apresentacaofreire

23
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. Apresentando o pensamento de Paulo Freire Apresentando o pensamento de Paulo Freire Especializada: Gisele Ramos Lima Especializada: Gisele Ramos Lima Turma 4 /RS Turma 4 /RS PROA 8 PROA 8 2007 2007

Upload: gisele-lima

Post on 21-May-2015

850 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacaofreire

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM.APRENDIZAGEM.

Apresentando o pensamento de Paulo FreireApresentando o pensamento de Paulo Freire

Especializada: Gisele Ramos LimaEspecializada: Gisele Ramos LimaTurma 4 /RSTurma 4 /RS

PROA 8PROA 820072007

Page 2: Apresentacaofreire

À sombra desta mangueira

Page 3: Apresentacaofreire

● “A história é tão vir a ser quanto nós, seres limitados e condicionados, e quanto o conhecimento que produzimos. Nada por nós engendrado, vivido, pensado e explicado se dá fora do tempo, da História. Ter certeza, estar em dúvida, são formas históricas de estar sendo.” (p.19)

Page 4: Apresentacaofreire

● “A afirmação de que “as coisas são assim porque não pode ser de outra forma” é odiosamente fatalista, pois decreta que a felicidade pertence apenas àqueles que tem poder. Os pobres, os desertores, os excluídos estariam fadados a morrer de frio, não importa se no Sul ou no Norte do mundo.”(p.23)

Page 5: Apresentacaofreire

● “Estando a favor de algo e de alguém, me acho necessariamente cotra alguém.” Com quem estou? Contra quê e quem estou?” Pensar na minha terra sem fazer-me estas perguntas e sem a elas responder me levaria a pura idealizações estranhas à realidade. A falta de clareza quanto aos problemas envolvidos nessas indagações por eles fazem-nos solidários co os violentos e com a (des-) ordem que lhes segue.” (p.27)

● Realizando uma releitura das palavras de Freire –> Com quem estou? Conta quê e quem estou?” pensar as práticas pedagógicas sem fazer-me estas perguntas e sem a elas responder me levaria a pura idealizações estranhas a realidade.

Page 6: Apresentacaofreire

● “A esperança na liberdade não significa já, a libertação. É preciso lutar por ela, dentro de condição historicamente favoráveis. Se elas não existem, temos de planejar esperançosamente para criá-las. A liberdade é possibilidade, não sinal, nem destino, nem fado. Nesse contexto, se percebe a importância da educação, da ruptura, da opção, da ética, afinal.” (p.30)

Page 7: Apresentacaofreire

● “Na compreensão da história como possibilidade, o amanhã é problemático. Para que ele venha é preciso que o construamos mediante a transformação do hoje. Há possibilidades para diferentes amanhãs A luta já não se reduz a retardar o que virá ou a assegurar a sua chegada; é preciso reinventar o mundo. A educação é indispensável nessa reinvenção. Assumirmos-nos como sujeitos e objetos da História nos torna seres de decisão, de ruptura. Seres éticos.” (p.40)

Page 8: Apresentacaofreire

● “Eu gosto de ser gente principalmente por causa da minha responsabilidade ética e politica em face do mundo e dos outros. Não posso ser se os outros não são, sobre tudo não posso ser se proíbo que os outros sejam. Sou ser humano.” (p.44)

Page 9: Apresentacaofreire

REFLEXÃO● Quando leio e releio “A sombra dessa

mangueira” – encontro nas palavras de Freire referências para pensar e repensar o nosso país e no nosso país a escola. O legado de Freire possibilita reflexão-ação-reflexão da minha prática pedagógica diária. Assim procuro estabelecer com os educandos uma relação de troca, de respeito a eles e a sua cultura, possibilitando que o educando sejam protagonistas de suas aprendizagens, de sua história. Na prática diário venho me construindo uma educadora capaz de ser mediadora entre o conhecimento trazido pelo aluno e suas novas descobertas, de forma que ele evolua de um conhecimento ingênuo, para um conhecimento científico.

