apr - análise preliminar de riscos - jms - 080610.doc

20
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS - APR EM CASOS DE INTEMPÉRIES, SUSPENDER OS SERVIÇOS IMEDIATAMENTE E SE DESLOCAR A LOCAL ABRIGA ETAPAS DAS ATIVIDADES RISCOS DE CADA ETAPA PLANOS DAS AÇÕES DE CONTRLE 1.1 Queda de mesmo nível Tolerável Tolerável 1.3 Atropelamento Tolerável 1.4 Colisão Trivial Trivial 1.6 Exposição a ruído Trivial 1.7 Choque elétrico Trivial 2.1 Queda de mesmo nível Trivial Trivial Trivial JMS - LOCAÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. DATA ELABOR REVISÃO: 00 DESCRIÇÃO DA TAREFA: Atividades de Escavação, transporte e Compactação de Solo. EPIs Obrigatórios: Capacete de Segurança com jugular, Óculos de Segurança, Protetor Auricular, Protetor Solar, Botina Couro e Unifo EPIs Específicos: Capas de chuva. LOCAL DA TAREFA: Expansão do Complexo Industrial POTENCIAL DO RISCO 1 - Encarretamento, transporte e desencarretamento de maquinas e equipamentos. 1.1.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área l básicos como capacete com jugular,óculos de segurança,b proibido pular obstáculo e correr na área. 1.2.Queda de nível diferente 1.2.1 Verificar a estabilidade e fixação das escadas de equipamentos. Ao acessar as escadas utilizar pelo menos os corrimões e degraus de acessos para subir ou descer sempre de costas e nunca de frente. 1.3.1 Manter-se em local visível do operador, utilizar giro de ação das máquinas, o operador antes de iniciar deverá certificar-se que não exista ninguém trabalhando necessário isolar a área. 1.4.1 Antes de iniciar atividade realizar uma vistoria desencarretamento e durante atividade utilizar comunica feito o encarretamento e desencarretamento das maquinas de transito existe e limite de velocidade. Esta ativida movimentação de veículos maquinas e equipamentos. 1.5 Queda de maquina ou equipamento 1.5.1 As maquinas deverão ser transportadas com cintas, sua locomoção no momento de seu transporte. Os cabos de inspecionadas antes de todas atividades e deveram estar maquina ou equipamento nunca poderá exceder o comprimen suporte. 1.6.1 Executar manutenções preventivas visando o melhor do motor. Utilizar abador de ruído tipo concha. 1.7.1 Antes do inicio das atividade verificar a existên trabalho e caso necessário solicitar auxilio de um prof a concessionária de energia responsável pelo trecho. 2 - Inspeção em veículos,máquinas e equipamentos 2.1.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área l jugular. 2.2 Queda de nível diferente ao subir na máquina. 1.2.1 Verificar a estabilidade e fixação das escadas de equipamentos. Ao acessar as escadas utilizar pelo menos os corrimões e degraus de acessos para subir ou descer sempre de costas e nunca de frente. 2.3 Cortes, escoriações e torções 2.3.1 Utilizar luvas de vaqueta, manter as partes movei locais indevidos e manter a área organizada e limpa.

Upload: edmarsaopaulo

Post on 09-Feb-2016

298 views

Category:

Documents


14 download

TRANSCRIPT

Page 1: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

1 de 12

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS - APR

EM CASOS DE INTEMPÉRIES, SUSPENDER OS SERVIÇOS IMEDIATAMENTE E SE DESLOCAR A LOCAL ABRIGADO

RISCOS DE CADA ETAPA PLANOS DAS AÇÕES DE CONTRLE DOS RISCOS

1.1 Queda de mesmo nível Tolerável

1.2.Queda de nível diferente Tolerável

1.3 Atropelamento Tolerável

1.4 Colisão Trivial

Trivial

1.6 Exposição a ruído Trivial

1.7 Choque elétrico Trivial

2.1 Queda de mesmo nível Trivial

Trivial

Trivial

JMS - LOCAÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA.

