arte e função

11
Arte e função: arquitectura e design Trabalho realizado por: Flávia nº10 Larissa nº15 Historia da Cultura e das Artes 11ºG

Upload: carlos-vieira

Post on 26-Jun-2015

7.109 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado pelas alunas Melissa e Flávia do 11º G da Escola Secundária de Odivelas no ano lectivo de 2008/2009

TRANSCRIPT

Page 1: Arte e Função

Arte e função: arquitectura e design

Trabalho realizado por:Flávia nº10Larissa nº15

Historia da Cultura e das Artes 11ºG

Page 2: Arte e Função

Os pioneiros do movimento moderno: Mackintosh, Behrens e Sullivan

A evolução para o Modernismo na arquitectura não foi um processo uniforme, continuo ou com concordância internacional. Foi devido a:

- uma exaltação das novas tecnologias a persistência do eclectismo;

- uma reacção Arts and Crafts à renovação estética da Arte Nova;

- novas poéticas da arquitectura, não deixaram de concentrar-se nalgumas questões como:

* a relação arte/técnica; * o conflito tradição/modernidade; * a divergência academismo/ funcionalismo; * a articulação forma/função; * a questão belo/útil; * e o enquadramento do arquitecto na sociedade.

Page 3: Arte e Função

Devido ao Arts and Crafts surgiu em Glasgow, um grupo de artistas conotados com a dinâmica da arte Nova.

Do grupo distingue-se o Charles Mackintosh (1868-1928), desenvolveu uma linguagem, partindo da estética da “linha curva”, abandonou os excessos ornamentais para seguir uma vida racional e funcional.

• No estudo para a Escola de Artes de Glasgow, Mackintosh articula formas austeras e depuradas com tendências orgânicas e de grande simplicidade estrutural e introduziu uma metodologia que anuncia o design moderno.

Quarto de Hóspedes- Casana Rua Derngate, 78 – Glasgow, Charles Mackintosh,1919

Page 4: Arte e Função

Escola de Artes de Glasgow, Charles Mackintosh, 1896-1907.

A linguagem de Mackintosh afasta-se da exuberância decorativa da Arte Nova para anunciar estruturas mais claras, formas mais simples (sem enfeites) e um entendimento mais funcional do projecto. As amplas superfícies envidraçadas rasgadas na fachada denotam a assimilação de valores plásticos os novos materiais, tornando as superfícies mais leves e acentuando a relação interior/exterior.

Page 5: Arte e Função

Objectivos:

Os ideais do Arts and Crafts viriam a inspirar uma associação análoga na Alemanha, através de Herman Muthesius (1861-1927): a Deutsche Werkbund, fundada em 1907.

Uma associação de críticos, arquitectos, designers, etc. admitia, no entanto, a utilização da maquina e dos processos industriais com os seguintes objectivos:– melhorar o desenho arquitectónico e industrial;– reconciliar as belas-artes com as artes aplicadas;– revalorizar o papel do artista na sociedade; – promover a industria alemã

Page 6: Arte e Função

Foi Peter Behrens (1868-1940), outro fundador, quem melhor exprimiu estes princípios na arquitectura e no design.

Na inovadora Fabrica de Turbinas da AEG, em Berlim, Behrens privilegiou uma estética de grande simplicidade formal e racionalidade estrutural em que a forma é determinada pela função.

Page 7: Arte e Função

Fabrica de Turbinas da AEG, Peter Behrens, 1908-1909.

Com o “projecto AEG”, Behrens estabeleceu a mais profunda ligação da arte com a industria. Conhecido como a “Catedral do Trabalho”, o arquitecto da Werkbund aspirou a elevar um edifício industrial á categoria de monumento arquitectónico. A estrutura metálica usada no edifício possibilitou a abertura, nas fachadas de betão, de enormes janelas em vidro com caixilharia de aço. A sala principal, com um pé-direito de cerca de 25 m, é coberta por uma estrutura continua de arcos triangulados, reforçados por tirantes nas zonas de apoio das vigas que ficam visíveis no exterior e cujos entre-espaços são preenchidos pelas vidraças. De volumes simples e sem ornamentos, esta fabrica é representativa da arquitectura funcionalista.

Page 8: Arte e Função

Em Chicago, esta problemática tomou outros contornos. Após o grande incêndio de 1871, a cidade observou um forte impulso industrial e urbanístico.

Os avanços tecnológicos (estruturas metálicas, pre-fabricação, ascensores, etc.) permitiram a criação de novas tipologias (arranha-céus, armazéns, habitação colectiva), em soluções arrojadas e com base numa orientação pragmática e racional de que Richardson foi precursor.

Os principais representantes da “Escola de Chicago” foram: Louis Sullivan (1856-1924) e Dankmar Adler (1844-1900).

Aqui se formaria Frank Lloyd Wright, um dos mestres da arquitectura moderna

Louis Sullivan,1856-1924

Dankmar Adler,1844-1900

Page 9: Arte e Função

Características:

Aperfeiçoaram as estruturas em “esqueletos metálicos”; Rasgaram as fachadas com grandes envidraçados; Conceberam plantas livres e de grande funcionalidade; Modernizaram os sistemas de isolamento; Saneamento; Aquecimento; Manutenção; etc.

Page 10: Arte e Função

Obras de Louis Sullivan:

Edifício Guaranty, Louis Sullivan, Buffalo, 1894-1895.

Edifício Wainwright, Louis Sullivan,St. Louis, Missouri, 1890-1891.

Page 11: Arte e Função

Segundo Peter Behrens, o papel da arquitectura estava em “dar forma

artística ao espaço da técnica e não em decorá-la”.