assistente social - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. ii) no texto 1,...

14
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO CONCURSO PÚBLICO EDITAL 036/2016 16 / outubro / 2016 CATEGORIA FUNCIONAL: ASSISTENTE SOCIAL INSTRUÇÕES: 1. Confira se os dados que identificam este caderno de provas estão corretos. 2. O caderno de provas deverá conter 40 (quarenta) questões, assim distribuídas: 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico e Quantitativo e 20 de Conhecimentos Espe- cíficos. 3. A duração das provas será de 3h (três horas), incluindo o preenchimento da folha de respostas. 4. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo, portanto, permi- tidas perguntas aos fiscais. 5. As provas são INDIVIDUAIS, sendo vetada a comunicação entre os candidatos, durante sua realização. 6. Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação. 7. Em cada questão há somente uma resposta correta. 8. A folha de respostas deve ser entregue ao fiscal. 9. O candidato só poderá entregar a folha de respostas e o caderno de provas e retirar-se da sala depois de decorrida, no mínimo, 1 hora do início das provas. 10. O candidato poderá levar o caderno de provas somente após decorridas 2 horas do início da mesma. 11. Ao receber sua folha de respostas, aja da seguinte forma: a) verifique se os dados pré-impressos estão corretos e correspondem à sua inscrição; b) assine no local indicado; c) não a amasse, nem dobre; d) pinte assim , preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média, tinta azul-escura, o campo correspondente à alternativa que considera correta em cada questão. OBS.: Será atribuída nota zero à questão de prova objetiva que contenha mais de uma ou nenhuma marcação assinalada ou que não tenha sido transcrita do caderno de provas para a folha de respostas. 12. Os gabaritos preliminares serão divulgados às 18 horas do dia 18/outubro/2016, possibilitando ao candidato impetrar recurso, no prazo máximo de 24 horas.

Upload: hanguyet

Post on 07-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCOMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICOEDITAL 036/2016

16 / outubro / 2016

CATEGORIA FUNCIONAL:

ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES:1. Confira se os dados que identificam este caderno de provas estão corretos.2. O caderno de provas deverá conter 40 (quarenta) questões, assim distribuídas: 10 de

Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico e Quantitativo e 20 de Conhecimentos Espe-cíficos.

3. A duração das provas será de 3h (três horas), incluindo o preenchimento da folha derespostas.

4. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo, portanto, permi-tidas perguntas aos fiscais.

5. As provas são INDIVIDUAIS, sendo vetada a comunicação entre os candidatos, durantesua realização.

6. Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema decomunicação.

7. Em cada questão há somente uma resposta correta.8. A folha de respostas deve ser entregue ao fiscal.9. O candidato só poderá entregar a folha de respostas e o caderno de provas e retirar-se da

sala depois de decorrida, no mínimo, 1 hora do início das provas.10. O candidato poderá levar o caderno de provas somente após decorridas 2 horas do início

da mesma.11. Ao receber sua folha de respostas, aja da seguinte forma:

a) verifique se os dados pré-impressos estão corretos e correspondem à sua inscrição;b) assine no local indicado;c) não a amasse, nem dobre;d) pinte assim –, preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média,

tinta azul-escura, o campo correspondente à alternativa que considera correta emcada questão.

OBS.: Será atribuída nota zero à questão de prova objetiva que contenha mais deuma ou nenhuma marcação assinalada ou que não tenha sido transcrita do cadernode provas para a folha de respostas.

12. Os gabaritos preliminares serão divulgados às 18 horas do dia 18/outubro/2016,possibilitando ao candidato impetrar recurso, no prazo máximo de 24 horas.

Page 2: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

22222 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

Língua Portuguesa

LEIA O POEMA A SEGUIR PARA RESPONDERAS QUESTÕES 01, 02 E 03.

Questão de pontuação

Todo mundo aceita que ao homemcabe pontuar a própria vida:que viva em ponto de exclamação(dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação(foi filosofia, ora é poesia);viva equilibrando-se entre vírgulase sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homemque use a só pontuação fatal:que use, na frase que ele vive,o inevitável ponto final.

João Cabral de Melo Neto

QUESTÃO 01

Analisando atenciosamente o poema, pode-seafirmar que:I) A declaração do boxeador Manny Pacquiao, de

que “casais gays são piores do que animais”,contraria a afirmação contida nos dois primeirosversos.

II) As funções dos sinais de pontuação são o próprioassunto do texto, ainda que politizadas.

III) Na 2ª estrofe, o ponto de interrogação alude àinquietação do espírito do homem, à eterna buscado transcendente e de significado para o viver.

IV) No verso “que use a só pontuação fatal”, há umerro de coesão que prejudica a compreensão.

V) Os últimos versos do poema: “... que use, na fraseque ele vive, o inevitável ponto final”, sugerem que,para o homem, a finitude é descabida.

Assinale a alternativa que contém todas asafirmações corretas.

A) I, II, III e V.B) II, IV e V.C) I, III e IV.D) I, II e IV.E) II, III, IV e V.

QUESTÃO 02

Os versos: “viva equilibrando-se entre vírgulas/esem pontuação (na política)”, poderiam ser“traduzidos” em linguagem popular, como:

A) A ocasião faz o ladrão.B) O homem é senhor do que pensa e escravo do que

fala.C) No terreno da política, todos são bagres ensaboados.D) Os fins justificam os meios.E) É preciso ter jogo de cintura!

QUESTÃO 03

Sobre os sinais de pontuação utilizados no poema,pode-se afirmar que:

A) o uso dos parênteses é absolutamente dispensável,exceto em “e sem pontuação (na política)”.

B) os dois pontos aparecem diversas vezes e em todaselas, o emprego se dá pelo mesmo motivo.

