architects on business o encontro entre arquitetos ... · dústria luso-francesa e a câmara de co-...

20
101 mar-abr’14 > Artigo I Ordem dos Arquitectos ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos, promotores focados na internacionalização e geradores de oportunidades comerciais “No Auditório de Negócios GYPTEC, criado especificamente para albergar todas as apresentações e que resultou de uma par- ceria entre a Gyptec e a Amorim Isolamen- tos, estiveram presentes a Associação Por- tuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, a Câmara de Comércio e In- dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- mércio e Indústria Luso-Chinesa.” (pág.4) “Os excelentes resultados da ferramenta profissional manual da marca BigMat foram o “leitmotiv” para que a empresa aumentas- se estas famílias. Como todos os produtos da BigMat a sua marca registada é inigualá- vel, é na relação qualidade-preço...” (pág.7) > BigMat “A AGI acrescentou ao seu portefólio o recente LE- XAN™ CLINIWALL™, pla- cas de PC/ABS da SABIC ® idealizadas para revesti- mentos interiores especial- mente para áreas de saúde como hospitais...” (pág.8) “A Listor, um dos prin- cipais players de pa- vimentos no mercado Português, apresenta agora as coleções Everwood e EverTi- le...” (pág.8) > AGI > Listor “A SAFIC ALCAN, grupo inter- nacional com mais de 150 anos de história, tem uma vasta experiência na distribui- ção de produtos químicos, sendo líder de mercado no sector da borracha...” (pág.10) > SAFIC ALCAN > 3M™ > Kärche “A 3M acaba de lançar uma nova solução na gama de topo dos filtros de auto escu- recimento para o capacete 3M™ Speedglas™ da serie 9100...” (pág.6) “As máquinas de limpeza de alta pressão da Kärcher são a escolha acertada para elimi- nar todo o tipo de sujidade, em grandes áreas, no dia-a- dia dos profissionais das áreas da construção...” (pág.6)

Upload: trinhtruc

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

101

mar-abr’14

> Artigo I Ordem dos Arquitectos

ARCHITECTS on BUSINESS oencontro entre arquitetos,

promotores focados na internacionalização e

geradores de oportunidades comerciais

“No Auditório de Negócios GYPTEC, criadoespecificamente para albergar todas asapresentações e que resultou de uma par-ceria entre a Gyptec e a Amorim Isolamen-tos, estiveram presentes a Associação Por-tuguesa dos Comerciantes de Materiais deConstrução, a Câmara de Comércio e In-dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co-mércio e Indústria Luso-Chinesa.” (pág.4)

“Os excelentes resultados da ferramentaprofissional manual da marca BigMat foramo “leitmotiv” para que a empresa aumentas-se estas famílias. Como todos os produtosda BigMat a sua marca registada é inigualá-vel, é na relação qualidade-preço...” (pág.7)

> BigMat

“A AGI acrescentou ao seuportefólio o recente LE-XAN™ CLINIWALL™, pla-cas de PC/ABS da SABIC®

idealizadas para revesti-mentos interiores especial-mente para áreas de saúdecomo hospitais...” (pág.8)

“A Listor, um dos prin-cipais players de pa-vimentos no mercadoPortuguês, apresentaagora as coleçõesEverwood e EverTi-le...” (pág.8)

> AGI > Listor“A SAFIC ALCAN, grupo inter-nacional com mais de 150anos de história, tem umavasta experiência na distribui-ção de produtos químicos,sendo líder de mercado nosector da borracha...” (pág.10)

> SAFIC ALCAN

> 3M™ > Kärche

“A 3M acaba de lançar umanova solução na gama detopo dos filtros de auto escu-recimento para o capacete3M™ Speedglas™ da serie9100...” (pág.6)

“As máquinas de limpeza dealta pressão da Kärcher são aescolha acertada para elimi-nar todo o tipo de sujidade,em grandes áreas, no dia-a-dia dos profissionais dasáreas da construção...” (pág.6)

Page 2: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

publicidade>

Page 3: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

>

Editorial

editorial / sumário / dados da construção

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Afonso Manuel Coutinho Caldeira

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a ConstruçãoPraça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210; Fax: 225 074 218/9E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

Só falta criar os instrumentos fi-nanceiros para colocar estes fun-dos há disposição dos seus poten-ciais destinatários: entidades públi-cas, empresas privadas e particu-lares.

Mas é exatamente aqui que as coi-sas sempre emperram, seja peloatraso, seja pelas regras que àsvezes não têm a necessária ade-rência à realidade.

Seja como for, algum dinheiro serágasto e é natural que, apesar de al-guma inércia que sempre caracte-riza o arranque dos trabalhos naárea da construção, comece a che-gar algum dinheiro ao terreno ain-da no terceiro trimestre deste ano.

O Portugal 2020 tem mais de milmilhões de euros para a reabilita-ção urbana e eficiência energéti-ca!

É muito dinheiro para um setorque tem estado tão carente do in-vestimento público. Mas não é tu-do. A forma como este dinheirovai ser utilizado e a mobilizaçãode financiamentos junto do setorfinanceiro nacional e do BEI de-verá alavancar este montante pa-ra algo como 3,5 mil milhões.

Não admira que as expetativasde todos, especialmente, os queestamos ligados à fileira do imobi-liário e da construção, sejam ele-vadas e de justificado otimismo.

04

070808101318

Artigo - Ordem dos Arquitectos Técnicas

- BigMat- AGI- Listor- SAFIC ALCAN

MateriaisEquipamentos

>

Dados da Construção (Fonte: INE)>

Sumário>

Ficha Técnica>

ÍNDICE DE PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO COM VARIAÇÃO HOMÓLOGA MENOSNEGATIVA. MARÇO DE 2015

O índice de produção na construção apresentou em março uma variaçãohomóloga de -0,9% (variação de -2,6% em fevereiro). Os índices de em-prego e de remunerações diminuiram 2,5% e 2,8% (-2,1% e -1,5% no mêsanterior), res- petivamente.

