assistÊncia social cras são pedro melhora novas pontes ... · passarinhos e margaridas. o...

7
Ano XV - Nº 367 14 de novembro de 2007 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ä ASSISTÊNCIA SOCIAL ä SAÚDE Cras São Pedro melhora a qualidade de vida dos moradores n CULTURA - Festa da República deve levar grande público à avenida Gov. Bias Fortes. Página 8 Novas pontes trazem maior tranqüilidade à zona rural Governo Municipal inaugura a nova ponte de Vargem dos Cochos e prioriza recuperação de estradas por onde passa a produção agropecuária da região A chegada da temporada de chuvas este ano não será motivo de preocupação para os mais de 400 moradores da localidade de Vargem dos Cochos. É que no último sábado, o prefeito Martim Andrada inaugurou a nova ponte, que acaba de vez com o medo de ver a produção se perder por causa da queda da ponte. Desde o início da atual gestão, a manutenção das estradas da zona rural e a recuperação de pontes tem sido uma prioridade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente, a Secretaria trabalha na recuperação de duas novas pontes e no patrolamento de várias estradas vicinais. PÁGINAS 6 e 7 A nova ponte foi inaugurada pelo prefeito Martim Andrada na última semana PÁGINA 3 Farmácia Popular já tem computadores PÁGINA 9 ä MEIO AMBIENTE Barbacena cria rede de proteção ao patrimônio natural A preocupação com o meio ambiente é marca da atual gestão, que criou uma Superintendência para cuidar da área, diversos programas de educação ambiental e ações concretas de preservação ambiental. PÁGINAS 4 e 5 ä ESPORTE Governo autoriza início de obras na escola Alberto Vieira PÁGINA 11 JÚLIO BATISTA

Upload: trinhliem

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano XV - Nº 36714 de novembro de 2007

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ä ASSISTÊNCIA SOCIAL

ä SAÚDE

Cras São Pedro melhora a qualidade de vida dos moradores

n CULTURA - Festa da República deve levar grande público à avenida Gov. Bias Fortes. Página 8

Novas pontes trazem maior tranqüilidade

à zona ruralGoverno Municipal inaugura a nova ponte de Vargem

dos Cochos e prioriza recuperação de estradas por onde passa a produção agropecuária da região

A chegada da temporada de chuvas este ano não será motivo de preocupação para os mais de 400 moradores da localidade de Vargem

dos Cochos. É que no último sábado, o prefeito Martim Andrada inaugurou a nova ponte, que acaba de vez com o medo de ver a produção se perder por causa da queda da ponte.

Desde o início da atual gestão, a manutenção das estradas da zona rural e a recuperação de pontes tem sido uma prioridade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente, a Secretaria trabalha na recuperação de duas novas pontes e no patrolamento de várias estradas vicinais. PÁGINAS 6 e 7

A nova ponte foi inaugurada pelo prefeito Martim Andrada na última semana

PÁGINA 3

Farmácia Popular já tem computadores

PÁGINA 9

ä MEIO AMBIENTE

Barbacena cria rede de proteção ao patrimônio naturalA preocupação com o meio ambiente é marca da atual gestão, que criou uma Superintendência para cuidar da área, diversos programas de educação ambiental e ações concretas de preservação ambiental.

PÁGINAS 4 e 5

ä ESPORTE

Governo autoriza início de obras na escola Alberto Vieira

PÁGINA 11

JÚLIO BATISTA

� BARBACENAQuarta-feira, 14 de novembro de 2007 �BARBACENA

Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GOVERNO EM AÇÃO

Fundado pelo prefeito Antônio Carlos Andrada através do Decreto nº 3.173, de 06/01/1993

PREFEITO MUNICIPAL:Martim Francisco Borges de Andrada

SECRETÁRIO DE GOVERNO, COORDENAÇÃO POLÍTICA E GESTÃO ESTRATÉGICA:

José Augusto de Oliveira Penna Naves

Rua Silva Jardim, 340 - Boa MorteBarbacena - Minas Gerais

Tel.: (32) 3339-2035www.barbacena.mg.gov.br

s Colocando em práticaCom o projeto “Horta Escolar”, os alunos da

primeira série da Escola Municipal São Sebastião, do Campestre II vêm aplicando na prática o que aprendem dentro da sala de aula. Além de conhecer mais de perto o ciclo de vida das plantas, os alunos aprendem também sobre os bons hábitos alimentares. Atualmente, eles estão colhendo beterraba, cenoura, couve, alface, almeirão, hortelã e cebolinha, que são utilizados na merenda escolar. Parte da produção da horta é levada para a casa dos alunos, o que ajuda a multiplicar a idéia entre seus familiares.

s Captação de águaA equipe da Secretaria de Infra-estrutura esteve

trabalhando ao longo desta semana na construção de caixas de captação de água na rua Maranhão, no bairro dos Funcionários. Com este trabalho, estará sanando o problema de água que fica acumulada no local, principalmente em dias de chuva.

s Reforço para a limpezaO trabalho de capina e limpeza das ruas de

Barbacena continua a todo vapor. Nesta semana, o bairro dos Funcionários está recebendo as equipes da prefeitura, que contam, inclusive, com o apoio da capinadeira mecanizada, que agiliza ainda mais as ações. Outra equipe trabalha para deixar mais limpas e mais bonitas as ruas do bairro Andaraí.

SÉRGIO MONTEIRO

Inaugurado pelo prefeito Martim Andrada há menos de quatro meses, o primeiro Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Barbacena, localizado no bairro São Pedro, já atende a cerca de 300 famílias carentes da cidade, todas cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Para estas famílias, este atendimento representa uma nova realidade, diferente da vivenciada até então. “A maior carência que estas pessoas têm é em relação a atendimento. Elas necessitam ser escutadas. Antes do Cras, elas não tinham a quem procurar e nem sabiam qual o caminho que deveriam procurar para receberem atendimentos como os que prestamos”, define a coordenadora do Cras, Vanessa Araújo de Oliveira.

O centro atende a famílias do São Pedro e de bairros vizinhos, como Santo Antônio, Guarani, Água Santa, Novo Horizonte, Greenville, Caminho Novo, Santa Efigênia, Novo Horizonte, Santa Luzia, Pontilhão, Passarinhos e Margaridas. O primeiro passo é o cadastro da família e uma visita domiciliar, na qual é constatada a carência

n ASSISTÊNCIA SOCIAL - Cras São Pedro melhora a qualidade de vida dos moradores da região

Assistência eficiente para quem precisados moradores daquela casa. A partir de então, a pessoa é encaminhada a um dos profissionais do centro, de acordo com o diagnóstico inicial. A equipe conta com psicólogos, advogados e assistentes sociais. “Nosso primeiro objetivo é diagnosticar qual a carência do usuário. A partir de então, encaminhamos para o profissional da área”, define Vanessa.

Além destes atendimentos, o centro oferece ainda opções de lazer, que vão desde cursos de biscuit, tricot e bijuterias até atividades desportivas, como a escolinha de futebol, iniciada recentemente. Nestes casos, a coordenação conta com o apoio de voluntários, como os acadêmicos do curso de Educação Física da Unipac. “Antes de entrar na escolinha, eu ficava o dia inteiro vendo televisão”, atesta Washington Carlos Couto de 15 anos, morador do Água Santa. As aulas acontecem em um campo de futebol próximo à sede do Cras e são voltadas para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos. Em pouco mais de um mês, já existem cerca de 200 crianças inscritas e em breve terão início as escolinhas de vôlei, basquete e handebol.