C) as vírgulas em “que use, na frase que ele vive,”foram usadas com a mesma função que em: Até ascriaturas mais insensíveis, quando submetidas ao somde uma orquestra, revelam emoções desconhecidas.

D) não há justificativa gramatical para a utilização doponto e vírgula no 4º e 6º versos.

E) o poeta poderia ter optado pelo uso de ponto deexclamação no final do 3º verso e de ponto deinterrogação no 5º verso, sem prejuízo à norma culta.

QUESTÃO 04“Muita gente tem pavor do que é inseguro ou

arriscado, mas é impossível querer segurança eterna.Então, o que podemos fazer? Como se manter nummundo de relacionamentos líquidos, voláteis, sejamamorosos ou profissionais, que estão ótimos e segurosnum dia e no outro se desmancham como açúcar naágua?” (http://vidasimples.uol.com.br/noticias/pensar/quem-voce-esta-convidando.phtml#.V8x. Acesso em 04/09/2016)

Assinale a alternativa que se pode substituir apalavra “então”, em negrito no texto, sem alterar osentido da frase (coesão).

A) Porquanto.B) Contudo.C) Onde.D) Quando.E) Em contrapartida.

Page 3: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 33333

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 05

Leia o texto, observando os trechos numerados de(1) a (10). A seguir, identifique, entre as reescritasdadas, aquelas que propõem modificações necessáriaspara adequação à norma padrão.A Alegoria da Caverna é uma das alegorias mais

importantes da história da filosofia. Nela, há a históriade dois homens (1) que nascem dentro de uma cavernaque, sempre de costas para a saída, acreditam que alireside a realidade. As sombras projetadas pelos animaise folhas nas paredes da caverna – sombras estas muitasvezes manipuladas -, (2) para os homens, eram arealidade.

No momento em que um dos homens sai da cavernae encontra o mundo como coisa em si, fica encantadoao se deparar com as coisas que antes eram apenassombras. (3) Ao retornar a caverna, é ridicularizado edesacreditado. Seus colegas não conseguem acreditarem (4) um mundo fora do seu.

Ao apresentar tal alegoria, (5) Platão intencionademonstrar que dentro da caverna, onde os homens seaprisionam, está o mundo material. (6) Para ele, as coisasmateriais não passam de sombras da realidade. Umacadeira, material, está sujeita a deformação e destruição.Contudo, ao sair da caverna, o homem é capaz deenxergar a luz, o mundo das ideias. Lá, a ideia da cadeiraé indestrutível. Com isso, para Platão, o mundo materialnão passa de uma mentira manipulada, e a verdade omundo das ideias. Assim, Platão divide o mundo em dois:o Mundo Sensível e o Inteligível. No mundo sensível,dentro da caverna, (7) reside as sombras, as opiniões,as crenças, a ilusão, o mundo material, (8) onde podemostocar. Contudo, só podemos alcançar o bem através doMundo Inteligível, o mundo das ideias, científico dialético.Então, o caminho da transcendência do homem (9) estáligada a ideia do pensamento. Para sair do mundomaterial,(10) o homem deve atingir através dopensamento o mundo das ideias.

(www.cineplot.com.br, acesso em 20/07/2016)

1) ...que nascem dentro de uma caverna que/... quenascem dentro de uma caverna e.

2) ... para os homens, eram a realidade/... para oshomens era a realidade.

3) Ao retornar a caverna.../Ao retornar à caverna...4) ... um mundo fora do seu/ ... um mundo fora da

caverna.5) ... Platão intenciona.../... Platão tenciona...6) Para ele, as coisas materiais.../ Para eles, as coisas

materiais...7) ... reside as sombras/... residem as sombras.8) ... onde podemos tocar/... que podemos tocar.9) ... está ligada a ideia/... está ligado à ideia...

10) ... deve atingir através do pensamento o mundodas ideias/...deve atingir, através do pensamento,o mundo das ideias.

Assinale a alternativa que contém todas asadequações necessárias.

A) 1, 3, 4, 7, 8, 9 e 10.B) 1, 2, 4, 6, 8, 9 e 10.C) 3, 4, 5, 7, 8 e 9.D) 2, 5, 7, 8, 9 e 10.E) 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

QUESTÃO 06

Compare os dois textos, dados a seguir, paraidentificar as afirmativas verdadeiras sobre eles.Texto 1ATOR I: Com o passar dos séculos – o homem

sempre foi muito lento! – tendo desgastado um quadradode pedra e desenvolvido uma coisa que acabou chamandode roda, o homem chegou, porém, a uma conclusãodecepcionante – a roda só servia pra rodar. Portantodeixemos claro que a roda não teve a menor importânciana História. Que interessa uma roda rodando? A ideiaverdadeiramente genial foi a de colocar uma carga emcima da roda e, na frente dela, puxando a carga e aroda, um homem pobre. Uma ideia espetacular –inventava-se ao mesmo tempo a tração animal e oproletariado. Pois uma coisa é definitiva: a maiorconquista do homem foi o outro homem.

(Millôr Fernandes. http://www2.uol.com.br/millor).

Texto 2(...) Talvez inspirado pelo giro dos astros no céu, o

homem concebeu uma de suas mais antigas erevolucionárias invenções: a roda. E desde então temosusado e abusado desse princípio, sem o qual nãoexistiriam parafusos, relógios, torneiras, máquinas delavar, vitrolas, ventiladores, bambolês, automóveis,batedeiras, carrinhos de feira nem uma infinidade deoutras coisas que facilitam e divertem nossos dias.

(Revista Sorria – para ser feliz agora, Ed. Mol,jun/jul 2009)

I) Os textos apresentam opiniões convergentes sobrea importância indireta da invenção da roda.

II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido comoexploração de um homem pobre por outro homem.

III) Os textos diferem quanto ao processo queculminou na invenção da roda: acaso eintencionalidade, respectivamente.

