aprenda importar - guia abertura de empresas

Upload: henricorenda

Post on 07-Jul-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    1/31

    Aprenda Importar – Guia

    Abertura de empresas

    www.aprendaimportardachina.c

    om

    Introdução

    Abertura de Empresa

    1

    O tempo tem mostrado que a abertura de novos negócios, baseados nacriatividade e no dinamismo do cidadão brasileiro, é fundamental para odesenvolvimento do nosso País.No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucessode um empreendimento. Para encarar tão grande responsabilidade, o novoempresário precisa conhecer os aspectos e fases que envolvem a aberturade um negócio, as características e o tamanho do mercado no qualpretende atuar, a legislaão pertinente, os padr!es de qualidade", não menos importante, como obter o capital necessário para a instalaão

    e a operaão do empreendimento. "stes fatores, aliados # afinidade com aatividade a ser desenvolvida e # compet$ncia gerencial, são essenciais parao sucesso do negócio."ste material visa orientar o futuro empresário sobre os fatores quedeterminam o sucesso de um empreendimento, bem como sobre a rotinaburocrática para o registro da nova empresa.%isite o &"'()" de sua cidade para obter informa!es complementares queatendam as necessidades e interesses específicos para sua empresa.

    Perfil do Empreendedor

    O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo epesquisador, através do qual mantém constante busca por novos caminhose novas solu!es, sempre amparada na identificaão das necessidades daspessoas."ssa é a ess$ncia do empresário de sucesso* a busca de novos negócios eoportunidades e a preocupaão sempre presente com a melhoria doproduto. "nquanto a maior parte das pessoas tende a en+ergar apenasdificuldade e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar osucesso, a despeito das dificuldades.)presentamos, a seguir, algumas das qualidades que distinguem oempreendedor como líder e dono de seu destino*

      

    Disposição para Assumir Riscos:

    Nem todos t$m a mesma disposião para assumir riscos. O empreendedor,porefinião, tem de assumir riscos, e o seu sucesso está na sua capacidadede-onviver com eles e sobreviver a eles. Os riscos faem parte de qualquer)tividade, e é preciso aprender a administrá/los.

      

    Ter Iniciativa e Ser Independente:

    &ão características intimamente ligadas ao espírito empreendedor e que

    http://www.aprendaimportardachina.com/http://www.aprendaimportardachina.com/http://www.aprendaimportardachina.com/http://www.aprendaimportardachina.com/

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    2/31

    "nvolvem decis!es ousadas, como trocar a segurana do 0holerite0 pelo

    2

    risco de um negócio próprio, na busca de realiaão e independ$ncia. 1ogo,sem iniciativa não pode haver empreendimento e sem vontade epersist$ncia não se pode atingir o sucesso.

    Ser Líder e Saber omunicar!se:

    1iderar é saber conduir os esforos das pessoas sob nossa coordenaão emireão a um ob2etivo. 3m líder sabe redirecionar esforos, quandonecessário, conseguindo manter a motivaão de seus funcionários.(elacionamento interpessoal é a capacidade de e+por e ouvir idéias. 4 sabercomunicar/se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da "mpresa.

    Ser "r#ani$ado:

    ) organiaão é fator de sucesso para qualquer empreendimento. Não basta)penas possuir os melhores recursos, mas integrá/los de forma lógica e5armoniosa, faendo com que o resultado se2a maior do que a simples

    soma das partes.  

    Possuir on%ecimento do Ramo:

    "ste é um fator imprescindível para que se obtenha o sucesso em um"mpreendimento. "ste conhecimento pode ser adquirido pela própriae+peri$ncia do empreendedor, em informativos especialiados, em contatocom empreendedores do ramo, associa!es, sindicatos, etc.

      

    Ser Identificador de "portunidades:

    6dentificar e aproveitar oportunidades são fundamentais para quem dese2a

    ser"mpreendedor, e consiste em aproveitar todo e qualquer ense2o paraobservar negócios. O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansade pesquisar,na constante procura de novos caminhos, se2a no trabalho,nas compras, nas férias, lendo revistas, 2ornais ou vendo televisão. "le écurioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhorum empreendimento.

    Possuir Aptid&es Empresariais:

    4 o instinto, a habilidade natural que o empreendedor deve possuir para6dentificar uma oportunidade, aproveitá/la, montar um negócio e conduí/lo

    ao sucesso. 4 a mescla de todas as outras qualidades.

    Plane'e seu ne#(cio

    O plane2amento não evita riscos, mas a2uda a prevení/los e a enfrentá/loscom uma escolha segura de a direão a seguir e com a possibilidade defaer as corre!es de rumo que forem necessárias.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    3/31

    O Plano de Negócios serve para voc$ trabalhar e e+aminar suas idéias,

    3

    tornando mais claros e precisos os caminhos necessários. ) partir de agora,reflita sobre alguns pontos importantes*) que tipo de atividade voc$ pretende se dedicar 76nd8stria, -omércio ou7&ervios9:

    6magine que tipo de mercadorias irá fabricar ou vender ou que servios irãoPrestar.

    Para quem vai produir e vender essas mercadorias ou servio* qual vai sero seu ;ercado -onsumidor:

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    4/31

    como é a forma de circulaão de pedestres. "sses fatores aliados aos altosvalores do aluguel e1uvas cobradas acabam, muitas vees, por inviabiliar esses locais como

    4

    opão para implantaão de lo2as. 4 bom também perceber as mudanas naregião a curtas e médios praos. &abendo antecipá/las poderá economiarno custo das luvas pagas pelos Pontos -omerciais.

    Dicas para *uem +ai Analisar um Ponto:

    Dimens&es: "+* 1o2as de moda precisam de uma área raoável para vitrinee boa metragem para potencialiar o atendimento de clientes?Ener#ia: "+* -asa de fast/food e de assist$ncia técnica para produtoseletrAnicos devem evitar locais com sobrecarga de eletricidade. 4 sempreprudente consultar a companhia fornecedora de eletricidade sobre possíveisrestri!es?onservação: ;esmo num ponto e+celente, grandes reformas podempre2udicar a rentabilidade futura?onsumidor: O melhor ponto é aquele onde o p8blico/alvo está. "+emplos*lo2as de alimentaão em regi!es com grande n8mero de escritórios?lavanderias em bairros de classe média onde normalmente marido e mulhertrabalham fora?

    Procure Estar Atento ,s Transformaç&es

    3ma lo2a bem localiada, na maioria dos casos, é aquela que não temconcorrente direto nas pro+imidades e para qual e+iste uma clientela empotencial. "star localiado pró+imo a lo2as que não atendem completamentea clientela também pode ser uma boa opão, pois pode haver uma lacunaque a sua lo2a poderá preencher, completando o mi+ de produtos eservios, ou se2a, o con2unto de ofertas necessárias # clientela local.

    )ercado oncorrente

    Observe seu mercado concorrente através das mercadorias ou servios queele oferece* qualidade, preo, acabamento, qualidade no atendimento,facilidades de acesso, forma de arrumaão de produtos nas prateleiras,técnicas de vitrinismo, diferenciais, etc. "+perimente as mercadorias eservios de seus concorrentes e analise os pontos fortes e fracos* ve2a oque pode ser melhorado ou inovado.6dentifique se e+iste ainda uma fatia do mercado que não foi atendida ouque possa ser melhor atendida por voc$. Observem também quantos 2áestãooferecendo os mesmos servios e mercadorias. "stude os espaos onde

    voc$ pretende atuar. 1iste quantos são e de que porte. 1iste a partir deagora seus diferenciais em relaão a essa concorr$ncia.

