aprenda a dizer nÃo

80
Aprenda a dizer NÃO alenne namba Psicanálise e Coaching

Upload: alenne-namba-life-coaching

Post on 04-Aug-2015

202 views

Category:

Lifestyle


5 download

TRANSCRIPT

Page 3: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Se você baixou este eBook é porque tem dificuldade em dizer não aos outros. E eu sei que, realmente, esta não é uma tarefa fácil.

Eu admito que demorei muito para aprender como respeitar meus limites e como conseguir negar um pedido de alguém sem ser arrogante nem passar a impressão de que não me importo com aquela pessoa.

E uma das maiores dificuldades é justamente discernir quando posso dizer sim sem passar por cima de mim mesma, e quando dizer não sem decepcionar ninguém.

É difícil, mas não é impossível. E foi por isso que decidi escrever este Guia para você.

alenne namba

Page 4: Aprenda a dizer NÃO

Quando alguém mostra a você seus limites (»Não posso fazer isso hoje»), você pode se sentir decepcionado. Mas apenas quando você é capaz de definir seus próprios limites perante os outros, você compreenderá e respeitará os limites alheios.

Henri J. M. Nouwen disse:

alenne namba

Page 5: Aprenda a dizer NÃO

Assim como dizer sim, dizer não também tem suas implicações. E por quê?

Porque toda vez que dizemos sim para alguma coisa, na verdade estamos dizendo não para outra. Quer ver?· Quando você diz sim para algo de que você não gosta, você está dizendo não para as coisas das quais você gosta;· Quando você diz sim para um trabalho que não combina com você, você está dizendo não ao seu desejo profissional;· Quando você diz sim para alguém de quem você não gosta, você está dizendo não para a chance de encontrar um relacionamento saudável;

VAMOS ENCARARA REALIDADE

alenne namba

Page 6: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

· Quando você diz sim para uma taça de sorvete, você está dizendo não para um corpo mais saudável e esbelto;· Quando você diz sim para as redes sociais, você está dizendo não para as atividades que precisa fazer no seu dia.

Se fosse ficar aqui elencando todas as possibilidades, este Guia teria pelo menos umas 100 páginas. Mas não é essa a ideia. Você já assimilou o que eu quis dizer, correto?

SIM NÃO

Page 7: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Muitas pessoas me conhecem hoje como Coach e Psicanalista, além de escrever eBooks e artigos para meu site e para o Portal Educação. Eu estou seguindo o meu sonho, a minha paixão profissional, no intuito de ajudar outras pessoas a crescer e a encontrar o melhor dentro de si. Eu realmente amo o que faço e hoje estou muito, mas muito mais feliz do que há 10 anos atrás.

No entanto, não foi um caminho fácil e você já deve ter lido algo a respeito neste . Mas a razão post aquipela qual estou onde estou hoje é porque escolhi dizer não a muitas coisas ao longo do caminho. Todas elas estavam na direção oposta da vida que eu queria construir para mim.

Page 8: Aprenda a dizer NÃO

Eu disse NÃO para a minha carreira como publicitária

Eu simplesmente amei a faculdade que escolhi fazer, mas eu não amava o ambiente de trabalho em que a publicidade estava inserida. Sei que se pode ganhar bastante dinheiro na área, mas esse nunca foi meu sonho profissional.

Então, depois de trabalhar mais de 10 anos na área, decidi dizer não e procurar uma rotina mais leve para curtir meu marido e meus filhos. Mas ainda me sentia perdida, ainda não sabia com o que gostaria de trabalhar efetivamente.

FORAM MUITOSOS MEUS NÃOS

Page 9: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Eu disse NÃO à falta de planejamento

Depois de sair do mercado publicitário, decidi prestar concurso público (afinal, moro em Brasília e 99,9% dos habitantes já esteve, está ou quer estar num cargo público...). Então estudei por um ano e passei para um determinado órgão público.

Minha ideia inicial era juntar o máximo de grana possível para, quando soubesse o que queria fazer profissionalmente, estar preparada financeiramente. E foi o que eu fiz. A cada salário, uma boa fatia ia para o «cofrinho».

E foi nesse meio tempo que me descobri, foi aí que percebi o quanto amo ouvir e compreender as

Page 10: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

pessoas, o quanto amo ajudá-las a se desenvolver. Foi quando eu descobri a Psicanálise. E, com o dinheiro na mão, pude pagar meus cursos de formação, pude montar meu consultório, pude criar meu site profissionalmente, pude efetivamente largar meu cargo público e me dedicar à profissão que tanto amo.

Eu disse NÃO a muitas compras sem importância

Como falei, precisei me planejar para estar preparada financeiramente para o futuro que desejei.

Nesse meio do caminho, muitas foram as vezes que quis viajar ou comprar uma roupa, um sapato, um aparelho qualquer, mas enxergava claramente que

Page 11: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

essas compras sem importância só me distanciariam do meu objetivo final. Eu valorizava meu esforço, principalmente porque não gostava de jeito nenhum do órgão onde trabalhava. Então eu tinha de fazer valer a pena. Meu esforço não seria em vão.

