atacama brasil 2010

8
84 VIAJE MAIS 85 VIAJE MAIS VIAJE MAIS VIAJE MAIS Monotonia é uma palavra que não se encaixa na descrição do deserto mais seco do mundo, que encanta com lagoas salgadas, vulcões ativos e formações rochosas surpreendentes E squeça tudo o que você espera de uma viagem ao deserto. Centenas de quilômetros de paisagens imutáveis podem até parecer impressionantes, mas nada se compara às inusitadas e gigantescas formações rochosas que irrompem nesse nada monótono panorama do Deserto do Atacama, na região norte do Chile. Ou aos belos oásis e salares que tornam a viagem repleta de opções de passeios, desde geladas expedições aos vapores matutinos dos Gêiseres de El Tatio até ensolarados tours de bicicleta em lagoas salgadas de um azul impressionante. POR RAÍRA VENTURIERI Atacama Um deserto de surpresas Um deserto de surpresas América do Sul El Indio, um dos Moais de Tara, recebeu este nome devido ao desenho de um rosto com cocar que se vê na pedra RAÍRA VENTURIERI

Upload: chile-travel

Post on 29-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Atacama Brasil 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Atacama Brasil 2010

84 VIAJEMAIS 85VIAJEMAISVIAJEMAIS VIAJEMAIS

Monotonia é uma palavra que não se encaixa na descriçãodo deserto mais seco do mundo, que encanta com lagoassalgadas, vulcões ativos e formações rochosas surpreendentes

Esqueça tudo o que você espera de uma viagem ao deserto. Centenasde quilômetros de paisagens imutáveis podem até parecerimpressionantes, mas nada se compara às inusitadas e gigantescas

formações rochosas que irrompem nesse nada monótono panorama doDeserto do Atacama, na região norte do Chile. Ou aos belos oásis esalares que tornam a viagem repleta de opções de passeios, desde geladasexpedições aos vapores matutinos dos Gêiseres de El Tatio até ensolaradostours de bicicleta em lagoas salgadas de um azul impressionante.

POR RAÍRA VENTURIERI

AtacamaUm deserto de surpresasUm deserto de surpresas

América do Sul

El Indio, um dos Moaisde Tara, recebeu este

nome devido ao desenhode um rosto com cocar

que se vê na pedra

RAÍR

AVE

NTUR

IERI

Page 2: Atacama Brasil 2010

87VIAJEMAIS86 VIAJEMAIS

América do Sul

Além da geografia especial, avariedade dos passeios se dá devido àcondição climática de qualquer deserto:muito frio à noite e muito calor à tarde.Em expedições que partem cedinho,prepare-se para passar o dia descas -cando como cebola, retirando as ca -madas de casacos até se contentar comuma regatinha, já que não dá pra iralém disso. Prepare-se também prapassar muito filtro solar e beber umbocado de água, já que se trata dodeserto mais seco do mundo. É quaseimpossível não voltar de lá com oslábios rachados e a pele seca. Quemusa lente de contato pode sofrer coma secura e com a areia salgada que porvezes voa no rosto. Uns pequenosinconvenientes que, se você se precaver,não diminuirão em nada a magia doAtacama. Reco mendações anotadas, éhora de partir para a viagem.

Céu espetacularJá era quase noite quando de sem -

barquei em Calama, cidade 1.600 kmao norte de Santiago e com o aeroportooficial do Deserto do Atacama. Não éa base para explorar as belezas dodeserto: esta fica a cerca de 100 kmdali, na pequena vila de San Pedro deAtacama. Por um lado, lamentei ofato de estar anoitecendo – ansio -síssima na primeira visita ao deserto,não conseguiria esperar até o diaseguinte para enxergar as pai sagensque estavam escondidas sob o escuroque dominava a partir da janela davan que me levava.