    Decisão -uanto , forma 'urídica

    )presentamos a seguir, as formas 2urídicas mais comuns na constituião deuma ;icro ou Pequena "mpresa bem como comentários a respeito deempresas com participaão de capital estrangeiro, produtor rural eautAnomo.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    5/31

    .irma Individual

    4 aquela constituída por uma 8nica pessoa responsável ilimitada e

    individualmente pela "mpresa 7ou pelos seus atos9, onde o nome da firmaserá o do titular. "ste tipo de forma 2urídica se aplica a atividades deind8stria eBou comércio, sendo que o ativo e o passivo 7estoques,máquinas, contas a pagar,etc.9 podem ser transferidos a outra PessoaCurídica, porém a "mpresa em si, por ser firma individual, é intransferível.

    5

    -abe destacar, portanto, que a =irma 6ndividual não pode ser vendida nemadmite sócios.

    Sociedade omercial por *uotas de Responsabilidade Limitada/Ltda01

    Neste caso, a "mpresa será constituída por dois ou mais sócios, comatividade industrial eBou comercial, e a responsabilidade de cada um élimitada # importDncia do capital social, dividido em quotas e distribuídoproporcionalmente entre eles.

      

    Sociedade ivil /S2 Ltda014 a "mpresa constituída, obrigatoriamente por duas ou mais pessoas, tendopor ob2eto apenas a prestaão de servios. )s &ociedades -ivis, reguladaspelo -ódigo -ivil, não podem praticar atos de comércio.

    Sociedade ivil de Profissão Re#ulamentada

    )s &ociedades -ivis podem ser de profissão regulamentada, desde que,todos os sócios e+eram, através da empresa, atividades de profiss!eslegalmente regulamentadas. ) &ociedade pode ser constituída por sócioscom profiss!es diferentes, desde que cada um desempenhe as atividades

    próprias de sua profissão e que devem constar como ob2eto social daempresa.

    E3emplos:

    a9 ois médicos montam uma -línica ;édica &B- 1tda., desde que nãorealiem servios próprios de hospitais.

    b9 3m engenheiro se associa a um arquiteto e constituem uma &B- 1tda..)lgumas atividades estão e+cluídas deste regime fiscal, tais como associedades* de representaão comercial? de administradoras de bensmóveis e imóveis? prestadoras de servios de propaganda e publicidade?

    estabelecimentos de ensino, e hospitais.

    4este caso5 na esfera do 6overno .ederal temos:

    e acordo com a 1ei nE F.GHI, de JK.LJ.FM, a partir de 2aneiro deLFFK, as sociedades civis de prestaão de servios profissionais relativos aoe+ercício de profissão legalmente regulamentada passaram a ser tributadaspelo 6mposto de (enda de acordo com as normas aplicáveis #s demaispessoas 2urídicas, ficando e+tinto o regime especial de não incid$ncia do

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    6/31

    6

    6(PC previsto para elas no decreto/lei de nE J.HFKBK. Passaram a contribuirtambém, para a seguridade social / -O=6N& / com base na receita bruta daprestaão de servios auferida a partir do m$s de abril de LFFK.

      

    Sociedade ivil de 7ni profissionais

    ) Prefeitura do ;unicípio de &ão Paulo também concedeu benefícios #s&ociedades -ivis de Profiss!es (egulamentadas, uni profissionais, ou se2a,quando dois ou mais sócios e+ercem a mesma atividade em profiss!eslegalmente regulamentadas. O ecreto NE JJ.GKI de L de 2ulho de LFFM,. 6, 6nc. 6 a %666 e artigos JJ e JG, determina quais os profissionais quepodem constituir uma &ociedade 3ni profissional. "+emplos* a9 ois oumais engenheiros constituem uma empresa de prestaão de servios deengenharia? b9 ois ou mais advogados constituem uma empresa prestaãode servios na área de advocacia. Nestes casos, o 6&& é recolhidoanualmente com base na quantidade de 3=6( determinada pela Prefeitura,multiplicado pelo n8mero de profissionais habilitados, sócios, empregadosou não, que prestem servios em nome da sociedade 7)rtigos JJ e JG, ,JE9. "+emplo* LMM,FGHM 3=6( + J sócios. Obs*esde ILBILBFM a 3=; foie+tinta e substituída pela 3=6( 71ei LL.FMIBF9 "ste tipo de empresa estádispensada da emissão de notas fiscais e da escrituraão dos livros fiscaisde Prefeitura, emitindo somente recibos.

      

    Empresa 8inacional no )ER"S7L

    O tratado de "mpresas 'inacionais estabelecido entre 'rasil e )rgentina,promulgado através do ecreto/1ei NE MLF de JF de 2ulho de LFFJ, permitea criaão de empresas com ob2etivo de e+plorar qualquer atividadeeconAmica autoriada pela legislaão do país de sua sede, ressalvadas aslimita!es estabelecidas por disposião constitucional . )s empresas'inacionais terão sede, necessariamente, na (ep8blica =ederativa do 'rasil

    ou na (ep8blica )rgentina, e adotarão uma das formas 2urídicas admitidaspela legislaão do país escolhido para a &ede &ocial, devendo agregar # suadenominaão ou raão &ocial as palavras 0"mpresa 'inacional 'rasileiro/)rgentina0 ou as iniciais 0".'.'.).0 ou 0".'.).'.0. )s "mpresas 'inacionaiscom sede em um dos dois países poderão estabelecer, no outro, filiais,sucursais ou subsidiárias, obedecendo #s respectivas legisla!es nacionaisquanto ao ob2eto, forma e registro.

      9

    Empresas com Participação de apital Estran#eiro

    ) pessoa física ou 2urídica estrangeira que pretenda constituir uma novaempresa no 'rasil ou participar de empresa e+istente deve atender a

    legislaão específica em cada caso. Nestes casos, recomendamos dirigir/se#s unidades do 'alcão &"'()"/&P e+istentes na capital e aos escritóriosregionais distribuídos pelo "stado de &ão Paulo.

      9

    Produtor Rural

    O Produtor (ural que e+plore o imóvel com cria!es 7rãs, pei+es, minhocas,7escargots, camarão, etc.9 ou cultivos 7fei2ão, frutas, cogumelos, milho,so2a,

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    7/31

    7hortalias, flores, etc.9 não precisa abrir uma empresa, bastando

    7

    providenciar um registro como Produtor (ural no Posto =iscal da &ecretariada =aenda que 2urisdiciona o seu estabelecimento rural. ) própria&ecretaria da =aenda deveráser consultada quanto ao fornecimento do talão de Notas =iscais doProdutor,cu2a emissão é obrigatória na circulaão de mercadorias. -abe

    lembrar que, quando o Produtor (ural passa a transformar um produto emum produto manufaturado 7agro/ind8stria9, há a necessidade de se abriruma empresa.

      

    Autnomo

    O registro de autAnomo para prestaão de servios pessoais, ambulantes,bancas de 2ornal e uma série de outras atividades da mesma naturea,poderá ser feito na Prefeitura do ;unicípio onde reside o interessado. OautAnomo prestará servio como Pessoa =ísica, podendo emitir recibopróprio de profissional autAnomo ou nota fiscal tributada, caso a Prefeiturado ;unicípio autorie, e estará su2eito ao 6mposto &obre &ervios 76&&9 eao recolhimento previdenciário para o 6N&& através de carn$.

