apresentação 15 -aula sobre fabricação de engrenagens v. 20101230

Upload: silvio-martins-domingos

Post on 08-Jul-2015

2.615 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Fabricao de EngrenagensVrios so os processos capazes de fabricar engrenagens, entre eles: Fabricao sem retirada de cavaco; Usinagem com ferramenta de forma; Usinagem por gerao;

Fabricao de EngrenagensVrios so os processos capazes de fabricar engrenagens, entre eles: Fabricao sem retirada de cavaco; Usinagem com ferramenta de forma; Usinagem por gerao;

Fabricao de EngrenagensFabricao sem retirada de cavaco: Embora no seja do contedo dessa disciplina, cabe aqui pelo menos elencar esses processos como possibilidades de fabricao de rodas engrenadas: Fundio; Sinterizao; Forjamento e; Estampagem.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramentas de forma:

So os processos que utilizam: Fresas mdulo; Fresas de ponta e; Operaes de brochamento.fresa mdulo

Fabricao de Engrenagensc. Usinagem por gerao So processos de fabricao que utilizam como ferramenta fresa caracol (hob), cremalheiras de corte, tambm conhecidas como brochas paralelas e engrenagens de corte sendo conhecidas pelo nome de ferramentas Fellows, ou Gear Shaper Cuts, e para processos de acabamento as ferramentas Shaving Cutters.

Fabricao de Engrenagensc. Fresa caracol: iremos estudar com mais detalhes.

Fabricao de Engrenagensc. Fresa Shapper ou Fellows: tambm falaremos com mais detalhes.

Fabricao de Engrenagensc. Fresa Shaving ou rasqueteadora: as quais tambm estudaremos.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramenta de forma. Este tipo de usinagem se caracteriza pelo fato de que a ferramenta apresenta a forma do vo existente entre dois dentes de uma roda dentada.

Fabricao de Engrenagens Usinagem com ferramenta de forma.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramenta de forma:usinagem falar como se d a

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramenta de forma.As fresas mdulo so tambm empregadas em mquinas especficas e dedicadas usinagem de engrenagens, neste caso seu divisor em geral mais preciso, mas cabe salientar que depende do que especificado na compra da mquina. Outra aplicao das fresas mdulo o primeiro desbaste das engrenagens de preciso, para depois levar para retificao dos dentes.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramenta de forma, Este processo apresenta dois grandes inconvenientes: 1) necessrio se ter em mo um grande nmero de fresas diferente;

Fabricao de Engrenagens1) necessrio se ter em mo um grande nmero de fresas diferente;Jogos de Fresas Mdulo

N da fresa

8

7

6

5

4

3

2

1

N de dentes

12 14

15 - 17 - 21 - 25 - 35 16 20 24 34 54

55 - 136 134 -

Fabricao de Engrenagens1) necessrio se ter em mo um grande nmero de fresas diferente. necessrio ter um jogo de fresas para cada mdulo existente, alm disso a fresa n5, por exemplo, s capaz de usinar corretamente uma roda de 21 dentes, as demais sob sua competncia, 22,23 e 24 dentes, apresentam erros crescentes.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com ferramenta de forma, Este processo apresenta dois grandes inconvenientes: 2) Os cabeotes divisores diferenciais no tm preciso suficiente.

Fabricao de Engrenagens2) Os cabeotes divisores diferenciais no tm preciso suficiente. Este motivo implica em no empregar engrenagens obtidas pela usinagem com fresas mdulo, em projetos de maior responsabilidade. E mais, no se deve esquecer que as velocidades de corte empregadas neste tipo de fresamento so muito baixas, aumentando o tempo no influencivel de usinagem.

Fabricao de EngrenagensAs engrenagens exigem tolerncias em geral bem apertadas, vejam:

Fabricao de EngrenagensUsinagem ponta. com fresa de

Empregada principalmente na usinagem de engrenagens de dentes helicoidais, sobre tudo em espinha de peixe

Fabricao de Engrenagens10.4 Usinagem por gerao. A usinagem por gerao constitui um processo de fabricao de engrenagens de responsabilidade. Neste processo a mquina impe a ferramenta e ao blanque (pea) velocidades angulares w1 e w2, correspondentes a duas rodas engrenadas comuns. A ferramenta possui adicionalmente um movimento de corte que permite usinar os dentes da engrenagem no blanque.

