as questões da área de ciências humanas e suas tecnologias...

21
28 Ciências humanas e suas tecnologias O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especificamente como: (A) uniforme (B) pendular (C) compulsório (D) de transumância 4 5 Questão Pé na estrada, de novo Assim, conversinha mole e a criançada que se multiplica. “Eu não vou para São Paulo”, anuncia Ari Félix, 12. Mas o irmão dele foi. “Difícil ficar” é a frase mais repetida. Safras perdidas, falta de emprego, família crescendo. A soma faz os homens alternarem: seis meses lá, seis meses cá. Acostumada às despedidas, Vila São Sebastião sabe a rotina: abraços, apertos de mão e adeusinhos frenéticos que, no caso deles, sempre querem dizer “até logo”. ARIADNE ARAÚJO Adaptado de O Povo (Fortaleza), 24/07/2001 No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar. Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano: (A) passeata dos cem mil – decretação do AI-5 (B) reforma universitária – instauração do SNI (C) invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB (D) fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional 4 4 Questão www.usp.br As questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias dão ênfase aos fenômenos sócio-espaciais, cuja análise possibilita uma compreensão mais clara do contexto em que vivemos.

Upload: vannhi

Post on 26-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

28

Ciências humanas e suas tecnologias

O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especificamente como:

(A) uniforme

(B) pendular

(C) compulsório

(D) de transumância

45Questão Pé na estrada, de novo

Assim, conversinha mole e a criançada que se multiplica. “Eu não vou para São Paulo”, anuncia Ari Félix, 12. Mas o irmão dele foi. “Difícil ficar” é a frase mais repetida. Safras perdidas, falta de emprego, família crescendo. A soma faz os homens alternarem: seis meses lá, seis meses cá. Acostumada às despedidas, Vila São Sebastião sabe a rotina: abraços, apertos de mão e adeusinhos frenéticos que, no caso deles, sempre querem dizer “até logo”.

ARIADNE ARAÚJO

Adaptado de O Povo (Fortaleza), 24/07/2001

No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar.

Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:

(A) passeata dos cem mil – decretação do AI-5

(B) reforma universitária – instauração do SNI

(C) invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB

(D) fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional

44Questão

www.usp.br

As questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias dão ênfase aos fenômenos sócio-espaciais, cuja análise possibilita uma compreensão mais clara do contexto em que vivemos.

Vestibular Estadual 2009 1ª Fase: Exame de Qualificação 29

Ciências humanas e suas tecnologias

As políticas imigratórias recentes dos países europeus têm alterado as relações entre o Brasil e os membros da União Européia, com desdobramentos inclusive no campo diplomático.

Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do País à rede de:

(A) espiões industriais

(B) trabalhadores ilegais

(C) refugiados ambientais

(D) ativistas fundamentalistas

46Questão

Adaptado de Revista Domingo, 23/03/2008

30

Ciências humanas e suas tecnologias

Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se seqüencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

(A) Leste – Norte – Oeste

(B) Oeste – Norte – Leste

(C) Leste – Noroeste – Leste

(D) Oeste – Noroeste – Oeste

47Questão Se uma imagem vale mais do que

mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER

Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1996.www.nationalgeographic.com

A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990.

As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em:

(A) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais

(B) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial

(C) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas

(D) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais

48Questão A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e

ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental.

Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva.

J. M. DE SOUZA

Adaptado de www.scielo.br

Vestibular Estadual 2009 1ª Fase: Exame de Qualificação 31

Ciências humanas e suas tecnologias

A compreensão da situação relatada no texto e representada em termos espaciais no mapa somente é possível a partir da distinção entre os seguintes conceitos importantes para as Ciências Humanas:

(A) território nacional e soberania política

(B) regime de governo e autonomia cultural

(C) estado territorial e identidade nacional

(D) representação política e integração econômica

49Questão

http://lvb.net

Os belgas não se entendem entre si e já se teriam separado em países diferentes não fossem o seu rei e, mais recentemente, a adoção de uma forma de governo federativa, em que a Valônia, Flandres e Bruxelas têm grande autonomia política e administrativa em relação ao governo nacional, além do surgimento e fortalecimento da União Européia, que faz com que os belgas se sintam cada vez mais membros de uma comunidade européia multicultural e multilíngüe, e menos belgas, o que ajuda a diluir seus antagonismos internos.

