argonautas junho de 2007

16
António Valdemar Ribeiro Pág. 4 Pág. Pág. 5 Os Directores de Turma do 9º ano despedem-se dos alunos com mensagens de incentivo e lembrança. O percurso será longo mas estão no bom caminho! Neste número apresentamos as fotos de um ano para mais tarde recordar! Pág. 8 e 9 A Escola de Argoncilhe recebeu a visita de um formador do projecto: “Escola Brilhante” para lembrar a importância da água. Pág. 2 Voluntários de várias empresas portuguesas orientam-te na escolha da tua futura profissão! Pág. 5

Upload: bruno-torres

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Argonautas Junho de 2007

TRANSCRIPT

Argonautas | Junho de 2007António Valdemar Ribeiro

Pág. �4

Pág. 5

Pág. ��

Pág. 5

Pág. 2

Pág. 8 e 9

Os Directores de Turma do 9º ano despedem-se dos alunos com mensagens de incentivo e lembrança. O percurso será longo mas estão no bom caminho! Neste número apresentamos as fotos de um ano para mais tarde recordar! Pág. 8 e 9

A Escola de Argoncilhe recebeu a visita de um formador do projecto: “Escola Brilhante” para lembrar a importância da água. Pág. 2

Voluntários de várias empresas portuguesas orientam-te na escolha da tua futura profissão! Pág. 5

2

Argonautas | Junho de 2007No Templo dos deuses

Água – Ouro AzulNo passado dia 16 de Abril deslocou-se, à nossa escola, um formador do Projecto Escola Brilhante. Nesse dia, realizaram--se sete sessões para as turmas do 5º ano com a duração de 45 minutos. Cada turma esteve na Biblioteca para participar nesta actividade designada “Água – ouro azul.”

Os alunos foram desafiados a descobrir porque é que a água se está a tornar um bem escasso no nosso planeta, apesar de este ser constituído por cerca de 75% do precioso líquido. É que a grande parte da água ou está congelada ou é salgada e, por isso, não a podemos consumir. Só uma parte minúscula é água doce disponível. E as más notícias não ficam por aqui! A maior parte dessa está poluída. E agora? Calma! Ainda há esperança de continuarmos a ter este bem essencial para as nossas vidas. Aquilo que os alunos descobriram foi que todos podemos contribuir para preservar o nosso ouro azul, pondo em prática pequenos gestos no dia-a-dia. O formador trouxe consigo uma caixa com objectos que simbolizavam esses pequenos gestos que podemos fazer. Estás curioso? Então cá vai:• Um regador – quando regamos o jardim devemos

Editorial

A água é vida

Todos e cada um de nós já ouviram, ouvimos falar, na comunicação social, na Escola e noutros locais, dos benefícios da água e não é por acaso que vemos tantas pessoas acompanhadas pela sua garrafa, garrafinha de água, como se fosse algo indispensável.

A Água é vida, pelo que urge que cada um de nós, independentemente da sua estrutura corporal, intelectual, estatuto social, deverá ingerir muita água. São imensos os seus benefícios e desconhecidos os seus efeitos prejudiciais. É pacificamente aceite, aos mais diversos níveis, que o nosso corpo funciona(rá) melhor quando bebemos muita água, em lugar de bebermos outros líquidos, como é o caso dos sumos que, regra geral, são o resultado de um conjunto de elementos, pelo que não são, na maior parte dos casos, naturais.Podemos dizer, em suma, que beber água, muita água, dá saúde e ajuda-nos a viver mais e melhor, o que contribui(rá) para uma vivência mais feliz: estar de bem comigo mesmo, e com os outros, com a vida, com a natureza e com o Mundo.

preferir o regador em vez da mangueira. Estaremos a poupar dezenas de litros de água.• Uma torneira – as torneiras devem ficar bem fechadas e serem consertadas se estiverem a pingar.• Um copo de lavar os dentes – quando escovamos os dentes, não o devemos fazer com a água a correr e sim colocar um pouco no copo.• Um autoclismo – sabias que colocar uma garrafa de plástico dentro do autoclismo ajuda a reduzir a quantidade de água que se gasta? Experimenta!• Uma garrafa de óleo – o óleo que sobra dos fritos e cozinhados é extremamente poluente para os lençóis de água subterrâneos. Então o que fazer? Solicitar à Câmara Municipal um oleão para recolher os óleos usados, que depois servirão para reciclar e produzir combustivel para os automóveis. Agora já sabes: está nas tuas mãos ajudar a mudar o mundo. Se muitos fizerem como tu, estaremos a contribuir para que a água potável nunca acabe.

por: Helena GonçalvesCoordenadora do Departamento de Ciências

O relógio marcava 6:20h quando as camionetas rumaram a Lisboa, para a visita de estudo aos Templos Religiosos no âmbito da disciplina de E.M.R.C.. Apesar da hora, todos os alunos e professores estavam bem dispostos e prontos para um dia diferente.Os templos visitados foram o Templo Hindu e a Mesquita Islâmica. No Templo Hindu tivemos uma pequena explicação sobre a origem do hinduísmo. É uma religião politeísta e situa-se geograficamente no sudeste asiático.Na Mesquita Islâmica tivemos a sorte de sermos recebidos por uma pessoa bem disposta e acessível. Das inúmeras explicações sobre o islamismo, destacamos o porquê das Mesquitas estarem viradas para Meca e a origem do islamismo.

Depois das visitas de estudos fomos almoçar ao Parque das Nações. Cada um levou um pequeno lanche para partilhar com os colegas. O almoço teve como paisagem o rio Tejo. Para fazer a digestão, uns foram andar de teleférico, outros exploram a área, outros foram ao shopping Vasco da Gama, mas certamente todos aproveitaram muito bem o tempo. À hora marcada todos os alunos comparecem para a chamada de regresso ao norte. Durante a viagem paramos na estação de serviço de Leiria para lancharmos.Depois de uma viagem tranquila chegamos por volta das 19h à Escola de Argoncilhe.Foi um grande dia que ficará marcado na nossa memória da Escola E.B. 2/3 de Argoncilhe.

por: Isabel, Patrícia e Tânia9º D

O 9º ano foi visitar alguns Templos Religiosos a Lisboa.Esta é a visita de estudo de EMRC dos alunos do 9º ano.

Visita de Estudo aos Templos Religiosos

por: Carlos MagalhãesPresidente do Conselho Executivo

publ

icid

ade

SUPERMERCADO RUI

Rua do Carvalhal, 3874505-098 Argoncilhetel. 227 640 192

publ

icid

ade

Foto: Capa

“ Quando a água é pura, o coração do povo é forte... Quando a água é suficiente, o coração do povo é tranquilo. “ (Filósofo Chinês - Século IV A.C. )

Neste dia diferente, os alunos do 9º ano ouvem atentamente as explicações sobre a origem do Islamismo, na Mesquita em Lisboa.

Foto

: Ant

ónio

Val

dem

ar

A RESPOSTA DE MEDEIA: só se isso o fizer feliz.

3

Argonautas | Junho de 2007A voz da nau

Cidade limpa e asseadaVivermos num local limpo e asseado é uma preocupação em relação à qual precisamos todos de estar sensibilizados.

A formação cívica de cada um tem que passar pelas escolas e pelas famílias, para juntos construirmos um local mais agradável onde viver, produzindo bem-estar a todos. Desde cedo as crianças e os jovens precisam, não só de sentir, mas também de perceber que é “proibido”, por exemplo, deitarem um papel para o chão. Desenvolverem uma reacção natural de não conseguir sujar ou estragar, ou ver outros a fazê-lo. Como perceberem isto se, afinal, o que é “natural” é praticarem precisamente o contrário? A resposta é fácil, a tarefa é mais difícil.Vejamos a “cidade” ideal que construíram os alunos do terceiro ciclo, em meados do segundo período. Cada aluno executou uma peça subordinada ao tema “Uma cidade de sabão”. Poderão estar a pensar: sabão?!

Sim, desde barcos, aviões, comboios, automóveis, esculturas e parques infantis, até arranha-céus, moradias, pontes, igrejas e castelos medievais, tudo habilmente esculpido em barras de sabão. A localização desta “cidade” foi a Biblioteca da Escola, e foram muitos os “turistas” que a visitaram.Mas não foi por ser construída em sabão que esta cidade se tornou limpa e asseada. Isto aconteceu porque cada um sentiu o zelo de a preservar. Não deixaram de aparecer alguns “vilões”, destruindo algumas peças que os outros tanto se empenharam a construir. E foi relevante ver alguns deles que, naturalmente, demonstram pouca preocupação em não estragar o mundo que os rodeia, a sentirem-se desrespeitados, e a fazerem tudo para que essa situação não se repetisse. Talvez se a resposta for “faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti”, a tarefa fique mais fácil

Milagres d’águaEsta é a história da água que dá a vida mas que mata ao mesmo tempo.

