atualidade • 04 conflitualidade laboral volta a baixar em 2017atualidade • 04 conflitualidade...

16
ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado. Mas novos focos de tensão podem alterar o cenário ao longo de 2018. Limpeza de terrenos motiva alarme entre os autarcas Área Metropolitana do Porto fala em «clima de receio» devido à hipótese de criminalização prevista nas regras aprovadas pelo Governo. CIDADES • 02 DESPORTO • 07 © EPA Federer vence na Austrália e passa a contar com 20 ‘Grand Slams’ Novo surto de legionela noutro hospital lisboeta Quatro internados na CUF Descobertas, que garante já ter tomado as devidas precauções. ATUALIDADE • 05 Tudo o que precisa saber para estudar no estrangeiro Study Abroad Portugal regressa ao Porto e a Lisboa. Feira tem vários parceiros internacionais. EMPREGO&FORMAÇÃO • 12 29.01.2018 Segunda-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3064. Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em PUB

Upload: others

Post on 18-Jun-2020

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

ATUALIDADE • 04

Conflitualidade laboral volta a

baixar em 2017‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado. Mas novos focos de tensão podem alterar o cenário ao longo de 2018.

Limpeza de terrenos motiva alarme entre os autarcas Área Metropolitana do Porto fala em «clima de receio» devido à hipótese de criminalização prevista nas regras aprovadas pelo Governo.

CIDADES • 02 DESPORTO • 07© EPA

Federer vence na Austrália e passa a contar com 20 ‘Grand Slams’

Novo surto de legionela noutro hospital lisboeta Quatro internados na CUF Descobertas, que garante já ter tomado as devidas precauções.

ATUALIDADE • 05

Tudo o que precisa saber para estudar no estrangeiro Study Abroad Portugal regressa ao Porto e a Lisboa. Feira tem vários parceiros internacionais.

EMPREGO&FORMAÇÃO • 12

29.01.2018 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3064. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

PUB

Page 2: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

CIDADES 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt02

PUB

EM DEZ SEGUNDOS

TRANSPORTES

Mobilidade com novas leis dentro em breve O secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes, informou em declarações aos jornalistas que, dentro de «mais um ou dois meses», o diploma legal que vai regular a partilha de veículos estará pronto e que o quadro legal para enquadrar empresas como a Uber ou a Cabify será votado em fevereiro.

EDUCAÇÃO

Escola do Restelo reavaliada hoje A situação da Escola Secundária do Restelo, fechada desde a pas-sada quinta-feira devido a uma praga de ratos, vai ser reavaliada hoje, depois de uma operação de desratização que decorreu depois de constatada a situação, informou o vereador da Educa-ção da Câmara de Lisboa.Será que o gigante do comércio

electrónico está a caminho da Invicta?

© R

EUT

ERS

Câmara do Porto admite que está em conversações com a Amazon

A Câmara do Porto admite que «es-tão a decorrer conversações» com a Amazon no sentido da eventual insta-lação na cidade de um espaço daquela empresa norte-americana de comércio eletrónico. De salientar que o jornal Ne-gócios noticiou que a chegada da Ama-zon a Portugal estará para breve, po-dendo mesmo ser oficializada até ao fi-nal de março, adiantando, citando fon-te próxima do processo, que a Cidade Invicta «está na lista para ser a ‘nova casa’ da retalhista online, que já desde 2016 dava sinais de ter apetite pelo mer-cado português».

INVESTIMENTO

(PS), à margem da reunião daquele ór-gão metropolitano, que decorreu em Espinho na passada sexta-feira.

Prazos apertados De recordar que no passado dia 23 de novembro, no debate na especialida-de da proposta de Orçamento do Es-tado para 2018, o secretário de Esta-do da Proteção Civil, José Artur Ne-ves, anunciou que os proprietários privados têm «até 15 de março» para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizerem, os municípios terão «até ao final de maio» para os substituí-rem nessa tarefa. Só que a maior par-te dos autarcas da AMP considera-ram estes prazos «apertados».

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, «o objetivo é participar ativamente, mas pedir ao mesmo tempo uma par-ceria» porque, disse o também autar-ca de Gaia, «em termos financeiros e em termos processuais não é em dois meses que se conseguirá resolver o que não foi resolvido em décadas».

«Por outro lado, defendemos uma responsabilização muito direcionada e assertiva sobre os privados», con-cluiu o líder da AMP.

© M

AN

UEL

AR

AU

JO/L

USA

Limpeza de terrenos causa melindre na AMPÁrea Metropolitana do Porto quer reunir com o Governo para discutir a limpeza de terrenos e partilhar o «clima de receio» face ao facto de poderem ser criminalizados.