IV) Diferença inequívoca entre os dois textos é o tomhumorístico do primeiro.

V) Apenas o texto 2 tem como tema a invenção daroda.

Estão corretas:A) apenas II, IV e V.B) apenas I, III e V.C) apenas II, III e IV.D) I, II, III, IV e V.E) apenas II e IV.

Page 4: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

44444 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa em que o autor explora umaambiguidade como recurso linguístico para produzirefeito de humor.

A) (...) se você perguntar a qualquer cidadão de umaditadura o que acha de seu país, ele responde, semhesitação: “Não posso me queixar” (Millôr Fernandes).

B) A verdadeira sabedoria consiste em se conhecer aprópria ignorância (Sócrates).

C) Eu quebrei algumas coisas e percebi que deveriaquebrar algumas outras uma vez por semana, parame lembrar de quão frágil é a vida (Andy Warhol).

D) A diferença entre ele mastigando e um boiruminando, está no ar distinto e no olhar inteligentedo boi (Stanislaw Ponte Preta).

E) O crime organizado na América ganha mais dequatro bilhões de dólares ao ano e gasta muito poucocom material de escritório (Woody Allen).

QUESTÃO 08

Entre os fragmentos de textos de avaliações dasOlimpíadas 2016, identifique o que está redigidocorretamente quanto à estrutura, coesão, coerênciae adequação à norma padrão.

A) Turista brasileiro e estrangeiro aprova viagem aoRio na Olimpíada, diz pesquisa. Para 98,7% dosbrasileiros que vieram ao Rio de Janeiro, a visitaatendeu ou superou as expectativas. Entre osestrangeiros, o índice atingiu 83,1% (http://agenciabrasil.ebc.com.br).

B) Sobre os Jogos Rio 2016, os turistas internacionaisavaliaram de modo positivo a organização geral dosjogos (84,7%), o transporte para locais decompetição (80,2%), o preço dos ingressos (80%) ea infraestrutura, sinalização, limpeza e banheiros doslocais das provas (87,1%). Um percentual mais baixoaprovou o atendimento, alimentação e lojas dos locaisde competição (57,6%) (http://agenciabrasil.ebc.com.br).

C) Em contraste com anfitriões anteriores, osvisitantes estão conferindo na prática o jeitodescontraído e brincalhão dos cariocas, que sedesdobram em transmitir uma boa imagem da cidadee do país. Assim como os voluntários, os locais semostram justificadamente orgulhosos da Rio 2016 ecompensam a falta do inglês com a tradicionalsimpatia, gentilezas e disposição para ajudar. http://zh.clicrbs.com.br

D) Questionado [o presidente do Comitê OlímpicoInternacional (COI), Thomas Bach] se soubesse comoteria sido difícil a situação do Brasil se teria escolhidoo Rio em 2009 para sediar o evento, ele insistiu quesim. “Não lamentamos ter levado o evento ao Brasil.Foram Jogos icônicos (http://www.mg.superesportes.com.br).

E) (...) Marcia Cavallari tem uma hipótese sobre aambiguidade da opinião pública: “As opiniões sãoambíguas porque não se percebe claramente osbenefícios que o país pode vir a ter com eventos dessamagnitude” (http://veja.abril.com.br).

QUESTÃO 09“A hipocrisia exige hoje um esforço redobrado de

entendimento. A confusão entre posições que antespareciam opostas já não permite o recurso às velhascertezas. Mas se pensar já é um esforço com a ajudados outros, que dizer quando os outros são o obstáculo?Os Estados Unidos divididos entre Hillary e Trump sãoum sintoma. Enquanto Hillary tenta lidar com ascontradições, Trump poupa o eleitor do esforço deentendê-las, com sofismas, preconceitos e um mundobidimensional. Num discurso ufanista, em fevereiro, ocandidato republicano fez uma declaração de amor (quedeveria ter sido tomada como insulto) aos seus eleitores:“I love the poorly educated” (amo gente pouco educada).”(CARVALHO, Bernardo. Quando dizer a verdade exigecoragem. FSP, 07/08/2016).

Segundo o texto, Hillary e Trump,A) acreditam que todo mundo é hipócrita.B) têm atitudes semelhantes com relação às

contradições.C) têm atitudes contraditórias com relação às

contradições.D) têm atitudes complementares com relação às

contradições.E) têm atitudes diferentes com relação às contradições.

QUESTÃO 10

Entre os trechos abaixo, retirados da seção “Vejaessa” da Veja de 14.09.16, assinale aquele em que aexpressão negritada contradiz uma informaçãoapresentada anteriormente no próprio trecho.

A) Meu sapato quebrou, quebrou o salto. Daí tive quecomprar outro.” (Michel Temer)

B) Minha mãe sempre pega no meu pé, é o piorzagueiro que eu enfrento. (Gabriel Jesus)

C) Não sou eu que estou deixando a televisão, é atelevisão que está me deixando. (Jô Soares)

D) Eu tenho um complexo. Meu pai foi oficial decavalaria. Meu avô foi marechal. Eu, quando montono cavalo, o cavalo percebe logo que sou um maucavaleiro. E tenta me derrubar. O congresso fazisso com os presidentes. (Fernando HenriqueCardoso)

E) Não vejo nenhum problema. O presidente está naChina, precisou de sapato, comprou. Na próximaoportunidade, vou levar um calçado brasileiro paraele verificar que há calçados brasileiros de qualidade.Ele já sabe. Inclusive, ele é de São Paulo, um poloimportante de calçados. (Heitor Klein)

Page 5: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 55555

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

Raciocínio Lógico e Quantitativo

QUESTÃO 11

Paula não tem um Pug então Luciane tem umYorkshire. Se Paula tem um Pug então ou Malu temum Poodle ou Edna tem um Maltês. Se Edna tem umMaltês, Violeta tem um Schaunzer. Mas Violeta temum Schaunzer se e somente se não for verdade queGabriela não tem um Chow Chow e Malu tem umPoodle. Logo:

A) Paula não tem um Pug e Edna não tem um Maltês.B) Malu não tem um Poodle e Edna tem um Maltês.C) Gabriela não tem um Chow Chow e Violeta tem um

Schaunzer.D) Luciane não tem um Yorkshire ou Paula tem um

Pug.E) Luciane tem um Yorkshire e Edna tem um Maltês.

