atuação do enfermerio na visita domiciliar ao idoso demenciado acamado

13
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA VISITA DOMICILIAR AO IDOSO DEMENCIADO ACAMADO

Upload: caroliny-lima-do-carmo

Post on 12-Jan-2017

164 views

Category:

Health & Medicine


1 download

TRANSCRIPT

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA VISITA DOMICILIAR AO IDOSO DEMENCIADO

ACAMADO

Demência: é a perda progressiva ou crônico da função cognitiva.

• memória

• pensamento

• comportamento

• Linguagem

Ex: Alzheimer, Parkinson, a doença de Pick, a demência vascular, a doença de Creutzfeldt-Jakob ou a doença de Huntington

A demência nunca deve ser associada a um processo normalde envelhecimento.

No Brasil a Política Nacional do Idoso (PNI) e oEstatuto do Idoso definem que idosa é a pessoa com60 anos ou mais.

Acamado: pessoa que se encontra impossibilitado deexercer o autocuidado, de exercer as atividades do dia adia, necessitando de auxilio.

Como já sabemos é de competência do Enfermeiro noâmbito da atenção primária (UBS) o dever de assistir esaber como está a saúde das pessoas de sua região,prestando toda assistência dentro da unidade e junto acomunidade e em domicilio.

Para prestar a assistência necessária os Enfermeiroscontam com a ajuda dos ACS (Agente Comunitário deSaúde).

Antes de realizar a visita, o enfermeiro primeiramente devebuscar dados e informações com relação ao caso da famíliae o paciente, para que o mesmo possa sair da unidadepreparado psicologicamente e principalmente com materiaispara desenvolvimento de procedimentos durante aassistência.

A atuação do enfermeiro no atendimento domiciliar aoidoso demenciado é primordial, pois ele ira sistematizarjunto a família/cuidador, a melhor estratégia para odesenvolvimento do procedimento que lhe é indispensável.

Durante a visita que dura aproximadamente 1 hora dependendodo caso, devem ser tomados alguns cuidados para que se tenhaum bom resultado final, como o simples fato de ser cordial com afamília e o acamado, dizendo quem é, de onde é, e qual a suafinalidade ali naquele momento, e posteriormente avaliar o idosoacamado/família cuidadosamente como um todo.

• Quem irá cuidar desse idoso?• Quais tipos de cuidados são necessários para esse idoso, para

que ele possa ter uma qualidade de vida?

Após o levantamento de dados desse paciente, o enfermeiroorientará o cuidador/familiares como deve ser os cuidados com opaciente de agora em diante em relação a alimentação,higiene, conforto, lazer, inserção ao meio social, cuidados com amedicação e outros, na qual veremos a seguir:

O exame tem como objetivo levantar dados do paciente a fimde identificar os problemas que demandam as ações daenfermagem, favorecer o diagnostico e obter diretrizes para aprescrição e cuidados de enfermagem.

Como cuidar da higiene pessoal

A enfermeira deve orientar que a higiene da pessoa acamada é muito importante, poisevita o acúmulo de sujeira que pode levar ao desenvolvimento de bactérias, piorandoassim o estado de saúde do idoso.Assim, os cuidados que devem ser feitos incluem:

• Dar banho de preferência com água morna e sabonete neutro.• Trocar a roupa todos os dias e sempre que estiver suja;• Trocar os lençóis a cada 15 dias ou quando estiverem sujos ou molhados.• Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, especialmente após comer;• Cortar as unhas dos pés e das mãos, 1 vez por mês ou sempre que necessário.• Em caso de pacientes que usam fraldas orientar o cuidador a realizar uma boa

limpeza após eliminações, pois a não realização pode gerar o surgimento deassaduras.

Os cuidados de higiene só devem ser feitos na cama quando o paciente não tiver forçasuficiente ou quando não tiver uma cadeira de rodas que possa ir ao banheiro. Ao fazer ahigiene da pessoa acamada o cuidador deve-se atentar se existem feridas na pele ou naboca, e informar o enfermeiro ou o médico que acompanha o paciente.

Quanto a alimentação:

• Seguir a dieta passada pelo médico• Oferecer e disponibilizar alimentos naturais e frescos.• Evitar gordura animal.• Oferecer alimentação mais vezes ao dia e em menor quantidade.• Oferecer de 1,5 a 2 litros de líquidos ao dia podendo ser agua, chás e sucos.• Em caso de uso de sondas nasogástricas ou nasoenteral o enfermeiro deve realizar

a inspeção da sonda, informar ao cuidador sobre o tempo de troca einformar/verificar como essa dieta deve ser administrada.

Orientação de como manter o conforto do idoso acamadoO conforto da pessoa acamada é o principal objetivo de todos os cuidados referidosanteriormente, porém, existem outros cuidados que ajudam a manter a pessoa maisconfortável, sem feridas ou com menos dores e isso deve ser passado ao cuidador.

• Virar o idoso, no máximo, de 2 em 2 horas, para evitar o aparecimento de úlceras napele.

• Levantar a pessoa sempre que possível, permitindo que coma ou veja televisão com osfamiliares na sala, por exemplo.

• Sempre que possível colocar o paciente na cadeira de rodas e leva-lo ao ambienteexterno da residência para que o mesmo esteja exposto a luz solar, vento, e ar puro, issoajuda também na hidratação da pele e bem estar do paciente. (depende do estado dopaciente)

• Fazer exercícios com as pernas, braços e mãos do paciente pelo menos 2 vezes por diapara manter a força e a amplitude das articulações.

E uma importante orientação deve ser dada com relação aos medicamentos do paciente,orientar ao familiar/cuidador em como realizar a administração correta e a importância darealização dos mesmo na hora, via e quantidade certa.

Ao termino da visita do paciente acamado, o enfermeiroao retornar para a unidade devera realizar todas asanotações necessárias e anexar ao prontuário dopaciente, isso é importante para que essas informaçõesnão se percam com o passar do tempo, e sirva deinstrumento para que outros profissionais tenham acesso,se no momento a família estiver com necessidades deintervenção de outros profissionais, o enfermeiro deverácomunica-los para que possam estar dandocontinuidade aos cuidados.

Obrigada!!!

Equipe: Anacilia de Lima Silva.Ana Cecília Crisóstomo Freitas.Ediany Caroliny L. do Carmo.Lucirene Sousa F. QueirozSocorro Fernandes de Araújo.Maria da Conceição Silva Lourenço