atividade 5.1.everton dos_santos_machado

3
Discorra um texto de no mínimo 10 linhas a relação que você estabelece em desenvolver estratégias pedagógicas e preparar o seu trabalho final, possibi litando o aprendizado do aluno através de um Projeto Pedagógico. O principal objetivo de um projeto pedagógico é fazer uma elaboração da forma e metodologias a serem preparadas para um bom desenvolvimento, onde realmente esse projeto saia do papel, e não somente ficar no papel. Quando é realizado um bom projeto pedagógico, pensando em todas as etapas desde inicio até o fim, é fazer um bom planejamento, analisando tudo o que pode ocorrer, tendo alguns improvisos pensados, se acaso ocorrer alguma falha técnica no desenvolvimento do projeto. O professor como mediador, ele é o principal personagem para um bom desenvolvimento da aprendizagem do aluno através de um Projeto Pedagógico, segundo Marcos T. Masseto: O professor que se propõe a ser um mediador pedagógico desenvolverá algumas características: 1. Estar mais voltado para a aprendizagem do aluno; 2. Professor e aluno constituem-se como célula básica da aprendizagem; 3.Co-responsabilidade e parcerias são atitudes básicas, incluindo planejamento, sua realização e avaliação; 4.Respeitar todos os participantes, ênfase nas estratégias cooperativas de aprendizagem, confiança, envolver os aprendizes num planejamento conjunto de métodos e direções curriculares; 5.Domínio profundo de sua área de conhecimento, demonstrando competência e atualização em relação à área; 6. Criatividade para buscar com o aluno soluções para situações novas; 7. Disponibilidade para o diálogo, que deve ser frequente e contínuo. 8.Subjetividade e individualidade. Observar que tanto o professor e o aluno podem estar passando por momentos de indisposição e às vezes podem estar usando uma linguagem mais dura, outra vez mais carinhosa. 9.Comunicação e expressão em função da aprendizagem. Usamos a linguagem para nos comunicar, o professor deverá cuidar muito da sua expressão vocal, para ajudar no processo de aprendizagem. Na prática esse processo de mediação pela expressão e comunicação deverá ser: * Excepcionalmente para transmitir informações; * Para dialogar e trocar experiências; * Para debater dúvidas e lançar perguntas; * Para motivar o aprendiz e orientá-lo; * Para propor desafios e reflexões; * Para relacionar a aprendizagem com a realidade; * Para incentivar o conhecimento junto com o aprendiz; * Para ajudar o aprendiz a comandar a máquina.

Upload: everton-machado

Post on 25-Jul-2015

183 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade 5.1.everton dos_santos_machado

Discorra um texto de no mínimo 10 linhas a relação que você estabelece em desenvolver estratégias pedagógicas e preparar o seu trabalho final, possibilitando o aprendizado do aluno através de um Projeto Pedagógico.

O principal objetivo de um projeto pedagógico é fazer uma elaboração da forma e metodologias a serem preparadas para um bom desenvolvimento, onde realmente esse projeto saia do papel, e não somente ficar no papel.

Quando é realizado um bom projeto pedagógico, pensando em todas as etapas desde inicio até o fim, é fazer um bom planejamento, analisando tudo o que pode ocorrer, tendo alguns improvisos pensados, se acaso ocorrer alguma falha técnica no desenvolvimento do projeto.

O professor como mediador, ele é o principal personagem para um bom desenvolvimento da aprendizagem do aluno através de um Projeto Pedagógico, segundo Marcos T. Masseto:

O professor que se propõe a ser um mediador pedagógico desenvolverá algumas características:

1. Estar mais voltado para a aprendizagem do aluno;2. Professor e aluno constituem-se como célula básica da aprendizagem;3. Co-responsabilidade e parcerias são atitudes básicas, incluindo planejamento, sua realização e avaliação;4. Respeitar todos os participantes, ênfase nas estratégias cooperativas de aprendizagem, confiança,

envolver os aprendizes num planejamento conjunto de métodos e direções curriculares;5. Domínio profundo de sua área de conhecimento, demonstrando competência e atualização em relação à

área;6. Criatividade para buscar com o aluno soluções para situações novas;7. Disponibilidade para o diálogo, que deve ser frequente e contínuo.8. Subjetividade e individualidade. Observar que tanto o professor e o aluno podem estar passando por

momentos de indisposição e às vezes podem estar usando uma linguagem mais dura, outra vez mais carinhosa.