Secretário de Estado da Proteção Civil anunciou prazos que são para cumprir

REDAÇÃO [email protected]

O s autarcas da Área Metro-politana do Porto (AMP) vão pedir uma reunião ur-gente ao executivo para de-

bater os «prazos apertados» de limpe-za de terrenos e para partilharem o «cli-ma de receio» face ao facto de poderem ser criminalizados: «Este é um assun-to muito importante que deve ser resol-vido em parceria. Aquilo que a legisla-ção aponta de uma forma, espero eu, não intencional é para uma responsa-bilização muito direta dos autarcas, ex-cluindo outros agentes», disse o presi-dente do Conselho Metropolitano do Porto (CMP), Eduardo Vítor Rodrigues

PROTECÇÃO CIVIL

Page 3: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB

Page 4: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

A PSP identificou na madrugada de sábado para domingo 74 menores (45 com menos de 16 anos) que «deambu-lavam» nas ruas de Lisboa sem acom-panhamento de um adulto, tendo uma jovem sido sinalizada à comissão de proteção de menores. A operação de-correu em zonas referenciadas pelo consumo de álcool e outras drogas, ser-vindo para prevenir situações susce-tíveis de colocar em perigo a vida e a integridade física das crianças, nomea-damente serem vítimas de diversos crimes ou acidentes de viação.

ATUALIDADE 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt

PSP identifica 74 menores que estavam em risco

04

EM DEZ SEGUNDOS

BES

Lesados podem receber parte do dinheiro A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou o fundo que vai indemnizar os lesados do Banco Espírito Santo (BES), que assim recebem uma parte das poupanças perdidas, avançou ontem a SIC. Vários bancos e uma garantia estatal asseguram o dinheiro.

RISCO NAS DISCOTECAS

Levantamento completo até quarta-feira O ministro da Administração Interna explicou ontem que, «neste momento, está feito o levantamento de todas as situa-ções de risco [nas discotecas] na Área Metropolitana de Lis-boa. Até ao final deste mês, teremos esse levantamento relativamente a todo o país».

AUTARQUIAS

Reorganização das freguesias pode avançar O Governo vai entregar, «neste semestre», uma proposta ao Parlamento para uma reorgani-zação territorial das freguesias que permita a criação ou modifi-cação destas autarquias locais. O tema marcou o congresso nacional da Associação Nacio-nal de Freguesias.

Sindicato dos Magistrados diz que é «inevitável» haver falhas nos casos de violência doméstica devido à sobrecarga de processos

«Se um pro-curador tiver mais do que humanamen-te conseguir fazer, vai falhar»

Apesar de o DIAP de Lisboa não ter confirmado o motivo para as buscas no Ministério das Finanças, realizadas na sexta-feira, ontem o Expresso avan-çou que está em causa recebimento in-devido de vantagem por parte do mi-nistro das Finanças, que terá recebi-do um pedido do presidente do Benfi-ca para acelerar uma isenção de IMI e mais tarde pediu bilhetes para um jogo dos encarnados. Recorde-se que este crime esteve na origem do caso Galp, em que três secretários de esta-do são arguidos, tendo-se demitido.

Centeno suspeito do crime que levou a demissões

Relação do Ministro das Finanças com o Benfica está a ser investigada

© TIAGO SOUSA DIAS/CM

RECEBIMENTO INDEVIDO DE VANTAGEM OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

JOÃO MONIZ [email protected]

Greves caem para metade em 2017

C om base nos dados da CGTP e no seu próprio noticiário, a Agência Lusa contabilizou 216 greves em 2017, 38 das

quais parciais. Decorreram ainda 79 manifestações e concentrações e 19 plenários com expressão pública.

De acordo com a Direção Geral do Emprego e das Relações de Traba-lho (DGERT), em 2015 foram regis-tados 811 pré-avisos de greve, que em 2016 diminuíram para 488. Mesmo admitindo que uma parte destes pro-testos podem ter sido desconvocados, é possível deduzir que o número de greves caiu praticamente para meta-de em 2017 face ao ano anterior.

Comércio e serviços foi o setor mais ativo (25 greves), seguido da hotela-ria, restauração, cantinas, alimenta-ção e bebidas (23) e da função públi-ca (20). Ainda assim, o setor da saú-de, com destaque para os enfermei-ros, terá sido aquele onde os protes-tos, e o respetivo, foram mais notó-rios para a população em geral.

