app.plurall.net · web view08) na África, angola, moçambique, guiné-bissau e cabo verde...

11
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+02+08+32= 43 – Habilidade do ENEM: H15 A nova ordem mundial no pós-guerra definiu a liderança de duas potências: os Estados Unidos, líder do bloco capitalista, e a União Soviética, líder do bloco socialista. A disputa por áreas de influência em várias partes do mundo gerou tensão política e o período ficou conhecido como Guerra Fria. Sobre esse período é correto afirmar (some os números das afirmações corretas e marque o resultado): 01) A divisão entre os dois blocos ficou clara em um discurso do presidente estadunidense Harry Truman, em 1947: de um lado os países capitalistas, liderados pelos EUA e de outro os comunistas, liderados pela URSS. 02) A Doutrina Truman, o Plano Marshall e a reconstrução do Japão fizeram parte de um mesmo processo para fortalecer o bloco capitalista contra duas potências comunistas: URSS e China. 08) O bloco liderado pelos Estados Unidos formou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o bloco socialista reuniu-se no Pacto de Varsóvia. 16) Durante décadas, a tensão entre os dois blocos provocou uma corrida nuclear armamentista. Em épocas de crise, EUA e URSS ameaçavam usar suas armas nucleares. 32) O que ocorreu pelo menos uma vez na chamada Crise dos Mísseis em 1960. História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

Upload: others

Post on 25-Dec-2019

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+02+08+32= 43 – Habilidade do ENEM: H15A nova ordem mundial no pós-guerra definiu a liderança de duas potências: os Estados Unidos, líder do bloco capitalista, e a União Soviética, líder do bloco socialista. A disputa por áreas de influência em várias partes do mundo gerou tensão política e o período ficou conhecido como Guerra Fria. Sobre esse período é correto afirmar (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) A divisão entre os dois blocos ficou clara em um discurso do presidente estadunidense Harry Truman, em 1947: de um lado os países capitalistas, liderados pelos EUA e de outro os comunistas, liderados pela URSS.

02) A Doutrina Truman, o Plano Marshall e a reconstrução do Japão fizeram parte de um mesmo processo para fortalecer o bloco capitalista contra duas potências comunistas: URSS e China.

08) O bloco liderado pelos Estados Unidos formou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o bloco socialista reuniu-se no Pacto de Varsóvia.

16) Durante décadas, a tensão entre os dois blocos provocou uma corrida nuclear armamentista. Em épocas de crise, EUA e URSS ameaçavam usar suas armas nucleares. 32) O que ocorreu pelo menos uma vez na chamada Crise dos Mísseis em 1960.

32) No fim dos anos 1980, uma série de reformas, entre elas a reestruturação econômica (perestroika) e liberação política (glasnost) da União Soviética e a reunificação alemã, contribuiu para o fim do período da Guerra Fria.

Questão 2Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H8; H11; H15A construção do Muro de Berlim, em 1961, é o símbolo da divisão da Alemanha que ocorreu depois da rendição do país na Segunda Guerra Mundial e da nova ordem mundial que se estabeleceu no pós-guerra. Sobre a construção do Muro e a situação da Alemanha é correto afirmar que:

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

1

Page 2: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

I. Com o fim da Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida entre duas, o lado ocidental ficou sob influência dos Estados Unidos e o oriental, da União Soviética. Esse cenário já desenhava a divisão do mundo entre as duas maiores potências.

II. A construção do Muro foi uma iniciativa dos Estados Unidos e resultado da disputa entre os capitalistas e a União Soviética pelo controle de Berlim, capital das duas Alemanhas.

III. O Muro tinha por objetivo evitar a migração do lado soviético para o estadunidense, que apresentava melhor situação econômica.

IV. A reunificação alemã, com a queda do Muro, só aconteceu no início do século XXI, após décadas de negociação entre os dois governos.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas III e IV. e) I, II, III, IV.

