as 12 tribos de israel

29
ISRAEL Única religião essencialmente monoteísta (na teoria e na prática), refere-se ao povo hebreu, formado a partir da volta do exílio babilônico (538 antes de Cristo), e no qual se formou o Cristianismo. Os hebreus (significa aqueles que vieram do outro lado do rio – no caso Jordão) foi um povo semita da antiguidade – do qual descendem os atuais judeus que ficaram no Egito, aproximadamente, 400 ou 250 anos. Entretanto, os israelitas que viviam no Egito ainda não eram chamados de Judeus e sim de Hebreus. A palavra judaísmo está relacionada ao mesmo tempo com uma região geográfica (a Judéia), um agrupamento humano (os judeus) e uma religião (o judaísmo). Essa série de referências revela a originalidade de uma religião que se caracteriza pelo pacto da aliança entre um deus – Javé, e um povo – Israel, compondo uma unidade étnico-religiosa, ou mais precisamente, uma nação religiosa. A religião têm várias correntes, como a liberal e a conservadora. O judaísmo tradicional é o ortodoxo. Acreditam na ressurreição. Uma criança tem que nascer de uma mãe judia para ser um judeu. É necessário se ter 10 homens para se fazer uma oração. O número 7 é associado a perfeição, ao completo...

Upload: tiagonath

Post on 05-Jul-2015

3.206 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: As 12 Tribos de Israel

  ISRAEL

Única religião essencialmente monoteísta (na teoria e na prática), refere-se ao povo hebreu, formado a partir da volta do exílio babilônico (538 antes de Cristo), e no qual se formou o Cristianismo.

Os hebreus (significa aqueles que vieram do outro lado do rio – no caso Jordão) foi um povo semita da antiguidade – do qual descendem os atuais judeus que ficaram no Egito, aproximadamente, 400 ou 250 anos.

Entretanto, os israelitas que viviam no Egito ainda não eram chamados de Judeus e sim de Hebreus.

A palavra judaísmo está relacionada ao mesmo tempo com uma região geográfica (a Judéia), um agrupamento humano (os judeus) e uma religião (o judaísmo).

Essa série de referências revela a originalidade de uma religião que se caracteriza pelo pacto da aliança entre um deus – Javé, e um povo – Israel, compondo uma unidade étnico-religiosa, ou mais precisamente, uma nação religiosa.

A religião têm várias correntes, como a liberal e a conservadora. O judaísmo tradicional é o ortodoxo. Acreditam na ressurreição. Uma criança tem que nascer de uma mãe judia para ser um judeu. É necessário se ter 10 homens para se fazer uma oração. O número 7 é associado a perfeição, ao completo...

Desde a época de Abraão, designou-se que Deus é único, onipotente e responsável pela criação do Universo. Não existe "antes" ou "depois" de Cristo, mas sim o tempo de existência da humanidade.

Os três homens mais importantes, chamados de Patriarcas, são Abraão (Abraham), seu filho Isac (Isaac) e seu neto Jacó (Jacob), todos mostrados nos selos abaixo, emitidos em 23/09/1997.

Page 2: As 12 Tribos de Israel

O selo do meio mostra "O Sacrifício de Isac"... A Bíblia conta que o Altíssimo quis provar a fé de Abraão... Então lhe disse:

– "Toma Isaac, teu filho único, a quem amas, e vai ao território de Mória, e aí oferece-o em holocausto sobre um dos montes que eu te mostrar" (Id. 22, 2).

Abraão não hesitou um instante. Chamou Isaac, pôs-lhe aos ombros um feixe de lenha e, portando uma adaga, dirigiram-se para o local indicado por Deus.

Isaac, entretanto, não vendo a vítima, no alto do monte, preparada a lenha para a fogueira, Abraão pediu a Isaac que se deitasse sobre ela.

O adolescente nada replicou, obedecendo fielmente a seu pai. Este, levantando o braço, ia desferir com a adaga o golpe sobre a vítima, quando um anjo do Senhor o chamou pelo nome e disse-lhe da parte do Altíssimo:

– "Não estendas a tua mão sobre o menino, e não lhe faças mal algum; agora conheci que temes a Deus e não perdoaste teu filho único por amor de mim" (Id. ib., 12).

E vendo Abraão perto um carneiro preso a um arbusto pelos chifres, pegou-o e ofereceu-o em holocausto ao Senhor.

Esse ato heróico de fidelidade ao Primeiro Mandamento – Amar a Deus sobre todas as coisas – mereceu a Abraão que Deus renovasse com ele sua aliança

Page 3: As 12 Tribos de Israel

CONHEÇA AS 12 TRIBOS DE ISRAEL

O nome Yisra'el foi outorgado A Jacó pelo próprio Anjo Adonai, depois de Jacó ter lutado com ele, a noite toda (Gn 32:24-25). A luta de Jacó foi espiritual, em oração, "Como príncipe lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou e lhe suplicou. Em Betel o achou, e falou com ele ali; sim, com o Eterno, o ELOHIM TZEVAOR/dos Exércitos, o HaShem é o seu nome." (Os 12:4-5) e também física . E nessa luta o patriarca venceu "prevaleceu". Isso não quer dizer que Jacó tenha derrotado a Elohim, mas que finalmente satisfez a exigência que Elohim fez na aliança: Submissão dócil (o que se vê na coxa ferida) (Gn 32:25-26).

E ele continuou se recusando a deixar o anjo partir até que este o abençoasse. O Eterno Elohim então anunciou: "Já não te chamarás Jacó (suplantador) (Ya'acob) e sim, "YISRAEL" (Yisra'El): pois como príncipe lutaste e como príncipe tiveste poder."

O substantivo aparece primeiro na Bíblia como nome "honorífico" (que confere honrarias) do patriarca Yaakov, depois como nome próprio designativo da Nação de Yisrael, a qual descendeu dos 12 filhos dele.