DATA ELABORAÇÃO: 10/06/10

Nº: 01 REVISÃO: 00

DESCRIÇÃO DA TAREFA: Atividades de Escavação, transporte e Compactação de Solo.EPIs Obrigatórios: Capacete de Segurança com jugular, Óculos de Segurança, Protetor Auricular, Protetor Solar, Botina Couro e Uniformes.EPIs Específicos: Capas de chuva.

LOCAL DA TAREFA: Expansão do Complexo Industrial

ETAPAS DAS ATIVIDADES

POTENCIAL DO RISCO

1 - Encarretamento, transporte e desencarretamento de maquinas e equipamentos.

1.1.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos quanto aos obstáculos e interferência em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área limpa e organizada, utilizar os Epis básicos como capacete com jugular,óculos de segurança,botina de biqueira de aço, e fica proibido pular obstáculo e correr na área.

1.2.1 Verificar a estabilidade e fixação das escadas de acessos aos veículos, máquinas e equipamentos. Ao acessar as escadas utilizar pelo menos três pontos de apoio. Utilizar sempre os corrimões e degraus de acessos para subir ou descer do equipamento e para sua segurança sempre de costas e nunca de frente.

1.3.1 Manter-se em local visível do operador, utilizar colete refletivo, manter-se longe do giro de ação das máquinas, o operador antes de iniciar a movimentação ou dar a partida no motor deverá certificar-se que não exista ninguém trabalhando sobre, debaixo ou perto do mesmo e caso necessário isolar a área.

1.4.1 Antes de iniciar atividade realizar uma vistoria no acesso e no local de desencarretamento e durante atividade utilizar comunicação e sinalização do local onde será feito o encarretamento e desencarretamento das maquinas e equipamentos. Respeitar a sinalição de transito existe e limite de velocidade. Esta atividade deverá ser executada fora da movimentação de veículos maquinas e equipamentos.

1.5 Queda de maquina ou equipamento

1.5.1 As maquinas deverão ser transportadas com cintas, cabos de aço e correntes, que empecem a sua locomoção no momento de seu transporte. Os cabos de aço e correntes deveram ser inspecionadas antes de todas atividades e deveram estar em perfeitas condições de uso. A maquina ou equipamento nunca poderá exceder o comprimento, altura e ou largura que a prancha suporte.

1.6.1 Executar manutenções preventivas visando o melhor funcionamento para diminuição do ruído do motor. Utilizar abador de ruído tipo concha.

1.7.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário solicitar auxilio de um profissional da elétrica e também comunicar a concessionária de energia responsável pelo trecho.

2 - Inspeção em veículos,máquinas e equipamentos

2.1.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos quanto aos obstáculos e interferências em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área limpa e organizada, utilizar capacete com jugular.

2.2 Queda de nível diferente ao subir na máquina.

1.2.1 Verificar a estabilidade e fixação das escadas de acessos aos veículos, máquinas e equipamentos. Ao acessar as escadas utilizar pelo menos três pontos de apoio. Utilizar sempre os corrimões e degraus de acessos para subir ou descer do equipamento e para sua segurança sempre de costas e nunca de frente.

2.3 Cortes, escoriações e torções

2.3.1 Utilizar luvas de vaqueta, manter as partes moveis e rotativas protegidas, não acessar locais indevidos e manter a área organizada e limpa.

Page 2: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

2 de 12

2.4 Partículas nos olhos Trivial 2.4.1 Utilizar óculos de proteção contra impacto.

2.5 Exposição a ruído Trivial 2.5.1 Utilizar abafador de ruído tipo concha próximo a fontes geradoras.

3.1 Colisão Tolerável

3.2 Atropelamento Tolerável

3.3 Tombamento Trivial

3.4 Deslizamento de material Trivial

3.5 Incêndio Trivial

3.6 Choque elétrico Trivial

3.7 Contaminação de Solo Trivial 3.7.1 Manter Kit de Emergência Ambiental disponível nas frentes de serviço.

Trivial

Tolerável

4.2 Atropelamento Tolerável

4.3 Incêndio Trivial

4.4 Choque elétrico Trivial

Trivial

2 - Inspeção em veículos,máquinas e equipamentos

3 - Deslocamento e movimentação de veículos máquinas e equipamentos.

