reflexiva

Na voz reflexiva, o sujeito pratica e sofre a ação ao mesmo tempo. A voz reflexiva éformada de um verbo mais um pronome reflexivo (ME, TE, SE, NOS, VOS, SE). Muitasvezes, para se evitar ambiguidade, temos que, ao usar a voz reflexiva empregar outrorecurso além do uso desses pronomes, como ocorre no exemplo seguinte:João e Paulo feriram-se.a) podemos ter um verbo passivo equivalente a João e Paulo foram feridosb) podemos ter um verbo reflexivo equivalente a João e Paulo feriram a si própriosc) podemos ter um índice de reciprocidade de ação, significando que João feriu a Paulo ePaulo feriu a João.

Para que o verbo possa ser considerado reflexivo nesse exemplo, sem ambiguidades,temos que acrescentar alguma expressão de reciprocidade: João e Paulo feriram-sereciprocamente / um ao outro / a si próprios, etc.

Nos verbos reflexivos, vai sempre aparecer um pronome oblíquo, da mesma pessoa que osujeito, sem o qual o verbo não poderá indicar reflexibilidade;eu me / nós nos / tu te / vós vos / ele se / eles se

Por isso os verbos reflexivos chamam-se também pronominais, dividindo-se em doisgrupos: pronominais essenciais e pronominais acidentais.

Pronominais essenciais - são aqueles que vêm sempre acompanhados depronome oblíquo: arrepender-se, queixar-se, indignar-se, abster-se, etc, e opronome oblíquo que os acompanha nunca terá uma função sintática.Ex.: Ele se queixa sempre. Eu me queixo sempre. Tu te queixas sempre.Pronominais acidentais - são os verbos transitivos diretos que, para indicarreflexibilidade da ação, vêm acompanhados do pronome oblíquo.Ex.: O bandido escondeu o dinheiro (verbo transitivo) O bandido escondeu-se (verbo reflexivo - escondeu a si próprio)

Alterações de um verbo seguido de pronome

O verbo, quando seguido de um pronome oblíquo átono, pode sofrer algumas alteraçõesde ordem fonética.

a) Quando a forma verbal termina em -r, -s ou -z e é seguida dos pronomes oblíquos o,a, os, as:

desaparece a última letra do verbo (-r, -s, -z);o pronome assume as formas lo, la, los, las.

Ex.: comprar + os = comprá-losEx.: vender + as = vendê-lasEx.: quis + o = qui-loEx.: temos + a = temo-laEx.: fez + o = fê-loEx.: fiz + o = fi-lo

b) Quando a forma verbal termina em ditongo nasal seguido de o, a, os, as:

o verbo permanece inalterado;o pronome assume as formas no, na, nos, nas.

Ex.: amaram + o = amaram-no

Page 11: Aula 10-Morfologia - Verbo

Ex.: venderam + a = venderam-naEx.: dispõe + os = dispõe-nos

Ex.: compreenderam + as compreenderam-nas

c) Na primeira pessoa do plural (nós), a forma verbal perde o s final quando seguida dopronome oblíquo nos.

Ex.: queixamos + nos = queixamo-nosEx.: referimos + nos = referimo-nos

Atividades

1- Classifique os verbos destacados nas frases abaixo.a) Aquela empresa de tecidos faliu.b) Eu ouço música todos os dias.c) Nós reavemos o dinheiro perdido.d) O jogador foi expulso de campo pelo juiz.e) Nós estudamos para a prova.

2- Separe os elementos componentes dos seguintes verbos. Indique radical, vogaltemática, tema, desinência modo-temporal e desinência número-pessoal. Em caso de nãoexistência de um ou mais elementos coloque o sinal Ø.

a) cantássemosb) estudastec) escutod) distribuame) partirasf) amemosg) venderíeis

3- “Líderes asseguram vaga, e Corinthians reavê 2° lugar". (Folha de S. Paulo, 10 maio1999, p.5-1)Na manchete acima, há um erro no emprego de forma verbal.a) Identifique o erro.b) Reescreva a manchete, corrigindo o erro.