Eu disse NÃO para uma oportunidades bastante lucrativa de negócio

Antes de finalizar minha formação como Psicanalista, terminei minha formação em Coaching e comecei a trabalhar na área. Infelizmente esta é uma área onde também encontramos muitos aventureiros e charlatões, pois pode ser muito lucrativa.

Recebi propostas tentadoras para me tornar famosa, para criar uma personagem de mim mesma, para

Page 12: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

fazer parceria com profissionais de outros estados e vender meu conhecimento por rios de dinheiro. E por que eu disse não? Esse foi um assunto que cheguei a levar para o divã com minha psicanalista. Eu sabia que poderia estourar profissionalmente, mas uma voz interna me dizia que este não era o meu caminho.

E foi quando compreendi claramente que o que essa voz interior queria me mostrar era que essa proposta não estava alinhada com a minha visão pessoal, com o que entendo como minha missão de vida. Eu não queria, de forma alguma, utilizar meu talento e meu conhecimento para extorquir nem enganar ninguém. E, assim, escolhi seguir meu caminho. Simples, mas é meu caminho.

Page 13: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Eu disse NÃO a alguns clientes

É isso mesmo que você leu. Eu disse não para duas clientes até hoje. E por quê? A primeira delas me ligou pedindo que eu a ajudasse a reconquistar o ex-namorado, pois ela não aguentava mais sofrer com a separação. Fui muito clara desde o telefonema inicial ao dizer que não poderia ajudá-la neste objetivo específico, mas que se ela quisesse buscar estar bem consigo mesma, independente de se reconciliar com o ex ou de estar sozinha, aí sim eu poderia auxiliá-la.

Ela aceitou, mas durante o processo de Coaching continuou batendo na mesma tecla: quero que você me ajude a reconquistar meu ex. Então minha ética de trabalho falou mais alto. Ratifiquei o que já havia dito

Page 14: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

antes: para este objetivo, você não pode contar comigo. E foi assim que levei meu primeiro cano. Com raiva, ela não me pagou. Ok, ossos do ofício.

A segunda cliente iniciou o processo com o objetivo de se tornar uma pessoa mais leve, mais equilibrada, principalmente em relação ao marido e aos filhos com quem gritava constantemente. Realmente ela era uma coachee que apresentava bastante agressividade em seu comportamento e que preferia manter um grande muro entre nós, como se estivesse tentando se proteger. Percebi que era assim ela estava acostumada a se relacionar com os demais.

Mesmo ela tendo relatado que havia quase uma década que fazia terapia, logo nas duas primeiras sessões, percebi que o Coaching não era para ela,

Page 15: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

que o ideal seria encaminhá-la para uma psicoterapia séria, pois muitas questões dentro dela ainda estavam muito mal resolvidas e ela não possuíam a consciência necessária para agir com foco e disposição em direção aos objetivos desejados.

O processo de Coaching dura cerca de 3 meses e é destinado àqueles que possuem um mínimo de consciência de suas forças e fraquezas. Aqueles que negam o que está dentro de si, que não estão preparados ainda para enfrentar seus próprios monstros precisam, a meu ver, primeiro passar por uma psicoterapia. Mais uma vez minha ética falou mais alto e preferi não levar o processo adiante.

Mesmo que isso signifique perder receita e correr o risco de ser mal falada pelas clientes dispensadas,

Page 16: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

prefiro me manter ajudando aquelas pessoas que sei que estão prontas para colher seus frutos.

Há muitas outras situações em que eu escolhi dizer não e ainda continuo a dizer não para tantas outras. Esse é um exercício diário.

Se eu não tivesse sido capaz de dizer não a todas as situações acima, eu não estaria aqui hoje escrevendo essas palavras para você, não estaria desenvolvendo meus projetos, não estaria mais próxima do meu marido e dos meus filhos, não estaria menos ansiosa, nem estaria feliz.

Page 17: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

O caminho para que você se sinta mais leve e com energia suficiente para alcançar seus objetivos exige que você aprenda a falar um bocado de nãos. Um exemplo clássico é diminuir o tempo que perde navegando aleatoriamente na internet, sem propósito algum, enquanto seu sonho está ali à frente esperando que você tome atitudes para realizá-lo.

Page 18: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Vamos parar agora para você fazer um exercício simples:

Lembre-se de quantos sins você disse na semana passada em ocasiões em que queria ter dito não.

Ÿ Você disse sim para um relacionamento que não te satisfaz?

Ÿ Você disse sim para um trabalho sem propósito algum?

Ÿ Você disse sim para alguém que vive sugando sua energia?

Ÿ Você disse sim para pessoas que não respeitam a gestão do seu tempo?

Ÿ Você disse sim para pessoas que sequer gostam de você?

Ÿ Você disse sim para atividades sem valor?

Page 19: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Se você disse sim, o que você está fazendo, na realidade, é dizendo não para a sua vida ideal.

