app.plurall.net · web view02) o apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de luís xvi...

12
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H2; H7 [...] Deste modo, é preciso a um príncipe, para se conservar que aprenda a poder ser mau e que se utilize ou deixe de se utilizar disto conforme a necessidade[...] Deveis saber, assim, que duas formas há de combater: uma, pelas leis, outra pela força. A primeira é natural do homem; a segunda, dos animais. Sendo, porém, a primeira muitas vezes insuficiente, é necessário recorrer à segunda. Ao príncipe se faz preciso, porém, saber empregar de maneira conveniente o animal e o homem..[...] MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Hemus, 1977. P. 86 e 98 A centralização das monarquias europeias atingiu o auge entre os séculos XVI e XVII, o poder dos soberanos era quase absoluto e cabia a ele fazer prevalecer a razão de Estado. Alguns pensadores procuraram dar legitimidade conceitual ao absolutismo monárquico, como Nicolau Maquiavel. Leia o trecho e assinale a alternativa incorreta. a) Maquiavel propôs em seu livro O Príncipe a separação clara entre política e moral. b) Na concepção de Maquiavel, a vontade do soberano deveria estar acima de tudo para afirmar sua autoridade e garantir o funcionamento do Estado. c) Para Maquiavel, por causa do egoísmo inerente do homem, ele teria a tendência de destruir uns aos outros, assim, o homem é o lobo do homem. d) Para o pensador florentino, o soberano deve empregar a força, se necessário, para manter a fidelidade dos súditos. História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

Upload: others

Post on 12-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H2; H7[...] Deste modo, é preciso a um príncipe, para se conservar que aprenda a poder ser mau e que se utilize ou deixe de se utilizar disto conforme a necessidade[...]Deveis saber, assim, que duas formas há de combater: uma, pelas leis, outra pela força. A primeira é natural do homem; a segunda, dos animais. Sendo, porém, a primeira muitas vezes insuficiente, é necessário recorrer à segunda. Ao príncipe se faz preciso, porém, saber empregar de maneira conveniente o animal e o homem..[...]

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Hemus, 1977. P. 86 e 98

A centralização das monarquias europeias atingiu o auge entre os séculos XVI e XVII, o poder dos soberanos era quase absoluto e cabia a ele fazer prevalecer a razão de Estado. Alguns pensadores procuraram dar legitimidade conceitual ao absolutismo monárquico, como Nicolau Maquiavel. Leia o trecho e assinale a alternativa incorreta.a) Maquiavel propôs em seu livro O Príncipe a separação clara entre política e moral.b) Na concepção de Maquiavel, a vontade do soberano deveria estar acima de tudo

para afirmar sua autoridade e garantir o funcionamento do Estado.c) Para Maquiavel, por causa do egoísmo inerente do homem, ele teria a tendência de

destruir uns aos outros, assim, o homem é o lobo do homem.d) Para o pensador florentino, o soberano deve empregar a força, se necessário, para

manter a fidelidade dos súditos.

Questão 2Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+08+16+32 = 57 – Habilidade do ENEM: H7Nas monarquias absolutas o poder real estava acima dos poderes locais, exercidos nas províncias e condados. O rei era o único soberano e detentor da autoridade e do poder político. Na França, na Inglaterra e na Espanha o processo de centralização se deu em meio a conflitos, especialmente religiosos. Analise as proposições, some os números das afirmações corretas e marque o resultado:

01) Na França, a centralização monárquica foi marcada por disputas religiosas entre calvinistas, ou huguenotes, e católicos. O ponto máximo das disputas foi a Noite de São Bartolomeu, em que milhares de huguenotes foram mortos.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

1

Page 2: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima de qualquer outra medida.

08) Na Inglaterra, a disputa pelo trono inglês opôs duas famílias da nobreza inglesa, York e Lancaster, que resultou na Guerra das Duas Rosas. O conflito chegou ao fim com a subida ao trono de Henrique VII, que inaugurou a dinastia Tudor.