Depois da morte de Yaakov "Yisra'El" continuou sendo empregado como nome alternativo do patriarca. Mas, assim como a expressão "benê Yisra'El", "filhos de Israel", perdeu o sentido literal de os 12 filhos do patriarca "São estes os nomes dos filhos de Yisrael, que entraram no Egito com Jacó, cada um com a família." (Ex 1:1), passou a designar de forma mais metafórica os seus descendentes em geral. De igual forma "Israel" veio designar a nação hebraica.

"E ouvirão a tua voz. Então ireis tu e os anciãos de Ysrael, ao rei do Egito e lhe direis: O Eterno, o Elohim dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao Eterno nosso Elohim." (Ex 3:18)

Aqui a baixo estão os Estandartes das Doze Tribos de Israel

RUBEN

Significa "Eis um filho".

...pois "Ele atendeu (viu) a minha aflição". ( RA’UBeANYI)

Primogênito de Jacó e Lia. Eis um filho! Foi um favor especial que Elohim concedeu a ela e, conforme o nome do menino parece indicar, uma bênção inesperada (Gn 29:32) "E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o HaShem atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido."

Page 4: As 12 Tribos de Israel

"Rúben" pode significar "Eis um filho" e ao mesmo tempo soar significantemente parecido com a idéia de "ele viu a minha aflição" "ver".

Rúben revelou alguém cheio de energia e determinação, mas não muito disciplinado. Ele cometeu um crime bem repulsivo (Gn 35:22). A posição destacada de líder passou para Judá (Gn 49:8-10). E a porção dobrada para os filhos de José (Gn 48:5)

Foi a primeira tribo a se instalar, mesmo antes da transferência da liderança de Moisés para Josué (Nm 32).

Se instalaram no planalto de Moabe ao norte do rio Arnom.

 

SIMEÃO

Significa "Ouvindo ou Audição"

"Soube o Eterno que eu era preterida".

No hebraico é audição

Segundo filho de Jacó e Lia (Gn 29:33). Nome dado a Segunda tribo de Israel.

Simeão é mencionado por diversas vezes em sua posição apropriada, isto é, o segundo lugar, nos capítulos que abordam a organização e arranjo do acampamento de Israel (Nm 1:6, 22-23) "De Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai; Dos filhos de Simeão, as suas gerações pelas suas famílias, segundo a casa dos seus pais; os seus contados, pelo número dos nomes, cabeça por cabeça, todo o homem de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra. Foram contados deles, da tribo de Simeão..."

A tribo de Simeão, a exemplo de várias outras, não conseguiram capturar todo o território que lhe foi atribuído.

Mas que, a despeito disso, a tribo era importante na área sul da terra prometida, isso pode ser demonstrado pelo fato de que um maior número de homens aliou-se a Davi, no início da monarquia, provenientes de Simeão, em um total de 7.100 homens.

A incrustação de Simeão, dentro do território de Judá, significou que as duas tribos foram-se misturando cada vez mais, e que Judá tornou-se a tribo predominante dentre as duas (Jz 1:3).

Page 5: As 12 Tribos de Israel

LEVI

Significa "Unido"

"Desta vez se unirá mais a mim meu marido".

LEVI, muitos estudiosos associavam a palavra hebraica "LAVAH" com o nome próprio Levi, que significa "unir, juntar".

Em (Nm 18:2, 4), há um jogo de palavras com esse sentido "E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho. Mas se ajuntarão a ti, e farão o serviço da tenda da congregação em todo o ministério da tenda; e o estranho não se chegará a vós."

Levi foi o terceiro filho de Jacó com Lia. (Gn 29:34)

Levi, progenitor da tribo de Levi, participou de um incidente particularmente reprovável (Gn 34).

Sua irmão Diná foi violentada por Siquém, filho do cananeu Hamor. Ele teria então permissão para casar-se com ela caso ele e toda a sua cidade aceitassem ser circuncidados. Eles se circuncidaram, mas, enquanto se recuperavam da operação, Simeão e Levi foram à cidade e mataram todos os habitantes do sexo masculino (Gn 34:25-26).

Seu pai Jacó, ficou muito indignado com esse acontecimento que mesmo no leito de morte se lembrou disso. Em vez de abençoar Levi, ele predisse, que tanto os seus descendentes quanto os de Simeão ficariam espalhados no meio de Israel (Gn 49:7).

Pela fé os descendentes de Levi transformaram-se numa bênção.

Presume-se que a tribo de Levi não participou do incidente do bezerro de ouro. (Gn 32) Demonstrado assim uma posição espiritual superior, e provando que sua escolha para o serviço sagrado estava justificada.

HaShem adotou essa tribo como sua própria herança em lugar do primogênito de cada família (Nm 3:11-13) "Eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.

Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o Elohim Eterno."

 

Page 6: As 12 Tribos de Israel

JUDAH

Significa "Desta vez louvarei ao Eterno Elohim".

Judá foi o nome do quarto filho do patriarca Jacó, nascido de Lia.Em (Gn 29:35) "E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Eterno Elohim. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz." oferece uma explicação do significado do nome Judá em hebraico; "dar graças" , "elogiar", "louvar".

Em (Gn 49:8) então o patriarca prossegue com promessas específicas.

A graça soberana de Elohim estava, porém, atuando na vida de Judá, tanto no fato de ele se tornar um líder entre seus irmãos (Gn 43:3; 44:14; 46:28)

Foi Judá que mais se destacou em arrependimento e confissão pelo pecado contra José. (Gn 43:8)

A bênção de Jacó prometeu a Judá: liderança, vitória e reinado. (Gn 49:8-12) "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite."