    En-uadramento como )icroempresa

    Para se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte épreciso, antes de tudo, que se cumpram as e+ig$ncias da 1ei nE F.HLK deI.LJ.FM, quanto # atividade a ser desenvolvida e ao limite de faturamentoestabelecido. "sta 1ei estabelece que*

    )icroempresa ! A Receita 8ruta Anual não pode ultrapassar R;

    0>>> /cento e vinte mil1 reais0

    Empresa de Pe-ueno Porte ! A Receita 8ruta anual não pode

    ultrapassar ?=>0>>> /setecentos e vinte mil1 reais0

    No ano de abertura da empresa deve/se considerar a (eceita 'rutaproporcional aos meses de faturamento.

    ) ;icroempresa não poderá e+ercer as seguintes atividades*

    constituída sob a forma de sociedade por a!es?

    cu2a atividade se2a banco comercial, banco de investimentos, banco dedesenvolvimento, cai+a econAmica, sociedade de crédito imobiliário,

    sociedade corretora de títulos e valores imobiliários, empresa de segurosprivados e de capitaliaão e entidade de previd$ncia privada aberta?

    que se dedique # compra e # venda, ao loteamento, # incorporaão ou #construão de imóveis?

    que tenha sócio estrangeiro residente no e+terior?constituída sob qualquer forma, de cu2o capital participe entidade daadministraão p8blica, direta ou indireta, federal, estadual e municipal?

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    8/31

    que se2a filial, sucursal, ag$ncia ou representaão, no país, de pessoa 2urídica com sede no e+terior? Q cu2o titular ou sócio participe com mais deLIR 7de por cento9 do capital de outra empresa, desde de que a receitabruta global ultrapasse o limite tratado no item acima?

    de cu2o capital participe, como sócio, outra pessoa 2urídica?cu2a receita decorrente da venda de bens importados se2a superior a IR7cinqSenta por cento9 de sua receita bruta total?

    77que realie opera!es relativas #* a9 importaão de produtosestrangeiros? b9locaão ou administraão de imóveis? c9 armaenamento e depósito de

    8

    produtos de terceiros? d9 propaganda e publicidade, e+cluídos os veículos decomunicaão? e9 factoring? f9 prestaão de servios de vigilDncia, limpea,conservaão e locaão de mão de obra?

    que preste servios profissionais de corretor, representante comercial,despachante, ator, empresário, diretor ou produtor de espetáculos, cantor,m8sico, danarino, médico, dentista, enfermeiro, veterinário, engenheiro,arquiteto, físico, químico, economista, contador, auditor, consultor,estatístico, administrador, programador, analista de sistemas, advogado,psicólogo, professor, 2ornalista, publicitário, fisicultor, ou assemelhados, ede qualquer outra profissão cu2o e+ercício dependa de habilitaãoprofissional legalmente e+igida?

    que participe do capital de outra pessoa 2urídica, ressalvados osinvestimentos provenientes de incentivos fiscais efetuados até JK.LL.G,quando se tratar de microempresa, ou até I.LL.FM, quando se tratar deempresa de pequeno porte?

    que tenha débito inscrito em ívida )tiva da 3nião ou do 6nstituto Nacionaldo &eguro &ocial 76N&&9, cu2a e+igibilidade não este2a suspensa?

    cu2o titular, ou sócio com participaão em seu capital superior a LIR 7depor cento9, este2a inscrito em ívida )tiva da 3nião ou do 6nstituto Nacionaldo &eguro &ocial 76N&&9, cu2a e+igibilidade não este2a suspensa?

    que se2a resultante de cisão ou qualquer outra forma de desmembramentoda pessoa 2urídica, salvo em relaão aos eventos ocorridos antes deIM.IL.FM?

    cu2o titular, ou sócio com participaão em seu capital superior a LIR 7depor cento9, adquira bens ou realie gastos em valor incompatível com osrendimentos por ele declarados.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    9/31

    Tributação federal

    )ntes da formaliaão da empresa, assunto que será discutido nos pró+imoscapítulos, o empreendedor deve preparar o seu Plano de Negócios,contendo a maior quantidade possívelde dados, tais como* naturea do negócio, ob2etivo, habilidades

    necessárias, localiaão, mercado, previsão de vendas e pro2eão dasnecessidades de capital de giro.

    entro deste enfoque, um dos itens a ser considerado são os tributos queincidem sobre as empresas de modo geral, e que poderão variar de acordocom enquadramento como ;icroempresa ou Pequena "mpresa.

    Apresentamos5 a se#uir5 a relação destes tributos:

    Imposto de Renda de Pessoa @urídica /IRP@1

    O recolhimento é obrigatório, através de uma das formas apresentadasabai+o*1ucro Presumido* )líquota de LR 7quine por cento9 sobre a base decálculo. O recolhimento é trimestral.

    1ucro (eal* )líquota de LR 7quine por cento9 sobre o lucro líquidoapurado com um adicional de LIR para o que e+ceder o valor de (TJI.III,II, multiplicado pelo n8mero de meses do período. ) apuraão étrimestral ou anual.

    PIS

    I,MR da receita bruta 7recolhimento mensal9 através de )(=, códigoH.

    ".I4S

    HR do faturamento bruto 7recolhimento mensal9 através de )(=, códigoJLKJ.

    ontribuição Social

    I,FMR da receita bruta 7recolhimento mensal9, através de )(= códigoJHKJ, no caso de ser ;icroempresa, e código JGG para Pequena "mpresaoptante do regime de 1ucro Presumido, ou R 7oito por cento9 do lucroapurado 7recolhimento mensal9, através de )(=, códigoJHKJ, no caso de1ucro (eal.

    Imposto sobre Produtos Industriali$ados /IPI1

    %erificar na (eceita =ederal a alíquota correspondente ao produto

    7recolhimento decendial9,através de )(=, código LIFK 7e+ceto* fumo, bebidas e automóveis9. Nocaso de ;icroempresa e "mpresas de Pequeno Porte 7"PP9 o recolhimento émensal.

    Imposto sobre Importação /II1

    %erificar na (eceita =ederal a alíquota correspondente # mercadoriaclassificada conforme a N'; 7Nomenclatura 'rasileira de ;ercadorias9.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    10/31

    I4SS /Instituto 4acional de Se#uridade Social1"mpregador 7os sócios ou titular9*

    Obrigatoriedade de recolhimento mensal através de carn$ 7>uia de(ecolhimento do7-ontribuinte 6ndividual / >(-69, conforme tabela do 6N&&, normalmente

    publicada em 2ornais.Empresa:

    (ecolhe a contribuião através da >(P& 7>uia de (ecolhimento da

    1!

    Previd$ncia &ocial9, alíquota de JIR sobre salários, pró/labore dos sócios epagamento a autAnomos.

    a9 JIR sobre a remuneraão bruta paga a empregados?

    b9 LR sobre a remuneraão paga a empresários 7Pró/1abore9 eautAnomos?

    c9 @a+a correspondente ao &eguro de )cidentes de @rabalho, variável 7LR aHR9 conforme a atividade da empresa e grau de risco do trabalho definidopela Ordem de &ervio 6N&&B)= nE KBFJ/&)@, sobre a remuneraão brutapaga aos empregados?

    d9 @erceiros* @a+a variável conforme o código =P)& 7=undo de Previd$ncia e)ssist$ncia &ocial9 relativo # atividade da empresa, incidente sobre aremuneraão paga aos empregados.

    -ontribui!es a terceiros para as empresas que possuem empregados*a alíquota varia de acordo com a atividade da empresa.

    "utros tributos:

    ontribuição Sindical

    Empre#ados e Trabal%adores Avulsos:

    O recolhimento será efetuado no m$s de abril de cada ano 7-1@, art. H9.@rabalhadores )utAnomos e Profissionais 1iberais*O recolhimento será efetuado no m$s de fevereiro de cada ano 7-1@, art.H9.