3.1.1 Respeitar as sinalizações existente,código transito brasileiro,procedimentos internos. Não executar manobras de risco. Realizar check list pré operacional,Utilizar faróis acessos e utilizar cinto de segurança em toda jornada de trabalho.Utilizar calços físicos quando os caminhões estiverem parados.Quando necessário manter sinaleiros acompanhado a atividade e em trabalhos noturnos fazer uso do giroflex nos caminhões.

3.2.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

3.3.1 Observar erosões, trincas e rachaduras na estrada. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. Deverá existir leira de contenção em desníveis e acessos irregulares quando necessário . As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade.

3.4.1 Não estacionar ou conduzir veículos máquinas e equipamentos sobre talude ou barrancos negativos ou acessos que esteja com sua estabilidade comprometida.

3.5.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo.

3.6.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário comunicar e solicitar auxilio de um profissional da elétrica.

3.8 Patinamento \Deslizamento do Equipamento

3.8.1 Em caso de chuvas, deve-se avaliar os acesso para visualizar se há condições para o trafego de veículos e equipamentos. Caso comece a chover após o inicio das atividades, encostar os veículos, máquinas e equipamentos em local seguro, se possível nas mediações do canteiro de obras.

4 - Destocamento e limpeza

4.1 Colisão contra pessoas /objetos durante o giro da lança das maquinas

4.1.1 Na execução de serviços com Retro Escavadeira e Escavadeira, deve-se manter uma distância fora do raio de ação da máquina, para evitar atropelamento e pancadas durante o movimento por algum giro involuntário, manter um sinaleiro que deverá utilizar todos os Epis básicos para auxiliar na sinalização.

4.2.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

4.3.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores, havendo irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo. Em caso de super-aquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, previnindo-se possíveis explosões ou incêndios.

3.6.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário comunicar e solicitar auxilio de um profissional da elétrica.

4.5 Tombamento/ Capotamento

4.5.1Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade.

Page 3: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

3 de 12

Trivial

4.7 Colisão Tolerável 4.7.1 Não executar manobras de risco, manter os faróis acesos e utilizar cinto segurança durante a jornada.

4.8 Exposição a ruído Tolerável 4.8.1 Utilizar abafador de ruído tipo concha próximo a fontes geradoras.

5.1Queda de material Trivial

Trivial

5.3 Colisão Trivial

5.4 Incêndio Trivial

5.5 Choque elétrico Trivial

5.6 Atropelamento Trivial

5.7 Deslizamento de material Trivial

5.8 Exposição a ruído Trivial 5.8.1Utilizar abafador de ruído tipo concha próximo a fontes geradoras.

Trivial

4 - Destocamento e limpeza

4.6 Queda de pessoas da cabine da maquina.

4.6.1 Fica expressamente proibido trabalhar com portas e vidros frontais abertos.É obrigatório o uso do cinto de segurança.

5 - Carregamento, Transporte e descarregamento de material.

5.1.1 Fica expressamente proibido a permanência de pessoas próximos as máquinas e caminhões no momento do carregamento de material.

5.2Tombamento/ Capotamento

5.2.1 Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade e no caso de material morto das básculas dos caminhões devera ser limpada com auxilio de Escavadeira e caso necessário com espátula tamanho compatível.