Mas não demorei muito para per -ceber que, quando os desenhos áridosdo percurso se escondem sob a pe -numbra da noite, outra mara vilhado deserto vem à tona. Nunca haviavisto um céu como o tapete estreladodo Atacama, talvez no máximo algoparecido em uma tela de planetário.Parece até que há estrelas demais na -quele céu, que é considerado um dosmelhores pontos do planeta paraobservação do espaço. Tanto quevários países possuem observatóriosastro nômicos na região. TA

LES

AZZI

A topografia do Vale daLua parece com a de um

outro planeta – tanto quea Nasa testou lá robôs

que enviaria à Marte

Page 3: Atacama Brasil 2010

88 VIAJEMAIS 89VIAJEMAIS

Há dois motivos que explicam oexcepcional céu atacamenho. Pri -meiro, a baixa umidade do ar que,segundo os nativos, pode chegar azero, o que deixa o caminho livre denuvens até as estrelas. Em segundolugar, o deserto ocupa uma áreaequivalente ao Estado do Paraná etoda ela conta com poucos pontos deluminosidade produzida pelo homem.Com o chão escuro e o céu aberto, ouniverso se abre aos olhos de quem ocontempla desde o Atacama.

Para tirar proveito máximo dessecéu especial, os hotéis fazem questãode manter bem baixinhas as luzes dasáreas externas. Foi seguindo peque -nas tochas que iluminavam apenaso caminho que cheguei até o lobbydo Tierra Atacama, um dos hotéis-boutique mais bacanas da região.

Noite tranquilaNão apenas lá, mas em toda a vila

de San Pedro, as casas são construídasem perfeita harmonia com a natu -

reza. Além da pouca lumi nosi dade,todas as construções são térreas efeitas com pedras e adobe, misturade barro e palha usada há séculos.Tudo ajuda a man ter o clima ataca -menho intacto e muito especial.

A rotina do viajante no Atacama,seja do mochileiro alberguista ou dohóspede de hotéis de luxo, é semprea mesma: passar o dia todo em ex -cursões que exploram as belezas na -turais do deserto e à noite procurarum lugar para comer e relaxar na CalleCaracoles, a rua principal da cidade.Quem se hospeda em hotéis all-inclusive, como o próprio TierraAtacama, pode pular a parte do jantar,mas não pode deixar de dar umavoltinha para curtir a vila.

Ainda que receba muitos jovens,o Atacama não tem nada de vida no -turna. O máximo que você en contrapara a noite é uma excursão para aobservação do céu aberto, que permitever detalhes como os anéis de Saturnopor meio de potentes teles cópios. Para

participar é só entrar em uma portinha narua principal com a placa Observatóriodel Cielo. Lá, o visitante já agenda o passeioda noite e, se você tem algum interesse emsaber mais sobre o universo, não perca pornada. O passeio custa 15 mil pesos (cercade R$ 50) e está sujeito às condiçõesclimáticas – o céu precisa estar limpíssimo.

Os passeios essenciaisUma excursão que todo mundo faz

(não à toa), boa pedida para o primeirodia, pois não exige nenhum esforço físicoem altitude elevada, é o tour pelos Valesda Lua e da Morte. As duas atrações sãobem acessíveis – ficam a pouco menos de20 km de San Pedro – e são o melhor lugarpara entender o que as pessoas queremdizer quando comparam a geografia doAtacama com a superfície lunar ou deMarte. A própria Nasa se utilizou doespaço para testar robôs que enviaria parapes quisas no planeta vermelho.

Cânions, dunas e precipícios fazemparte da caminhada pelo Vale da Morte,um passeio voltado à contemplação das

paisagens por meio de mirantes. É umaboa forma de entrar no clima do desertoe testar o corpo para a altitude e a ra -diação solar intensa da região – para osmais branquinhos é essencial, além defiltro solar, um boné ou chapéu.

A origem do nome Vale da Morte ébem controversa: há quem defenda umpassado sangrento, de que o local seriausado para sacrifícios de humanos nostempos dos incas ou execução de ataca -menhos por parte dos espanhóis. Outros,mais otimistas, afirmam que o nome sedá devido à escassa presença de vidanaquele vale extremamente árido.