Questão 3Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H15; H24Após o fim da Segunda Guerra Mundial, países da Europa Ocidental e também os Estados Unidos e o Japão viveram anos de prosperidade econômica e influenciaram culturas e sociedades, enquanto os países do bloco socialistas também precisaram se reestruturar. Esse período ficou conhecido como os trinta anos gloriosos do capitalismo. Sobre ele é incorreto afirmar que:

a) Foi a implementação do Plano Marshall pelos Estados Unidos que permitiu a recuperação da economia dos países da Europa Ocidental, destruídos pela Segunda Guerra Mundial.

b) Para a Europa Ocidental foi um período de forte intervenção na economia com os governos controlando bancos, indústrias de base como siderúrgicas, que ficou conhecido como Estado de bem-estar social por proporcionar alto padrão de vida para a população.

c) Com a economia devastada após a Segunda Guerra e ainda com a tensão provocada pela Guerra Fria, a União Soviética foi obrigada a adotar medidas capitalistas para conseguir recuperar a indústria, adotando a reestruturação econômica, conhecida como perestroika.

d) Esse período de prosperidade com intenso crescimento econômica em parte do mundo ocidental se estendeu até 1973, quando a crise do petróleo provocou a elevação dos preços internacionais do produto que se refletiu na economia mundial.

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

2

Page 3: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H13; H14

Em 1958, o governo chinês decidiu adotar um caminho próprio para a construção de uma sociedade socialista e abandonou o modelo soviético. A ideia era industrializar rapidamente o país, mas dentro de uma perspectiva socialista e para isso foi implantado o programa Grande Salto para Frente que se revelou um fracasso. A precária situação do país gerou disputas internas no Partido Comunista Chinês e levou a profundas transformações do país na década de 1966. A imagem mostra a figura do líder chinês que mobilizou o país na Grande Revolução Cultural Proletária.

a) Quem o foi o líder da Revolução Cultural chinesa?

O líder foi Mao Tsé-Tung que à frente do governo chinês e com apoio o Exército deu início a

forte intervenção na sociedade.

b) Como a Revolução Cultural modificou a sociedade chinesa?

A revolução mobilizou jovens estudantes com o objetivo de acabar com o modo de vida

burguês. O Livro Vermelho, que reunia os pensamentos de Mao, tornou-se leitura obrigatória

e guardas vermelhas foram criadas para perseguir pessoas que apresentavam hábitos ou

costumes burgueses. Quem se colocava contra a revolução e a favor da cultura ocidental era

perseguido pelos chamados maoístas.

Questão 5Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11; H13; H15Nos anos 1950, Cuba vivia sob ditadura quando Fidel Castro tentou derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Em 1953, Fidel liderou um grupo de 150 homens em um ataque ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba. Os planos fracassaram e, depois de dois anos de cadeia, Fidel foi para o México tentar organizar outra revolta. Sobre a Revolução Cubana liderada por Fidel, analise as proposições a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

3

Page 4: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

( ) Fidel Castro desembarcou em Cuba acompanhado do médico argentino Ernesto Che Guevara e mais 80 homens em dezembro de 1956. Atacados pelo exército cubano, apenas 12 revolucionários conseguiram escapar.

( ) Em janeiro de 1959, Fidel e seus homens com apoio de políticos, organizações estudantis e movimentos sociais entraram na capital cubana, Havana e derrubaram o governo de Batista, que abandonou o país no dia seguinte.

( ) Uma das primeiras ações dos revolucionários foi decretar anistia a todos os políticos, inclusive os membros do regime de Batista, para só então formar um novo governo.

( ) A aproximação do governo revolucionário de Fidel Castro com a União Soviética, por meio de acordos comerciais agravou as relações já tensas com os Estados Unidos, que decretou embargo econômico impedindo exportações para a ilha, exceto de alimentos e remédios.

