array list

2

Click here to load reader

Upload: celso-adam

Post on 26-May-2015

478 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Array list

Classe java.util.ArrayList<T> Miguel Jonathan – agosto de 2010. a) Objetos dessa classe possuem a funcionalidade de uma lista de objetos. A

lista só pode conter referências a objetos, e todas as referências devem ser do mesmo tipo T. Por exemplo, um ArrayList<String> é uma lista de strings, e todos os seus elementos serão referências do tipo String.

b) Para criar uma lista de strings: ArrayList<String> lista = new ArrayList<String>(); O efeito é criar uma lista vazia. Ao contrário dos vetores (array) uma lista inicialmente tem tamanho zero.

c) O método int size() informa quantos elementos estão na lista. Para inserir elementos no final de uma lista, usa-se o método add(T elemento), sucessivamente. Os elementos da lista são indexados a partir de zero: lista.add("UFRJ"); // uma referência a essa string será colocada na posição 0 da lista lista.add("UFF"); // uma referência a essa string será colocada na posição 1 da lista lista.add("PUC-Rio"); // uma referência a essa string será colocada na posição 2 da lista

d) É possível inserir no meio da lista, com o método: void add(int indice, T elemento). O elemento do segundo parâmetro será inserido na posição dada pelo primeiro argumento. O elemento que estava nessa posição, e todos os seguintes, serão deslocados uma posição para a direita. Por exemplo: lista.add(1, "UFRRJ") faria com que a lista do exemplo acima ficasse com os elementos: UFRJ, UFRRJ, UFF, PUC-Rio, nesta ordem.

e) Toda instância de ArrayList é capaz de se expandir automaticamente, obtendo mais espaço de memória à medida que novos elementos são inseridos. não há limite pré-definido, como ocorre com os vetores. O programador não precisa se preocupar com alocar espaço para os elementos de uma lista.

f) Para obter um elemento da lista utiliza-se o método abaixo: T get(int indice) - retorna o elemento da lista que está na posição indice. Ex: System.out.println(lista.get(2)); // imprimirá PUC-Rio

g) Elementos de uma lista podem ser removidos. Em vetores tradicionais essa operação é impossível. Ao se remover um elemento de uma lista, a lista se contrai. O elemento seguinte passa a ter o índice da referência removida. Por exemplo, se na lista acima removermos o elemento "UFF", o elemento "PUC-Rio" passará a ser o segundo elemento da lista, com índice 1. Para remover um elemento, pode-se usar 2 métodos: T remove(int indice) - remove o elemento na posição indice, e retorna a

referência removida. Dará erro se o índice fornecido estiver fora dos limites.

boolean remove (Object obj) – remove o primeiro elemento x da lista que for igual a obj, no sentido que x.equals(obj) == true.Retorna true se for encontrado e removido algum elemento, e false em caso contrário.

h) Podemos alterar o valor de um elemento da lista usando o método set:

Page 2: Array list

T set(int indice, T elemento) – esse método substitui o elemento atual no posição indice da lista, pelo elemento passado no segundo parâmetro. Por exemplo: lista.set(0, "Unirio") substituirá a referência a "UFRJ" por uma referência a "Unirio", na lista do exemplo.

Há ainda vários outros métodos para manipular listas. Consulte a API da classe.