apresentaÇÃo - arquidiocese de passo fundo · 2017-12-10 · a água é o sangue da terra. ......

4
Nas celebrações do mês de abril, refletimos, rezamos e nos conscientizamos da necessidade urgente de novas atitudes, de respeito e cuidado com a Mãe Terra. Agora, continuamos nossa caminhada e neste mês de maio somos convidados/ as a cultivar as mesmas atitudes com a nossa Irmã Água, que nasce da Mãe Terra, e em sintonia com o meio ambiente, oferece vida em abundância para todos os seres vivos. A água é o sangue da terra. Somente com ela a vida nasce, cresce e se desenvolve, pois é ela quem transporta a seiva da vida para toda a criação. Sem água as espécies não resistem e morrem. Entretanto nem sempre temos a consciência do cuidado que a água merece. Basta observarmos as fontes e os rios que abastecem nossas casas e que estão cada dia mais poluídos, envenenados e destruídos. É necessário revertermos estas realidades despertando em cada um de nós a sensibilidade do cuidado com este bem maior, que é garantia de vida. A água tão preciosa e vital é motivação de muitos estudos, reflexões, orações, louvor, gratidão e inspiração para lindas canções. A música Planeta Água, que podemos ouvir, cantar e rezar, é um destes exemplos, fruto da consciência e valorização que o compositor Guilherme Arantes tem com a água: APRESENTAÇÃO Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população Águas que caem das pedras No véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranqüilas No leito dos lagos No leito dos lagos Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d’água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água

Upload: vuthuy

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nas celebrações do mês de abril, refl etimos, rezamos e nos conscientizamos da necessidade urgente de novas atitudes, de respeito e cuidado com a Mãe Terra. Agora, continuamos nossa caminhada e neste mês de maio somos convidados/as a cultivar as mesmas atitudes com a nossa Irmã Água, que nasce da Mãe Terra, e em sintonia com o meio ambiente, oferece vida em abundância para todos os seres vivos.A água é o sangue da terra. Somente com ela a vida nasce, cresce e se desenvolve, pois é ela quem transporta a seiva da vida para toda a criação. Sem água as espécies não resistem e morrem. Entretanto nem sempre temos a consciência do cuidado que a água merece. Basta observarmos as fontes e os rios que abastecem nossas casas e que estão cada dia mais poluídos, envenenados e destruídos. É necessário revertermos estas realidades despertando em cada um de nós a sensibilidade do cuidado com este bem maior, que é garantia de vida.A água tão preciosa e vital é motivação de muitos estudos, refl exões, orações, louvor, gratidão e inspiração para lindas canções. A música Planeta Água, que podemos ouvir, cantar e rezar, é um destes exemplos, fruto da consciência e valorização que o compositor Guilherme Arantes tem com a água:

APRESENTAÇÃO

podemos ouvir, cantar e rezar, é um destes exemplos, fruto da consciência e valorização que o compositor Guilherme Arantes tem com a água:

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotãoÁgua que faz inocente riacho

E deságua na corrente do ribeirãoÁguas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeias

E matam a sede da populaçãoÁguas que caem das pedras

No véu das cascatas, ronco de trovãoE depois dormem tranqüilas

No leito dos lagosNo leito dos lagos

Água dos igarapésOnde Iara, a mãe d’água

É misteriosa cançãoÁgua que o sol evapora

Pro céu vai emboraVirar nuvens de algodãoGotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantaçãoGotas de água da chuvaTão tristes, são lágrimas

na inundaçãoÁguas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildesPro fundo da terraPro fundo da terra

Terra! Planeta ÁguaTerra! Planeta ÁguaTerra! Planeta Água

Água Fonte de VidaA água é vida, presente nas fontes e nascentes, mares e rios, nas várzeas e vales. Por onde passa, rega as planta-ções, é bebida pelos pássaros e todos os outros animais; lava, refresca, re-conforta. Água é fonte de paz, tran-quilidade e renovação, pois traz alívio e recarrega as energias. É por isso que nos sentimos melhor após um banho de cachoeira, de rio, de piscina e, até mesmo, de chuveiro.

