apresentação do powerpoint · representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial, a...

41
VANGUARDAS EUROPEIAS Imagem: Salvador Dali / Persistência da Memória / 1931 / The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA.

Upload: others

Post on 17-Mar-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VANGUARDAS EUROPEIAS

Imagem: Salvador Dali / Persistência da Memória / 1931 / The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA.

INTRODUÇÃO:A palavra vanguarda vem do francês,“avant-garde”, e significa “o quemarcha à frente”. Artística oupoliticamente, se chama de vanguardasos grupos ou correntes queapresentam uma proposta ou práticasinovadoras. Carregadas de umsentimento de liberdade criadora, odesejo de romper com o passado, aexpressão da subjetividade e certoirracionalismo, são marcas constantesda arte moderna.

INTRODUÇÃO:Alguns artistas inconformadoscom os caminhos que a artetinha tomado, sempre guiadapor regras, decidiram rompercom os padrões vigentes naépoca. Dessa forma,verificamos o surgimento decinco grupos artísticos quetinham como princípio fazerarte de maneira diferente. Aívão eles:

Cubismo

Futurismo

Expressionismo

Dadaísmo

Surrealismo

Imagem: Mona Lisa / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público

Imagem: Os três músicos, 1921 / Pablo Picasso / New York Museumof Modern Art

CLÁSSICO E MODERNO:

Imagem: David (1501 – 1504) / Michelangelo (1475 -1564) / Disponibilizado por LeaW / GNU Free Documentation License

Imagem: A Fonte, 1917 / Marcel Duchamp / United States PublicDomain

CLÁSSICO E MODERNO:

CUBISMO(1907):

Imagem: Pablo Picasso / Les demoiselles d'Avignon / Museu de Arte Moderna de Nova

A pintura apresenta cinco figuras femininassubmetidas a estilizações geométricas, corposangulosos e desproporcionais, fragmentados, commascaras africanas nos rostos para abolir de vez osúltimos resíduos da representação renascentista. Umapintura simultânea, com justaposição de perspectivas,uma solução encontrada por Picasso para mostrar osmúltiplos pontos de vistas sobre uma mesma coisa, defrente e de costas ao mesmo tempo, que remete acertas preocupações científicas da época. Esta obrarepresenta, para além de uma obra-prima do cubismomundial, a violação de todas as tradições econvenções visuais naturalistas ocidentais, aoapresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadasde forma cubista, como se nota na mulher nuasentada à direita, vista simultaneamente de frente e decostas. A representação de cinco prostitutas, duasdelas com o rosto coberto por máscaras africanas, jánão provoca mais escândalo, mas segue sendo umaimpressão visual, "inclusive depois de um século dearte onde a única ambição foi sobrepujar a obra dePicasso", escreveu Michael Kimmelman, crítico do"The New York Times".

CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:

As OBRAS NÃO SÃOREPRESENTAÇÕES OBJETIVAS darealidade, normalmente quebra-se a comas noção de mímeses e DAPERSPECTIVA;

Imag

em: P

ablo

Pic

asso

/ Au

rretra

to, 1

907

/ ht

tp://

ww

w.g

irafa

man

ia.c

om.b

r/arti

stas

/per

sona

lidad

e_pi

cass

o.ht

ml

CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO: DECOMPOSIÇÃO DA REALIDADE em figuras geométricas, taiscomo, cones, cubos e cilindros, criando uma REALIDADEGEOMETRIZADA.

http://www.wikipaintings.org/en/pablo-picasso/guernica-1937 / 3,49 x 7,76

http://www.wikipaintings.org/en/pablo-picasso/guernica-1937 / 3,49 x 7,76

NOÇÕES ACERCA DO TAMANHO:

PROPOSTA DE LEITURA:

http://www.wikipaintings.org/en/pablo-picasso/guernica-1937

Elemento dacultura espanhola(totem telúrico),símbolo de forçae agressividade.O animal parecenão querer ver oshorrores daguerra. Pode serlido com metáforada bestialidadehumana.

A mãe segurandoo filho morto,barbárie daguerra. Imagemrelaciona-se à“Pietá”, deMichelângelo .

Pomba, símboloda paz estáapagada eviolentada.

Símbolo do olho de Deus, como luz irradiante que observa a cenacomo testemunha muda. Pode-se dizer que simboliza a verdadeda história. Metáfora do sol, do divino, da verdade.