Indice de Produção na Construção Variação homóloga - médias móveis de 3 meses, % ajustada dos efeitos de caléndário e da sazonalidade

José de Matos, Coordenador

3

ÍNDICE DE NOVAS ENCOMENDAS NA CONSTRUÇÃO 1º TRIMESTRE DE 2015

O índice de novas encomendas na construção diminuiu, em termos ho-mólogos, 39,4% no 1º trimestre de 2015 (aumento de 29,5% no trimes-tre anterior). Este comportamento foi sobretudo determinado pela evo-lução do índice do segmento de Obras de Engenharia, que passou deuma variação homóloga de 50,4% no 4º trimestre de 2014, para -58,7%no trimestre seguinte.

Índice de Novas Encomendas na Construção apresentou forte redução homóloga

Page 4: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

Várias empresas tiveram a oportu-nidade de apresentar as suas solu-ções neste espaço, entre elas: Gru-po Preceram - Gyptec (Do projeto àobra: Inovação e desenvolvimentode soluções em placas de gesso);Amorim Isolamentos (Cortiça 100%natural - Solução técnica para cons-trução sustentável); Geberit (Inova-ções tecnológicas Geberit em insta-lações sanitárias); CIN (CINOXA-NO, para a reabilitação urbana das

fachadas históricas); J. Pinto Leitão(ABET LAMINATI / MEG - Painéisfenólicos para exterior); Safic-AlcanPortugal e Smart Inovation (Tecno-logia inovadora para tintas e verni-zes); Hakwood (Pavimentos de ma-deira com acabamentos especiali-zados); Umicore Portugal, SA(VMZINC® - O Zinco nas fachadas)e Cobert (Objetos BIM para cober-turas - Ferramenta de produtividadepara o projeto).

A ORDEM DOS ARQUITECTOS MARCOUPRESENÇA NA FEIRA TEKTÓNICA 2015,ONDE PROMOVEU NO ESPAÇO ARCHI-TECTS ON BUSINESS O ENCON-TRO ENTRE ARQUITETOS, PROMOTO-RES FOCADOS NA INTERNACIONALIZA-ÇÃO E GERADORES DE OPORTUNIDA-DES COMERCIAIS E DE ASSESSORIA PA-RA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADECOMERCIAL DOS ATELIERS E EMPRE-SAS QUE FIZERAM APRESENTAÇÕESTÉCNICAS DE PRODUTO E MATERIAIS.

No Auditório de Negócios GYPTEC,criado especificamente para al-bergar todas as apresentações eque resultou de uma parceria en-tre a Gyptec e a Amorim Isola-mentos, estiveram presentes a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais deConstrução, a Câmara de Co-mércio e Indústria Luso-France-sa e a Câmara de Comércio e In-dústria Luso-Chinesa.

4

artigo>

> Ordem dos Arquitectos junta profissionais, promotores e empresas na Tektónica Ordem dos Arquitectos

Page 5: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

relação de win-win, explorar asoportunidades de networking e va-lorização profissional.

Ordem dos ArquitectosTravessa do Carvalho, 231249-003 LisboaTel.: 213 241 140 a 145Fax: 213 241 170E-mail: [email protected]: www.oasrs.org

Também os arquitetos apresenta-ram os seus ateliers e respetivotrabalho: João Santiago Serviçosde Arquitectura (Healthcare De-sign Consultancy); Atelier dos Re-médios (20 anos de actividade);FCarq - Farmhouse Carvalhosa –Arquitectura e Construção, Lda(Qualidade, a Integração da NP4526 nos serviços prestados pelaFCarq) e DFL/CEAU, Faculdadede Arquitectura da Universidade

do Porto - Arqº José Pedro Sousa(Cortiça à vista: Novas tecnolo-gias e aplicações de cortiça emarquitetura).

O ARCHITECTS on BUSINESSmarcou esta edição da Tektónica,juntando no mesmo espaço arqui-tetos, empresas e promotores. Pa-ra além da apresentação de negó-cios, esta iniciativa permitiu aproxi-mar os arquitetos da marcas numa

5

Page 6: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

• Classificação: 1 /1 /1/ 2

• Modo de esmerilagem: Tom 3

• Modos escuros: Tons 5, 8, 9-13

• Tom de segurança: Tom 5

• Proteção UV/IR: Tom de proteção13 em todos os modos

• Efeito retardador (escuro-claro):ajustável de 40 a 1300 ms

• Normas: EN175:B, EN379,EN166:BT

3MRua do Conde de Redondo, 981169-009 LisboaTel.: 213 134 500; Fax: 213 134 680Site: www.3m.com

técnica>

6

> Filtro de Soldadura 9100 XXi I 3M™

Sempre que a proteção de solda-dura é levantada, o filtro de solda-dura 9100 XXi liga-se de imediatona última definição de soldadura.Do mesmo modo, desliga-se apósum determinado período sem mo-vimento.

O novo filtro também permite in-trodução de modos de memória euma troca rápida entre soldageme esmerilagem, sem ter que reti-rar as luvas.

INFORMAÇÃO TÉCNICA DO FILTRO 9100XXI:

• Campo de visão: 73 x 107 mm

• Tempo de autonomia da bateria:1800 horas

• Modo de luz: Tom 3

na configuração da soldadura, natécnica, na precisão da esmerila-gem e no controlo das soldadurasrecém-executadas.

O mais recente design do painelfrontal prateado incluído no no-vo filtro de soldadura 3m™Speedglas™ aloja controlos ex-ternos, capazes de um acessomais rápido e fácil para o esme-rilar ou para os modos de me-mória.

A 3M acaba de lançar uma novasolução na gama de topo dos fil-tros de auto escurecimento para ocapacete 3M™ Speedglas™ daserie 9100.

O novo filtro 9100 XXi oferece amesma área de visão e configura-ções que as restantes gamas defiltros mas, graças às melhoriasóticas, esta nova solução permitereconhecer mais rapidamente ascores que ajudam a manter o foco

> Gama de Alta Pressão para o Setor Profissional I Kärche

um fluxo rápido e uma pressãoelevada, os exigentes trabalhosde limpeza tornam-se mais fáceiscom a tecnologia de ponta da Kär-cher.