É isso mesmo o que você quer? Você está mostrando respeito por si mesma e pelos seus projetos?

É preciso estabelecer limites.Como você define os seus?

Limitessaudáveis

Limitesinexistentes

Limitesindefinidos

Limitessuper rígidos

Page 20: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Para mim, antes de mais nada, o que você precisa compreender é que saber dizer não está diretamente relacionado ao autorrespeito.

Essas são perguntas que você tem de se fazer ao dizer um sim:

Ÿ Estou me respeitando?Ÿ Estou respeitando meu precioso tempo?

Porque se você respeita a si mesmo, você também respeita o seu tempo. Você estará consciente de como gasta esse tempo.

ANTES DE TUDO:RESPEITE-SE!

alenne namba

Page 21: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Você dirá não para as atividades que não estão de acordo com os seus interesses, porque sabe que tomará o espaço na agenda que deveria contemplar os assuntos de seu interesse.

Você dirá não para os eventos dos quais não gosta de participar, porque prefere gastar seu tempo fazendo coisas que você ama.

Você vai dizer não para as pessoas que não reconhecem o que você faz, porque não vale a pena gastar seu tempo com elas e sim com quem valoriza seu trabalho.

NÃO

alenne namba

Page 22: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Muitas pessoas dizem sim a coisas e pessoas de que não gostam, porque, no fundo, elas não valorizam a si mesmas. E isso é bem triste, porque enxergam os outros como mais importantes do que si próprias.

Essas pessoas sacrificam suas vidas pelos outros porque não valorizam seus próprios sonhos, seus próprios objetivos. Muitas vezes sequer possuem sonhos e objetivos.

Muitas vezes até possuem sonhos e objetivos, mas pensam que nunca conseguirão alcançá-los ou que não merecem alcançá-los. Já desistiram de si mesmas.

Se você não respeita os seus objetivos e os seus sonhos, então quem é que vai respeitá-los? Essa é a sua vida,

Page 23: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

essa é a sua realidade. Você pode colocar seus sonhos e objetivos em prática, mas para isso precisa dizer sim para si mesmo. Você precisa dizer não para a escolha de viver a vida dos outros e dizer sim para a escolha de viver a própria vida e se responsabilizar por ela.

Page 25: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Como eu disse, aprender a dizer não é um processo contínuo e, muitas vezes, é bem difícil começar. Mas quando você compreende a importância dessa habilidade, você começa a enxergar o caminho que se abre à sua frente.

Para facilitar esse começo, vou te mostrar o passo a passo para que você se sinta pronto para dizer não, quando for necessário.

Sempre que você precisar dizer não para um amigo, um parente, um colega de trabalho ou para um estranho, você encontrará nesses passos um sinal que iluminará seu caminho.

Page 26: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

O que vou te ensinar aqui não é a simples tarefa de dizer não (isso qualquer pessoa egoísta sabe muito bem fazer). O que vou te ensinar é como dizer esse não, sem que você se sinta mal por fazê-lo nem que o outro se sinta desprezado por você.

Espero que estes passos sirvam de guia para situações futuras.

não

Page 27: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Muitas vezes você não consegue dizer não, porque não tem uma razão boa o suficiente para fazer isso. Ao contrário, sente um incômodo, e tudo o que deseja é não dizer não.

Mas essa sensação incômoda é o primeiro sinal, é um indício de que há sim outras coisas que prefere fazer, mas que você não tem coragem de colocar para fora ou nem mesmo sabe exatamente do que se trata. Por isso que é uma sensação...

Sendo assim, sugiro que você comece conhecendo os seus porquês.Ÿ Por que você sente esse incômodo?Ÿ Por que, no fundo, não gostaria de dizer sim?

PASSO 1Conheça os seus porquês

Page 28: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Essas respostas são difíceis de se obter, eu sei. Talvez seja mais fácil se você responder às próximas perguntas e talvez perceba que essas respostas poderão facilmente se encaixar nos seus porquês.

Ÿ Qual é a sua visão de longo prazo para si mesmo, independente da situação atual?

Ÿ Se você pudesse fazer as coisas do seu jeito, como seriam?

Ÿ Fazer o que estão te pedindo é realmente o que você quer? Por quê?

Quando pedi demissão do órgão público onde trabalhava, muitas pessoas me taxaram de louca e tentaram me convencer de que eu estava perdendo minha segurança financeira. Mas, para mim, era muito

Page 29: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

claro que não se tratava de uma perda. A perda real seria se eu tivesse me mantido em um emprego que me deixava doente e que me levava para o caminho oposto de onde desejava ir.

Eu tinha uma visão muito clara de que tipo de vida gostaria de viver, de que tipo de missão eu queria abraçar. Eu me via capacitada para ajudar os outros a crescer e viver suas vidas de forma mais leve, mais equilibrada, mais feliz. E eu sabia que podia fazer isso por meio dos meus atendimentos e queria fazer isso para o resto da minha vida, mesmo que eu ganhasse na Mega Sena. E eu falo sério quando falo isso!