Caminhadas leves também fazemparte do passeio no Vale da Lua, comalgumas paradas estratégicas. A primeiradelas, em meio aos paredões enormes degesso e sal, exige silêncio completo paraque se possa ouvir os estalos que vêm daspedras, pro vocados pela dilatação dasrochas ao longo do dia. A explicaçãocientífica até acalma, mas quem vai de sa -visado se assusta com os barulhinhosfantasmagóricos em uma área de apa rência

O Vale da Luaé uma boapedida paraentrar no climado deserto sem perder o fôlego

No imenso Salar de Atacama não se vê nada além de crostas de sal que, petrificadas, se esparramam por uma área de 3 mil km² As Três Marias, pedras curiosas esculpidas pelo vento, são formações rochosas que fazem parte do roteiro no Vale da Lua

Há no salar diversas lagoas quevivem repletas de flamingos lugaresperfeitos para apreciar o pôr do sol

TALE

SAZ

ZI

FOTO

SRA

ÍRA

VENT

URIE

RI

Page 4: Atacama Brasil 2010

90 VIAJEMAIS

América do Sul

91VIAJEMAIS

Atacama

extraterrestre no místico Atacama.De lá, segue-se a um mirante, de

onde é possível ver algumas formaçõescuriosas do deserto, totalmente es -cul pidas pelo vento. É o primeiro mi -rante do passeio; o segundo é prece -dido por uma parada rápida paraconhecer as Três Marias, conjunto detrês pedras compridas que parecemmais obra de escultor do que dascondições naturais do lugar.

Se você fizer o passeio do Vale daLua à tarde, chegará ao segundo mi -rante bem a tempo de apreciar o pôrdo sol. É uma visão muito atraente(como em praticamente qualquer lugarno Atacama), mas se você tem poucos

dias na cidade, vale a pena deixar essepasseio para a parte da manhã e des -frutar o poente em outra atração quepode durar só um período do dia: oSalar de Atacama.

Trata-se de um dos maiores domundo, uma imensidão de tona lidadeocre coberta de sal, com 100 km decomprimento por 80 km de largura.Até o chão é puro sal petri ficado,claridade que só é quebrada pelo azule rosa nas lagoas crista linas – o rosa édos flamingos que se espalham emquase todas elas, na área que constituia Reserva Nacional dos Flamingos. Vero pôr do sol em uma dessas lagoas éuma experiência inesquecível.

A gama de cores, desde o amareloaté um rosa forte do céu, se refletenas montanhas e vulcões do ladooposto e nas lagoas cristalinas. Vocêfica até em dúvida sobre qual doslados fotografar, pois quando vocêclica o lado do sol pode perder al -guma coloração única que se formoudo lado oposto, e vice-versa. É, semdúvida, uma das cenas mais belas quevocê poderá presenciar.

Lagoas de salMais do que meramente contem -

plar o panorama do salar, você podetirar proveito de todo o sal da regiãoque já foi mar mergulhando em umadeliciosa lagoa de água salgada, tãoconcentrada que o corpo não conse -gue afundar. Trata-se da Lagoa Cejar,uma das atrações mais procuradas,pois, além do belo visual (água muitoazul e bordas branquinhas de sal – e,cui dado, bem afiadas), a Cejar fica auma distância curta de San Pedro, cercade 20 km, que pode ser per corrida emum agradável passeio de bicicleta. Nãobastasse a delícia que é desfrutar a lagoasem fazer esforço nenhum para boiar,a água ainda é quentinha, de origemvulcânica – quanto mais fundo vocêconseguir empurrar o corpo, maisaquecida ela fica.

Conhecer a Cejar pode ser umpasseio curto, mas você vai precisarde mais tempo se quiser ir até asLagunas Altiplânicas. São um dosmaiores cartões-postais do Atacama,onde estão as lagoas Miscanti eMiñiques, de água muito azul, bordasbrancas (olha o sal de novo...) evulcões ao fundo. E como o caminhoaté lá passa pelo Salar de Atacama,se você não tiver oportunidade de irno pôr do sol, pode aproveitar opercurso para conhecê-lo.