5.3.1 Respeitar as sinalizações existente; placas, tapumes, sinalizações sonoras e normas de tráfego existente no local. Não executar manobras de risco. Manter sempre o sinal sonoro de ré perceptível. Utilizar faróis acesos e cinto de segurança em toda jornada de trabalho. Na manobra para posicionamento para o carregamento dos caminhões, deverá ser mantida a comunicação entre operador e motorista atravez da buzina do equipamento e alarme de marcha ré do caminhão. Ao conduzir o veiculo em trecho com declive acentuado, o motorista deverá engatar uma marcha reduzida. Em situação que a neblina desfavoreça ou comprometa a visibilidade dos motoristas e operadores deverá ser paralisada as atividades. Deverá ser mantida distância segura de um veículo para o outro.

5.4.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo. Em caso de super-aquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, previnindo-se possíveis explosões ou incêndios.

5.5.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário solicitar auxilio de um profissional da elétrica e também comunicar a concessionária de energia responsável pelo trecho.

5.6.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

5.7.1 Não estacionar ou conduzir veículos máquinas e equipamentos sobre talude ou barrancos negativos ou que esteja com sua estabilidade comprometida. Manter distância segura de bordas de aterro taludes negativos que possam comprometer a segurança dos motoristas e operadores no carregamento, transporte e basculamento de material.

5.9 Colisão contra pessoas ou objetos no momento do giro da lança das maquinas

5.9.1 Na execução de serviços com Retro Escavadeira e escavadeira, deve-se manter uma distância fora do raio de ação da máquina, para evitar atropelamentoe pancadas durante o movimento por algum giro involuntário, se necessário solicitar auxilio de um sinaleiro que deverá utilizar capacete com jugular, óculos de segurança, botina com biqueira e colete refletivo.

Page 4: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

4 de 12

Trivial

6.1 Incêndio Trivial

6.2 Choque elétrico Trivial

6.3 Exposição a ruído Trivial 6.3.1Utilizar abafador de ruído tipo concha próximo a fontes geradoras.

Trivial

Tolerável

6.6 Atropelamento Tolerável

7.1.Tombamento Tolerável

7.2 Deslizamento de material Tolerável

7.3 Riscos na escavação Tolerável

7.4 Choque elétrico Trivial

7.5 Queda de diferente nível Tolerável

7.6 Riscos ergonômicos Trivial 7.6.1 Não carregar peso em excesso, solicitar auxilio de veículos ou colaboradores para transportá-los.

7.7 Exposição a intempéries Trivial 7.7.1 Utilizar creme bloqueador solar, blusa de manga longa e capa de chuva quando houver necessidade.

5 - Carregamento, Transporte e descarregamento de material.

5.10 Queda de pessoas da cabine da maquina ou equipamento na execução da atividade

5.10.1Fica expressamente proibido trabalhar com oequipamento sem que as portas da cabine estejam fechadas. O operador deverá utilizar o cinto de segurança durante a operação da maquina ou equipamento.

6 - Nivelamento de material no bota fora 6.1.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador

deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo. Em caso de super-aquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, previnindo-se possíveis explosões ou incêndios.

6.2.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário solicitar auxilio de um profissional da elétrica e também comunicar a concessionária de energia responsável pelo trecho.

6.4 Queda de pessoas da cabine da maquina na execução da atividade

6.4.1 Fica expressamente proibido trabalhar com portas e vidros frontais abertos.É obrigatório o uso do cinto de segurança.

6.5 Tombamento por afundamento de terreno\Colisão

6.5.1 Observar erosões, trincas e rachaduras na estrada. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade.

6.6.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

7 - Escavação do terreno (realização de valas e banquetas)

7.1.1 Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade e no caso de material morto das básculas dos caminhões devera ser limpada com auxilio de Escavadeira e caso necessário com espátula tamanho compatível.

7.2.1 O material decorrente da escavação deverá ser depositado a uma distância de no mínimo metade da profundidade da vala ou banqueta. As escavações de no mínimo 1,25m será necessário o escoramento do terreno. As escavações acima de 1,75 deverá ser mantida a sua estabilidade e caso necessário devera ser emitido um laudo técnico sobre as condições do terreno pro um profissional qualificado.