Page 30: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Continuar naquele cargo público estava me impedindo de viver meu sonho, que à época já não era mais sonho, já era realidade.

Eu havia me planejado para estar financeiramente segura quando tomasse essa decisão. Não fazia mais nenhum sentido permanecer por mais 1, 3, 5 anos apenas para me sentir mais segura ainda financeiramente. Eu não queria isso. Meu propósito e minha paixão eram muito claros e eram muito mais importantes para mim do que aumentar mais ainda a minha poupança. Esse é um nítido exemplo de que dinheiro não é tudo...

Foi por isso que foi tão fácil para mim para tomar essa decisão, porque eu sabia o que estava em jogo

Page 31: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

se eu continuasse a dizer sim ao meu emprego público. O que estava em jogo era o meu propósito de vida. Esse era o meu porquê.

Por isso, preste atenção: quando você enxergar sua visão, sua missão, seu sonho, seu desejo real, vai ser muito, mas muito mais fácil dizer não, porque você vai enxergar uma razão clara para isso.

Quanto mais nítido isso se apresentar para você, mais fácil será dizer não para tudo que te leva ao caminho oposto. Conhecendo seu porquê você vai saber exatamente para o que você deve dizer sim.

Page 32: Aprenda a dizer NÃO
Page 33: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Nós normalmente dizemos sim para os pequenos pedidos, pois parece que eles não vão nos atrapalhar tanto assim. Nós nos mantemos naquela ideia de que se pudermos ajudar, que problema há nisso? É o tipo de pedido que não leva mais do que 10 ou 15 minutos. Que mal faz?

Certo?

Errado.

Dependendo do pedido, não importa se grande ou pequeno, o primeiro questionamento a se fazer é o que te ensinei no Passo 1:

PASSO 2Conheça as implicaçõesde se dizer sim

Page 34: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Ÿ Por que eu quero dizer não a isso?

Se sua resposta for no sentido de que essa atividade pode atrapalhar seus planos, não importa se ela é grande ou pequena, diga não.

Além disso, e mais importante ainda, muitos pedidos pequenos se acumulam ao longo do tempo. E se você for fazer a conta do tempo que perdeu fazendo favores para os outros enquanto poderia estar colocando seus projetos para andar, ficará abismado com o tempo perdido (e que não voltará nunca mais).

Sabe aquelas pessoas que estão sempre ocupados o dia todo, mas que não conseguem progredir, que não conseguem sair de onde estão? Muitas dessas pessoas

Page 35: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

estão apagando incêndios próprios ou dos outros. Muitas delas estão andando em círculos porque não sabem dizer não ao que não está relacionado aos seus projetos de vida. Ficam pulando de uma tarefa a outra, atividades sem sentido, ladrões do tempo, porque estão sempre se respondendo: «Ah, não há mal algum fazer isso só um pouquinho...»

É. Conheço muita gente assim. E você também deve conhecer.

E se você for uma dessas pessoas, sugiro que você continue a dizer sim para telefonemas sem propósito, pedidos de favores alheios, navegação incoerente na Internet, ajuda a pessoas que podem por elas mesmas fazer o que te pedem para fazer... Continue dizendo

Page 36: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

sim para tudo isso e você não será capaz de viver a vida que você quer. A cada pedido pequeno ocupando 15 minutos do seu dia significam horas da sua vida sugadas para o buraco negro. Se você pensar em termos de meses e anos, entenderá o que estou tentando te dizer. É tempo precioso escapando entre seus dedos.

Então, sempre que for demandado a fazer alguma atividade sem propósito para si ou para os outros, pense duas vezes antes de dizer sim ou não.

Ÿ O que vai acontecer se você dizer sim a isso?Ÿ Quais são as implicações de longo prazo?Ÿ O que você ganha com isso?Ÿ O que você perde se concordar?

Page 37: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Ÿ Você realmente é obrigado a dizer sim?Ÿ O que te obriga a dizer sim?Ÿ Acha isso coerente, justo?

Eu acredito piamente que o tempo é mais precioso do que o dinheiro. O dinheiro, se você perde, ainda há chances de recuperá-lo. Mas o tempo, este nunca volta, nunca se recupera.

Sempre que escolher perder o seu tempo, você está escolhendo perdê-lo para sempre. E é por causa disso que eu realmente valorizo o meu tempo, ele é um bem extremamente valioso no meu dia. Isso, para mim, significa viver meu tempo de vida aqui ao máximo, isso significa prezar cada momento que me foi dado aqui.

Page 39: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Dizer não pode ser bom.

Por mais que tenhamos incutido na nossa cabeça que dizer não vai deixar o outro mal, que estamos sendo grosseiros, que vão ficar com raiva de nós, que somos mal educados, no final das contas, dizer não pode ser benéfico por dois motivos.

Primeiro, porque muitas vezes esse medo de estarmos desapontando o outro não é real, mas apenas um medo criado por nós mesmos. Muitas vezes se trata de uma fantasia, ou seja, como você ficaria chateado, também acredita que o outro irá ficar chateado.

