apresentação moselli

11
OUTRAS ORGANIZAÇÕES DE INTERESSE PROFISSIONAL • ONG - Organizações Não Governamentais: São entidades filantrópicas que se voltam para o exercício de práticas cidadãs de interesse social ou comunitário, em paralelo com as ações governamentais de obrigação do Estado.

Upload: augusto-levorato-kanabara

Post on 03-Dec-2015

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Parte do trabalho de ética

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Moselli

OUTRAS ORGANIZAÇÕES DE INTERESSE PROFISSIONAL

• ONG - Organizações Não Governamentais:

São entidades filantrópicas que se voltam para o exercício de práticas cidadãs de interesse social ou comunitário, em paralelo com as ações governamentais de obrigação do Estado.

Page 2: Apresentação Moselli

• Fundação:

É um patrimônio com personalidade jurídica e objetivo filantrópico, porém não tendo associados, mas conselheiros, curadores, mantenedores e funcionários. Sua função é sem fim lucrativo e pode, segundo seu objetivo, ocuparse de atividades do interesse profissional.

Page 3: Apresentação Moselli

• Escolas:

São instituições de prestação de serviços educacionais e não associações. Só pode ser vista como associação se for particular e assim tratada como uma empresa. Seu corpo de professores seria então tratado não como uma associação, mas como empregados ou eventuais sócios e seu corpo discente como clientes dessa empresa.

Page 4: Apresentação Moselli

ORGANIZAÇÕES DE CONTROLE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

• O CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

Órgão com competência para exercer o controle e a administração das profissões tecnológicas.Desempenha-se a fiscalização das atividades de engenheiro, arquiteto, agrônomo, agrimensor, geólogo, geógrafo e meteorologista, dos técnicos de nível médio correlatos, bem como de profissões de áreas afins.

Page 5: Apresentação Moselli

• Fundamento legal:

O fundamento básico legal da existência do CREA é a Constituição Federal.

É dito que, embora livre o exercício das profissões, é facultado à lei ordinária o estabelecimento das qualificações para seu exercício.

Page 6: Apresentação Moselli

• FunçãoComo órgão público federal autárquico, o CREA está obrigado a praticar estritamente o que determina a lei, não podendo ir além de suas funções nem se omitir a elas. art. 33 - ‘fiscalização do exercício das profissões de engenharia, arquitetura e agronomia, em suas regiões’ posteriormente estendido a outras profissões.

Page 7: Apresentação Moselli

• Estrutura

Page 8: Apresentação Moselli

Conselho: compete a direção maior do órgão e funciona como instância recursal nos processos de infração examinados em primeira instância nas câmaras especializadas.Câmaras: são verdadeiramente os órgãos com competência fiscal dentro da autarquia. Gozam de autonomia decisória no entanto não gozam de autonomia administrativa ou financeira (administração geral do CREA).

Page 9: Apresentação Moselli

Presidência: Ao presidente cabe a responsabilidade funcional da autarquia e a direção do conselho. As câmaras são autônomas.Órgãos auxiliares: Sua atuação limita-se às tarefas que lhes forem deferidas pelo conselho, sem poder decisório, mas com atribuição de aconselhamento e emissão de pareceres (comissão de ética, uma comissão de finanças, comissões e grupos de trabalho para fins específicos, etc.).

Page 10: Apresentação Moselli

• CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Não há uma expressa hierarquia entre o CONFEA e os CREAs.

Apresenta-se como autarquia unificadora da constelação de autarquias corporativas regionais.

Page 11: Apresentação Moselli

Seu principal objetivo é a normalização detalhada das profissões, homogeneização da ação fiscal, normalização administrativa do sistema e instância recursal administrativa final de processos infracionais.

Não há hierarquia administrativa do Conselho Federal sobre os Regionais que permanecem autônomos. A intenção é da harmonização de ações e políticas profissionais.