Avisos dos sindicatos e do BE Já muito se disse sobre o contexto po-lítico e como ele será transposto para as ruas. Mas os sinais de que a con-testação laboral poderá aumentar

Números apontam que a conflitualidade laboral desceu no ano passado. Contudo, os sinais apontam que 2018 poderá trazer uma tendência diferente.

tem-se acumulado nos últimos dias. Desde logo através da UGT, que com praticamente um ano de antecedên-cia exigiu um aumento do salário mí-nimo nacional (SMN) para os 615€ em 2019, acima dos 600€ previstos.

Ontem em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o secretário geral da CGTP garantiu que o valor do SMN que vai propor, em setembro, vai «surpreender». Arménio Carlos aler-tou, igualmente, que irá convocar

uma greve caso a lei laboral não seja alterada e deixou reparos à forma como a integração dos precários, cujo processo deverá arrastar-se para além de maio, está a decorrer.

A nível político, o BE contrariou on-tem o PS e garantiu que terão de exis-tir aumentos salariais em 2019 para todos os trabalhadores. Além disso, o partido quer o fim da dupla penali-zação a quem pede reforma aos 60 anos com 40 de descontos.

Não se verificaram tantos protestos, mas alguns (saúde) foram bem visíveis

© S

ÉRG

IO L

EMO

S

MERCADO LABORAL

Page 5: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

São Francisco Xavier há poucos me-ses – as atenções recaíram sobre as águas quentes sanitárias. A DGS está a acompanhar o caso.

© J

O S

AN

TOS

Quatro novos casos de legionelaFoco detetado no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, que garante já ter tomado todas as medidas exigíveis.

Hospital resolveu agir como se o foco do surto estivesse confirmado

JOÃO MONIZ [email protected]

D uas trabalhadoras e duas utentes do CUF Descober-tas foram internadas no sá-bado com legionela. Uma

das pacientes está nos cuidados inten-sivos, devido às doenças de que já pa-decia, e o hospital garante estar a dar «toda a prioridade» ao tratamento.

A unidade também já efetuou todos os tratamentos necessários para re-solver uma possível contaminação, em-bora a origem do foco ainda não tenha sido confirmada – os resultados das análises feitas deverão ser conhecidas nos próximos dias. Como a CUF não tem torre de refrigeração – estrutura que esteve na origem do problema no

SAÚDE

ATUALIDADE29.01.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 05

PUB

MAIS NO MUNDO

FRANÇA

Nível da água preocupante As autoridades esperavam que o nível das águas do rio Sena, em Paris, atingissem ontem à noite o seu nível máximo, 15 centímetros abaixo do valor atingido em 2016, quando morreram duas pessoas devido às cheias. Na região de Paris tiveram de ser evacuadas 1500 pessoas por precaução.

© REUTERS

ESPANHA

Acidente faz uma vítima mortal Uma colisão entre uma carrinha de matrícula portuguesa e um camião romeno, ocorrida ontem próximo de Salamanca, Espanha, provocou um morto e sete feridos. A vítima mortal é um homem de 27 anos, natural de Marrazes, Leiria, que seguia na carrinha acidentada.

SUÉCIA

Fundador da Ikea morre aos 91 anos O fundador da cadeia de lojas IKEA morreu aos 91 anos, na sua casa em Småland, na Suécia. Feodor Ingvar Kamprad era uma das 500 pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes, e começou do zero aquela que é agora a maior cadeia mundial de mobiliário e acessórios para a casa, ao associar ao desenho nórdico a capacidade para gerar eficiência e poupança.

Page 6: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

Português marcou um grande golo que foi anulado por fora de jogo

© ACTION IMAGES

JOÃO MONIZ [email protected]

Um poker de novos ases para vencer

S em subterfúgios, Rui Vitória aceitou falar dos dois assun-tos que marcam a atualida-de do Benfica: o mercado e a

substituição de Krovinovic. Em rela-ção aos reajustes no plantel, o técni-co encarnado defendeu o conceito de «reduzir para melhorar». Ou seja, as saídas de Gabriel Barbosa, Lisandro López e Filipe Augusto visaram «su-bir as expetativas de todos, para que se sintam dentro do processo».

Além disso, desde que chegou ao clube, Vitória assumiu a missão de «olhar para dentro». Daí que o suces-sor do médio croata, que não joga mais até ao fim da época, vá ser encontra-do dentro do grupo e não no merca-do. E, a médio prazo, há quatro hipó-teses possíveis, seguindo a ordem dos nomes referidos pelo técnico.