Os cursos de bijuteria também

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CRAS SÃO PEDRO

ä Acompanhamentos profissionais

n Atendimento jurídico - todos os dias, na parte da manhã;n Atendimento psicológico - segunda, terça e quarta, de manhã e à tarde;n Acompanhamento da assistente social - terça, quarta e quinta, de manhã e à tarde.

ä Atividades físicas, educativas e recreativas

n Cursos de biscuit, decopagem, tricot e bijuterias;n Aulas de futebol (em breve, vôlei, basquete e handebol);n Grupo da terceira idade;n Projeto de reciclagem ambiental (em fase de criação).

Antes de entrar na escolinha, eu só jogava futebol na minha

rua. Agora, tenho um lugar para treinar e para fazer

novas amizades

Marcos Vinícius da Silva aluno da escolinha de futebol do Cras

vieram ocupar o tempo ocioso de Maria Aparecida dos Santos Silva. “Resolvi procurar alguma coisa para fazer, pois ficava só vendo televisão”, conta ela, que já criou algumas peças para vender com os conhecimentos adquiridos. A estrutura do Cras é utilizada também para atividades com o grupo da terceira idade. Pelo menos duas vezes por semana, o grupo participa de atividades físicas e recreativas na sede do Centro de Referência. Para participar das atividades, as pessoas

precisam apresentar atestado médico.

Implantado pela atual administração, o Cras deve ser levado a outros bairros da cidade. Já existe um outro estruturado, no bairro Nova Cidade, que deve ser inaugurado em breve e pelo menos outros dois devem sair do papel já no próximo ano, reforçando a preocupação do Governo Municipal com a assistência social, uma prioridade do prefeito Martim Andrada desde que assumiu a prefeitura, em 2005.

n OPINIÃO DE QUEM USA

Acho muito interessante o curso. A gente aprende a fazer coisas bonitas e fica muito feliz quando vê uma

pulseira ou um brinco pronto

Thaís Carvalho Fariaaluna do curso de bijuterias do Cras

Vi um bilhete aqui na porta e resolvi me inscrever no curso de bijuterias. Já

comecei a fazer pulseiras e brincos para vender

Bianca Elisa Araújo da Silva aluna do curso de bijuterias do Cras

Cerca de 200 crianças e adolescentes já se inscreveram nas aulas de futebol oferecidas pelo Cras

Para a coordenadora do Cras, Vanessa Araújo, o serviço preenche uma lacuna existente no atendimento a famílias carentes

s Dia do LivroNo último dia 30, a Escola Municipal Crispim

de Paula Nésio comemorou o Dia do Livro. Várias atividades movimentaram a instituição. O momento mais esperado foi a entrega do livro montado pelos alunos da 1ª série do Ensino Fundamental. Para a diretora Dardânia Araújo Tojo, este tipo de atividade leva o aluno a se interessar mais pelos estudos. “Os alunos estão totalmente motivados e felizes com o resultado”, comentou.

s Captação de recursosO Sebrae, em parceria com a Assessoria

Municipal de Fomento Econômico, ofereceu um curso de elaboração de projetos para a captação de recursos para servidores públicos municipais. O curso foi ministrado por Cássio Duarte, Jefferson Amaral e Brenner Lopes, no escritório regional do Sebrae e teve a participação de funcionários das prefeituras de Barbacena, Ouro Branco, Barroso e Senhora dos Remédios. O mesmo curso também está sendo oferecido a todos os municípios que se inscreveram no programa Prefeito Empreendedor do Sebrae.

s Cultura brasileiraA coordenadora do Programa Tim ArtEducAção

em Minas Gerais, Virgínia Lúcia Bittencourt Moura, esteve em Barbacena no início do mês, para conhecer de perto as oficinas patrocinadas pelo programa, realizado em Barbacena numa parceria com o Governo Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura “Professor Agenor Soares de Moura”. A coordenadora também orientou os oficineiros para a mostra 2007, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h00, no auditório do Colégio Estadual. O tema da mostra, que inclui apresentações de dança, música e teatro, será a diversidade cultural do país.

s Meio AmbienteO vice-prefeito Jairo Toledo se reuniu, no dia

1º, com representantes de diversos segmentos da sociedade para tratar da realização da III Conferência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata, que acontecerá em Barbacena, no dia 4 de dezembro. A conferência fará parte das comemorações pelos dois anos da Sala Verde “Loucos pelo meio ambiente”. Participaram da reunião, no gabinete do vice-prefeito, o diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Renato Quintino; a assessora da Semad, Sabrina Accioly; o representante da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata, Jaime Fonseca; o secretário do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema), Romeu Fernandes; o tenente Carlos Henrique da Silva, da 13ª Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito da PM e o presidente da Associação Juventude Verde, Mahananda Vargas. Uma outra reunião aconteceu na terça-feira, 13, também no gabinete do vice-prefeito, que está à frente da organização do evento.

s ExposiçãoO grupo Doidos por Arte apresenta novos

talentos barbacenenses à sociedade, em uma exposição que foi aberta nesta terça-feira, 13, no restaurante Chez Lichea. Os trabalhos ficarão expostos até 9 de dezembro, de terça a sábado, a partir das 19 horas e aos domingos no horário de almoço. Participam da exposição Evandro Cruz, Ângela Zanetti, Carmem Baumgratz, Clerton Bissulle, J. G. Heleno, Maria de Lourdes Marra, Richard Bertolin, Washington Barra e Yolanda Laureano.

CÉSAR CARNEIRODIVULGAÇÃO JÚLIO BATISTA

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

JÚLIO BATISTA

FOTOS CÉSAR CARNEIRO

� BARBACENAQuarta-feira, 14 de novembro de 2007 �BARBACENA

Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

MÁRCIO CLEBER

Muito se tem discutido nos últimos anos sobre os efeitos do aquecimento global na vida do planeta. Nas escolas, bares, clubes, jornais e programas de TV, todos falam da necessidade de adotarmos práticas ambientalmente responsáveis em nossa vida rotineira. Em Barbacena, o Governo Municipal já passou das discussões teóricas para as ações concretas e implementou uma série de medidas complementares de preservação de nosso patrimônio natural. Além de garantir para as futuras gerações um meio ambiente equilibrado, o prefeito Martim Andrada entende que “investir em meio ambiente é investir na saúde e na qualidade de vida do cidadão”, explica o prefeito.

A gestão ambiental é, na verdade, uma das marcas desta administração. Logo após ter tomado posse, o prefeito Martim Andrada determinou, de forma inédita no município, a criação da Superintendência de Meio Ambiente no Demasa, que atua como órgão executor do Sistema Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento

n MEIO AMBIENTE - Ações concretas do Governo Municipal ajudam a preservar o equilíbrio ambiental do município

Governo cria rede de segurança ambiental em Barbacena

Na atual gestão, o Governo Municipal, em parceria com a comunidade, já providenciou o plantio de mais de 3.400 árvores na cidade

Sustentável. “Mas não adianta apenas criar a Superintendência. É necessário implementar uma série de medidas que, juntas, formem uma rede de segurança ambiental para o município”, explica Martim.