4- Complete as frases, usando corretamente os particípios.a) Eles tinham ... o fogo. (acender)b) O fogo estava... (acender)c) Eu havia ... o material. (entregar)d) O material estava... (entregar)e) Haviam ... o aluno. (expulsar)f) O aluno foi ... do colégio. (expulsar)g) Tinham ... o criminoso. (prender)h) O criminoso estava ... . (prender)i) Haviam ... o livro. (imprimir)j) O livro foi ... . (imprimir)

5- Complete as frases, colocando os verbos no tempo e modo pedidos.a) "Que me conste, ainda ninguém * o seu próprio delírio..." (Machado de Assis) (relatar:pretérito perfeito do indicativo)b) "Antes de iniciar este livro, * construí-la pela divisão do trabalho." (Graciliano Ramos)(imaginar: lª pessoa singular, pretérito perfeito do indicativo)c) "Nesse tempo eu não * mais nela..." (Graciliano Ramos) (pensar: pretérito imperfeito doindicativo)d) "Não sendo meu costume dissimular ou esconder nada, * nesta página o caso domuro." (Machado de Assis) (contar: futuro do presente do indicativo)e) "O barulho urbano * amortecido àquele quinto andar." (Marques Rebelo) (chegar:pretérito imperfeito do indicativo)f) "... sempre nos * aquele aproveitamento da vida..." (Mário de Andrade) (faltar:pretérito mais-que-perfeito do indicativo)g) "Eu * já o começo de velhice - esta vida era só o desmoronamento." (Guimarães Rosa)

Page 12: Aula 10-Morfologia - Verbo

(sofrer: pretérito imperfeito do indicativo)h) "Mas o homem * o homem, inexoravelmente." (Cyro dos Anjos) (espiar: presente doindicativo)i) "Quatro vezes tentara estabelecer contato com os mortais, mas * por falta deexperiência e turbulência nos canais." (Márcio Souza) (falhar: pretérito-mais-que-perfeito

do indicativo)j) "Nós, ajoelhados, ressentidos da influência moral do cenário, * sinceramente." (RaulPompeia) (orar: pretérito imperfeito do indicativo)

6- Passe para o imperativo afirmativo as seguintes frases.a) Não cantes aquela canção.b) Não saias de casa hoje.c) Não voltes tarde.d) Não leia este livro.e) Não escrevas neste papel.

7- Passe para o imperativo negativo as seguintes frases.a) Volte imediatamente para o seu lugar.b) Receba este presente.c) Saia de casa imediatamente.d) Tranca aquela porta.e) Põe o livro no armário.

8- Dê as formas verbais pedidas.a) morder: 2ª pessoa do singular do presente do indicativob) dividir: 2ª pessoa do plural do presente do subjuntivoc) voar: 3ª pessoa do plural do futuro do subjuntivod) dizer: 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivoe) suspirar: 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativof) garantir: 2ª pessoa do plural do presente do indicativog) inaugurar: 3ª pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativoh) envolver: 2ª pessoa do plural do presente do indicativoi) mostrar: lª pessoa do plural do presente do indicativo

9- Faça de acordo com o modelo.Se eu for demitido, voltarei para os EUA.Se eu fosse demitido, voltaria para os EUA.

a) Se nós estivermos bem, venceremos.b) Se houver quórum, a matéria será votada.c) Se ele for hábil, ganhará a eleição.d) Se todos tiverem sorte, acharão nova jazida.e) Se nós formos firmes, convenceremos o paciente.

10- Transforme as frases de acordo com o modelo.Joana canta. Joana, cante!

a) Corretor vende a fazenda.b) Daniel não lê o livro.c) Adriana parte à noite.d) Dênis entrega as flores.e) Ana não sai de casa.f) Crianças vêem o cometa.g) Marcelo não discute.

11- Destaque das seguintes frases os verbos e indique se expressam ação, existência,estado ou fenômeno da natureza. Em seguida classifique-os quanto à conjugação.a) Ontem choveu o dia inteirinho!b) Depois da chuva, garoou até a noite.c) O vento forte derrubou árvores e destelhou casas.d) Os moradores da região estão desabrigados.e) Até os bombeiros ficaram desolados com a situação.