A água é o bem mais precioso à face da Terra. De facto, sem água não conseguiríamos sobreviver. É um recurso natural, produzido na natureza que proporciona a subsistência de todos os seres vivos. 70% do nosso corpo é formado por água.A água torna-se mais preciosa sob a forma de água doce, que utilizam para beber, na preparação de alimentos, na confecção de inúmeros produtos, em lavagens, na rega e no lazer. É potável quando é própria para consumo humano e é inodora, incolor, de sabor agradável, coze bem os alimentos, faz espuma abundante com sabão e não tem micróbios.A água é um recurso natural vital para o Homem e para todos os seres vivos.Existem massas de água doce parada – por exemplo lagos e lagoas – ou massas de água doce corrente – por exemplo, ribeiros e rios.No Antigo Testamento, Moisés opera o milagre da abertura das águas e da travessia do Mar Vermelho.Quando os Israelitas partiram do Egipto, imediatamente o Faraó se arrependeu de os ter deixado partir e enviou o exército para os trazer de volta. O exército alcançou-os no mar vermelho. Encurralados entre o exército e as águas, os israelitas ficaram aterrorizados mas Moisés levantou a sua vara e para espanto deles, Deus dividiu as águas e eles passaram a pé.Neste êxodo ou saída do Egipto as ondas do mar ergueram-se como um dique: “as vagas solidificaram-se no meio do mar” (Êxodo, cap. 15, v.8) e quando os soldados do faraó perseguiram os israelitas as águas do mar fecharam-se novamente e eles morreram afogados.Esta é a história da água que dá a vida mas que mata ao mesmo tempo. “Celebremos o Senhor, que se

VÉNUS, o planeta do amor, incita-o a seguir o seu coração.

por: Pedro Samuel GonçalvesProfessor

por: Isabel SilvaProfessora

cobriu de glória, precipitou no mar cavalo e cavaleiro” (Êxodo, cap. 15, v.1).A este propósito apresento um Midrach – Comentário rabínico da Bíblia sob a forma de relato com valor filosófico ou moral:Logo que o Senhor decidiu que os Egípcios seriam afogados no mar, Ouza, o anjo protector de Mitsraim – Egipto em hebraico, apresentou-se diante d’Ele, inclinou-se e disse-lhe: - Senhor do Mundo, criaste o Universo sob o signo da caridade, porque queres tu, portanto, afogar uma parte dos meus filhos? De imediato, o Senhor convocou o tribunal celeste e pediu-lhe para se pronunciar sobre o assunto. Todos os anjos protectores das nações se puseram a pleitear em favor de Mitsraim. Vendo isso, Miguel fez sinal a Gabriel, que alcançou rapidamente o Egipto, de onde trouxe os cadáveres de crianças judias que tinham servido para o fabrico de tijolos e, apresentando-se diante do Senhor, disse-lhes:- Senhor do Mundo, aqui está como foram martirizadas as tuas crianças.De imediato, o Senhor sentou-se no trono da justiça e mandou afogar os Egípcios. Os anjos esboçaram então um cântico, mas o Senhor observou:- Como é? Homens criados por mim afogam-se no mar e vós cantais?E como é conhecido da tradição: “A justiça tarda mas não falha” e “Deus escreve certo por linhas tortas”. É esta então a importância fundamental da água que purifica, mata a sede e nos dá a VIDA.

Poluição na praiaExistem pessoas que deitam lixo para a praia. As pessoas acabam de comer a “paparoca”, ficam de barriga cheia e virada para cima.por: João Nuno, Bruno e Nuno

8º A

Têm lixo para deitar fora mas, dá-lhes assim umas dores de costas e não deitam a porcaria para o lixo, apesar deste estar a meio metro de distância. Nunca se sabe o que é que pode acontecer até lá!Mas não, têm a mania de atirar para a areia e enterram para disfarçar. Mas o pior não é isso. As pessoas depois a caminhar na praia acabam por pisar os resíduos dos outros, ainda por cima esse lixo demora milhares de anos a decompor-se.Também há aí malta que vai para a praia com uma aparelhagem atrás, metem a música nas alturas e os outros, descansadinhos a ler o seu livro, ficam chateados e se fosse eu também ficava chateado!Anualmente, milhões de toneladas de lixo são produzidas em todo o mundo e boa parte deste vai directa e indirectamente parar aos oceanos.Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até mortes de animais marinhos, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano. É comum a situação de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos como alimento da sua cadeia alimentar, como por exemplo algas.Pela acumulação de lixo nos mares e praias é a razão pela fuga dos turistas das praias.

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:Ecologia – Os mil rostos da vida, Carlo Rondini, Editorial Caminho 577.4 RON ECO

História da poluiçãoAo longo da história humana, os povos deitaram lixo e outros desperdícios para o oceano hipotecando o próprio futuro junto com o do planeta.por: João Nuno, Bruno e Nuno

8º A

No passado havia pouca população e assim, havia menos lixo nos oceanos. Como hoje a população mundial é enorme a quantidade lixo lançado para o mar varia de país para país. Os países mais desenvolvidos produzem mais poluentes do que os em desenvolvimento. Por exemplo, nos Estados Unidos cada pessoa gere cerca de 2,5 kg de lixo, por dia. Algum desse lixo acaba no oceano, causando prejuízos que são irreversíveis. Para além de sujar as praias, com o lixo que dá à costa, o conteúdo do lixo moderno pode ser perigoso para a vida do oceano.A maioria dos poluentes que entram no mar vêm de despejos em bruto (detritos líquidos não tratados sarjetas, instalações sanitárias e esgotos), metais venenosos, desperdícios nucleares, fertilizantes químicos, pesticidas, petróleo e outros produtos químicos que se perdem no oceano. Os lixos brutos podem conter bactérias causadoras de doenças. Os materiais venenosos são, frequentemente, absorvidos pelos peixes e transmitidos aos seres humanos e a outros que os comam. Fontes de poluição, como lixo e derramamentos de petróleo, são muito visíveis e publicitados, mas o que é muito prejudicial para algumas áreas costeiras é os escoamentos (parte de precipitação que escorre das terra para massas de água) poluídos. Estes tornam--se poluídos quando escorrem por quintas, estradas, ruas de cidades, relvados, áreas minerais ou qualquer outro sitio poluído.

CafetariaBICO DOCE

Argoncilhe

Mini-Mercado Moinho

Maria Costa

Argoncilhe

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:366 histórias da Bíblia – 2 LEP

Foto

: Ped

ro S

amue

l

Uma cidade diferente construida com um material diferente - sabão.

publ

icid

ade

4

Argonautas | Junho de 2007

aos inimigos; Orfeu, músico que comandava o ritmo dos remadores e cuja música e voz divinas vão ser muito úteis aos Argonautas; Calais e Zetes- filhos de Bóreas, o vento; Medeia, encantadora feiticeira, filha de Aetes que se apaixonará por Jasão; Castor e Pólux, os peritos em desviar-se das tempestades, Tífis- o piloto da nau Argo, perito na arte de navegar e (claro!) Jasão o intrépido impulsionador da viagem. Estes heróis contaram com a

ajuda de vários deuses: Zeus, Atena, Hermes e até da desconfiada Hera.Composta a tripulação, Jasão ordenou a Tífis que rumasse ao Levante em direcção à distante Cólquida. Durante a ida os Argonautas superaram várias adversidades, tais como a passagem pela ilha de Lemnos, onde habitavam umas perigosas mulheres matadoras de Homens e a perda de Hércules, que partiu para outras aventuras. Ao aportarem na Trácia ajudaram Fineu, o adivinho, a livrar-se das Hárpias, monstros alados que não deixavam

A voz da nau

Área de ProjectoTens oito dias para preparar a tua prova de ÁREA DE PROJECTO!

Entregas 8 dias antes do dia marcado para a prova um relatório onde deverá constar o tema que abordarás, como o desenvolverás e a forma como o pretendes apresentar ao júri, que irá avaliar a tua performance em todo este processo. O domínio da Língua Portuguesa é também avaliado.

Mas não te preocupes que só terás de te submeter a esta prova se reprovares a esta área curricular não disciplinar.

Poderás saber mais junto à tua Directora de Turma ou consultando a matriz da respectiva prova nos placards da Escola.

por: Rosa OliveiraCoordenadora de Área de Projecto

A Área de Projecto pretende envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.Apesar da Área de Projecto não ser uma disciplina, mas uma área curricular não disciplinar, esta tem efeitos na progressão/retenção do aluno. Assim, aos alunos na situação de autopropostos, vai ser dada a oportunidade de realizarem o Exame de Equivalência à Frequência a Área de Projecto, para poderem concluir, com aproveitamento, a referida área. Depois de afixada a matriz da prova, o aluno deverá desenvolver um projecto e elaborar o respectivo relatório, consistindo a prova oral na defesa desse projecto.O candidato ao Exame de Equivalência à Frequência da Área de Projecto deverá entregar o relatório, com antecedência mínima de oito dias úteis, relativamente à data prevista para a realização da prova oral

Queres saber um pouco mais sobre o episódio dos argonautas?

Quem são os nossos heróis?Os Argonautas deram o nome ao teu jornal escolar. Sabe mais sobre estas personagens mitológicas do jornal.

por: Paula BastosProfessora

Jasão foi um herói grego, filho de Esão, rei do Iolco, e educado pelo centauro Quíron. Foi despojado do trono paterno por seu tio Pélias. Temendo a profecia de que seria morto por Jasão, o rei Pélias envia o herói, como condição para lhe restituir o trono, para uma missão impossível: trazer o Velo de Ouro da distante Cólquida. Na nau Argo- daí Argonautas-, Jasão reúne uma tripulação de heróis, partindo para a arriscada missão.Orfeu era poeta e músico talentoso, que até as árvores encantava.Ídmon era um adivinho que participou na viagem dos Argonautas, apesar de ter previsto que isso o levaria à morte. Na viagem foi morto por um javali nas terras dos Miriandinos.Medeia, filha do rei Eetes e mulher de Jasão. Personagem envolvente e cruel.Hércules, filho de Zeus, célebre herói da mitologia, símbolo da força.Hermes, filho de Zeus, torna-se o mensageiro ou intérprete da vontade dos deuses.Calais e Zetes, filhos alados do vento Norte, as Bóreas, foram os responsáveis por libertar o vidente Fineu perseguido pelas Hárpias, atraindo as horríveis criaturas com o odor delicioso de um lauto banqueteUlisses é um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia grega.Artémis deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Rainha dos bosques, é a mais pura e casta das deusas. É representada como uma infatigável caçadora.Zeus era senhor do céu e deus grego supremo. Sempre foi considerado um deus do tempo, por isso eram-lhe atribuídos, os raios, trovões, chuvas e tempestades