    Patronal:

    Normalmente deve ser recolhida até o 8ltimo dia 8til do m$s de 2aneiro decada ano. (ecomendamos, porém, a consulta ao respectivo sindicatoporque pode haver varia!es 7-=, art. E, inc. 6% e -1@ art. K e KF9.Obs.* )s -ontribui!es -onfederativa e )ssistencial são obrigatórias apenaspara os filiados ao sindicato 7-=, art. E, inc. 6%9.

    IRR. /Imposto de Renda Retido na .onte1

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    11/31

    )s ;icroempresas e as Pequenas "mpresas estão obrigadas a reter e

    11

    recolher o 6((= nos casos de pagamentos efetuados a pessoas físicas taiscomo empregados, autAnomos ou remuneraão dos sócios? a pessoas

     2urídicas pela prestaão de servios, comiss!es e corretagens. Orecolhimento deve ser feito semanalmente através de )(=. -onsultar ocódigo correspondente a cada caso. No caso de Pessoa =ísica deverá ser

    aplicada a tabela progressiva vigente no m$s de pagamento, normalmentepublicada nos 2ornais. Para pagamentos a Pessoa Curídica considerar asseguintes alíquotas*

    a9 LR no caso de prestaão de servios de limpea e conservaão deimóveis, e+cetoreformas? segurana e vigilDncia? locaão de mão/de/obra*

    b9 L,R no caso de servios profissionais? comiss!es? corretagens? serviosde propaganda e publicidade e remuneraão decorrente de contratos defranquia. "+cepcionalmente, nos casos de empresas que prestem serviosde vendas de passagem, e+curs!es ou viagens, e também ag$ncias depropaganda e publicidade, o recolhimento, a alíquota de L,R, deve serrealiado pela própria pessoa 2urídica beneficiária dos rendimentos.

    .6TS /.undo de 6arantia por Tempo de Serviço1

    )s Pequenas e ;icroempresas estão obrigadas ao recolhimento dosdepósitos para o =>@&. Para tanto, deverá ser utiliada a >uia de(ecolhimento do =>@& 7>("9, criada para substituir a (elaão de"mpregados 7("9, a (elaão de @rabalhadores )vulsos 7(@)9 e a >uia de(ecolhimento 7>(9. ) >(" poderá pré/emitida pela -"= ou apresentada soba forma de disquete para computador ou, ainda, adquirida no comércio.everá ser 3tiliada paracadastramento de novas empresas, recolhimento de depósito em atraso e

    para os recolhimentos normais do =>@&.

    Tributação estadual

    Para os "stados que não aderiram ao &imples.I)S /Imposto sobre irculação de )ercadorias e Sobre Prestaç&esde Serviços de Transporte Interestadual5 Intermunicipal e deomunicação1 ! )líquotas de KR a JR conforme artigo G do (6-;&7(egulamento do 6-;&9? (ecolhimento mensal. "m caso de d8vida,consultar o posto fiscal da &ecretaria da =aenda.

    Tributação municipal

    @ributos em municípios que não aderiram ao &imples*ISS /Imposto Sobre Serviços1

    ) empresa prestadora de servios, deve informar/se na Prefeitura do;unicípio onde estiver localiada sua sede sobre a alíquota do 6&&correspondente # sua atividade. ) alíquota do 6&& pode variar de LR a LJRe o recolhimento é mensal.

    TLI. /Ta3a de Locali$ação5 Instalação e .uncionamento1

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    12/31

    12

    %erificar 2unto # Prefeitura o valor da ta+a, que varia conforme a atividade.O recolhimento é anual.

    Tributos .ederais das empresas optantes pelo Simples

    Por meio do &imples 7&istema 6ntegrado de Pagamento de 6mpostos e-ontribui!es =ederais das ;icroempresas e "mpresas de Pequeno Porte /leis F.HLK de I de deembro de LFFM e lei F.KHJ de LL de deembro deLFF9 , que é a forma unificada de pagamento de vários impostos econtribui!es federais, as microempresas e as empresas de pequeno portepassarão a pagar vários impostos e contribui!es federais uma 8nica ve, eem uma 8nica data. O valor a ser pago no &imples é calculado pelofaturamento mensal de acordo com a tabela aplicada sobre a receita bruta.omBrcio

    Tributos .ederais substituídos pelo Simples

    ) inscrião no &imples implica o pagamento mensal unificado dos seguintesimpostos e contribui!es*

    6mposto de (enda das pessoas 2urídicas 76(PC9?

    -ontribuião social sobre lucro líquido 7-&119?

    -ontribuião para o financiamento da seguridade social 7-O=6N&9?

    -ontribuião para P6&BP)&"P?

    -ontribuião da empresa sobre a folha de salários, pró/labore,trabalhadores avulsos e autAnomos, para seguridade social 76N&&9,inclusive as contribui!es para terceiros 7&"&6, &"N)6, &"&-, &"N)-,&"'()", salário educaão, etc.9?

    6mposto sobre produtos industrialiados 7no caso das empresas su2eitas aeste imposto9.

    "bs: O &imples não substituirá a cobrana dos demais impostos oucontribui!es devidos na qualidade de contribuinte ou responsável, emrelaão aos quais será observada a legislaão aplicável as demais pessoas

     2urídicas.Inscrição no Simples

    ) inscrião no &imples se dará por opão do contribuinte e medianterequerimento de alteraão cadastral no -adastro >eral do -ontribuinte do;inistério da =aenda 7->-B;=9. )o requerer a inscrião, a empresa deveráinformar a categoria em que quer se inscrever 7microempresa ou7empresa de pequeno porte9, e se é contribuinte do 6P6, 6-;&, 6&&.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    13/31

    Recol%imento

    13

    O &imples é pago por meio do )(= &imples no LIE 7décimo9 dia do m$ssubseqSente # receita auferida.

    "bri#aç&es

    )s empresas inscritas no &imples =ederal devem apresentar eclaraão

    &implificada )nual até o 8ltimo dia do m$s de maio e manter livro cai+a7com dados financeiros, inclusive a bancária9 e livro de registro doinventário.

    Tributos Estaduais e )unicipais /I)S e ISS1

    ) lei abre a possibilidade de que os estados e municípios venham a aderirao &imples. "sta adesão depende da decisão de cada estado e município,pois a -onstituião =ederal proíbe a mudana de impostos estaduais emunicipais através de uma lei federal 7e+ceto em alguns casos específicos9.) adesão de um estado não acarreta automaticamente a de seusmunicípios, e vice/versa. Nos estados que aderirem, O &imples substituirátambém o imposto sobre a circulaão de mercadorias 76-;&9. Nosmunicípios que aderirem, o &imples substituirá também o imposto sobreservios 76&&9.

    Simples em São Paulo

    4o Estado

    O governo do "stado de &ão Paulo instituiu o sistema de imposto 8nico paramicroempresas e empresas de pequeno porte pela lei estadual LI.IM, deLF de novembro de LFF. -onfira como fica a ta+aão de 6-;& para quemaderir ao sistema*

    Receita bruta Alí-uota:

    )té (T H.KII,II 6sento

    e (T H.KII,IL a (T LJI.III,II LR

    e (T LJI.III,IL a (T KJI.III,II J,R

    O recolhimento do imposto é feito por meio do >are estadual e deve serfeito até o dia JL do m$s subseqSente # apuraão da receita. ) adesão ao&imples paulista está vedada a empresas que não efetuem opera!ese+clusivamente ao consumidor final, sociedade com pessoas 2urídicas,empresas com sócio participante do capital de outra empresa, empresas

    quem possuam filial, que efetuem opera!es de importa!es ou que atuemem transporte de qualquer naturea.)s empresas que aderirem ao &imples paulista devem manter livros fiscais7registro de entradas, registro de saídas, registro de inventário, registro deutiliaão de documentos fiscais9 e elaborar eclaraão )nual de6nforma!es e )puraão 7até o 8ltimo dia 8til do m$s de7maro9.