Para além disso, enquanto remo-vem sem esforço as manchas quese instalam, até as mais difíceis,permitem uma poupança de até80% de água, quando comparadascom uma mangueira tradicional.

Esta gama é apropriada para lim-par edifícios, restaurar fachadas,pavimentos, instalações, calçada,veículos industriais, oficinas, ma-quinaria ou até mesmo desinfetarzonas, entre outras. Consoante anecessidade, a Kärcher dispõe desistemas de limpeza a frio ou aquente e vários acessórios quepermitem obter os resultados de-sejados.

Fáceis de transportar e manobrare com uma potência excecional:graças à eficaz combinação de

A Kärcher, empresa especialistaem equipamentos de limpeza de al-ta pressão, dá a conhecer a sua ga-ma profissional que permite lavarmáquinas, veículos e edifícios dia-riamente com o poder da alta pres-são e elevado caudal.

As máquinas de limpeza de altapressão da Kärcher são a escolhaacertada para eliminar todo o tipode sujidade, em grandes áreas, nodia-a-dia dos profissionais dasáreas da construção, agricultura, in-dústria e comércio.

Qualquer que seja o desafio de lim-peza, a líder mundial de alta pres-são tem sempre o equipamentocerto para a sua indústria.

KärcherAv. Infante D. Henrique, Lote 35, 1800-218 LisboaTel.: 218 558 300E-mail: [email protected]: www.karcher.pt

Kärcher HD 5 15

Kärcher HD 10 25

Page 7: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

técnica>

As chaves de fenda da BigMat fo-ram desenhadas com os mesmoscritérios que os alicates menciona-dos. São fabricadas através dumprocesso de injecção de plásticosobre uma haste de cromo-molib-dênio - vanádio e cumprem acimado que exigem os requisitos dasnormas DIN e ISO para este tipo deferramentas.

O seu design inclui uma pega bi-componente que garante umamaior força de aperto com menosesforço e máxima comodidade. Acabeça da chave de fenda possuiuma abertura para que se possa in-troduzir uma ferramenta e conse-guir o efeito alavanca e, desta ma-neira, alcançar uma maior força deaperto apenas usando a mão.

A pega ergonómica de última gera-ção possui um acabamento anti-deslizante que evita que esta escor-

ralharia, eletrodomésticos, electri-cidade, móveis de casa de banhoe de cozinha, etc.)

Com a qualidade como standard,os alicates da BigMat são fabrica-dos em aço especial para ferra-mentas, com um tratamento tér-mico que garante a sua capacida-de de corte e de longa duração.Como se trata de uma ferramentaBigMat, a ergonomia e a funciona-lidade estão garantidas.

Os alicates da BigMat garantem asua máxima qualidade, porquealém de cumprirem com a normaDIN, contam com o certificado dequalidade GSTüV, uma insígniaque só pertence às marcas de pri-meira qualidade. Porque para a Bi-gMat, os clientes devem comprarprodutos sempre com os certifica-dos que garantem a melhor quali-dade.

> Alicates, Pinças e Chaves de Fenda I BigMat

Os excelentes resultados da ferra-menta profissional manual da mar-ca BigMat foram o “leitmotiv” paraque a empresa aumentasse estasfamílias. Como todos os produtosda BigMat a sua marca registada éinigualável, é na relação qualida-de-preço.

No que se refere a alicates, a ofer-ta inclui uma ampla gama (univer-sais, de corte diagonal e de monta-gem) e tenaz para bombas deágua, ferramentas imprescindíveispara o profissional.

Também inclui as medidas e capa-cidades de corte e manipulaçãomais frequentes, para responderàs necessidades de qualquer perfilde cliente. Vale a pena lembrarque a nova estratégia, de acordocom o objetivo, passa por comer-cializar nos seus armazéns “de tu-do e para todos” (bricolagem, ser-

regue da mão e também uma cabe-ça de plástico dura e resistente aosimpactos. Como no caso dos alica-tes, as chaves de fenda da BigMattambém contam com a garantia docertificado GSTüV.

Estas novas inclusões de ferra-menta manual de uso profissionalda marca BigMat, são feitas den-tro dos padrões europeus “Madein Germany”; a empresa tem a in-tenção de continuar a ampliar asfamílias de produtos da sua mar-ca ao longo do ano dado o suces-so alcançado.

BigMat Iberia, SAAv. de los Pirineos, 71ª Planta28703 San Sebastian de Los ReyesEspanhaTel.: 0034 916 237 160E-mail: [email protected]: www.bigmat.es

Page 8: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> Placas de policarbonato LEXAN™ CLINIWALL™ I Augusto Guimarães & Irmão

formaldeídos) e preserva o am-biente (não tem halogéneos).

Este material tem dez anos de ga-rantia e está disponível nas dimen-sões 1250 mm x 3050 mm (ou ou-tras mediante pedido) nas espes-suras de 1 mm, 1.5 mm ou 1.7mm.

As aplicações mais recomendadaspara este material são: hospitais,clínicas, lares de idosos, centrosde saúde, laboratórios, escolas,centros desportivos, vestiários, en-tre outros.

A AGI terá um stock permanente deCLINIWALL™ para um rápido servi-ço aos seus clientes, assim comodos restantes produtos SABIC® LE-XAN™: THERMOCLEAR™, THER -MOCLICK™ e THERMOPANEL™.

sandwich, numa ampla variedadede tipologias de edifícios e estádisponível em cores standards eespeciais (mediante pedido).

Em comparação com os materiaiscomummente utilizados em aplica-ções de interior as novas placasCLINIWALL™ reduzem significati-vamente os custos, uma vez quesão fáceis de instalar, diretamentecoladas à parede, não necessitamde ripas de madeira ou perfis o queevita as demais operações secun-dárias, como a pintura e revesti-mento, mecanização e polimento.

Por ser um material termoformávelpermite também fazer cantos. Dedestacar também as suas proprie-dades antibacterianas (obteve onível mais elevado da certificaçãoanti-bacteriana), não é tóxico (sem

A AGI acrescentou ao seu portefó-lio de materiais de construção o re-cente LEXAN™ CLINIWALL™,placas de PC/ABS da SABIC®

idealizadas para revestimentos in-teriores especialmente para áreasde saúde como hospitais, clínicas,laboratórios, entre outros.