RICARDO C. COELHO

Adaptado de Os franceses. São Paulo: Contexto, 2007.

50Questão BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou,

ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 90. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil.

As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.JULIANO BASILE

Adaptado de Valor Econômico, 12/04/2007

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.

A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:

(A) holding – fusão de companhias do mesmo setor

(B) cartel – controle do mercado em escala planetária

(C) oligopólio – padronização mundial das leis de concorrência

(D) dumping – protecionismo para produtos de países emergentes

32

Ciências humanas e suas tecnologias

A continuidade dos conflitos sociais na África revela a persistência de obstáculos às políticas de desenvolvimento nesse continente, desde o final do século XIX. Mesmo com alguns ensaios de democracia, repetiram-se, em 2008, eventos que indicam como a África está longe da paz e da estabilidade.

A associação adequada entre país e causa direta de um conflito atual está expressa na seguinte alternativa:

(A) Cabo Verde - guerras civis

(B) Quênia - disputas eleitorais

(C) Angola - antagonismos religiosos

(D) Burkina Faso - crises econômicas

51Questão

www.2mre.gov.br

A intensa renovação da frota brasileira de automóveis tem provocado sérios problemas de trânsito em cidades como São Paulo.

O aumento das vendas de veículos novos somente foi possível porque ocorreram mudanças como:

(A) facilidade de compra pela internet e crescimento do consumo no terceiro setor

(B) melhor oferta de crédito e expansão do poder de compra das camadas médias

(C) elevação da taxa de juro e aumento dos valores reais dos salários dos funcionários públicos

(D) ampliação dos programas sociais do governo federal e incremento da poupança na classe A

52Questão

Vestibular Estadual 2009 1ª Fase: Exame de Qualificação 33

Ciências humanas e suas tecnologias

A capa da revista ilustra mudanças políticas na tradicional relação entre os Estados latino-americanos, antes aliados na busca de maior autonomia.

Uma dessas mudanças pode ser exemplificada por:

(A) estatização dos recursos naturais da Bolívia

(B) implementação da política livre-cambista da Argentina

(C) ampliação do movimento de privatizações na economia da Venezuela

(D) incorporação do socialismo cubano ao projeto nacionalista da Colômbia

53Questão

Adaptado de Veja, 12/03/2008

A denominação da ação econômica empreendida no momento histórico retratado por Machado de Assis e duas de suas principais conseqüências estão corretamente apresentadas na seguinte alternativa:

(A) Encilhamento – inflação e falência de empresas

(B) Funding-loan – industrialização e desvalorização da moeda

(C) Tarifas Alves Branco – urbanização e concentração de renda

(D) Convênio de Taubaté – endividamento e especulação financeira

54Questão O olhar agudo de Machado de Assis capta de forma natural as alterações da dinâmica social –

alterações que culminariam na abolição da escravidão, em 1888, e na proclamação da República, no ano seguinte. Um dos melhores retratos que Machado faz daquele momento está nesta página de Esaú e Jacó:

“A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. (...) Cascatas de idéias de invenções, de concessões rolavam todos os dias, sonoras e vistosas, para se fazerem contos de réis, centenas de contos, milhares, milhares de milhares, milhares de milhares de milhares de contos de réis.

Todos os papéis, aliás ações, saíam frescos e eternos do prelo. (...) Nasciam as ações a preço alto, mais numerosas que as antigas crias da escravidão, e com dividendos infinitos.”

LUCIANO TRIGO

Adaptado de O viajante imóvel – Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

34

Ciências humanas e suas tecnologias

A composição do lixo varia de uma sociedade para outra e se modifica ao longo do tempo. A crescente produção de resíduos sólidos inorgânicos nas últimas décadas gera uma preocupação ambiental de caráter mundial.

