art i go 28 tetsuo tsuji

2
Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento-SEPLAN Conselho Editorial da SEPLAN Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos-IMESC 1 VISÃO DE FUTURO DO MARANHÃO: O QUE É PRECISO PARA CHEGAR LÁ TETSUO TSUJI (Doutor em Administração pela USP. Pesquisador do IMESC/SEPLAN) O IMESC Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos traçou uma visão de futuro do Maranhão dentro do projeto de pesquisa “O que o Maranhão quer ser quando for grande?”, pesquisa esta feita para desenhar o cenário e a visão de futuro do Maranhão no horizonte de dez anos. Traçada a visão de futuro, vem naturalmente a pergunta: o que é preciso fazer para chegar lá?. Os autores que tratam de planejamento cuidam, dentro do contexto lógico- pedagógico de assuntos, 1. da estratégia, 2. do planejamento estratégico, 3. da administração estratégica e 4. do monitoramento da estratégia. Cada autor dá ênfase numa ou algumas dessas fases, porém tendem, em seus livros e publicações, a abarcar todo o ciclo, existindo uma diversidade de abrangência. Podemos entender que estratégia, de forma simplificada, é a maneira de alcançar objetivos tirando proveito das vantagens. Enquanto isso, o planejamento estratégico é a ação de planejar a estratégia, ou, em outros termos, é o estabelecer de objetivos examinando-se as oportunidades e ameaças do ambiente e os pontos fortes e fracos do sistema, buscando maximizar as vantagens e reduzir as desvantagens no estabelecimento de seus objetivos. Já a administração estratégica realiza a efetivação, a concretização dos objetivos definidos no planejamento estratégico. É tornar os objetivos e metas do planejamento em realidade, utilizando-se dos conhecimentos administrativos disponíveis. E o monitoramento estratégico? É a etapa que cuida de acompanhar e controlar o planejamento estratégico para corrigir os rumos do curso de ação. Fazendo uma comparação dos termos teóricos acima colocados com o que prevalece atualmente no contexto do Estado, percebe-se que no Maranhão ainda não existe uma estratégia global de desenvolvimento formulada em termos sintéticos. Uma formulação sintetizada em uma palavra-chave, de tal modo que possa ser disseminada na população e aculturada por ela. Com relação ao plano estratégico, existe um formulado, na SEPLAN, a partir de ilações dos documentos produzidos até então, especialmente o plano de campanha do governador, a orientação estratégica de governo do PPA - Plano Plurianual, levantamentos realizados das aspirações sociais nas regiões, bem como os Planos Populares de Desenvolvimento Regional (PPDRs). Em relação à administração estratégica, processo de condução da organização para o alcance dos objetivos colimados no planejamento estratégico, não se observa especial atenção na administração pública do Estado, a não ser a preocupação em

Upload: evan-carvalho

Post on 15-Sep-2015

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

gostei e mt pratico e bom

TRANSCRIPT

  • Secretaria de Estado do Planejamento e Oramento-SEPLAN Conselho Editorial da SEPLAN

    Instituto Maranhense de Estudos Socioeconmicos e Cartogrficos-IMESC

    1

    VISO DE FUTURO DO MARANHO: O QUE PRECISO PARA CHEGAR L

    TETSUO TSUJI (Doutor em Administrao pela USP. Pesquisador do IMESC/SEPLAN)

    O IMESC Instituto Maranhense de Estudos Socioeconmicos e Cartogrficos traou uma viso de futuro do Maranho dentro do projeto de pesquisa O que o Maranho quer ser quando for grande?, pesquisa esta feita para desenhar o cenrio e a viso de futuro do Maranho no horizonte de dez anos.

    Traada a viso de futuro, vem naturalmente a pergunta: o que preciso fazer para chegar l?.

    Os autores que tratam de planejamento cuidam, dentro do contexto lgico-pedaggico de assuntos, 1. da estratgia, 2. do planejamento estratgico, 3. da administrao estratgica e 4. do monitoramento da estratgia.

    Cada autor d nfase numa ou algumas dessas fases, porm tendem, em seus livros e publicaes, a abarcar todo o ciclo, existindo uma diversidade de abrangncia.

    Podemos entender que estratgia, de forma simplificada, a maneira de alcanar objetivos tirando proveito das vantagens.