A parceria com a Copasa, por exemplo, é uma das medidas que vão ajudar a compor esta rede em Barbacena. A Copasa é reconhecida em todo o país pela sua excelência na área ambiental e toda a sua experiência e tecnologia de preservação agora serão disponibilizados à nossa população. Além disso, diz o prefeito, os investimentos que serão feitos em tratamento de esgoto vão habilitar Barbacena a receber o ICMS Ecológico, que só é concedido àqueles municípios que conseguem encaminhar soluções para os problemas relacionados ao saneamento básico.

A Superintendência de Meio Ambiente será a responsável por fazer a mediação dos trabalhos ambientais da Copasa junto à comunidade, além de cumprir outra série de ações institucionais. Através dela, por exemplo, o Poder Público Municipal assumiu a responsabilidade das análises dos processos de licenciamento

ambiental, até então executadas pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

AÇÕES CONCRETASA Superintendência

também promove ações de educação ambiental, dá pareceres técnicos sobre poda ou corte de árvores e realiza estudos ambientais nos mais importantes ecossistemas do município. Mas a preocupação com o meio ambiente também

já pode ser vista nas ações rotineiras de todas as secretarias de Governo. É o caso, por exemplo, da secretaria de Infra-estrutura e Política Urbana, que realiza estudos de impacto ambiental, em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente, antes do início de todas as grandes obras.

A Superintendência também realiza vários trabalhos em parceria com o Instituto Estadual de Floresta (IEF), com o Codema,

com a Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar e com as universidades. O Governo Municipal também tem participação direta no Conselho Gestor da Reserva Biológica do distrito de Pinheiro Grosso.

A atuação da Superintendência é mais visível quando projetos envolvem diretamente a população. É o caso, por exemplo, da nova regra para o corte de árvores na cidade. Para garantir que Barbacena continue sendo uma cidade com boa quantidade de área verde, a Superintendência determinou que para cada árvore cortada no município, o cidadão deve fazer a doação de até cinco mudas de árvores, que serão plantadas em outra área da cidade. Ao receber uma solicitação de corte, a Superintendência analisa todas as alternativas e quando o corte é realmente necessário, concede a autorização exigindo a doação das mudas.

Desde a implantação desta regra, já foram doadas 160 mudas, que estão sendo utilizadas na arborização do município, que, na atual gestão, já promoveu o plantio de mais de 3.400 árvores em toda a cidade.

“Esperamos com essa ação garantir a permanente expansão das áreas verdes do município, tornando a cidade mais agradável para todos. Além disso, a medida contribui para a redução do efeito estufa e fomenta o processo de educação ambiental junto aos cidadãos”, declarou Nelson Fontes, superintendente municipal de Meio Ambiente.

Outra preocupação da Superintendência é incluir Barbacena nas discussões ambientais que ocorrem em todo o Estado. Na atual gestão, a cidade já foi sede do I Encontro Regional de Meio Ambiente do Campo das Vertentes e Zona da Mata, do I Seminário Regional sobre o Rio das Mortes e da Conferência Regional de Meio Ambiente. Alunos da Escola Municipal Alberto Corrêa demonstram como é feita a coleta seletiva

Inaugurada:

Outubro de 2005

Público atingido:

6.487 pessoas

Temas mais procurados para palestras:

Recursos Hídricos, Compostagem, Reciclagem e

Saneamento sobre o Rio das Mortes

Nº de livros:

400

USINA DE RECICLAGEM – Funcionando há oito meses, a usina já separou quase 300 toneladas de lixo reciclável, que deixaram de ser jogadas no meio ambiente. Na segunda-feira, dia 5, foram leiloados no Aterro Sanitário 170 toneladas de materiais recicláveis. Foi o segundo leilão realizado este ano. Com esta atividade, aumenta-se a vida útil do aterro sanitário.

ECOPONTO – Hoje, Barbacena tem funcionando no Aterro Sanitário um galpão ecologicamente correto, onde são depositados os pneus velhos, fora de uso. Eles são encaminhados para o local pelas borracharias, lojas de recauchutagem e pelos próprios motoristas. Uma conquista que veio depois de um convênio assinado com a Associação Nacional das Indústrias Pneumáticos (Anip). Ela é a responsável em recolher no ecoponto os pneus e dar a eles um destino correto, que não prejudique o meio ambiente.

PROGRAMAS RECICLAGEM E O LIXO NO LUGAR CERTO – Para desenvolver um trabalho de educação

Quando se pensa em meio ambiente, é fundamental investir na formação de hábitos ambientalmente sustentáveis das novas gerações. É este o objetivo do projeto “Sala Verde”, implantado graças à parceria entre o Governo Municipal e o Ministério do Meio Ambiente. O trabalho de educação ambiental desenvolvido pelas equipes do projeto envolvem principalmente crianças e adolescentes. Além de receber alunos em sua sede, o projeto também realiza um trabalho itinerante nas escolas e instituições interessadas na preservação ambiental. Nessas ações, que já contemplaram a um público de quase 7 mil pessoas, a teoria e a prática sempre caminham juntas e grande parte das atividades é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Quando recebe visita de algum grupo em sua sede, o projeto Sala Verde realiza palestras e oficinas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso racional dos recursos naturais. As oficinas sempre utilizam materiais reciclados na produção de obras de arte ou

Sala Verde investe nas novas gerações

Ações práticas para preservar o meio ambiente

Na semana passada foi realizado mais um leilão de material reciclável, que evita o desperdício e prolonga a vida do aterro sanitário municipal

ambiental dentro das escolas municipais, o Demasa instalou dentro das instituições cestas de coleta seletiva. Para ensinar as crianças e até mesmo os adultos que a limpeza urbana e o meio ambiente preservado são responsabilidade de todos, o Demasa criou o “Limpito”, um mascote em forma de cesta, que visita escolas e instituições.

LIMPEZA URBANA – É uma ação de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Com a terceirização do setor a limpeza, a coleta de lixo está mais constante, evitando que o lixo fique jogado pelas ruas. Na área central da cidade foram colocados 152 contêineres para evitar que o lixo vá para o lugar errado.

NAS ESCOLAS – As escolas de Barbacena, principalmente da rede municipal, realizam durante todo o ano trabalhos de preservação ambiental, através de parcerias com várias instituições que mantêm projetos permanentes. É o caso, entre outros, dos projetos “Semeando”, “Agrotóxico é coisa séria” e “Lixo e reciclagem”.

mesmo de utensílios para casa. Trata-se de um momento de descobertas, que, em geral, seduz todos os participantes, sejam crianças ou adultos.

Batizada de “Loucos pelo Meio Ambiente”, a Sala Verde de Barbacena também tem se transformado em um verdadeiro local para pesquisas relacionadas ao meio ambiente. Muitos alunos e universitários procuram a biblioteca do projeto, composta por mais de 400 títulos diferentes, para fazer consultas sobre as grandes questões da preservação ambiental. A parceria com a comunidade vai mais além e várias empresas de Barbacena, reconhecendo a importância da educação ambiental, já fizeram doação de equipamentos para fortalecer a atuação da equipe. Além disso, o projeto também tem participação direta na organização dos eventos municipais, como nas comemorações do Dia Municipal do Meio Ambiente, o Dia Mundial da Água e o Dia da Árvore e sempre está representando o município em eventos em outras cidades.