( ) Em 1962, os Estados Unidos invadiram Cuba e dispararam mísseis contra a ilha, destruindo parte da baía dos Porcos. Esse episódio ficou conhecido como a crise dos mísseis.

a) V-F-V-V-F b) V-V-F-V-F c) F-V-V-V-F d) F-F-V-V-V e) F-V-F-V-V

Questão 6Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H1Entre as décadas de 1950 e 1960, muitos jovens dos Estados Unidos e de países da Europa Ocidental passaram a questionar o estilo de vida tradicional e valores impostos pela sociedade. Esse conjunto de atitudes da juventude daquela época que influenciou a música, o cinema, a literatura e as artes plásticas ficou conhecida como:a) Contracultura b) Contraditadura c) Contrarrevolução d) Contestação

Questão 7Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: 01+02+16+32 = 51 – Habilidade do ENEM: H1Durante a Guerra Fria, o mundo se dividiu em três: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos. Enquanto o Primeiro Mundo, capitalista, e o Segundo Mundo, socialista, tentavam atrair mais nações para suas respectivas esferas de influência, países do Terceiro Mundo buscavam conquistar a independência. Sobre os processos de independência e descolonização na Ásia e na África é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) Logo após a Segunda Guerra Mundial, no início da Guerra Fria, a Grã-Bretanha aceitou a criação de dois países, a Índia e o Paquistão, além da independência da Birmânia (atual Mianmar) e do Ceilão (Sri Lanka), mas manteve seus interesses econômicos na região.

02) A Indochina é uma região no leste da Índia em que hoje estão Vietnã, Laos e Camboja. Os três países foram reconhecidos após um acordo internacional, em 1954.

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

4

Page 5: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola.

16) A criação do Estado de Israel pela ONU, em 1948, acirrou a disputa pela terra com os palestinos e deu início a conflitos na região que permanecem até os dias atuais, apesar das várias tentativas de acordo pela paz.

32) A noção de Terceiro Mundo surgiu durante a Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955, e caracterizou os países que não pertenciam aos blocos socialistas e capitalistas e referia-se a nações africanas, asiáticas e latino-americanas pobres, com baixos índices sociais e alta desigualdade.

Questão 8Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H11 Vários estudiosos interpretaram o conceito de raça e formular um projeto político e cultural para a África. Esse movimento de valorização africana ganhou impulso no século XX. Entre os expoentes dessa corrente foi Léopold Senghor que liderou a independência do Senegal, em 1962. Para ele, o imperialismo representava a maior opressão para os negros e diante disso formulou a ideia de negritude como ideal de solidariedade racial. Esse conceito propunha a unidade africana no plano cultural e o pan-africanismo.Explique o que foi e a importância do pan-africanismo como movimento político do século XX.

Os princípios do pan-africanismo eram a defesa da unidade, da justiça, da igualdade, da

solidariedade e do direito à autodeterminação dos povos do continente africano na luta contra

o colonialismo. A ênfase pode ser na noção de raça ou em temas políticos e culturais. O

movimento pan-africanista expandiu-se pela África depois da Segunda Guerra Mundial, com

várias lideranças políticas africanas encampando o projeto e difundindo seus princípios. O

movimento deu origem à Organização da Unidade Africana (OUA), atualmente União Africana.

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

5

Page 6: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

Questão 9Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: E – Habilidade do ENEM: H7; H8; H9Grande parte das colônias britânicas, francesas e portuguesas na África conquistou a independência após a Segunda Guerra Mundial. A África do Sul pertenceu à Grã-Bretanha até retirar-se da Comunidade Britânica, em 1961, tornando-se independente. Essa descolonização, porém, não libertou a maioria da população negra da segregação racial imposta por uma minoria branca. Sobre as mudanças na África do Sul após a independência é correto afirmar queI. No regime de segregação racial conhecido como apartheid, os negros eram

forçados a viver separadamente dos brancos e não tinham os mesmos direitos políticos e econômicos.

II. O país oficializou o regime racista em 1948 com o Partido Nacionalista no poder. Foram elaboradas leis que segregavam os negros e os brancos, proibindo inclusive casamentos mistos.

III. Líderes negros como Nelson Mandela foram severamente punidos pelo ativismo político. Mandela permaneceu preso por 27 anos.

IV.As lutas pelo fim do apartheid forçaram o governo a ceder e a revogar a leis que mantinham a segregação. Esse processo começou em 1990 com as reformas democráticas e terminou em 1994 com a realização de eleições, na qual Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro do país.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas III e IV. e) I, II, III, IV.