As lagoas ficam em uma planíciea 4 mil metros acima do nível do mar(daí o nome “altiplano”), o que validaalguns cuidados contra o soroche, oumal da altitude, que pode ocorrerem excursões a lugares a mais de 3mil metros de altitude, provocandodor de cabeça, tontura, enjoo ou tudo

Na Lagoa Cejar, a grande quantidade de sal faz com que o corpo bóie naturalmente

A Lagoa Miscanti ficano Altiplano Andino, acerca de 4 mil metrosacima do nível do mar

SÉRG

IOBR

ANCO

TALE

SAZ

ZI

Page 5: Atacama Brasil 2010

92 VIAJEMAIS 93VIAJEMAIS

isso junto. Para se prevenir, os nativosrecomendam tomar bastante chá de coca,desde o café da manhã, e não fazer es -forço físico nas alturas. Uma aspirinaantes do passeio também pode ser umaboa ideia no caso de pessoas maissensíveis (e se você ainda não descobriuse é sensível, melhor não arriscar, certo?).

Mesmo com a altitude e os incômo -dos do ar rarefeito, as lagunas merecemo sacrifício. A vista é realmente espeta -cular e, mesmo se você não estiver nocli ma para um mergulho (na altitudetambém costuma ser frio), não irá sedecepcionar com a paisagem e fotossensacionais que levará para casa.

Vapores vulcânicosEstava um pouco temerosa na

madrugada em que acordei para o passeiomais famoso do Atacama, também comduração de um dia inteiro. Sabia que aaltitude não seria fácil e as baixas tem pe -raturas da manhã não ajudariam. Não seise o chá de coca é realmente eficaz contrao so roche, mas não duvidei e tomei umaxícara antes de partir para o passeio maisdifícil da viagem: os Gêiseres de El Tatio.

O “difícil”, na realidade, tem muitoa ver com a disposição para acordar cedo

e enfrentar as baixas temperaturas damanhãzinha. Não há nenhum grandeesforço físico no passeio, nada que secompare à escalada ao vulcão ativo Lascar(5.600 m de altitude), por exemplo. Masé preciso um bocado de boa vontade paraacordar às 4h30 da madrugada e vestirquase tudo o que você tiver na mala paraenfrentar uma viagem de duas horas,numa estrada sacolejante, até a geladaaltura de 4.320 metros.

Quanto mais cedo você chegar à ElTatio, mais frio estará e maiores serão osvapores resultantes do choque entre aágua escaldante de origem vulcânica e abaixa temperatura do ar. Assim, a pai -sagem se torna impressionante: cerca de80 gêiseres emanam vapores densos e,às vezes, jatos de água quente de até doismetros. No caso dos maiores gêiseres,há um murinho de proteção para evitarque alguém caia lá e se queime em águafervente. De qualquer forma, é bomtomar cuidado, segurar na mão de crian -ças e manter uma distância segura atédos vapores menores – mas é difícil al -guém querer ficar muito perto com oforte cheiro de enxofre da fumaceira.

Além de ser o melhor horário paraapreciar o ápice dos vapores, ir de ma -

nhãzinha tem outra vantagem: oespecialíssimo café da manhã mon -tado ali mesmo pelas vans de hotele por algumas operadoras, que levammesinha e cadeiras para o visitantedesfrutar o lanche não apenas comvista para os gêiseres cercados pormontanhas ao fundo, mas sentadoentre eles (os menores, claro).

Para completar o passeio, osdestemidos podem dar um mergulhoem uma lagoa de água naturalmentequentinha, uma espécie de gêiserzãocom temperaturas amenas, sem riscode queimadura. Como não ofereceperigo, a coragem é para enfrentar oar gelado sem casaco quando se entraou sai da água. Famílias dificilmenteencaram o piscinão. Quem mais curtesão grupos de jovens europeus – quemuitas vezes vão desavisados e naausência de roupa de banho, mer -gulham completamente nus.

Salar de coresHá outro passeio de um dia inteiro

que muita gente que passa poucos diasno Atacama deixa de fazer. Nãocometa esse erro. Por indicação dospróprios atacamenhos, fiz questão de

incluir o Salar de Tara no roteiro. Lá,vi algumas das paisagens mais eston -teantes da viagem. O passeio é umpouco mais caro (cerca de 20% maisdo que outras excursões, que custampor volta de US$ 80 quando compra -das à parte). O Salar de Tara fica cercade 140 km distante da vila de SanPedro, mas vale muito a pena visitá-lo.