Usina de Reciclagem

SALA VERDE

FOTOS ARQUIVO

CÉSAR CARNEIRO

DIVU

LGAÇ

ÃO

� BARBACENAQuarta-feira, 14 de novembro de 2007 �BARBACENA

Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Ainda bem que estamos com uma nova ponte. Assim, poderemos trabalhar com mais tranqüilidade, pois não precisamos mais ficar

preocupados com o período de chuvas, que está chegando. Nosso grande medo era ficarmos ilhados e com nossas mercadorias paradas

Odorico de Oliveira Mendesagricultor familiar

n INAUGURAÇÃO – Nova ponte em Vargem dos Cochos traz mais segurança e garante a sobrevivência econômica da maioria dos 400 moradores da região

Governo leva tranqüilidade à zona ruralMÁRCIO CLEBER

A chegada da temporada de chuvas sempre foi motivo de preocupação para os cerca de 400 moradores da localidade de Vargem dos Cochos, no distrito de Senhora das Dores. É que as chuvas comprometem o trânsito nas estradas da região e a antiga ponte que cortava a estrada estava, há tempos, ameaçada pela ação das águas. Este ano, contudo, vai ser diferente. A ponte, que antes era um problema, agora é motivo de comemoração. No sábado, dia 10, o prefeito Martim Andrada inaugurou, juntamente com sua equipe e os moradores, a nova ponte de Vargem dos Cochos, que foi batizada de ponte Major José Onésimo de Abreu, em homenagem a um antigo morador da região.

Na construção da ponte foram utilizados três tubulões de 8 metros de comprimento de 2,80 de largura, doados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. A

obra foi realizada graças à ação rápida da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que substituiu a antiga ponte danificada pelas chuvas no início deste ano, evitando que a comunidade ficasse ilhada e a produção agrícola, base da economia da região, deixasse de ser escoada.

Economia passa pelas estradas vicinais

Grande parte da economia do município de Barbacena depende da produção de hortifrutigranjeiros, fruticultura, pecuária, olericultura, avicultura, além das tão conhecidas rosas e flores. Por isso, a conservação das pontes e estradas rurais é considerada prioridade estratégica do Governo Municipal, que, nos últimos três anos, tem garantido o rápido escoamento da produção, através da ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em muitas situações, a solução dos problemas nas estradas vicinais envolve a parceria com outros órgãos de governo ou até mesmo com a própria comunidade.

O trabalho de manutenção não se resume somente ao patrolamento, colocação de cascalho, construção de rede de captação de água pluvial, aumento do nível das estradas. A Secretaria de Agricultura também vem trabalhando na preservação das pontes, que são de extrema importância para a população rural. Só este ano o Governo Municipal já entregou para moradores das comunidades rurais duas pontes: a de Vargem dos Cochos e a que dá acesso às comunidades do Jacob e Violetes, inaugurada em agosto. A obra foi orçada em R$ 174 mil e normalizou a vida da população.

De acordo com o secretário Richard Rebouças, atualmente há outras obras importantes em andamento. Entre elas, a recuperação da ponte do Cosme, que vai exigir a aplicação de 200 metros de massa asfáltica. Antes, foi realizada uma drenagem de aproximadamente 90 metros e aumento do nível da estrada. A Secretaria também está trabalhando no patrolamento, encascalhamento e construção de captação de água com manilhas na localidade do Ponto Chique. Já na Colônia Rodrigo Silva, a prioridade é a recuperação de uma ponte, enquanto no Ponto Novo, na região do distrito de Padre Brito, estão quase concluídas as obras de patrolamento e encascalhamento.

O secretário lembrou ainda que as estradas da zona rural não são importantes apenas pelo aspecto econômico, mas interferem diretamente na qualidade de vida das comunidades. Pelas estradas rurais circulam, diariamente, quase 100 veículos escolares, transportando aproximadamente 2.500 alunos. “Garantir a segurança dessas crianças é outro motivo que torna a manutenção de pontes e estradas prioridade estratégica”, disse o secretário.

“Uma obra dessa significa mais que uma simples passagem de veículos. Ela é também garante acesso à saúde, à educação, movimenta a economia e garante a sobrevivência de toda uma comunidade”, destacou o prefeito Martim Andrada.

A emoção tomou conta dos familiares do Major José Onésimo

no momento da inauguração. “Nós, da família do Major Onésimo, estamos muito felizes com a homenagem. Durante o tempo que viveu nesta região, ele prestou muitos serviços à comunidade, trabalhando como advogado”, disse Terezinha de Abreu, filha do homenageado.

n AGRICULTORES COMEMORAM NOVA PONTE

A nossa grande preocupação era com a ponte, porque a que existia estava ficando cada vez

mais precária. Agora, nós agricultores, estamos mais tranqüilos. Vamos poder escoar nossas

mercadorias com mais segurança. Sem essa ponte ficamos ilhados

Cecília Aparecida da Silva Costa, agricultora, presidente da Organização dos

Produtores Rurais e Amigos da Vargem dos Cochos

Uma estrada arrumada e uma ponte boa, é tudo que nós da zona rural precisamos para

poder transportar nossos produtos. Agora nossa preocupação é bem menor, principalmente no período das chuvas

Éder Carpegiane agricultor

PRODUÇÃO LOCALIDADE VARGEM DOS COCHOS

Leite

600 litros por diaHortifrutigranjeiros

1.000 toneladas por anoFrango de corte

18 mil cabeças criadas a cada 60 dias

ESTRADAS QUE JÁ RECEBERAM MELHORIAS EM 2007

Campestre I, Costa, Pedreira Franco, Senhora das Dores, Açude, Torres Morro do Banana, Palmital, Capelinha, Campestre II, Lavrinha, Fazenda Princesinha da Mantiqueira, Vargem Grande, Estiva, Grota da Pedra, Vargem dos Coxos, Costas, Morais, José Luiz. Colônia Rodrigo Silva, Cala Boca, Pinheiro Grosso, Padre Brito e Fazenda Campo Verde, Clínica Mantiqueira, Froxa Negra, Barro Preto e Mendonça.

SERVIÇOS EM ANDAMENTO NAS ESTRADAS

n Ponte do Cosme - recuperação de 200 metros da massa asfáltica, drenagem de 90 metros e aumento do nível da estrada. n Ponto Chique - Patrolamento, encascalhamento e captação de água com manilhas n Colônia Rodrigo Silva – recuperação de uma ponten Ponto novo, distrito de Padre Brito – patrolamento e encascalhamento

FOTOS JÚLIO BATISTA

O prefeito Martim Andrada corta a fita inaugural ao lado de autoridades e populares

A conservação de pontes e estradas rurais é prioridade do Governo Municipal

A nova ponte traz mais segurança para os 400 moradores da região

� BARBACENAQuarta-feira, 14 de novembro de 2007 �BARBACENA

Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

MÁRCIO CLEBER

Enquanto para muitas pessoas da terceira idade a falta de atividades faz a vida perder o sentido, para um grupo de mais de 60 pessoas, do distrito de Senhora das Dores, a chegada terceira idade trouxe oportunidades de diversão e de fazer novos amigos. Em atuação desde 2006, o grupo é coordenado pela equipe da Estratégia de Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende ao distrito.