No caso particular do Brasil, os dados do gráfico permitem identificar as variações na composição do lixo na capital paulista nos períodos de 1927-1969 e 1969-1996.

Duas explicações corretas para as mudanças verificadas de um período para o outro são:

(A) ampliação do acesso a materiais impressos – expansão da periferia urbana

(B) melhoria do padrão alimentar – aceleração do ritmo de crescimento do PIB

(C) incremento da coleta seletiva – majoração da capacidade dos aterros sanitários

(D) elevação do consumo de bens industriais – aumento dos índices de reciclagem

55Questão

EUSTáqUIO DE SENE e JOãO C. MOREIRA

Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2007.

Juscelino Kubitschek e Emílio G. Médici são duas figuras representativas das décadas de 1950 e 1970. Essas duas décadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos políticos no Brasil:

(A) estatismo e liberalismo

(B) privatismo e populismo

(C) agrarismo e caudilhismo

(D) desenvolvimentismo e autoritarismo

56Questão

www.overmundo.com.br http://br.geocities.com

Vestibular Estadual 2009 1ª Fase: Exame de Qualificação 35

Ciências humanas e suas tecnologias

Com base no mapa, a correlação mais significativa entre os níveis de hierarquia urbana e o grau de modernização dos espaços agrícolas em todo o Brasil está indicada em:

(A) espaços com menos centros urbanos / maior produção agrícola

(B) estados com as metrópoles nacionais / agricultura com maior mecanização

(C) áreas com maior urbanização / sistema agrícola menos intensivo em capital

(D) regiões com rede urbana mais complexa / nível tecnológico da agricultura mais elevado

57Questão

Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

Regiões geoeconômicas

36

Ciências humanas e suas tecnologias

O uso da energia nuclear ainda é considerado uma opção polêmica. Pela análise do gráfico, pode-se identificar o período em que os investimentos nessa forma de gerar energia alcançaram o seu auge.

As duas conjunturas que explicam os altos investimentos nesse período são:

(A) política da Detente e crise ambiental

(B) integração européia e Guerra do Golfo

(C) crise do petróleo e corrida armamentista

(D) enfraquecimento da OPEP e Guerra Fria

58Questão Reatores nucleares (por ano de início da construção)

Adaptado de L’Atlas du Le Monde Diplomatique. Paris: Armand Colin, 2006.

Potência em Gigawatts

A partir das informações do texto, podemos concluir que a distinção entre cidade e campo vincula-se ao estabelecimento da diferença entre espaço e atividades econômicas.

Essa distinção está adequadamente expressa em:

(A) o campo não é lugar adequado à instalação de indústrias

(B) o espaço rural não é sinônimo de atividades primárias

(C) o espaço urbano não é compatível com a prática do ecoturismo

(D) a cidade não é o local de predomínio dos setores secundário e terciário

59Questão É verdade que mudaram radicalmente as relações cidade-campo. Mas não foram mudanças que

reduziram o contraste entre ambos, por mais que a estrutura ocupacional da economia rural tenha se tornado semelhante à da economia urbana. Nos Estados Unidos, os serviços garantem mais da metade dos empregos rurais e a indústria quase um quinto.

Mas o valor do espaço rural está cada vez mais ligado a tudo o que se opõe à cidade.

Na verdade, o desenvolvimento leva à revalorização do ambiente natural, e não à “urbanização do campo” visualizada por Marx em manuscritos de 1857-8.

JOSÉ ELI DA VEIGA

Adaptado de Cidades imaginárias – O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

Vestibular Estadual 2009 1ª Fase: Exame de Qualificação 37

Ciências humanas e suas tecnologias

60Questão

Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal.

