aula 009 - da aquisição da propriedade imóvel por acessão;

2
Aula 009 – 03.04.2011 Da aquisição da propriedade Imóvel por acessão 1. Etimologia do termo 2. Conceito 3. Formas de acessão natural a. Formação de ilhas b. Aluvião (lento) c. Aluvião (violento) d. Álveo abandonado 4. Formas de acessão artificial a. Plantações b. Construções Comentários da aula: 1. Vem do latim acessio, significa juntar, acoplar. 2. Ocorre a acessão como forma de aquisição de propriedade imóvel quando uma pessoa que for proprietária de um bem imóvel sofrer um aumento de sua propriedade imóvel em razão de um fenômeno natural ou artificial. Na acessão prevalece o princípio jurídico de que o acessório segue o principal; 3. A. só ocorre em rios, correntes ribeirinhas particulares. B. matéria orgânica se junta formando solo onde havia rio. A aluvião ocorre lentamente, gradualmente aumentando o tamanho da propriedade. Só corre em rios particulares. C. também só ocorre em rios particulares, um pedaço de terra se destaca de uma propriedade e se acopla em outra, isso se dá de forma rápida, violenta e abrupta. A parte que teve acrescida sua propriedade deverá pagar indenização a quem perdeu, ou a parte que perdeu poderá tentar, dentro do prazo de 1 ano, resgatar sua terra. D. ocorre em rios particulares, ocorre quando o rio seca e fica somente o solo (álveo) que pertencerá a cada proprietário proporcionalmente à sua testada.

Upload: orlando-martins

Post on 04-Jul-2015

351 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Aula 009 ± 03.04.2011 Da aquisição da propriedade Imóvel por acessão 1. Etimologia do termo 2. Conceito 3. Formas de acessão natural a. Formação de ilhas b. Aluvião (lento) c. Aluvião (violento) d. Álveo abandonado 4. Formas de acessão artificial a. Plantações b. Construções Comentários da aula: 1. Vem do latim acessio, significa juntar, acoplar. 2. Ocorre a acessão como forma de aquisição de propriedade imóvel quando uma pessoa que for proprietária de um bem imóvel sofrer um aumento de sua prop

TRANSCRIPT

Aula 009 – 03.04.2011

Da aquisição da propriedade

Imóvel por acessão

1. Etimologia do termo2. Conceito3. Formas de acessão natural

a. Formação de ilhasb. Aluvião (lento)c. Aluvião (violento)d. Álveo abandonado

4. Formas de acessão artificiala. Plantações b. Construções

Comentários da aula:

1. Vem do latim acessio, significa juntar, acoplar.2. Ocorre a acessão como forma de aquisição de propriedade imóvel quando uma

pessoa que for proprietária de um bem imóvel sofrer um aumento de sua propriedade imóvel em razão de um fenômeno natural ou artificial. Na acessão prevalece o princípio jurídico de que o acessório segue o principal;

3.A. só ocorre em rios, correntes ribeirinhas particulares.

B. matéria orgânica se junta formando solo onde havia rio. A aluvião ocorre lentamente, gradualmente aumentando o tamanho da propriedade. Só corre em rios particulares.

C. também só ocorre em rios particulares, um pedaço de terra se destaca de uma propriedade e se acopla em outra, isso se dá de forma rápida, violenta e abrupta. A parte que teve acrescida sua propriedade deverá pagar indenização a quem perdeu, ou a parte que perdeu poderá tentar, dentro do prazo de 1 ano, resgatar sua terra.

D. ocorre em rios particulares, ocorre quando o rio seca e fica somente o solo (álveo) que pertencerá a cada proprietário proporcionalmente à sua testada.

4. Quando se planta ou se constrói em solo alheio, a propriedade será do proprietário, mas quem construiu ou plantou estava de boa-fé, será indenizado pelo proprietário. se a construção for muito mais caro do que o terreno, o construtor ficará com a propriedade e indenizará o dono do terreno, desde que este não soubesse da construção e estivesse de boa-fé.

Da aquisição de bem móvel.1. Usucapião – são as mesmas regras para bens imóveis, a diferença é o tempo

não ter boa-fé significa que a posse está viciada tendo justo título e boa-fé será de Três anos. Sem justo título e boa-fé será de Cinco anos.

2. Ocupação – é o contrario da descoberta. É aquisição de bem móvel que não tem dano, ou seja, coisa abandonada.

3. Confusão, comistão e adjunção – se dá quando se misturam duas ou mais substâncias pertencentes a pessoas diferentes ou se justapõem. Ocorre a comistão quando as substancias são solidas e se misturam. Ocorre a adjunção quando as substancias são solidas e se justapõem. Exemplos: confusão = café-com-leite (quem misturou adquire a propriedade e indeniza a outra parte). Comistão= ouro e prata que se fundem e forma uma substancia só. Adjunção= materiais de uma mesa ou cadeira. Quem agiu de má-fé indeniza o proprietário da outra substância.

4. Especificação – ocorre quando se utiliza uma matéria-prima para a produção de um bem móvel. O construtor adquire a propriedade e indeniza o dono da matéria.

5. Achado do tesouro – se alguém acha o tesouro, terá que dividir com o proprietário, a não ser que tenha achado a mando do proprietário.