João Carvalho «pensa mais rápido do que a maioria dos jogadores» na sua posição, mas precisa de ganhar maior agressividade. Zivkovic «joga bem por terrenos interiores e tem qualidade técnica». Keaton Parks «está a ser pre-parado há algum tempo» e Gedson Fernandes, que treina há três sema-nas na equipa A, «tem dimensão para chegar à área contrária».

No entanto, só Carvalho e Zivkovic estão entre os 20 convocados para o jogo de hoje frente ao Belenenses, no que até poderá ser o último dérbi no Restelo nos tempos mais próximos. Isto porque a direção do clube exige

Após a vitória do Sporting na Taça da Liga, o campeonato está de volta, ao ritmo de três partidas por dia até quarta-feira. Hoje joga o Benfica ‘pós-Krovinovic’.

novas condições para renovar o pro-tocolo que permite à SAD utilizar as instalações em Belém. Até ao fim de junho será tomada uma decisão.

A ausência de Danilo Pereira Na ressaca da dura eliminação nas meias-finais da Taça da Liga, o FC Porto vai amanhã a Moreira de Có-negos, onde se verá se a solução para a ausência de Danilo Pereira (só vol-ta em março) está mais rotinada. Na quarta-feira, o Sporting recebe o sem-pre incómodo V. Guimarães.

Carvalho ou Zivkovic, um deles vai jogar hoje; Keaton e Gedson estão à espreita

© M

IGU

EL B

AR

REI

RA

ANTEVISÃO

DESPORTO 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt06

Sem dificuldades, o Manchester City foi ontem ao País de Gales vencer o Car-diff por 2-0 e assim apurar-se para os oitavos de final da Taça de Inglaterra. Além da liderança confortável no cam-peonato, a equipa de Pep Guardiola con-tinua a disputar as duas taças e ontem contou com um inspirado Bernardo Sil-va. Apesar do belíssimo golo que mar-cou ter sido anulado por fora de jogo, o

internacional português fez a assistên-cia para Sterling faturar.

Em Espanha, só depois de Nélson Se-medo ser substituído, aos 52’, é que o Barcelona conseguiu virar o jogo fren-te ao Alavés e vencer por 2-1, manten-do os 11 pontos de vantagem para o At. Madrid. Em França, com Moutinho a titular, o Mónaco falhou o assalto ao 2º lugar – empatou com o Marselha (2-2).

Bernardo Silva ajuda o Man. City a manter-se no rumo do pleno

FUTEBOL EUROPEU

SEGUNDA P. Ferreira 19h00 Feirense

Portimonense 19h00 Rio Ave

Belenenses 21h00 Benfica

TERÇA Estoril 19h00 Tondela

Sp. Braga 19h00 Desp. Aves

Moreirense 21h00 FC Porto

QUARTA Boavista 19h00 Marítimo

Chaves 19h00 V. Setúbal

Sporting 21h00 V. Guimarães

Todos os jogos passam na Sport TV

20.ª JORNADA

Desde que me conheço, sempre tive a fixação da rua. A rua, qualquer

rua, é a expressão do total, é a expressão do global. Na rua des-fila a variedade, desfila a multipli-cidade. Ter rua é ter mais saber, é ter mais poder. A rua aviva, ainda que também oprima. Nos últimos tempos, confesso que a rua me magoa com frequência. Porquê? Ironia das ironias, por causa do Benfica, de um Benfica que, estando no cume dos meus afetos, até é tetracampeão nacional pela primeira vez no seu prodigioso historial centenário. A minha tolerância, a minha for-mação democrática, a minha cultura elástica começam a ser insuficientes para tantas aborda-gens, diretas ou indiretas, dessa insuportável rábula dos emails. Então o Jonas, então os outros? Então a excelência da formação, então o crescimento impetuoso do clube a todos os níveis? Os opositores do Benfica, assanhados com a hegemonia vermelha, exasperam-se a mar-car golos com emails na baliza moral da Luz. Digo e repito, só conheço dois antibenfiquistas com quem se pode conversar de forma cordial: um já morreu, o outro ainda não nasceu. Só por mera curiosidade, sem branquear matéria passível de suscitar dúvidas ou apreensões: se os emails, em papel timbrado do FC Porto ou do Sporting, apa-recessem na praça pública, al-guém tem o desplante de garan-tir que poucas ou nenhumas dissemelhanças haveria? Verdade que a minha avaliação é crítica, muito crítica, à forma como a estrutura de comuni-cação do Benfica tem reagido à interminável novela dos emails. Verdade, mais verdade ainda, que percebo a manobra concer-tada para diabolizar o clube que Eusébio me fez amar. Verdade, e ainda muito mais verdade, desenganem-se aqueles que nos protagonistas deste filme ditam os anjos (FC Porto ou Sporting) e judiciam o demónio (Benfica).