7.3.1 Deverá ser verificado a possível existência de tubulações,fibras ópticas e outras interferências no local a ser escavado.Caso exista esta possibilidade deverá ser tomadas os cuidados específicos.

7.4.1 Antes do inicio das atividade verificar a existência de redes elétricas na área de trabalho e caso necessário solicitar auxilio de um profissional da elétrica e também comunicar ao responsável pela área.

7.5.1 Deverá existir proteções coletivas em locais de risco de quedas de pessoas. Se houver a necessidade da entrada de pessoas dentro dos locais escavados, deverá existir acesso seguro e escadas de emergência e caso necessário realizar escoramento ou manter a escavação com angulo de 45 Grau.

Page 5: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

5 de 12

Trivial

Tolerável

Trivial

Tolerável

8.3 Choque elétrico Trivial

Trivial

8.5 Queda de mesmo nível Tolerável

8.6 Incêndio Trivial

8.7 Atropelamento Tolerável

9.1 Queda de mesmo nível Tolerável

9.2 Atropelamento Tolerável

9.3 Incêndio Trivial

9.4 Choque elétrico Trivial

7 - Escavação do terreno (realização de valas e banquetas)

7.8 Cortes, escoriações e perfurações

7.8.1 Manter as ferramentas de gumes cortantes pontiagudos sempre protegidas, em seu transporte ou armazenamentos. Quando for manuseadas deverá ser utilizado os Epis básicos . No seu transporte e veículos, deverá existir um compartimento separado entre os passageiros e ferramentas.

7.9 Colisão contra pessoas ou objetos no momento do giro da lança das maquinas

7.9.1 Na execução de serviços com Retro Escavadeira e escavadeira, deve-se manter uma distância fora do raio de ação da máquina, para evitar atropelamentoe pancadas durante o movimento por algum giro involuntário, se necessário solicitar auxilio de um sinaleiro que deverá utilizar todos os Epis básicos.

8 - Serviços de acabamento em rampas e aterro 8.1 Serviços de acabamento

em rampas e aterro

8.1.1 Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade e no caso de material morto das básculas dos caminhões devera ser limpada com auxilio de Escavadeira e caso necessário com espátula tamanho compatível.

8.2 Colisão contra pessoas ou objetos no momento do giro da lança das maquinas

8.2.1 Na execução de serviços com Retro Escavadeira e escavadeira, deve-se manter uma distância fora do raio de ação da máquina, para evitar atropelamentoe pancadas durante o movimento por algum giro involuntário, se necessário solicitar auxilio de um sinaleiro que deverá utilizar todos os Epis básicos.

8.3.1 Deverá ser verificado a possível existência de tubulações,fibras ópticas e outras interferências no local a ser escavado.Caso exista esta possibilidade deverá ser tomadas os cuidados específicos.

8.4 Queda de pessoas da cabine da maquina ou equipamento na execução da atividade

8.4.1 Fica expressamente proibido trabalhar com portas e vidros frontais abertos.É obrigatório o uso do cinto de segurança.

8.5.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos quanto aos obstáculos e interferências em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área limpa e organizada, utilizar todos os Epis básicos e fica proibido pular e correr nas frentes de serviço.

8.6.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo. Em caso de super-aquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, previnindo-se possíveis explosões ou incêndios.

8.7.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

9 - Regularização dos acessos com Motoniveladora

9.1.1 Ao deslocar-se verificar as condições dos acessos quanto aos obstáculos e interferências em seu trajeto, não improvisar acessos, manter a área limpa e organizada, utilizar todos os Epis básicos e fica proibido pular e correr nas frentes de serviço.

9.2.1 Antes de iniciar a movimentação do equipamento,o operador deverá vistoriar o raio de giro da maquina e fazer contato com os sinaleiros e apontadores próximos.Todos envolvidos na atividade fazer o uso do colete refletivo.Fica proibido dar carona para pessoas que não fazem parte do projeto.