MILTON SANTOS

Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Com base nos quadrinhos e no fragmento de texto, dois elementos contraditórios do processo de globalização capitalista estão identificados em:

(A) integração econômica e polarização social

(B) liberalização do mercado e ampliação da participação política

(C) acesso ao consumo e redução relativa das distâncias espaciais

(D) formação de blocos econômicos e diminuição da renda média

O Globo, 21/06/2007

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO - VESTIBULAR 2009 GABARITO OFICIAL

01 - A

ESPANHOL

22 - B

44 - A

02 - C 16 - C 23 - B 45 - D

03 - A 17 - B 24 - C 46 - B

04 - D 18 - A 25 - D 47 - A

05 - A 19 - B 26 - C 48 - B

06 - D 20 - D 27 - D 49 - C

07 - B 21 - C 28 - A 50 - B

08 - C

29 - B 51 - B

09 - D

FRANCÊS 30 - C 52 - B

10 - D 16 - D 31 - D 53 - A

11 - B 17 - C 32 - C 54 - A

12 - D 18 - B 33 - D 55 - D

13 - C 19 - B 34 - A 56 - D

14 - A 20 - A 35 - A 57 - D

15 - A 21 - C 36 - D 58 - C

37 - A 59 - B

INGLÊS 38 - B 60 - A

16 - D 39 - B

17 - A 40 - A

18 - C 41 - C

19 - B 42 - C

20 - A 43 - A

21 - C

Vestibular Estadual 2009 2º Exame de Qualificação 29

Ciências humanas e suas tecnologias

A estrutura desse sistema internacional de circulação alcançou tal grau de complexidade que ultrapassa a compreensão da maioria das pessoas. As fronteiras entre funções diferentes como as de bancos, corretoras, serviços financeiros, financiamento habitacional, crédito ao consumidor etc. tornaram-se cada vez mais porosas, ao mesmo tempo que novas transações futuras de mercadorias, de ações, de moedas ou de dívidas surgiram em toda parte, introduzindo o tempo futuro no tempo presente de maneiras estarrecedoras.

DAVID HARVEY

Adaptado de Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

O texto faz referência a características de um dos mais importantes aspectos do atual estágio do capitalismo.

Dois fatores que contribuem para o fenômeno destacado pelo autor do fragmento estão apontados em:

(A) aumento da especulação financeira – maior eficiência das redes de transportes

(B) controle do Banco Mundial sobre o sistema financeiro – formação da União Monetária Mundial

(C) desregulamentação dos mercados financeiros – disseminação das tecnologias da informação

(D) padronização dos horários de funcionamento dos centros financeiros – surgimento dos bancos globais

45Questão

44Questão

Considere os gráficos e o fato de o território em questão não ter sido marcado por significativa imigração na segunda metade do século XX.

As variações temporais das proporções de católicos e protestantes estão vinculadas ao seguinte indicador demográfico:

(A) expectativa de vida menor entre os protestantes do que entre os católicos

(B) nupcialidade mais expressiva entre os católicos do que entre os protestantes

(C) mortalidade infantil maior entre as crianças protestantes do que entre as católicas

(D) índice de fecundidade mais elevado entre as irlandesas católicas do que entre as protestantes

DAN SMITH

Adaptado de Atlas dos conflitos mundiais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

Católicos e protestantes na Irlanda do Norte

Total aproximado por grupos etários,em 2001

Em proporção ao total da população

30

Ciências humanas e suas tecnologias

Questão

A importância do Estado na economia de um país varia ao longo do tempo de acordo, dentre outros aspectos, com o papel que desempenha na produção de riqueza.

No gráfico acima, é possível identificar o período de maior relevância do Estado como agente direto do crescimento econômico no Brasil.

Esse período e a correspondente doutrina econômica que fundamentava os seus investimentos são identificados como:

(A) Estado Novo – monetarismo

(B) governo JK – protecionismo

(C) Nova República – liberalismo

(D) regime militar – keynesianismo

47

EUSTÁQUIO DE SENE e JOÃO C. MOREIRA

Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2007.