Antes de qualquer forma de vida, antes de todos os seres humanos, a água já existia. Ela é fonte originária da vida e condição indispensável para o seu de-senvolvimento e continuidade. Foi o que Deus garantiu na criação quando disse: “Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar” (Gn 1,9). Por outro lado, mesmo com esta ordem recebida de Deus na criação, é cada vez menor a quantidade de água com boa qualidade. Por mais que se-jam buscadas e estudadas soluções para tratar do desperdício, da falta e poluição, a ação das pessoas é a melhor forma de cuidado. A água perde sua capacidade de vida quando o ser humano a agride e a po-lui. Precisamos recompor as nossas relações amorosas, cooperativas e so-lidárias entre criatura e Criador, entre nós, a água e a Mãe Terra. Segundo o documento 101 da CNBB, “A água, bem indispensável para a vida, está se tornando escassa por causa de seu uso desordenado e pelas mudanças climáticas, provocadas pela violência feita ao meio ambiente e aos diversos ecossistemas”. Além do des-perdício deste recurso natural, seu uso

tem sido especialmente para a exploração econômica. Atual-mente 69% da água potável é destinada para a agricultura; 22% para as indústrias e apenas 9% para o consumo humano.“É preciso condenar como crime todas as formas de privatização com fi ns de reserva de merca-do e comércio da água, seja por empresas nacionais, seja por empresas transnacionais”, afi r-ma o documento.A poluição hídrica é outro fator agravante. Os rios são poluídos por esgotos domésticos, in-dústrias, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros ele-mentos que alteram as proprie-

dades físico-químicas da água.O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, pois detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta, o Amazonas.Mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lu-gares. Portanto, é fundamental cuidar das nascentes, fontes, sangas, banha-dos, lagos e encostas de rios. Reforçando a necessidade deste cuida-do, a Igreja no Brasil afi rma: “Conside-ramos que é urgente fortalecer um pro-jeto da construção de cisternas caseiras e outras formas de captação e de uso da água da chuva, bem como trabalhar para que a captação da água da chu-va se torne parte da cultura familiar e aproveitá-la adequadamente, de forma racional, inclusive nas construções pú-blicas, tais como igrejas, prédios, esco-las, clubes, hotéis e etc”.

Questões para refl exão:

1. Como reagimos diante dos pro-blemas de poluição e falta da água?2. Que ações concretas podemos fazer em nossa comunidade? É possível captar e utilizar a água da chuva? Limpar sangas, fontes e rios?

CUIDADO COM A VIDA: ÁGUA FONTE DE VIDA

Algumas constatações: Detergentes, óleos de cozinha, óle-os de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas e metais pesados como chumbo, zinco, alumínio e mercúrio, são os produtos que mais poluem as águas. Passamos do estilo de vida da agri-cultura de subsistência para o consu-mismo. Comemos mais, temos mais objetos como carros, celulares etc. Tudo isso exige água na fabricação. De toda a água existente no planeta, apenas 3% é potável. Desta, 60% se en-contra em apenas nove países, enquan-to outros 80 países enfrentam escassez.

Ambiente: Criar espaços sagrados com símbolos que ajudem a celebrar: água, jarros, bacias, copos,fonte com água, figuras com água, bíblia, vela e etc.

TOCARMotivação inicial: Irmãos e irmãs, agora vamos celebrar a água como um dos elementos fundamentais de nossa sobrevivência e sentir esse bem pre-cioso, um presente divino. Em nossa frente temos a água, que lembra nossa vida cristã, através da imersão que fi-zemos na água viva, no dia do nosso batismo e também, nosso corpo que é composto por 75% de água. Num gesto espiritual, vamos tocar e sentir a água em nossas mãos e renovar nossa fé, traçando sobre nós, o sinal da Trin-dade Santa: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Enquanto fazemos este gesto re-novador, cantemos:Eu te peço desta água que tu tensÉs água viva meu senhorTenho sede, tenho fome de amorE acredito desta fonte de onde vensVens de Deus, estás em Deus, também és Deus e Deus contigo fazum sóEu, porém, que vim da Terra e volto ao pó quero vivereternamente ao lado TeuÉs água viva, És vida nova e todo dia me batizas outras vezMe fazes renascer, me fazes reviver e quero água desta fonte deonde vens.