LEXAN™ CLINIWALL™ é umaplaca opaca de PC/ABS que cum-pre com as exigências de reaçãoao fogo (Bs1d0), tem excelentespropriedades mecânicas, assimcomo uma grande facilidade delimpeza de manchas.

Tudo isso combinado com a suaextrema facilidade de mecaniza-ção e instalação, convertem estematerial no candidato ideal paraaplicações em revestimento inte-rior de paredes, portas, ou painel

técnica>

8

> EverWood & EverTile Pavimentos de Vinil de Luxo à Prova de Água I Listor

Estes pavimentos têm uma camadaresistente ao desgaste de 0,5 mm,as réguas com décors em madeirae acabamento mate e os ladrilhoscom relevo. EverWood & EverTilesão compostos por um núcleo ultraestável e bisel nos quatro lados, pa-ra além do sistema de encaixe Uni-clic®, a tecnologia mais inovadora eresistente ao aparecimento de fen-das entre as réguas ou ladrilhos.

Para além de todos estes benefí-cios o EverWood e EverTile tem jáincorporado o underlay em cortiça –TORLYS CorkPlus com Microban® -antibacteriana com proteção contrao mofo e bolor para além de prote-ção acústica. Os pavimentos Ever-Wood e EverTile são hipoalergéni-cos e tem a certificação FloorSco-re®.

Como em todos os pavimentosTORLYS smart floors by LISTOR, oBulldog™ pode substituir facilmen-te uma régua e reparar alguns da-

Os pavimentos são à prova deágua e muito resistentes, pois fo-ram construídos para suportar aselevadas exigências das famíliasde hoje e mesmo de hotéis e res-taurantes.

"EverWood e EverTile foram pro-jetados para exceder os padrõesde desempenho da indústria, asimperfeições da base onde serãoinstalados deixarão de ser umproblema devido à conceção dosprodutos.

Estamos muito satisfeitos com es-te revolucionário produto, e comosempre continuamos a trazer asinovações TORLYS aos consumi-dores Portugueses e clientes co-merciais."

EverWood e EverTile fazem parteda marca TORLYS smart floors byLISTOR e oferecem todos os be-nefícios dos outros pavimentossmart floors e muito mais.

A Listor, um dos principais playersde pavimentos no mercado Portu-guês, apresenta agora as coleçõesEverWood e EverTile da marcaTORLYS smart floors by LISTOR,os novos e revolucionários pavi-mentos de vinil de luxo que ofere-cem beleza e força para residên-cias e espaços comerciais.

nos maiores sem ser preciso mexerem toda a área de pavimento. Ospavimentos EverWood e EverTiletêm uma garantia de 25 anos parauso residencial e uma garantia de10 anos para uso comercial.

DIMENSÕES DO PRODUTOEVERWOOD8.3 mm espessura x 123 mm largu-ra x 1230 mm comprimento

EVERTILE8.3 mm espessura x 292 mm largu-ra x 601 mm comprimento

Listor, SACentro Empresarial Águas de MouroEstrada da Atalaia, 62530-009 Atalaia, LourinhãTel.: 261 980 500; Fax: 261 980 509E-mail: [email protected]: www.listor.com

Showroom LisboaRua João Chagas, nº157 - A2799-547 Linda-a-Velha

AGI - Augusto Guimarães& Irmão, LdaEstrada Nacional 109, 42014405-942 Gulpilhares V. N. GaiaTel.: 227 537 400; Fax: 227 537 490E-mail: [email protected]: www.agi.pt

Page 9: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de
Page 10: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

técnica>

10

Da sua equipa fazem parte 400 pes-soas que garantem um excelenteserviço de acompanhamento e umamaior proximidade ao cliente. Emparceria com a SMART INOVA-TION, aposta na divulgação de 3produtos baseados numa tecnolo-gia inovadora e única:

REPELENTE DE MOSQUITOSREPELENTE DE TÉRMITASBACTERICIDA

A SAFIC ALCAN, grupo internacio-nal com mais de 150 anos de his-tória, tem uma vasta experiênciana distribuição de produtos quími-cos, sendo líder de mercado nosector da borracha.

Contrariando a conjuntura de crisetem vindo a apostar em novosmercados, cobrindo não só toda aEuropa e Turquia mas também oMédio Oriente.

Tratam-se de produtos com umataxa de eficácia entre 90 e 99%,comprovada por entidades acre-ditadas:

- Instituto de Higiene e MedicinaTropical e Siri Life Índia, no casodo Repelente de Mosquito;

- Universidade dos Açores, nocaso do Repelente de Térmitas;

- Citeve, no caso do Bactericida.

Para além da elevada taxa deeficácia, destacam-se outrasvan tagens:

- Uso e integração fácil – são adi-cionados na proporção de 1L pa-ra 20 L de Tinta/Verniz no mo-mento da aplicação da Tinta/Ver-niz;

- Ecofriendly - não têm efeito ne-gativo no meio ambiente;

- Benéficos e seguros para asaúde - princípios ativos aprova-dos pela OMS.

São produtos de aplicação univer-sal em Tintas/Vernizes, ou seja po-dem ser adicionados a tintas e ver-nizes de base aquosa ou base sol-vente.

O Repelente de Mosquitos e o Re-pelente de Térmitas aplicam-seem: fachadas inte rio res/exteriores,estábulos, pisci nas, mobiliário.

Por sua vez o Bactericida destina-se particularmente a Tintas/Verni-zes a aplicar em hospitais, lares ecreches de forma a prevenir doen-ças nosocomiais.

