atividade 01 - fernanda

1
Atividade 01 Descrição da atividade: Humberto celebrou contrato de corretagem com Renata, inserindo cláusula de exclusividade pelo prazo de 6 (seis) meses, a fim de que esta mediasse a venda de seu imóvel. Passados três meses, Renata, embora diligente, não conseguiu o resultado pretendido. Por sua vez, Humberto, caminhando pela praia, encontrou um velho amigo, Álvaro, que se interessou pelo imóvel, vindo a efetivar a compra do bem. Renata, ao saber do negócio jurídico celebrado, ajuizou ação indenizatória em face de Humberto, cobrando-lhe o percentual ajustado sobre o valor da venda do imóvel a título de corretagem. Nessa situação, indaga-se: A) Tem Humberto o dever jurídico de indenizar Renata por inadimplemento de obrigação contratual? Fundamente. Sim, segundo o artigo 726 do Código Civil, por ter sido ajustada cláusula de exclusividade pelo prazo de 06 meses, Humberto deverá pagar a Renata seu percentual, independente do negócio ter sido realizado sem intermediação da corretora. Somente não seria devido se ficasse comprovado sua inércia. B) Na hipótese de Renata ter aproximado as partes e o negócio não ter se realizado por arrependimento de Humberto, seria devida a corretagem? Sim, uma vez que o artigo 725 do Código de Civil especifica que é devida a remuneração ao corretor se o mesmo conseguir o resultado previsto, mas não se efetive por arrependimento das partes FERNANDA PEREIRA HAAGENSEN

Upload: fernandaph

Post on 26-Sep-2015

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Pratica

TRANSCRIPT

Atividade 01

Descrio da atividade: Humberto celebrou contrato de corretagem com Renata, inserindo clusula de exclusividade pelo prazo de 6 (seis) meses, a fim de que esta mediasse a venda de seu imvel. Passados trs meses, Renata, embora diligente, no conseguiu o resultado pretendido. Por sua vez, Humberto, caminhando pela praia, encontrou um velho amigo, lvaro, que se interessou pelo imvel, vindo a efetivar a compra do bem. Renata, ao saber do negcio jurdico celebrado, ajuizou ao indenizatria em face de Humberto, cobrando-lhe o percentual ajustado sobre o valor da venda do imvel a ttulo de corretagem. Nessa situao, indaga-se:

A) Tem Humberto o dever jurdico de indenizar Renata por inadimplemento de obrigao contratual? Fundamente.

Sim, segundo o artigo 726 do Cdigo Civil, por ter sido ajustada clusula de exclusividade pelo prazo de 06 meses, Humberto dever pagar a Renata seu percentual, independente do negcio ter sido realizado sem intermediao da corretora. Somente no seria devido se ficasse comprovado sua inrcia.

B) Na hiptese de Renata ter aproximado as partes e o negcio no ter se realizado por arrependimento de Humberto, seria devida a corretagem?

Sim, uma vez que o artigo 725 do Cdigo de Civil especifica que devida a remunerao ao corretor se o mesmo conseguir o resultado previsto, mas no se efetive por arrependimento das partes

FERNANDA PEREIRA HAAGENSEN