apresentaÇÃo sobre empatiao poder da empatia.....10 o comportamento de quem é empático.....10 o...

27
1 APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIA Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”, Wikipédia, Andreia Loureiro e outros Irmãos Amigos! Empatia é arte de se colocar no lugar do outro, sentir o que ele sente e fazer algo em seu favor. Solução para a paz no mundo.” (Rogério Medeiros)

Upload: others

Post on 14-Jun-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

1

APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIA

Colaboração e Agradecimentos:

Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”,

Wikipédia, Andreia Loureiro e outros Irmãos Amigos!

“Empatia é arte de se colocar no lugar do outro, sentir o que ele sente e fazer

algo em seu favor. Solução para a paz no mundo.” (Rogério Medeiros)

Page 2: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

2

ÍNDICE Páginas

● Definição da palavra e outras definições........................................3

● A Empatia de Jesus....................................................................6-7

● Desenvolvimento do sentimento Empático.....................................7

● Por que praticar a Empatia..........................................................8

● Empatia Sempre........................................................................9-10

● O poder da Empatia...................................................................10

● O comportamento de quem é Empático........................................10

● O poder da Empatia, uma via de mão dupla..................................11

● O efeito da Empatia nas crianças.................................................11

● 5 dicas para cultivar Empatia nas crianças....................................12-14

● Por que a Empatia é tão importante.............................................15

● Dinâmica sobre Empatia.............................................................15-16

● Vídeos recomendados................................................................16

● Teste dos Olhares......................................................................17-27

Page 3: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

3

EMPATIA A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.

A regulação das emoções lida com o grau das respostas empáticas. A empatia parte da perspectiva referencial que é pessoal a ela, ciente das próprias limitações em acurácia, sem confundir a si mesmo com o outro.

Em outras palavras, seria o exercício afetivo e cognitivo de buscar interagir percebendo a situação sendo vivida por outra pessoa (em primeira pessoa do singular), além da própria situação.

O termo foi usado pela primeira vez no ínicio do século XX, pelo filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914), "para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte". O termo advém do grego EMPATHEIA, formado por EN-, “em”, mais PATHOS, “emoção, sentimento”.

Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada com a habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia. (Wikipédia)

Page 4: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

4

Empatia Significa que eu posso sentir O que o outro sentiria

Me colocar no lugar De alguém que esta a chorar E poder ajudar

É pensar com o coração Porque ele sempre tem razão É ajudar a todos porque somos irmãos

É ver alguém sofrer E a mão estender E não, fingir que não vê.

É ver alguém sorridente E ficar contente Empatia é amor consciente Beneficente, incondicionalmente.

"Olhe para as Pessoas da mesma maneira que gostaria de ser olhado!

Exercite Empatia! Tente enxergar o mundo com os óculos do outro!"(Andreia Loureiro)

Empatia, é compreender o outro, respeitar como ele é, ficar feliz por ele ter conquistado algo, etc.

É se colocar no lugar do outro e pensar como vc se sentiria no lugar dessa pessoa...

Empatia é uma vibração (ou forma de vibrar o amor)...

Empatia significa a capacidade psicológica de tentar compreender sentimentos e emoções,

procurando experimentar de forma objetiva e racional o que o outro indivíduo sente em

determinada situação.

A capacidade de se colocar no lugar do outro faz com que tenhamos a abertura para ouvir

as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a

sua necessidade não é menos importante que a do outro.

Page 5: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

5

Poderíamos definir a empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender a sua visão da realidade, sua postura e opiniões livre de preconceitos. A empatia pode ajudar não só os outros, como também a nós mesmos. “A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano.”(A. Cury) Um ancião que estava para morrer procurou um jovem e narrou uma história de heroísmo:

Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.

Quando já estavam chegando a um lugar seguro, esse homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.

E como você escapou? – Perguntou o jovem.

Não escapei. Eu sou o outro, sou aquele que traiu. – Diz o velho. Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.

A sabedoria deste conto nos fala sobre a empatia, essa ação de nos colocarmos no lugar do outro, de procurar sentir o que o outro sente.

A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista, em como estamos nos sentindo, mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.

Quando nos colocamos no lugar do outro, a compreensão se torna mais fácil de ser alcançada, e nossos corações se sentem mais aptos a perdoar.

