apresentação segurança

22
Segurança é da percepção e se estar protegido de riscos, perigos ou perdas. A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos. A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.

Upload: projectoglobal

Post on 02-Jun-2015

1.380 views

Category:

Health & Medicine


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ApresentaçãO SegurançA

• Segurança é da percepção e se estar protegido de riscos, perigos ou perdas.

• A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos.

• A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.

Page 2: ApresentaçãO SegurançA

Acidentes de Trabalho

Page 3: ApresentaçãO SegurançA

Segurança no Trabalho

• Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que procuram a protecção do trabalhador no seu local de trabalho, no que se refere à questão da consciência e da higiene do trabalho. O seu objectivo básico envolve a prevenção de acidentes.

Page 4: ApresentaçãO SegurançA

• Faça com que o seu local de trabalho seja confortável, proporcionando assim mais estímulo e um maior cuidado com as actividades mais perigosas;

• Procure organizar o local de trabalho, ou seja, deixe os objectos nos seus devidos lugares e bem guardados. Isso impede as improvisações, diminuindo os acidentes;

• Esteja sempre informado quanto aos riscos e cuidados que envolvem as suas actividades e as formas de protecção disponíveis para diminuir esses riscos;

• Participe em actividades e cursos de prevenção de acidentes sempre que a empresa os promover;

• Procure aplicar as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes de trabalho;

Page 5: ApresentaçãO SegurançA

• Sugira à empresa palestras e cursos sobre prevenção de acidentes;

• Em caso de acidente, e se houver sangramento, tente estancar a ferida e encaminhar o ferido imediatamente para o pronto-socorro. Se houver amputação, leve o órgão amputado juntamente com a vítima, tente envolvê-lo em gelo para garantir a possibilidade de reimplante;

• Se trabalha com máquinas nunca retire as protecções do seu corpo enquanto as está a utilizar. Todos os anos, em Portugal, cerca de 2500 trabalhadores são vítimas de amputação;

• Se trabalhar muitas horas sentado, mantenha uma postura adequada. Faça pequenas paragens em cada 2 horas;

• No seu local de trabalho use sempre a protecção individual recomendada. Se acha que é incómoda ou desajustada, informe-se com os responsáveis da segurança da empresa.

Page 6: ApresentaçãO SegurançA
Page 7: ApresentaçãO SegurançA
Page 8: ApresentaçãO SegurançA
Page 9: ApresentaçãO SegurançA

Segurança Doméstica

• Muitos de nós receiam morrer debaixo de um carro e esforçam-se por conduzir com segurança, mas um acidente em casa também nos pode ceifar a vida.Incêndios, envenenamento com monóxido de carbono, queimaduras, quedas, afogamento, colisões acidentais e acidentes resultantes do manuseamento de facas, serras, chaves de parafusos, maçaricos, etc. são os principais responsáveis pelas mortes.

Page 10: ApresentaçãO SegurançA

Principais perigos dentro de uma casa:

• 1. Queimaduras com líquidos quentes, como água fervente para limpeza ou preparo de alimentos.2. Intoxicação por remédios e produtos de limpeza deixados ao alcance das crianças.3. Quedas de berços que devem ser regulados para um nível mais baixo a partir dos 6 meses de idade, quando o bebé já consegue ficar em pé com apoio.4. Choques eléctricos que podem ser evitados com o uso de protectores plásticos fabricados para esse fim.

Page 11: ApresentaçãO SegurançA

• 5. Traumas e pancadas em quinas de móveis que podem ser minimizados com a instalação de cantoneiras plásticas arredondadas, especialmente comercializadas para esse fim.6. Cortes em objectos pontiagudos e de vidro que devem ser retirados dos móveis mais baixos onde a criança tenha acesso, como mesas de centro.7. Asfixia por brinquedos pequenos, moedas e grãos crus (feijão, milho, arroz). A criança não deve ter contacto com esses elementos.

Page 12: ApresentaçãO SegurançA

• 8. Afogamento em piscinas, que precisam ser mantidas protegidas, com grade alta e cobertura de lona e arame. Ocorrem também acidentes desse tipo em baldes e vasos sanitários e, por isso, as crianças devem ficar sempre longe do risco.Para diminuir a incidência de riscos de acidentes domésticos com crianças, todos esses cuidados são fundamentais, mas não substituem a supervisão constante de um adulto, especialmente até os 5 anos de idade, quando a criança começa a ter noções de perigo. Portanto, além de deixar a casa mais segura, fique atento e treine muito bem as pessoas que cuidarão de seu filho na sua ausência.

Page 13: ApresentaçãO SegurançA
Page 14: ApresentaçãO SegurançA

Segurança Pública

• Segurança pública é um conjunto de processos, dispositivos e medidas de precaução, para assegurar à população estarem livres do perigo (seguras) de danos e riscos eventuais à vida e ao património. É um conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacífica de homens em sociedade.

Page 15: ApresentaçãO SegurançA

Definição

• A Segurança Pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e optimizado envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reclusão na sociedade do autor do ilícito.

Page 16: ApresentaçãO SegurançA

• Assim, segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais.

Page 17: ApresentaçãO SegurançA

O CONCEITO DE SEGURANÇA PÚBLICA

• Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurança pública garante a protecção dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras e complexas vias por onde trasfega a qualidade de vida dos cidadãos.

Page 18: ApresentaçãO SegurançA

Segurança da

Informação

Page 19: ApresentaçãO SegurançA

• Segurança da Informação está relacionada com protecção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações electrónicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de protecção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.

Page 20: ApresentaçãO SegurançA

Segurança Pessoal

Page 21: ApresentaçãO SegurançA

• Segurança pessoal é um conjunto de acções preventivas, adoptadas com vistas à assegurar a integridade física, mental ou moral de si ou de outrem.

• Estando o nosso país a atravessar um período em que preside à União Europeia, muito se tem falado de segurança, nomeadamente dos dispositivos de segurança a individualidades. Embora o nosso país não tenha um histórico significativo de ameaças, violência ou mesmo terrorismo, é evidente que ao termos, em território nacional, individualidades estrangeiras, as possibilidades de tais actos acontecerem aumenta substancialmente e obriga a que todos os dispositivos de segurança aumentem de forma a garantir a segurança contra todas as possíveis ameaças.

Page 22: ApresentaçãO SegurançA

FIM