arco na parede outubro 2011

10
Tudo o que se passa na Associação está aqui. Em Destaque: Almoço Churrasco na Associação Edição nº2 Outubro 2011 Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória Não se esqueça! Pode enviar sugestões, críticas, fotografias e comentários para o e-mail [email protected] Foi mais um evento levado a cabo pela nossa Associação, no passado dia 23 de Outubro. Sopa de legumes, grelhados, batata frita e salada compuseram a ementa, nunca faltando as já habituais sobremesas, maioritariamente ofer- ecidas. A adesão ao almoço, cerca de 150 pessoas, leva mais uma vez a com- provar o que já tinha sido percebido com o almoço realizado em Agosto, o empenho em regularizar as contas da Associação é geral! A nota é mais uma vez positiva, o resultado está à vista! Obrigado a todos! Arranque da Escola de Música Já está em actividade desde o início de Outubro a escola de música do Arco da Memória! Com as aulas teóricas ao sábado e as aulas de instrumento durante toda a semana, a escola de música é mais uma actividade da associação. Se gostava de aprender a tocar algum instrumento, venha experimentar!

Upload: arco-na-parede

Post on 15-Feb-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Segunda edição.

TRANSCRIPT

Page 1: Arco na Parede Outubro 2011

Tudo o que se passa na Associação está aqui.

Em Destaque:

Almoço Churrasco na Associação

Edição nº2Outubro 2011

Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória

Não se esqueça!Pode enviar sugestões, críticas, fotografias e comentários para o e-mail [email protected]

Foi mais um evento levado a cabo pela nossa Associação, no passado dia 23 de Outubro. Sopa de legumes, grelhados, batata frita e salada compuseram a ementa, nunca faltando as já habituais sobremesas, maioritariamente ofer-ecidas. A adesão ao almoço, cerca de 150 pessoas, leva mais uma vez a com-provar o que já tinha sido percebido com o almoço realizado em Agosto, o empenho em regularizar as contas da Associação é geral! A nota é mais uma vez positiva, o resultado está à vista! Obrigado a todos!

Arranque da Escola de MúsicaJá está em actividade desde o início de Outubro a escola de música do Arco da Memória!Com as aulas teóricas ao sábado e as aulas de instrumento durante toda a semana, a escola de música é mais uma actividade da associação. Se gostava de aprender a tocar algum instrumento, venha experimentar!

Page 2: Arco na Parede Outubro 2011

É com satisfação que a Associação, graças ao trabalho voluntário de alguns habitantes, tem um forno a lenha pronto a ser utilizado! A inauguração ofi-cial do forno está para breve, esteja atento!Aos que tornaram possível o acabamento do forno, oferecido por Júlio Filipe, a todos um muito Obrigado!

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 2

Actuação do Rancho no Pé da Serra

Foi no último domingo de Outubro que o Rancho do Arco da Memória encerrou a sua agenda de actuações de 2011. Foi no Pé da Serra que as danças e cantares do nosso Ran-cho animaram a tarde de um animado públi-co.

Obras no forno da Associação

Insira o seu anúncio no nosso jornal!

Basta enviar o seu anúncio para o email [email protected].

Flor de CanelaO artesanato original para si e para o seu Natal.Visite aos sábados à tarde das 14:30 às 17:30 (junto aos trac-tores).

Anúncios

Page 3: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 3

Mensagem da presidenteO ASSOCIATIVISMO NA “COMUNIDADE ARCO DA MEMÓRIA”

Surgiu a ideia do “Arco na Parede” que achei óptima! Um meio de comunicar à população o que vai acontecendo na nossa comunidade, e também uma via onde, quem quiser participar, poderá expressar as suas ideias e os seus con-hecimentos.

Quando me foi proposto que contribuísse para a elaboração desta edição, falando de um tema ao meu critério, pensei que seria uma óptima oportuni-dade para partilhar com todos os que lêem este jornal, a ideia que tenho do Associativismo na “Comunidade Arco da Memória”(1).

Nos tempos que correm, em que a todo o momento ouvimos anunciar a “crise” e as “dificuldades do país e do mundo”, pensamos nós: “quem é que se preocupa, nesta altura, com o Associativismo”?

Mas, dizia o Sr. Padre na missa de Sábado passado, que “a crise monetária que vivemos actualmente foi criada pelas pessoas, que na sua azáfama diária e na sede de satisfação material, não conseguiram evitar uma crise de senti-mentos e afectos! Essa é a maior crise!”

E é certo que, se pensarmos um pouco, acabamos por concordar com esta teoria.