9.3.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo.

9.3.1 Deverá ser verificado a possível existência de tubulações,fibras ópticas e outras interferências no local a ser escavado.Caso exista esta possibilidade deverá ser tomadas os cuidados específicos.

Page 6: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

6 de 12

Trivial

Tolerável

9.7Colisão Tolerável

10.1 Patinamento Trivial

10.2 Colisão Tolerável

Tolerável

10.4Incêndio Trivial

APROVAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO SESMT (CONTRATANTE)

DATA______/______/_____ DATA______/______/_____

9 - Regularização dos acessos com Motoniveladora

9.5 Queda de pessoas da cabine da maquina /equip. na execução da atividade

9.5.1 Fica expressamente proibido trabalhar com oequipamento sem que as portas da cabine estejam fechadas. O operador deverá utilizar o cinto de segurança durante a operação da maquina ou equipamento.

9.6Tombamento/ Capotamento

9.6.1 Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade.

9.7.1 Respeitar as sinalizações existente,código transito brasileiro,procedimentos internos. Não executar manobras de risco. Realizar check list pré operacional,Utilizar faróis acessos e utilizar cinto de segurança em toda jornada de trabalho.Quando necessário manter sinaleiros acompanhado a atividade .

10 - Umidificação das vias de acesso 10.1.1 Em caso de chuvas, deve-se avaliar os acesso para visualizar se há condições para o trafego de veículos e

equipamentos. Caso comece a chover após o inicio das atividades, encostar os veículos, máquinas e equipamentos em local seguro, se possível nas mediações do canteiro de obras quando houver necessidade.

10.2.1 Respeitar as sinalizações existente,código transito brasileiro,procedimentos internos. Não executar manobras de risco. Realizar check list pré operacional,Utilizar faróis acessos e utilizar cinto de segurança em toda jornada de trabalho.Quando necessário manter sinaleiros acompanhado a atividade .

10.3Tombamento/ Capotamento

10.3.1 Os acessos deverão ser inspecionados observando erosões, trincas e rachaduras. Em caso de trabalho em ponta de aterro, taludes, manter um sinaleiro a todo momento. As máquinas não deveram ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade.

10.4.1 Todos os veículos, máquinas e equipamentos deveram portar extintor de incêndio de fácil acesso. O operador deverá inspecionar diariamente os extintores e possuir um conhecimento básico e quando houver irregularidades, deverá solicitar a troca ou manutenção do mesmo. Em caso de super-aquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, previnindo-se possíveis explosões ou incêndios.

OBRIGATÓRIO DAR CONHECIMENTO DESTA APR AOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, ATRAVÉS DO DDS - DIÁLOGO DIARIO DE SEGURANÇA, EXPLICANDO AS ETAPAS DO SERVIÇO, OS RISCOS E MEDIDAS DE CONTROLE E REGISTRANDO EM FORMULARIO DE DDS.

RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO

Page 7: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

COMPLEMENTO DE APR

EMPRESA: Construtora Nobrega Pimenta Ltda.

LOCAL: Unidade 140 e 170 - CIU Fase III

DESCRIÇÃO / ETAPAS DA ATIVIDADE:

1 - EPI 2 - EPC 3 - USO DO CORPO / POSTURA Proteção da cabeça Proteção partes móveis Caminhar, subir, descer c/ segurança Proteção dos olhos / face Proteção contra incêndio / extintor Manter superficies seguras Proteção das mãos Sinalização do risco Técnica segura - manuseio de carga Proteção dos pés Isolamento da área Evitar sobresforço / sobrecarga Proteção respiratória Barreira física Manter afastado de pontos de Proteção auditiva Equipamento contra queda prensamento Proteção corpo Controle para poeira / umidificação Manter postura adequada para a Proteção contra quedas Medição de gás / ventilação/ exaustão atividade Proteção respiratória ( Autonôma) Iluminação adequada Trabalhar em conjunto com outra Proteção solda / corte Escoramento pessoa Etiqueta Tag / cadeado bloqueio Medidor de tensão Retirar peças pontiagudas e cortantes