Antecipando assim a linhagem real estabelecida pela aliança com Davi e derradeiramente, com o Adonai,Yeshúa HaMashiach, o qual haveria de combinar em sua pessoa o rei, o ungido (Mashiach).

Claro que Judá era o nome de uma tribo que não teria maior realce até que Davi, filho de Jessé, foi ungido rei sobre Judá e, posteriormente, sobre todo o Ysrael (II Sm 2: 4)

- A contribuição religiosa significativa de Judá foi o estabelecimento de Yerushalaim (no território de Judá) como "O lugar que o Eterno vosso Elohim escolher ... para ali por seu nome"

(Dt 12:5,11,14,18,21,26)

Depois da apostasia de Salomão (I Rs 11:1-13), Elhim separou Yisrael (dez tribos) de Judá, que desde os dias de Josué incluía o território de Simeão (Is 19:9). Embora os profetas falassem do povo de Israel e dos filhos de Judá como sendo povo de Elohim por causa de um relacionamento de aliança, que tem origem em Abraão.

Page 7: As 12 Tribos de Israel

Assim mesmo o relacionamento da aliança prosseguiu através de Judá somente após a desastrosa queda de Samaria e do Reino do Norte. Usa-se o nome "Ysrael" mais especificamente para designar o povo com quem Elohim estabeleceu aliança, denotando a totalidade dos eleitos, que então unidos a Adonai, mas, depois da queda de Samaria, Miquéias, Isaías e outros escritores usam o termo "Ysrael" ao falarem de Judá, que em essência é um nome político.

(Is 5:7) Mas, Judá como Nação deveria durar pouco mais de um século, pois o cativeiro babilônico já estava declarado.

Os profetas estiveram continuamente chamando o povo de Elohim a voltar para o verdadeiro relacionamento da aliança.

Com o exílio babilônico, Judá não perde sua identidade básica, embora fosse um povo que não estava em sua própria terra.

Uma pequena porcentagem retornou para sua pátria durante o período persa, embora os dois grupos tenham em última instância, participado da atuação providencial de Elohim.

O remanescente que voltou à terra tornou-se o canal pelo qual veio o Messias prometido

DAN

Significa "Meu Pai [Adonai] é juiz".

"HaShem me julgou e também me ouviu a voz".

Essa tribo consistia nos descendentes do patriarca Dã, filho de Yaakov com Bila, criada de Raquel e concubina de Yaakov (Gn 30:6)

Essa tribo, na época do Shemot/Êxodo, era a Segunda mais numerosa das tribos de Ysrael com 62.700 homens (Nm 1:39).

Seu território, porção noroeste de Canaã; mas, visto que a área era muito pequena para a tribo, um grupo de danitas buscou estabelecer-se bem ao sul de Canaã. Foi assim que ele ocuparam o distrito de "Lesém", que foi conquistado com relativa facilidade. "Lesém" foi rebatizado com o nome de "Dã", que veio a indicar extremo norte do território de Israel.

O território original que Dã recebeu era fértil, ocupar-se do comércio e da pesca. (Jz 5: 17)

Page 8: As 12 Tribos de Israel

NAFTALI

Significa "Minha Luta"

"Com grandes lutas tenho competido com minha irmã, e logrei prevalecer".

Foi o sexto filho de Jacó e o segundo de Bila, criada de Raquel. Era irmão de Dã.O território dos descendentes de Naftali ficava ao Norte e ao ocidente do mar da Galiléia, estendendo-se desde as montanhas do Líbano, até as extremidades daquele lago. Incluía as áreas ricas e férteis adjacentes às cabeceiras do rio Jordão e a praia ocidental do mar da Galiléia (Dt 33:23) (Js 19:32-39).

Na qualidade de tribo de fronteira, o território de Naftali estava sujeito a muitas invasões vindas do norte e do leste. O cântico de Débora celebra os heróis de Naftali, que arriscaram a própria vida a fim de participarem do livramento de Ysrael (Jz 5:18).

No primeiro censo de Ysrael essa tribo contava com 53.400 homens, sendo então a sexta mais numerosas das tribos (Nm 1:43).  

GADE

Significa "Afortunado"

"Uma tropa (ou muitos filhos) ou boa fortuna estava chegando".

O sétimo filho de Yaakov era filho de Zilpa, criada de Lia, concubina de Yaakov. ele foi chamado assim, para indicar que um tropa (ou muitos filhos) ou uma boa fortuna estavam chegando (Gn 30:9-11).

Quando essa tribo saiu do Egito, foram encabeçados por Eleasafe, filho de Deuel. Dispunham de 45.650 homens aptos para o serviço militar. Porém, durante a peregrinação pelo deserto, seu número diminuiu para 40.500 (Nm 1:24-25).

Page 9: As 12 Tribos de Israel

Terminada a conquista da terra de Canaã, a cada tribo de Ysrael foi dada uma parcela, como herança. A terra de Gade é uma alusão bíblica àquela porção que os homens dessa tribo receberam (I Sm 13:7) (Jr 49:1).

Ficava situada a leste do rio Jordão, em Gileade, ao norte do território que coube a Rúben, e separada do território dos amonitas pelo rio Jaboque.

Porém, compreendemos que é muito difícil traçar linhas fronteiriças exatas entre tribos de atividades pastoris.

Em (Js 13:25), a terra de Gade é chamada metade das terras dos filhos de Amom. Isso não porque os amonitas, então, fossem os donos dessas terras, mas, porque a porção ocidental das margens do rio Jaboque antes tivera esse nome. As cidades principais da tribo eram chamadas de "Cidades de Gileade". (Js 13:25)

ASER

  Significa O sentido é "Abençõar!", alguém "Feliz" (Felicidade)

"É a minha Felicidade"

Filho de Yaakov com Zilpa, ama de Lia (Gn 30:13)

Quando Ysrael partiu do Egito, essa tribo contava com cerca de 41.500 homens, o que o tornava a nona tribo em número, apenas com Efraim, Manassés e Benjamim menores que ela. Antes de entrar na terra de Canaã, houve um aumento de 11.900 homens.

