aula 03 - submissão por amor a cristo

3
Escola Bíblica Dominical SUBMISSÃO POR AMOR A CRISTO O que é Submissão: Significa estar disposto a fazer a vontade de outra pessoa, mesmo que esta vontade vá contra os nossos próprios desejos e interesses. Ser submisso exige muita humildade, pois significa reconhecer a autoridade de outra pessoa. A etimologia da palavra é "debaixo da missão " de outra pessoa. Mas vale lembrar que não se pode confundir ETIMOLOGIA com SIGNIFICADO. Do Grego temos: υπακοη (hupakoe) Obediência, complacência, obediência em resposta aos conselhos de alguém, obediência demonstrada na observação dos princípios do cristianismo. υπακουω (hupakouo) Ouvir, escutar; de alguém que ao toque na porta vem ver quem é (responsabilidades de um porteiro); ouvir uma ordem; obedecer, ser obediente a, submeter-se. Por natureza, não somos inclinados à submissão. Nascemos neste mundo possuídos por um espírito de insubordinação. Quem manda na sua vida? O que significa pra você na prática “seguir a Jesus”? Na nossa sociedade atual não entendemos o que significa ser discípulo de alguém, qual o custo dessa relação. Diferente da época de Jesus em que seria necessária uma dedicação total de deixar tudo para seguir alguém e aprender com ele. É uma relação de entrega, confiança e disposição para fazer tudo o que o mestre manda . O mestre por sua vez só aceitará um discípulo se reconhecer nele as qualidades de um verdadeiro aprendiz: obediente, submisso e ávido por aprender. Será que o mestre Jesus encontraria essas qualidades em nós? Seríamos aceitos? Quando é que aprendemos o que é a submissão? Quando é que nos convertemos? Quando aceitamos o senhorio de Cristo sobre nossas vidas? Quando verdadeiramente renuncio a tudo o que tenho, nego a mim mesmo tomo a cruz e sigo ao Senhor? 1 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte, morte de cruz.” Filipenses 2:5-8.

Upload: cronossp

Post on 11-Feb-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EBD Crsistã

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 03 - Submissão Por Amor a Cristo

Escola Bíblica Dominical

SUBMISSÃO POR AMOR A CRISTO

O que é Submissão: Significa estar disposto a fazer a vontade de outra pessoa, mesmo que esta vontade vá contra os nossos próprios desejos e interesses. Ser submisso exige muita humildade, pois significa reconhecer a autoridade de outra pessoa.A etimologia da palavra é "debaixo da missão" de outra pessoa. Mas vale lembrar que não se pode confundir ETIMOLOGIA com SIGNIFICADO. Do Grego temos:

υπακοη (hupakoe)Obediência, complacência, obediência em resposta aos conselhos de alguém, obediência demonstrada na observação dos princípios do cristianismo.

υπακουω (hupakouo)Ouvir, escutar; de alguém que ao toque na porta vem ver quem é (responsabilidades de um porteiro); ouvir uma ordem; obedecer, ser obediente a, submeter-se.

Por natureza, não somos inclinados à submissão. Nascemos neste mundo possuídos por um espírito de insubordinação.

Quem manda na sua vida? O que significa pra você na prática “seguir a Jesus”?

Na nossa sociedade atual não entendemos o que significa ser discípulo de alguém, qual o custo dessa relação. Diferente da época de Jesus em que seria necessária uma dedicação total de deixar tudo para seguir alguém e aprender com ele. É uma relação de entrega, confiança e disposição para fazer tudo o que o mestre manda. O mestre por sua vez só aceitará um discípulo se reconhecer nele as qualidades de um verdadeiro aprendiz: obediente, submisso e ávido por aprender. Será que o mestre Jesus encontraria essas qualidades em nós? Seríamos aceitos?

Quando é que aprendemos o que é a submissão? Quando é que nos convertemos? Quando aceitamos o senhorio de Cristo sobre nossas vidas? Quando verdadeiramente renuncio a tudo o que tenho, nego a mim mesmo tomo a cruz e sigo ao Senhor?

No livro de Romanos, Paulo fala que os “cristãos têm que preferir uns aos outros em amor” (Rm 12:10), no livro de Gálatas 5:13, somos orientados a “servirmos uns aos outros”, em Efésios Paulo “exige que os cristãos se sujeitem uns aos outros” (5:21), enquanto Filipenses 2:3 instrui para “cada um para considerar os outros superiores a si mesmo”. Já o apostolo Pedro, em sua primeira carta, diz “para servir um ao outro com humildade” (1 Pe 5:5).

Cristo é o nosso exemplo:

1

“5Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte, morte de cruz.” Filipenses 2:5-8.

Page 2: Aula 03 - Submissão Por Amor a Cristo

Escola Bíblica Dominical

“Quem é o mais importante? É o que está sentado à mesa para comer ou é o que está servindo? Claro que é o que está sentado à mesa. Mas entre vocês eu sou como aquele que serve.” Lucas 22:27.

“Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” Mateus 20:28.

“Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano” Filipenses 2:7.

Quais seriam os critérios de sua escolha?

Em Mateus 16:24 e 25, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.”

O que é estar em submissão a Cristo:

Consentimento ao soberano direito de Deus em fazer conosco aquilo que lhe agrada. Renúncia da vontade própria. Reconhecimento da justiça e da sabedoria de Deus em todos os aspectos de nossa vida. Reconhecimento do cuidado de Deus e um sentimento do seu amor. Andar nos preceitos de Deus e prosseguir no caminho de seus mandamentos. É um fazer e um sofrer a vontade de Deus.

Perguntas para reflexão: O quanto você quer ser discípulo? Sabe o quanto isso lhe custaria? Você realmente está disposto a abrir mão de seus interesses pessoais? Você seria um forte candidato a ser um discípulo de Jesus?

2