O Cavalo agonizadiante da dor damorte.

Luz do candil que parece simbolizar a "iluminação" enquantointeligência, vida, liberdade, procura de instauração da ordem nocaos, metáfora da energia física e espiritual.

A mão do guerreiro com a espadaquebrada significa bravura e aresistência. A flor é símbolo deesperança.

O homemimplorandoao céu éinspirado naobra “OsFuzilamentos de 3 demaio”, deGoya (1814)

Na base nada pinturatemos umaexcessivafragmentação de corpos.

CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:

Na literatura o Cubismo se apresenta por meio de umaLINGUAGEM CAÓTICA ROMPENDO COM A SINTAXE,normalmente dando preocupação com a construção dotexto.

Exemplificando

Um cão ladrou à porta barbuda em mangas de camisa e umalanterna bicor mostrou os iluminados na entrada da parede. Ocachorro deitado tinha duas caras com uma de esfinge ecabelos bebês. (ANDRADE, Oswald de. Memórias sentimentais de João Miramar. SãoPaulo: Globo, 1993, p. 60).

EXEMPLO:

Papai estava doente na cama e vinha um carro e um homem e o carroficava esperando no jardim. Levaram-me para uma casa velha que faziadoces e nos mudamos para a sala do quintal onde tinha uma figueira najanela. No desabar do jantar noturno a voz toda preta de mamãe ia mebuscar para a reza do Anjo que carregou meu pai. (ANDRADE, Oswald de. Memóriassentimentais de João Miramar. São Paulo: Globo, 1993, p. 60).

EXEMPLO:

HÍPICA

Saltos recordscavalos da penhacorrem jóqueis e higienópolisOs magnatasAs meninasE a orquestra toca cháNa sala de cocktails(ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. v. 7, p. 129).

A composição do poema éclaramente cubista. Pararetratar o ambiente deuma corrida de cavalos nahípica, o eu lírico promoveuma “sobreposição” deimagens que deslocam oolhar do leitor da pista,onde estão cavalos ejóqueis, para o públicoentretido pela orquestra. Oresultado é uma imagemmultifacetada, compostade fragmentos dediferentes planos darealidade.

Construções tipográficas novas explorando a parcela em branco da folha.

Exemplificando

CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:

RESUMINDO:As características mais representativas do cubismo plástico concentram-se nosseguintes aspectos: representação das diferentes facetas de um objetotridimensional na superfície plana de um lenço; abandono da perspectiva plana dorenascimento por perspectivas múltiplas; multiplicação dos pontos de vista de ummesmo objeto através da justaposição simultânea de fragmentos; redução do objetoa figuras geométricas minimizando-o a seus aspectos mais representativos;decompor e recompor os objetos por meio da fragmentação; simultaneidade logradamediante a transparência de planos de uma ou mais superfícies; configuração deuma imagem criada e o estabelecimento de relações contraditórias através daoposição de côncavos/convexos, espaços cheios/espaços vazios e do claro/escuro.O chamado cubismo literário baseia-se, como nas artes plásticas: na criação de umanova realidade; na simultaneidade no mesmo plano das percepções; nafragmentação; na livre associação de termos; no olhar cinematográfico; na collagede situações e conversações, ou seja, é um jogo com as formas da linguagemequivalentes às formas cúbicas da pintura.

Futurismo(1909):

Em 1909 o poeta italiano FilippoMarinetti lançou o manifesto futuristano jornal Le Figaro. Nesse manifesto, opoeta lançou um slogan: les mots enliberté (“liberdade para as palavras”) oque implica na quebra da linguagemacadêmica (linguagem tradicional).

Imag

em: U

niqu

efo

rmof

cont

inui

tyin

spa

ce/ B

occi

oni/

Wm

pear

l/ P

ublic

Dom

ain

1. Queremos cantar o amor do perigo, o hábito da energia e da temeridade.2. A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.3. Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono.Queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, a velocidade, o saltomortal, a bofetada e o murro.4. Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: abeleza da velocidade. Um carro de corrida adornado de grossos tubossemelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, queparece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia.5. Queremos celebrar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa aTerra, lançada a toda velocidade no circuito de sua própria órbita.6. O poeta deve prodigalizar-se com ardor, fausto e munificência, a fim de aumentar oentusiástico fervor dos elementos primordiais.7. Já não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácteragressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violentoassalto contra as forças ignotas para obrigá-las a prostrar-se ante o homem.

