as tres unções do rei davi

7
AS TRÊS UNÇÕES DO REI DAVI “ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA” INTRODUÇÃO A unção é muito importante no exercício da autoridade espiritual, sendo indispensável na vida de todo cristão. No Antigo Testamento conhecemos três tipos de pessoas que eram ungidas para um ministério sobrenatural; Sacerdotes; Profetas e Reis. A unção se dava com o óleo de azeite. O azeite usado na unção era o primeiro azeite extraído dos primeiros frutos da oliveira, tendo alto preço e altíssima qualidade; este azeite não poderia ser usado para outro fim; somente para ser derramado na cabeça do escolhido. A descrição da unção ou do óleo derramado na cabeça do Sacerdote Arão está descrito no livro de Êxodo 29 e 30. Deus escolhia alguém para um determinado propósito; então, o óleo da unção era derramado sobre a cabeça desse escolhido. Mas, qual é o real objetivo dessa unção nas vidas dos escolhidos? A unção traz a autoridade espiritual na vida dos que crêem como descreve o Antigo testamento e capacita a pessoa para realizar uma missão especial. Não há e nunca haverá ministério sem a presença do azeite. Somente Davi, filho de Jessé, da tribo de Judá recebeu as três unções. Um Rei para ser completo, devia ter estas três qualidades: Profética, Real e Sacerdotal. Jesus recebeu dos reis magos ouro, incenso e mirra; símbolos de Reis, profetas e sacerdotes (Mateus 2:11). A primeira unção. Unção profética Mas quem foi Davi? I Samuel 16:1 – 13 1- O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei”. 2- Samuel, porém, disse: “Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará”. O Senhor disse: “Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. 3- Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar. 4- Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele, tremendo de medo, e perguntaram: “Vens em paz?” 5- Respondeu Samuel: “Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. 1

Upload: celso-moreira

Post on 10-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Sinopse das Unções recebidas por DaviDavi recebeu a unção do profeta Samuel, a unção do Espírito Santo (I Samuel 16:1–13); treze anos depois, recebeu a unção de rei de Judá, unção de conquista e autoridade dos príncipes da tribo de Judá (II Sm 2:1-4). Sete anos e seis meses depois Davi o Rei de Judá recebe a unção sacerdotal (II Sm. 2:11) dos anciãos e sacerdotes de Hebrom; tornando-se Rei de todo Israel ou o Rei dos Hebreus.

TRANSCRIPT

Page 1: As Tres Unções Do Rei Davi

AS TRÊS UNÇÕES DO REI DAVI

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA”

INTRODUÇÃOA unção é muito importante no exercício da autoridade espiritual, sendo indispensável na vida de todo cristão.

No Antigo Testamento conhecemos três tipos de pessoas que eram ungidas para um ministério sobrenatural; Sacerdotes; Profetas e Reis.

A unção se dava com o óleo de azeite. O azeite usado na unção era o primeiro azeite extraído dos primeiros frutos da oliveira, tendo alto preço e altíssima qualidade; este azeite não poderia ser usado para outro fim; somente para ser derramado na cabeça do escolhido. A descrição da unção ou do óleo derramado na cabeça do Sacerdote Arão está descrito no livro de Êxodo 29 e 30.

Deus escolhia alguém para um determinado propósito; então, o óleo da unção era derramado sobre a cabeça desse escolhido.

Mas, qual é o real objetivo dessa unção nas vidas dos escolhidos?A unção traz a autoridade espiritual na vida dos que crêem como descreve o Antigo testamento e capacita a

pessoa para realizar uma missão especial.  Não há e nunca haverá ministério sem a presença do azeite. Somente Davi, filho de Jessé, da tribo de Judá recebeu as três unções.

Um Rei para ser completo, devia ter estas três qualidades: Profética, Real e Sacerdotal.Jesus recebeu dos reis magos ouro, incenso e mirra; símbolos de Reis, profetas e sacerdotes (Mateus 2:11).

A primeira unção.Unção profética

Mas quem foi Davi?I Samuel 16:1 – 13 

1- O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei”.2- Samuel, porém, disse: “Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará”. O Senhor disse: “Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor.3- Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar.4- Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele, tremendo de medo, e perguntaram: “Vens em paz?”5- Respondeu Samuel: “Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício.6- Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza é este que o Senhor quer ungir”.7- O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.8- Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: “O Senhor também não escolheu este”.9- Em seguida Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: “Também não foi este que o Senhor escolheu”.10- Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum destes”.11- Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”.

1

Page 2: As Tres Unções Do Rei Davi

12- Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. 13- Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

Davi tinha entre 15 a 17 anos de idade quando recebeu a primeira unção. Ele era pastor de ovelhas e estava trabalhando no pasto; enquanto seus irmãos estavam em casa sem fazer nada; é por isso, que as pessoas ociosas não têm ministério. Chegando Davi do campo, o Eterno fala ao coração do profeta Samuel para ungi-lo; pois, este será o rei de Israel. Então Samuel derrama o óleo em sua cabeça.