Os anjos e o demónio

HORA BOLAS

JOÃO MALHEIRO Jornalista

Page 7: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

tian Fittipaldi venceram ontem as 24 horas de Daytona, primeira prova do campeonato norte-americano de re-sistência.

© E

PA

Miguel Oliveira aponta ao títuloDepois do 3º lugar no ano passado, piloto português quer agora vencer o Moto2, mas aponta obstáculos.

Piloto de 22 anos destaca que a regularidade vai ser fundamental

REDAÇÃO [email protected]

A os 22 anos, Miguel Oliveira tem «a ambição pessoal de lutar pelo título», mas «há muitas condicionantes ao

longo da temporada». «Vamos ten-tar ser constantes, construindo os re-sultados passo a passo», avança o pi-loto da Redbull/KTM/Ajo, que enca-ra a época «sem pressão mas com responsabilidade». «Há muito pilotos que também se perfilam para lutar pelo título. Vai depender muito de não cometer muitos erros.»

Portugueses vencem Daytona Os portugueses Filipe Albuquerque e João Barbosa e o brasileiro Chris-

EM DEZ SEGUNDOS

RALI DE MONTE CARLO

Ogier chega às cinco seguidas O francês Sébastien Ogier, ao volante de um Ford Fiesta, venceu ontem o Rali de Monte Carlo pela sexta vez e tornou-se o primeiro a fazê-lo cinco vezes consecutivas, iniciando da melhor forma a defesa do título de campeão do mundo.

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Jovem guardião só sai por 10M€ O Vitória de Guimarães anun-ciou ontem a assinatura de um contrato profissional de três épocas com Gonçalo Tabuaço. O guarda-redes de 16 anos ficou com uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros.

PROVAS DE VELOCIDADE

PUB

Os adjetivos já escasseavam, mas também os limites parecem infinitos para o que Roger Federer pode alcan-çar. Aos 36 anos, o tenista suíço ven-ceu ontem o Open da Austrália pela 6ª vez. No jogo decisivo, Marin Cilic co-meteu a proeza de ser o único a vencer um set ao astro helvético (e logo dois), mas perdeu por 6-2, 6-7, 6-3, 3-6 e 6-1. Federer aumentou um recorde que já era seu, o de conquistas num dos qua-tro Grand Slams, para 20, passando a dispor de mais quatro do que Nadal.

Federer totaliza duas dezenas de ‘Grand Slams’

TÉNIS

Federer emocionou-se no fim do jogo

© R

EUT

ERS

DESPORTO29.01.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 07

Page 8: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

NOVELAS‘REVELAÇÃO’

PUB

FAMA&TV 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt08

Os sem-terra oferecem-se para procurar a neta de Ermírio. Lara recebe um telefonema anónimo no jornal sobre o que aconteceu com Rebeca e conta tudo a George. Raquel procura Bárbara em busca de conselhos para a sua vida sexual. Ana descobre que Pedrinho tem uma arma. CMTV, 14H44

‘ESSAS MULHERES’O Barão procura Ferreira deixa-lhe um aviso a propó-sito dos artigos da Gazeta sobre escravatura. Au-rélia discute com Fernando depois de ele faltar ao compromisso de pousar para o quadro que Mila ia pintar do casal. Lúcia fala com Mateus, que lhe conta que a mu-lher o levou para o deixar lá. Lúcia acolhe-o em casa. CMTV, 19H07

Contudo, só quando o seu namora-do enviou uma resposta ríspida a Ro-naldo, este terá desistido dos avanços sobre a modelo, de 30 anos.

© D

R

Ronaldo avisado por noivo irritadoJornal inglês garante que o futebolista enviava SMS com frequência para a modelo Rhian Sugden.

Modelo inglesa conheceu Ronaldo quando este estava no Man. United

JOÃO MONIZ [email protected]

C olocou um ponto final nas re-ticências que estavam a ser colocadas sobre o seu mo-mento de forma, com dois

penáltis certeiros frente ao Valência, mas os pontos de interrogação sobre os predicados do futebolista na sua vida privada continuam a surgir atra-vés de vários sujeitos.

Segundo o The Sun, até há pouco tempo Ronaldo continuava a enviar mensagens para Rhian Sugden, mo-delo inglesa que conheceu quando jo-gava no Man. United. Esta terá dito várias vezes que não estava disponí-vel para qualquer encontro, por estar numa relação estável.