Brasil: participação do setor privado, estatais e governo na taxa de investimento na economia

46Questão Ildenice Rita da Silva, de 33 anos, chegou a Brasília há 15 anos. Foi atrás da irmã, Denizelda de Carvalho,

de 41, que morava na cidade desde a década de 70. Ildenice sonhava com um emprego melhor do que em Riachão das Neves, na Bahia, onde trabalhava na roça com a família. (...) De acordo com o Censo 2000, de 1995 a 2000, 15,6% das saídas do Nordeste tiveram como destino as cidades-satélites do Distrito Federal e os municípios goianos ao redor de Brasília. Além das promessas de emprego, uma política de distribuição de lotes, anteriormente iniciada, fez inchar o entorno de Brasília.

LISANDRA PARAGUASSÚ

Adaptado de O Globo, 12/05/2002

A situação relatada na reportagem possibilita estabelecer uma correlação entre dois processos de grande importância para a área das ciências humanas.

Esses processos estão indicados em:

(A) urbanização – modernização agrícola

(B) migração – segregação socioespacial

(C) terciarização – reordenamento territorial

(D) metropolização – desemprego estrutural

Vestibular Estadual 2009 2º Exame de Qualificação 31

Ciências humanas e suas tecnologias

48Questão

No mapa e na reportagem, apresentam-se informações que remetem a possíveis alterações na economia e na política da Região Ártica, fruto da combinação de eventos como a mundialização do capitalismo e o aquecimento global.

Dois significativos interesses estratégicos que podem produzir uma redefinição da geopolítica do Ártico são:

(A) instalação de bases militares e monitoramento do tráfego aéreo

(B) aproveitamento da biodiversidade e expansão do mar territorial

(C) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas

(D) utilização de reservas de água potável e aproveitamento da energia hidroelétrica

REINALDO SCALZARETTO e DEMÉTRIO MAGNOLI

Atlas geopolítica. São Paulo: Scipione, 1996.

(Nova) Guerra Fria sobre o Ártico

Mesmo divergindo sobre as causas do fenômeno, a comunidade científica é unânime: o Ártico está derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km2 de geleiras desapareceram ao longo dos últimos 30 anos.

Adaptado de http://diplo.uol.com.br

Projeção polar norte

Limite da calota polar

32

Ciências humanas e suas tecnologias

50Questão O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a

cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como “joanino”. Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional.

Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em:

(A) crescente pólo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa

(B) expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira

(C) principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas

(D) importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

Neste ano, ocorreu a primeira Olimpíada na China. O governo chinês, que vem há três décadas realizando mudanças na economia, apostou no sucesso dos jogos como um reforço à sua imagem internacional.

Essa expectativa se contrapõe à constatação da seguinte disparidade socioespacial existente no país:

(A) redução das diferenças de renda nas cidades – ampliação das diferenças de renda no campo

(B) preservação do consumo de produtos tradicionais pelos setores urbanos – crescente ocidentalização dos camponeses

(C) crescimento da acumulação de capital nas áreas urbanas – manutenção de bolsões de pobreza nas áreas rurais

(D) ampliação do setor econômico estatal nas províncias litorâneas – estagnação dos investimentos públicos no interior

49Questão

Belezas naturais e boa infra-estrutura de transportes e hotelaria são atributos comuns às áreas que recebem grandes fluxos anuais de turistas.

A leitura do gráfico fornece elementos para concluir que outro importante fator comum aos países que se destacam como destino turístico é:

(A) território vasto com grande diversidade climática

(B) política de preservação do patrimônio histórico

(C) anulação das ações de grupos políticos extremistas

(D) semelhança cultural com o país de origem dos visitantes

Folha de São Paulo, 25/02/2007

Ranking do turismo mundial

51Questão

Vestibular Estadual 2009 2º Exame de Qualificação 33

Ciências humanas e suas tecnologias

Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando.

Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2008.

Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente:

(A) 10 – sábado – 21

(B) 11 – sábado – 21

(C) 10 – domingo – 22

(D) 11 – domingo – 22

52Questão

ELIAN ALABI LUCCI et al.

Adaptado de Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2005.

