apresentação do...

16
Febre maculosa A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como “carrapato estrela”. Esta enfermidade é uma zoonose que acomete o homem e diversos animais.

Upload: phamnga

Post on 03-Aug-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaA febre maculosa, também conhecida como febre docarrapato é uma doença infecciosa aguda causadapela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória etem como vetor biológico o carrapato Amblyomma cajennense,conhecido como “carrapato estrela”. Esta enfermidade é umazoonose que acomete o homem e diversos animais.

Page 2: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaOs principais sintomas de febre maculosa incluem:

• Febre acima de 39ºC e calafrios;

• Dor de cabeça intensa;

• Conjuntivite;

• Náuseas e vômitos;

• Diarreia e dor abdominal;

• Dor muscular constante;

• Insônia e dificuldade para descansar;

• Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;

• Gangrena nos dedos e orelhas;

• Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

• Além disso, após o desenvolvimento de febre é comum o desenvolvimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

• Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita de estar desenvolvendo a doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.

Page 3: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaA mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nosprimeiros dias de febre. São lesões de pele, de coloração rosada,localizadas nos punhos e tornozelos, progredindo para o tronco,face, mãos e pés. Após alguns dias estas lesões podem sersentidas ao toque, devido a um aumento de volume e ganhamuma tonalidade mais escura, podendo ficar arroxeadas após 4dias. Em áreas mais intensas, pode haver descamação e ondehouve a picada, pode aparecer uma úlcera necrótica. Pode havera evolução para cura espontânea após 3 semanas. Já nos casosmais graves, pode haver áreas de necrose nos dedos, orelhas,palato mole e genital, podendo vir acompanhado de sangramentode gengiva, do nariz, vômitos e forte tosse seca.

Page 4: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaTransmissão

A transmissão ocorre através da picada do carrapato estrelacontaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii. Ao picar ese alimentar do sangue, o carrapato transmite a bactériaatravés de sua saliva. Mas é necessário um contato entre 6 a10 horas para que isso aconteça, todavia a picada das larvasdeste carrapato também podem transmitir a doença e não épossível identificar o local de sua picada, porque não causador, embora seja suficiente para a transmissão da bactéria.

O período de incubação varia entre 2 dias a 2 semanas atéque surjam os primeiros sintomas.

Page 5: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaTratamento

O tratamento para febre maculosa deve ser orientado por umclínico geral e iniciado até 5 dias após o aparecimento dossintomas, sendo, normalmente, feito com a ingestão deantibióticos como Cloranfenicol ou tetraciclinas, para evitarcomplicações graves.

A falta de tratamento pode afetar o sistema nervoso central ecausar encefalite, confusão mental, delírios, convulsões ecoma. Neste caso a bactéria pode ser identificada no examede líquor, embora nem sempre o resultado seja positivo. Osrins podem ser afetados havendo insuficiência renal,havendo inchaço por todo o corpo. Quando os pulmões sãoafetados pode haver pneumonia e diminuição da respiração,sendo preciso recorrer ao uso de oxigênio.

Page 6: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaTratamento

O tratamento para febre maculosa deve ser orientado por umclínico geral e iniciado até 5 dias após o aparecimento dossintomas, sendo, normalmente, feito com a ingestão deantibióticos como cloranfenicol, tetraciclinas e a doxiciclina,para evitar complicações graves.

A falta de tratamento pode afetar o sistema nervoso central ecausar encefalite, confusão mental, delírios, convulsões e coma.Neste caso a bactéria pode ser identificada no exame de líquor,embora nem sempre o resultado seja positivo. Os rins podem serafetados havendo insuficiência renal, havendo inchaço por todo ocorpo. Quando os pulmões são afetados pode haver pneumonia ediminuição da respiração, sendo preciso recorrer ao uso deoxigênio.

Page 7: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaOs antibióticos podem ser administrados por via oral ou endovenosa. Otempo de tratamento é de 7 a 10 dias.

Além da antibioticoterapia, a febre maculosa pode necessitarde tratamento de suporte, com analgésico, antitérmico, reposição dovolume de sangue, suporte respiratório e medicação específica paraatuar nos vasos sanguíneos, como a noradrenalina.

Pacientes que conseguem engolir recebem os antibióticos por via oral.Nos casos mais graves, com vômitos e inchaço, os medicamentos sãoadministrados por via endovenosa.

A resposta aos antibióticos é boa e a febre maculosa ficacompletamente curada. Porém, para ser eficaz, o tratamento precisa seriniciado o quanto antes, logo no início da doença.

A partir do 7º dia, as lesões que a bactéria causa na parede dos vasossanguíneos podem ser irreversíveis, tornando a morte inevitável.

Page 8: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaÉ praticamente impossível eliminar definitivamente os carrapatos,portanto é importante minimizar o contato com animaisdomésticos, principalmente em áreas consideradas endêmicas e,também, controlar a população deste vetor através do controlequímico nos animais e no meio ambiente.

Page 9: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaPrevenção

A prevenção da febre maculosa pode ser feita da seguinte forma:

Utilizar calças, camisolas de manga comprida e sapatos,especialmente quando é necessário estar em locais com gramaalta;

Usar repelentes de insetos, renovando a cada 2 horas ouconforme a necessidade;

Limpar os arbustos e manter o jardim sem folhas no gramado;

Verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nosanimais domésticos;

Manter os animais domésticos, como cães e gatos, desinfectadoscontra pulgas e carrapatos.

Page 10: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaDiagnostico

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais é geralmenterealizado a partir do teste sorológico, mais espe­cificamente pela reaçãode imunofluorescência indireta (RIFI) que é um exame específico paraesta doença. Também é importante considerar os achados clínicos e osdados epidemiológicos, pois o resultado deste exame é muitodemorado. Permite identificar a presença de anticorpos anti Rickettsiano sangue do paciente. É importante destacar que durante a doença,principalmente entre o 7º e 10º dia, o indivíduo não tem anticorpospara a febre maculosa e que o resultado da análise de sangue coletadono início da doença pode ser negativo. Assim, a coleta de uma segundaamostra de sangue passa ser necessária. O Ministério da Saúderecomenda que isso aconteça do 14º ao 21º dia após a primeira coletade sangue.

Page 11: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaOutro teste disponível para o diagnóstico, porém menos utilizado, é aanálise molecular a partir da Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) quepermite detectar a presença do material genético da bactéria.Recomendado especialmente em casos graves e óbitos, este teste deveser realizado na fase inicial da doença, quando anticorpos anti-Rickettsias ainda não são detectados. Existem outras técnicasdiagnosticas como a histopatológica asso­ciada à imunohistoquímica eisola­mento, mas raramente são realizadas.

Page 12: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosaRickettsia rickettsii

Page 13: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosa

Page 14: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosa

Page 15: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Febre maculosa

Page 16: Apresentação do PowerPointpharmacia.cuiaba.br/wp-content/uploads/2018/08/Aula_3_frebre_maculosa.pdfFebre maculosa A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros

Referencia Bibliográfica

• REY, L. Bases da parasitologia médica. 2.ed./3.ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2002/2011 MINHA BIBLIOTECA

• REY, L. Parasitologia: parasitos e doenças parasitarias do homem nas Américas e na África. 3.ed. São Paulo: Guanabara Koogan. 2001 MINHA BIBLIOTECA