Quando nos colocamos no lugar do outro, temos a oportunidade de acalmar a raiva e de evitar a vingança.

Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.

Quando nos colocamos no lugar do outro, expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento.

Page 6: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

6

Quando nos colocamos no lugar do outro, preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade, descobrindo a verdade de que somos todos irmãos, e que precisamos uns dos outros para colher os bons frutos da felicidade futura.

A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho.

Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos e, assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.

O hábito de nos colocarmos no sentimento de alguém é um grande recurso de que dispomos para nossas conquistas espirituais elevadas.

O coração que se isola, que vê somente o que seus olhos permitem e não partilha da vida de seu próximo, está estacionado nas trilhas do tempo.

É chegado o momento das grandes modificações, das grandes revoluções no interior do homem, e a empatia aí está, como excelente agente de transformação moral.

Fazei aos homens tudo o que desejai que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas.

O médico das almas, Jesus, sempre buscou mostrar os caminhos mais seguros para nossas vidas. Nesta máxima revolucionária e, ao mesmo tempo, simples, introduz na Terra o conceito de empatia, de agir conforme aquilo que desejamos para nós mesmos. (www.momento.com.br)

(Empatia em tempos egoístas) https://www.youtube.com/watch?v=Jt4IvmvWQVc

A Empatia de JESUS

Empatia é, sinônimo de uma profunda e penetrante compreensão entre as pessoas, e ninguém na História evidenciou-a de maneira tão enfática quanto Jesus

Page 7: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

7

Jesus, ao dizer: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, posicionou-se como alguém que acolhe o outro em suas dores e dificuldades, fazendo isso, no entanto, de uma maneira muito especial. Segundo os Evangelhos, Ele nunca desprezou quem quer que fosse. Sempre acolheu, entendeu, valorizou, consolou e encorajou todos aqueles que, de uma forma ou de outra, solicitavam Sua atenção e ajuda. Também, jamais puniu as criaturas em seus deslizes: primeiro porque compreendia a fragilidade e falibilidade inerentes à condição humana e, segundo, porque vislumbrava nos erros uma possibilidade de aprendizagem e mudança interior dos próprios faltosos. A sua disposição para com os outros foi tão intensa e marcante, que o Evangelho de Mateus registra como sendo essas as Suas palavras: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas.”

A exemplo do Cristo, quando um indivíduo deseja verdadeiramente socorrer o outro em seus embaraços e dificuldades, é necessário que adote uma postura de acolhimento e compreensão, nunca de condenação. Mas para que esse comportamento se torne viável, dentre as virtudes necessárias, é imprescindível deixar-se conduzir também pela empatia.

Desenvolvimento do sentimento empático:

Como a empatia conduz a pessoa a um estado de solidariedade e esta virtude é o caminho para extirpar o egoísmo, é interessante desenvolvê-la da melhor maneira possível. Veja, a seguir, alguns passos:

– A base da empatia é a autoconsciência. Significa dizer que o conhecimento de nossas próprias emoções auxiliará a perceber as emoções e os sentimentos dos outros.

– Observe os outros com os olhos de bondade. Acompanhe seus gestos, sua voz e suas expressões corporais com pensamentos de bondade.

– Tente entender o porquê de seus atos; eles refletem sua situação interior. Como agiríamos no seu lugar? Tente vestir sua pele.

– Seja interessado e amigo. Suas ações muitas vezes escondem as preocupações internas;

– Habitue-se a ver com os olhos da alma, para que você possa ver o que a alma do outro está sentindo. (Jason de Camargo)

A chave para ser empático é não julgar as outras pessoas. É colocar-se no lugar do outro ao invés de apontar-lhe o dedo. No geral, pessoas empáticas são menos preconceituosas. Aceitam o outro como ele é.

Page 8: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

8

(Como ter mais empatia? | 6 formas de aumentar a empatia) https://www.youtube.com/watch?v=04TTQF5bY3c&feature=youtu.be

Por que praticar a empatia?

Só a definição acima provavelmente já faria o mundo um lugar um pouco melhor. Mas, vamos lá!