16) O absolutismo inglês teve início com a dinastia Tudor, especialmente durante os governos de Henrique VIII, que consolidou o poder ao fundar o anglicanismo e concentrar o poder de Estado e da Igreja e Elisabeth I, que fortaleceu o comércio inglês.

32) Na Espanha, o reinado de Filipe II foi marcado pelo autoritarismo e pela intolerância religiosa. O soberano espanhol expulsou judeus e muçulmanos do país e fortaleceu o catolicismo e a Inquisição.

Questão 3Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H7; H8 Em 1660, Carlos II assumiu o trono inglês marcando a volta dos Stuart e o fim do curto período da República inglesa Em 1688, Jaime II buscou o fortalecimento do absolutismo. Contudo, a tentativa de restabelecer o centralismo monárquico terminou com a chamada Revolução Gloriosa. Explique o que foi esse evento histórico e o que representou para a monarquia inglesa.

Jaime II foi afastado do poder pelo Parlamento e a burguesia instalou no trono Guilherme de

Orange. O novo rei assinou a Declaração de Direitos (Bill of Rights) dando mais poder ao

Parlamento. Esse documento representou os fundamentos da monarquia constitucional

inglesa e o processo ficou conhecido como Revolução Gloriosa, inaugurando a monarquia

parlamentar na Inglaterra.

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: E – Habilidade do ENEM: H8Durante a União Ibérica, período em que Portugal passou a fazer parte da Espanha, o Brasil foi alvo do interesse de outros países europeus, sobretudo franceses e holandeses. Analise as proposições a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A União Ibérica promoveu a vinda de franceses e holandeses para o Brasil para explorar as riquezas no interior da colônia.

( ) A França Antártica, no Rio de Janeiro, foi uma das colônias fundadas pelos franceses

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

2

Page 3: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

no Brasil com o objetivo de criar uma base militar e naval e controlar o comércio com as Índias. Os franceses foram expulsos por Mem de Sá em 1567.

( ) Para incentivar o comércio com as colônias, Holanda e Espanha criaram a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais que passou a gerenciar a produção e exportação de açúcar brasileiro para a Europa.

( ) O conde Maurício de Nassau foi nomeado para administrar o domínio holandês no Brasil. Ele dinamizou a produção de açúcar no Nordeste e trouxe artistas e cientistas da Europa para Recife, cidade em que realizou profundas mudanças urbanísticas.

( ) Os holandeses foram expulsos do Brasil após os senhores de engenho e colonos se revoltarem contra a administração holandesa no Nordeste.

a) V-F-V-F-V b) V-V-V-F-F c) F-V-V-F-V d) F-F-V-V-V e) F-V-F-V-V

Questão 5Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11

Combate contra botocudos, litogravura aquarelada de Jean-Baptiste Debret, 1827.

As expedições organizadas para o interior da colônia em busca de riquezas ficaram conhecidas por bandeiras e seus componentes eram chamados de bandeirantes. Durante muito tempo os bandeirantes foram considerados heróis. Observe como a imagem retrata o bandeirante e com base no que aprendeu em sala de aula, assinale a alternativa correta:

I. Os bandeirantes eram membros de ricas famílias que organizavam expedições pelo interior da colônia em busca de riquezas como ouro e prata e para fundar e administrar aldeias e vilas.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

3

Page 4: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

II. As bandeiras de apresamento embrenhavam-se na mata para capturar nativos. Essas expedições escravizaram indígenas e atacavam missões jesuíticas, destruindo aldeias.

III. As chamadas bandeiras de contrato atacavam aldeias de índios e quilombos a serviço de fazendeiros ou da administração colonial. Foi a bandeira organizada por Domingos Jorge Velho que destruiu o quilombo dos Palmares.