SAFIC ALCAN PORTUGALVia Central de Milheiros, 862 4475-330 MaiaTel.: 229 619 700

> Repelentes I SAFIC ALCAN

Page 11: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> publicidade

Page 12: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

ATÉ AO DIA 11 - IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (MAR.15)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (ABR.15)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (ABR.15)

ATÉ AO DIA 15 - IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (1º TRIM.2015)

ATÉ AO DIA 20 - SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (ABR.15)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (ABR.15)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (ABR.15)- IRC/IRS - retenções na fonte (ABR.15)- SELO - pagamento do relativo a ABR.15- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (1º TRIM.2015)

ATÉ AO DIA 25 - IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em ABR.15

ATÉ AO DIA 31 - IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em MAI.15- IRS/2014 - declaração de rendimentos mod. 3 via Internet (cat. B, E, F�)- IRC/2014 - declaração modelo 22

ATÉ AO DIA 11 - IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (ABR.15)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (MAI.15)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (MAI.15)

ATÉ AO DIA 22 - SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (MAI.15)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (MAI.15)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (MAR.15)- IRC/IRS - retenções na fonte (MAI.15)- SELO - pagamento do relativo a MAI.15- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral

ATÉ AO DIA 25 - IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em MAI.15

ATÉ AO DIA 30 - IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em JUN.15

concursos públicos / obrigações fiscais>

MAIO / 2015 JUNHO / 2015

Obrigações Fiscais>

Bragança

RECONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO PARA RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES NA RUA CON-SELHEIRO ABÍLIO BEÇA, Nº 4-6-8, NO ÂMBITO DO PLANO ESTRATÉGICO DE REA-BILITAÇÃO URBANA

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº97 DE 20 DE MAIO DE 2015Emissor: MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

Preço Base do Concurso: 345.000,00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 09 DE JUNHO DE 2015

Lisboa

EMPREITADA DE OBRA PÚBLICA PARA REQUALIFICAÇÃO DA RUA EDUARDO MALTA.

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº97 DE 20 DE MAIO DE 2015Emissor: EMEL - EMPRESA PÚBLICA MUNICIPAL DE MOBILIDADE E ESTACIONAMENTO DELISBOA, E. E. M.Preço Base do Concurso: 160.000,00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 11 DE JUNHO DE 2015

Região Autónoma dos Açores

EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO LAR DO RECOLHIMEN-TO JESUS MARIA JOSÉ

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº98 DE 21 DE MAIO DE 2015Emissor: DIREÇÃO DO LAR RECOLHIMENTO DE JESUS MARIA JOSÉPreço Base do Concurso: 1.724.775,30 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 19 DE JUNHO DE 2015

Viana do Castelo

BALNEÁRIO TERMAL ANTIGO - OBRAS DE BENEFICIAÇÃO

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº98 DE 21 DE MAIO DE 2015Emissor: MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Preço Base do Concurso: 88.000,00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 19 DE JUNHO DE 2015

Faro

CP - 02/DRCALG/2015 - EMPREITADA DE REABILITAÇÃO DOS CORPOSDOS ANOS 90: CORPO A

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº97 DE 20 DE MAIO DE 2015Emissor: DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALGARVE

Preço Base do Concurso: 598.160, 00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 09 DE JUNHO DE 2015

Leiria

ARRANJOS E PASSEIOS NA SEDE FREGUESIA CARRIÇO (REQUALIFICAÇÃO DOLARGO E AVENIDA DA IGREJA E ARRUAMENTOS CONTÍ GUOS)

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº98 DE 21 DE MAIO DE 2015Emissor: MUNICÍPIO DE POMBAL

Preço Base do Concurso: 618.345,26 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 19 DE JUNHO DE 2015

12

Lisboa

EMPREITADA DE REABILITAÇÃO DO EDIFÍCIO MUNICIPAL TEATRO LUÍSDE CAMÕES, NA CALÇADA DA AJUDA, Nº 76 A 80, EM LISBOA

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº97 DE 20 DE MAIO DE 2015Emissor: LISBOA OCIDENTAL SRU - SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA, E. E. M.Preço Base do Concurso: 1.700.000.00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 09 DE JUNHO DE 2015

Viseu

EMPREITADA CONTÍNUA DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL - 2015

Publicado em: DR SÉRIE II, Nº100 DE 25 DE MAIO DE 2015Emissor: MUNICÍPIO DE VISEU

Preço Base do Concurso: 150.000,00 € (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de propostas: 19 DE JUNHO DE 2015

www.portaldasfinancas.gov.pt

Page 13: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

Em pisos térreos previne contraeventuais humidades a partir dosuporte, para proteção dos reves-timentos.

Saint-Gobain Weber PortugalZona Industrial da Taboeira3800-055 AveiroTel.: 234 101 010Fax: 234 301 148E-mail: [email protected]: www.weber.com.pt

> Weber.dry roll Saint-Gobain Weber

MEMBRANA PRÉ-FABRICADA DE IMPERMEABI-LIZAÇÃO REVESTÍVEL COM CERÂMICA, PEDRAE MOSAICO HIDRÁULICO, NO INTERIOR E EX-TERIOR.

Sistema adequado para impermeabiliza-ção de varandas e terraços para poste-rior colagem de revestimento Cerâmico,Pedra e Mosaico Hidráulico.

Este sistema serve ainda para imper-meabilizar casas de banho, cozinhas,restaurantes e outras zonas húmidas. Narenovação e perante suportes distintos amembrana permite o desacoplamentoentre vários suportes sujeitos a diferen-tes variações dimensionais, tais comomadeira, pisos aquecidos, entre outros.

> materiais

Este tipo de materiais permitem odesacoplamento entre a parede dealvenaria e a estrutura do edifício oque não só contribui para o isola-mento acústico e efeito anti-vibráti-co, como para o aumento do tempode vida do edifício já que diminuiu aexistência de fissuração.

VANTAGENS:

• Alta resistência à compressão;• Baixa rigidez dinâmica;• Resistência ao contacto c/ águas,

óleos e ácidos;• Sustentável e reciclável.

DIMENSÕES DISPONÍVEIS*

• 10 m x 5 cm x 10 mm• 10 m x 10 cm x 10 mm• 10 m x 15 cm x 10 mm• 10 m x 20 xm x 10 mm

*Outras Dimensões Sob Consulta

Amorim Cork CompositesRua de Meladas, 260, Apartado 14536-902 Mozelos VFRTel.: 227 475 300; Fax: 227 475 301E-mail: [email protected]: www.amorimcorkcomposites.com

> MS-R® Apoios de Alvenarias Amorim Cork Composites

Os suportes de alvenarias da gamaAcousticork da Amorim Cork Com-posites traduzem-se numa excelen-te solução para isolamento acústicoe vibrações.