Davi recebeu um chamado e foi escolhido; por isso foi ungido.As façanhas de Davi começaram após a primeira unção. Ele começou a matar gigantes depois que foi ungido,

depois que o Espírito do Senhor veio sobre ele. Se Davi tivesse desafiado Golias sem a unção, provavelmente teria acabado na ponta da espada de Golias.

Mas; “O que é a unção para as nossas vidas?” “Será que temos buscado essa unção do Espírito do Senhor para nossas vidas?”

A unção é a plenitude do Espírito Santo.Precisamos receber a unção do Espírito Santo, o revestimento do poder de Deus; assim como fizeram os

apóstolos. Atos 1:8 8- Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Se sairmos a desafiar os Golias que estão por aí, ou quisermos atuar em alguma área de nossas vidas sem a unção de Deus; possivelmente seremos desapontados, derrotados; pois, todos os obstáculos e inimigos são um protótipo da figura e da atuação do diabo.

A primeira unção é somente um passo para algo muito maior que Deus está preparando para nossas vidas.

Davi vê a possibilidade de enfrentar o gigante Golias; pela fé. Davi foi o maior monarca na história judaica; foi um líder inteiramente devotado ao seu povo. Davi foi um homem da mais profunda fé, responsável por abrir as portas do arrependimento para todas

as gerações futuras. Davi era guerreiro e consolidou as 12 tribos de Israel em uma única nação, forte, segura e próspera. David deixou um legado de fé e coragem, bem como a dinastia real de Israel da qual viria o Messias,

escreveu mais da metade do Livro dos Salmos. Davi não era alguém sem pecado; na verdade ele era um homem com um temperamento violento, cheio

de vícios de caráter e muitas vezes cruel. Entretanto, quando Deus colocou o dedo nele, ele mostrou-se completamente arrependido, ele amava a Deus de todo o seu coração.

Davi experimentou o espectro total de emoções que eu e você temos experimentado; mas, ainda assim Deus o chamou de “um homem segundo o seu coração”, em I Samuel 13:14.

A legalidade das três unções para nossas vidas:I Pe 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo,

para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.Ap 5: 10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.Ap 1: 6 - E   nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai ; a ele glória e poder para todo o sempre.

Amém.

Qual o gigante que está te afrontando?Deus tem a unção de poder e coragem para sua vida!1º - Arrependimento2º - Consagração ou SantificaçãoEm nome do Senhor dos Exércitos receba a unção do Espírito Santo para sua vida: Para aceitar os desafios. (Êx 14.15). Para desafiar os obstáculos. (2Crô 32.7,8). Para enfrentar o adversário das nossas almas. (Tg 4.7b). Para viver no centro da vontade de Deus. (Rm 12.2).

A primeira unçãoDavi foi ungido entre seus irmãos.

I Sm 16.12,13 – Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. 

2

Page 3: As Tres Unções Do Rei Davi

Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

Davi recebeu a unção do Espírito Santo para:

Enfrentar as dificuldades e derrotar gigantes; Confiança em Deus; pois, o Senhor é por mim; Coragem, para enfrentar os inimigos de Israel; Discernimento; Testemunhar que Deus (Jeová) é o Senhor; pois, a maioria dos povos criam em deus (Baal).

Atos 1:8 - Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

A segunda unçãoUnção de Rei; de conquista.

                 Davi foi ungido na sua tribo.

II Sm 2:1 -  Passado algum tempo, Davi perguntou ao Senhor: “Devo ir para uma das cidades de Judá?” O Senhor respondeu que sim, e Davi perguntou para qual delas. “Para Hebrom”, respondeu o Senhor.

II Sm 2.4 – “Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá.” 

Estava Davi orando a Deus quando perguntou ao Senhor se deveria subir a alguma cidade. Jeová diz que sim, para Hebrom. Davi chegando lá, os homens daquele lugar ungiram a David rei sobre ele eles. Davi permanece por sete anos reinando fielmente. Entre a primeira e a segunda unção se passou cerca de treze anos.            

A unção que Davi recebeu em Hebrom; fez dele um conquistador e governante. Davi conquistou e venceu seus inimigos. Seja rei sobre suas finanças, sobre sua empresa, sobre sua família e tudo quanto o Senhor tem colocado em suas mãos.

Mas veja bem; Davi, não era um aventureiro; Ele consultava a Deus p/ tudo em sua vida.

A 2ª unção de Davi foi uma confirmação de que era realmente o escolhido de Deus.Nesta 2ª unção, Davi assume o reinado apenas sobre Judá e enfrenta muitas adversidades dos

inimigos externos do próprio povo de Israel e em sua própria família. Essa 2ª unção serviu para uma capacitação ainda maior de Davi renovando a autoridade dada por

Deus a ele como Rei. Uma preparação sobre Judá, para que depois reinasse sobre todo o Israel. Às vezes queremos receber tudo de Deus e de uma só vez. O Senhor age conosco em um processo

de recriação espiritual.