LAVARMomento penitencial: Leitor 1: Como está a limpeza e a pro-

teção da fonte, do poço, da cisterna, do rio?Leitor 2: Cuido para não poluir e tra-balho na recuperação da mata ciliar e garantia da proteção e a pureza das águas? Leitor 3: Colaboro para que não haja muito desperdício de água?Animador(a): Em sinal de arrepen-dimento, vamos lavar nossas mãos enquanto pedimos perdão ao Senhor. (Em silêncio ou cantar um canto de per-dão).

Momento de louvor: Dom Helder Câmara agradecia ao Senhor por ter nos dado a água tão humilde que se deixa sujar para limpar. São Francisco de Assis, no cântico de louvor à cria-ção rezou: Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã água que é muito útil, agradável, simples, preciosa, humilde e boa.(Escolher um canto de louvor).

A Palavra de Deus na vidaO encontro de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó sugere um modelo de relações com maior diálogo e amor. Se entendermos a fé a partir desta força que ultrapassa as barreiras e chega ao coração, conseguiremos avançar no cuidado da água viva. É o que vamos ouvir no texto bíblico.Sugestão de textos bíblicos: Jz 15, 18-19; Salmos 3, 66 ou 84; Jo 4,6-10 ;(A reflexão pode ter por base o texto deste folheto e ser partilhada a partir das questões propostas.)

Preces: Animador(a): Façamos nos-sas preces e após cada uma cantemos (rezemos):

Todas/os: Obrigado Senhor1. Pela água que recebemos gratui-tamente da bondade de nosso Deus, cantemos.2. Agradecemos por todas as comu-nidades que assumem o debate sobre esse presente de Deus, cantemos.3. Louvemos a Deus pelo chamado no batismo para o cuidado com a criação,

cantemos.4. Pelos filhos e filhas que assumem a missão de preservar a natureza e as águas, cantemos.5. Pelos ambientalistas e movimentos sociais que vivem uma luta incansável em defesa da água, cantemos.6. Para que criemos uma cultura fami-liar e comunitária que nos eduque para práticas concretas geradoras de vida, cantemos.Animador/a: Agora, vamos nos dar as mãos e rezar o Pai Nosso, comprome-tendo-nos a cuidar da vida das águas.

BENZERAnimador/a: Estendamos nossa mão direita para abençoar esta água e todas as águas que temos aqui e no mundo inteiro.Digamos juntos:

Bênção da água: Ó Deus, a história do teu povo escolhido nasceu de uma re-alidade de escassez de água no deserto onde só o orvalho já era um sinal da tua benção.Naquela realidade, um copo de água dado a quem tem sede é um ato de fraternidade e merece recompensa. Nós, agora, te pedimos, abençoa esta nossa água e que ela se multiplique nas nossas fontes, rios e poços, saciando a

sede do teu povo neste tempo da his-tória, enquanto vamos concretizando o teu reino entre nós, na esperança da sua plenitude na eternidade. Amém!

BEBERReverenciare cuidar das águas é cele-brar a vida. A falta de água e a água inadequada, poluída, prejudicam a

CELEBRANDO O CUIDADO COM A ÁGUA, FONTE DE VIDA

Onde for possível, organizar a ce-lebração em um local com a água, onde as pessoas possam tocar e sen-tir.O animador saúda os participantes e convida para os quatro momen-tos da celebração: TOCAR, LAVAR, BENZER e BEBER.