5 - FERRAMENTAS MANUAIS 7 - ESCAVAÇÕES

Usar ferramentas adequadas Inspecionar equipamentos Elaborar PTP Usar ferramenta de forma correta Aterrar paineis e ferramentas Verificar tubos e cabos elétricos Usar ferramenta inspecionada Fios, cabos e isolamentos adequados Isolar e proibir tráfego de veículos Ferramenta - proteção instalada Manter fios e cabos suspensos próximo à escavação Empunhaduras em bom estado Respeitar procedimento TAG / Bloqueio Usar rampa segura 45o / escoramento Transportar adequamente Proteger sistemas elétricos protegidos Não depositar material na borda da Usar dentro da sua capacidade contra chuva e umidade escavação Utilizar ferramentas livre de Somente pessoas autorizadas trabalham Não realizar trabalho manual defeitos em sistema elétrico juntamente com máquinas Catracas testadas e com trava Utilizar paíneis provisórios adequados Usar escadas para acesso às es - de segurança Utilizar ferramentas com proteções cavações Não improvisar ferramentas elétrica e mecânica Não trabalhar desacompanhado

Não utilizar escadas metálicas

9 - IÇAMENTO DE CARGAS 11 - ARRUMAÇÃO E LIMPEZA

Inspecionar equipamentos e Inspecionar os equipamentos/ veículos Manter área limpa e arrumada acessórios de guindar Assegurar que apenas pessoas autoriza- Recolher lixo e sucatas Patolar guindaste e munck das conduzam equipamentos/veículos Manter uniformes e EPI´s limpos de forma estável e segura Respeitar a velocidade máxima permitida Manter escadas, acessos e saídas

Encarretamento, transporte e desencarretamento de maquinas e equipamentos; Inspeção em veículos maquinas e equipamentos; Deslocamento e movimentação de maq. E equipamentos; Destocamento e limpeza; Carregamento de material; Movimentação bota fora; Escavação; Serviços de acabamento; Regularização de acessos; Umidificação de pistas; Abastecimento e lubrificação.

6 - FERRAMENTAS/ EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

10- OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS/ VEÍCULOS

Page 8: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

Respeitar capacidade de carga Utilizar o cinto de segurança livres de obstruções Não ficar sobre carga suspensa Respeitar a sinalização de trânsito Estocar materiais de forma organizada Utilizar ganchos com trava Manter faróis ligados e segura Elaborar PTP Separar cargas dos passageiros Isolar materiais combustíveis e manter Verificar interferências Interrupção de vias devem ser sinalizada afastado de fontes de ignição Elaborar plano de rigging Sinalizar as cargas que excedam a Manter fios, cabos e mangueiras Utilizar sinaleiro para a atividade carroceria do veículo suspensos, fora de passagem Utilizar cordas para controle de As cargas devem estar presas e estabi - Manter a limpeza de máquinas e cargas zadas ferramentas Manter-se afastado da carga Utilizar batedor para deslocamento Retirar pregos de sucatas de madeira Verificar presença rede elétrica Isolar a área de operação de equipamen-

tos pesados MEDIDAS PREVENTIVAS COMPLEMENTARES

Coleta seletiva.Instalar fumódromo;Realizar DDS diario;Instalar ponto de encontro (treinar equipe)Não permitir pessoas alcoolizadas ou sob efeito de droga;organização e limpeza do localVeículos / equipamentos inspecionados.

EQUPE CHAPA NOME ASSINATURA

Page 9: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

COMPLEMENTO DE APRAPR Nº

____________________

EMPRESA: Construtora Nobrega Pimenta Ltda.