Quando o Rei Éson de Iolcos foi destronado pelo seu meio-irmão Pélias, Jasão, seu filho, foi exilado para a Tessália, onde foi educado de Centauro Quíron.Quando atingiu a maioridade, Jasão retornou a Iolcos para reclamar o trono que, legitimamente, lhe pertencia. Pélias, que pretendia livrar-se do intruso, lanço-lhe um desafio: que trouxesse o Velo de Ouro (Tosão de Ouro), para oferecer a Zeus, como forma de provar a sua valentia. Este Velo foi tecido com a lã dourada, tosquiada de um carneiro divino e estava, desde há muito tempo, na posse Rei Aetes da Cólquida (junto ao actual Mar Negro).Jasão aceitou o desafio e mandou um mensageiro por toda a Grécia a convocar os mais valentes heróis para esta perigosa missão. Cinquenta heróis, com vontade de ficar com o seu nome na História, apresentaram-se na praia onde Argo, o mestre-carpinteiro, construía um barco mágico ao qual colocou o seu próprio nome. Desde então estes ficaram conhecidos com Argonautas- os tripulantes da nau Argo. Estes viajantes não eram pessoas comuns, todos possuíam talentos extraordinários que foram postos à prova ao longo da epopeia.Alguns dos famosos eram, nem mais nem menos que: Idmon, o adivinho oficial da viagem; Hércules, um feroz lutador que, pelas suas dimensões, impunha respeito

por: Cristina JorgeProfessora

por: Paula BastosProfessora

Ilust

raçã

o: C

ristin

a Jo

rge

Monstros d’ÁguaA Água, para além das suas virtudes esconde seres que causam espanto e até medo.

por: Paula BastosProfessora

Ilust

raçã

o: C

ristin

a Jo

rge

As figuras dos monstros, nalguns casos, são visões actuais dos nossos medos ancestrais. Tentámos superar medos arquivados na nossa memória genética que são incompatíveis com o conhecimento científico actual. A verdade é que o Homem continua a inventar ou descobrir monstros novos para a sua “genealogia do medo”.A água como território desconhecido e, na maioria das vezes, inacessível para o ser humano é um terreno fértil para o aparecimento de monstros.Talvez o mais conhecido seja o monstro de Lock Ness, na Escócia. Nessie (nome como é carinhosamente designado pelos habitantes locais), tem sido alvo de grandes buscas. A última foi em 2003 quando uma equipa da BBC realizou uma investigação exaustiva do lago, com 600 sonares, sem qualquer resultado. A BBC conclui que o monstro não existe mas nem isto desmotivou os defensores de Nessie.Outro monstro muito famoso é Moby Dick, a grande baleia branca. Este monstro entrou no imaginário da humanidade pelas mãos do escritor americano – Herman Melville. A história da perseguição do Capitão Ahab à baleia branca é uma metáfora da luta do Homem contra as adversidades da vida e a procura constante da salvação. Mais uma vez os ancestrais medos humanos tomam a forma de um animal fantasmagórico que aterroriza e encanta. Ogopogo é o nome dado a um monstro que, supostamente, habita o Lago Okanagan situado no Canadá. Este existe no imaginário “monstrológico” da região desde tempos antigos. As tribos locais, que usavam o lago com frequência, sacrificavam animais para que este monstro em forma de serpente fosse apaziguado. Vários são os testemunhos que dizem ter avistado o monstro, mas não há provas da sua verdadeira existência.Outros monstros:Soe Orm - Serpente marinha VikingBunyip - Monstro marinho do folclore aborígene australiano.Nahuelito - criatura gigante do folclore tradicional do povo que habita as margens do Lago Nahuel Huapi na Patagónia - Argentina

Debaixo de água, vivem muitos seres assustadores.

Ilust

raçã

o: In

tern

et

5

Argonautas | Junho de 2007

Projectos para recordarA Área de Projecto é cada vez mais relevante como área curricular

Desenvolvendo competências de uma forma lúdica, os alunos aprendem com actividades de caracter in-terdisciplinar. Este foi o caso da turma E do 8ºano que

se aplicou em vários projectos de entre os quais se destacaram a realização de bijuterias e a realização de uma maquete com relevo para uma Biblioteca. De uma forma subtil, já que não trataram o acto de lêr directamente, responderam ao “Plano Nacional de Leitura” trabalhando a linguagem da banda desenha-

da em onomatopeias e conhecidos cartoons (Calvin) transformando-os em acessórios de moda que tanto sucesso tiveram nesta Escola. Sarah e Vanessa mos-tram aqui alguns exemplares destas peças!

A voz da nau

ZEUS aconselha a agir com prudência.

Júnior Achievement Portugal

Fundada em Setembro de 2005 a “Associação Aprender a Empreender” – JA Portugal” integra-se na associação internacional Júnior Achievement worldwide (“JA”), a maior organização mundial sem fins lucrativos dedicada à formação de jovens em empreendorismo, cidadania, ética, literacia financeira, economia, negócios e desenvolvimento de carreiras, as sete áreas chave dos conteúdos programáticos da JA.

Os programas do 3º ciclo do ensino básico incluem conteúdos de economia e negócios para alunos entre o 7º e o 9º ano tendo sido implementado nesta escola para os 8º anos de escolaridade. Os programas JA são criados para ajudar os alunos a avaliar as suas qualidades pessoais, os seus interesses e valores, a compreender os benefícios económicos da educação, a explorar opções de carreira, a desenvolver técnicas de procura de emprego e a fazer exercícios de gestão financeira pessoal e familiar. O programa da JA é constituído por 6 sessões de trabalho realizadas por um técnico especializado, em colaboração com um dos professores da turma e, nesta escola estas sessões estão a ser implementadas nas aulas de Área de Projecto. Nestas sessões de trabalho serão abordadas as seguintes temáticas:Espelho meu, Espelho meu: Análise das qualidades, dos interesses e valores de cada um e a sua relação com a escolha de uma carreira.Tu decides: Aspectos a ter em conta na tomada de decisões.

por: Cristina JorgeProfessora

Escolhe o teu sucesso: Relação entre, trabalho e oportunidades de sucesso.Mantém o equilíbrio: Benefícios/custos de decisões relativas a compras de bens e serviços, com base nos rendimentos correspondentes a várias profissões.Organiza as tuas compras: Vantagens e desvantagens dos pagamentos a pronto e a crédito e custos do crédito.Define o teu Risco: A importância dos seguros para ajudar na redução de despesas com automóveis, saúde ou habitação, por exemplo.Utilizando exemplos práticos para ajudar os jovens a compreender a importância da economia na vida.

Em parceria com empresas e educadores, a JA traz o mundo real aos jovens, chamando a atenção para o seu próprio potencial.Os ARGONAUTAS registaram alguns desses momentos!

A Associação Aprender a Empreender

publicidade

por: Cristina JorgeProfessora

Sala de convívioEstá pronta a nova SALA DE CONVÍVIO, para os teus tempos livres.

Este projecto contou com um grande empenho dos alunos do 9º E, pois toda a decoração deste espaço (à excepção das mesas e cadeiras) foi criada e executada nas aulas de Área de Projecto. A temática escolhida abordou os escritores portugueses e a linguagem da banda desenhada, materializando-se em quadros, painel e até num candeeiro. Este último contou com a participação especial de um Encarregado de Educação na realização da sua estrutura em ferro o qual merece o nosso Muito Obrigado!).Apesar deste espaço ter sido feito a pensar em ti e para ti, deves respeitar algumas REGRAS para que ele se conserve em boas condições:

Evitar comer ou beber na sala; Deixar a sala limpa e arrumada; Conversar num tom ameno; Circular/caminhar adequadamente; Manter o mobiliário nos lugares próprios; Conservar o material nas devidas condições; Respeitar os outros...

Lembra-te que este espaço também é teu!Estima-o e certifica-te que os teus colegas também o fazem!

por: Cristina JorgeProfessora

SABIAS QUE?

9. A profundidade médiados oceanos é de cercade 4 km.

que se alimentasse. Como recompensa, por Calais e Zetes terem expulso estes monstros, Fineu ensinou aos Argonautas a forma de passar pelos Rochedos Flutuantes. Estes dois enormes rochedos, também chamados de Rochedos Azuis, esmagavam quem passava entre eles. Finalmente chegaram à Cólquida, mas as aventuras não terminaram, pois o Rei Aetes só concordava em entregar o Velo de Ouro se Jasão cumprisse quatro tarefas, impossíveis para qualquer ser humano. Com a ajuda de Medeia, filha de Aetes, este consegui superar todas as tarefas, mas esta também lhe disse que o pai nunca lhe entregaria o Velo. Este troféu estava guardado por um terrível dragão. Com a ajuda de Orfeu e a sua música de encantar, Jasão matou o dragão e apoderou-se do tão desejado Velo de Ouro. De volta à Grécia a Argo foi perseguida pela Armada do Rei Aetes, que estava furioso pela perda do Velo, pelo rapto de seu filho Apsirto e pela fuga de Medeia, que se juntou a Jasão. De novo passaram vários percalços, tais como o encanto das sereias e a perigosa passagem pelas ilhas de Creta, Córcira e Corfu. Chegaram ao seu destino onde entregaram o Velo de Ouro a Pélias

(cont.)

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:Livro ilustrado de mitos, contos e lendas do mundo – Neil Philip, Ed. Civilização. 29 PHI

Ilustração: Cristina Jorge

Foto

: Rui

Bap

tista

Alunos do 8º E aplicam-se com empenho e evidente interesse numa actividade sobre aptidões profissionais.

Construção de uma Maquete da Biblioteca

Foto

: Cris

tina

Jorg

eFo

to: C

ristin

a Jo

rge

Argonautas | Junho de 2007

Prémio PoesiaOs ARGONAUTAS entrevistaram a aluna que ganhou o PRÉMIO DE POESIA PARA O “DIA DO PAI” numa iniciativa deste jornal no seu 2º número.