A herança dessa tribo ficava em uma região extremamente frutífera, tendo o Líbano ao norte, o Carmelo ao sul e a tribo de Issacar a leste.

- No período do rei Davi, a tribo de Asher supriu guerreiros para o exército de Davi (I Cr 12:36)

- Após a queda de Ysrael, alguns aseritas ajudaram a reavivar a páscoa, em Yerushalim de acordo com as determinações de Ezequias (II Cr 30:11).

ISSACAR

Significa "HaShem me recompensou".

Page 10: As 12 Tribos de Israel

"Homem de aluguel". (Por causa do aluguel pago a Raquel com as mandrágoras trazidas pelo seu filho Rúben).

Esse era o nome do nono filho de Yaakov (quinto filho de Lia).

A tribo de Issacar era formada pelos descendentes, através de quatro famílias principais: "Os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom." (Gn 46:13) (Nm 26:23-25)

Quando foi feito o recenseamento em Ysrael, Issacar contava com 54.400 homens

O que fazia deles a quinta mais populosa tribo de Ysrael. (Nm 1:28-29)

No segundo recenseamento, esse número já havia aumentado para 64.300 homens, o que fazia da tribo a terceira mais numerosa.

Quando o povo de Ysrael marchava pelo deserto, Issacar posicionava-se a leste do Tabernáculo. Essa posição era compartilhada por Judá e Zebulom (Nm 2:3-8). Nesse tempo, o líder da tribo era Natanael, Filho de Zuar (Nm 1:8)

O cântico triunfal de Débora menciona a tribo, cujos homens participaram da batalha contra Sísera. Essa batalha teve lugar na planície de Issacar. Um dos benefícios dessa vitória é que foi obtida uma passagem livre entre os israelitas da região montanhosa de Efraim e os Israelitas que viviam na Galiléia.

A fronteira oriental da tribo de Issacar era o rio Jordão. Para oeste, esse território estendia-se exatamente até a meio caminho para o Grande Mar, ou Mar Mediterrâneo. Compreendia a totalidade da planície de Esdrelom e os distritos circunvizinhos, e era considerado o celeiro de "Ysrael". O território de Manassés fazia fronteira com o de Issacar a oeste e ao Sul.]

ZEBULOM

Significa "honra" e "HaShem me concedeu excelente dote."

Nome do sexto filho de Lia e décimo filho de Yaakov "Zebulom". Presente dado pelo noivo.

A tribo de Zebulom era a Quarta maior tribo, tanto no começo quanto no final da peregrinação pelo deserto. (Nm 1:31) (Nm 26:26)

Em listas das 12 tribos, Zebulom normalmente segue Issacar (Nm 1:9; 2:7), mas na bênção de Moisés , Zebulom é mencionada primeiramente. (Dt 33:18)

Page 11: As 12 Tribos de Israel

A herança tribal de Zebulom é descrita em (Js 19:10-16). Seu território ficava na extremidade norte do vale de Jezreel, ao norte de Manassés, e de Issacar e ao sul de Aser e Naftali. Tanto (Gn 49:13) e (Dt 33:19) associam Zebulom com o mar.

Talvez seja essa a referência básica ao comércio entre o Mar Mediterrâneo e o Mar da Galiléia, que enriqueceu a tribo de Zebulom.

Zebulom foi uma das tribos que conseguiu expulsar os cananeus (Jz 1:30), mas seus guerreiros foram altamente elogiados por sua bravura nas vitórias sobre Sísera e os cananeus. (Jz 4:6)

Quando Davi se tornou rei de todo Israel, Zebulom enviou-lhe um grande contingente de 50.000 soldados e amplas provisões. (I Cr 12:33-34)

A tribo de Zebulom é mencionada como Naftali como contemplada com a honra de receber "Yeshua HaMashiach" quando de seu advento.

"Mas, para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele tornou desprezível a terra de Zebulom e Naftali, mas nos últimos dias a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das Nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz; sobre os que habitam na região da sombra da morte resplandeceu a luz" "Yeshua HaMashich" (Is 9:1-2)

BENJAMIM

Significa "Filho da mão direita"

HaShem ouviu o pedido de Raquel e lhe concedeu um outro filho, mas ela morreu devido a palavra de maldição lançada por Yaakov quando este questionava com Labão, "Não viva aquele com que achares os teus deuses;..." (Gn 31:32)

O filho mais novo de Yaakov e Raquel.

A tribo de Benjamim estabeleceu-se em Canaã central (Js 18:21-28) entre Efraim e Judá, mas não expulsou totalmente os cananeus.

A tribo de Benjamim, ainda que afamada por seus valentes soldados (Jz 20:15), sua população nunca foi muita, nem seu território destacado pelo tamanho.

"Ali está a pequena tribo de Benjamim que os conduz..." (Sl 68:27a)

O primeiro Rei de Ysrael confirma sua indicação, observando que vem da menor das tribos de Ysrael (II Sm 9:21).

Page 12: As 12 Tribos de Israel

Apesar disso, Adonai nos permite analisar, ilustrando o princípio de que "Ele", com freqüência, deixa de lado os de alta posição e alcança os tidos como insignificantes.

(Dt 33:12) "De Benjamim disse: O amado do Eterno Elohim habitará seguro com Ele; todo o dia o protegerá e descansará em seus braços."

O apóstolo Shaul escrevendo à Igueret em Corinto ele declarou que a própria mensagem da cruz ser loucura para os que se perdem (I Co 1:18). Elohim escolheu usar pessoas que o mundo considera tolas, fracas e inconseqüentes para comunicar a real mensagem do evangelho.