1� Você entenderá melhor as necessidades das pessoas ao seu redor;

2� Você entenderá melhor a percepção que cria nos outros através de suas palavras e ações;

3� Você entenderá as partes tácitas de sua comunicação com os outros;

4� Você entenderá melhor as necessidades de seus clientes;

5� Você terá menos conflitos interpessoais para lidar no trabalho e em casa;

6� Você será capaz de prever com maior precisão as ações e reações de quem interage com você;

7� Você vai aprender como motivar as pessoas ao seu redor;

8� Você convencerá de forma mais eficaz as pessoas a respeito de seu ponto de vista;

9� Você lidará melhor com a negatividade dos outros e entenderá suas motivações e medos;

10� Você será um líder melhor, um melhor seguidor e, mais importante, um amigo melhor.

Page 9: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

9

Bombeira salva pessoas do suicídio: "Precisamos ter empatia com o outro"... - Veja mais no link abaixo:

https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/10/19/da-esquizofrenia-a-depressao-a-bombeira-que-salva-pessoas-do-suicidio.htm

Empatia Sempre.........

Quem tem a habilidade da empatia consegue desenvolver a compaixão e estender as mãos para auxiliar.

Para que alguém esteja apto a, verdadeiramente, consolar alguém, é indispensável ter a percepção ou mesmo a compreensão do que está sofrendo aquele que busca ou aguarda consolação.

Quem tem o comportamento empático compreende melhor, e julga menos, ou julga com menos severidade.

Quem usa a empatia entende as razões do outro e consegue suavizar o ódio, o rancor, o ressentimento, preparando-se melhor para o perdão.

A empatia ou a falta dela pode determinar se um lar viverá em constante guerra ou harmonia.

Os pais precisam da empatia na educação dos filhos, colocando-se em seu lugar constantemente – evitando as broncas desnecessárias, os comportamentos distanciadores e a falta de contato com as emoções das crianças.

Os filhos devem usar de empatia com os pais, percebendo e entendendo suas preocupações, suas dúvidas, suas inseguranças, e sua vontade de sempre acertar e de fazer o melhor para seus rebentos.

A esposa precisa colocar-se no lugar do marido, o marido no lugar da esposa. Ambos precisam conhecer o mundo do outro, suas angústias, suas dificuldades e o que lhe dá alegria.

Puxa... Que dia terrível você teve hoje! Vou tentar ajudá-lo fazendo uma comidinha bem gostosa para nós dois. Assim esquecemos um pouco dos problemas.

Eis o exemplo de um gesto simples, mas precioso, de empatia.

Ainda outro:

Que trabalheira você tem em casa, meu amor... Acho que você precisa sair um pouco para espairecer, não é? Vamos sair só nós dois para jantar?

A criatividade voltada para o bem nos dará tantas e tantas ideias de como realizar esse processo empático, indispensável para a sobrevivência dos lares.

Se desejamos harmonia e melhoria nas relações, temos que passar pela empatia, indubitavelmente.

Page 10: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

10

Experimentemos usar o sapato do outro. Experimentemos o mundo a partir do ponto de vista do outro. Saiamos do egocentrismo destruidor ainda hoje.

Empatia... Sempre. Fonte: (www.momento.com.br)

O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas?

Dentre as habilidades sócio emocionais, a empatia se destaca como competência fundamental para o convívio social. Essa palavra se refere à habilidade de se colocar no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção. Para Augusto Cury, trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência, pois denota o nível de maturidade das pessoas.

Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia torna-se base para um aprendizado maior, que vai da infância à vida adulta e diz respeito ao gerenciamento das emoções. Continue lendo e entenda qual é o poder da empatia para afetar a sua vida:

O comportamento de quem é empático:

Ser empático é, antes de tudo, ser um bom ouvinte. É ter abertura para conhecer a realidade do outro e tudo que ele comunica, inclusive o que não é dito, mas que pode ser percebido no tom de voz ou no olhar.

Sabendo ouvir, pessoas empáticas não fazem julgamentos precipitados sobre o comportamento do outro, procurando perceber, primeiramente, as razões que o levam a agir de determinada maneira. Além disso, essas pessoas sabem praticar o perdão, são compreensivas e conseguem estabelecer um equilíbrio entre o que elas esperam e o que o outro pode oferecer.

Elas também estão sempre dispostas a ajudar, a contribuir para que problemas sejam solucionados. São atentas às necessidades do outro e oferecem ajuda porque realmente se importam com suas dúvidas ou dores.