A voz da nau

ARGO sugere que dê um passo de cada vez – você vai chegar lá.

Vamos articular?A articulação interdisciplinar é cada vez mais importante nas Escolas visando a aquisição de competências. Vejam aqui um exemplo.

Os alunos da turma A do 7º ano estão a desenvolver um projecto no âmbito da disciplina de Francês articulando com as seguintes disciplinas: Educação Visual, Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.Este projecto iniciou-se com o objectivo de dar vida a seis personagens de diferentes nacionalidades

por: Catarina e Joana7º A

por: Cristina JorgeProfessora

O que mudou na Escola?Tudo começou em 19 de Setembro de 2006, quando conhecemos a Prof.ª Cristina Jorge.

Começámos a pensar no que deviamos fazer em Área de Projecto. Fomos dando várias ideias até que a Prof. de A.P. deu a ideia de dinamizar a sala de convívio. Nós gostamos e também fomos dando opiniões até que se formaram vários grupos. Um dos grupos tinha a responsabilidade de dar continuidade ao projecto que se viria a desenvolver, outro grupo tinha o objectivo de decorar a biblioteca. Depois de muitas opiniões, acabamos por decidir e começamos então a fazer uma carta para o Conselho Executivo da Escola, para que fosse aprovado o projecto da decoração da sala de convívio. Passado algum tempo recebemos a aprovação e começámos a elaborar projectos. Assim sendo, o grupo do Daniel e Filipe tinha o projecto de cortiça, isto é, mobile de figuras de vários escritores portugueses para decorar a biblioteca da escola. A Rita, Pedro, Diana, Catarina, André, Tiago, Álvaro, Marta e Pedro formaram outro grupo, o da decoração da sala de convívio dos alunos... Dois alunos fizeram então quadros em madeira, com onomatopeias, tendo a ver claro com o tema “Quantos mais livros melhor”, integrando assim o “Projecto Nacional de Leitura”. A Joana (da nossa turma) juntamente com a também Joana do 8ºE trouxeram caixas, que viriam a transormar-se em mesas... Formou-se então um novo grupo com a Ana, Joana e o Pedro que começaram a pintar as caixas. Os restantes elementos do grupo, que estavam a pintar os quadros, foram também ajudar os colegas a pintar caixas. Algumas pessoas de trouxeram material, por exemplo, a Marta trouxe o tecido que se pintou para fazer um abat-jour. Também tivemos a ajuda do avô da nossa colega Ana, Sr. Bernardino Fernandes, que fez a estrutura em ferro para segurar o abat-jour... No 3ºPeríodo, continuámos com este projecto e pintamos algumas caixas e com a ajuda do Sr. Jorge. O grupo do André, Tiago e Rita ficaram encarregados de encontrar imagens de escritores portugueses. O grupo da Juliana, Andreia, Paulo, Eduardo e Andreia realizaram letras para pôr na porta da papelaria. Esta ideia surgiu no início do ano com o objectivo de decorar o espaço dos alunos. Agora só nos resta dizer que gostem do espaço e o que o conservem...

por: André Santos9º E

“Matemática por todo lado”Já imaginaste o que seria do Sr. José Mourinho sem o seu bloco de apontamentos? E o que será que tanto tem ele para escrever? Pois é, se calhar não sabes, mas os seus apontamentos, as suas estratégias, não são mais do que cálculos matemáticos.

Uma bola, um terreno plano, um simulacro de baliza: é desta simplicidade que nasce a paixão pelo futebol. Foi no selecto Eton College que, em 1815, se delinearam as suas primeiras regras e é nas favelas do Rio de Janeiro que todos os meninos as praticam, sonhando ser Pelés, Ronaldos ou Garrinchas. O futebol é uma paixão mundial e uma verdadeira indústria do espectáculo, onde nada se faz sem números.E no grande circo da Fórmula 1? Desporto que apaixona multidões. Ela não é mais do que o tubo de ensaio da evolução tecnológica na indústria automóvel, permitindo a introdução de notáveis melhorias técnicas nos carros do dia-a-dia. A que velocidades se corre na Fórmula �? Como se ganha um campeonato mundial? Pois é, a Matemática está muito presente nos desportos que tu mais admiras. Mas não é tudo, nenhum dos grandes e pequenos feitos da exploração espacial teriam sido possíveis se o Homem não tivesse sido capaz de compreender e vencer a força da gravidade – que durante séculos manteve a humanidade presa à superfície da Terra e despertou sonhos de voos impossíveis. E agora estás mais convencido? Pois é, afinal a Matemática está em todas, por isso sempre que quiseres desistir e pensares não vale a pena, não consigo, Matemática não é para mim, pensa no que seria o mundo se todos os teus antepassados tivessem feito como tu

por: Liliana TeixeiraProfessora

SABIAS QUE?

2. A Terra parece ser o únicoplaneta do sistema solar que temágua no estado líquido. A matériaviva precisa de um ambiente comoo da Terra para se desenvolver - com temperaturas entre o 0ºeos 100º, que permitem aexistência da água neste estado.

Os alunos aproveitando na “nova” Sala de Convívio

Foto

: Ant

ónio

Val

dem

ar

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

A aluna ficou radiante com o prémio do concurso de poesia

Foto

: Ant

ónio

Val

dem

ar

Os alunos posam com um dos trabalhos de articulação interdisciplinar

inventadas por seis grupos de alunos. À medida que estes aprendiam novos conteúdos davam “corpo” às personagens criadas. Assim, a descrição física e psicológica, os gostos, o tipo de habitação foram “aparecendo” ao longo dos períodos. Este trabalho está a conseguir motivar os alunos para adquirirem mais facilmente o vocabulário da Língua Francesa, sendo que este é fundamental para o trabalho, o que faz com que obtenham melhores resultados.Consideramos, igualmente, que a Língua Francesa tornou-se este ano uma língua interessante. No final deste Projecto irá ser gravado em CD que explanará todo o trabalho realizado, ficando à disposição de todos na Biblioteca da nossa Escola e para fomentar o interesse e o gosto pela Língua Francesa, por parte de toda a comunidade escolar. Resta salientar a grande motivação e empenho demonstrado por todos os alunos na realização deste projecto inovador

A premiada chama-se Filipa Oliveira, tem 9 anos e frequenta o 3º ano e simpaticamente respondeu às nossas questões e posou para a foto com um sorriso encantador.

ARG. O que te levou a participar neste concurso?F.O. A paixão pela poesia.ARG. Gostas de ler?F.O. Adoro!!ARG. Costumas ler muito?F.O. Não porque não tenho muito tempo.ARG. Que tipo de livros gostas de ler?F.O. Gosto de ler livros de escola, livros de histórias de aventuras…ARG. Qual foi, até agora, o teu livro preferido?F.O. O da Cinderela.ARG. Qual o livro que aconselharias os teus colegas a ler?Porquê?F.O. Ler livros sobre o corpo, a natureza. Porque assim estão preparados para o que a vida dá.ARG. Gostas de Poesia? Porquê?F.O. Gosto. Porque é uma paixão que tenho desde que a descobri.ARG. E gostas de escrever?F.O. Mais ou menos.ARG. Gostavas de dedicar a tua vida a escrever contos ou poesia? Porquê?F.O. Sim. Porque gosto muito disso.ARG. Achas que LER FAZ BEM?F.O. Acho que faz muito bem!ARG. E porquê??F.O. Porque alivia a mente e acalma o espírito. ARG. Os ARGONAUTAS gostavam que completasses a seguinte frase: “Para mim um momento a ler é um momento a…F.O. …Sonhar!”E sem dúvida assim pode ser e é muitas vezes, porque quando lemos acabamos por entrar noutro mundo e…sonhar!Parabéns Filipa! Continua a ler e…Boas Férias!

7

Argonautas | Junho de 2007

Signo de Afrodite (Serpente no signo chinês)

Se és do signo da Afrodite és infiel, poeta, adoras os prazeres e tens uma certa tendência para o mistério, energético e seguro.

Signo de Jasão (Cavalo no signo chinês)

Se és do signo de Jasão ajudas os outros, és lutador, herói, sonhador, adoras a liberdade, és bem humorado e generoso, és popular e tens um carácter bastante imprevisível.

Signo de Calais e Zetes (Cabra no signo chinês)

Se és do signo de Calais e Zetes és criativo, imaginativo, jeito para a culinária, inteligente, manhoso, esperto, susceptível (capaz de fazer algo) e ao seres carinhoso tornas-te muito popular.

Signo de Hércules (Macaco no signo chinês)

Se és do signo de Hércules és protector, governador, tens muitas ligações amorosas, contente, indestrutível, romântico, encantador, vaidoso e por vezes confuso.

Signo de Apolo (Galo no signo chinês)

Se és do signo de Apolo és belo, disciplinado, organizado, excêntrico, tens sentido de humor e por vezes podes ser terrível.

Signos chinesesEu, Idmon descobri na minha bola de cristal os signos chineses e resolvi compará-los com as personagens mitológicas. Estes signos estão na moda! Vem comigo descobri-los!

Signo de Hermes (Rato no signo chinês)

Se és do signo de Hermes és inteligente, protector, ambicioso, trabalhador, tentas acumular dinheiro, és reservado e tímido.

Signo de Argos (Boi no signo chinês)

Se és do signo de Argos és construtor, criativo, imaginativo, narcisista (que se acha bom), inteligente, trabalhador, teimoso, vaidoso e revelas sentimentos profundos.

Signo de Zeus (Tigre no signo chinês)

Se és do signo de Zeus és convencido, gabarolas, comilão, forte, sensual, afortunado e ages impulsivamente.