"Pelo contrário, Elohim escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Elohim escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; Para que ninguém se vanglorie na presença de HaShem" (I Co 1:27-29

JOSÈ

Filho querido de Jacó

Vendido por seus irmãos aos mercadores arabes ,depois negociado como escravo no egito. Na vida deste homem houve muitos altos e baixos ,mas como todo homem de Deus foi honrado e recebeu a herança da parte de Deus

Os filhos de Yosef tiveram a sua porção de território na parte central de Canaã, no ocidente, e tudo indica que o território de Efraim e Manassés era comum (Js 16; 17:14).

Eles não expulsaram os cananeus de suas cidades, embora os tenham subjugado (Js 16:10).

A região era bastante produtiva, de maneira que o povo desfrutava de vida próspera. Infelizmente, a medida da bênção material não encontrou correspondência no poder espiritual; pelo contrário, houve declínio e decadência (Is 28:1-4) (Jr 31:18) (Os 9:13; 10:11).

Page 13: As 12 Tribos de Israel

MANASSÈS

Significa "Que faz esquecer"

Era o filho primogênito mas foi preterido por Yaakov seu avó o qual deu a benção da primogenitura a Efraim seu irmão.

Efraim foi o mais novo dos filhos de José e Asenate que lhes nasceram no Egito. Juntamente com seu irmão Manassés, foi adotado por Yaakov, tornando assim o progenitor das duas tribos israelita. Yaakov ao abençoar Efraim deu-lhe prioridade em relação a Manassés (Gn 48).

Censo. A tribo de Manassés é procedente do filho de Manassés, Maquir; do filho de Maquir Gileade, e dos seis filhos de Gileade (Nm 26:28-34). no começo da marcha pelo deserto, o número dos homens de guerra está numerado em 32.200 (Nm 1:34). No 2º censo eles tinham aumentado para a 52.700 (Nm 26:34). No censo nas planícies de Moabe, Manassés é nomeado antes de Efraim, e aparece muitas vezes como uma tribo poderosa (Nm 26:28).

Posição. No acampamento, estavam junto da tribo de Benjamim , pelo estandarte da tribo de Efraim, no lado ocidental do tabernáculo.

Estandarte. De acordo com a tradição rabínica, o estandarte de Efraim era uma bandeira dourada na qual a cabeça de um bezerro foi representada. De acordo com Pseudo-Targum de Jon, o estandarte de Manassés era a figura de um menino, com a inscrição "A nuvem de Yahweh repousou sobre eles até que saíram do acampamento".

Viajando. " Todos os que foram contados no exército de Efraim (Benjamim e Manassés) foram cento e oito mil e cem, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em terceiro lugar.". (Nm 2:24).

Representantes. No Sinai o príncipe da tribo era Gamaliel, filho de Pedazur (Nm 2:20). A tribo foi representada entre os espias por Gadi, filho de Susi (Num13:11, onde a tribo de nome " de José " parece ser usado como uma alternativa).

Notas interessantes. A tribo de Manassés era conhecida por sua coragem, e dois juizes famosos: Gideão (Jz. 6:11-8:35) e Jefté (Jz 11:1-12:7). Durante o de reinado de Saul, homens de Manassés uniram-se a Davi em Ziclague (1 Chr. 12:19-20). Depois, grande parte do povo de Manassés ocidental e oriental se reuniram para fazer para a Davi rei em Hebrom (1 Cr 12:31,37). Por causa das fortalezas dos cananeus e cidades fortes na terra (por exemplo, Megido, En Dor, Tanaque, Dor, Ibleão, e Bete-Seão), Manassés ocidental teve dificuldade com os cananeus em seu território. Quando ficou forte, porém, não expeliu os cananeus, mas os sujeitou à pagar tributo (Js 17:13).

Page 14: As 12 Tribos de Israel

A Divisão de Terra. Na divisão da Terra de Canaã, foi provido para Manassés porçõs em ambos os lados do Rio Jordão. Manassés oriental só poderia ocupar sua terra depois que tivesse ajudado as outras tribos a conquistar os seus territórios (Nm 32:1-33). por causa das fortalezas de cananeus e cidades fortes na terra (por exemplo, Megido, En Dor, Tanaque, Dor, Ibleão, e Bete-Seão), Manassés ocidental teve dificuldade com os cananeus em seu território.

O Homem Manassés

Heb. Manasheh ("fazendo esquecer ")

Manassés era o primeiro dos dois filhos de José por Azenate, a filha de Potífera, sacerdote de Om:

Gen 41:50-51 "E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai."

O nascimento de um filho realmente foi o clímax da felicidade de José após a amargura da sua longa experiência. Quando estava próxima a morte de Jacó, José trouxe os seus dois filhos para que seu pai os abençoasse. Jacó preferiu a Efraim, o segundo filho de José, ao invés de Manassés o irmão mais velho, indicando assim as posições relativas dos seus descendentes (Gen 48). Antes de José morrer ele viu os filhos de Maquir, o filho de Manassés (50:23). Maquir nasceu a Manassés através da sua concubina, uma síria (1 Cr 7:14). Se Maquir se casou com Maaca antes de deixar o Egito isto não é dito. Ela era a irmã de Hupim e Shupim.

Sobre a vida pessoal de Manassés nenhum detalhe é registrado nas Escrituras.

EFRAIN

Significa "FRUTO DUPLO", Quantidade dobrada de madeira: Eu serei duplamente frutífero "FRUTIFICAÇÃO".

Ele nasceu no período dos sete anos de abundância, que produziram o bastante para salvar milhares e milhares de pessoas da fome ameaçadora.

Page 16: As 12 Tribos de Israel
Page 17: As 12 Tribos de Israel

VISÃO JUDAICA SOBRE O TEMA:

Jane Bichmacher de Glasman *

Costumamos nos referir às 12 tribos de Israel e às 10 tribos perdidas. Mas quais são as 12 tribos? Como judia coerente, rebato questionando: o que são e como surgiram as tribos de Israel?