Manifesto Futurista:

8. Estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveremos de olhar para trás, sequeremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem.Vivemos já o absoluto, pois criamos a eterna velocidade onipresente.9. Queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, ogesto destruidor dos anarquistas, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo damulher.10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo o tipo, e combater omoralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.11. Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação;cantaremos a maré multicor e polifônica das revoluções nas capitais modernas; cantaremos ovibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas eléctricas:as estações insaciáveis, devoradoras de serpentes fumegantes: as fábricas suspensas dasnuvens pelos contorcidos fios de suas fumaças; as pontes semelhantes a ginastas gigantes quetranspõem as fumaças, cintilantes ao sol com um fulgor de facas; os navios a vapor aventurososque farejam o horizonte, as locomotivas de amplo peito que se empertigam sobre os trilhoscomo enormes cavalos de aço refreados por tubos e o voo deslizante dos aviões, cujas hélicesse agitam ao vento como bandeiras e parecem aplaudir como uma multidão entusiasta

Manifesto Futurista:

BERNARDINI, Aurora F. (Org.). O Futurismo Italiano: manifestos. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Características:

Essa vanguarda rejeitava violentamente o moralismo, a tradição e opassado como podemos ver no trecho abaixo em que vemos umcomportamento avesso ao moralismo burguês:

Prima Nair que estava interna com as irmãs bochechudas Célia e Cotita noutrocolégio mandou uma carta ao Pantico dizendo assim: "Já sabes que estou na classeamarante? As meninas aqui não são tão maliciosas como no internato de Miss Piss.

Mas. . . nunca vi que espírito civilizado elas têm. Pois como elas não têm moçospara namorar elas namoram-se entre si. Todas têm um namorado como elas dizem e éuma outra menina: uma faz o moço e outra a moça (Memórias sentimentais de JoãoMiramar, de Oswald de Andrade).

Exemplificando

Características:

Essa vanguarda rejeitava violentamente o moralismo, a tradição e opassado como podemos ver no trecho abaixo em que vemos umcomportamento avesso ao moralismo burguês:

Prima Nair que estava interna com as irmãs bochechudas Célia e Cotita noutrocolégio mandou uma carta ao Pantico dizendo assim: "Já sabes que estou na classeamarante? As meninas aqui não são tão maliciosas como no internato de Miss Piss.

Mas. . . nunca vi que espírito civilizado elas têm. Pois como elas não têm moçospara namorar elas namoram-se entre si. Todas têm um namorado como elas dizem e éuma outra menina: uma faz o moço e outra a moça (Memórias sentimentais de JoãoMiramar, de Oswald de Andrade).

Exemplificando

Características:

Valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial normalmentepor meio da exaltação da máquina:

ODE TRIUNFAL (Álvaro de Campos)

À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábricaTenho febre e escrevo.Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno!Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!Em fúria fora e dentro de mim, [...]Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,De vos ouvir demasiadamente de perto, [...] Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas! [...]

Exemplificando

Características:

Uso de sinais matemático no lugar da pontuação tradicional. Essa artepossui um tom agressivo. Cultua-se o patriotismo, a guerra, militarismo,desprezo à mulher.

Exemplificando

Características:

A menina correndo, de G. Balla

Características:

Luz da rua, de G. Balla

Características:

O dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo

EXPRESSIONISMO (1910):

Diferentemente dos outros movimentos, esse nãoteve um manifesto nem mesmo um grupo deartista que assumiram fazer parte dessa vanguarda,assim, as produções foram realizadas e os teóricosao ver em certos artistas traços em comumresolveram nomeá-los de expressionistas.

Características: Esse movimento é uma reação ao positivismo associado aos movimentosimpressionistas e naturalistas, propondo um arte subjetiva predominandouma visão pessoal do artista (a expressão) em oposição à mera observaçãoda realidade – a impressão.

Exemplificando

A noite estrelada, de Vincent Van Gogh

Características: Van Gogh chegou a afirmar que essa pintura,ao distorcer uma imagem para expressar a visãodo artista, assemelhava-se à caricatura, por issonotamos figuras e metáforas grotescas dasociedade;

Exemplificando

Ansiedade, de Edvard Munch

Características: Potencialização da dor humana (carga dramática) expressa pelas coresmuito fortes.