Fabricao de Engrenagens10.4 Usinagem por gerao. O processo de usinagem por gerao de grande poder criador. Dado o perfil de uma ferramenta, pode-se obter o perfil conjugado pelo processo citado, neste aspecto, destaca-se a produo de cames, engrenagens comuns ou de correntes, catracas, eixos entalhados, eixos de seo triangular, etc. A principal vantagem do eixo de gerao que a ferramenta com um dado mdulo gera dentes em um nmero qualquer em rodas de mesmo mdulo.

Fabricao de Engrenagens10.4 Usinagem por gerao.

Fabricao de Engrenagens Fresa caracol: em trabalho

Fabricao de EngrenagensUsinagem com fresa caracol O engrenamento de usinagem assemelha-se ao de um par coroa-parafuso sem fim. O parafuso na verdade uma fresa caracol, a figura ilustra a posio relativa entre o blanque A e a fresa B, enquanto o blanque gira lentamente, a ferramenta (hob) gira rapidamente e desce, paralelamente ao eixo do blanque.

Fabricao de EngrenagensUsinagem com fresa caracol A figura, apresenta a forma esquemtica a cadeia cinemtica de uma fresadora de engrenagem por hob, onde devemos considerar e estudar os seguintes movimentos:

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol. Movimento de rotao da fresa caracol (hob): O motor 1 transmite potncia ao eixo 2, este atravs das engrenagens de ajuste 3 engrenagem cnica 4, eixo 5, engrenagem cnica 6, eixo vertical entalhado 8, engrenagem cnica 7, engrenagens cilndricas 9, parafuso sem fim e coroa 10 e finalmente a fresa caracol.

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol:Movimento de rotao da mesa, onde so fixados os blanques: Blanque e fresa atuam cinematicamente como coroa e parafuso sem fim. Sendo Z o nmero de dentes que se deseja obter no blanque e Z0 o nmero de entradas do parafuso (fresa caracol), e assim temos a relao de transmisso (i):

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol: Neste momento cabe salientar que a relao entre o nmero desejado de dentes do blanque e o nmero de entradas do hob, no podem ser divisveis entre si, sob o risco de errar a diviso dos dentes, ampliando a imperfeio do desenho dos dentes do blanque.

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol: Sendo a rotao do porta blanque dependente da rotao do porta fresa, a movimentao da primeira obtida a partir do eixo 5, atravs da engrenagem 11, sistema diferencial 12, coroa parafuso sem fim 26, engrenagens ajustveis 13, eixo 14 e parafuso sem fim 15 que engrena com uma coroa fixa ao porta blanque.

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol: Movimento de avano da fresa. Durante a usinagem a fresa vai descendo, forada pela descida do cabeote que a sustenta. O avano depende do nmero de rotaes do blanque, por isso o movimento tomado a partir do eixo 14, atravs do parafuso sem fim 15, engrenagens ajustveis 16, embreagem 17, rodas cnicas 18, parafuso sem fim 19 e coroa presa ao grande parafuso vertical 20, que finalmente comanda a descida do cabeote porta ferramenta.

Fabricao de EngrenagensMovimentos da mquina de fresar com fresa caracol: Movimento de avano transversal da fresa. Este movimento executado apenas no incio e no fim da usinagem, como ilustra a figura 10.10, tendo a direo do raio do blanque. Devido embreagem 17 os dois avanos se excluem mutuamente. Da embreagem 17 passas-se a engrenagem coroaparafuso sem fim 21, ao parafuso 22, que por sua vez move a mesa que suporta o blanque.

Fabricao de Engrenagens

Atualmente, as mquinas que trabalham na usinagem de rodas dentadas com fresa caracol tm o eixo de centragem dos blanques na posio vertical. Usinam normalmente dentes retos ou helicoidais. Costuma-se usinar diversos blanques simultaneamente para economia de tempos mortos.

Fabricao de Engrenagens Fresa Shapper ou Fellows: em trabalho