QUESTÃO 12

Das proposições abaixo o único exemplo decontingência é:

A) p ( p q)B) p (p q)C) p q p qD) p (q (q p))E) p q (p q)

QUESTÃO 13

Dado um retângulo de papelão com comprimentoigual ao triplo da largura “x”, retiram-se dos cantospequenos quadrados de lado igual a 1/3 da largurae dobram-se as bordas para cima, de modo a formaruma caixa aberta, então a expressão do volume dessacaixa é:

A) x3

B) x3/3

C) 7x3/9

D) 7x3/27

E) x3/81

QUESTÃO 14

Um vendedor comprou 100 capas de celular porR$ 850,00. Assinale quantas capas de celular, nomínimo, deverá vender a R$ 22,00, para obter lucro.

A) 36.B) 37.C) 38.D) 39.E) 40.

QUESTÃO 15

Dado o sistema:

O valor de é:A) 20.B) 22.C) 24.D) 26.E) 28.

QUESTÃO 16

Uma pessoa ao retirar dinheiro de um caixaeletrônico de um banco, na hora de digitar a senhaesquece-se do número. Ela lembra que o número tem6 algarismos, começa com 9, não tem algarismosrepetidos e tem 8 em alguma posição. O númeromáximo de tentativas para acertar a senha é:

A) 1680.B) 6720.C) 8400.D) 16800.E) 33600.

Page 6: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

66666 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 17

“Se não tem dinheiro então compra fiado” é logicamente equivalente a:A) “Se não tem dinheiro então não compra”.B) “Tem dinheiro ou compra fiado”.C) “Se não compra fiado então não tem dinheiro”.D) “Não tem dinheiro ou não compra fiado”.E) “Se compra fiado então não tem dinheiro”

QUESTÃO 18

O piso de um quarto retangular que mede 3,08 m por 3,64 m será revestido com placas quadradas de maiortamanho possível. Todo piso deve ser revestido com placas inteiras, de forma que não sobre espaço entre asplacas. A medida do lado de cada placa quadrada e a quantidade de placas quadradas utilizadas, sãorespectivamente:

A) 28 cm e 99 placas.B) 56 cm e 143 placas.C) 14 cm e 286 placas.D) 14 cm e 99 placas.E) 28 cm e 143 placas.

QUESTÃO 19

Um bloco retangular A tem dimensões de 4 cm, 5 cm e 10 cm. O bloco retangular B tem dimensões 5 cm, 6 cme 12 cm. Percentualmente, o volume do bloco B é maior do que o volume do bloco A em:

A) 40%.B) 60%.C) 80%.D) 120%.E) 160%.

Page 7: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 77777

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 20

Considere a tabela a seguir.

Tabela 13 – Número de Matrículas na Educação Especial por Etapa de Ensino – Brasil – 2007-2012

Classes Especiais e Escolas Exclusivas Classes Comuns (Alunos Incluídos)

TotalEd. Funda- Ed. Ed. Funda- Ed.

AnoGeral

Total Infan- mental Médio EJA Profis- Total Infan- mental Médio EJA Profis-til sional til sional

2007 654.606 348.470 64.501 224.350 2.806 49.268 7.545 306.136 24.634 239.506 13.306 28.295 395

2008 695.699 319.924 65.694 202.126 2.768 44.384 4.952 375.775 27.603 297.986 17.344 32.296 546

2009 639.718 252.687 47.748 162.644 1.263 39.913 1.119 387.031 27.031 303.383 21.465 34.434 718

2010 702.603 218.271 35.397 142.866 972 38.353 683 484.332 34.044 380.112 27.695 41.385 1.096

2011 752.305 193.882 23.750 131.836 1.140 36.359 797 558.423 39.367 437.132 33.138 47.425 1.361

2012 820.433 199.656 18.652 124.129 1.090 55.048 737 620.777 40.456 485.965 42.499 50.198 1.659

% 2011/2012 9,1 3,0 –21,5 –5,8 –4,4 51,4 –7,5 11,2 2,8 11,2 28,2 5,8 21,9

Fonte: MEC/Inep/Deed.Nota: Não inclui matrículas em turmas de atendimento complementaL e atendimento educacional especializado (AEE).

Extraído de: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da educaçãobásica: 2012 – resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,

2013.

Analise as seguintes afirmações:I) O número de matrículas na educação infantil em classes comuns é sempre crescente no período de 2007 a

2012.II) O total geral de matrículas em classes especiais e escolas exclusivas e em classes comuns (alunos incluídos)

aumentou de 2007 para 2012, mas o número de matrículas na educação infantil em classes especiais, escolasexclusivas e em classes comuns (alunos incluídos) diminuiu no mesmo período.

III) Em 2012, a quantidade de alunos matriculados no ensino fundamental em classes comuns (alunos incluídos)representa aproximadamente 78% do total de alunos incluídos em classes comuns (alunos incluídos) .

IV) Em relação ao total de alunos matriculados em classes especiais e escolas exclusivas, o percentual de alunosmatriculados no ensino médio aumentou de 2007 para 2008.

Estão corretas:A) I, II, III e IV.B) apenas II e III.C) apenas II e IV.D) apenas II, III e IV.E) apenas III e IV.