Na gama de ofertas podem-se en-contrar materiais para este fim decortiça com borracha (em tiras) ouapenas de borracha reciclada (emrolos).

Page 14: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> Pavimentos e Revestimentos TRUERecer

TRUE é o regresso à cerâmica emestado puro. Um produto exclusivo,criado pela RECER, que reproduz acerâmica como ela é: autêntica e ge-nuína. Sem nenhum controlo ou ten-tativa de aperfeiçoamento. E do caosnasceu a perfeição.

A série TRUE é composta por 42azulejos diferentes no formatoM20x20. Verdadeiras explosões decor que permitem combinações in-finitas. Explore os pavimentos ourevestimentos e crie espaços ondeo convencional fica à porta. Espa-ços onde a sua criatividade é o li-mite.

Recer, SAApartado 203771-953 Oliveira do BairroTel.: 234 730 500; Fax: 234 730 501E-mail: [email protected]: www.recer.pt

materiais>

14

>

A NOVA SÉRIE 38-SL ESTARÁ DISPO-NÍVEL A PARTIR DO SEGUNDO TRIMES-TRE DE 2015.

CS 38-LS é um perfil ultra-slim comum sistema de 3 câmaras altamenteisoladas que contribuem para amelho ria das suas característicastérmicas.

A solução está disponível nas vari-ações fixas, batentes e oscilo-ba-tentes com valores Uf de 2.3 W/m²Ke 1.9 W/m²K para a versão HI (altoisolamento). A aplicação de vidro du-plo e triplo é também possível, semprovocar impacto visual.

A nova série 38-SL está tambémdisponível num padrão grelha, quese torna especialmente útil para pro-jetos que exijam a renovação de edi -fícios com desenhos industriais, bemcomo para jardins de inverno requin-tados com um visual retro.

Reynaers Aluminium, SAParque Industrial Manuel da Mota, Lote 6 Ap. 234; 3100-905, PombalTel.: 236 209 630; Fax: 236 219 435E-mail: [email protected]: www.reynaers.pt

O sistema de alto isolamento térmi-co CS 38-SL tem agora uma novasérie que alia uma elevada eficiênciaenergética, a uma versatilidade es-tética única.

A CS 38-SL foi criada para respeitara estrutura original do edifício, tor-nando-se numa solução por ex-celência em reabilitação. Agora, coma introdução de níveis de isolamentomais elevados, a CS 38-SL vemsuprir as necessidades de edifíciosnovos, de arquitetura fortemente in-dustrial e minimalista, em que se pri-orize a abundância de luz natural.

Em resposta aos desafios colocadosà arquitetura moderna, o sistema CS38-SL concilia alto isolamento edurabilidade dos materiais com umdesign e exclusivo.

Perfil CS 38-SL Ultra-Slim com Elevada Eficiência Energética I Reynaers

A Sanindusa acaba de introduzir umnovo sistema de tampos, dotadosde um sistema de encaixe rápido dotampo nas dobradiças, tanto na ver-são standard como slowclose.

Este novo sistema, denominado Cli-pOff possibilita a montagem rápidae a remoção do tampo sem ser ne-cessário desapertar quaisquer pa-rafusos ou porcas.

O tampo com este sistema facilita alimpeza não só da sanita ou bidémas também do tampo. Basta pres-sionar os botões laterais, retirar otampo e, depois de efetuar a limpe-za, voltar a encaixá-lo nas dobradi-ças fixas à sanita ou bidé.

As primeiras linhas a serem contem-pladas com este sistema são a Look ea Urb.Y.

Sanindusa - Indústria de Sanitários, SAZona Industrial3810-783 MomadeiroTel.: 234 940 250Fax: 234 940 266Site: www.sanindusa.pt

> Tampos com sistema ClipOff Sanindusa

O FILAPD15 penetra em profundida-de, protegendo também contra asmanchas orgânicas e contra o des-gaste do trânsito diário, facilitando alimpeza e mantendo as propriedadesdo material.

Este produto une-se quimicamenteao material, sem criar uma películasuperficial, sem alterar as característi-cas estéticas do mesmo e sem alteraras propriedades anti-derrapantes ori-ginais (testes realizados segundo osmétodos B.C.R.A e ASTMC 1028-2007).

FILAPD15 tem um rendimento muitoelevado (70 m2 por litro) e a sua prote-ção é definitiva, já que não é necessá-rio voltar a aplicar o produto.

Fila España Industria Química, SLS.L. Ctra. N-340, Km 948 - Chilches12592 Castellón - EspanhãTel.: +34 964 590 101Fax: +34 964 583 265E-mail: [email protected]: www.filasolutions.com

> Protetor Anti-sujidade FILAPD15FILA

O protetor anti-sujidade específicopara grés porcelânico "lappato" e se-mi-polido.

FILAPD15 é um produto inovadorespecífico para proteção contra a su-jidade do grés porcelânico do tipo"lappato" e semi-polido, recuperando a luminosidade e o brilho original domaterial e facilitando a limpeza.

Page 15: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> materiais

> Perfil Schlüter®-INDEC Schlüter®

Schlüter®-INDEC é um perfil de re-mate de alta qualidade, disponívelem alumínio anodizado natural matee alumínio anodizado brilhante cro-mado, para esquinas de parede e re-mates de revestimentos cerâmicos.A superfície visível forma um rebaixovirado para trás, que permite, paraalém do efeito decorativo do perfil, aproteção eficaz da cerâmica na áreadas esquinas, contra a deterioraçãopor agressões mecânicas.

Schlüter®-INDEC também pode seraplicado como perfil de transição oude batente em caixilhos de portas ejanelas, criando uma sanca. Para aligação simples e perfeita dos perfisem arestas exteriores, estão disponí-

veis peças pré-fabricadas adequa-das ao efeito técnico e decorativo.Schlüter®-INDEC não requer qual-quer tipo de manutenção ou cuida-dos especiais. Não se deve utilizarnenhum detergente que esmerile emsuperfícies sensíveis. Os danos nascamadas de anodização só podemser eliminados através da aplicaçãode uma nova camada de tinta.