Por fim, essas pessoas tratam os outros da maneira como esperam ser tratadas. Por distribuírem compreensão e bondade, é isso que elas recebem de volta.

Page 11: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

11

O poder da empatia como uma via de mão dupla:

Os benefícios não são sentidos apenas por quem convive com uma pessoa empática: na verdade, essa habilidade torna melhor a vida de quem se dispõe a cultivá-la em suas relações, impactando positivamente sobre o seu bem-estar.

Na família, a convivência torna-se mais leve. Graças à tolerância para lidar com as diferentes personalidades, a pessoa empática desfruta de paciência e apoio no relacionamento familiar. Nos estudos ou no ambiente profissional, por saber compreender os diferentes pontos de vista, quem tem empatia consegue expor melhor suas ideias sem invalidar a contribuição de cada colega, alcançando êxito no trabalho em equipe.

No relacionamento com os amigos ou o parceiro, o cultivo dessa habilidade fortalece a confiança entre as pessoas. Confiantes, elas se abrem mais e conseguem forjar laços pautados pelo respeito à verdade do outro, favorecendo a perenidade das relações.

Quanto mais é praticada, mais seus efeitos positivos multiplicam-se sobre as diferentes áreas da vida. E por se tratar de uma habilidade, tudo será uma questão de disponibilidade para o aprendizado, sendo que quanto antes as lições começarem, melhor.

O efeito da empatia nas crianças:

À medida que crescem, as crianças ampliam o círculo social, experimentando interações que favorecem a aquisição da empatia e de outras habilidades socioemocionais importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

Quando a experimentam no convívio familiar, aprendendo com os pais a exercê-la no dia a dia, os filhos constroem mecanismos para lidar melhor com os desafios da escola e é possível perceber reflexos positivos sobre o desempenho escolar e sobre o comportamento da criança como um todo.

Aprendizado e benefícios a longo prazo:

Não é fácil praticar a empatia, especialmente em meio a uma vida agitada e cheia de pressões. Mas, com persistência, é possível realizar pequenas mudanças e, aos poucos, perceber as melhorias no relacionamento em família, no trabalho ou entre amigos.

Page 12: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

12

Vivendo uma lição a cada dia, a capacidade de se colocar no lugar do outro torna-se a regra principal para o convívio social, guiando um comportamento que trará sucesso nas relações interpessoais seja em que situação for.( https://escoladainteligencia.com.br/o-poder-da-empatia-como-ela-impacta-a-vida-das-pessoas/)

5 dicas para cultivar a empatia nas crianças: Empatia é a essência do que significa ser humano. É o que todo mundo precisa para conseguir agir de forma ética, ter bons relacionamentos e até para o sucesso profissional. E no que diz respeito especificamente às crianças, a empatia é o ponto chave para prevenir bullying e outros tipos de crueldade.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros, conseguir ver as coisas sob outra perspectiva e sensibilidade em relação ao próximo.

E como nós, pais e mães, podemos cultivar empatia nas crianças para que eles se tornem pessoas generosas e vivam em um mundo melhor? Aqui vão 5 dicas baseadas em estudos científicos e no conhecimento de gente que trabalha com o assunto.

1� Aja com empatia em relação aos seus filhos e seja um exemplo de empatia no que diz respeito aos outros

Nossos filhos aprendem empatia observando nosso comportamento e vivenciando a empatia na própria pele. A empatia dos pais em relação aos filhos pode tomar vários formatos. Somos pais empáticos, por exemplo, quando reconhecemos seu sofrimento fisico e emocional, respeitamos a individualidade da sua personalidade, e temos interesse genuíno sobre suas vidas. Na hora de escolher atividades para as crianças por exemplo, é um sinal de empatia se você não pensa no que você gostaria que eles fizessem, mas se você considera o tipo de pessoa que eles são e as coisas que eles gostam de fazer.

As crianças também aprendem empatia quando observam que notamos e apreciamos os outros. Se os pais tratam um garçom ou a caixa do supermercado de maneira invisível, as crianças provavelmente farão o mesmo no futuro. Por outro lado, os filhos também irão aprender com seu comportamento no momento em que você mostra preocupação, por exemplo, em relação a um aluno da classe que está passando por um momento difícil. Ou quando você demonstra preocupação por um morador de rua em uma noite fria.