LOCAL: Unidade 140 e 170 - CIU Fase III

3 - USO DO CORPO / POSTURA 4 - PREVENÇÃO DE QUEDAS Caminhar, subir, descer c/ segurança Elaborar - PTP Manter superficies seguras Usar linha de vida em condições adequadas Técnica segura - manuseio de carga Atracar cinto de segurança adequadamente Evitar sobresforço / sobrecarga Inspecionar cinto de segurança e acessórios Manter afastado de pontos de Andaime devidamente liberado e etiquetado

Proteger aberturas em pisos e paredes Manter postura adequada para a Proteger ferramentas contra quedas

Usar talabarte duplo - cinto de segurança Trabalhar em conjunto com outra Não deixar objetos soltos que possam cair

Utilizar escadas e plataformas adequadas Retirar peças pontiagudas e cortantes Não trabalhar desacompanhado

Acessos seguros às plataformas de trabalho

7 - ESCAVAÇÕES 8 - TRABALHO À QUENTE

Elaborar a PTP Verificar tubos e cabos elétricos Manter mangueiras e cabos protegidos. Isolar e proibir tráfego de veículos Inspecionar equipamentos e acessórios próximo à escavação Manter cilindros de gás devidamente presos Usar rampa segura 45o / escoramento Transportar cilindros adequamente Não depositar material na borda da Manter válvulas, reguladores, manômetros

e maçaricos em bom estado Não realizar trabalho manual Não utilizar roupas sintéticas juntamente com máquinas Utilizar válvula de retrocesso e corta chama Usar escadas para acesso às es - Colocar capuz no cilindro para transporte

Manter um extintor próximo a atividade Não trabalhar desacompanhado Mangueiras não devem ter emendas

11 - ARRUMAÇÃO E LIMPEZA 13 - BLOQUEIO / ETIQUETAGEM

Manter área limpa e arrumada Bloquear todas as fontes de energia Recolher lixo e sucatas Utilizar bloqueios individuais Manter uniformes e EPI´s limpos Verificar a eficiência do bloqueio Manter escadas, acessos e saídas Manter a chave do cadeado em sua guarda

Encarretamento, transporte e desencarretamento de maquinas e equipamentos; Inspeção em veículos maquinas e equipamentos; Deslocamento e movimentação de maq. E equipamentos; Destocamento e limpeza; Carregamento de material; Movimentação bota fora; Escavação; Serviços de acabamento; Regularização de acessos;

Page 10: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

livres de obstruções Verificar se não pessoas na área antes de Estocar materiais de forma organizada desbloquear o sistema

14 - OUTROS Isolar materiais combustíveis e manter Espaço confinado afastado de fontes de ignição Fontes radioativas Manter fios, cabos e mangueiras Içamento de carga de grandes dimensões suspensos, fora de passagem Trabalhos em circuitos energizados Manter a limpeza de máquinas e Trabalhos sobre telhados

Outros: ______________________________ Retirar pregos de sucatas de madeira

MEDIDAS PREVENTIVAS COMPLEMENTARESColeta seletiva.Instalar fumódromo;Realizar DDS diario;Instalar ponto de encontro (treinar equipe)Não permitir pessoas alcoolizadas ou sob efeito de droga;organização e limpeza do localVeículos / equipamentos inspecionados.

EQUPEASSINATURA

Page 11: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

ADENDO DE APR Adendo referente à APR Nº:

DETALHAMENTO DA TAREFA E ANÁLISE DE RISCO____________________

APROVAÇÃO DOS ITENS DO ADENDO DA APR

NOME FORNECEDOR ASSINATURA

A atividade será paralisada caso exista etapa não prevista na APR e a responsabilidade será do fornecedor.

ETAPARISCOS

MEDIDAS PREVENCIONISTA(Identificação dos riscos de cada etapa)

Page 12: APR - Análise Preliminar de Riscos - JMS - 080610.doc

LISTA DE DIVULGAÇÃO DE APRAPR Nº

____________________

DATA NOME FUNÇÃO ASSINATURA