PASSO 3Perceba a importânciade se dizer não

Page 40: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Segundo, porque receber um não é uma forma de exercitar a tolerância à frustração. Se a pessoa possui a mente aberta, se é capaz de se colocar no lugar do outro, ela vai entender o porquê de você ter dito não à demanda dela. Muitas pessoas não aceitam receber um não e quanto mais elas forem “ensinadas” a receber um não, mais elas serão obrigadas a serem mais tolerantes.

Tanto você quanto o outro precisa entender que a vida é assim: algumas vezes você dirá um sim, outras vezes dirá um não; algumas vezes você receberá um sim, outras vezes receberá um não. Simples assim.

Muitos pais não conseguem ensinar isso aos filhos quando pequenos. Simplesmente não conseguem dizer

Page 41: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

não. E, então, essa criança cresce acreditando que a vida e todos os que estão ao seu redor devem repetir o comportamento dos pais: dizer sim para seus desejos.

Mas na vida real isso não acontece. Não é real esperar que a vida continue te falando sim para o resto da eternidade. Por isso te alerto que não é possível continuar dizendo sim apenas para apaziguar o relacionamento com uma pessoa, mesmo que seu íntimo queira dizer não. Você só estará retardando o amadurecimento desse indivíduo ao aceitar suas demandas.

Quando eu era mais jovem, lá pelos meus 20 anos, eu pedia para uma irmã ligar para minha chefe à época

Page 42: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

para dizer que eu não iria trabalhar naquele dia. Eu ficava apavorada só de pensar que minha chefe pudesse ficar chateada comigo. Eu tinha pavor de falar com ela sob essas circunstâncias.

E minha irmã, ao invés de me incentivar a enfrentar esse meu medo, acabava cedendo ao meu pedido, acabava me dizendo sim, quando na verdade estaria me ajudando se me dissesse não.

Ao me dizer sim, ela não me ajudou a crescer. Ela acreditava que estava sendo bondosa comigo e me protegendo, mas na verdade estava me impedindo de crescer e amadurecer e, principalmente, estava me impedindo de ser responsável por minhas escolhas.

Page 43: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Só depois de muitos anos eu e minha irmã compreendemos como nossas atitudes eram prejudiciais para nós mesmas. Evitar dizer não para a minha chefe era imaturo. Minha irmã não conseguir dizer não para mim era uma forma de me superproteger. Ou seja, só quando nos demos conta do que estávamos fazendo foi que nos tornamos mais fortes. Nada como a experiência...

Hoje eu vejo claramente que poderia ter sido honesta com a chefe, assim como minha irmã poderia ter sido honesta comigo. Imagino, inclusive, que você aí agora, lendo essas linhas, também teria um conselho fantástico para me dar, do tipo: «Alenne, você poderia ter falado assim ou assado. Sua irmã poderia ter te explicado sobre as implicações de fazer por você

Page 44: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

algo que você mesma poderia (e teria de) fazer.»

Por isso, reafirmo, dizer não pode ser bom. Mais do que isso: dizer não faz parte da vida.

As pessoas dizem sim e não o tempo todo, todos os dias. Você não é a única pessoa no mundo que começará a dizer não, portanto não se preocupe tanto, não fique criando medos. Diga não com respeito, explique o que precisa explicar e ponto, bola pra frente.

Page 46: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Você pode sim utilizar o meio de comunicação mais apropriado para mandar sua mensagem.

Você pode falar pessoalmente, pode enviar uma mensagem de texto, pode usar o e-mail, as redes sociais, o telefone, você pode mandar um recado por alguém (embora essa seja uma alternativa apenas quando não há outras disponíveis), você pode mandar um recado escrito dentro de uma garrafa que viaja pelo mar afora.

Não existe uma melhor forma de comunicar sua mensagem. Isso vai depender do contexto e da sua proximidade com a pessoa em questão.

PASSO 4Escolha a forma de falarmais confortável para você

alenne namba

Page 47: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Se estamos falando de dizer não a um pedido profissional, talvez o e-mail seja uma boa escolha ou até mesmo um telefonema. Se você precisa dizer não ao seu filhos, certamente enviar um e-mail não será a escolha mais adequada.

Falar pessoalmente, eu acredito, pode se encaixar em diversas situações, além de você conseguir, na maioria das vezes, encerrar o assunto imediatamente, resolvendo logo a questão. Por outro lado, as mensagens de texto permitem que você visualize as respostas em tempo real, dando-lhe a oportunidade de pensar numa resposta antes de enviá-la.

Use o que for melhor para você, o modo com o qual se sentir mais confortável.

alenne namba

Page 49: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Se você está diante de um pedido de alguém ou se está diante de uma tarefa alheia ao seu propósito de vida, você tem duas opções: dizer sim ou dizer não.

Quanto mais simples e diretamente você puder emitir a sua resposta, melhor. Se tiver de dizer não para você mesmo, apenas mude o foco para o que lhe interessa. Se tiver de dizer não para outro, comunique sua decisão com, no máximo, uma breve explicação sobre o porquê de sua negativa. Eu falei “breve explicação”.