Page 8: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

88888 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

Conhecimentos Específicos

QUESTÃO 21“Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o

Serviço Social surge como parte de um movimento socialmais amplo, de bases confessionais, articulado ànecessidade de formação doutrinária e social do laicato,para uma presença mais ativa da Igreja Católica nomundo temporal, nos inícios da década de 30”

(IAMAMOTO, 2013. p.20).

Considerando a influência da Igreja Católica,analise as seguintes assertivas:I) Em face à crescente secularização da sociedade

e das tensões entre Igreja e Estado, a Igreja procurasuperar a postura contemplativa.

II) A Igreja Católica procura organizar e orientar seusquadros intelectuais laicos para uma missão maistécnica e não evangelizadora da sociedade.

III) O Movimento de “reação católica” é respaldadopor uma vasta rede de organizações difusoras deum projeto de recristianização da ordem burguesa,com a defesa do caráter liberal da sociedade.

IV) A Igreja encara a questão social segundo ospreceitos estabelecidos nas encíclicas papais.

Estão corretas apenas:A) I, II e III.B) II, III e IV.C) I e IV.D) III e IV.E) II e III.

QUESTÃO 22

Potyara A. Pereira (2008), ao considerar as políticasde satisfação de necessidade no contexto internacional,afirma que o conceito de proteção social mínimaidentifica-se nas suas origens, com um mínimo derenda. Esse conceito, de acordo com a autora, surgeno seguinte contexto:

A) com a criação, em 1911, de um sistema de seguro-doença e seguro-desemprego, que visavaacompanhar o indivíduo “do berço ao túmulo”.

B) com a concepção de Seguridade Social, inauguradana Grã Betanha por Willian Beveridge, com o Chamado“Plano Beveridge” em 1942.

C) com o seguro social, que tinha vigorado naAlemanha em 1883, a partir da influência de Bismarck.

D) com as políticas de pleno emprego, com base nadoutrina keynesiana, entre os anos 20 e 30 do séculoXX.

E) na Grã-Bretanha, em 1795, sob a forma de abonosalarial ou rendimento mínimo garantido, respaldadapela Speenhamland Law.

Page 9: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 99999

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 23“Os conselhos e conferências representam uma

inovação democrática e uma conquista da sociedade civilno desenho de nova institucionalidade no campo dasações públicas. Trata-se de um processo que sedisseminou com notável capilaridade, promovendo amplamobilização política por meio da criação de novos canaisde interlocução entre Estado e sociedade civil, tendo emvista ampliar as possibilidades de debate público edeliberação coletiva sobre as políticas públicas no Brasil”.

Dicionário crítico: política de assistência social noBrasil / Rosa M. C. Fernandes, Aline Hellmann,

organizadoras. – Porto Alegre : Ed. UFRGS, 2016.

Em relação e estes mecanismos de controle social,leia as afirmativas a seguir.I) A gênese das Conferências também não é recente

na democracia brasileira, remontando às décadasde 1930/1940, quando o governo de Getúlio Vargasinstituiu as conferências nacionais.

II) As conferências são instâncias deliberativas quetêm a atribuição de conferir, como o nome indica,ou seja, de avaliar o estágio de desenvolvimentoda politica setorial específica e propor diretrizespara seu aperfeiçoamento.

III) No Brasil, a experiência dos conselhos tambémnão é recente. No campo das relações de produçãosão referências necessárias as práticas operáriasdo início do século XX, inspiradas pelo anarquismoauto gestionário e as comissões de fábrica criadaspela oposição sindical nos anos de 1970-80.

IV) O balanço crítico da experiência conselhista noBrasil tem levado muitos analistas a identificar aexcessiva expectativa criada em torno dasvirtualidades políticas desses espaços públicos dedemocratização da gestão pública, que já sofreuos influxos das medidas neoliberais de encolhimentodo público e ampliação dos interesses privados naesfera estatal.

Estão corretas:A) apenas I, II e III.B) apenas II e IV.C) apenas II, III e IV.D) apenas I e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 24

Setubal (2013), em relação a pesquisa para oServiço Social, afirma que a história das cincoprimeiras décadas do processo de institucionalizaçãodo Serviço Social no país mostram uma incipienteprodução em pesquisa, mas aos poucos, esta vemconquistando espaços e obtendo legitimidade na áreade conhecimento. Assim, em relação a produção depesquisa, a autora destaca como fundamental que:

A) em nome da valorização da prática de pesquisacientífica, não exista uma desvalorização da práticainstitucional concretizada a partir de orientações depesquisa não acadêmica.

B) todos os profissionais ligados a prática institucionalse fundamentem e se tornem pesquisadores de suaprática, para favorecer o conhecimento teóricosubstancializado na prática.

C) é necessário que o espaço da academia possaformar profissionais voltados apenas para a produçãoteórica e a produção de conhecimento em ServiçoSocial.

D) o agir do assistente social, com base em uma visãocontemplativa e empírica da realidade é necessáriopara dar conta da apreensão do real na suamanifestação temporal e histórica.

E) no Serviço Social, também é necessária uma visãovoltada a um viés estritamente teórico, considerandoo homem objeto de estudo, enriquecendo assim oreferencial de pesquisa.

QUESTÃO 25

Leia atentamente o artigo 24, da Lei nº 12. 288,de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto deigualdade Racial e assinale a alternativa correta.

Art. 24. O direito à liberdade de consciência e decrença e ao livre exercício dos cultos religiosos dematriz africana compreende:

A) a coleta de contribuições financeiras do Estado paraa manutenção das atividades religiosas e sociais dasrespectivas religiões.

B) a comunicação ao Ministério Público para aberturade ação penal em face de atitudes e práticas deintolerância religiosa nos meios de comunicação eem quaisquer outros locais.