9. Comunicação e expressão em função da aprendizagem. Usamos a linguagem para nos comunicar, o professor deverá cuidar muito da sua expressão vocal, para ajudar no processo de aprendizagem.

Na prática esse processo de mediação pela expressão e comunicação deverá ser:

* Excepcionalmente para transmitir informações;* Para dialogar e trocar experiências;* Para debater dúvidas e lançar perguntas;* Para motivar o aprendiz e orientá-lo;* Para propor desafios e reflexões;* Para relacionar a aprendizagem com a realidade;* Para incentivar o conhecimento junto com o aprendiz;* Para ajudar o aprendiz a comandar a máquina.

Segundo Almeida (in Valente - 1996-p.164) o professor que trabalha com a informática na educação, deverá desenvolver uma mediação pedagógica que promova o pensamento do aluno, seus projetos, compartilhe seus problemas sem apontar soluções, ajudando o aprendiz a entender, analisar, testar e corrigir erros.

Fazendo considerações sobre o papel do mediadores, para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

O aluno tem que ser o centro do processo. Na educação, nota-se um encadeamento de ideias ao abordar um assunto, nada é isolado, sempre há um entrelaçamento com outros, devido à própria complexidade educacional, cujo objetivo é propiciar melhores condições de aprendizagem, e automaticamente maior gratificação para os que se dedicam ao trabalho docente.

Sempre em um projeto, para que tenha um bom desenvolvimento e seja realizado com sucesso temos que ter como base: Os quatro pilares da aprendizagem colaborativa

Page 2: Atividade 5.1.everton dos_santos_machado

O “Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI”, coordenada por Jacques Delors (1998) aponta a necessidade de uma educação continuada. A aprendizagem ao longo da vida, assentada em quatro pilares:

- Aprender a conhecer.

- Aprender a fazer.

- Aprender a viver juntos.

- Aprender a ser.

Devemos sempre elaborar um projeto pedagógico, onde ele seja totalmente colaborativo, onde todos aprendam ao mesmo tempo dividindo e multiplicando o conhecimento em grupos, mais para isso temos que seguir algumas etapas e fases.

Fases do projeto de aprendizagem colaborativa

1ª fase - Apresentação e discussão do projeto

2ª fase - Problematizão do tema

3ª fase - Contextualização

4ª fase - Aulas teóricas exploratórias

5ª fase - Pesquisa individual

6ª fase - Produção individual

7ª fase - Discussão coletiva, crítica e reflexiva.

8ª fase - Produção, coletiva.

9ª fase - Produção final

10ª fase - Avaliação coletiva do projeto

E atualmente vivemos a era da tecnologia e cada dia ela é mais crescente na vida de todos, temos que utilizar a tecnologia como principal ferramenta para o desenvolvimento de todos e qualquer Projeto Pedagógico, desta forma facilitando na realização do projeto desde a sua elaboração até a conclusão do mesmo. Assim garantindo um aprendizado com qualidade, para um futuro melhor, formando alunos e cidadãos conscientes para viver bem profissionalmente e pessoalmente.

A avaliação tem que ser um processo motivador da aprendizagem

Avaliação deve ser motivadora para a construção do conhecimento onde todos possam interagir e construa um único conhecimento com as mais variadas experiências e conhecimentos de cada um. Compartilhando todos aprende e ampliam o conhecimento para a vida.