Exemplificando

QUEIXAS NOTURNAS (Augusto dos Anjos)

Quem foi que viu a minha Dor chorando?!Saio. Minh'alma sai agoniada.Andam monstros sombrios pela estradaE pela estrada, entre estes monstros, ando! (...)Bati nas pedras dum tormento rudeE a minha mágoa de hoje é tão intensaQue eu penso que a Alegria é uma doençaE a Tristeza é minha única saúde.As minhas roupas, quero até rompê-las!Quero, arrancado das prisões carnais,[...]

Criança Morta, Candido Portinari

DADAÍSMO 1916:Um grupo de jovens refugiaram da guerra emZurique (Suíça), nos bares (Cabaret Volteire)dessa cidade criaram o movimento maisradical de todas as vanguardas a começarpelo próprio nome do movimento:“Encontrei o nome por casualidade inserindouma espátula num dicionário e lendoimediatamente, ao abri-lo, a primeira linhachamou-me a atenção: Dada”.

A roda da bicicleta, de Marcel Duchamp

Trecho do Manifesto Dadaista:Eu redijo um manifesto e não queronada, eu digo portanto certas coisase sou por princípios contramanifestos (...). Eu redijo estemanifesto para mostrar que épossível fazer as ações opostassimultaneamente, numa única frescarespiração; sou contra a ação pelacontínua contradição, pela afirmaçãotambém, eu não sou nem para nemcontra e não explico por que odeio obom-senso (Tristan Tzara).

Imagem: Poster for dada matinee , 1923 / Theo van Doesburg / Public Domain

Características:O Dadaísmo é a negação total, a defesa o absurdo e daincoerência, uma atitude de protesto contra uma civilização queconduziria a sociedade à guerra.

Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma novaforma e dentro de um contexto artístico técnica dadaísta nomeadade “ready-mades”.

Para fazer um poema dadaísta:Pegue um jornal,Pegue uma tesoura,Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema.Recorte o artigo.Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam este artigo e meta-os no saco.Agite suavemente,Tire em seguida cada pedaço um após o outro.Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tirada do saco.O poema se parecerá com você.E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

Tristan Tzara

Imagem: A Fonte, 1917 / Marcel Duchamp / United States Public Domain

O termo surrealismo está associada à obrade Apollinare: “arte que ultrapassavas asaparências, desobrigada da fidelidade paracom o real” ou simplesmente um termo querepresentasse o “além do real”.

Crist

o de

São

João

da

Cruz

, de

Salv

ador

Dal

i.

SURREALISMO 1924:

SURREALISMO características:Fortemente influenciado pelas teoriaspsicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), osurrealismo enfatiza o papel do inconsciente naatividade criativa.

Imagem: Sigmund Freud / Max Halberstadt / Domínio Público

SURREALISMO características:Este

movimento artístico surge

todas as vezes que a

imaginação se manifesta

livremente, sem o freio do

espírito crítico, o que

vale é o impulso

psíquico.Imagem: Salvador Dali / Persistência da Memória / 1931 / The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA / http://www.wikipaintings.org/en/salvador-dali/the-persistence-of-memory-1931

SURREALISMO características:A livre associação e a análise dos sonhos,ambos métodos da psicanálise freudiana,transformaram-se nos procedimentos básicos dosurrealismo, embora aplicados a seu modo.Lembre-se do método paranoico-crítico.

Imagem: Rene Magritte / Le Chateau de Pyrenees / 1959 / Israel Museum, Jerusalem, Israel / http://www.wikipaintings.org/en/rene-magritte/the-castle-of-the-pyrenees-1959.

Exemplo:

Magritee, R. A reprodução proibida. Óleo sobre tela 81, 3x 65 cm

Por meio do automatismo, ou seja, qualquerforma de expressão em que a mente nãoexercesse nenhum tipo de controle, ossurrealistas tentavamplasmar, seja por meio de formas abstratasou figurativas simbólicas, as imagens darealidade mais profunda do ser humano: osubconsciente.

Exemplo:PRÉ-HISTÓRIA(Murilo Mendes)

Mamãe vestida de rendasTocava piano no caos.Uma noite abriu as asasCansada de tanto som,Equilibrou-se no azul,De tonta não mais olhouPara mim, para ninguém!Cai no álbum de retratos.