Bem diferente do Salar de Ata -cama, no qual predominam o brancoe o ocre, o Salar de Tara exibe umapor ção de cores. A começar pelo begealaranjado da areia do solo e das for -mações rochosas, seguido pelo pretodas pedras de origem vulcânica, oazul e verde do lago repleto de plan -tinhas e o amarelo forte da vegetaçãomais comum do deserto, chamadapor lá de paya brava.

Dos 140 km do percurso, 50 kmsão feitos na areia, longe da estrada.E bem devagarzinho, com inúmerasparadas para apreciar mirantes,animais que sempre aparecem nocaminho – como a vicunha, primamagrinha e elegante da llama, quevive apenas em grandes altitudes – eformações rochosas muito especiaisque não existem em nenhum outro

Rochas com formatos exóticos são banais no caminho até o Salar de Tara, um dos passeios mais especiais do Atacama

Bem pretas e duras, as andesitas sãopedras vulcânicas muito comuns em Tara

É precisoenfrentar frio ealtitude parachegar aosGêiseres de ElTatio, atraçãomuito especialdo deserto

Os Gêiseres de El Tatio emanam vapores mais densos nas primeiras horas da manhã, quando a água quente se choca com o ar gelado

TALE

SAZ

ZI

FOTO

SRA

ÍRA

VENT

URIE

RI

Page 6: Atacama Brasil 2010

95VIAJEMAIS94 VIAJEMAIS

América do Sul Atacama

Alugar, como os Moais de Tara.

Também conhecido como LosMonges, o conjunto de pedras gi -gantescas e compridas, esculpidaspelo vento, é impressionante. Omaior deles é conhecido como ElIndio, porque visto de determinadoângulo a pedra realmente parece tero formato do rosto de um homem,com um cocar na cabeça. É o vento

provando-se artista mais uma vez.Além dos Monges, outras forma -

ções rochosas curiosas fazem partedo roteiro, como o corredor deparedões de Tara, que são como seos moais estivessem sendo esculpidosem cânions, com formas muito di -ferentes. Basta seguir os paredõespara desembocar em (mais) um cê -nico lago, este com mais cara de oásis

ainda devido à presença de vegetaçãoverdinha e dezenas de flamingos. Foiem meio à essa natu reza surreal querepeti o ritual do café da manhã e,juntamente com o guia e o motoristada van do Tierra Atacama, desfruteium brunch com direito a mesinha,cadeiras, pratos, talheres e tudo mais.

HospedagemTodos os passeios foram feitos com

o hotel, já que lá o sistema all-inclusivenão inclui apenas as refeições, mastambém todas as excursões no deserto.Mas você não precisa fazer um tourcom van de hotel chique para ter umserviço cuidadoso – todas as operadorasoferecem água e snacks, por exemplo,e algumas delas também organizam asrefeições no meio do passeio.

Porém, para quem busca algoespecial, o Tierra Atacama é um bominvestimento. Hotel-boutique deprimeira, tem decoração de muitobom gosto, quartos amplos e comterraço para a mesma vista das áreascomuns (restaurante, spa, piscina,fogueiras): o vulcão Licancabur,gigante de quase 6 mil metros de al -tura, que lhe fará companhia du rante

A Igreja de San Pedro de Atacama, no centro da vila, foi construída em 1774 e fica próxima a uma feira de artesanato

Restaurante bem tradicional, o Adobe une a rusticidade atacamenha com boa gastronomia

TALE

SAZ

ZI

RAÍR

AVE

NTUR

IERI

Page 7: Atacama Brasil 2010

97VIAJEMAIS96 VIAJEMAIS

América do Sul Atacama

toda a viagem, pois é visto de todolado – para se ter ideia, a vila de SanPedro está 2.400 metros acima donível do mar. Outro ótimo hotel é oExplora Atacama Hotel Lodge,também no conceito de sofisticaçãorústico-chique em sintonia com anatureza do lugar.

Uma das coisas mais bacanas doAtacama é que ele é muito demo -crático. Ao mesmo tempo que temhotéis que atendem aos padrões deviajantes mais exigentes, há hospe -dagens mais simples e muitos alber -gues bem próximos à rua prin cipal,com diária a singelos US$ 10, o quefaz com que convivam no mesmoespaço mochileiros à procura deaventura e casais que investiram emuma lua de mel dos sonhos.