Linha Internacional de Mudança de Data

53Questão A partir da década de 1990, a resistência à hegemonia dos EUA na América Latina se fortaleceu com o

surgimento de lideranças nacionais que constituem a chamada “nova esquerda latino-americana”. O ano de 2008 colocou um ponto de interrogação nesse processo, o que pode ocasionar mudanças capazes de enfraquecer essa composição política.

Essa nova conjuntura está relacionada a possíveis alterações em:

(A) sistema econômico cubano com a renúncia de Fidel Castro

(B) política externa boliviana com a vitória eleitoral de Evo Morales

(C) regime tarifário brasileiro com a retomada do diálogo entre os países do Mercosul

(D) estrutura agrícola paraguaia com a ação das forças de direita do governo recém-eleito

34

Ciências humanas e suas tecnologias

55Questão E os governos do Terceiro Mundo sabem ainda menos sobre as suas fronteiras urbanas, esses estranhos

limbos onde se faz a transição entre cidades ruralizadas e campos urbanizados.

A orla urbana é a zona de impacto social onde a força centrífuga da cidade colide com a implosão do campo.

O trecho sublinhado sugere que a orla urbana das grandes metrópoles do Terceiro Mundo é a expressão espacial da convergência de dois processos.

Esses dois processos, significativos na segunda metade do século XX, são:

(A) verticalização e imigração

(B) periferização e êxodo rural

(C) conurbação e migração pendular

(D) industrialização e tráfico de mão-de-obra

MIKE DAVIS

Adaptado de Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

54Questão

O remembramento

O remembramento é a operação que permitiu reagrupar as propriedades rurais na França. As paisagens rurais foram transformadas: os campos são cada vez mais abertos, as sebes (cercas de arbustos) são menos numerosas.

Adaptado de Géographie – à monde ouvert. Paris: Hachette, 1996.

Com base na interpretação do gráfico e do texto, a transformação observável nesse país e sua correspondente causa podem ser identificadas como:

(A) coletivização rural – elevado incentivo governamental à agricultura comercial

(B) concentração fundiária – pouca competitividade das pequenas fazendas

(C) especialização produtiva – progressiva substituição da agricultura pela pecuária

(D) urbanização do campo – acentuado dinamismo das atividades de comércio e serviços

Dimensão das propriedades rurais na França (em hectares)

Em 1929 Em 1993

Vestibular Estadual 2009 2º Exame de Qualificação 35

Ciências humanas e suas tecnologias

57Questão Cresce a proporção de latinos nos EUA

Já se sabe que a população latina está mudando a face dos Estados Unidos, e os números confirmam: a cada 30 segundos nasce no país uma pessoa dessa origem. Os latinos são 14,2% da população, 40,5 milhões de pessoas. De acordo com os dados do censo americano, os latinos representam o segmento mais jovem.

O texto faz referência ao aumento da proporção de hispânicos na população estadunidense.

Além da imigração elevada, esse aumento é conseqüência direta do seguinte aspecto demográfico característico desse grupo:

(A) estrutura etária associada a altas taxas de natalidade

(B) taxa de emigração marcada por percentual elevado de idosos

(C) população economicamente ativa concentrada nas áreas rurais

(D) sobremortalidade masculina gerada por condições precárias de trabalho

PILAR MARRERO

Adaptado de http://politicainternacional-jorge.blogspot.com

Os mapas indicam a distribuição espacial dos brasileiros que se declaram católicos ou luteranos.

As áreas com maiores índices de concentração de católicos e luteranos, respectivamente, estão associadas ao predomínio, dentre outras, das seguintes características do país:

(A) economia industrial – economia de plantation

(B) ocupação recente – ocupação no período colonial

(C) população de origem mediterrânea – população de origem alemã

(D) percentual de urbanização elevado – percentual de ruralização baixo

56Questão

CESAR R. JACOB et al.

Adaptado de Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. PUC-Rio/Loyola, 2003.