No entanto, é com alegria e reconforto que olho para o meio onde vivo e sinto que aqui ainda não chegou essa crise!

Senão vejamos: • AnossaAssociaçãocontinuadepé,apesardasdificuldadesedasitu-ação de dívida em que se encontra;

• Ascoisasboasqueseconseguiramcriaraolongodostempos,mantêm-se, e por enquanto, de boa saúde!

• AEscoladeMúsica,graçasàboavontadedeprofessores,alunoseen-carregados de Educação, e com o apoio possível da Associação, continua em funcionamento; ->

Page 4: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 4• ORanchoFolclóricoteveumanorepletodeactuaçõesejátemagendainiciada para o ano de 2012;

• OBarcontinuaabertoaoserviçodequemgostadetomaroseucafez-inho do almoço, a sua cerveja de fim de tarde ou de passar um bocado ao serão!

• Asobras,sãopoucasécerto,masonossosalãoganhoumaiscorelu-minosidade há uns meses atrás, e ainda agora se concluiu a construção do forno do pão;

• Actividadesnãotêmfaltado,eatéfinaldoanooutrassurgirão,con-forme já anunciado;

• Àcustadauniãodeesforçoseboavontadedetodos,edosucessodoseventos que se têm realizado, a dívida da nossa Associação está ser amortiza-da, embora gradual e lentamente, e as contas-correntes actuais estão em dia.

Deixando a crise de lado, o que mais podemos querer ou pedir num meio como o nosso? O que de melhor podemos querer nesta vida do que a con-cretização de objectivos para os quais todos lutamos em conjunto?

Concluindo o meu raciocínio, estou confiante de que se continuarmos a tra-balhar como até aqui, mais além conseguiremos ir.

No entanto, nada disto será possível sem um elemento essencial: a união, esforço e boa vontade da população na luta por um mesmo objectivo!

Espero poder continuar a afirmar que no meio onde vivo existe Associativ-ismo!

(1) Entenda-se: Arco da Memória e todas as Aldeias em seu redor. Outubro’2011 Clara Rosa

Page 5: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 5Agenda da Associação:

11 de Novembro (Sexta-Feira):Castanhas e água pé na Associação.

20 de Novembro (Domingo):Feira das Sopas na Associação.

31 de Dezembro (Sábado):Passagem de Ano na Associação.

É já no próximo dia 20 de Novembro a 1ª feira das sopas aqui na Associação!As portas abrem às 12:30h, uma excelente oportunidade para vir eleger a melhor sopa, saborear os deliciosos peti-scos típicos e tornar a feira das sopas mais um evento de sucesso da nossa Associação.Não é preciso inscrever-se, basta aparecer!

Feira das Sopas

Dia 11 de Novembro (sexta-feira) venha comemo-rar o São Martinho na Associação! A partir das 21:30 traga a água-pé que a Associação oferece as castanhas!

Convívio de São Martinho

Page 6: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 6Rubricas:

O Arco da Memória visto de outra perspectiva...

Reconstrução do arco em 1981

Memórias...

Page 7: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 7

Boletim MentiriológicoPRECIPITAÇÃO DE MENTIRAS OCORRIDAS DURANTE O MÊS DE

OUTUBROPoucas pessoas se deram conta que o último dia do passado mês de Outubro foi mais comprido, teve precisamente 27h 30m; isto deveu-se a uma avaria no sistema que faz girar a Terra. Felizmente a paragem foi só de 3h 30m, dado a rápida intervenção de um grupo de técnicos Marcianos.

.Numa pequena aldeia transmontana houve em tempos uma família que descobriu o segredo de viver muito mais tempo; essa descoberta que só ag-ora nos foi revelada consiste em comprar um caixão quando se atinge os 30 anos e a partir daí dormir todas as noites dentro dele. Parece que o método dá resultado, pois existe ainda um membro dessa família com 175 anos e já conhece os bisnetos dos trisnetos.

PREVISÕES MENTIRIOLÓGICASCheio de coragem e determinação, há um jovem do Arco da Memória que resolveu entrar para o Guiness: propõe-se bater o recorde anterior, cavando terra seca durante 228 horas, dia e noite.

Adaptado de um excerto escrito para o jornal “O Alcobertense” de 1988

Coisas que provavelmente não sabia - Um banco na América dá armas grátis; - Polícias na Índia têm o salário aumentado quanto maior forem os seus bigodes; - É ilegal dar o nome de Napoleão aos porcos na França; - O corvo é a ave mais inteligente que existe; - É ilegal cortar a relva vestido de Elvis na Suiça.