Questão 10Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H6; H10 –

A ideia de formar um Estado judeu na Palestina, terra dos antigos hebreus, remonta ao final do século XIX, mas desde então foi muito mal recebida pelos árabes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o movimento sionista, ou seja, que defendia a criação de um Estado judeu na região da Palestina, voltou a ganhar força. Observe os mapas e explique qual foi o processo que culminou na criação do Estado de Israel.

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

6

Page 7: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

Em novembro de 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a formação de dois

Estados na Palestina: um judeu e outro árabe. Como mostra o mapa da esquerda, o território

árabe seria formado pelos territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, e pela cidade de

Jerusalém, considerada internacional. Os judeus aceitaram a proposta, mas os árabes

palestinos não. Eles questionaram como foi feita a divisão dos territórios. Em maio de 1948, o

Estado de Israel foi fundado. Houve reação imediata dos árabes que atacaram o novo país

que, mais bem preparado militarmente, além de sair vitorioso conseguiu ampliar seu

território, como mostra o mapa da direita. Os árabes foram expulsos da Palestina.

Qual foi a principal consequência da partilha da Palestina?

A partilha da Palestina, com a criação do Estado de Israel, provocou tensão na região e deu

início a um conflito envolvendo palestinos e judeus. Ao longo da segunda metade do século

XX, a região foi cenário de guerras, com ação de grupos radicais, e tentativas de paz. A tensão

se mantém nos dias atuais.

Questão 11Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: 01+08+16+32 =57 – Habilidade do ENEM: H15O desenvolvimento da América Latina se deu por várias vias: revoluções, regimes liberais-democráticos, ditaduras militares. O México, por exemplo, inaugurou políticas desenvolvimentistas a partir da Revolução Mexicana, no início do século XX. Sobre a Revolução Mexicana é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

7

Page 8: app.plurall.net · Web view08) Na África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde conduziram ao longo dos anos 1960 processos de independência contra a colonização espanhola

01) Depois de um período vivendo sobre o governo Porfírio Díaz, a reeleição fraudulenta do ditador em 1910 gerou revolta na população mexicana. Seu principal opositor, Francisco Madero, lançou um manifesto e declarou nula a eleição dando início a revolta popular.

02) Com apoio de líderes rurais como Pancho Villa e Emiliano Zapata, o ditador conseguiu se manter no poder, contendo a revolta da população.

08) No início de 1911, grupos armados atacaram o Exército Federal. Em maio, Madero obriga Porfírio Díaz a partir para o exílio. Meses depois, é eleito presidente do México.

16) Sem cumprir com os compromissos sociais assumidos, Madero é deposto em 1913 e preso e fuzilado. O governo volta a ser uma ditadura governado pelo general Victorino Huerta.

32) O general Huerta foi derrubado em 1914, por Venustiano Carranza. Este, por sua vez, teve de enfrentar os exércitos camponeses de Villa e Zapata e uma guerra civil que durou mais de um ano. O México só conseguiria dar fim à revolução em 1917, depois de ganhar uma nova Constituição.

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H15

A fotografia mostra Mães da Plaza de Mayo, em Buenos Aires, na Argentina, movimento que reuniu mães em busca de filhos perseguidos pela ditadura argentina. Sobre essa ditadura argentina e a importância das Mães da Plaza de Mayo é incorreto afirmar que:

a) Com a morte do então presidente Perón, os militares deram um golpe de Estado e destituíram sua mulher Isabelita Perón, que como vice-presidente assumira o poder. Era o início da ditadura militar na Argentina.

b) Os militares no poder impuseram a censura aos meios de comunicação e proibiram manifestações contrárias ao regime. Foi um período em que os opositores eram sequestrados e torturados.

c) Com medo da violência instalada pela ditadura ilitary, a sociedade argentina se retraiu. Apenas um grupo de mães, cujos filhos desapareceram durante a repressão, enfrentou os militares reunindo-se periodicamente na Plaza de Mayo, exigindo notícias de seus filhos.

d) A coragem desse grupo de mães não sensibilizou a sociedade argentina, que continuou submissa aos militares. O movimento foi violentamente reprimido no início da década de 1980.

História | volume 3 | 3º bimestre | Editora Saraiva

8