Hino do Ano do Cuidado com a Vida

É Preciso Cuidar – Pe. Osmar Coppi

PARA AGIR:

PARA APROFUNDAR:

Material produzido por:

Centro Arquidiocesano de Pastoral Arquidiocese de Passo Fundo - RS

(054) 3045 - 9204www.arquidiocesedepassofundo.com.br

Organização e Produção:Equipe arquidiocesana de produção de material.

Fontes de Imagens:Arquivo Pastoral de Comunicação

Internet - google

Enquanto caminho no tempo que tenho, na história que eu faço, em meu viver e sonhar.

Contemplo a vida que Deus semeou em todo o universo e que

é pra gente cuidar.O mar e as estrelas, as aves que voam,

a planta e a fl or.O ar que eu respiro, a ternura e o

sorriso me falam do amor.Que saibamos cuidar da vida que há

dentro da gente e em todo lugar.Que saibamos cuidar da vida que há

na terra e no mar.E quando caminho no meio do povo, por campos e ruas de nossas cidades.

Vejo no rosto de tantos pequenosas marcas da dor e que é preciso curar.

Estendendo as mãos como fezo Mestre que a paz nos deixou

Levar a esperança unindo asvozes no mesmo cantar

nossa vida, afetam a natureza e amea-çam a vida do planeta. A preocupação com a preservação e o cuidado com o uso da água, também são nossas tare-fas. Eis o grande chamado que precisa-mos responder afi rmativamente, pro-tegendo e cuidando das fontes de água.Enquanto vamos tomar a água da vida, cantemos a canção: 1.Senhor, dá-me desta água, fonte de vida que sacia todo ser. Senhor dá-me desta água, que me dá força quando a dor me faz sofrer.Sou batizado, sou cristão e sou feliz. Sou missionário e onde vou levo Jesus. A quem tem sede, minhas mãos vou estender, como braço de um rio, por onde passa faz viver.2.Senhor, dá-me desta água, que me re-nova na missão de te anunciar. Senhor, dá-me desta água, e abençoa quem co-migo caminhar.

Nosso compromisso:

Marcar um mutirão para retirar lixo dos córregos e para recuperar a mata ciliar em algum rio ou sanga de nossa cidade. Exigir que os órgãos competentes locais, regionais ou nacionais se com-prometam como cuidado e a proteção das águas.

Bênção Final: Deus, fonte de água nova, estamos confi antes de que, num futuro bem próximo, não haverá mais água para a morte, mas somente água para a vida. Ela será benéfi ca e sinal de tua bênção. Ela fará surgir o alimen-to e crescer a vida. Por isso, seguimos nossa caminhada, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dica:Aproveitar a água da chuva, de ma-neira correta, armazenada em cai-xas de água bem fechadas. A coleta pode ser feita através das calhas, residências, Igrejas, salões. Esta água pode ser utilizada para lavar calçadas, carros, regar canteiros, descarga de banheiros e lavagem de roupas.

Feche a torneira enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto. Reduza o tempo de banho para até oito minutos. A cada minuto debaixo do chuveiro, você gasta de 3 a 9 litros de água. Não lave a calçada com a manguei-ra. Coloque um balde na saída de água da máquina de lavar e reserve. Acumule roupa e louça para lavar tudo em uma só maquinada. Se a descarga da sua casa não é de duplo acionamento, preste atenção em quanto tempo você fi ca apertando. Os vasos sanitários podem gastar até 20 litros por acionamento. Lave o carro com um balde e não com a mangueira. Isso ajuda a contro-lar a quantidade de água gasta e evita o desperdício. O esgoto é um dos principais po-luentes das águas. Por isso, garanta que seu esgoto seja destinado a uma rede de tratamento e, se não houver, pro-cure as autoridades competentes para solucionar o problema.

www.ivopoletto.blogspot.com.br Documento 101 da CNBB – A Igre-ja e a questão agrária no Brasil no iní-cio do século XXI Acesse www.ihu.unisinos.br e con-fi ra os seguintes artigos:• A Guerra da Água já começou• Presidente da Nestlé prevê a privati-zação contra o direito à água• Água: uma fonte vital para a Sobera-nia Alimentar