    4o )unicípio

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    14/31

    14

    ;icroempresas enquadradas nos critérios da lei do &imples =ederal tambémpodem se beneficiar do sistema &imples instituído pela prefeitura domunicípio de &ão Paulo. -onfira como fica a ta+aão de 6&& paramicroempresas com faturamento de até (T LJI.III*

    Tipo de empresa Alí-uota:

    -omércio com servios I,R

    6nd8stria com servios I,R

    &ervios L,IRObs* Não se beneficiam do conv$nio municipal paulistano as empresas depequeno porte, cu2a alíquota de 6&& pode variarentre JR e LIR.

    )s empresas paulistanas contribuintes do 6&& devem acrescentar arespectiva alíquota # tabelado &imples federal, recolhendo o imposto de forma unificada através do)(= &imples.

    +erificaç&es obri#at(rias Anteriores , abertura da empresa

    Cabite!se ou ertidão de Re#istro*

    %erificar se o imóvel está regulariado 7Prefeitura ou

    7)dministraão (egional no caso da -apital paulista9?

    Lei de oneamento: (eferente # localiaão do imóvel em funão do uso7Prefeitura )dministraão (egional no caso da -apital paulista9?

    +i#ilncia SanitFria do )unicípio:

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    15/31

    Re-uerimento para alvarF de funcionamento de estabelecimentorelacionado # &a8de, visado pelo órgão competente 7;unicipal eBou"stadual9, JE via 7portaria cat. nE K de L.IM.FH e cat.7nE MH de LH.IF.FG9?

    Documentação

    Empresa )ercantil +erificar:

    15

    Na prefeitura regional se o imóvel possui certidão de registro ou habite/se?

    1ei de Uoneamento e e+ig$ncias para obtenão de alvará de funcionamentoe vigilDncia sanitária 7quando ind8stria eBou comércio de produtosalimentícios.

    -onselhos (egionais, quando a atividade o e+igir?

    &ecretaria "stadual da &a8de V para ind8stria eBou comércio de alimentos?ETES8

    Documentos:

    cópias autenticadas do -6- e (> de cada um dos sócios?

    cópias autenticadas do 6P@3 da sede da empresa, frente e verso, do anovigente?

    -omprovante de resid$ncia de cada um dos sócios ou do titular 7duascópias autenticadas9. "* contas de água, lu, gás ou telefone do m$santerior ou e+trato bancário ou de cartão de crédito, acompanhado dadeclaraão de resid$ncia com firma reconhecida?

    3ma cópia autenticada do contrato de locaão do imóvel registrado emcartório.

    eve/se observar se o nome no 6P@3 é o mesmo do contrato de locaão. &ehouver diferena, providenciar cópia autenticada com firma reconhecida daescritura ou do contrato de compra e venda do imóvel. Obs.* quando setratar de herdeiros, apresentar cópia autenticada do formal de partilha emque constem os nomes dos mesmos. No caso de o empresário ser oproprietário do imóvel providenciar declaraão com firma reconhecida

    cedendo # área total ou parcial para sede da empresa.

    eclaraão do "mpresário @itular, com croqui no verso identificando a partecedida pelo proprietário para instalaão da microempresa quando esta selocaliar em resid$ncia, porém, com entradas independentes.

    eclaraão do 6mposto de (enda dos 8ltimos cinco anos. -aso a pessoa nãoa tenha feito, apresentar declaraão com firma reconhecida.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    16/31

    Empresa Prestadora de Serviços +erificar:  

    16

    Na prefeitura regional se o imóvel possui certidão de registro ou habite/se

    Na prefeitura regional quais as e+ig$ncias quanto # localiaão 7lei de7oneamento9 e e+ig$ncias para obtenão do alvará de funcionamento

    -onselhos (egionais, quando a atividade o e+igir.

    ocumentos -6- e (> dos sócios* H cópias autenticadas?

    6P@3 da sede da empresa* J cópias autenticadas?

    -omprovante de resid$ncia de cada um dos sócios* contas de água, lu, gásou telefone do m$s anterior* J cópias autenticadas 7"+s.* conta de lu outelefone do m$s anterior ou e+trato bancário ou de cartão de créditoacompanhado de declaraão de resid$ncia com firma reconhecida.

    eclaraão do 6mposto de (enda Pessoa =ísica dos 8ltimos cinco anos. -asoa pessoa não a tenha feito, apresentar declaraão com firma reconhecida.

    Procedimentos para abertura da empresa

    O processo de constituião de uma empresa, em linhas gerais, é id$nticoem todo tipo de atividade, diferenciando/se somente quanto #s categoriasde sociedades e+istentes. 3ma sociedade constituída com o ob2etivo socialde prestaão de servios, terá o seu contrato social registrado no -artóriode (egistro -ivil de Pessoas Curídicas, enquanto uma sociedademercantil, constituída com o ob2etivo de e+ercer atividades comerciais ou

    industriais, ou comércio e ind8stria, terá o seu contrato social registrado naCunta -omercial e poderá ser constituída também, como =irma 6ndividual.

    7ma empresa poderF ser constituída como:

    &ociedade -ivil?

    &ociedade ;ercantil?

    =irma 6ndividual.

    Primeiras providHncias a serem tomadas:

    %erificar a legaliaão do imóvel e pagamento do 6P@3?

    &e o imóvel for alugado, providenciar o contrato de locaão devidamenteregistrado no (egistro de @ítulos e ocumentos?

    %erificar 2unto a )dministraão (egional da Prefeitura, se é permitido, nolocal escolhido para sede, o e+ercício da atividade pretendida?

    =otocópia autenticada do (> dos &ócios?

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    17/31

    =otocópia autenticada do -P= dos &ócios?

    =otocópia autenticada do comprovante de endereo dos &ócios?-omprovante de entrega das 7cinco9 8ltimas eclara!es do 6(P= dos

    17

    &ócios.&e eles não eram obrigados # apresentaão da declaraão do 6(P=,

    deverão elaborar uma eclaraão de 6senão, com firma reconhecida.onstituição de uma Sociedade ivil:

    ) &ociedade -ivil é constituída com o ob2etivo social de prestaão deservios e deve ser composta de no mínimo J 7dois9 sócios. O seu registro éfeito no -artório de (egistro -ivil de Pessoas Curídicas e deverá seguir osseguintes passos*

    efinir a raão social e solicitar busca de nome nos -artórios de (egistro-ivil de Pessoa Curídica 7no município de &ão Paulo são de9. "leito o-artório, ele providenciará a busca em todos os demais. Para esta busca écobrada uma ta+a.

    "laborar o -ontrato &ocial em G 7quatro9 vias. @odas as folhas deverão serrubricadas e a ultima folha deverá ser assinada pelos sócios e testemunhase vista da por um advogado. @odas as assinaturas deverão serreconhecidas. dos &ócios?

    =otocópia autenticada do -P= dos &ócios?

    =otocópia autenticada do comprovante de endereo dos &ócios?Pagamento de @a+a de (egistro. O valor desta ta+a é proporcional ao-apital da empresa.

    )pós 7cinco9 dias, apro+imadamente, as vias do contrato serão devolvidase deverão ser encaminhadas ao Posto da (eceita =ederal ao qual a&ociedade for subordinada.

    ocumentos "+igidos pela (eceita =ederal, para a 6nscrião no

    -adastro Nacional da Pessoa Curídica / -NPC *

    ocumento 'ásico de "ntrada do -NPC, em duas vias, assinado pelo(epresentante 1egal, com firma reconhecida?