Page 10: Apresentacaofreire

Pensando Projeto de Aprendizagem a luz de pedagogia de Freire

● “A educação da resposta não ajuda em nada a curiosidade indispensável ao processo cognitivo. Ao contrário, ela enfatiza a memorização mecânica do conteúdo. Só uma educação de perguntas aguça, estimula a curiosidade.”(Por uma pedagogia da

pergunta, Paz e Terra, Rio de Janeiro)

Page 11: Apresentacaofreire

IIniciei meus estudos referentes a Freire em janeiro de 2000, niciei meus estudos referentes a Freire em janeiro de 2000, quando fiz um curso em Porto Alegre para o concurso de quando fiz um curso em Porto Alegre para o concurso de professores do Estado do RS. Neste momento tive aulas utilizando professores do Estado do RS. Neste momento tive aulas utilizando um material organizado por Maria Alice Goularte e Susana um material organizado por Maria Alice Goularte e Susana Fernandes, foi justamente esse material que utilizei para Fernandes, foi justamente esse material que utilizei para estabelecer a relação entre PA e a pedagogia de Freire nos 10 estabelecer a relação entre PA e a pedagogia de Freire nos 10 Slides que seguem. Slides que seguem.

Em junho de 2000 assumi o concurso do Estado do RS, passei a Em junho de 2000 assumi o concurso do Estado do RS, passei a participar da constituinte escolar, onde tive oportunidade de dar participar da constituinte escolar, onde tive oportunidade de dar continuidade nos estudos sobre Paulo Freire, a partir daí sempre continuidade nos estudos sobre Paulo Freire, a partir daí sempre que surge a oportunidade de conversar, estudar, trocar idéias que surge a oportunidade de conversar, estudar, trocar idéias sobre Freire procuro estar presente. Ainda tenho uma longa sobre Freire procuro estar presente. Ainda tenho uma longa caminhada, muito o que aprender de Freire e essa disciplina está caminhada, muito o que aprender de Freire e essa disciplina está sendo mais uma oportunidade de qualificar os meus sendo mais uma oportunidade de qualificar os meus conhecimentos sobre Freire.conhecimentos sobre Freire.

Page 12: Apresentacaofreire

● O conhecimento é enfocado a partir da localização histórica de sua produção e é entendido como provisório e relativo.

Page 13: Apresentacaofreire

● Valoriza a ação reflexiva e a disciplina tomada como capacidade de estudar, refletir e sistematizar o conhecimento.

Page 14: Apresentacaofreire

● Oportuniza e privilegia a intervenção no conhecimento socialmente acumulado – parte de conhecimentos prévios do aluno sobre o assunto escolhido.

Page 15: Apresentacaofreire

● Estimula a análise, a capacidade de compor e recompor dados, informações, argumentações e idéias.

Page 16: Apresentacaofreire

● Valoriza a ação, a reflexão, a curiosidade, o questionamento exigente a inquietação e a incerteza, características básicas do sujeito cognoscente

Page 17: Apresentacaofreire

● Valoriza o pensamento divergente, parte da inquietação e/ou provoca incerteza.

Page 18: Apresentacaofreire

● Percebe o conhecimento de forma interdisciplinar, propondo pontos de relação entre eles e atribuindo significados próprios nos conteúdos, em função dos objetivos acadêmicos.

Page 19: Apresentacaofreire

● Concebe pesquisa como atividade inerente do ser humano, um modo de apreender o mundo, acessível a todos e a qualquer nível de ensino, guardada as suas proporções.

Page 20: Apresentacaofreire

● Requer um professor inteligente e responsável, capaz de estimular a dúvida e orientar o estudo para a emancipação.

Page 21: Apresentacaofreire

● Entende o professor como mediador entre o conhecimento, a cultura sistematizada e a condição de aprendiz do estudante.

Page 22: Apresentacaofreire

O Trabalho com Projeto de Aprendizagem na minha percepção tem em sua essência as seguinte palavras de Freire:

“Saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagação, à curiosidade, ás perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser critico e inquietador em face a tarefa que tenho – a de ensinar e não de transferir conhecimento.”(pedagogia da autonomia p.52; 1997)

Page 23: Apresentacaofreire

Referência bibliográfica:

● FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

● _______ Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

● _______ À sombra Desta Mangueira. São Paulo, Olho d'água, 2005.

● _______ Para uma Pedagogia da Prgunta. São Paulo, Paz e Terra.

● CUNHA, Maria Isabel da. Ensino Desafios na transposição de paradigmas. PPGE/UFPEL, mimeo, 1995.

● http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=%22paulo+freire%22&btnG=Pesquisar+imagens.&gbv=2