as classes sociais

14
FAAD-FACULDADE ADVENTISTA DE ADMINISTRAÇÃO CRISTINA SANTOS GIDELCIO FERREIRA RAFAEL GOMES SARA 3° PERÍODO NOTURNO ATIVIDADE – SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Atividade apresentada a Faculdade Adventista de Administração do Nordeste – FAAD para obtenção de créditos na Disciplina Sociologia das Organizações ministrada pelo professor Msc Laudicéia Soares CACHOEIRA-BA 2008

Upload: gidelcio-ferreira

Post on 05-Jun-2015

10.154 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: As Classes Sociais

FAAD-FACULDADE ADVENTISTA DE ADMINISTRAÇÃO

CRISTINA SANTOS GIDELCIO FERREIRA

RAFAEL GOMES SARA

3° PERÍODO NOTURNO

ATIVIDADE – SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Atividade apresentada a Faculdade Adventista de Administração do Nordeste –

FAAD para obtenção de créditos na Disciplina Sociologia das Organizações

ministrada pelo professor Msc Laudicéia SoaresCACHOEIRA-BA

2008

Page 2: As Classes Sociais

****************************De****************************Desigualdade Exclusão Socialsigualdade Exclusão Social

A desigualdade social acontece quando a A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. incapazes de ter uma vida digna.

Page 3: As Classes Sociais

**************************** **************************** Desigualdade Exclusão Social Desigualdade Exclusão Social

Muitos jovens de baixa renda crescem sem Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros. instalações, alimentação ruim, entre outros.

A desigualdade social é um problema serio A desigualdade social é um problema serio que causa grandes transtornos no mundo, que causa grandes transtornos no mundo, como por exemplo a exclusão social, ou como por exemplo a exclusão social, ou seja, dificuldade o acesso das pessoas ao seja, dificuldade o acesso das pessoas ao crescimento e ao conhecimento.crescimento e ao conhecimento.

Page 4: As Classes Sociais

Desigualdade social x As Desigualdade social x As DrogasDrogas. .

As Desigualdades sociais além de As Desigualdades sociais além de excluir os jovens da sociedade levam excluir os jovens da sociedade levam as drogas.as drogas.

O Estado não faz a sua parte, O Estado não faz a sua parte, deixando a responsabilidade para os deixando a responsabilidade para os cidadãos.cidadãos.

O Trafico de Drogas, Prostituição e o O Trafico de Drogas, Prostituição e o Analfabetismo.Analfabetismo.

Page 5: As Classes Sociais

As Classes Sociais As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista.

Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilegio e de desvantagens entre os indivíduos.

Page 6: As Classes Sociais

As Classes Sociais As divisões em classes se da na forma que o individuo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.

No capitalismo, quem tinha condições para a dominação e a apropriação, eram os ricos, quem trabalhavam para estes eram os pobres, pois bem esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social.

Page 7: As Classes Sociais

As Desigualdades Sociais no Brasil

O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc. , são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Page 8: As Classes Sociais

As Desigualdades Sociais no Brasil

As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social.

Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.

Page 9: As Classes Sociais

POBREZA

A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de

fatores:

Page 10: As Classes Sociais

Fatores político-legais: corrupção,

inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.

Fatores econômicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.

Page 11: As Classes Sociais

Fatores sócio-culturais: reduzida

instrução, discriminação social relativamente ao gênero ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.

Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Page 12: As Classes Sociais

Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.

Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.

Insegurança: guerra, genocídio, crime.

Page 13: As Classes Sociais

“Em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o estado, e as classes dominadas por ela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.”

Page 14: As Classes Sociais

Bibliografia

GALLIANO, A. Guilherme. Introdução à sociologia. São Paulo : Harper & Row do Brasil, 1981.

Martins, J. de S. Ideologia e sociedade. Rio, 1930 (págs: 23 a 45).