Signo de Orfeu (Coelho no signo chinês)

Se és do signo de Orfeu és talentoso, artístico, ponderado, afortunado e sentes-te muitas vezes atraído por um estilo de vida confortável.

Signo de Idmon (Dragão no signo chinês)

Se és do signo de Idmon és determinado, impetuoso, tens êxito na vida, ou tu casas jovem ou permaneces solteiro e seguro.

Horóscopo de Ídmon

HERÁCLES diz: só se o quiser mesmo muito.

Signo da Medeia (Cão no signo chinês)

Se és do signo de Medeia és fascinante, por vezes tens sentimentos contraditórios e profundamente cruéis, inteligente, afeiçoado, honesto, leal, tens objectivos e por vezes és inflexível.

Signo de Diana (Porco no signo chinês)

Se és do signo de Diana és castigador, justo, divino, belo, guerreiro, sociável, leal, digno de confiança e és muito apaixonado

por: Fábio, Eva e Andreia8º A

A equipa de astrologia dos Argonautas deseja-te Boas Férias!

Consulta o círculo ao lado e vê a que signo pertences!

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

Os adivinhos: Soraia, Fábio e Eva

8

Argonautas | Junho de 2007

JASÃO aconselha-o a dar o próximo passo lógico.

9º E

9º C

9º B

9º D

Direcção Regional de Educação Norte

151282 - Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe

343602 - Escola E. B. 2, 3 de Argoncilhe

Listagem de fotos - 9º ano, Turma A

Ensino Básico - 3º Ciclo

2

3

4

5

Adriana Ferreira

Ana Florim

Ana Gonçalves

Cátia Oliveira

Cátia Sousa

Cláudia Pereira

7

8

9

�0

��

�2

Daniel Mota

Filipe Moreira

Frederico

Hélder Félix

Helena Veloso

Joaquim Barbosa

�3

�4

�5

��

�7

�8

Joel Ferreira

Marcelo Alves

Milene Pinto

Rita Soares

Sara Costa

Saúl Costa

�9 Tiago Silva

Direcção Regional de Educação Norte

151282 - Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe

343602 - Escola E. B. 2, 3 de Argoncilhe

Listagem de fotos - 9º ano, Turma B

Ensino Básico - 3º Ciclo

2

3

4

5

Ana Robalinho

André Costa

André Silva

Andreia Dias

Daniel Inácio

Daniela Dias

7

8

9

�0

��

�2

Dora Pais

Gil Vieira

Joana Pereira

João Alves

Luísa Ribeiro

Maria Gomes

�3

�4

�5

��

�7

�8

Paulo Oliveira

Raquel Tavares

Rogério Silva

Sónia Gomes

Tiago Quintã

Sara Couto

8

Argonautas | Junho de 2007

9º AComo Sebastião da Gama escreveu um dia: “Pelo sonho é que vamos.Comovidos e mudos.Chegamos?Não chegamos.Haja ou não hajafrutos.Pelo sonho é que vamos.”Nunca deixem de sonhar e de depositar esperanças no futuro... Ah! E se nesse futuro eu não fizer parte do vosso presente, lembrem-se que um dia fiz parte do vosso passado. por: Maria José Magalhães

Director de Turma do 9º A

Gostei muito de trabalhar convosco e ser vossa Directora de Turma. Deixei de ser vossa professora, espero continuar a ser vossa amiga.

por: Irene PedroDirector de Turma do 9º B

por: Deolinda SantosDirector de Turma do 9º C

A vida é uma batalha constante e só vence quem for persistente para alcançar os seus objectivos.Desejo-vos sorte, saúde e muito amor.

Direcção Regional de Educação Norte

151282 - Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe

343602 - Escola E. B. 2, 3 de Argoncilhe

Listagem de fotos - 9º ano, Turma C

Ensino Básico - 3º Ciclo

2

3

4

5

Álvaro Pereira

André Pimenta

Cláudio Mota

Denise Guedes

Diogo Mota

Fábio Leite

7

8

9

�0

��

�2

Filipe Reis

Leandro Barroso

Maria Pinto

Micael Silva

Nicole Santos

Nuno Rocha

�3

�4

�5

��

�7

�8

Pedro Magalhães

Pedro Silva

Rúben Neves

Rúben Almeida

Susana

Tiago Costa

�9

20

Vanessa Tavares

Vânia Rodrigues

9

Argonautas | Junho de 2007

HERMES sugere que se aconselhe com um parente distante.

9º E

9º C

9º B

9º D

9

Argonautas | Junho de 2007

Os ARGONAUTAS desejam-te as maiores felicidades!

Foto

s: A

ntón

io V

alde

mar

9º A

Direcção Regional de Educação Norte

151282 - Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe

343602 - Escola E. B. 2, 3 de Argoncilhe

Listagem de fotos - 9º ano, Turma E

Ensino Básico - 3º Ciclo

2

3

4

5

Alvaro Duarte

Ana Santos

Ana Fernandes

André Santos

Andreia Carvalho

Andreia Marques

7

8

9

�0

��

�2

Daniel Nogueira

Diana Almeida

Eduardo Santos

Fábio Tavares

Filipe Oliveira

Joana Gomes

�3

�4

�5

��

�7

�8

João Cancela

Juliana Couto

Luis Fontes

Marta Silva

Patrícia Martins

Paulo Fernandes

�9

20

2�

22

23

Pedro Carvalho

Pedro Rodrigues

Rita Pinto

Rui Silva

Tiago Ferreira

Costuma-se dizer que: “não há amor como o primeiro” e como primeira Direcção de Turma que tive, posso dizer-vos que jamais vos esquecerei!Boa sorte para todos nesta recta final de escolaridade obrigatória.

por: Cátia SilvaDirectora de Turma do 9º E

O 9º ano está a terminar. Uf! Até que enfim! É mais uma etapa que vai ser vencida a pulso mas com muita voltade. Para uns será o fim do percurso escolar e para outros apenas mais um degrau.A uns e a outros desejo que, apesar de percursos futuros divergentes, continue a prevalecer a mesma união e amizade que nos uniu durante estes últimos anos. Contem comigo!

por: Óscar AlbergariaDirector de Turma do 9º D

Direcção Regional de Educação Norte

151282 - Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe

343602 - Escola E. B. 2, 3 de Argoncilhe

Listagem de fotos - 9º ano, Turma D

Ensino Básico - 3º Ciclo

2

3

4

5

Ângela Almeida

Cláudio Almeida

Daniel Costa

Hamid Nabah

Isabel Costa

Jorge Santos

7

8

9

�0

��

�2

Miguel Freitas

Patrícia Oliveira

Paulo Santos

Rúben Freitas

Tânia Ribeiro

Telma Nogueira

�3

�4

�5

��

Tiago Alves

Tiago Neves

Vânia Lopes

Vera Ramos

�0

Argonautas | Junho de 2007

Entrevistámos também oRui André do 8ºA

Arg. Há quanto tempo praticas vela?Rui André: Pratico vela à quatro anos, comecei em 2003 no verão. Arg. Porque praticas vela e não outro desporto?R.A. Na verdade já pratiquei natação tendo-me rendido, passados três anos para a vela.Arg. Onde praticas?R.A. Na Ria de Aveiro.Arg. Quanto tempo demora cada prova?R.A. O tempo de regata varia muito, depende da velocidade do vento. Exemplificando: se estiver muito vento o barco anda mais rápido, e a prova anda mais depressa.Arg. Como funcionam as competições?R.A. As competições funcionam com as regras de largada (partida), e é o júri que faz cumprir as regras e penaliza quem não as cumpre.Arg. Quais as regras essenciais?R.A. Várias. Das regras de largada até as de alagamento, passando pelas de albarroamento .Arg. A partir de que idade se pode começar a praticar vela?R.A. O ideal é a partir dos oito anos, mas depende da coragem dos veladores. Entrando mais tarde, não se gasta tanto tempo para aperfeiçoar a técnica quanto à competição reconhecida pela FPV (Federação Portuguesa de Vela). Arg.Qual é o objectivo da prova?R.A. O objectivo da prova, é chegar o mais depressa possível em primeiro lugar!

Arg. A quanto tempo praticam pólo?Rúben: Há 3 anos. Rui: Há � ano Arg. O que vos motiva?Rúben e Rui: A competição.Arg. Onde praticam?Rúben e Rui: Na piscina do Colégio Liceal de Lamas.Arg. Quais são as regras essenciais?Rúben: não se pode atropelar o adversário.Uma falta mais grave leva a uma expulsão que dura um ataque, tendo três ou mais faltas não pode jogar mais nesse jogo.Rui: Não se pode simular o penalti. Tentar ganhar a bola sem fazer falta.Arg. Falem um pouco sobre o jogo em si.Rúben: É um jogo que exige muita resistência, um desporto um pouco violento e exige rapidez.Arg. De quantos elementos é constituída a equipa?Rúben e Rui: 7 jogadores.Arg. Quanto tempo dura cada jogo?Rúben e Rui: Oito minutos cada parte.Arg. De que outros desportos aquáticos gostam?Rúben e Rui: Natação de competição.Arg. Se não praticassem pólo aquático que outro praticavas?Rúben: Natação de competição e basebol.Rui: Andebol.Arg. Queres deixar alguma mensagem aos alunos desta escola?Rúben: Pólo Aquático faz bem à saúde.Rui: Se quiserem um desporto com muita resistência e competição, vão para o pólo aquático

A força de Hércules

Bodyboard

O Bodyboard é um desporto radical, onde o praticante desce a onda deitado, de joelhos ou até mesmo em pé em uma prancha que tem medidas (médias) de 39 polegadas a 42 polegadas (podendo haver maior ou menor), que é própria para o desporto. Para auxílio da prática do desporto o praticante, conhecido como bodyboarder utiliza os de pés de pato - barbatanas - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havai como paipo-board. Os nativos usavam uma prancha feita de uma madeira leve chamada paipo para apanhar a onda.Dizem que o desporto não se iniciou através de uma prancha de surf quebrada, como muitos acreditam.O engenheiro químico e surfista americano Tom Morey foi quem deu cara nova ao desporto. Aperfeiçoando a ideia dos nativos, Morey, que morava no Havai, criou a primeira prancha de espuma.Ao mudar-se para a Califórnia, em �974, começou com uma pequena produção no fundo do quintal. No ano seguinte, uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em larga escala. O actual campeão mundial de bodyboard é Jeff Tlubbard

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:História dos Jogos Olímpicos - André Manguin e Robert Bressy, Editora Asa – 79� MAN

SURFA água serve para beber e não só! E o verão sem praia não sabe a verão. E sem desportos radicais na água, também não!

