apresentação educação digital

40
EDUCAÇÃO DIGITAL A INOVAÇÃO NA FORMA DE EDUCAR ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DIGITAL Carlos Rangel Grace Kelly Souza Mônica Braga

Upload: monica-braga

Post on 23-Jun-2015

594 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

EDUCAÇÃO DIGITAL

A INOVAÇÃO NA FORMA DE EDUCAR

ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DIGITAL

Carlos RangelGrace Kelly Souza

Mônica Braga

SUMÁRIO

Introdução

Objetivo

As mídias digitais e a educação

O papel da internet e das novas tecnologias no ensino à distância

Cursos de línguas à distância

Considerações Finais

Bibliografia

INTRODUÇÃO

A educação, assim como toda a sociedade, está passando por uma grande

revolução. Novas formas de ensinar e de construção do conhecimento estão

sendo apresentadas numa velocidade incrível.

As tecnologias digitais cooperam para a massificação do saber, democratizando

o conhecimento. Novas ferramentas multimídia são agregadas ao cotidiano

escolar, como por exemplo o uso do notebook, o que acrescenta várias

possibilidades ao aprendizado.

Nessa perspectiva de mostrar o avanço que as tecnologias digitais incorporaram

à educação, escolhemos apresentar um seminário sobre a Educação Digital, sob

o título “A inovação na forma de educar através da tecnologia digital”.

Abordaremos como as novas mídias e as redes sociais contribuem para o

avanço do processo educacional.

Também falaremos sobre a educação à distância, mostrando características,

vantagens e desvantagens e a evolução dessa modalidade no censo realizado

pelo Inep

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

O trabalho em comento tem por objetivo precípuo, sem a intenção e possibilidade

de esgotamento acerca da matéria, traçar de forma clara e direta os amplos

contornos que permeiam a educação à distância, hodiernamente, com

fundamento maior e acessível, através da manuseabilidade da internet.

Tem, outrossim, por escopo precípuo, apontar o tema em variados segmentos do

ensino à distância no que toca ao ensino em nível fundamental; ensino médio;

superior e de pós láurea.

OBJETIVO

Diante da ultratividade do fenômeno, ainda novo: a internet, as conseqüências no

mercado e na cultura desta sociedade receptora em adaptação já são visíveis; e

a experiência continuada e criterizada será azo para as novas, e, já atuais

formatações de cultura em nível mundial. É o que se pode verificar, mesmo que

de forma propedêutica, no presente trabalho

EDUCAÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS

“Nota-se ainda muita resistência de professores ao uso demídias sociais como forma de educação , porém se vê umaenorme fonte de possibilidades em transformar algo quemuitos consideram problemas em verdadeiras inovaçõeseducacionais”. André Telles

SLIDE SHARE

O uso dessa ferramenta pode facilitar o trabalho de muitosprofissionais, como professores e palestrantes, que , namaioria das vezes dão suas aulas ou palestras por meio deapresentações no power point e o limitado tempo de palestraou aula não permite que os alunos anotem ou estudem tudoque lhe interessa.

Com o slide share, a aula e a palestra fica disponível nainternet para que os alunos e demais interessados em seuconteúdo possam acessar quando quiserem..

280 SLIDES- Ferramenta do SLIDE SHARE

O 280 SLIDES é uma ferramenta online que possibilita acriação de slides no estilo power point por meio donavegador.

Com ele, além de desenvolver apresentações, o internautapode acessá-las a partir de qualquer computador, bastaestar conectado à internet.

A possibilidade de inserir vídeos e imagens nasapresentações representam grandes vantagens à criação.

Além disso, é muito fácil converter as apresentaçõesdesenvolvidas no 280Slides para o formato powerpoint,basta clicar em Download.

O uso do Skype, por exemplo, pode ser utilizado como meiopara dinamizar o aprendizado de línguas estrangeiras,conectando alunos diretamente com colegas de outros paísesnativos daquela língua, ou mesmo para realizar reuniões degrupos de trabalhos e com professores como também pararealização de debates até grupos de discussão.

SKYPE E TWITTER

O twitter pode ser aproveitado como fonte de pesquisa,através de veículos e instituições de referência. E podeservir também como um palco para discutir assuntosacadêmicos e compartilhar aprendizados.

Esses são alguns exemplos de como os professores e paispodem usufruir do cotidiano digital dos alunos como formaeducacional.