C) a prática de cultos, a celebração de reuniões e osrituais de benzimento relacionadas à religiosidade ea fundação e manutenção de espaços em locais degrande circulação.

D) o acesso às escolas públicas e privadas paradivulgação das respectivas religiões.

E) a produção e a divulgação de publicaçõesrelacionadas ao exercício e à difusão das religiões dematriz africana nas universidades públicas e privadas.

Page 10: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

1010101010 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 26A política de assistência social, que tem por funções

a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesade direitos, organiza-se sob a forma de sistema públiconão contributivo, descentralizado e participativo,denominado Sistema Único de Assistência Social - SUAS.Parágrafo único. A assistência social ocupa-se de proverproteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência deriscos sociais, independente de contribuição prévia, edeve ser financiada com recursos previstos no orçamentoda Seguridade Social.

BRASIL, Resolução CNAS N° 33, de 12 dedezembro de 2012. Aprova a Norma Operacional

Básica da Assistência Social - NOB/SUAS.

De acordo com o Art. 5º, são diretrizesestruturantes da gestão do SUAS:

A) responsabilidade compartilhada do Estado eSociedade Civil na condução da política de AssistênciaSocial.

B) fortalecimento da relação Estado e Sociedade Civil,com determinação maior do Estado.

C) desenvolvimento da autonomia do usuário.D) descentralização político-administrativa e comando

único das ações em cada esfera de governo.E) abordagem em territórios de incidência de situações

de risco.

QUESTÃO 27

No debate em torno das ofensivas do Capital contrao trabalho, Montaño e Duriguetto (2011) colocam queanula-se um regime fordista-keynesianismo por umanova estratégia hegemônica do capital. Esta novaestratégia tem como base alterar as conquistas emodificar estruturas. Sobre este assunto, considereos seguintes itens:I) Trata-se de uma crise que tem como raiz a secular

queda da taxa de lucro e que obriga o Estado e ocapital à reestruturação de processos e instituiçõesexistentes procurando neutralizar a crise.

II) É uma estratégia que anula as conquistastrabalhistas, flexibiliza os direitos e permite a superexploração do trabalho na sua essência.

III) A principal estratégia do capital é fortalecer asclasses trabalhadoras com benefícios e ganhossociais, enfraquecendo as bases sindicais e dosmovimentos sociais.

IV) Identifica-se o neoliberalismo apenas como areforma do Estado, reduzindo os demais aspectosà base econômica do capital.

V) Trata-se de uma estratégia de centralização docapital, acentuando o domínio dos monopólios nomercado, particularmente via fusão de grandesconglomerados econômicos.

Estão corretas somente:

A) I, III e V.B) II, IV e V.C) I, II e V.D) II, III e IV.E) III, IV e V.

QUESTÃO 28No que se refere ao planejamento, Baptista (2000),

afirma que o objeto do planejamento da intervençãoprofissional é o segmento da realidade que lhe é postocomo desafio, aspecto determinante de uma realidadesobre a qual irá formular um conjunto de reflexões e deproposições para intervenção.

Diante ao exposto, pode-se afirmar comoverdadeira a seguinte expressão:

A) a apreensão do objeto do planejamento acontecepor conexões e apropriações materiais e subjetivas.

B) o ponto de partida para o planejamento são asdemandas institucionais e prioritariamente dacomunidade institucional.

C) vai se construindo e reconstruindo no decorrer doplanejar, do replanejar das atividades, das estratégiascotidianas da realidade e do produto obtido.

D) o objeto é apreendido por sucessivas aproximações,vai se construindo e reconstruindo no decorrer detoda a ação planejada.

E) trata-se da capacidade de atender as demandaspostas, superando as contradições e desmistificandoas representações sociais.

QUESTÃO 29

Considere as seguintes afirmativas, no queconcerne a Lei no 7.853, que dispõe sobre as pessoasportadoras de deficiência,de 24 de outubro de 1989.I) Oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial

em estabelecimento público de ensino.II) Criação de uma rede de serviços especializados

em reabilitação e habilitação.III) É garantida a promoção de ações que propiciem

a inserção, nos setores públicos, de pessoasportadoras de deficiência.

IV) Ao poder público e seus órgãos cabe asseguraràs pessoas portadoras de deficiência o plenoexercício de seus direitos básicos.

V) Ao deficiente é garantido atendimento domiciliarde saúde.

Em relação aos direitos e garantias fundamentaisassegurados a pessoa com deficiência, estão corretas,apenas:

A) I, II e IV.B) I, III e V.C) II e IV.D) III, IV e V.E) I, II e V.

Page 11: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 1111111111

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 30

Com relação à Lei no 9.394 de 20 de dezembro de1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional,assinale a alternativa correta.

A) A educação deverá necessariamente vincular-sesomente ao mundo do trabalho.

B) O dever do Estado com a educação pública seráefetivada somente com acesso ao ensino fundamentale médio.

C) O Sistema federal de ensino compreende asinstituições de educação superior criadas e mantidaspela iniciativa privada.

D) A educação é dever única e exclusivamente doEstado, inspirada nos princípios de liberdade e nasolidariedade humana.

E) A educação superior abrangerá única eexclusivamente os cursos de graduação e pós-graduação abertos a toda a comunidade classificadaem processo seletivo único.

QUESTÃO 31

Quanto à Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, quedispõe sobre a profissão de Assistente Social, analiseas afirmações a seguir.I) Cabe às unidades de ensino credenciar e

comunicar aos Conselhos Regionais de sua jurisdiçãoos campos de estágio de seus alunos e designar osprofissionais responsáveis para supervisão.

II) Designa-se como atribuição privativa do AssistenteSocial dirigir serviços técnicos de Serviço Socialem entidades públicas ou privadas.

III) A designação profissional de Serviço Social, éprivativa na legislação vigente, com formaçãosuperior na área.