Embora o livro de Êxodo comece enumerando os filhos de Jacob/Israel que foram ao Egito e lá permaneceram por séculos, tornando-se escravos e sendo libertos (história de Pêssach), o termo shevet é mencionado pela primeira vez em Gênesis 49:10 ”ló iassur shevet Iehudá” (o cetro não será tirado de Judá) e, no sentido de tribo, em Gênesis 49:28 “kol ele Shivtei Israel shneim-assar” (estas são as 12 Tribos de Israel).

Frisei shevet (do acádio Shabitu e do aramaico Shivta) no sentido de tribo, porque o vocábulo hebraico tem outros significados até surpreendentes, como vara, cetro, bastão e clã. Inclusive o verbo da mesma raiz, shavat, significa golpear, bater! Já as chamadas 10 pragas, asseret há-makot, literalmente significam os 10 golpes...

Utilizamos em português, indistintamente, os termos israelitas, hebreus e judeus. Mas hebreu foi apenas Abraão; judeus eram os descendentes de Judá (da tribo, depois do Reino) e israelitas ou filhos de Israel, Benei Israel, designava o povo.

Sendo as tribos formadas pelos filhos de Israel, começamos com uma exclusão: além deles, havia uma filha, Dina, cuja história em si merece estudos profundos. Relatada em Gênesis 34, ela foi violentada por Siquém, príncipe dos Heveus, que se apaixonou por ela, tendo circuncidado a si e todo o seu povo para poder desposá-la, traídos por Simão e Levi, irmãos dela, que mataram e espoliaram seu povo... e não se voltou a falar de Dina...

As 12 tribos israelitas no período bíblico descendiam dos 12 filhos de Jacob/Israel: Rubem, Simão, Levi, Judá, Issacar, Zebulun, José, Benjamin, Dan, Naftali, Gad e Asher.

Após a conquista de Canaã por Josué, o território foi dividido entre as tribos. Todavia, a própria tribo de Moisés, Levi, já na Torá (Deuteronômio 18:1) recebera a função sacerdotal, devendo assistir a todo o povo, vindo a se tornar, como sempre digo, o primeiro grupo Sem Terra!

E José, filho predileto de Jacó (que coisa feia!) e invejado profundamente pelos irmãos (horrível pelas conseqüências) foi vendido por eles como escravo, culminando como Vice-Rei e trazendo seus irmãos e famílias para o Egito, onde, posteriormente foram escravizados e de lá saíram. Relação com as 12 tribos? No “lugar” dos Levitas, para “fechar” o número, receberam terras os filhos de José: Efraim e Menashé!

Concluindo, em síntese, esta introdução ao tema, do que deveriam ser as 13 tribos de Israel, uma foi logo excluída: a única que descenderia de uma mulher; outra ficou sem terra e uma terceira, tornou-se duas! Não é, no mínimo, intrigante ou instigante?

Jane Bichmacher de Glasman é escritora, doutora em Língua Hebraica, Literaturas e Cultura Judaica da USP, professora adjunta, fundadora e ex-diretora do Programa de Estudos Judaicos da UERJ.

Page 18: As 12 Tribos de Israel

A PROFECIA DOS 144.000 EM APOCAPLIPSE 7 e 14

AS 12 TRIBOS NA VISÃO DE JOÃO

DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: "Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus." E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. (Apo 7.1-4)

Apocalipse 7:5-8 continua descrendo esse grupo como tendo saído dentre o povo Judeu, com 12.000 de cada uma das 12 tribos citadas. Existe demasiado de uma natureza específica para sugerir qualquer coisa que não uma interpretação literal desta passagem. Estes são evangelistas Judeus recém-convertidos que continuarão do ponto em que a Igreja deixou depois do arrebatamento. Será o trabalho deles levar o evangelho ao mundo durante a 70ª semana de Daniel.

Tivessem eles sido crentes antes do arrebatamento, teriam desaparecido com a Igreja. Se a Igreja ainda estivesse aqui, não haveria então necessidade deles. Mas a Igreja está no Céu (Apo 5), a 70ª semana de Daniel começou (Apo 6) e o Senhor precisa de alguém na terra para contar Sua história por Ele (Mat 24:14).

Quantas Tribos Existem, Afinal?

Uma leitura cuidadosa revela que conquanto 12 tribos sejam identificadas, há uma faltando (Dã) e outra está lá (Efraim), mas sob o nome de José. Como pode ser isso?

Existiam originalmente 12 mas, após a reunião no Egito, Jacó adotou os dois filhos de José e dividiu sua tribo entre eles. Assim, contando Efraim e Manasses, filhos de José, existem na verdade 14 nomes para escolher. Se quiser os 12 originais, conte Jose ao invés de Efraim e Manassés. Se você vai à guerra e deseja exluir Levi, pois os sacerdotes são isentos da guerra, divida José ao meio e chame uma metade de Efraim e a outra de Manasses. Em Apocalipse 7 o Senhor quis evitar mencionar Dã e Efraim, então ele incluiu Levi e dividiu José com Manasses, e ainda tinha 12 tribos em sua lista.

Por Que Dã e Efraim?

Em 1 Reis 12.12-33 a Cidade de Dã é identificada como o local onde um dos dois bezerros de ouro foi colocado para adoração após a morte de Salomão.O outro estava em Betel, na região de Efraim. Isso ocorreu quase 300 anos depois de sua libertação do Egito. Ainda assim, quando foram dedicados, os sacerdotes pagãos na verdade citaram as que Aarão e o povo falaram na introdução original do bezerro de ouro no Monte Sinai, dizendo "Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito" (Êxo 32:4). Inacreditável.