No orkut, existem inúmeras comunidades de alunos eprofessores que as utilizam como ponto de encontro paradiscutir assuntos acadêmicos, didáticas e conteúdos deprovas e matérias.

Um exemplo disso, é a comunidade “Proud to be aTeacher”, que é integrada por profissionais de educação ouamantes da atividade e até mesmo aqueles que tem osonho de se tornarem professores no futuro.

A comunidade tem o objetivo de integrar professores detodo o mundo e tentar resolver, através de enquetes epostagens, os problemas enfrentados por eles.

Seus membros acreditam que o ensino é uma espécie deserviço social, lá eles trocam experiências e fazemindagações sobre a melhor forma de ensinar/ educar.

É uma rede social colaborativa criada fundada por umprofessor brasileiro destinada a professores e alunos, ondeeles podem compartilhar documentos, criar grupos de estudo,realizar vídeos conferências, criar calendários de provas eparticipar de discussões sobre temas de interesse emcomum, em tempo real.

Tudo isso com acesso gratuito. Dentre os benefícios daferramenta, estão o estímulo à geração de conteúdos, ocompartilhamento de ideias e interesses, a colaboraçãomútua, o enriquecimento da comunicação, a otimização detempo e facilidade no processo de aprendizado.

“O Com8s é uma ferramenta completa que, aproximaprofessores e alunos, facilita e organiza as tarefas eamplia a rede de relacionamento”.(depoimento retiradodo site)

O PAPEL DA INTERNET E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

“Os sistemas educativos encontram-se hoje submetidos a novas restrições no que diz respeito a quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Em um plano puramente quantitativo, a demanda de formação é maior do que nunca. As universidades transbordam. Os dispositivos de formação profissional e contínua estão saturados. Quase metade da sociedade, está ou gostaria de estar na escola.”

“Os indivíduos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rígidos que não correspondem a suas necessidades reais e à especificidades de seu trajeto de vida.”

(LÈVY, p.169, 1999)

O PAPEL DA INTERNET E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

EAD – Breve histórico

Primeira geração: Ensino por correspondência - cartas e livros

Segunda geração: Teleducação/Telecursos - recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso

Terceira geração: Ambientes interativos - teleconferência, chat, fóruns de discussão, correios eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

O PAPEL DA INTERNET E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

Educação à DistânciaOs elementos centrais para caracterização do Ensino à Distância são:

1 – Separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo.2- Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor.3 – Comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia.

“Educação à Distância (EAD) é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que substitui o contato pessoal professor/aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria, que possibilitam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.” (GARCIA, 1995)

O PAPEL DA INTERNET E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

Algumas Características•Estudo independente ou em grupos - os alunos poderão participar individualmente ou em grupo ou ambas.•População estudantil relativamente dispersa, devido a diversos fatores: de ordem profissional, de localização, etc.•Como os alunos são de meios muito diversos e diferentes geralmente opta-se por adotar estruturas curriculares flexíveis, via módulos e créditos.•O aluno é obrigado a estudar por sua iniciativa, desenvolvendo habilidades de independência e de trabalho que combinados com uma boa população estudantil serão minimizados (o custo decresce por aluno).•Não é necessário lecionar o curso em tempo real (Ex. Via WWW - o curso pode estar em paginas HTML).•Combinação de vários meios, desde material impresso passando pela vídeoconferência até à Internet.•O professor perde mais tempo na preparação e concepção das aulas. Neste sistema de ensino o professor tem que ser mais cuidadoso na forma de apresentar o curso.

Aprendendo através de um novo ângulo...

O PAPEL DA INTERNET E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

Aprendizagem Mediada pela Tecnologia

Serviços de Internet mais utilizados

para EAD

Correio Eletrônico (E-MAIL)

Listas de discussão

NewsGroups

FTP

WWW

Vídeo sob demanda

Chat

Videoconferência

Ferramentas para interatividade e integração de serviços na internet

E-Learning

HTML

Java

JavaScript

Plug-ins

VRML

Flash

DHTML

Vantagens e Desvantagens do EAD sobre a Educação Presencial

“A educação à distância em ambientes virtuais permite romper com as distâncias espaço-temporais e viabiliza a interatividade, recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori. Desta forma, a EaD é concebida como um sistema aberto.” (Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Departamento de Ciências da Computação, da PUC/SP)