IV) A duração do trabalho do Assistente Social seráúnica e exclusivamente de 30 horas semanais deacordo com a Lei 12.317, de 2010, em todos osórgãos públicos e privados.

V) Planejar, organizar e administrar benefícios eserviços sociais, constitui uma das competênciasdo Assistente Social.

Estão corretas somente as afirmações:A) I, III e IV.B) I, II e V.C) III, IV e V.D) II, III e V.E) IV e V.

QUESTÃO 32

De acordo com JANUZZI (2013), os indicadoressociais são insumos básicos e indispensáveis em todasas fases do processo de formulação e de implantaçãodas políticas públicas. Considerando essa afirmação,assinale a alternativa correta.

A) No contexto da implementação de políticas sociaispúblicas, devem-se considerar os indicadoresquantitativos e qualitativos para o processo deacompanhamento e mensuração dos resultados.

B) No processo de avaliação dos programas sociais,indicadores de diferentes tipos são usados para medireficiência, eficácia e efetividade.

C) A legitimidade social do indicador está limitado aograu de aderência e aceitação pelos diversos agentesenvolvidos no processo.

D) A principal especificidade do indicador correspondea sua propriedade de subsidiar informações ligadasàs mudanças nas dimensões políticas, sociais eeconômicas.

E) Cada fase do processo de formulação e deimplementação da política social requer o empregode indicadores específicos com elementos e subsídiospara encaminhamento do processo.

QUESTÃO 33

A autora Fátima Grave sustenta que nos anos 80 aprofissão teve vários avanços no campo da ética, dafiscalização do exercício e da formação profissional eos anos 90 concretizam de fato esses avanços. Sobreesse assunto considere as afirmativas abaixo.I) Houve um tensionamento das expressões da

questão social e, de modo inverso, o esvaziamentodas políticas públicas sob o contexto da crise docapital.

II) O contexto do mundo do trabalho impôs ao serviçosocial, nos anos 90 o fortalecimento de um projetoprofissional com clara direção social e política.

III) Um novo projeto profissional é materializado apartir da conjugação de diversas dimensõesexistentes na conjuntura.

IV) São claros os avanços da profissão, definindo umanova concepção e autorrepresentação, sobretudoa partir do conjunto de competências e atribuiçõesprivativas.

V) Entende-se a democracia e a cidadania comoprincípios norteadores da profissão.

Estão corretas apenas:A) II, IV e V.B) I, II e V.C) I, III e IV.D) I, II e IV.E) III e V.

Page 12: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

1212121212 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 34

O Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010 dispõesobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil– PNAES. A partir das prerrogativas contidas nessedocumento, observe as afirmações a seguir:I) Um dos objetivos do PNAES é contribuir para a

promoção da inclusão social pela educação.II) Dentre as áreas a serem desenvolvidas ações de

assistência estudantil, temos: a cultura; o esporte;a creche; o apoio pedagógico e o acesso,participação e aprendizagem de estudantes comdeficiência, transtornos globais do desenvolvimentoe altas habilidades e superdotação.

III) A definição de critérios e a metodologia de seleçãodos/as estudantes a serem beneficiados/as caberáà instituição federal de ensino superior.

IV) A prioridade de atendimento do PNAES sãoestudantes oriundos da rede pública de educaçãofundamental ou com renda familiar de até um saláriomínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitosfixados pelas instituições federais de ensino superior.

V) As ações de assistência estudantil serãoexecutadas por instituições estaduais e federais deensino superior, incluindo os Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia.

Considerando as afirmações, estão corretas:A) I, II, III, IV e V.B) apenas I, II, IV e V.C) apenas I, II e III.D) apenas I, II, III e V.E) apenas IV e V.

QUESTÃO 35

Considerando o que expõe Maria Carmelita Yazbek(2009), no texto “O significado sócio histórico daprofissão”, observe as afirmações abaixo.I) O exercício profissional do/a assistente social se

desenvolve no contexto das relações sociais e suaprática profissional é polarizada pelos interessesde classes sociais em relação.

II) O trabalho do/a assistente social se realiza a partirde dimensões objetivas e subjetivas. As objetivasdizem respeito aos determinantes sócio históricosdo exercício profissional em diferentes conjunturas.As subjetivas referem-se à forma como oprofissional incorpora em sua consciência osignificado do seu trabalho e a direção social queimprime o seu fazer profissional.

III) O Serviço Social, no desenvolvimento das suasações, participa tanto do processo de produção ereprodução dos interesses do capital, quanto dasrespostas às necessidades de sobrevivência dos quevivem do mundo do trabalho.

IV) O Serviço Social foi regulamentado como profissãoliberal e o/a assistente social no seu cotidianoprofissional dispõe de relativa autonomia, dasingularidade que pode estabelecer com seususuários, da presença de um código de ética, deuma regulamentação legal da profissão e de fórunsque objetivam disciplinar e defender o exercícioprofissional.

Estão corretas:A) somente I e II.B) I, II, III e IV.C) somente I, II e III.D) somente II e III.E) somente I, III e IV.

Page 13: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

ASSISTENTE SOCIAL / 1313131313

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 36

Marina Maciel Abreu e Franci Gomes Cardoso(2009), no texto “Mobilização social e práticaseducativas”, proporcionam um debate sobre a funçãopedagógica desempenhada pelo assistente social nasociedade, por meio das práticas educativasconstruídas no seu fazer profissional. A partir daanálise do texto, assinale a alternativa correta.

A) A função pedagógica caracteriza-se pela ocorrênciados efeitos da ação profissional na maneira de pensare agir dos sujeitos envolvidos na referida ação,interferindo na formação de subjetividades e normasde conduta.

B) A função pedagógica desempenhada pelo/aassistente social é questionável em diferentes espaçossócio ocupacionais, especialmente em espaços degarantia de direitos.