Uma vez por mês, o grupo se reúne para participar de várias atividades. Neste mês, o grupo participou de uma excursão à Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, no dia 7. Animação não faltou durante a viagem. Para muitos, conhecer o lugar onde viveu Santos Dumont, o pai da aviação, foi a realização de um sonho, como para

n SAÚDE – Mais de dois mil medicamentos serão vendidos à população com preços até 90% mais baixos

Farmácia Popular já tem computadores

Criação

Junho de 2004Cidades potencialmente beneficiadas

+ de 70 mil habitantesNº de cidades onde já existem farmácias operando

37

MÁRCIO CLEBER SÉRGIO MONTEIRO

Mais um passo na montagem da Farmácia Popular de Barbacena foi dado esta semana. O técnico Eduardo Machado Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esteve na cidade instalando os computadores que serão utilizados na farmácia. Serão dois na área do caixa, três no atendimento, um no setor de administração e um no de serviços.

Todas as sete máquinas estarão interligadas em rede com a Fiocruz. Assim, a instituição acompanhará diariamente toda a movimentação da farmácia, verificando o estoque, a parte de contabilidade e outros serviços. As pessoas que trabalharão na farmácia passaram por um treinamento de dois dias com o próprio técnico para conhecerem o

funcionamento do sistema.

A Farmácia Popular chega a Barbacena após muitos anos de espera, graças à articulação do prefeito Martim Andrada junto ao Governo Federal, que contou com o apoio da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Saúde. A Farmácia funcionará ao lado da Policlínica Municipal de Referência, no bairro Vilela. Assim que for inaugurada, em dezembro, estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

SERVIÇOO programa

Farmácia Popular do Brasil atende a toda a população e é dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios. Os usuários das farmácias populares recebem atendimento personalizado, realizado

por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

A única condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Essa exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.

Hoje o programa facilita o acesso a uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino. São remédios da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Os produtos das Farmácias Populares representam mais de duas mil apresentações disponíveis no mercado.

n QUALIDADE DE VIDA - Grupo de terceira idade de Senhora das Dores possui mais de 60 integrantes

Mais saúde na terceira idadeJosefina Maria dos Santos. “Sempre tive vontade de conhecer a tão famosa casa de Santos Dumont. Hoje, sinto-me muito feliz”, declarou.

A vida de muitas pessoas mudou muito depois que o grupo foi criado. “Eu era uma mulher triste e quase não saía de casa. Atualmente sou uma mulher renovada”, destacou Maria das Dores Campos Ribeiro ressaltando as maravilhas que foi a viagem para Cabangu.

Segundo a coordenadora da UBS, a enfermeira Daise Lúcide Barbosa Leite, o trabalho que procuram desenvolver com o grupo visa resgatar a vida social dessas pessoas, promover atividades voltadas para o lazer, para a educação cultural, tudo isso com o objetivo de promover a saúde dessas pessoas.

3 Honório ArmondJá está agendado para o

Centro Ferroviário de Cultura – Cefec – o lançamento do livro “Honório Armond: o príncipe dos poetas mineiros”, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura “Professor Agenor Soares de Moura”. A organizadora da obra é Zenaide Viera Maia, presidente da Fundac. A data, provavelmente, será dia 6, uma quinta-feira. A obra está sendo impressa na Editora e Gráfica Cidade de Barbacena e reúne poemas e fotos do poeta, além de textos de intelectuais barbacenenses sobre sua vida e obra, com prefácio do prefeito Martim Andrada.

3 Recurso ao IEPHA-MGSerá no dia 20 de novembro, em Belo Horizonte, na sede do IEPHA-

MG, o julgamento do recurso impetrado pelo município de Barbacena sobre a pontuação do ICMS Cultural relacionado à preservação do patrimônio barbacenense. Mesmo tendo obtido a segunda maior pontuação desde a criação da lei, a expectativa é de que o recurso seja aceito e a pontuação aumente. Quem vai representar o município é o secretário do Conselho do Patrimônio, Wilton de Souza Ferreira, com as arquitetas Mônica Olender e Fabiana Tavares, da Permear.

3 Jardim do GloboEstá em ritmo acelerado a revitalização da Praça Conde de Prados, nome

em homenagem ao médico Camilo Maria Ferreira Armond (1815-1882), mas conhecida também como Jardim do Globo. O espaço público, um dos mais importantes da cidade e dos poucos no Brasil considerado como “jardim suspenso”, está sendo completamente revitalizado, desde a pintura até mesmo os cuidados de ajardinamento. O jardim é tombado pelo patrimônio municipal e deve ser indicado em breve para tombamento estadual.

3 Museu MunicipalFalta apenas a liberação da verba de R$ 30 mil para o início da reforma

de parte do telhado do Museu Municipal, localizado no Jardim do Globo. Toda documentação já foi enviada e o projeto da reforma é de autoria do arquiteto André Grossi. A verba foi obtida através de concurso do Fundo Estadual de Cultura, com o projeto sendo elaborado pela equipe técnica da Fundac e Conselho do Patrimônio Cultural, sendo escolhido entre dezenas de concorrentes.

3 Boa MorteMuito elogiado, por quem foi homenagear os seus mortos no Dia de Finados,

o trabalho realizado no Cemitério de Nossa Senhora da Boa Morte. O local, que possui inúmeros jazigos de grande valor arquitetônico e histórico, como os túmulos do Padre-Mestre Correia de Almeida e do Barão de Pitangui, entre muitos outros, foi completamente revitalizado. O trabalho foi realizado pelo Governo Municipal, através da Administração de Cemitérios.

3 ExposiçãoFoi bastante prestigiada pelos barbacenenses a exposição dos alunos da

professora de arte Maristela Guedes. Os trabalhos foram expostos na Galeria do Centro Ferroviário de Cultura - Cefec, mantido pela Fundac. Maristela Guedes é integrante do Grupo Doidos por Arte.

O Governo Municipal, através da Cenatur, vai

promover no dia 15, quinta-feira, feriado nacional, a Festa da República. O evento, que promete reunir um grande público na avenida Governador Bias Fortes, em frente ao Demasa, é destinado a pessoas de todas as idades. Na atual gestão do Governo Municipal, o local tem sido transformado em um novo espaço para realização de festas populares, como o Carnaval.

Segundo Flávio Borges, vice-presidente da Cenatur, a festa vai começar às 14h00 e só deve terminar por volta das 22h00. “Queremos que as famílias barbacenenses se divirtam e passem um feriado com alegria, tanto as crianças

n DIVERSÃO - Shows musicais e atrações infantis vão garantir a diversão

Governo promove Festa da República

quanto os adultos”, disse ele. Além de garantir as atrações, a Cenatur também preparou, junto com a Polícia Militar, um esquema para garantir a segurança e a tranqüilidade durante todo o evento.