Muitas vezes um simples: "Infelizmente não poderei fazer isso hoje", "Desculpe, mas não posso te

PASSO 5Mantenha a mensagemsimples e direta (não enrole)

Page 50: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

emprestar dinheiro nesse momento", "Eu tenho outras prioridades para resolver neste mês e não vou poder incluir mais essa tarefa na minha agenda" ou "Eu não estou muito disposta a sair hoje. Talvez no próximo final de semana".

Não há nenhuma necessidade para o excesso de explicação. Se não é uma informação relevante, não enrole. Isso pode levar a uma outra fala e para uma outra fala, até que você se encontre em uma posição delicada e até que sua mensagem original se perca no meio da enrolação.

Tudo o que você precisa é comunicar a mensagem: “Não”. Só inclua uma explicação se ela for indispensável.

Page 51: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

E para te dar só um exemplo do que estou falando, vou te mostrar como costumo responder aos telefonemas de telemarketing que vivem me incomodando e me oferecendo produtos e serviços que não me interessam.

Antigamente eu ouvia todo o discurso de vendas, tinha vergonha de interrompê-los, dava uma justificativa ou outra para não adquirir o produto ou serviço, enfim, eu enrolava para dizer o não e retardava o fim da ligação.

Hoje, nem pensar em perder meu tempo (e o tempo do atendente também). Hoje é simples. Assim que o vendedor se identifica e começa a apresentar sua oferta, eu simplesmente digo: “Fulano, desculpe te

Page 52: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

interromper, mas não quero que você também perca o seu tempo. Eu não tenho interesse.”

Geralmente, eles entendem meu recado. Mas quando pego aqueles insistentes, também me mantenho insistente: “Não tenho interesse”.

E assim, me livro desse tipo de ladrão de tempo que tanto me agonia. Agonia você também?

Page 54: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Muitos vezes não nos permitimos dizer não porque sentimos que estamos desrespeitando nosso interlocutor. Mas ao dizer sim quando você quer dizer não significa que você está desrespeitando a si mesmo.

O dizer não em si não é desrespeitoso. O que pode configurar o desrespeito é a forma como você comunica esse não.

Seja assertivo, mas com amor.

Eu costumo chamar essa postura de assertividade amorosa e comparo com a atitude de uma tia quando vai nos dar uma bronca.

PASSO 6Demonstre respeito

alenne namba

Page 55: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Muitas vezes nosso pais são grosseiros ao nos chamar a atenção. Mas uma tia geralmente é firme e amorosa ao mesmo tempo. As tias costumam manter sua posição, mas conseguem nos fazer entender por que precisamos obedecê-las com mais tato do que nossos pais.

Essa é a idéia: comunique sua decisão, diga o não, mas de forma firme e amorosa. Não precisa ser duro, nem grosseiro. Não precisa, por outro lado, se sentir devedor, como se merecesse um castigo por não atender ao pedido. Mantenha-se alinhado com sua decisão, mas sem arrogância.

alenne namba

Page 57: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

É fundamental que você entenda que isso não é imprescindível. Oferecer uma alternativa é uma liberdade de escolha. Se você quiser, proponha alternativas.

Se você acreditar, por exemplo, que não é a pessoa mais indicada para fazer aquela determinada tarefa, você pode propor alguém que esteja mais habilitado.

Se há um problema a ser resolvido, por exemplo, você pode sugerir outra alternativa para ajudar na situação de quem está precisando.

PASSO 7Forneça uma alternativa(só se você quiser)

Page 58: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Se você não está disponível nesse momento, mas gostaria de participar do assunto futuramente, nada impede que proponha uma data posterior para se envolver na atividade.

Isso acontece muito lá em casa com meus filhos. Se dependesse deles, eu jogaria todas as noites os joguinhos de videogame com eles. Mas não é possível fazer isso todas as noites! Então eu falo, sem remorso algum, que naquele dia a mamãe não pode, mas que podemos jogar juntos na próxima quinta-feira, por exemplo.

Ou seja, você pode sugerir, oferecer opções, indicar caminhos, mas apenas se você quiser. Não há obrigação nenhuma em fazer isso.

Page 60: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Eu sei que você pode pensar: “Puxa, Alenne, isso é maldade!”

Ok, vamos ver se você consegue entender aonde quero chegar com essa sugestão.

Há alguns anos atrás quando estava estudando para concurso, eu passava o dia todo por conta dos livros. É claro que, como mãe de dois filhos, eu tinha minhas obrigações domésticas, mas realmente passava a maior parte do tempo estudando avidamente.

Para mim era muito óbvio que minha agenda estava ocupada com os estudos. Mas parecia que alguns

PASSO 8Ocupe-see faça-se menos acessível

alenne namba

Page 61: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

familiares e amigos enxergavam minha agenda como uma grande página em branco. Penso que na cabeça deles, como eu não estava trabalhando, como estava em casa, então tinha todo o tempo do mundo!