O surf provém do inglês surface, já que o despor-to pratica-se na superfície da água, e cujas origens encontram-se na Polinésia, pelo o rei polinésio Tahi-to, tendo sido “descoberto” pelos europeus em �778 quando o navegador inglês James Cook chegou ao arquipélago do Havai. Usava-se inicialmente pran-chas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar. Foi através de Duke Kahanamoku, duas vezes medalha de ouro em provas de natação em olimpíadas que o surf apareceu para o mundo. Kahanamoku viajou pelos EUA, Austrália e Europa

para divulgar a cultura do povo havaiano, o que in-clui a prática do desporto dos reis. No ano �950 o desporto popularizou-se na costa oeste dos Estados Unidos da América, tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias da Califórnia. Du-rante as décadas de 70 e 80 o desporto espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalis-mo e campeonatos com premiações em dinheiro. A Austrália é o país com o maior número de cam- peões mundiais. A organização do campeonato mun-dial é da responsabilidade da ASP Associação de Surfistas Profissionais.O actual campeão mundial é o americano Kelly Slater que se tornou octa-campeão mundial ao conquistar o título em 200� antes de terminar a volta na etapa realizada em Mundaka, Espanha

Windsurf

O Windsurf foi criado por James Drake, engenheiro da NASA, em �9�9. O desporto, no entanto, só se popularizou em 1980. Também há pessoas que acreditam que o windsurf foi criado pelo casal Newman e Naomi Darby, na Flórida (EUA). Em 1963, desenvolveram o primeiro protótipo de windsurf, mas não foram muito felizes em sua criação por problemas burocráticos. Anos depois, um engenheiro e um empresário ganharam o mérito do invento, pois seguiram conceitos de produção diferentes do casal Darby.O actual campeão e o brasileiro Kauli Seadi

por: Carlos, João e Pedro8º A

por: Carlos, João e Pedro8º A

por: Carlos, João e Pedro8º A

ÍDMON diz: não pense mais nisso.

por: Márcia, Sara Martins, Sara Queirós8º A

O nosso praticante de Vela.

Foto

: Már

cia,

8º A

Os nossos praticantes de Pólo Aquático que tanto orgulho nos dão.

Desportos aquáticosOs Argonautas foram saber quem mais anda nestas águas. Começaram então pelo o Ruben Neves e o Rui Pedrosa ambos do 8ºB.

SABIAS QUE?

7. Os oceanos contém maisde 1 300 000 000 km3 deágua.

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

Ilust

raçã

o: C

ristin

a Jo

rge

Ilust

raçã

o: C

ristin

a Jo

rge

Ilust

raçã

o: C

ristin

a Jo

rge

��

Argonautas | Junho de 2007Encantos de Medeia

LG KE850 Prada

A LG apresentou oficialmente o seu LG KE850, o já famoso gadget Prada, que muitos dizem ser igualzinho ao iPhone. O LG KE850 é o resultado de uma bela entre a LG e a casa Prada. Este inclui uma câmara de 2MP, leitor de cartões micro SD, é compatível com ficheiros Office. O LG não tem memória interna, mas compensa isto com o leitor de micro SD, apresenta também Bluetooth 2.0. Lê documentos PPT, DOC, XLS, PDF e TXT, reproduz ficheiros de música MP3,AAC, ACC+, WMA e RA, e de vídeo MPEG4, H.2�3 e H.2�4.Vai ser vendido por �00 euros, ou seja, muito caro!

iPhone

O «iPhone» combina três espantosos produtos – um telemóvel revolucionário, um iPod com ecrã largo e controlo digital, e um sistema inova-dor com ligação à Internet, com email, navegação na Web, mapas e pesquisa – tudo isto num dispo-sitivo leve e fácil de manusear. O iPhone apresenta também um novo teclado baseado num ecrã multi-toque e num software comple-tamente inovador, deixando-o controlar tudo apenas com os dedos. Assim, entra uma nova era de potência de aparelho móvel, redefinindo completamente aquilo que pode fazer com um telemóvel

O episódio dos ARGONAUTAS foi inspirador para a criação de moda foi ao fundo do mar buscar indícios das personagens que viajaram na famosa Argo.

Desde a mitologia às formas zoomórficas e fauna marinha este tema foi explorado num acto criativo pela equipa de moda do ARGONAUTAS que apresenta uma pequena colecção para o verão.

por: Rui Lebre8º A

por: Rui Lebre8º A

UM ECLIPSE LUNAR indica incerteza – reconsidere a questão e pergunte novamente.

Um calção onde está escrito a palavra ARGONAUTAS em grego, com frisos gregos, conjugado com uma camisola de manga cabiada com a nau. Esta roupa foi inspirada nos ARGONAUTAS.

Um biquini super sexy para os teus dias de praia com ilustrações de anémonas e peixes a lembrar o mar, com umas sandálias muita giras. Vais arrasar.

Com um ar super char-moso, inspirado nos ar-gonautas com frisos gre-gos por toda a roupa.

Um vestido em forma de polvo, muito giro, com uns chinelos de praia para os teus dias de sol

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:Moda no século XX- Vários autores 39�- MOD

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:Revolução Electrónica - William Burroughs, Editora 82-3 BUR

por: Adriana, Raquel e Rui8º A

O azul do mar em várias sugestões de peças de ganga para vestires este verão!

Os Argonautas inspiram moda

in Ragazza

Ilust

raçõ

es: A

dria

na, R

aque

l e R

ui

SABIAS QUE?

6. Um autoclismo que estejaa perder água podedesperdiçar em seis mesesmais de 171 000 litros deágua.

�2

Argonautas | Junho de 2007Manjar dos deuses

Com a água faz-se tudo…até deliciosas receitas que tu próprio(a) podes experimentar nas férias!

Queres beber água e não tens um copo à mão?Os ARGONAUTAS ensinam-te a fazer um em origami.Segue as instruções e… diverte-te!Se quiseres aprender mais desta arte de trabalhar em papel consulta os livros…

O chá e os deusesOs es adoram chá. Ei-lo nas suas diversas formas.O chá é proveniente das folhas da Camélia Sinensis, actualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição, a planta Camélia Sinensis. Ou seja, aqueles que nos chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para sermos mais correctos, tisanas ou infusões.

3 ovos;½ colher (sopa) de sal.

Preparação:Colocar todos os ingredientes num recipiente (excepto a farinha) e bater bem,Depois de batidos, colocar a farinha, amassar até dissolver os caroços;Colocar a massa numa forma bem untada e deixar descansar cerca de 20 minutos;Levar ao forno.Obs.: Como não leva leite, a massa leveda rápido e não pode ser deixada muito tempo para crescer, pois o pão pode ficar oco.

Bolo de água Ingredientes: 4 ovos; 3 chávenas de açúcar; 3 chávenas de farinha; � chávena de água e raspa de limão.

Preparação: Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se lentamente a água batendo bem, mistura-se a raspa de limão acrescenta-se a farinha devagar, junta-se finalmente as claras batidas em castelo.Untar a forma com manteiga e colocar em fogo lento

AS ESTRELAS encorajam-no a não adiar.

por: Fabiana e Sandra8º A

Oficina d’Argos

SABIAS QUE?

3. Os mares e oceanos sãoresponsáveis pela produçãode 90% do oxigénio existentena atmosfera.

Faz um copoQueres beber água e não tens um copo à mão?Os ARGONAUTAS ensinam-te a fazer um em origami.Segue as instruções e … diverte-te!Se quiseres aprender mais desta arte de trabalhar em papel consulta os livros……

A partir das folhas da Camélia Sinensis é possível obter diferentes tipos de chá e, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas, dividi-los nas seguintes categorias: Verde – As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O chá Gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, é considerado um dos melhores. As suas folhas são cobertas com tela antes da colheita e, assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.Preto – As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois são aquecidas e desidratadas.Oolong – sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é mesmo comum no mundo ocidental. Aromatizados – Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor mistura-se com o seu

Delícias de águaDe acordo com o nosso tema, os Argonautas foram pesquisar umas “delícias de água”

Pão de água Ingredientes:�kg de farinha de trigo;2 colheres (sopa) de fermento para pão;4 copos de água;

SABIAS QUE?

8. Se a água dos oceanosevaporasse, a quantidade de salretida seria suficiente para cobriros continentes, numa camada comcerca de 1,5 metros de espessura.

Copo: Faz um copo com material à prova de água como uma folha metalizada ou papel vegetal. Este modelo pode encher-se de água sem derramar. Usa um quadrado de papel:15--20 cm.

1. Dobra ao meio na diagonal

2. Dobra o centro B para baixo até à extremidade de baixo...

3. ...assim. Desdobra

4. Dobra de um pontoao outro.

5. Dobre de um pontoao outro.

6. Dobra a abaB para baixo

7. Dobra a abaA para trás.

8. O copo estáfeito.

publ

icid

ade

In: Guia Completo sobre Origami e trabalhos em Papel.Editora Lisma

�3

Argonautas | Junho de 2007Apanhados do Argui

“COFFEE BREAK”Ao longo de um desgastante dia de trabalho inúmeras são as “pausas para o café” que todos nós fazemos em escassos minutos que compõem os intervalos ou até em segundos antes de atravessar a correr, com a pasta e o livro de ponto na mão, os longos corredores até ao nosso inevitável destino – a SALA DE AULA.