Primeiro age dentro de nós, para depois agir no externo.

O período de lutas é um treinamento rumo à perfeição.Nesse processo divino, passamos por diversas fazes de reformulações:

Mental; mudança de pensamento – Pensai nas coisas do alto... Col. 3:1-2 Submissão, fidelidade ao Senhor; Davi consulta a Deus para dar seus passos. Reeducação de nossa alma; Col. 3:1-2 Quebrantamento do coração; Reestruturação de caráter; Rom. 12:1-2 Paciência; Dedicação; Renuncia; Reconhecimento; os homens de Judá reconheceram a autoridade do Espírito Santo sobre Davi.

Lucas: 16:10 - Se formos fiéis no pouco, receberemos o muito.

3

Page 4: As Tres Unções Do Rei Davi

I Pe 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.Ap 5: 10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.Ap 1: 6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.Ap 11: 18 - E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

A terceira unçãoUnção sacerdotal; celebração de alianças; ampliação dos territórios (das tendas); áreas de atuação.

Davi foi ungido sobre todo Israel.

Davi reinava em Hebrom, sua fama corria por todos os lugares. Mas; Davi sabia que na hora certa Deus lhe chamaria para ocupar o trono que era de Saul (II Sm 2:7), o trono de Israel. Davi não vivia de inveja, raiva, resignação e nem com ansiedade. No tempo de Deus o trono de Saul seria lhe dado.

II Samuel 5:1 - 41- Representantes de todas as tribos de Israel foram dizer a Davi, em Hebrom: Somos sangue do teu sangue.2- No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: “Você pastoreará Israel, o meu povo, e será o seu governante”.3- Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom; o rei fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel.4- Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos.

Então todos aos anciãos de Israel subiram a Hebrom e pediram com insistência para que Davi reinasse sobre Israel; então ungiram a Davi Rei sobre todo o povo de Israel.

Os anciãos de Israel, neste contexto eram os membros do “supremo conselho Judeu” que também era composto por sacerdotes do povo. Eles derramam o óleo na cabeça de Davi, como eram sacerdotes, ungem a Davi com unção sacerdotal. Não significa que Davi iria ter prática sacerdotal; mas que tinha o apoio incondicional da autoridade sacerdotal.

Mateus 18:18-1918- Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.19- Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.

Quando Davi vai ser ungido Rei sobre todo o Israel, ele pede para que os sacerdotes e anciãos esperem, e então ele vai até a sala do trono e pega a taça real; na qual, somente o Rei poderia usá-la, essa taça tinha um volume aproximado de três litros. David então põe a taça em baixo de sua barba ruiva e manda que seja agora derramado o azeite da unção. Então Davi fala aos anciãos: NÃO PAREM ATÉ QUE A TAÇA SEJA CHEIA! Davi queria a unção completa tal qual teria sido feita sobre a cabeça de Arão. E conforme o próprio Davi sonhou no Salmo 23:5

5- Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Essa unção que o Rei Davi recebeu, nós também podemos recebê-la; pois, I Pe 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

A terceira unção de Davi é uma prova da sua fidelidade para com Deus e o Senhor o honrou. Conquistou Jerusalém e foi morar em Sião (II Samuel 5.7-9). Ali também teve mais filhos em Jerusalém (II Samuel 5.13-16). Em tudo prosperava “ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o Senhor, Deus dos

Exércitos, era com ele” (II Samuel 5.10). Continua vencendo os inimigos e é reconhecido até por outros povos como o rei de Israel (II

Samuel 8 e 10).

4

Page 5: As Tres Unções Do Rei Davi

Após esta unção ele conseguiu trazer a Arca da Aliança ao monte Sião e restabelecer o culto ao Senhor (II Samuel 6.15).

Davi fez uma aliança com Deus e preparou a construção do templo (II Samuel 7.1-29). Davi quase perde sua unção por causa do pecado e chega a sair de Jerusalém, mas volta como rei

reconhecido por seu povo; após profundo arrependimento (II Samuel 19.11-43).

Para que serve uma unção?

Sinopse das Unções recebidas por DaviDavi recebeu a unção do profeta Samuel, a unção do Espírito Santo (I Samuel 16:1–13); treze

anos depois, recebeu a unção de rei de Judá, unção de conquista e autoridade dos príncipes da tribo de Judá (II Sm 2:1-4). Sete anos e seis meses depois Davi o Rei de Judá recebe a unção sacerdotal (II Sm.

2:11) dos anciãos e sacerdotes de Hebrom; tornando-se Rei de todo Israel ou o Rei dos Hebreus.

Uma ordem de atuação para os cristãos: Arrependimento; Santificação; Receber o batismo do Espírito Santo; ter Autoridade; Ampliar o reino de Deus testemunhando Seu poder.

Atos 1:8- Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Marcos 16:15-2015- E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.16- Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17- Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;18- pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados.19- Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus.20- Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

5