CELEBRIDADES

Depois de Nicole Kidman ou Pené-lope Cruz, Katie Holmes foi a dona do coração de Tom Cruise, com quem es-teve casada entre 2006 e 2012. No acor-do de divórcio, o ator estipulou que a atriz não assumisse uma nova relação durante cinco anos, prazo que expirou no passado mês de setembro. Desde então, Holmes foi vista várias vezes em público com Jamie Foxx, com quem mantinha um relacionamento. No sá-bado, os dois foram juntos pela primei-ra vez a um evento oficial.

Tom Cruise ‘deixa’ Katie Holmes assumir namoro

RELAÇÃO COM JAMIE FOXX

Holmes e Foxx na festa pré-Grammys

© D

R

Page 9: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB

países que vão receber as semifinais deste festival já bem conhecido de to-dos os portugueses e que em 2017 foi ganho pelo cantor português Salvador Sobral com a canção Amar pelos Dois».

© R

EUT

ERS

Kiev vai ‘passar a bola’ a Lisboa Capital portuguesa recebe hoje o testemunho de Kiev como cidade anfitriã do Festival da Eurovisão.

Português Salvador Sobral foi o grande vencedor da edição do ano passado

REDAÇÃO [email protected]

T em lugar hoje, pelas 12h, a ce-rimónia oficial de passagem de testemunho da cidade ucraniana de Kiev como anfi-

triã da final de 2017 do Festival da Eu-rovisão da Canção à cidade alfacinha, que vai ser palco da edição de 2018 des-ta competição internacional.

Segundo informação oficial divulga-da pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), a que o Destak teve acesso, o presidente da autarquia lisboeta, Fer-nando Medina, vai receber das mãos do seu homólogo, o ex-pugilistaVitaliy Klitschko, o testemunho, numa cerimó-nia que decorrerá no Salão Nobre da CML e que será transmitida em direto para todos os países que integram a União Europeia de Radiodifusão.

Sorteio das ‘meias’ De salientar ainda que, no evento, se-rão apurados, através de sorteio, «os

EUROVISÃO 2018

FAMA&TV 09

GRELHA PRINCIPAL

© D

R

3 DE FEVEREIRO, CRIME + INVESTIGATION, 23H ‘RAINHAS DA MÁFIA’ Uma nova série que dá uma nova perspectiva diferente da máfia ita-liana, retratando «a vida de mulhe-res líderes, que vivem na clandes-tinidade sob proteção policial».

© D

R

29 JANEIRO, TLC, 21H ‘KATIE PRICE, MY CRAZY LIFE’ Este programa proporciona um olhar íntimo sobre a vida desta modelo bem sucedida e personalidade da te-levisão no Reino Unido que tem es-tado nas primeiras páginas dos ta-blóides nas últimas duas décadas.

© D

R

30 JANEIRO, FOX COMEDY, 21H40 ‘BROOKLYN NINE-NINE’’ Jake Peralta (Andy Samberg) e o capitão Holt (Andre Braugher) estão de volta para a 4ª temporada da hila-riante série de comédia policial já vencedora de dois Globos de Ouro.

Page 10: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

DISCOS DA SEMANA

‘M A N I A’ Fall Out Boy | Island

Séptimo disco de originais da popular banda de Chicago, um álbum que tem a ingrata tarefa de

suceder ao sucesso global que repre-sentou American Beauty/American Psycho. Champion e Young and Menace são os singles de avanço.

‘War & Leisure’ Miguel | RCA

Novo disco de estúdio, o quarto no CV do talen-toso compositor, produtor e cantor californiano. Um

álbum onde, mais uma vez, Miguel comprova que se sente como peixe na água nos terrenos do R&B, funk, hip hop, rock e música eletrónica.

‘Grimmest Hits’ Black Label Society |

Entertainment One

Apesar de inúme-ros projetos late-rais, Zakk Wylde, lendário guitar-

rista de Ozzy Osbourne e um dos ‘metaleiros’ mais trabalhadores do mundo, continua com tempo para dar vida à sua poderosa banda.

‘Danger Days: The True Lives of the Fabulous

Killjoys’ My Chemical Romance | Warner

Doze anos depois do mega-sucesso

que foi The Black Parade, a banda norte-americana está de regresso aos discos de originais... e nova-mente com um álbum conceptual.

‘That’s The Spirit ‘ Bring me the Horizon |

Sony Music

Quinto álbum de originais da banda britânica que marca uma década desde

que se formou na cidade inglesa de Sheffield. Drown e Happy Song são os primeiros singles do disco.