C) A mobilização social e organização, expressões daspráticas educativas desenvolvidas em diferentes locussócio-ocupacionais, constituem-se como processosrestritos da prática dos assistentes sociais.

D) Tendo em vista a formação crítica dos/as assistentessociais e a necessidade de autonomia dos/as usuários/as, não há espaço para a inserção desses profissionaisem instituições de formação e organização políticados/as trabalhadores/as.

E) O processo de construção de uma pedagogiaemancipatória, para além das contradições, apontapara a necessidade de práticas profissionais voltadasunicamente para a superação da ordem capitalista.

QUESTÃO 37

Mirla Cisne, ao discorrer sobre gênero, divisãosexual do trabalho e Serviço Social, apresenta umdebate contemporâneo tanto das temáticas relativasà discussão de gênero quanto da possibilidade derenovação do Serviço Social no Brasil. Com base nessafundamentação teórica, assinale a alternativa correta.

A) A procura das mulheres por cursos e profissõescomo o Serviço Social denota a essencialidade e ascaracterísticas próprias femininas no trato com aspessoas.

B) A análise da divisão sexual do trabalho não se faznecessária para desvelar o antagonismo de classes,pois essa análise resume-se a compreender asescolhas por profissões ditas femininas.

C) Conforme apontam vários estudos, as mulheresassumem papéis e funções subordinadas, pois sãomenos qualificadas e escolarizadas que os homens.

D) A divisão sexual do trabalho é uma das formascentrais para a exploração do capital sobre o trabalho.A partir da divisão sexual do trabalho, há umadelimitação de trabalho para homens e paramulheres, e os trabalhos das mulheres sãohierarquicamente considerados inferiores aos doshomens.

E) A existência de cursos, profissões, atividades ehabilidades consideradas femininas resultam de umprocesso espontâneo e natural.

QUESTÃO 38

O Código de Ética Profissional do/a assistentesocial, instituído pela Resolução CFESS nº 273/93, trazem seu bojo os princípios que regem essa profissão,bem como normatizam o exercício profissional. Combase nesse documento assinale a alternativa correta.

A) O/a assistente social em um trabalho multidisciplinartem o dever de relatar todas as informações obtidasno seu atendimento aos/às usuários/as de seusserviços.

B) É vedado ao/à assistente social acatar determinaçãoinstitucional que fira os princípios e diretrizes desteCódigo.

C) Constitui-se como seu direito abster-se, no exercícioda Profissão, de práticas que caracterizem a censura,o cerceamento da liberdade, o policiamento doscomportamentos, denunciando sua ocorrência aosórgãos competentes.

D) É direito do/a assistente social pleitear para si oupara outrem emprego, cargo ou função que estejamsendo exercidos por colega.

E) O/a assistente social pode interferir no trabalho deoutro/a profissional assistente social quando acharque as ações desempenhadas por esse não estão deacordo com o que se espera da instituição em quetrabalha.

Page 14: ASSISTENTE SOCIAL - utfpr.edu.br · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido como exploração de um homem pobre por outro

1414141414 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 39

A Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, criamecanismos para coibir e prevenir a violênciadoméstica e familiar contra a mulher e estabelecemedidas de assistência e proteção às mulheres emsituação de violência doméstica e familiar. A partir doproposto nessa legislação, considere as afirmaçõesabaixo.I) Uma das formas de violência doméstica e familiar

contra a mulher é a violência patrimonial, que podeser definida como qualquer conduta que configureretenção, subtração, destruição parcial ou total deseus objetos, instrumentos de trabalho, documentospessoais, bens, valores e direitos ou recursoseconômicos.

II) Dentre as medidas integradas de prevenção estáa promoção de programas educacionais quedisseminem valores éticos de irrestrito respeito àdignidade da pessoa humana com a perspectiva degênero e de raça ou etnia.

III) Nos casos de violência doméstica e familiar contraa mulher, poderão ser aplicadas penas de cestabásica ou outras de prestação pecuniária, bem comoa substituição de pena que implique o pagamentoisolado de multa.

IV) Quanto às medidas protetivas de urgência àofendida, poderá o juiz determinar o afastamentoda ofendida do lar, sem prejuízo dos direitosrelativos a bens, guarda dos filhos e alimentos.

Estão corretas:A) somente I e II.B) somente II e III.C) somente I, II e III.D) I, II, III e IV.E) somente I, II e IV.

QUESTÃO 40

O documento do CFESS “Subsídios para a atuaçãode Assistentes Sociais na Política da Educação”apresenta elementos para pensarmos a relação doServiço Social com a Educação considerando acomplexidade e diversidade que compõem tal Política.A partir do que pressupõe tal documento, indique aopção correta.

A) A função social da educação apontada pelodocumento é marcada pelas contradições, pelosprojetos e pelas lutas societárias e não se esgotanas instituições educacionais, embora tenha nelas umespaço privilegiado de objetivação.

B) A concepção de educação assinalada no documentodenota sua relação direta com o mercado de trabalho,a qual por estar somente a serviço do capital tem oobjetivo principal de formar força de trabalho paraatender suas demandas, sem perspectivas deapontar para um caminho emancipatório.

C) A educação é o processo através do qual o egoísmopessoal é superado e transformado em altruísmo quebeneficia a sociedade.

D) A educação e o seu processo de socialização sãoos mecanismos básicos para constituição de sistemassociais e manutenção e perpetuação dos mesmos emforma de sociedades. Para sobrevivência do sistema,os indivíduos precisam assimilar e internalizar osvalores e normas que regem o seu funcionamento.

E) Tal como disposto no documento, a educação é vida,desenvolvimento, crescimento. O indivíduo vivendoproporciona ações que se transformam em processoeducativo, e a escola é o meio pelo qual essa interaçãose possibilita.