Schlüter® SystemsRua do Passadouro, 313750-458 FermentelosTel.: 234 720 020; Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

Com uma elevada capacidade derespiração, que previne a conden-sações no interior das habitações, obloco TERMOACÚSTICO® diferen-cia-se ainda pelo seu elevado de-sempenho térmico e simplicidadedo processo construtivo.

VANTAGENS:

- Tratamento regulamentar das pon-tes térmicas.- Elevada resistência mecânica. - Tempo de execução reduzido.- Montagem simples.- Estabilidade dimensional.- Isolamento repartido.- Verticalidade e planimetria das su-perfícies- Elevada inércia térmica.- Simplicidade de segmentação.

Artebel Soluções Construtivas em BetãoRua Achadas Largas, 2Meirinhas de Cima3105-219 Meirinhas-PombalTel.: 236 949 180; Fax: 236 949 189E-mail: [email protected]: www.artebel.pt

O bloco Termoacústico® é um blocode argila expandida (Leca) para iso-lamento térmico e acústico, uma so-lução que integra um sistema cons-trutivo de alvenarias simples comisolamento repartido e inclui umaforra térmica concebida para estefim.

> Bloco Termoacústico®|

ArtebelEsta marca nacional conta já commais de 10 anos de existência e umaampla gama de produtos, focada nasenergias renováveis e eficiência ener-gética, apresentando produtos desdea biomassa, ao solar térmico e foto-voltaico, bombas de calor AQS, entremuito outros produtos e acessóriosde climatização.

Sanitop - Material Sanitário, LdaZona Industrial 2ª FaseApartado 538, Neiva4935-232 Viana do CasteloTel.: 258 105 400; Fax: 258 350 011E-mail: [email protected]: www.sanitop.pt

> Bomba de Calor Insuatherm Aquafree Sanitop

Insuatherm Aquafree é a nova bombade calor monobloco para o aqueci-mento das águas sanitárias, comer-cializada pela Sanitop. Com permuta-dor solar e interior em inox, a Aqua-free tem capacidade de 250 litros. Efi-ciente e limpa, garante um confortoexcecional nas habitações, respeitan-do sempre o meio ambiente.

A grande novidade desta bomba éque permite a ligação a um sistemafotovoltaico, podendo em dias de solgarantir a produção de AQS totalmen-te gratuita. Insuatherm é uma marcada Sanitop, em Portugal na distribui-ção de equipamentos sanitários e declimatização.

> Mobiliário de Banho - Coleção 2015 Barros & Moreira

A Barros & Moreira apresenta a suanova coleção para 2015

NOVA COLEÇÃO DE MOBILIÁRIO DEBANHO BELLIAN

A Beauty Collection reúne uma sele-ção de móveis de banho que se dis-tingue pelo design sublime que re-sulta em propostas únicas, repletasde estilo e autenticidade.

O intérprete dos seus desejos, arro-jamos na forma e surpreendemosnos acabamentos desta coleção quereflete em cada detalhe a beleza dis-tinta que personaliza o seu espaçode banho.

Todas as cores estão disponíveisem lacados de alto brilho ou mate ouainda entre as nobres madeiras etexturas Bellian, aquela que melhorreflete o seu estilo.

KEEN

KEEN é um modelo com um dese-nho arrojado e extremamente dinâ-mico, pensado para ambientes derequinte.

Esta torneira, nitidamente marcadapela perfeição do seu traço alia a es-tética com a funcionalidade.

Absolutamente ergonómica e suaveno manuseamento, impressiona-nosao primeiro toque. Inovação, rigor edesign são as características quemelhor representam este modeloCtesi.

Barros & Moreira, SARua Industrial, 8,Zona Indust. da Ponte Seca2510-752 Gaeiras, ÓbidosTel.: 262 837 230Fax: 262 837 231E-mail: [email protected]: www.barros-moreira.pt

15

Page 16: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

materiais>

> Telhas cor “Esmeralda” Cobert

A Cobert, empresa especializada naprodução e venda de telhas, peças ecomponentes, alargou o seu catálo-go da gama “Lógica” com a nova cor“Esmeralda”. Este reforço da ofertado catálogo de produtos surge na se-quência do processo de renovaçãoda imagem da empresa e reafirma aaposta no design e modernidade pa-ra manter a liderança dos mercadosespanhol e português.

Após a integração no grupo alemãoBraas Monier, negócio finalizado noarranque deste ano, a Cobert temvindo a restruturar toda a sua ima-gem corporativa e a sua estratégia e,neste sentido, reforça também agorao seu catálogo de produtos.

Fabricada através de processosavançados de cozedura a altas tem-peraturas, a gama “Lógica” é produ-zida com recurso a matérias-primasportuguesas de grande qualidade,ou seja, três tipos de pasta de argi-la: a Natural, a Branca “Palha” e ade “Engobes de Cobertura Total”.

Sendo uma das gamas mais impor-tantes do catálogo de produtos daempresa, a “Lógica” conta já comuma oferta de cores considerável,agora reforçada pela cor “Esmeral-da” para os modelos “Lusa” e “Mar-selha”. “Esta cor é uma representa-ção do equilíbrio e sofisticação dosnossos produtos e imprimirá um to-que luxuoso aos telhados de Portu-gal e do mundo”, afirma Filipa Go-mes, gestora de comunicação emarketing da Cobert.

Telhas CobertEN 361-1 Outeiro da Cabeça,2565-594 Torres Vedras Tel.: 261 920 000/5Fax: 261 920 001E-mail: [email protected]: www.telhas-cobert.com

Pela sua baixa espessura egrande dimensão, a aplicaçãotorna-se rápida e simples, mes-mo sobre os materiais já existen-tes.

Linea Time 2.0 surge como res-posta às exigências da arquite-tura contemporânea, oferecendoum conjunto de soluções em for-matos 1000x3000 mm, 1000x -1000 mm e 500x1000 mm.

As revolucionárias placas gréslâmina, são produzidas com re-curso a uma tecnologia inovado-ra, que transforma por meio deuma força de prensagem de15.000 toneladas, argilas purís-simas e pigmentos naturais emplacas cerâmicas.