E quem está por detrás do balcão tem que responder a todas estas exigentes pressas de todos estes professores que povoam a escola e que buscam neste néctar de sabor amargo e muito estimulante - o café , força e energia para “levar” mais um dia de trabalho!Sempre rápida e eficaz, por detrás do balcão do bar da sala de professores, D. Amália, de forma eficiente e simpática, responde a todos os pedidos apressados de quem precisa recarregar “baterias”.Assim como a D. Amália, muitos outros funcionários desta escola, nos têm habituado a um atendimento agradável e muito profissional.Os Argonautas entrevistaram quatro deles, os quais desempenham funções em vários serviços da escola, nomeadamente, Papelaria / Reprografia, Bufete, Biblioteca e PBX

“POR ÁGUA ABAIXO!”

Acreditem! É verdade! Registado com um telemóvel, e simpaticamente cedido por um elemento da comunidade escolar, este momento único é prova que os alunos da Escola de Argoncilhe não perdem uma ocasião para ler o ARGONAUTAS!

por: Cristina JorgeProfessora

ORFEU afirma: será recompensado pelos seus esforços.

Entrevista às Auxiliares de Acção Educativa

A nossa escola foi alvo de mudanças quer em regras, quer em disposição. Quisemos saber qual a opinião de algumas auxiliares sobre essas mudanças.

D.ª RosaArgonautas: Como funciona a biblioteca?Resposta: Eu acho que funciona bem apesar de achar que devia de mudar em certos aspectos.Arg: Gosta de trabalhar na biblioteca ou preferia ir para outro local da escola?

D.ª Anabela e D.ª Natércia Arg: Como funciona a papelaria?Rsp: Acho que funciona bem, agora os utentes é que podem dizer.Arg: Gosta de trabalhar aqui ou preferia ir para outro

por: Márcia, Sara Martins, Sara Queirós8º A

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

A simpatia da D. Amália

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

A dedicação na Bibloioteca

Rsp: Gosto de estar aqui. Aprendi muito e continuo a aprender, pelo menos esforço-me para isso.Arg: Os alunos quando vêm aqui respeitam este local fazendo silêncio?Rsp: Poucos.Arg: Os alunos costumam faltar-lhe ao respeito?Rsp: Não, vou tolerando. Mas as faltas de respeito não.Arg: Acha que é muito importante os alunos virem à biblioteca consultar livros?Rsp: Acho que sim, porque os alunos só pensam no computador (trabalho fácil) mas é pelos livros que aprendemos e crescemos.Arg: Tem alguma opinião para melhorar o funcionamento da biblioteca?Rsp: O comportamento (falar alto) dos alunos devia melhorar e saberem estar na biblioteca em silêncio.Arg: O que mudou na biblioteca com as novas regras?Rsp: Nada, porque não houve novas regras na Biblioteca

D.ª Zita

Arg: Como funciona o bufete?Rsp: Podia funcionar melhor se tivesse aqui dois funcionários permanentes.Arg: Gosta de trabalhar aqui ou preferia ir para Fo

to: A

ntón

io V

alde

mar

Sempre atenta no Bufete

outro local da escola?Rsp: Gosto muito daqui.Arg: Os alunos respeitam-se uns aos outros pondo-se em ordem na fila até chegar a vez deles?Rsp: Às vezes não, mas normalmente respeitam.Arg: Quando alguns alunos não respeitam a fila consegue controlá-los?Rsp: Sim, pedindo à D. EvaArg: Os alunos costumam faltar-lhe ao respeito?Rsp: Não.Arg: Qual a sua opinião sobre a comida que é fornecida aqui?Rsp: Devia haver menos chocolates.Arg: Tem alguma opinião para melhorar o funcionamento do bufete?Rsp: Ter dois funcionários para os alunos serem mais rapidamente atendidos.Arg: Com as novas regras de funcionamento da escola o que mudou no bufete?Rsp: Aumentou o barulho e a confusão e quando chove ainda piora a situação.Arg: Mas concorda com as alterações?Rsp: Sim, porque diminuiu a confusão na Escola.

Foto

: Raf

ael,

8º A

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

Sempre prestável na Papelaria

local da escola?Rsp: Gosto de estar aqui, embora seja um trabalho de muita responsabilidade.Arg: Os alunos quando estão na fila esperam a sua vez ou começam a passar à frente dos colegas?Rsp: Por norma não passam à frente, não respeitam é o número de alunos que podem entrar.Arg: Consegue-os controlar quando estão em fila?Rsp: Sim, por vezes embora haja os intervalos que são mais complicados como o primeiro da manhã.Arg: Costumam faltar-lhe ao respeito?Rsp: Muito raramente.Arg: O que acha que deve ser feito quando um aluno não respeita as regras?Rsp: Quando os alunos não respeitam as regras são atendidos em último lugar na fila.Arg: Tem alguma opinião para melhorar o funcionamento da papelaria?Rsp: Não, acho que funciona bem assim.Arg: Com as novas regras de funcionamento da escola o que mudou na papelaria?Rsp: O local, a luz e a vista.

D.ª Fernanda Arg: O que acha das mudanças que foram feitas este ano na escola?Rsp: Tenho que admi-tir que as mudanças foram positivas em

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

Sempre prestável na Repografia

relação ao átrio da escola. O atendimento aos encarregados de educação faz-se de uma forma mais serena. As salas de director de turma, secretaria e pbx trabalham mais tranquilamente.Nos dias de chuva lamento que os alunos fiquem tão desfavorecidos não temos espaços cobertos em número suficiente para que os alunos possam desfrutar do intervalo. Nestes dias, junto ao bufete, fica um ambiente demasiado barulhento devido à grande concentração dos alunos. Arg: Considera que as mudanças na escola melhoram as condições para o seu trabalho?Rsp: Melhoraram bastante. Era complicado fazer o atendimento das chamadas com barulho intenso.Arg: Acha que os alunos estão mais calmos após esta mudança?Rsp: Penso que a mudança não afectou o comportamento dos alunos. Porém a aceitação das novas regras foi bastante positiva.Arg: Que outras mudanças sugeria para o bom funcionamento da nossa escola?Rsp: Os alunos precisam de ter mais espaços cobertos. Sugeria aumentar o telheiro dos sectores norte e Sul de forma a permitir uma zona de lazer.Arg: Quer deixar alguma mensagem para os alunos para o próximo ano?Rsp: Aos alunos deixo uma mensagem de respeito e muita solidariedade para com o seu trabalho. Devem aproveitar as aulas e estudar para prepararem um melhor futuro

Foto

: Cris

tina

Jorg

e

A responsável pelos Auxiliares

�4

Argonautas | Junho de 2007Notas de Orfeu

Águas De MarçoMarisa Monte

Composição: Tom Jobim

É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um caco de vidro, é a vida, é o sol É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol É peroba do campo, é o nó da madeira Caingá, candeia, é o Matita Pereira É madeira de vento, tombo da ribanceira É o mistério profundo, é o queira ou não queira É o vento ventando, é o fim da ladeira É a viga, é o vão, festa da cumeeira É a chuva chovendo, é conversa ribeira Das águas de Março, é o fim da canseira É o pé, é o chão, é a marcha estradeira Passarinho na mão, pedra de atiradeira É uma ave no céu, é uma ave no chão É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão É o fundo do poço, é o fim do caminho No rosto o desgosto, é um pouco sozinho É um estrepe, é um prego, é uma conta, é um conto É uma ponta, é um ponto, é um pingo pingando É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando É a luz da manhã, é o tijolo chegando É a lenha, é o dia, é o fim da picada É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada É o projeto da casa, é o corpo na cama É o carro enguiçado, é a lama, é a lama É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã É um resto de mato, na luz da manhã São as águas de Março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração É uma cobra, é um pau, é João, é José É um espinho na mão, é um corte no pé É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã É um belo horizonte, é uma febre terçã São as águas de Março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração (Reconheces esta música? Ela passa diariamente na televisão em “Páginas da Vida”)

Sabias que a música também mete água?Pois bem, vamos falar-te de algo muito interessante que se chama “MÚSICA AQUÁTICA”.

MÚSICA AQUÁTICApor: Alunos do 8º A

8º A

Em Inglaterra no princípio do séc. XVIII os londrinos estavam claramente divididos no que respeita às diversões oficiais.

CALAIS E ZETES afirmam: as coisas não são o que parecem.

Com a subida ao trono do rei Jorge I, o interessa pela ópera diminuiu bastante. Em vez de frequentar o teatro o soberano preferia sair para passear de barco pelo Tamisa. Existe uma descrição, rigorosamente autêntica, de uma testemunha oficial que cita:“ O Rei exprimiu o desejo de ouvir um concerto do seu barco. Perto das oito horas da noite, o Rei partiu no seu bergantim. Ao lado ia o dos músicos, cerca de cinquenta, que tocavam toda a espécie de instrumentos a saber: trompetes, trompas, oboés, fagotes, flautas, violinos e violoncelos, sem canto… o Rei gostou tanto do concerto que mandou repeti-lo três vezes….”Foi para tal ambiente que Georg Friedrich Händel compôs as três suites de “MÚSICA AQUÁTICA”. Trata-se da sequência clássica de danças de origem popular, mas elevadas à categoria de música erudita, desde o momento em que não eram utilizadas para o seu objectivo original (a dança) e passavam a ser só música para ouvir.Estas suites contavam, para além da abertura geralmente em estilo francês, com um final em fanfarra italiana. Nos números interiores eram introduzidas, então, danças francesas como a bourrée e a musette e britânicas como a hornpipe.O número de executantes para as suites “MÚSICA AQUÁTICA” era bastante elevado pois como era destinado a ser executado ao ar livre o som dispersa-se facilmente perdendo potência e sonoridade.A MÚSICA AQUÁTICA, em carácter, corresponde ao modelo típico de diversão na época barroca vinculado a acontecimentos de tipo social

Mensagens de Hermes

Vários alunos da Escola foram inquiridos sobre o que significa para eles “ler”.Eis aqui as suas respostas.