    Enquanto isso, o planejamento estratgico a ao de planejar a estratgia, ou, em outros termos, o estabelecer de objetivos examinando-se as oportunidades e ameaas do ambiente e os pontos fortes e fracos do sistema, buscando maximizar as vantagens e reduzir as desvantagens no estabelecimento de seus objetivos.

    J a administrao estratgica realiza a efetivao, a concretizao dos objetivos definidos no planejamento estratgico. tornar os objetivos e metas do planejamento em realidade, utilizando-se dos conhecimentos administrativos disponveis.

    E o monitoramento estratgico? a etapa que cuida de acompanhar e controlar o planejamento estratgico para corrigir os rumos do curso de ao.

    Fazendo uma comparao dos termos tericos acima colocados com o que prevalece atualmente no contexto do Estado, percebe-se que no Maranho ainda no existe uma estratgia global de desenvolvimento formulada em termos sintticos. Uma formulao sintetizada em uma palavra-chave, de tal modo que possa ser disseminada na populao e aculturada por ela.

    Com relao ao plano estratgico, existe um formulado, na SEPLAN, a partir de ilaes dos documentos produzidos at ento, especialmente o plano de campanha do governador, a orientao estratgica de governo do PPA - Plano Plurianual, levantamentos realizados das aspiraes sociais nas regies, bem como os Planos Populares de Desenvolvimento Regional (PPDRs).

    Em relao administrao estratgica, processo de conduo da organizao para o alcance dos objetivos colimados no planejamento estratgico, no se observa especial ateno na administrao pblica do Estado, a no ser a preocupao em

  • Secretaria de Estado do Planejamento e Oramento-SEPLAN Conselho Editorial da SEPLAN

    Instituto Maranhense de Estudos Socioeconmicos e Cartogrficos-IMESC

    2

    determinar indicadores especficos de cada rea de atuao, bem como a preocupao em determinados setores, que tm formulado seus planos estratgicos. Entretanto, no preocupao geral, mas especfico de alguns setores.

    E, finalmente, quanto ao monitoramento da estratgia, no existe, por enquanto, a preocupao com este aspecto. Na verdade, sente-se que existe, entre alguns decisores estratgicos do governo, uma intuio de que algo falta, mas no se sabe o que .

    H, ainda, neste conjunto de aes quanto ao planejamento, o fato de existir, em mbito do Estado, um estudo de cenrio para um horizonte de dez anos, realizado pelo IMESC, acompanhado da viso de futuro do Maranho para o ano 2017. J uma grande referncia para a conduo do desenvolvimento do Maranho.

    A concluso que se pode chegar, em termos do que pode ser feito para chegar l, a de que, a partir dos estudos existentes, se consiga chegar a uma formulao sinttica da estratgia de desenvolvimento do Maranho, de tal forma que possa ser usada em campanhas publicitrias e outros processos de comunicao. Com isto, se propiciar o aculturamento geral da populao quanto estratgia de governo. Sem o envolvimento geral da populao, no haver empenho dos governantes e gerentes intermedirios no alcance dos grandes objetivos. Pode mesmo ser algum dos slogans utilizados at agora nas publicidades do governo. O interessante que esse slogan no seja apenas decorrente de convenincias publicitrias, mas decorrente de todo esse conjunto de aes j promovidas pelo governo do Estado em ouvir a sociedade.

    O planejamento estratgico j formulado nos moldes descritos acima, tendo sido originrio de formas sistemticas de ouvir a sociedade, deve ser convalidado pelo nvel estratgico do governo. O plano estratgico deve estar internalizado, e bem internalizado, pelos decisores maiores da administrao pblica do Estado.

    No nvel gerencial deste plano, isto , das secretarias e agncias paraestatais, deve-se dar continuidade ao processo do planejamento, construindo-se planos estratgicos a cada nvel de gerncia. Um grande plano estratgico desdobrado e desencadeado por planos estratgicos menores, componentes do maior. Os planos estratgicos no precisam ser complexos e onerosos. Desde que sejam facilmente compreensveis, sero bons.

    Finalmente, de fundamental importncia o Estado realizar o monitoramento do que est sendo buscado por sua estratgia. O BSC Balanced Scorecard um excelente instrumento para isso. Mas claro, ele pressupe que os objetivos estejam formulados.

    Com todo o conjunto de instrumentos montado, e havendo constantes aperfeioamentos e atualizaes, o Maranho seguramente chegar l.