Page 13: Aula 10-Morfologia - Verbo

f) Houve deslizamento de terra em morros da periferia.g) O prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade.h) As estradas estão intransitáveis; o tráfego urbano também ficou interrompido.i) A chuva fortíssima causou enormes estragos na cidade.j) O Corpo de Bombeiros transferiu as farru1ias desabrigadas para as escolas públicasmais próximas.

12- Identifique os verbos e as locuções verbais. Quando encontrar locuções, aponte overbo auxiliar e o verbo principal.a) Amanhã vou comprar o livro que o professor de português pediu.b) O viajante parecia fatigado.c) Tenho de escrever esta carta ainda hoje.d) Eu continuo adoentado.e) Já iam saindo, disfarçadamente, os malandros.f) A mulher permaneceu calada o tempo todo.g) Os técnicos continuam buscando soluções para o problema da inflação.

13- Coloque os verbos no futuro do subjuntivo, começando a frase pelas palavras:"Quando nós..."a) chegarb) receberc) sorrird) pôre) reporf) verg) reverh) trazeri) vir

14- Dê o tempo e o modo dos verbos destacados.a) Faça o que quiser desde que não me perturbe.b) Só sairei quando o professor mandar.c) Terias ganhado a causa, se tivesses argumentado bem.d) Não leias à luz da lua: faz mal aos olhos.

15- Nas alternativas abaixo, siga o modelo.Almoço fora todos os dias.Se você almoçar fora todos os dias, eu também almoçarei.

a) Passo os fins de semana na chácara.b) Compro frutas no supermercado.c) Ouço música de madrugada.d) Vejo sombras no jardim.e) Nado duas horas por dia.

16- Indique em que voz verbal se encontram os verbos das seguintes frases.a) A prova será adiada.b) Reformam-se roupas.c) As aulas deverão ser ministradas pelo professor Eduardo Pontes.d) Os deuses castigam os fracos.e) Os jornais são impressos em máquinas estrangeiras.f) Nos chalés da Praia Dourada confeccionam-se bijuterias artesanalmente.

17- Passe para a voz passiva:a) Contei uma linda história para as crianças dormirem.b) Toda manhã Joana recolhe as roupas do varal.c) A empresa concedeu um aumento salarial aos funcionários.d) Pedro lê muitos livros todos os anos.e) Queimaram toda a safra de soja deste ano.

18- Passe para a voz ativa:a) As moças foram enganadas pelo impostor.

Page 14: Aula 10-Morfologia - Verbo

b) O navio foi abandonado no cais pelo comandante.c) O florete foi comprado pelo esgrimista.d) Uma nova peça será encenada por aquele grupo.e) Um novo atleta será incorporado ao time pelo técnico.

19- As frases seguintes estão na voz passiva sintética. Passe-as para a passiva analítica.a) Afinam-se pianos.b) Efetuar-se-á a compra do imóvel.c) Não se corrigirão as provas.d) Compram-se livros.e) Efetivar-se-á a contratação dos aprovados.

20- As frases seguintes estão na voz passiva analítica. Passe-as para a passiva sintética.a) Pneus de bicicleta são recauchutados.b) A roupa será consertada.c) As plantas serão rega das todos os dias.d) Bolos de aniversário são confeccionados.e) Os trabalhos serão analisados esta manhã.

21- Identifique a frase em que o verbo está na voz reflexiva.a) Vendem-se casas.b) Márcia admira-se muito.c) Precisa-se de empregados.

22- Efetue a transformação do verbo seguido de pronome.a) cortar + ab) bendizer + oc) convidar + od) esquecer + ae) trazer + of) estudar + ag) admirar + oh) costurar + oi) sentir + oj) pus+ ak) quis + a

23- Coloque o verbo pedido no presente do subjuntivo, começando a frase pelaspalavras: "É preciso que nós...".a) cantarb) venderc) partird) pôre) receberf) saberg) quererh)dormiri) sobreviver

24- Coloque o verbo no imperfeito do subjuntivo, começando a frase pelas palavras: "Senós...".a) cantarb) venderc) rird) trazere) pôrf) disporg) verh) preveri) vir

Page 15: Aula 10-Morfologia - Verbo

Desenvolvido por Roberto de Avila Zamoner - © 2007 Roberto de Avila Zamoner