IV.Muitas bandeiras foram organizadas para procurar metais preciosos, especialmente nas regiões onde hoje se localizam os estados de São Paulo e Minas Gerais. Neste caso, muitos bandeirantes firmaram acordo com grupos indígenas para se instalar nas suas terras.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

Questão 6Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H7; H9 Boa parte da população das colônias espanholas na América era formada por índios submetidos ao trabalho para enriquecer os espanhóis que eram a minoria, mas que detinham o poder de explorar as terras coloniais. A sociedade colonial espanhola era formada por:Associe as classes sociais (coluna A) às suas características (coluna B).

Coluna A Coluna B

1. Chapetones2. Criollos3. Mestiços4. Indígenas5. Escravizados

( ) Parte da população que era retirada de sua comunidade e obrigada a extrair minério para os espanhóis em troca de uma pequena remuneração.

( ) Estavam concentrados na região do Caribe.( ) Cuidavam da administração, da justiça, do clero e do

exército.( ) Homens brancos, descendentes de espanhóis, mas

nascidos na América. Grandes proprietários de terras e comerciantes.

( ) Trabalhadores livres nascidos da união de espanhóis com indígenas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é :

a) 1-3-4-5-2 b) 4-5-1-2-3 c) 5-1-2-3-4 d) 5-4-2-3-1

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

4

Page 5: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

Questão 7Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H8; H11 –

A ocupação dos territórios da América do Norte pelos ingleses se deu entre os séculos XVII e XVIII com a fundação das 13 colônias independentes, mas subordinadas à Inglaterra, conforme mostra o mapa.

a) Quais foram as principais razões para o fluxo populacional da Inglaterra para a América do Norte?

O processo de cercamento de terras agrícolas na Inglaterra expulsou muitos ingleses do

campo e muitos deles decidiram ir para a América e os conflitos religiosos que estimularam a

emigração de protestantes foram algumas das razões para a vinda de colonos que se fixaram

na costa do oceano Atlântico, fazendo surgir as 13 colônias inglesas.

b) Como se deu a ocupação das 13 colônias?

A colonização não se deu de maneira uniforme. Nas colônias do norte concentraram-se

colonos que sofriam perseguição religiosa e a economia baseava-se na pequena propriedade

rural. Nas colônias centrais a população era formada por imigrantes de diversas regiões da

Europa e a agricultura era a base da economia, em pequenos e grandes latifúndios. Nas

colônias do sul predominavam os grandes latifúndios monocultores, nos quais havia o trabalho

escravo e cuja produção era voltada para o mercado externo.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

5

Page 6: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

Questão 8Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+02+16= 19 – Habilidade do ENEM: H8; H11A descoberta de metais preciosos alterou o eixo econômico da colônia portuguesa que deixou a costa litorânea nordestina para o centro-sul do Brasil, especialmente nos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, com o surgimento de diversas vilas e cidades e a abertura de estradas ligando as minas ao porto do Rio de Janeiro. Sobre o período da mineração é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) Inicialmente a atividade mineradora não exigia muitos investimentos e a retirada do ouro era feita nos rios e barrancos. Logo, porém, as minas se estruturam em grandes unidades exploradoras chamadas lavras.

02) Para administrar a região das minas, Portugal criou, em 1702, a Intendência das Minas que controlava de perto a exploração do ouro e cobrava os impostos pelo metal encontrado.

08) O trabalho nas minas era feito majoritariamente por homens brancos e livres, donos das lavras, que após pagar o imposto à metrópole, enriqueciam negociando o ouro encontrado.

16) A exploração do ouro estimulou o crescimento das vilas próximas às áreas de mineração, estimulando atividades culturais e o comércio.

32) Com o esgotamento das jazidas e o uso de técnicas rudimentares na mineração houve o declínio da extração de ouro na colônia e o fim do ciclo da mineração provocou a decadência das cidades mineradoras, muitas delas foram praticamente abandonadas pela população.