Gres Panaria Portugal, SADivisão MargresChousa Nova3830-133 ÍlhavoTel.: 234 329 700Fax: 234 302 090E-mail: [email protected] : www.margres.com

> Pavimento Linea Time 2.0 Margres

O Linea Time 2.0 é a nova geração depavimento e revestimento cerâmico.Num grés lâmina de 3 mm e 3,5 mmde espessura, as suas característicastécnicas permitem a sua aplicaçãoquer em pavimento quer em revesti-mento.

EPS (esferovite), lã mineral ou aglo-merado de cortiça, até às argamassastérmicas, de cimento ou cal hidráulicanatural (NHL) que podem, elas pró-prias, incorporar agregados leves co-mo o EPS ou a cortiça.

A argamassa térmica ISODUR é umproduto inovador desenvolvido pelaSecil Argamassas, cuja aplicação éfeita por projeção, sem limites quantoà forma do suporte, oferecendo me-lhorias significativas no desempenhotérmico dos edifícios.

Para pavimentos e coberturas, exis-tem diversas possibilidades de esco-lha entre betões e betonilhas levesque aliam o enchimento e regulariza-ção ao isolamento térmico. Já nos pa-vimentos radiantes, é importante ga-rantir a passagem de calor para o inte-rior da habitação, com betonilhas con-dutoras e impedir as perdas para o ex-terior com camadas de isolamento.

Secil, SAAv. Forças Armadas, 125, 7º1600-079 LisboaTel.: 217 927 100; Fax: 217 936 200E-mail: [email protected]: www.secil.ptwww.secilargamassas.ptwww.isodur.pt

> Soluções Energeticamente EficientesSecil

O desenvolvimento de soluções técni-cas de isolamento térmico é uma áreaimportante da investigação no GrupoSecil. O isolamento térmico adequadopermite reduzir perdas de calor no In-verno e o sobreaquecimento no Ve-rão, conseguindo-se uma temperaturamais amena no interior da casa.

Calcula-se que uma elevada percen-tagem de energia usada para aqueci-mento no Inverno seja desperdiçadaatravés das paredes, coberturas e pa-vimentos. O tratamento de paredes éuma questão a considerar em obrasnovas e em renovação porque ocu-pam a maior área em contacto com oexterior.

O revestimento leve sobre a envolven-te opaca nova ou existente é a formade evitar as perdas energéticas atra-vés das paredes. Consoante a nature-za, forma dos suportes ou gosto pes-soal, podem escolher-se múltiplas so-luções. Desde os Sistemas compósi-tos de isolamento térmico pelo exterior(ETICS), ou pelo interior, com painéis

Foto: Sistema ETICS com cortiça

Este desumidificador está equipadocom o sistema AERO 360º, tecnolo-gia que consiste num túnel de ar de360º que tem na sua base um prin-cípio físico simples e inovador.

Este sistema permite que a circula-ção do ar dentro do túnel do desu-midificador seja melhorada e au-mentada, gerando um movimentode 360º que facilita a absorção dahumidade e neutraliza os mausodores.

O desumidificador AERO 360º daRubson é 40% mais eficiente queos dispositivos concorrentes tradi-cionais do mercado. Este equipa-mento produz resultados excelen-tes e é o sistema ideal para o usoem: Cozinhas, Salas, Quartos, Ga-ragens, Caves ou Sótãos.

Henkel Ibérica Portugal, Unipessoal, LdaEN 10, Km. 140,2 Polígono ActividadesEconómicasParque Oriente Bloco 1 e 22695-167 Bobadela LRSTel.: 218 488 372; Fax: 218 488 395Site: www.henkel.pt

> Desumidificador Rubson AERO 360º Henkel

O desumidificador AERO 360º daRubson, equipado com uma pastilhade 450 gramas que dura 3 meses,surge como a solução ideal para osproblemas de humidade em grandesdivisões (áreas de 20 m2 e 55 m3).

16

Page 17: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> Argamassa PROPAM® Repar Techno Propamsa

• Indicado para corrigir danos emelementos de betão, reconstruçõesde betão em esquinas e cantos da-nificados, reparação de descas-ques e roturas.

• Adequado para contacto perma-nente com a água.

ADVERTÊNCIAS

• Não aplicar Propam Repar Technosobre substratos a temperaturas in-feriores a +5ºC nem superiores a+30ºC.

• Misturar apenas a quantidade deargamassa que possa utilizar-sedurante o tempo de aplicação.

• Não adicionar cimento, areia ououtras substancias que possamafetar as propriedades da arga-massa.

A Propam® Repar Techno é uma ar-gamassa tixotrópica com fibras, depresa rápida e retração compensa-da, para a reparação e estucagemde betão.

PROPRIEDADES

• Permite espessuras de 3 a 40 mmcom uma única demão.

• Grande aderência sobre uma vas-ta variedade de superfícies de be-tão e alvenaria.

• Endurecimento rápido sem retra-ção.

• Baixa permeabilidade à água.

APLICAÇÕES

• Pode aplicar-se tanto em interio-res como em exteriores.

• Empregar a água especificada pa-ra a amassadura. Uma maior quan-tidade de água diminui as resistên-cias mecânicas, aumenta a fissura-ção e a retração.

• Realizar uma cura exaustiva daargamassa recém aplicada

RENDIMENTO

O consumo de Propam Repar Tech-no é de 1,5 kg/m2 por mm de espes-sura.

APRESENTAÇÃO

• Sacos de 25 kg.• Caixas com 4 sacos de 5 kg.• Cor: cinzento.

ARMAZENAGEM

Na embalagem original fechada eem local resguardado: 1 ano.

PROPAMSA S.A.UTel.: 965 614 056E-mail: [email protected] Site: www.propamsa.pt

> materiais

Page 18: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

>

> >

Page 19: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de

> publicidade

Page 20: ARCHITECTS on BUSINESS o encontro entre arquitetos ... · dústria Luso-Francesa e a Câmara de Co- ... O seu design inclui uma pega bi-componente que garante uma maior força de