Nos restaurantes isso é ainda maisevidente, pois lá pode-se ver pessoasde todos os estilos e nacionalidades.As boas pedidas são o Adobe , o mais

tradicional e também um dos maiscaros restaurantes da vila; o Blanco,espaço branquinho e minimalista quedestoa de todos os demais estabe -lecimentos rústicos; e o Todo Natu -ral, restaurante pequeno e despojado,mas que serve ótimas refeições na -turais e sucos deliciosos. Todos ficamna Calle Caracoles.

Se você tiver tempo de passear navila durante o dia aproveite para co -nhecer a pequena Igreja de San Pedrode Atacama, construída em 1774, e oMuseu Padre Gustavo Le Paige, queapresenta vestígios arqueológicos comocerâmicas e utensílios de ouro queapontam para presença humana naregião há quase 10 mil anos.

A importância dada à preservaçãoda natureza e dos costumes ataca -menhos faz com que a história dosantepassados seja algo muito vivo nodeserto. Muito do misticismo localvem daí, da certeza de que centenasde gerações contemplaram e conti -nuarão a contemplar as mesmas paisa -gens, lendas e deuses por muitos emuitos anos. E isso tudo é divididocom os visitantes, já que o Deserto doAtacama parece ter alma.

Almanaque

Até hoje a Pacha Mama é a entidadecultuada pelos atacamenhos, herança quevem dos incas. Pacha Mama é a Mãe Terra,de onde tudo vem e para onde todos vão. É através dela que todas as pessoas e anatureza estão conectadas, todos fazemparte de algo muito importante. Colheruma mísera pedrinha do Atacama paralevar pra casa, por exemplo, é uma ofensaà Pacha Mama – você estaria alterando ociclo natural da pedra. Respeite. A repórter Raíra Venturieri viajou a convite da LAN

e do Turismo Chile

Desde a piscina do Tierra Atacama é possível desfrutar a vista para o Vulcão Licancabur, que no entardecer reflete as luzes do poente ARAÍR

AVE

NTUR

IERI

Page 8: Atacama Brasil 2010

Programe sua viagem

Informações geraisDocumentos exigidos paraentrada no Chile: passaporteválido ou apenas RG originalIdioma: espanholMoeda: peso chilenoCotação: R$ 1 compra 286 pesoschilenos Fuso horário: uma hora a menosem relação à BrasiliaPara ligar a cobrar para o Brasil:há dois números oferecidos pelaEmbratel: ) 8003-60220 e )8008-00272Embaixada brasileira emSantiago: Calle Alonso Ovalle,1.665, ) (00xx562) 698-2347 e698-2348; embajadadebrasil.cl

Quando irFaz sol o ano todo no Ata -

cama. Um pouco de nebulosidadee até uma chuvinha tímida só ocorreno verão, em janeiro e fevereiro. Jáno inverno pode fazer muito frio ànoite, beirando -10° C. O legaldessa época, entre junho eagosto, é que montanhas ecampos mais altos ficam co bertosde neve. Mas você pode driblaras temperaturas extremas indode setembro a novembro e deabril a junho, com a vantagemdos preços de baixa temporadae o céu ainda mais estrelado.

Como chegar O Deserto do Atacama fica

no norte do Chile, a 1.600 km deSantiago, perto da fronteira coma Bolívia e o Peru. San Pedro deAtacama é a cidade-base paraexplorar as atrações do desertoe fica a 100 km do aeroporto maispróximo, em Calama. A LAN –) 0800-761-0056; lan.com –oferece as melhores tarifas paraCalama, em voos via Santiago. Opreço é a partir de R$ 1.150 idae volta, saindo de São Paulo.