    -ontrato &ocial registrado, original e fotocópia?

    =otocópia autenticada do -P= e (> dos sócios?

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    18/31

    Preenchimento da =icha -adastral da Pessoa Curídica, uia de ados -adastrais 7>-9 em J7duas9 vias para obtenão do -.-.;?

    Original e fotocópia do -NPC?

    Original e fotocópia do contrato social registrado em cartório?

    =otocópia autenticada do -P= e (> dos sócios?

    =otocópia autenticada do 6P@3 da sede?

    =otocópia autenticada do contrato de locaão do imóvel sede, registrado emcartório?

    1ivros =iscais modelos L e K.Cunto com a liberaão do -.-.;., será entregue a >uia para o pagamentoda @a+a de =iscaliaão de 1ocaliaão, 6nstalaão e =uncionamento 7@16=9.e posse dessa documentaão, deverá ser providenciado o )lvará de=uncionamento na )dministraão (egional.) pessoa física caracteriada como profissional liberal ou autAnomo quepreste servios individualmente necessita apenas de registro na Prefeiturado ;unicípio em que irá e+ercer suas atividades.

    onstituição de uma Sociedade )ercantil:

    &ociedade ;ercantil é aquela constituída por duas ou mais pessoas, cu2aatividade poderá ser industrial ou comercial, ou comércio e ind8stria.

    " seu re#istro B feito na @unta omercial e deverF se#uir osse#uintes passos:

    3ma ve escolhido o tipo de empresa, o pró+imo passo consiste em

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    19/31

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    20/31

    =otocópia autenticada do 6P@3 da sede?

    O pedido de inscrião será deferido, quando não constar nos registros do-NPC,qualquer pend$ncia em relaão aos sócios da pessoa 2urídica.-onstatada a ine+ist$ncia de pend$ncias, será concedido o -omprovanteProvisório de 6nscrião no -NPC, com validade de MI 7sessenta9 dias.

    Inscrição na Secretaria da .a$enda:

    2!

    ) inscrião na &ecretaria da =aenda é necessária ao contribuinte do 6-;& edeve ser feita no Posto =iscal da Curisdião do estabelecimento. &erãosolicitados os seguintes documentos*

    eclaraão -adastral 7"-)9 em vias?

    eclaraão para -odificaão de )tividade "conAmica 7"-)"9?

    =olha de codificaão que acompanha a "-)"?

    1ivro ;odelo M?

    Original e =otocopia autenticada do -ontrato &ocial registrado na C3-"&P?

    Original e =otocopia do -NPC?

    =otocópia autenticada do (> e -P= dos sócios?

    =otocópia autenticada do comprovante de resid$ncia dos sócios?

    =otocópia autenticada do 6P@3 da sede, ou contrato de locaão do imóveldevidamente registrado em cartório?

    )lvará da %igilDncia &anitária? quando a atividade for de comercio vare2istade produtos alimentícios?

    1icena da -"@"&', quando se tratar de ind8stria?Pagamento da ta+a de inscrião / >)("/(, código LMK/H* (T LG,IG.

    Inscrição na Prefeitura:

    ) empresa deverá providenciar sua inscrião na Prefeitura entregando osseguintes documentos 7solicitaão da Prefeitura do ;unicípio de &ão Paulo?em outros municípios, consultar a Prefeitura local9*

    >uia de ados -adastrais 7>-9, em J7duas9 vias, para obtenão do -.-.;?

    Original e fotocópia do -NPC?

    Original e fotocópia do contrato social registrado em cartório?

    =otocópia autenticada do -P= e (> dos sócios?

    =otocópia autenticada do 6P@3 da sede?

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    21/31

    21

    =otocópia autenticada do contrato de locaão do imóvel sede, registrado emcartório?

    1ivros =iscais modelos L e K?Cunto com a liberaão do -.-.;., será entregue a >uia para o pagamento

    da @a+a de =iscaliaão de 1ocaliaão, 6nstalaão e =uncionamento 7@16=9.e posse dessa documentaão deverá ser providenciado o )lvará de=uncionamento na )dministraão (egional.

    onstituição de firma individual:

    O interessado em obter personalidade 2urídica como firma individual deveráseguir os mesmos passos relacionados no processo de constituião de umasociedade comercial, ressaltando/se as seguintes diferenas*

    Não será elaborado um contrato social, e sim deverá ser entregue em G viasa eclaraão de =irma 6ndividual?

    O requerimento padrão 7capa da C3-"&P9 deverá ser o apropriado para aconstituião de uma firma individual. "stas são as 8nicas diferenas. Osdemais passos são id$nticos.

    Licença de funcionamento:

    -onforme disposi!es legais vigentes, nenhum imóvel poderá ser ocupadoou utiliado para instalaão e funcionamento de atividades comerciais,industriais, de prestaão de servios e similares, sem prévia licena defuncionamento, e+pedida pela Prefeitura.

    isp!e o art. LE Parágrafo Wnico da 1ei LKBF* 0) e+pedião da 1icena aque se refere este artigo ficará condicionada ao atendimento, por parte domunícipe, # legislaão pertinente em vigor e, em especial, #snormas de parcelamento, uso e ocupaão do solo, de segurana, higiene esossego ao p8blico, de proteão # criana, adolescentes, idosos eportadores de defici$ncia e de proibião # prática do registro ou qualquerdiscriminaão atentatória aos direitos e garantias fundamentais.0) e+pedião do )uto de 1icena e =uncionamento será realiada medianteapresentaão de uma declaraão de que o estabelecimento está de acordocom o documento de regularidade apresentado e que se encontra emcondião de higiene e habitubilidade. 'em como serão ane+ados*

    L. O 6P@3 do imóvel 7

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    22/31

    . Outros documentos eventualmente necessários*

    )provaão da "ngenharia &anitária?

    -"@"&' / 1icena de =uncionamento?

    -orpo de 'ombeiros / visto atualiado?

    )%& / )uto de %erificaão de &egurana?

    )lvará de 6nstalaão de @anques e 'ombas?

    -6- e (> dos sócios gerentes.

    ProvidHncias e re#istros obri#at(rios:

    Prefeitura ou Administração Re#ional

    )lvará de funcionamento eBou de %igilDncia &anitária 7

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    23/31

    23

    colocados e+ternamente9, sendo portanto recomendável a consulta 2unto aPrefeitura local. No caso do ;unicípio de &ão Paulo, é obrigatório opagamento para cadastramento de an8ncios 7-))N9 conforme ecreto NEHL.GLK de de abril de LFFJ.

    Re#istro no I4SS:

    Empresa:

    )s firmas registradas na Cunta -omercial ou no -artório, devem procurar aag$ncia do 6N&& na sua 2urisdião com os seguintes documentos*

    -ertificado de ;atrícula* J 7duas9 vias, adquirido em papelarias?

    ->- 7original e Xero+9?

    -ontrato &ocial 7original e Xero+9?

    -arimbo do ->-.

    S(cios:

    ) inscrião dos sócios, através de formulário no 6N&&, deverá ser feita nasag$ncias dos -orreios ou nos postos do 6N&&. O carn$ é adquirido empapelarias.(egistro no &indicato Patronal* )s empresas devem recolher a -ontribuião&indical Patronal na ocasião do registro da abertura de empresa eposteriormente proceder ao recolhimento obrigatório anual conforme data aser consultada no respectivo sindicato. ) base de cáculo da -ontribuião é ovalor do -apital &ocial registrado na Cunta -omercial do "stado de &ãoPaulo ou no -artório de (egistro -ivil de Pessoas Curídicas.