Page 13: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

13

2� Faça da generosidade uma prioridade e estabeleça expectativas altas em relação ao comportamento ético deles

Se queremos que as crianças valorizem a perspectiva dos outros, e ajam com compaixão, é importante que eles escutem que se importar com o bem estar dos outros é tão importante quanto sua própria felicidade. Muitos pais dizem que criar filhos generosos é prioridade, mas muitas vezes não é isso que as crianças estão escutando no dia a dia.

É importante manter uma mensagem clara, prestando atenção no que você fala diariamente para seus filhos. Em vez de dizer, por exemplo: “A coisa mais importante é que você seja feliz”, diga: “A coisa mais importante é que você seja uma boa pessoa e seja feliz”.

As crianças também precisam entender que o mundo não gira em torno delas. Às vezes os pais devem colocar a consideração pelos outros acima dos interesses pessoais das crianças. Por exemplo: “agora vamos ter que desligar a televisão porque todo mundo tem ajudar na arrumação da casa” ou “hoje o papai não vai poder ler para vocês porque teve um dia muito duro no trabalho.”

3� Crie oportunidades para que seus filhos pratiquem empatia

As crianças nascem com uma inclinação natural para a empatia, mas é preciso incentivar esta vocação. Aprender empatia não é diferente de aprender uma língua ou um esporte, é preciso orientação e prática. Quanto mais eles tiveram a chance de praticar empatia, maiores são as chances de que esta habilidade vire um reflexo natural. Há muitas maneiras de fazer isso. Algumas ideias: discuta problemas éticos (eu devo convidar o filho do vizinho para o meu aniversário mesmo sabendo que ele não gosta do meu melhor amigo?), encoraje-os a se colocarem no lugar dos outros em momentos de conflitos (como você acha que o seu amigo se sentiu quando você disse isso para ele?), mostre exemplos de muita ou pouca empatia (você viu que legal que a Ana perguntou para menina nova da escola se ela queria brincar?)

4� Expanda o círculo de pessoas com quem eles devem se preocupar

Para maioria de nós não é difícil ter empatia em relação a nossa família e amigos. Também é mais fácil sentir empatia por pessoas parecidas conosco (não é à toa que nós nos chocamos muito mais com um crime que acontece perto da nossa casa, do que um crime que acontece na periferia por exemplo….). Mas o “x” da questão é ver se as

Page 14: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

14

crianças (e os adultos!) conseguem sentir empatia para além deste círculo. É importante que nós sejamos um exemplo de empatia para diferentes tipos de pessoas. Temos que ensinar as crianças a se importarem e conseguirem se colocar no lugar de pessoas que podem estar passando por desafios e problemas muito diferente da realidade deles.

5� Ajude as crianças a desenvolver auto-controle e manejar seus sentimentos

Muitas vezes a razão pela qual as crianças não estão agindo com empatia não é porque elas não a possuem. Às vezes a capacidade de se importar com os outros está embaçada por sentimentos negativos como raiva, vergonha e inveja. Se ajudarmos nossos filhos a manejar estes sentimentos e se livrar de estereótipos pré-concebidos em relação aos outros, liberamos a empatia no coração deles. (http://tudosobreminhamae.com)

Algumas atitudes que vão ajudar o seu filho ou filha a desenvolver a empatia de forma prática. Por exemplo: A� Dar passagem a pessoas com pressa, em corredores ou escadas principalmente; B� Ceder o lugar para pessoas em ônibus, recepções e afins; C�Ajudar colegas com dificuldades na escola, quando possível; D� Ajudar em certas tarefas domésticas, como na hora de cozinhar, ou carregando sacolas de mercado E� Emprestar (e devolver) materiais escolares quando possível.

Esses e muitos outros exercícios diários vão ajudar a criança a se acostumar com a empatia e passar a praticá-la naturalmente. E você, também, não precisa ficar para trás! Siga os passos do seu filho e desenvolva sua empatia.

Page 15: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

15

Por que a empatia é tão importante?