Eles acabavam me pedindo para resolver tantos problemas seus que, se eu tivesse de atender a todos, certamente poderia já considerar como uma profissão: resolver os problemas dos outros.

Tinha, por exemplo, um familiar que toda semana tinha de fazer algo perto da minha casa e acabava dando uma «chegadinha» para bater um papo enquanto dava o tempo de se deslocar ao seu destino final.

Caramba, aquilo me matava!

alenne namba

Page 62: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Enquanto eu estava ali me sentindo obrigada a fazer sala, ficava pensando no tanto de matéria que deveria estar estudando. Puxa, aquilo me consumia!

Até que decidi que eu era responsável por isso também. Eu me fazia ocupada, eu tinha meu tempo preenchido pelos estudos, mas isso não era o suficiente. Eu não me fazia inacessível.

Minha agenda realmente não estava acessível, ela estava ocupada com horas de estudo! Mas se eu não deixasse isso muito claro para os outros, eles não tinham a obrigação de saber. Então eu comecei a dizer: “Não, desculpe, mas estou usando minhas manhãs e tardes para estudar. Preciso passar no concurso.”

alenne namba

Page 63: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Uma outra situação que enfrento hoje, e até a considero um “problema de luxo”, é que recebo muitos e-mails por dia com pedidos de ajuda.

Alguns me pedem respostas para um problema de relacionamento, outros me contam suas histórias e me pedem um direcionamento, outros eu percebo que precisam somente de alguém que os escute.

É óbvio que eu adoraria poder auxiliar um a um ao máximo, e considero uma honra que meus leitores confiem em mim para abrir seus corações, confidenciando seus problemas emocionais, pedindo conselhos. Mas sozinha é humanamente impossível conseguir tratar todos os pedidos detalhadamente por e-mail.

alenne namba

Page 64: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Hoje eu já consigo responder diretamente todos os pedidos, mas quando percebo que as pessoas começam a se tornar dependentes de minhas soluções, é evidente a necessidade de uma intervenção mais profissional. E é por isso que, dependendo do caso, direciono para a leitura de algum eBook ou curso, e até para os atendimentos de Psicanálise ou Coaching.

Na maioria das vezes, é caso para um atendimento individual. E por isso que atendo tanto presencialmente quanto via Skype, para poder auxiliar o máximo possível de pessoas.

E, sendo assim, acabo dando prioridade para aqueles que decidem pelas consultas, uma vez que estão pagando pelo serviço e precisam do meu compromisso preferencial. Afinal, eles mesmos estão investindo

alenne namba

Page 65: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

tempo e dinheiro em suas transformações e precisam que eu lhes ofereça atendimento mais atencioso.

Se não dividir minha agenda entre atualizar o site e as redes sociais, escrever os artigos e eBooks, ministrar os cursos, atender meus clientes presenciais e via Skype, fazer minhas leituras técnicas, curtir meu marido e filhos, enfim, se não dividir meu tempo, não conseguirei ter, eu mesma, uma vida equilibrada. E eu preciso estar equilibrada para poder fazer o que faço.

Portanto, quando acontecer com você de se sentir acessível além da conta, quando na verdade sua agenda está lotada de tarefas para cumprir, gerencie esses espaços e, se precisar, torne-se menos acessível.

alenne namba

Page 66: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Não responda imediatamente cada demanda, porque isso só envia a mensagem de que você está sempre disponível e isso pode não ser verdade. Em vez disso, separe um horário na agenda para responder todas as demandas recebidas a fim de ser mais objetivo e conciso em suas respostas.

Assim, não só você irá valorizar seu tempo, como os outros também o farão.

alenne namba

Page 67: Aprenda a dizer NÃO
Page 68: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Isto é muito útil quando estou em dúvida sobre o porquê que me leva a dizer um não para alguém ou para alguma situação.

Algumas vezes preciso entender por que aquilo me incomoda e muitas vezes não tenho uma resposta pronta, fácil, e é nessa situação que prefiro investigar melhor.

Por isso, sugiro que você coloque no papel tudo o que está em sua mente. Escreva como falaria o bendito não para aquele pedido que te traz dúvida. Estou certa de que, ao escrever a resposta no papel, você

PASSO 9Antes de dizer não,escreva o que quer falar

Page 69: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

irá descobrir algumas questões reprimidas, algumas frustrações referentes à pessoa ou ao assunto. Mas não se preocupe, pois isso é bom, é positivo.

Se ainda não estiver satisfeito, continue escrevendo, e a resposta melhor formulada vai deixar mais óbvio o que você realmente quer ou espera, assim como deixará mais claro como você dirá esse não.

Pode inclusive ocorrer de você entender que deve dizer sim a esse pedido, que não há motivos para dizer não.

O que importa é que, ao final, se estiver se decidido pelo não e se tiver chegado à mensagem que quer passar, reveja mais uma vez e edite, se preciso, para adequar à sua fala final.