2

1

3

4

5

ARTE&LAZER 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt10

Os U2 vão dar um segundo concer-to em Lisboa, no dia 17 de setembro na Altice Arena, e os bilhetes serão colocados à venda a 2 de fevereiro, próxima sexta-feira, foi anunciado pela promotora. De recordar que a

banda irlandesa esgotou rapidamen-te o primeiro concerto anunciado, para o dia 16 de setembro naquela sala de espetáculos, no âmbito da digres-são “eXPERIENCE + iNNOCENCE”, pelo que foi marcada uma nova data.

U2 com segunda data em Lisboa para a “eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour”

Dose dupla de Bono Vox e companhia

© U2START

AO VIVO

DIVERSÕES ITINERANTES

Mudanças nos carrosséis O PS apresentou um projeto de lei sobre a atividade de empresários de diversões itinerantes, como car-rosséis ou carrinhos de choque, que cria três categorias de atividade económica, com um IVA mais baixo.

MADEIRA

Património natural em evidência A banda Otus Mauli, novo projeto musical que funde o som dos cordo-fones tradicionais com a fotografia e o vídeo de paisagens luxuriantes da ilha da Madeira, apresenta-se hoje, no Funchal, pela primeira vez.

ORQUESTRA DE JAZZ

Novo projeto é mais ambicioso A Orquestra de Jazz da Escola Pro-fissional de Música de Espinho vai desenvolver um projeto pedagógico «mais ambicioso» que aos instru-mentistas estudantes vai juntar também elementos profissionais.

REDAÇÃO [email protected]

Nova campanha de restauro no MNAA

ÀLusa, o diretor do museu, António Filipe Pimentel, in-formou que o restauro da obra do século XIX de gran-

des dimensões, que reúne algumas pe-ças do século XVIII, «irá trazer muita informação de natureza autoral, e na área da História da Arte» em Portugal.

O presépio encontra-se fechado numa sala de acesso à Capela das Al-bertas, encerrada quase há 11 anos por razões de segurança devido ao seu estado de degradação, e que será alvo também de obras de restauro, em parte financiadas por uma doa-ção da European Fine Art Founda-tion – o restauro daquele que é o maior presépio existente no MNAA, com centenas de peças, deverá ascen-der a cerca de 30 mil euros e o dire-tor estima que deverá ficar pronto no verão deste ano.

Barros Laborão Criado no período Barroco tardio, o Pre-sépio dos Marqueses de Belas reúne

Museu Nacional de Arte Antiga , em Lisboa, vai dar início a uma campanha de angariação de fundos para o restauro da obra “Presépio dos Marqueses de Belas”.

muitas peças criadas pelo mestre José Joaquim de Barros, conhecido como Barros Laborão, entre outros artistas, e é considerado o último no género, que fecha o ciclo de presépios monumen-tais do séc. XIX. «A ideia é que o públi-co possa ver o presépio já restaurado e ao mesmo tempo possa visualizar o res-

tauro em curso na capela», considera-da uma «joia do Barroco», que deverá demorar cerca de dois anos, informou ainda António Filipe Pimentel.

De lembrar que, nos últimos dois anos, o MNAA realizou duas campa-nhas públicas para obter fundos de modo a adquirir obras para o museu.

Diretor espera ter o restauro do presépio pronto ainda no decorrer deste verão

© A

LEX

AN

DR

E A

ZEV

EDO

/SÁ

BA

DO

ARTE

EM DEZ SEGUNDOS

Page 11: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB

Page 12: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB

EMPREGO&FORMAÇÃO 29.01.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt12

Concurso promove amor pelo planeta junto dos alunos A 11ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre entre 1 e 4 de março na Exponor, tem como mote “Love the planet”, promo-vendo desta forma a sustentabili-dade ambiental. Para tal, foi lan-çado um concurso com o mesmo nome, destinado a todos os alunos de escolas públicas e privadas.

© DR

Mercadona procura operadores para o Grande Porto A Mercadona já está a recrutar Ope-radores de Supermercado para inte-grar as equipas das lojas localizadas no Grande Porto, mais concreta-mente em Vila Nova de Gaia, Mato-sinhos e Gondomar. A empresa ofe-rece emprego estável e de quali-dade, com contrato sem termo e progressão salarial.