    Para saber em qual &indicato deve ser feito o registro consultar, consulte oepartamento de "nquadramento &indical da =6"&P* 7ILL9 JJ/GGJ7ind8strias9 ou o epartamento de "nquadramento &indical da =-"&P*7ILL9 JG/JLLL ramal LJHL 7atividades comerciais ou prestaão deservios9. "m caso de d8vida consulte o 'alcão &"'()"/&P mais pró+imo.

    Impressão de 4otas .iscais:

    ) autoriaão para emitir Notas =iscais é concedida pelo Posto =iscal da&ecretaria da =aenda de sua 2urisdião 7-omércio e 6nd8stria9 ou pelaPrefeitura no caso de "mpresas de &ervios. ;esmo isenta do 6-;& ou do

    6&&, a ;icroempresa terá de emitir Notas =iscais conforme suasnecessidades.

    Normalmente, a própria gráfica contratada pelo empresário, providencia aautoriaão. )pós a impressão de documentos fiscais, a gráfica devefornecer sua Nota =iscal referente # impressão e o original do formuláriocontendo a autoriaão do Yrgão P8blico correspondente* &ecretaria da=aenda ou Prefeitura.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    24/31

    Re#istro no onsel%o Re#ional:

    Nos casos em que se fier obrigatório o registro da empresa no -onselho(egional, o empresário deverá providenciá/lo, verificando as e+ig$ncias

    pertinentes.ETES8:

    )s empresas 6ndustriais ou que manipulem produtos que possam causardanos ao ;eio )mbiente deverão obter, 2unto a -"@"&', a 1icena de6nstalaão e =uncionamento e obedecer #s determina!es da &ecretaria"stadual do ;eio )mbiente e da Prefeitura do ;unicípio 71ei NE FFK deHL.I.KM e ecreto NE .GM de I.IF.KM9.

    24

    Os empreendimentos enquadrados como ;icroempresa de acordo com a 1eiNE K.JMBG, estão isentos da 1icena da -"@"&', devendo, porém, solicitaro -ertificado de ispensa 2unto ao órgão. 7ecreto NE JJ.IHJ de JJ.IH.G9.

    )inistBrio da Sade:

    (egistro do produto, quando se tratar de ind8stria e comércio de produtosalimentícios, comésticos, farmac$uticos e embalagens. "stão isentas deregistro na &ecretaria da &a8de, os produtos de panificaão, doceria,sorveteria, quando comercialiados diretamente ao consumidor final, nasinstala!es do produtor.

    )inistBrio da A#ricultura:

    (egistro do produto de origem animal ou vegetal para consumo humano ede produtos de origem química que se destinam a aplicaão na agricultura

    7agrotó+icos saneantes institucionais9.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    25/31

    ) microempresa e a empresa de pequeno porte inscrita no &6;P1"&deverão apresentar anualmente declaraão do imposto de renda

    25

    simplificada. =icam dispensadas de escrituraão comercial, somente para osfins fiscais da (eceita =ederal, desde que mantenham, em boaOrdem e guarda os seguintes itens*

    a9 1ivro -ai+a, no qual deverá estar escriturada toda a movimentaãofinanceira, inclusive'ancária?

    b9 1ivro de (egistro de 6nventário, no qual deverão constar registrado osestoques e+istentesNo termino de cada ano / calendário?

    c9 @odos os documentos e demais papeis serviram de base paraescrituraão dos livros referidos nas alíneas anteriores.Não está dispensada parte microempresa e da empresa de pequeno porte ocumprimento das obriga!es acessórios previstas na legislaãoprevidenciária e trabalhista.6nforma!es Obrigatórias*

    (elaão de "mpregados / (" 7emitido pelo 'anco9, mensal?

    (elaão )nual de 6nforma!es &ociais / ()6& deve ser entregue mesmo quea empresa não tenha empregados, anual?

    eclaraão de -ontribuião de @ributos =ederais / -@=, mensal?

    eclaraão do 6mposto de (enda na =onte / 6(=, anual?

    (elaão de "mpregados )dmitidos e emitidos, mensal?

    6P); / eclaraão para )puraão dos Zndices de Participaão dos;unicípios 7art. JH do (6-;& e Port. -)@. LIBFJ9. Os formulários da6P); deverão ser entregues durante o m$s de maro de cada ano norespectivo Posto =iscal da &ecretaria da =aenda. No caso de ;icroempresaa 6P);, deverá ser substituída pela ";"/eclaraão de ;icroempresa?

    >) / >uia de ados no -adastro de -ontribuintes ;obiliários 7Prefeiturado ;unicípio de &ão Paulo9. Normalmente esta guia é enviada pelo -orreioao contribuinte, que deverá preench$/la e devolv$/la # Prefeitura de &ãoPaulo, guardando o protocolo carimbado pela ag$ncia receptora doscorreios?

    O comprovante de depósito da -ontribuião &indical deverá ser remetido aorespectivo &indicato, Patronal e dos "mpregados 7-1@ art. H9.

    Documentos Eventuais:

    (-* solicitaão de cadastramento no P6& 7só para novos empregados sem7(egistro no P6&9?

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    26/31

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    27/31

    27

    servios, verificando previamente esta possibilidade na Prefeitura onde selocalia a sede da empresa.

    Re#istro de marcas e patentes

    )arcas:

    Para ter assegurados os seus direitos sobre o uso e+clusivo da marca dosseus produtos ou do nome escolhido para empresa, fa/se necessário oregistro da marcaBnome 2unto ao 6NP6 / 6nstituto Nacional de Propriedade6ndustrial.

    "s re#istros são classificados em:

    ;arca Nominativa* apenas nomes, palavras e algarismos?

    ;arca =igurativa* desenhos, emblemas ou sinais gráficos?

    ;arca ;ista* engloba nome e desenho.Para tanto, deverá ser feita a busca do nomeBdesenho 2unto aos escritóriosdo 6NP6, dentro da classe correspondente a atividade da empresa . ;edianteo resultado da busca, caso não ha2a registros anteriores coincidentes, dar/se/á entrada no processo mediante o pagamento das ta+as federaisvigentes. )pós o -ertificado de (egistro, e+pedido pelo 6NP6, é feito opagamento do dec$nio no prao má+imo de MI 7sessenta9 dias. -asocontrário o processo será arquivado, pois a validade do registro de umamarca é de LI anos, podendo ser prorrogada por períodos iguais. )Prorrogaão somente poderá ser requerida na vig$ncia do 8ltimo ano dodec$nio de proteão legal, sem o qual será considerado e+tinto o registro damarca.-aducará o registro mediante ofício ou requerimento de qualquerinteressado, quando seu uso não tiver sido iniciado no 'rasil dentro de doisanos, contados da concessão de registro, ou se for interrompido por maisde dois anos consecutivos 71ei NE .KKJ de JL de deembro de LFKL9. Paramais informa!es sobre este assunto, ou mesmo, para registro de marca,procure o &"'()".

    Patentes:

    No caso de inventos ou novos produtos, seu autor deve providenciar aelaboraão de um pro2eto e depósitos de ta+as para registro do 6NP6. Noestado de &ão Paulo, "sse processo poderá ser feito através do &")67&ervio "stadual de )ssist$ncia ao 6nventor9, órgão do governo paulista

    que apoiará o autor em todas as fases e+igidas pelo 6NP6, sem Anus? ou)través de empresas privadas, especialiadas no assunto.

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    28/31

    Resumo Pratico para Abertura de Empresa:

    Para uma micro ou uma pequena empresa e+ercer suas atividades no

    28

    'rasil, é preciso, entre outras provid$ncias, ter registro na prefeitura ou naadministraão regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na(eceita =ederal e na Previd$ncia &ocial. ependendo da atividade pode ser

    necessário também o registro na "ntidade de -lasse, na &ecretaria de ;eio/)mbiente e outros órgãos de fiscaliaão. ) seguir, mostraremos caminhose daremos dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.