Massificação espacial e temporal Problemas Técnicos

Custo reduzido por estudante Dificuldades de adaptação a ferramenta

População escolar mais diversificada Ausências de vínculos relacionais

Individualização da aprendizagem A criação e preparação do curso é mais

Quantidade sem diminuição demorada do que a formação

da qualidade

Autonomia no estudo

Evolução do número de Cursos – Graduação a Distância por Categoria Administrativa Brasil

Censo do Ensino Superior (2002-2008)

0

100

200

300

400

500

600

700

Ano

Núm

ero

de C

urs

os

Total 46 52 107 189 349 408 647

Federal 25 25 20 25 52 105 225

Estadual 12 11 17 41 58 24 36

Municipal 0 0 2 7 15 19 20

Privada 9 16 68 116 224 260 366

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Evolução do número de Matrículas – Graduação a Distância por Categoria Administrativa Brasil

Censo do Ensino Superior (2002-2008)

0

100.000

200.000

300.000

400.000

500.000

600.000

700.000

800.000

Ano

Núm

ero

de M

atr

ícula

s

Total 40.714 49.911 59.611 114.642 207.206 369.766 727.961

Federal 11.964 16.532 18.121 15.740 17.359 25.552 55.218

Estadual 22.358 23.272 17.868 37.377 21.070 67.275 219.940

Municipal 0 0 0 1.398 3.632 1.382 3.830

Privada 6.392 10.107 23.622 60.127 165.145 275.557 448.973

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Cibercultura - Pierre Lèvy

“A grande questão da cibercultura, tanto no plano de redução dos

custos quanto no do acesso de todos à educação, não é tanto a

passagem do “presencial” à “distância” e nem do escrito e do oral

tradicionais à “multimídia”. É a transição de uma educação e uma

formação estritamente institucionalizada (a escola, a universidade)

para uma situação de troca generalizada dos saberes, o ensino da

sociedade por ela mesma, de reconhecimento autogerenciado,

móvel e contextual das competências. Nesse quadro, o papel dos

poderes públicos deveria ser: - garantir a todos uma formação

elementar de qualidade.”

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

http://www.institutomonitor.com.br

http://inforum.insite.com.br/humberto-santos-da-silva/5801511.html

http://www.posgrau.univap.br/curso_jornalismocientifico.php

CURSOS DE LÍNGUAS NA WEB

Os cursos de línguas pela internet já alcançam uma grandequantidade de usuários que têm as vantagens de nãoprecisar se locomover, nem gastar dinheiro (pois muitos sãográtis) e ainda aprender com eficiência.

É uma forma de apresentar como a tecnologia, ainda que,silenciosamente, tem contribuído na formação de novosprofissionais.

http://www.speakup.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=49XzeR19LEg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=G-0-vIGMN8g&feature=related

LINKS

Como fazer lapidação de pedra à distância

http://www.cpt.com.br/cursos-comofazer/curso-de-lapidacao-de-pedras

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao término deste, pudemos perceber a imensa importância que a

tecnologia digital representa à educação, em geral. A internet, sua

principal interface, vem como um facilitador na formação cultural e no

aprendizado das pessoas. Entendemos que, se bem aproveitadas as

redes podem proporcionar uma forte migração e transação de

experiências e conhecimentos valiosos aos usuários. A utilização

desses meios com a finalidade de educar e ensinar torna-se então, uma

fonte de educação rápida, barata e acessível aos internautas.

Fazer este trabalho, nos deu a grande oportunidade de conhecer as

grandes utilidades das mídias digitais no fomento do saber e ainda,

descobrir como funciona a transmissão de conteúdo online, através dos

cursos à distância.

“O exagero profético e a manipulação ideológica que caracteriza a maior parte dos discursos sobre a revolução da tecnologia da informação não devem levar-nos a cometer o erro de subestimar sua importância verdadeiramente”.

Manuel Castells

BIBLIOGRAFIA  BELLONI, Maria L. Ensaio sobre a educação à distância no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol.23, nº 78, p.117-142, abr 2002. ISSN 0101-7330 CHAVES, Eduardo. Tecnologia e Educação: conceitos básicos. Edutec, Rio de Janeiro, abr 2011. Disponível em <http://edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm#Tecnologia%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 29/04/2011. FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Ed. 2, 2004

GARCÍA, Aretio L. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1995. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. SANTOS, Edméa .ALVES, Lynn. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro, Edufba, 2006. TELLES, André. A revolução das Mídias Sociais. São Paulo, M.Books, 2010.