Pestana anda pelo país a recrutar 300 funcionários Cozinha, housekeeping, restau-rante, receção e animação são algumas das áreas que o Pestana Hotel Group pretende preencher durante um roadshow de recruta-mento com mais de 300 vagas de emprego. A iniciativa arranca a 2 de fevereiro, a partir das 9h, no Pestana Alvor Praia, no Algarve. Estão ainda previstas passagens pela Madeira (7 de fevereiro), Cascais (6 de março - Pestana Cascais), Porto (22 de março - Pestana Palácio do Freixo).

MARQUE NA AGENDA

© D

R

Oportunidades para estudar no estrangeiroPara quem sempre teve o sonho de estudar no estrangeiro, mas não sabe que opções existem, a feira Study Abroad Portugal promete ser uma grande ajuda.

Evento promove a interação entre os participantes e as entidades parceiras

JOÃO MONIZ [email protected]

E stá de volta a maior feira de informação para estudar no estrangeiro. A Study Abroad Portugal regressa ao Porto,

a 10 de março, no Crowne Plaza, e a 11 de março vai estar em Lisboa, para conquistar estudantes e famílias, na Câmara do Comércio.

Destinada a jovens estudantes à procura de uma formação no estran-geiro ou profissionais em busca de au-todesenvolvimento e de uma forma-ção extra que lhes permita alavancar a sua carreira pessoal e profissional, a Study Abroad Portugal conta com uma lista de instituições parceiras

FEIRA

que oferecem vários programas de complemento à educação formal.

Além dos programas para estudan-tes do ensino secundário e licencia-turas, este evento também oferece in-

formação sobre pós-graduações, mes-trados, MBA’s e até informação so-bre cursos de verão ou de línguas para os mais novos. Existem oportu-nidades para cada objetivo pessoal ou profissional e também para todas as idades, existindo soluções a partir dos 8 anos de idade.

Resposta a todas as perguntas O evento é gratuito e aberto a todo o pú-blico interessado, bastando fazer um registo de inscrição em https:// www.studyabroadportugal.pt/ feiras/registo ou presencialmente, no próprio dia. Todos os interessados em participar nesta feira podem acompa-

nhar as instituições que confirmam a sua presença, bem como os respetivos países que representam em https:// www.studyabroadportugal.pt/feiras/di-rectorio_de_expositores.

No site também estão disponíveis respostas a várias questões frequen-tes nesta área, como o custo de estu-dar no estrangeiro (das propinas às outras despesas) ou os níveis de for-mação e cerificações que podem ser exigidos.

Ensino secundário e licenciaturas, pós-graduações, mestrados, MBA’s e até cursos de verão

Page 13: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB

Page 14: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

CLASSIFICADOS

Page 15: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

LISBOAHOJE 08º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 07º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 700 caracteres).

LEITOR29.01.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

Como vai a nossa Língua Portuguesa? Confesso que já fui daqueles que achava que era benéfico, para uma língua viva e milenar como a Língua Portuguesa, haver algumas alterações gramaticais, de modo a ser ainda mais enriquecida no que toca a neologismos, termos técnicos e outros, dada a paraf-ernália inventiva de novos produtos

Subsídio extra Os cerca de 13 mil desempregados de longa duração que reúnem os quesi-tos para beneficiar do subsídio extra de desemprego , que corresponde a 80% do seu subsídio social de desemprego, vão continuar a aceder a esse apoio extra durante mais seis meses. É da mais elementar justiça o subsídio extra de desemprego. (...)

ADEMAR COSTA

Póvoado Varzim

CARTAS DO LEITOR

provindos das mais diversas áreas e proveniências. Todavia, o novo acordo ortográfico, não passa de um autêntico enxovalho para a Língua de Camões. Foi como dotar uma bússola com um ponteiro não magnético, posto ao serviço de errados sabores de rotas ocasionais. Então, o vocábulo Egipto sem ‘pê’ é de bradar aos céus, tendo em conta que os filhos do amputado Egipto continuam a ser chamados e escritos de egípcios, quando, então, passariam a ser egítios, como também não sei aonde pára

o meu vizinho para o pôr ao corrente da situação financeira em que se encontra o condomínio, por este estar sem dinheiro. Nem para colocar terra em vasos para plantar lindas flores que existem neste nosso lindo planeta azul, que se chama Terra,não sou autorizado a escrever Terra com letra maiúscula.

JOAQUIM A. MOURA

Vila Nova de Gaia

PORTOHOJE 07º MÍNIMA

19º MÁXIMA

AMANHÃ 07º MÍNIMA

18º MÁXIMA

Page 16: ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017ATUALIDADE • 04 Conflitualidade laboral volta a baixar em 2017 ‘Só’ se realizaram 216 greves no ano passado

PUB