A festa vai começar com muito som mecânico e sucessos musicais atuais. Durante toda a tarde haverá recreação infantil, com diversos brinquedos gratuitos, além de show com palhaços, barraquinhas e pipoca. Por volta das 17h00, a Banda Ellus sobe ao palco para mostrar o seu som. Em seguida, será a vez da Banda Malandragem do Samba.

ROCK SOLIDÁRIOMas a animação

neste feriado não fica apenas por conta da Festa da República.

Na quinta-feira, também acontece mais uma edição do Rock Solidário, evento musical que já se tornou uma referência entre os roqueiros barbacenenses e da região. O evento, que tem incentivo do Governo Municipal, tem caráter filantrópico. Para entrar, o público paga ingresso de R$ 5 e doa um quilo de alimento não-perecível, para a Sociedade São Vicente de Paulo e Associação Barbacenense de Ação contra a Aids – ABAA.

Entre as bandas que vão participar da sexta edição do evento, que começa às 19 horas, no Automóvel clube, estão Véi Ranzinza, Tróia, Psicose, Primo Itt (Juiz de Fora), Kaska Grossa (Rio de Janeiro), Warfx (Rio de Janeiro), Burro Manco e Mellon Chipp.

NOTAS

FARMÁCIA POPULAR EM MINAS

ARQUIVO JÚLIO BATISTA

DIVULGAÇÃO

A avenida Governador Bias Fortes tem se tornado palco das festividades do município

O técnico da Fiocruz, Eduardo Magalhães, instalou os computadores na última semana

O grupo participou de uma excursão à Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, na última semana

10 BARBACENAQuarta-feira, 14 de novembro de 2007 11BARBACENA

Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PORTARIAS ASSINADAS PELO EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL

Portaria nº 11.602 - O Prefeito do Município de Barbacena, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 7, de 28 de fevereiro de 2005; Resolve: Exonerar, a pedido, Lorena Saraiva Felipe, do Cargo de Provimento em Comissão de Coordenador de Divi-são de Comunicação, símbolo SVC-3, da Diretoria de Cultura, na Fundação Municipal de Cultura “Prof. Agenor Soares de Moura” – Fundac, com efeito retroativo a 22 de outubro de 2007. Barbacena, 31 de outubro de 2007. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

Portaria nº 11.603 - O Prefeito do município de Barbacena, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis vigentes e na forma do artigo 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; Resolve: 1 – Designar para compor o Quadro das Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir desta data, as seguintes Diretoras: Escola Municipal “Joaquim Augusto da Silva” Diretora: Carmem Lúcia Satyro de Souza Silva - Escola Municipal “Jovelino Jacinto Furtado” Diretora: Ilza Maria de Freitas Ferreira - Escola Municipal “Lia Salgado” Diretora: Maura da Silva Rodrigues Moura – Escola Municipal “Tony Marcos de Andrade” Diretora: Adele Márcia Costa Paiva. Barbacena, 12 de novembro de 2007. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal........................................................................................................

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO E AMBIENTE E SANEAMENTO

Diretor: José Carlos Menezes Pinheiro

O Diretor Geral do DEMASA, no uso das atribuições de seu Cargo e de conformidade com o disposto no artigo 86 da Lei nº3.245/95, Resolve autorizar o gozo de férias regulamentares e férias-prêmio aos servidores abaixo relacionados:João Bosco Augusto Filho, matrícula nº27, ocupante do cargo público de Fiscal/Leitu-rista, referente ao período de aquisição compreendido entre 01.11.06 a 31.10.07 a partir de 26.11.2007; Tarcísio Caetano da Silva, matrícula nº46, ocupante do cargo público de Operador de Rede, referente ao período de aquisição compreendido entre 02.08.06 a 01.08.07 a partir de 01.11.07; José do Carmo Muniz, matrícula nº53, ocupante do cargo público de Operador de Esgoto, referente ao período de aquisição compreendido entre 21.10.06 a 20.10.07 a partir de 05.11.2007; Oliveira Sebastião Cimino, matrícula nº85, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de aquisição compreendido entre 23.02.05 a 22.02.06 a partir de 01.11.2007; João Maximiano Moreira, matrícula nº96, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de aquisição compreendido entre 22.08.05 a 21.08.06 a partir de 01.11.2007; Carlos Menezes Cirino do Nascimento, matrícula nº108, ocupante do cargo público de Encarregado, referente ao período de aquisição compreendido entre 12.08.06 a 11.08.07 a partir de 05.11.2007; 07 – José Pereira de Souza, matrícula n º 139, ocupante do cargo público de Calceteiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 13.04.04 a 12.04.05 a partir de 01.11.2007; Márcio Cimino Campos, matrícula nº189, ocupante do cargo público de Bombeiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.06.06. a 07.06.07 a partir de 01.11.07; Milton Alves Moreira, matrícula nº190, ocupante do cargo público de Encarregado, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.06.07 a 07.06.07 a partir de 05.11.07; Jorge Raimundo Caetano Vaz, matrícula nº201, ocupante do cargo público de Porteiro, referente ao período de aquisição com-preendido entre 22.05.07 a 21.05.07 a partir de 15.10.07; Walmir Moreira da Silva, matrícula nº209, ocupante do cargo público de Auxiliar de Operador de Máquinas, referente ao período de aquisição compreendido entre 29.06.05 a 28.06.06 a partir de 01.11.07; Antônio Evangelista do Nascimento, matrícula nº211, ocupante do car-go público de Bombeiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 29.06.05 a 28.06.06 a partir de 05.11.07; Adilson Batista Ferreira, matrícula nº226, ocupante do cargo público de Mecânico, referente ao período de aquisição compreen-dido entre 07.06.06 a 06.06.07 a partir de 09.11.07; Francisco Moreira, matrícula nº241, ocupante do cargo público de Bombeiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 13.09.06 a 12.09.07 a partir de 05.11.07; José Carlos de An-drade, matrícula nº249, ocupante do cargo público de Gari, referente ao período de aquisição compreendido entre 01.12.05 a 30.11.06 a partir de 05.11.07; Eurico Medeiros da Silva, matrícula nº273, ocupante do cargo público de Trabalhador Braçal, referente ao período de aquisição compreendido entre 01.01.06 a 31.12.07 a partir de 05.11.07; Cláudio Augusto Esteves Ribeiro, matrícula nº276, ocupante do cargo público de Motorista, referente ao período de aquisição compreendido entre 03.01.06 a 02.01.06 a partir de 05.11.07; Alexandro Caetano Vaz, matrícula nº312, ocupante do cargo público de Auxiliar de Serviços TCP II, referente ao período de aquisição compreendido entre 01.06.06 a 31.05.07 a partir de 05.11.07; José Maria Damas-ceno, matrícula nº313, ocupante do cargo público de Operador de Bomba, referente ao período de aquisição compreendido entre 12.06.06 a 11.06.07 a partir de 01.11.07; Elisângela Tavares Dias Tonussi, ocupante do cargo público de Auxiliar de Escritório, referente ao período de aquisição compreendido entre 01.04.06 a 31.03.07 a partir de 05.11.07; Raimundo Leonardo dos Reis, matrícula nº759, ocu-pante do cargo público de Pedreiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Jorge André Papa Constantino de Campos, matrícula n º 777, ocupante do cargo público de Bombeiro, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Rodrigo José Martins Guadalupe, matrícula nº792, ocupante do cargo do cargo públi-co de Motorista, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 01.11.07; Ailton José Neves do Nascimento, matrícula nº796, ocupante do cargo público de Gari, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.05 a 07.07.06 a partir de 05.11.07; Carlos Augusto de Lima, matrícula nº801, ocupante do cargo público de Gari, referente ao período de aquisição compre-endido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Lindaura Maria José de Paula, matrícula nº821, ocupante do cargo público de Trabalhador Braçal, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.05 a 07.07.06 a partir de 05.11.07; Marlene Ferreira Mapa, matrícula nº829, ocupante do cargo público de Trabalhador Braçal, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Werley Henrique da Silva, matrícula nº875, ocupante do cargo público de Servente, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 01.11.07; José Ely de Oliveira, matrícula nº880, ocupante do cargo público de Servente, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Moisés Cândido Martins, matrícula nº884, ocupante do cargo público de Servente, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.05 a 07.07.06 a partir de 01.11.07; Orlando de Souza Dias da Costa, matrícula nº922, ocupante do cargo público de Servente, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.06 a 07.07.07 a partir de 05.11.07; Sebastião José Ferreira, matrícula nº927, ocupante do cargo público de Servente, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.07.05 a 07.07.06 a partir de 01.11.07; Alexsandro Furtado, matrícula nº975, ocupante do cargo público de Fiscal, referente ao período de aquisição compreendido entre 04.11.06 a 03.11.07 a partir de 05.11.07; Marcos José Mendes, matrícula nº1033, ocupante do cargo pú-blico de Auxiliar de Serviços TCP I, referente ao período de aquisição compreendido entre 08.03.06 a 07.03.07 a partir de 21.11.07; Jairo Herculano da Silva, matrícula nº1194, ocupante do cargo público de Coordenador, referente ao período de aquisição compreendido entre 20.07.06 a 19.07.07 a partir de 05.11.07. Cláudio Benício San-tos, matrícula nº12, ocupante do cargo público de Auxiliar de Serviços TCP I, referente ao período de 60 dias de férias-prêmio a partir de 01.11.07; Wenceslau Germano Martins, matrícula nº19, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referen-te ao período de 30 dias de férias-prêmio a partir de 01.11.07; Roberto José dos Santos, matrícula nº20, ocupante do cargo público de Auxiliar de Serviços TCP I, refe-rente ao período de 60 dias de férias-prêmio a partir de 60 dias; Paulo Roberto Ferrei-ra, matrícula nº42, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de 30 dias de férias-prêmio a partir de 01.11.07; Antônio Carlos Nunes Pau-lucci, matrícula nº50, ocupante do cargo público de Fiscal/Leiturista, referente ao período de 30 dias de férias-prêmio a partir de 05.11.07; Helio Cimino Campos, ma-trícula nº57, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período