Page 19: As 12 Tribos de Israel

A colocação desses dois bezerros de ouro nessas duas cidades marcou o início da adoração de ídolos em Israel.Foi essa a razão para todas as tribos fiéis se mudarem para o sul (2 Crôn 11:16 ... então nada de tribos perdidas afinal), e a subseqüente destruição do Reino do Norte pelos Assírios.

2 Reis 10:29 explica que esses bezerros ainda eram adorados em Dã 100 anos depois. Talvez essa seja a razão porque a tribo de Dã não é mencionada e a de Efraim é incluída somente por referência

Então, faz sentido ver os 144.000 de Apo 7 exatamente como são mencionados... Judeus Messiânicos chamados pelo Senhor para testemunhar ao mundo depois que a Igreja se foi. Eles são o cumprimento do fim dos tempos da profecia de Isaías 43:10, sendo testemunhas do Senhor às nações pagãs da terra.

Então Quem São Essas Pessoas?

E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.

E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. (Apo 14:1-5)

Como você pode ver, o grupo identificado em Apo 14:1-5 é substancialmente diferente daquele de Apo 7. Esse grupo está de pé sobre o Monte Sião e tem os nomes do Pai e do Filho escritos em suas testas. Eles são descritos como tendo sido redimidos da terra e estão diante do Trono de Deus cantando uma nova canção, uma canção que só eles podem cantar. Eles são puros e inocentes, eles foram comprados dentre os homens, e são oferecidos como primícias a Deus e ao Cordeiro.

Uma Bela Descrição

Hebreus 12.22-24 fornece uma bela descrição desse grupo. “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.”

Esta similaridade é inconfundível. Por sua localização (céu), seu estado espiritual (puros e inocentes) e o fato de que foram comprados dentre os homens e seguem o Senhor aonde quer que vá nos diz quem são eles. Ainda que alguns enganosamente os identifiquem como os 144.000 originais, martirizados e no céu, somente um grupo se encaixa perfeitamente na descrição... a Igreja.

Page 20: As 12 Tribos de Israel

Estes 144.000 são uma amostra dos remidos, trazidos ao Céu no arrebatamento e apresentados como as primícias da colheita de almas de Deus, assim como a oferta movida eram as primícias da colheita de grãos (Lev 23:9-14). Todo o grão estava colhido, mas somente uma amostra era apresentada. Então é a igreja . Os 144.000 não significam o número total dos crentes arrebatado, só uma amostra.

Quanto à frase "não estão contaminados com mulheres", ela é usada para simbolizar a adoração de ídolos. Como a adoração pagã era sexual em sua natureza, o Senhor às vezes descreve a adoração de ídolos em termos sexuais (Leia Ezequiel 16 e 23 se desejar). Esses 144.000 não fizeram isso. De fato, eles foram achados totalmente inculpáveis, mais uma evidência de que são os remidos no Céu. Nenhum humano na terra é inculpável, e não há evidência bíblica de que homens que se mantenham celibatários receberão recompensa especial.

Uma Palavra Sobre o Número 12

Como o 7, o 12 é um número divino, denotando perfeição de governo. Haviam 12 tribos em Israel, 12 espias entraram na Terra Prometida, Jesus escolheu 12 discípulos, existem 24 (12 x 2) anciãos ao redor do Trono de Deus, etc.

Em Apocalipse 7 e 14, 12.000 vezes 12 (144.000) pode ser visto como a expressão definitiva disso. No primeiro caso, os 144.000 servos selados de Deus são o corpo diplomático do Rei Vindouro, enviados à frente para informar ao mundo sobre Sua chegada iminente. E no segundo, é a Igreja, o instrumento perfeito de governo do Rei, escolhido para governar e reinar com Ele.

Por que da tribo de Dã ninguém foi escolhido entre os 144 mil?

Curiosamente, no texto de Apocalipse 7, na relação das doze tribos de Israel, dentre as quais 12.000 homens foram selados para uma missão especial, na visão escatológica, narrada por João, não aparece o nome da tribo de Dã, bem como da tribo de Efraim, tendo essas duas tribos sido substituídas, respectivamente, por Levi e José.

Sobre Efraim, dedicaremos um texto exclusivo. O que nos interessa aqui, em especial, é a ausência da tribo de Dã, o quinto filho de Jacó, gerado por Bila, concubina de Raquel. - Gn 30:6 .

Hebreus 11.9 diz que Isaque e Jacó tornaram-se herdeiros da promessa que Deus fizera a Abraão. Consequentemente, os filhos de Jacó, também.

Por serem descendentes direto de Abraão, considerando que Abraão tornou-se amigo de Deus - Tg 2:23 . e considerando que o Plano que Deus tinha na vida de Abraão e de seus descendentes era-Lhe muito precioso, todos os filhos de Jacó, tornaram-se igualmente preciosos para Deus. Tanto que na Jerusalém celestial eles recebem destaques, têm os seus nomes gravados nas doze portas do muro de jaspe - Ap 21:12

.- Assim, por herança, são filhos da promessa.

Page 21: As 12 Tribos de Israel

No entanto, Deus é uma pessoa. Como pessoa, Ele tem sentimentos, Ele julga. Todo aquele que despreza aquilo que é precioso aos olhos do Senhor, desagrada-Lhe. Assim aconteceu com Esaú. Conhecedor que era do Plano de Deus, Esaú fez pouco caso da bênção da primogenitura - Gn 25:32; Gn 25:34 ; propositalmente, contrariou o mandamento de não se casar com mulheres de famílias idólatras - Gn 28:8 ; Gn 28:9 . Com esses gestos, Esaú desprezou o projeto de Deus e isto o tornou indigno de ser "herdeiro da promessa".

Porventura, a exclusão do nome de Dã do rol das tribos, em Apocalipse 7 não é, também, uma consequência de algum gesto, por parte desta tribo que possa ser interpretado como desprezo ao Plano ou a alguma parte do Plano de Deus para com o Seu povo?