Page 8: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 8

Tem-se constatado as dúvidas que algumas pessoas têm ainda sobre o que se pode reciclar. Prova disso são os resíduos de madeira depositados recente-mente junto ao ecoponto do plástico.

E não ficamos por aqui. Habitantes mais atentos já observaram, com certeza, desde colchões velhos a televisões junto aos ecopontos. Será falta de infor-mação?! Acreditando nesta hipótese, o Arco na Parede dá algumas dicas im-portantes, esperando que contribuam para um Arco da Memória mais limpo.Ecoponto amarelo:

Mural dos protestos

O QUE COLOCAREmbalagens de plástico: garrafas e garrafões; sacos de plástico (de supermercado ou maiores), esfero-vite limpa; garrafas de iogurte; garrafas de óleo alimentar. Embalagens de aço e alumínio: latas de bebidas e de conserva; aero-ssóis vazios; tabuleiros de alumínio. Embalagens de cartão para líquidos alimentares: pacotes de sumo, leite, vinho, etc. (des-de que escorridos).

O QUE NÃO COLOCAREmbalagens de plástico que tenham con-tido gorduras, por exemplo: margarina, manteiga e banha; cosmética gordurosa; copos de iogurte. Embalagens de plástico que tenham con-tido produtos tóxicos ou perigosos, por exemplo: combustíveis e óleo de motor, pesticidas. ElectrodomésticosPilhas e bateriasOutros objectos de metal que não sejam embalagens: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.

Page 9: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 9Ecoponto azul:

Ecoponto verde:

O QUE COLOCARCaixas de cartão liso e canelado: caixas de cereais; de sapatos e invólu-cros de cartão, por exemplo. Sacos e papel de embalagem de em-brulhoJornais, revistas e papel de escrita.

O QUE NÃO COLOCAREmbalagens e papéis que tenham servido para produtos orgânicos ou com gorduras: pacotes de batatas fritas, pacotes de manteiga e margarina. Fraldas, guardanapos, lenços e toalhetes. Papeis metalizados (folhas de alumínio), plastificados ou de autocolantes. Embalagens de produtos tóxicos e perigosos: sacos de adubos, pesticidas e cimento, por exemplo. Loiça de papel.

O QUE COLOCARGarrafas de vinho, refrigerantes ou cerveja, boiões e frascos são os materiais por excelência que compõem o casco, destinado a ser novamente fundido.

O QUE NÃO COLOCARObjectos em cerâmica e porcelana são um autêntico veneno para a reciclagem do vidro, pelo que deve depositá-los no contentor do lixo indiferenciado. Objectos em cristal, pois contêm chumbo na sua composição. Materiais de construção (estuque, tijolos, cimento, etc.) também devem ser banidos do vidrão ou de qualquer outro contentor dos ecopontos. Vidros especiais, como os provenientes de pára-brisas, janelas, lâmpadas, espelhos, vidros com rede de arame, pirex, pois modificam a composição do vidro de embalagem.

Novo acordo ortográfico - o que mudaPalavras que perdem o hífen: - Manda-chuva passa a mandachuva; - Fim-de-semana passa a fim de semana; - Hei-de passa a hei de; - Anti-religioso passa a antirreligioso; - Extra-escolar passa a extraescolar; - Co-opositor passa a coopositor.(Continua...)

http://www.deco.proteste.pt/residuos-e-reciclagem/como-contribuir-para-uma-reciclagem-mais-eficiente-s433991.htm

http://mulher.sapo.pt/carreira-vida/carreira/o-que-muda-com-o-novo-acordo-o-915103.html

Page 10: Arco na Parede Outubro 2011

Arco Na Parede Edição Nº 2 Outubro 2011 10Curtas:

Arco Na ParedeJornal da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da MemóriaEditores:Luciano Silva e Telma Silva

Sabes como é que se diz sogra em russo? SoestrovaSabes como é que se diz sogra em japonês? Aturatu

Como se diz bicicleta em chinês? Quasi-moto Era um homem tão pequeno, tão

pequeno que cuspiu para o ar e mor-reu afogado!

Sabem qual é o cúmulo da estu-pidez? - Assinar cartas anónimas.

Deixar a bebida é bom... O mau é não se lembrar onde!

Uma senhora vai pôr um anúncio para informar a morte do marido. A falta de dinheiro leva-a a escolher a versão mais barata. Diz ela:- Escreva apenas: “Manel morreu”.Diz o vendedor:- Minha senhora, ainda pode escrever mais duas pala-vras…Acrescenta a mulher:- Então ponha: “Manel morreu, vende-se carrinha”.