de 30 dias a partir de 19.09.07; Pedro Dias Tostes, matrícula nº75, ocupante do cargo público de Bombeiro, referente ao período de 90 dias a partir de 01.11.07; José Eugênio das Chagas, matrícula nº107, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de 30 dias a partir de 01.11.07; Carlos Luiz Pereira Barbosa, matrícula nº135, ocupante do cargo público de Auxiliar de Escritório, referen-te ao período de 90 dias a partir de 05.11.07; Dijalma Menegati Carneiro, matrícula nº140, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de 30 dias a partir de 01.11.07; Vicente Lisboa Gomes, matrícula nº141, ocupante do cargo público de Bombeiro, referente ao período de 90 dias a partir de 01.11.07; Miguel José de Oliveira, matrícula nº177, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de 30 dias a partir de 01.11.07; Márcio Lúcio da Silva, matrícula nº199, ocupante do cargo público de Auxiliar de Serviços TCP II, referente ao período de 60 dias a partir de 14.11.07; Abel José de Oliveira, matrícula nº218, ocupante do cargo público de Auxiliar de Serviços TCP II, referente ao período de 60 dias a partir de 05.11.07; Carlos Ponciano de Oliveira, matrícula nº229, ocupante do cargo público de Operador de Bombas, referente ao período de 30 dias a partir de 01.11.07; Josirene de Carvalho Barbosa, matrícula nº301, ocupante do cargo público de Auxiliar de Escritório, referente ao período de 90 dias a partir de 05.11.07; Barba-cena, 31 de outubro de 2007.

Publique-se na forma da leiJosé Augusto de Oliveira Penna Naves

Secretário Municipal de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica........................................................................................................

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – DEMASP

Diretor: Fernando Maluf Wutke

Extrato de Aditivos, Convênios , Contratos, Atas de Registro de Preços

Ata de Reg. de Preços nº 10/2007 - Processo Nº073/2007 - Pregão Presencial nº020/2007 - Objeto: Material de Limpeza - Contratados: Alves e Reis Equiptº de Segurança Ltda. Colin Com. e Representações Ltda. Distribuidora Mayrink Ltda. Vas-soura 3 Poderes Ltda. Welten Comercial Ltda. Valor: Valor Unitário Publicado - Data de Assinatura: 25/09/2007 - Vigência: Até 24/09/2008Contrato nº 047/2007 - Processo nº 123/2007 –Dispensa nº004/2007 - Objeto: Aquisição de Medicamentos - Contratado: Furp – Fundação do Rem. Popular - Valor: R$ 45.414,90 - Data de Assinatura: 04/10/2007 - Vigência: Até 31 Dezembro de 2007Contrato nº 048/2007 - Processo nº 061/2007 e Pregão Elet. 014/2007 - Objeto: Aquisição de Pneus - Contratado: Racing Pneus. Ltda. Valor: R$ 31.784,00 - Data de Assinatura: 10/10/2007 - Vigência: até o termino da garantia (31/12/2007)

ATOS OFICIAISÓrgão Oficial do Município de Barbacena

Contrato nº050/2007 - Processo nº100/2007 e Inexigibilidade. 003/2007 - Objeto: Fornec.Album Aids/Dst – Mamamiga - Contratado: Semina Prod. Educativos e Servi-ços. Ltda. Valor: R$ 7.272,00 - Data de Assinatura: 11/10/2007 - Vigência: 12(Doze) MesesContrato nº 051/2007 - Processo nº100/2007 e Inexigibilidade. nº003/2007 - Ob-jeto: Fornec. de Diafragmas - Contratado: Semina Com. e Industria. Ltda. Valor: R$ 1.728,00 - Data de Assinatura: 11/10/2007 - Vigência: 12(Doze) mesesContrato nº 052/2007 - Processo nº110/2007 e Pregão Presencial. nº016/2007 - Objeto: Fornec. De Material De Construção - Contratado: Predapi Industria E Com. Ltda. Valor: R$ 56.067,72 - Data de Assinatura: 15/10/2007 - Vigência: até o término da entrega totalAta de Registro de Preços nº011/2007 - Processo nº 103/2007 e Pregão Presencial nº021/2007 - Objeto: Aquisição de Material Gráfico - Contratados: Impressos Santa Terezinha Ltda. Antonio Carlos Weiss – Me - Typvs Gráfica e Editora Ltda. União Artes Gráficas Ltda. Data de Assinatura: 04/10/2007 - Vigência: 03/10/200811º Termo Aditivo Convênio 003/2003 - Objeto: Administ. Residências Terapêuticas - Objeto do T.Aditivo: Reajuste De 5,583% - Conveniado: Inst.José Luiz Ferreira - Va-lor: Acréscimo de R$ 6.373,35 - Data de Assinatura: 04/05/2007 - Vigência: Até 31/12/200712º Termo Aditivo Convênio 003/2003 - Objeto: Adm. das Residencias Terapeuti-cas - Objeto do T.Aditivo: Acrescimo de 1(Uma) Residência - Valor: Acréscimo de R$ 4.837,41 - Data de Assinatura: 15/06/2007 - Vigência: 31/12/2007