No fundo LER é para todos os alunos do 8ºA, um momento “especial” nas suas vidas!Classificando a leitura de diversas formas os ARGONAUTAS - heterónimos dos alunos de 8ºA, - definiram o “acto de ler” consoante as suas vivências e os seus interesses!E tu? Já pensaste o que é para ti ler?!

por: Cristina JorgeProfessora

Para mim, ler é...

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:Nova História Universal da Música- Kurt Pahlen, Editora Melhoramentos 78. PAH NOV

�5

Argonautas | Junho de 2007Mensagens de Hermes

Para a melhor Mãe do mundo!

Para a melhor mãe do mundoDe coração aberto lhe douEste lindo postalPorque ela me criou.

Neste dia especialUm beijo te quero darE espero que estejas de braços abertosPara eu te poder abraçar.

Não há nada melhor no mundoDo que uma mãe poder amarE depois de crescidosTermos em quem confiar.

De pequenino me criasteNunca soubeste o sentido de ‘rejeitar’Tu para idosa, eu para adulto, Nunca te irei abandonar.

Dentro de ti 9 meses estiveDa tua barriga saíDe ti me alimenteiE agora como vês já cresci.

Cresci para te poder dizerQue és a melhor mãe do mundo Isto te estou a escreverDo meu pensamento mais profundo.

Quando adulto eu forIdosa vais serVou tomar conta de tiPara poderes viver.

Carinho não te faltaAmigos também não Alguma coisa lhes fizesteE foi algo de bom.

Não és rica, não és RainhaPrincesa também não ésMas sim uma grande mãeUma mãe que me fez.

Sei que as palavrasNão são o suficiente para te agradecerMas um dia mais tardeMe irás dar que fazer.

Trabalhaste para me poderes criarE conseguisteAgora vou-te amarPara não ficares triste.

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta na Biblioteca da Escola:História do meu filho - Nadine Gordimer, Editora Público 83-3 NOR

por: Paulo Jorge�º D

O verão chegou !Está na hora de guardar os livros e por a toalha na mochila e ir para a praia.

Estas são as regras que deves ter em conta quando vais para a praia pois deves ter em conta que não podes perturbar as pessoas que te rodeiam. Ai estão elas:- Ao chegar à praia deves ver onde te vais instalar, mas deves ter o cuidado não te aproximares muito das outras pessoas para não as perturbares e também teres a tua própria privacidade;- Tem cuidado quando chegas à praia tira o teu calçado para quando fores a caminhar não salte areia para cima das outras pessoas;- Ao sacudires a toalha vê primeiro se está alguém à volta pois podes incomodar as outras pessoas lançando-lhes areia;- Na praia não deves ligar o rádio, pois podem estar pessoas a descansar e também nem todos gostam do mesmo estilo de música; - Quando vieres da água não corras pois podes atirar areia para cima das outras pessoas; - Os adultos que têm crianças devem controlar o seu choro para não incomodar as outras pessoas;- Quando estiveres a lanchar não deites o lixo para o chão;- Ao jogares à bola vai para um local onde estejam menos pessoas pois podes magoá-las;- Se levares o teu cão deverás ter o cuidado de não o deixar incomodar as pessoas assim como, deverás apanhar os seus dejectos, não o deverás prender durante muito tempo, mas sim dar uma volta com ele. - Se fores à casa de banho deves ter o cuidado de deixar o local limpo

por: Fabiana e Sandra8º A

Super-HomemA verdadeira história do Super- -Homem

Hoje sou um simples homem, porém há muitos, muitos anos atrás, fui um super-homem, que possuía com orgulho um anel mágico ornamentado com um cavalo dourado.Vou contar-vos uma das minhas piores aventuras.Certo dia, o meu melhor amigo recebeu uma carta com uma ameaça terrível. Este teria que entregar todos os seus bens, caso contrário, ele e a sua família seriam mortos.

Disseram-lhe que deixasse todos os seus bens numa mina abandonada, localizada no prado roxo. Foi avisado de que se chamasse a polícia ou o super-homem, eles cumpririam à risca a ameaça.Portanto, decidiu ir sozinho, sem que ninguém soubesse onde ia ou o que ia fazer. Por coincidência, decidi visitá-lo, naquele momento. Tinha o pressentimento de que algo de muito terrível estava para acontecer. Avistei ao longe o meu amigo dentro do seu magnifico camião. Deslizava a grande velocidade para o prado

roxo. Segui-o, através da minha visão telescópica, verifiquei que ele transportava todos os seus bens dentro do camião.Entrou dentro da mina, perseguido pelo meu maior inimigo, o duende verde encarrapitado no seu dragão. Fui atrás deles, andei perdido dentro do labirinto da mina, de repente, avistei uma pequena luz lá ao fundo. Verifiquei que a entrada que me levaria à luz estava bloqueada com pedras gigantescas. O meu amigo estava preso dentro do camião, que por sua vez, estava preso dentro da gruta.De imediato comecei a levantar todas pedras, faltava levantar uma grande, grande pedra, tentei muitas vezes, sem sucesso. Sentia que os meus poderes estavam cada vez mais enfraquecidos, até que desisti por algum tempo, pois estava muito cansado. Retomei de novo, mas desta vez lancei um raio laser repleto de estrelas. Cada estrela fez um minúsculo buraco na pedra todos estes buracos juntos destruíram-na, com sucesso. Entrei dentro da gruta, libertei o meu amigo das cordas que o prendiam ao camião, este chorava compulsivamente. O duende tinha levado todos os seus bens. Levou vinte anos a coleccionar aqueles livros. Durante anos sobrevoei todas as cidades que existiam no meu país, não encontrei o duende, nem o dragão, provavelmente estão bem escondidinhos a ler os livros.Sem a possibilidade de ler os livros do meu amigo, perdi lentamente os meus poderes. Os livros inspiravam-me para novas aventuras, novas descobertas.Ainda hoje, penso em recupera – los.O meu amigo perdeu os livros, mas por outro lado ganhou o amor da família.No Blog http:planetadashistorias.blogspot.com/ podes encontrar esta e outras histórias que resultaram da imaginação dos alunos do 7ºD

por: João Oliveira, Tiago Santos, Ana Silva 7º D

PÓLUX afirma: conseguirá o que quer através de uma fonte desconhecida.

Mensagem do Dia Mundial da Criançapor: João Silva

por: Manuel Pimenta7º A

Racismo

Eu penso que o racismo é uma grande injustiça, pois todas as pessoas do mundo são iguais e têm os mesmos direitos, independentemente das suas crenças, cor e raça. Ninguém deve ser discriminado, pois todos são seres humanos que pensam e têm sentimentos.O racismo devia ser punido! Vamos trabalhar para isso!

Levanta o boneco e lembra-te que todos somos iguais!

Ilust

raçã

o: J

oão

Silv

a, 7

.º A

Ilust

raçã

o: M

anue

l Pim

enta

, 7.º

A

��

Argonautas | Junho de 2007

Sugestões de leitura para as tuas férias!

Se frequentares o 5ºano:A Menina do Mar- Sophia de Mello Breyner AndressenA Fada Oriana- Sophia de Mello Breyner AndressenA Floresta- Sophia de Mello Breyner Andressen

Se frequentares o 6ºano:O Principezinho – Saint- ExupéryA Vida Mágica da Sementinha – Alves Redol

Se frequentares o 7ºano:Contos – Virgílio FerreiraO Gato Malhado e a Andorinha Sinhá- Jorge Amado

Se frequentares o 8º ano:Contos- Eça de Queirós

Se frequentares o 9ºano:Contos Exemplares - Sophia de Mello Breyner AndressenOs Maias- Eça de QueirósA Relíquia- Eça de Queirós

Os Deuses devem estar loucos

Z S F L A G O G E R T TP O C A T U C H A R C OL H G G S R R G E I T NI J D O U A D G F O L DQ P O A N F F C H U V AU O B H A A H U A Q M SI I R A M O N T L J U RD U S P I S C I N A P TO T R J E V A F R E R GC Q E P U U O N F D V FV G E L O E Z S R T F EB G Q A S D F G H V C X

Este é o último número dos ARGONAUTAS de 2006/2007.Os Coordenadores do Jornal querem agradecer o esforço da Escola e dos alunos – especialmente da turma A do 8ºano que dinamizou este projecto na sua Área de Projecto – que participaram com artigos, ilustrações e campanhas de vendas.A mudança do Jornal não foi fácil pois as verbas para ele eram quase inexistentes. Com muito trabalho transformou-se, aos poucos um pequeno Jornal e publicitou-se a necessidade da Comunidade Escolar intervir com os seus artigos de opinião, textos, ilustrações. BOAS FÉRIAS. ATÉ PARA O ANO!

AS NINFAS dizem: sim, mas só com o apoio de alguém de quem goste.

Descobre o Argui no meio desta confusão grega!

Sopa de letras de águaSão doze as palavras que tens que descobrir nesta SOPA DE LETRAS e todas elas têm a ver com a água! Será que consegues?

Soluções: gelo; neve; poça; charco; ondas; piscina; lago; lagoa; tsunami; chuva; líquido; rio.

por: Carlos8º A

Foto

: Ant

ónio

Val

dem

ar