    4a @unta omercial ou art(rio de Re#istro de Pessoa @urídica

    O registro legal de uma empresa é tirado na Cunta -omercial do estado ouno -artório de (egistro de Pessoa Curídica. Para as pessoas 2urídicas, essepasso é equivalente # obtenão da -ertidão de Nascimento de uma pessoafísica. ) partir desse registro, a empresa e+iste oficialmente / o que nãosignifica que ela possa comear a operar.

    Para faer o registro é preciso apresentar uma série de documentos eformulários que podem variar de um estado para o outro. -itamos os maiscomuns*

    / -ontrato &ocial?/ ocumentos pessoais de cada sócio 7no caso de uma sociedade9.

    O -ontrato &ocial é a pea mais importante do início da empresa, e neledevem estar definidos claramente os seguintes itens*/ 6nteresse das partes?/ Ob2etivo da empresa?/ escrião do aspecto societário e a maneira de integraliaão das cotas.

    Para ser válido, o -ontrato &ocial deverá ter o visto de um advogado. )smicro empresas e empresas de pequeno porte são dispensadas daassinatura do advogado, conforme prev$ o "statuto da ;icro e Pequena"mpresa.

    )inda na Cunta -omercial ou no -artório, deve/se verificar se há algumaoutra empresa registrada com o nome pretendido. >eralmente é necessáriopreencher um formulário próprio, com tr$s op!es de nome. 5á estadosque 2á oferecem esse servio pela 6nternet.

    &e tudo estiver certo, será possível prosseguir com o arquivamento do atoconstitutivo da empresa, quando geralmente serão necessários os

    documentos*/ -ontrato &ocial ou (equerimento de "mpresário 6ndividual ou "statuto,em tr$s vias?/ -ópia autenticada do (> e -P= do titular ou dos sócios?/ (equerimento Padrão 7-apa da Cunta -omercial9, em uma via?/ =-N 7=icha de -adastro Nacional9 modelo L e J, em uma via?/ Pagamento de ta+as através de )(=

    Os preos e praos para abertura variam de estado para estado. Para isso,

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    29/31

    2

    o ideal é consultar o site da Cunta -omercial do estado em que a empresaestiver localiada.

    (egistrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o N6(" 7N8merode 6dentificaão do (egistro de "mpresa9. que é uma etiqueta ou umcarimbo, feito pela Cunta -omercial ou -artório, contendo um n8mero que

    é fi+ado no ato constitutivo,4P@

    -om o N6(" em mãos, chega a hora de registrar a empresa comocontribuinte, ou se2a, de obter o -NPC.O registro do -NPC é feito e+clusivamente pela 6nternet, no site da (eceita=ederal por meio do do[nload de um programa específico. Os documentosnecessários, informados no site, são enviados por sede+ ou pessoalmentepara a &ecretaria da (eceita =ederal, e a resposta é dada também pela6nternet.

    )o faer o cadastro no -NPC, é preciso escolher a atividade que a empresairá e+ercer. "ssa classificaão será utiliada não apenas na tributaão, mastambém na fiscaliaão das atividades da empresa. 1embre/se que nemtodas as empresas podem optar pelo &imples, principalmente asprestadoras de servios que e+igem habilitaão profissional. Portanto, antesde faer sua inscrião no -NPC, consulte os tipos de empresa que não seenquadram no &imples.

    AlvarF de .uncionamento

    -om o -NPC cadastrado, é preciso ir # prefeitura ou administraão regionalpara receber o alvará de funcionamento. O alvará é uma licena que

    permite o estabelecimento e o funcionamento de institui!es comerciais,industriais, agrícolas e prestadoras de servios, bem como de sociedades eassocia!es de qualquer naturea, vinculadas a pessoas físicas ou 2urídicas.6sso é feito na prefeitura ou na administraão regional ou na &ecretaria;unicipal da =aenda de cada município. >eralmente, a documentaãonecessária é*/ =ormulário próprio da prefeitura?/ -onsulta prévia de endereo aprovada?/ -ópia do -NPC?/ -ópia do -ontrato &ocial?/ 1audo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

    Inscrição Estadual

    Cá o cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito 2unto #&ecretaria "stadual da =aenda. "m geral, ele não pode ser feito pela6nternet, mas isso varia de estado para estado. )tualmente, a maioria dosestados possui conv$nio com a (eceita =ederal, o que permite obtera 6nscrião "stadual 2unto com o -NPC, por meio de um 8nico cadastro.

    ) 6nscrião "stadual é obrigatória para empresas dos setores do comércio,

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    30/31

    3!

    ind8stria e servios de transporte intermunicipal e interestadual. @ambémestão incluídos os servios de comunicaão e energia. "la é necessária paraa obtenão da inscrião no 6-;& 76mposto sobre -irculaão de ;ercadoriase &ervios9, e em geral a documentaão pedida para o cadastro é*/ 3- 7ocumento Wnico de -adastro9, em tr$s vias?/ -- 7ocumento -omplementar de -adastro9, em L via?

    / -omprovante de endereos dos sócios, cópia autenticada ou original?/ -ópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, comopor e+emplo, o contrato de locaão do imóvel ou escritura p8blica doimóvel?/ N8mero do cadastro fiscal do contador?/ -omprovante de contribuinte do 6&&, para as prestadoras de servios?/ -ertidão simplificada da Cunta 7para empresas constituídas há mais detr$s meses9?/ -ópia do ato constitutivo?/ -ópia do -NPC?/ -ópia do alvará de funcionamento?/ (> e -P= dos sócios.

    "bservação: em alguns "stados a inscrião "stadual deve ser solicitadaantes do alvará de funcionamento.

    adastro na PrevidHncia Social

    )pós a concessão do alvará de funcionamento, a empresa 2á está apta aentrar em operaão. No entanto, ainda faltam duas etapas fundamentaispara o seu funcionamento. ) primeira é o cadastro na Previd$ncia &ocial,independente da empresa possuir funcionários.

    Para contratar funcionários, é preciso arcar com as obriga!es trabalhistassobre eles. )inda que se2a um 8nico funcionário, ou apenas os sóciosinicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previd$ncia &ocial epagar os respectivos tributos. )ssim, o representante deverá dirigir/se #)g$ncia da Previd$ncia de sua 2urisdião para solicitar o cadastramento daempresa e seus responsáveis legais. O prao para cadastramento é de HIdias após o início das atividades.

    Aparato fiscal

    )gora resta apenas preparar o aparato fiscal para que seu empreendimentoentre em aão. &erá necessário solicitar a autoriaão para impressão das

    notas fiscais e a autenticaão de livros fiscais. 6sso é feito na prefeitura decada cidade. "mpresas que pretendam dedicar/se #s atividades de ind8striae comércio deverão ir # &ecretaria de "stado da =aenda. No caso doistrito =ederal, independente do segmento de atuaão da empresa, estaautoriaão é emitida pela &ecretaria de =aenda "stadual.

    3ma ve que o aparato fiscal este2a pronto e registrado, sua empresa podecomear a operar legalmente. )ntes, no entanto, certifique/se que tudo

  • 8/18/2019 Aprenda Importar - Guia Abertura de Empresas

    31/31

    ocorreu bem durante os procedimentos anteriores. &e estiver tudo certo,basta tocar o seu negócio adiante.

    'oa sorte no seus novos negócios

    @odo direito reservado a [[[.aprendaimportardachina.com

    31