Publique-se na forma da leiJosé Augusto de Oliveira Penna Naves

Secretário Municipal de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica

PODER LEGISLATIVOCÂMARA MUNICIPAL DE BARACENA

Presidente: José Higino Ferreira

Prorrogação de Contrato Público de manutenção de copiadoras n° 019/2005 - Pro-cesso de Dispensa de Licitação nº 075/2005 - Contratante: Câmara Municipal de Barbacena - Contratada: Copyuai Comércio de Maquinas Ltda - Período: 20/10/2007 a 31/12/2008 - Valor mensal: R$ 90,00 (noventa reais)

Publique-se na forma da leiJosé Augusto de Oliveira Penna Naves

Secretário Municipal de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica........................................................................................................

PODER EXECUTIVOPrefeito: Martim Francisco Borges de Andrada

SÉRGIO MONTEIRO

Um sonho de mais de uma década está se tornando realidade para a comunidade do bairro Santa Efigênia, especialmente para os 700 alunos da Escola Estadual Alberto Vieira. Foi assinada, na sexta-feira, 9, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção de vestiários e cobertura para a quadra do educandário. “Este é um momento muito especial para a escola”, destacou, durante a solenidade de assinatura, a diretora Maria de Fátima da Silva, resumindo o sentimento de todos ali presentes.

As obras, que serão feitas pela Reconp Engenharia Ltda, serão iniciadas ainda esta semana e devem ser concluídas em seis meses, segundo o engenheiro da firma vencedora da licitação, Marcos Flávio de Castro. O valor da obra estimado é R$ 230 mil e os recursos estão sendo disponibilizados pelo Governo Municipal. “Esta é uma obra que contou com a persistência de toda a comunidade do bairro Santa Efigênia e de toda a equipe de governo do prefeito Martim Andrada, que está imbuído em levar o esporte como fator

n ESPORTES - Obras representam a realização de um sonho de 13 anos

Autorizadas as obras na E. E. Alberto Vieira

Vai ficar melhor para jogarmos. Em dias de chuva, não podemos usar a quadra,

a não ser em campeonatos

Patrick Rodrigues da Costaaluno da 6ª série do Ensino

Fundamental

A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de autoridades, líderes comunitários, funcionários e alunos da escola

de desenvolvimento a todos os bairros da cidade”, definiu o secretário de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica, José Augusto Penna Naves, representante do prefeito Martim Andrada na solenidade.

Ele anunciou, na ocasião, em nome do prefeito, que a construção de salas de aula para uma creche em um prédio anexo ao da escola já está na Superintendência de Licitação, atendendo a mais um pedido da direção da escola e da comunidade. Há anos que esta solicitação tem sido feita na prefeitura e somente agora o Poder Público está se mobilizando para resolver o problema. De acordo com a previsão inicial, a creche deverá ser construída em 2008.

Segundo funcionários da escola, a quadra ficou, durante muitos anos, sendo utilizada para atos ilícitos, como o consumo de drogas e a prostituição infantil. “Esta quadra guarda histórias tristes e sempre foi um grande problema para nós. Por isto, temos de agradecer ao prefeito Martim Andrada por ter-nos ajudado a realizar um sonho, que é a sua reforma”, disse a diretora. Para os alunos, a construção de uma

cobertura para a quadra garante o uso do espaço em dias de chuva, além de oferecer maior conforto. “Quando chove, os professores não deixam a gente jogar aqui”, comenta Jackson Antônio da Cruz, da 6ª série do Ensino Fundamental. A assinatura da ordem de serviço foi acompanhada por alunos, funcionários da escola, lideranças comunitárias e autoridades municipais, dentre elas o secretário municipal de Educação e Esportes, José Francisco Vidigal da Silveira.

Os alunos Wesley de Oliveira, Jackson da Cruz, Felipe Albuquerque e Patrick da Costa comemoram a realização de um antigo sonho da comunidade local

Investimentos em quadras esportivas chegam a R$ 760 mil

A reforma e construção de quadras esportivas tem sido uma constante na atual administração, o que comprova a preocupação do Governo Municipal com os jovens e a aposta no esporte como agente do desenvolvimento.

De 2005 para cá, foram várias quadras de escolas da rede municipal reformadas, seja esta reforma a pintura da quadra ou a construção de cobertura. Entre as escolas contempladas, estão Embaixatriz Corina Andrada, Sebastião Francisco do Vale, Higino José Ferreira, Inês Piacesi, Professora Yayá Moreira e Jovelino Jacinto Furtado.

No total, entre obras concluídas e encaminhadas á Superintendência de Licitação, o investimento chega a R$ 500 mil, incluindo os R$ 230 mil referentes à reforma da quadra da E. E. Alberto Vieira.

Além disto, o Governo Municipal investiu ainda na construção do Ginásio Municipal Poliesportivo Vereador João Braz, no bairro Santo Antônio, uma antiga reivindicação da população daquela região. Para a construção da primeira etapa do complexo, o Governo desembolsou R$ 290 mil, em contrapartida aos R$ 200 mil destinados pelo Ministério dos Esportes. Foi construída ainda uma quadra no bairro Nossa Senhora Aparecida, com custo estimado em R$ 67 mil.

n OPINIÃO

Esta obra só está sendo possível graças à vontade política de Martim Andrada, um prefeito

que olha pelo jovem, pelo esporte, pela educação

e por toda a cidade

João Bosco de Abreu vereador

Vai ser tudo de bom. Vamos ter um vestiário

para trocar o uniforme e não vamos mais molhar na Educação Física

Felipe de Melo Albuquerquealuno da 7ª série do Ensino

Fundamental

FOTOS JÚLIO BATISTA

é Barbacena em ação. Obras de água e saneamento:

É a Prefeitura de Barbacena trabalhando por um futuro melhor.

O Governo Municipal se uniu ao Governo Estadual e à Copasa para resolver os problemas de abastecimento de água e de saneamento na região noroeste de Barbacena. Até 2020, serão investidos R$ 28 milhões, sendo R$ 8 milhões imediatamente investidos em água e R$ 14 milhões em coleta e tratamento de esgoto. Essa importante decisão do Governo Municipal em ser parceiro da Copasa irá beneficiar mais de 40 mil habitantes, além de proporcionar a preservação do meio ambiente no município e gerar melhores condições de saúde para toda a população.

ad_agua_131107.indd 1 13/11/2007 20:48:16