Page 70: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Esse passo vai direto ao ponto.

O motivo para você não responder de imediato a um pedido não significa que está procrastinando ou retardando a solução do problema.

Muitas vezes é preciso refletir sobre o assunto antes de responder impulsivamente.

Por isso, sempre que não se sentir muito seguro sobre sua decisão, utilize os Passos 9 e 10 em conjunto para poder dizer um não consciente e sem necessidade de voltar atrás.

PASSO 10Postergue a resposta

alenne namba

Page 71: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Quando eu trabalhava no governo, alguns colegas de sala recebiam constantemente ligações de representantes de creches pedindo ajuda financeira.

Um colega, em especial, já ajudava mensalmente três dessas instituições. E, num dia que eu acabara de anotar o recado de uma quarta creche para que ele retornasse a ligação, ele simplesmente me respondeu: “Alenne, eu já faço a minha parte. Não retornarei a ligação. Acho que eles já saberão a minha resposta.”

Naquele momento eu pensei: “Ele está certo!”

Muitas vezes, nenhuma resposta também é uma

PASSO 11Ás vezes não dar resposta,também é uma resposta

Page 72: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

resposta. Imagine se ele retornasse a ligação de todas as instituições que viviam pedindo para que ele fizesse sua doação? Eu imagino que ele não conseguiria trabalhar, pois eram muitas as ligações. Elas inclusive viraram motivo de piada na sala.

Isso me fez aprender a importância de se fazer uma triagem daquilo que é relevante. Se for importante, responda; quanto ao resto, não responder já é em si uma resposta. E, se você pensar bem, vai perceber que essa tática serve para muitas situações.

Se um pedido não é importante para você e você está sobrecarregado, não se preocupe muito com isso. A vida segue para todos. Mas se a pessoa levou um tempo para te escrever uma mensagem pessoal, personalizada e demonstrou um mínimo de respeito,

Page 73: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

então acredito que seja delicado ao menos enviar uma resposta, mesmo que seja para dizer não.

Agora, se você já deu sua resposta anteriormente com uma negativa e a pessoa continua insistindo, persistindo no pedido, então, meu caro, digo a você que, neste caso, não responder é uma excelente forma de ensiná-la a manter seu ouvido aberto desde o primeiro momento.

Mas, lembre-se, esse Passo 11 só é indicado quando realmente o pedido não for relevante ou se você já tiver dado sua resposta enquanto o outro se mantém insistindo num sim.

De resto, mesmo que sua resposta seja um rápido não, vale a pena dar um retorno.

Page 74: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Você sabe o quanto é importante que aqueles que o cercam ouçam e compreendam a sua opinião e vice-versa. Essa é uma das formas de comunicar ao mundo o que se passa com você, como você enxerga o mundo ao seu redor. E dizer não é uma forma de comunicar sua visão de mundo também.

Portanto, lembre-se que negar seus desejos, negar sua opinião só o fará estar mais distante de si mesmo, assim como fará com que os outros nunca entendam quem você verdadeiramente é.

Ao invés de se afastar das situações conflituosas, aprenda a melhor maneira de lidar com elas. Este Guia pretendeu auxiliá-lo justamente nesse objetivo. O grande problema não é dizer não, mas não saber como dizer esse não.

LEMBRE-SE SEMPRE

Page 75: Aprenda a dizer NÃO

Aprendaa dizer

NÃO

Portanto, se você conseguiu aprender algo com este guia, se ele foi útil de alguma forma para você, compartilhe-o com seus amigos. Afinal, compartilhar o conhecimento é uma das formas de se manter na corrente do bem.

Copie o link abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.http://merecoserfeliz.alennenamba.com.br/ebook-aprenda-dizer-nao

Page 78: Aprenda a dizer NÃO

CURSO ONLINE ou PRESENCIAL

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Quer ser um exemplo para seu lho?

Deseja relacionar-se melhor com o outro?

Não quer repetir os mesmos erros do passado?

Você quer compreender melhor a si e aos outros?

Sente que merece uma mudanças em sua vida?

Procura o equilíbrio e a auto-conança?

EscolhaCurso

VIDAsua

Alenne Namba é Psicanalista e Coach,

colunista do Portal Educação e do site

Mães Amigas de Águas Claras.

Ministra cursos e palestras sobre

equilíbrio emocional.

ESTE CURSO

É PARA VOCÊ

[email protected]

VAGAS LIMITADAS

alennenamba

Psicanálise Coaching

&

Page 80: Aprenda a dizer NÃO

Alenne Namba é Psicanalista formada pela Escola Paulista de Psicanálise e Coach formada pelo Instituto Holos – CEADH. Também é colunista do Portal Educação e do site Mães Amigas de Águas Claras. Ministra cursos e palestras sobre os diversos temas relacionados ao equilíbrio emocional.

Está comprometida em ajudar as pessoas a transformarem suas vidas, orientando-as para alinhar intenção, energia e ações inspiradoras.

E você? Também merece ser feliz?

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

alenne namba

Carl Gustav Jung