Onde ficarDe uns anos para cá, o Ataca -

ma especializou-se em oferecerótimos hotéis aos seus visitantes.Bem integrados à na tureza e comserviços de primeira, os hotéis-boutique trabalham em sistema all-inclusive – que contempla nãoapenas refeições gourmet e bebidas(até vinhos chilenos), mas tambémpasseios diários. É o caso do TierraAta cama (tier raatacama.com),que oferece pacotes de três noitespor US$ 1.290 por pessoa emacomo dação dupla, em quartosespaço sos com vista para o VulcãoLican cabur. O hotel está com umapro moção bem bacana até o fim deoutubro: quem comprar um pacotede cinco noites (US$ 1.990) ganhauma noite de hospedagem noRitz-Carlton, em Santiago, e umanoite no La Casona de Viña Ma -tetic, no Vale de San Antonio. Acortesia prevê traslados desde oaeroporto até o La Casona, ondeestá incluso jantar e um tour pelaadega com degustação.

O Explora (explora.com) éoutra opção requintada e all-inclusive em San Pedro. O primeiroe mais fa moso hotel de luxo da vilaoferece 50 quartos muitocharmosos e área comum integradaà natureza – há até um observatório

98 Chile

Bolívia

Argentina

San Pedrode Atacama

Termas dePuritama

Machuca

Toconao

Estrada de asfalto

Estrada de terra

Peine

Socaire

Salarde Talar

Salarde Capur

RESERVA NACIONAL DE

LOS FLAMENGOS

RESERVA NACIONAL DE

LOS FLAMENGOS

Pukará de Quitor

Vale daMorte

Vale da Luna

Cord

ilhei

ra d

e Sa

l

Cord

ilhei

ra d

e Do

mey

ko

Lago Chaxa

Aldeia Tudor

Vulcão Lucancabur

Geiserde el Tatio

Salar deAtacama

VulcãoLascar

Salar de AguasCalientes

Salar de Tara

CHILEArgentina

Bolívia

Peru

Calama

San Pedrode Atacama

SANTIAGO

OceanoPacífico

com telescópio para o belo céuatacamenho. O pa cote de três noitescusta a partir de US$ 1.920 porpessoa em apar tamento duplo.

Para ficar bem sem gastar tanto,entre as boas opções há o Terrantai(terrantai.com) e o Kimal (kimal.cl),ambos bem localizados, próximosao centri nho. A diária para casalnos dois é de cerca de US$ 180.Há ainda no centro várias opçõesde alber gues para os mochileiros,com diárias a partir de US$ 10 emquartos coletivos.

Onde comer Os restaurantes estão con cen -

trados na rua principal, a CalleCaracoles. Você pode caminharpor ali olhando os cardápios na por -ta dos restau rantes. Uma dica é oAdobe, com salão a céu aberto epratos individuais muito bem apre -sentados. Também mais ca pri - chados, os restaurantes La Estaka,Blanco e Catering são do mesmodono do Adobe. Para quem não ligapara o ambiente mais simples, oTodo Natural é uma opçãogostosa e bem em conta.

Dicas espertas Não deixe de colocar na mala

agasalhos para o passeio aosGêiseres de El Tatio, que parte de

madrugada, quando faz muito frio.E durante os passeios, ande comum kit de sobrevivência com água,protetor solar (de preferência comfator 30 ou maior), manteiga de ca -cau, colírio e rinossoro. Os últimositens podem não parecer essenciais,mas acredite: fazem uma boa di -ferença na hora de curtir as ex -cursões sem desconforto.

Pacotes Os pacotes para o Atacama

seguem um padrão: têm em médiaseis noites (sendo de uma a trêsem Santiago) e preço aproximadode US$ 1.600, que costuma variarde acordo com a categoria do hotel.Consulte: Cláudia Lopez Boutiquede Viagens– ) (11) 3812-1256;claudialopezturismo.com ; Ven tu -ras & Aventuras– ) (11) 3872-0362, ventu ras.com.br –; Am -biental – ) (11) 3818-4600,ambiental tur.com.br. Quem preferese hospedar em um hotel-boutiquepode optar pelo pacote chique daDe signer Tours – ) (11) 2181-2900; designertours. com.br – queconta com hospedagem no all-inclusive Tierra Atacama. São trêsnoites lá e mais três no Ritz-Carltonde Santiago. Cus ta a partir deUS$ 2.678 por pessoa já com tras -lados, passeios e aéreo.

A