Inicialmente, apesar de Dã ter tido apenas um filho - Gn 46:23 , sua tribo cresceu assustadoramente e prosperou entre as demais tribos, vindo a ser uma das tribos de destaque. Veja o que temos de informação bíblica sobre a tribo de Dã:

01) Na contagem dos homens que podiam sair à guerra, feita por Moisés, em Números, capítulo 1, a tribo de Dã já aparece como a segunda mais numerosa - Nm 1:39 ;

02) Dentre os dois homens escolhidos por Deus para a construção do tabernáculo, estava Aoliabe, da tribo de Dã - Ex 35:34 ;

03) Em Números 25 fala de como se dava a partida do povo de Israel na peregrinação pelo deserto e diz que as doze tribos eram divididas em 4 grupos de três e cada esquadrão levava uma bandeira. No quarto esquadrão, que cuidava da retaguarda, a tribo de Dã era quem levava a bandeira - Nm 10:25 ;

04) Foi da tribo de Dã que o Senhor levantou Sansão, para julgar e defender em combates a nação de Israel - Jz 13:2 ;

Vimos aí que ao longo da formação da nação de Israel e do estabelecimento deles como povo e especialmente como povo de Deus, Dã teve participação efetiva e em momento algum se imaginou a sua exclusão de uma possível lista profética relacionada pelo próprio Deus.

Acontece que a tribo de Dã, depois de estabelecida a nação nas terras de Canaã, começou a demonstrar certo "desprezo", com gestos, que, para alguns podem parecer pequenos, mas que desagradaram ao Senhor. Em três momentos, pelo menos, ficaram registrados comportamentos que revelavam o quanto a tribo de Dã não estava nem aí para o Plano de Deus para com a família de Abraão. Vejamos:

01) O primeiro gesto de "pouco caso" foi na época da juíza Débora, que convocou o povo para a batalha contra Sísera e seu poderosíssimo exército. De todas as tribos veio um batalhão para engrossar as fileiras de Israel, menos da tribo de Dã - Jz 5:17 ; Com isto, dã perdeu uma grande oportunidade de demonstrar sua união e de estar ao lado do seu povo em tempos difíceis. Nesta peleja, disse Débora, "Desde os céus pelejaram as estrelas contra Sísera" - Jz 5:20, ou seja, era uma peleja que interessava a Deus. Mas Dã faltou, ocupando-se de cuidar de seus navios;

Page 22: As 12 Tribos de Israel

02) Em Juízes 18 está registrada a saga da tribo de Dã, quando procurava se estabelecer de forma definitiva, uma vez que as terras que lhes haviam sido dadas em possessão ficaram comprimidas entre as terras das tribos de Judá e as terras dos filisteus. Conforme está registrado em Josué 19, "Saiu, porém, pequeno termo aos filhos de Dã". Não conformados com o pequeno espaço que lhes fora dado, a tribo de Dã, invadiu a cidade de Laís, ou Lesém. Em Juízes 18 se diz que o povo desta cidade era simples e pacífico e mesmo não oferecendo nenhuma resistência as Danitas, foram totalmente mortos ao fio da espada. Esta cidade ficava a cerca de 160 Km de distância das terras de Dã e, portanto, fora dos teritórios de Israel. O povo desta terra era de origem fenícia ou de arameus. Um povo contra o qual não havia ordem expressa de Deus paa que fossem aniquilados. A tribo de Dã, no entanto, não se preocupou com ordem ou com vontade divina. Eles, simplesmente, partiram para cima daquela gente e os matou a todos, ao fio da espada. Portanto, Dã, agora, estabelece seu domicílio fora dos termos estabelecidos por Deus a Israel; fora dos limites traçados pela soberana vontade divina;

03) Além de saírem dos termos estabelecidos pelo Senhor, a tribo de Dã, ainda foi a primeira a estabelecer o culto pagão em suas terras e, de forma oficial, constituíram um deus, em demonstração clara que, agora que estavam distantes da jurisdição Teocrática de seus patrícios, eles não queriam mais qualquer vínculo espiritual com eles. Como isto se deu, está claramente narrado no capítulo 18 do livro de Juízes. Com este gesto, Dã revelou seu profundo sentimento de desprezo ao projeto de Deus para com a família de Abraão, através da qual o Senhor abençoaria todas as famílias da terra.

Meus irmãos temos aprendido ao longo das páginas das Escrituras que todo aquele que despreza aquilo que Deus considera importante, desagrada ao Senhor. Como Esaú, a tribo de Dã demonstrou que não precisava de Deus para prosperar nem para ser o que desejava ser.

Mas, os registros de Deus não falham. De acordo com a maneira como tratamos Sua obra, Ele haverá de nos tratar nos momentos em que algum projeto especial tiver de se desenrolar.

No caso de Apocalipse 7, Aquele era um momento especial para Deus e para este momentos especial o Senhor separará um grupo especial para receber uma proteção especial. Esse grupo será chamado de "primícias para Deus e para o Cordeiro" - Ap 14:4 . Será neste momento difícil para a humanidade e em especial para os judeus que o Senhor cumprirá cabalmente o que está escrito em Malaquias 3:16 - 18:

Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.

E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Page 23: As 12 Tribos de Israel

Só que, apesar de ser descendente de Abraão, Dã não receberá esta proteção especial, uma vez que não trilhou os caminhos necessários para fazer jus ao título de "herdeiro das promessas".

Que isto nos sirva de exemplo e que possamos refletir nossa condição espiritual, nossos gestos e comportamentos diante daquilo que Deus considera especial, mesmo que pareça algo obsoleto, simples demais. O memorial do Senhor, este sim, nunca fica obsoleto e não existe por acaso!