Religião Católica Apostólica Romana Religião Evangélica Luterana

36

Ciências humanas e suas tecnologias

Lula defende biocombustíveis das críticas crescentes

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biocombustíveis pelo Brasil rejeitando as críticas de que ela acelera o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.

As crescentes críticas são um desafio à diplomacia brasileira e ao auge das exportações agrícolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-açúcar.

Competidores e críticos tentaram relacionar várias das exportações agrícolas do país, da carne à soja, com a destruição do meio ambiente e com más condições de trabalho.

RAYMOND COLITT, em 16/04/2008

Adaptado de www.estadao.com.br

O debate a respeito do uso de biocombustíveis não envolve apenas questões ambientais, mas também diferentes interesses econômicos. Neste último caso, encontram-se países e empresas que lucram com a utilização em larga escala dos combustíveis fósseis e produtores de biocombustíveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polêmica.

Um alegado risco ambiental decorrente da maior produção de biocombustíveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta política de Estado, respectivamente, são:

(A) desertificação – abundância de recursos hídricos

(B) degradação dos solos – predomínio de solos férteis

(C) desmatamento – disponibilidade de terras não cultivadas

(D) disseminação de pragas – ocorrência de climas temperados

58Questão

59Questão

Adaptado de Veja, 16/04/2008

Neste ano, segundo dados da ONU, o número de pessoas no mundo que mora em áreas urbanas ultrapassará a população que vive em áreas rurais. Entretanto, o processo de urbanização da humanidade é extremamente desigual, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

As cidades da tabela fazem parte de um grupo caracterizado por uma especificidade que o distingue da maioria dos centros urbanos.

Essa especificidade está enunciada na seguinte alternativa:

(A) cidades globais polarizam a economia mundial

(B) megacidades concentram a urbanização dos países desenvolvidos

(C) centros urbanos com PIB elevado agregam a função de capital nacional

(D) megalópoles abrigam a maior parte da população de baixa renda do hemisfério norte

Vestibular Estadual 2009 2º Exame de Qualificação 37

Ciências humanas e suas tecnologias

60Questão

Pode-se falar de idade de um lugar? A propósito desta ou daquela cidade nascida com a colonização, é freqüente ler que foi fundada em tal ou tal ano. Por exemplo, a cidade de Salvador, Bahia, “foi fundada” em 1549 por Tomé de Souza. Será possível falar da idade de um lugar segundo outro critério?

A Geografia e a História são ciências que estudam a sociedade a partir da inter-relação necessária das categorias tempo e espaço.

Com base na interpretação conjunta dos quadrinhos e do texto, pode-se relacionar tempo e espaço a partir do critério definido como:

(A) era em que determinadas técnicas são inventadas em uma região

(B) momento em que uma ou mais técnicas são difundidas em um território

(C) época em que avanços técnicos são realizados em função de guerras em um país

(D) período em que as técnicas são empregadas para a aferição da cronologia de uma área

O Globo, 08/04/08

MILTON SANTOS

Adaptado de A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 1996.

GABARITO . 2º exAme de quAlIfIcAçãO . 14/09/2008

01 – B

15 – c14 – d13 – d12 – d11 – A 10 – A 09 – B 08 – B07 – c 06 – d05 – d04 – A 03 – B02 – A

espanhol

18 – c17 – d16 – dInglês

20 – d 19 – c18 – A17 – d16 – B

francês

21 – A20 – B19 – A18 – c17 – B16 – d

22 – A

41 – d

39 – B38 – c37 – A36 – c35 – d34 – A33 – A32 – c31 – A30 – B29 – c28 – B27 – d26 – B25 – d

23 – B

20 – B19 – A

21 – c

21 – A

40 – c

24 – A

43 – c42 – c

60 – B59 – A58 – c57 – A56 – c55 – B54 – B53 – A52 – B51 – c50 – c49 – B48 – c47 – d46 – B45 – c 44 – d

Universidade do estado do rio de Janeiro

sUb-reitoria de GradUação - sr-1 departamento de seleção acadêmica - dsea coordenação acadêmica