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia define a forma

como você trata as outras pessoas, mas de forma natural, ou seja, é a maneira como você, naturalmente, sem precisar forçar qualquer coisa, trata os outros. Já a empatia representa a sua capacidade de entender como a outra pessoa se sente, sem julgá-la ou prejudicá-la. Pessoas simpáticas são agradáveis. Pessoas empáticas não julgam e lidam melhor com as diferenças (de forma honesta, não fingindo). A simpatia é como você trata os outros. A empatia é como você enxerga e respeita os outros. A simpatia é como você agrada alguém. A empatia é como você compreende o próximo.

“A empatia é absolutamente necessária para a vida em

sociedade”

Dinâmica da Empatia O legado dessa dinâmica acaba sendo uma compreensão melhor sobre

problemas que, se não são nossos, bem que poderiam sê-lo.

1º � Cada participante deve escrever em um pedaço de papel em branco, que

receberá do condutor da dinâmica, alguma dificuldade que encontra no

relacionamento interpessoal e que não gostaria de expor oralmente em

qualquer ambiente público.

Page 16: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

16

2º � Todos devem escrever de forma diferente, ou seja, com uma letra que

não entregue a identidade do autor, bem como, claro, não se identificar no

papel.

3º � Em seguida, o coordenador da dinâmica recolhe os papéis entregues e os

mistura.

4º � Após um sorteio, os papéis são pegos pelos participantes da dinâmica,

que assumem como seus, os problemas lá escritos.

5º � O problema é lido em voz alta e uma solução é proposta. A intenção não

é fazer perguntas, nem debates.

6º � Feitas todas as leituras e sugestões de soluções, o coordenador deve

propor questões ao grupo, tais como: “O outro compreendeu seu problema?”;

“Como você se sentiu ao ver o problema descrito?”; “Você compreendeu o

problema do outro?”; e “Como você se sentiu em relação ao grupo?”.

Assim, todos têm a possibilidade de se colocar no lugar do outro, pois entender

melhor seus comportamentos e sentimentos é essencial para desenvolver a

empatia necessária para a convivência em grupo.

Empatia = Amor em Movimento. Que possamos mudar nossas atitudes ainda mais, aprendendo a arte de amar.

VÍDEOS RECOMENDADOS: https://www.youtube.com/watch?v=Wqn_1NmA0n4&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=gwjZT4EoDZ0

https://www.youtube.com/watch?v=gPASDkS3F98&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=avfZ3XQ1_e4&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=aPs6q5vqnFs&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=aIpzmpAYfuI

Page 17: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

17

Teste dos Olhares Imagine o que ele ou ela estão sentindo, pensando ou aparentando ser.

Descubra se você é bom em identificar as emoções das pessoas analisando apenas os olhares delas. Para cada foto, escolha a palavra que melhor descreve o que a pessoa em questão está sentindo, pensando ou aparentando ser.

Em uma palavra tente identificar por exemplo:

Traquina, Jocoso, Consolador, Irritado, Entediado, Feliz, Preocupado, Impaciente,

Inquieto, Desanimado, Triste, Aborrecido, Amistoso, Arrependido, Aliviado,

Tímido, Hostil, Sedutor, Constrangido, Indiferente, Cético, Ameaçador, Grato,

Desapontado, Deprimido, Pensativo, Esperançoso, Chateado, Arrogante e etc. Nesse teste, que demora aproximadamente 10 minutos, você descobrirá qual é a sua capacidade de identificar as emoções das pessoas através dos olhares delas. Normalmente, as mulheres conseguem fazer mais pontos do que os homens, o que indica que elas possuem uma maior capacidade de identificar as emoções.

O teste, que inglês se chama Reading the Mind in the Eyes ("Lendo a mente nos olhos", em português livre), foi criado pelo professor, especialista em autismo, Simon Baron-Cohen da universidade de Cambridge (Inglaterra). Através dele é

possível medir o nível de empatia, ou seja, a capacidade de reconhecer ou inferir os sentimentos de outra pessoa.

FAÇA O TESTE NO SITE https://www.geniol.com.br/testes/percepcao/teste-dos-olhares/

Page 18: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

18

Page 19: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

19

Page 20: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

20

Page 21: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

21

Page 22: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

22

Page 23: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

23

Page 24: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

24

Page 25: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

25

Page 26: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

26

Page 27: APRESENTAÇÃO SOBRE EMPATIAO poder da Empatia.....10 O comportamento de quem é Empático.....10 O poder da Empatia, uma via de mão dupla.....11 O efeito da 5 dicas para cultivar

27