Questão 9Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H15Uma das figuras mais importantes do século XVIII em Portugal foi o ministro do rei dom José I, o marquês de Pombal. Durante a sua administração, o marquês preocupou-se em reequilibrar as finanças portuguesas, mas também tomou medidas para reorganizar tanto a sociedade lusa como a da colônia. Entre as iniciativas de Pombal que marcaram a sociedade colonial estão:

a) Expulsão dos jesuítas, extinção da escravidão indígena, fim das capitanias hereditárias, controle da metrópole sobre a exploração de diamantes.

b) Expulsão dos jesuítas, extinção da escravidão, fim dos governos-gerais, controle da metrópole sobre a exploração de diamantes.

c) Transferência do ensino para a Igreja Católica, fim das capitanias hereditárias, extinção da escravidão, controle da metrópole sobre o comércio de açúcar.

d) Extinção da escravidão indígena, fim das capitanias hereditárias, transferência do ensino para a Igreja católica, controle da metrópole sobre a exploração de diamantes.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

6

Page 7: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

Questão 10Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H13 – Difícil é dar uma ideia do conteúdo do variado conjunto de textos que compõem a Enciclopédia. O que podemos dizer é que aí encontramos, sem dúvida, como expostas em uma vitrina, as ideias principais da burguesia do século XVIII. Se o catolicismo teve a sua Suma Teológica, com são Tomás de Aquino, a burguesia também teve na Enciclopédia a sua Suma Filosófica. Nela podemos contemplar as principais ideias e teses filosóficas pelas quais a maioria dos livres- -pensadores e homens de letras do século se batem.

FORTES, L.R.S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 50.

O texto descreve a importância da Enciclopédia para o movimento que norteou o pensamento europeu no século XVIII.

a) Que movimento foi esse?

O Iluminismo foi um movimento que questionou o poder dos reis absolutistas e serviu como

base teórica para criar uma nova ordem política. O Iluminismo foi desenvolvido e incorporado

pela burguesia e influenciou as lutas revolucionárias do final do século XVIII.

b) Por que a Enciclopédia é considerada uma obra representativa desse movimento?

A Enciclopédia foi organizada pelos filósofos Diderot e D’Alembert e em seus 35 volumes

procurou reunir todo o saber acumulado pelo ser humano até então. A obra expressa valores

iluministas como o racionalismo, o estímulo à ciência, o deísmo e a ideia de contrato entre

governantes e governados.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

7

Page 8: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

Questão 11Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H13O Iluminismo influenciou toda a Europa e promoveu reformas no sistema político influenciados pelo crescente poder da burguesia. As reformas buscavam atenuar as tensões entre monarcas e burguesia. Esse sistema ficou conhecido como despotismo esclarecido. Sobre esse sistema é correto afirmar que:

I. Havia o interesse de modernizar e aumentar a eficiência administrativa dos reinos, além de incentivar a educação pública.

II. Com as reformas, os monarcas viram seu poder limitado pela burguesia, apesar de serem chamados de déspotas.

III. Os principais déspotas esclarecidos foram: José II, da Áustria; Catarina II da Rússia, Frederico II, da Prússia e Luís XV, da França.

IV. As reformas procuraram atender os interesses tanto da nobreza como da burguesia para recuperar as finanças de países que enfrentavam a concorrência de potências como França e Inglaterra.

Estão corretas:

a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas I e IV. e) I, II, III e IV.

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H13; H15

Obra de John Trumbull, século XVIII.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

8

Page 9: app.plurall.net · Web view02) O apogeu do absolutismo francês ocorreu sob o governo de Luís XVI e seu ministro Richelieu, que alegou ao rei que as razões de Estado estavam acima

No século XVIII, o Parlamento inglês implantou uma política fiscal voltada para a cobrança de impostos na América inglesa gerando conflitos cada vez mais frequentes, principalmente com a publicação de algumas leis que diminuíam a autonomia dos colonos. Observe a imagem e assinale a alternativa correta

a) Inconformados com as imposições dos ingleses os colonos americanos decidem romper com a Inglaterra. A imagem representa a elaboração da Declaração de Independência dos Estados Unidos publicada em 4 de julho de 1776.

b) A imagem mostra o Congresso da Filadélfia em que representantes do Parlamento inglês negociaram com os colonos o cumprimento de leis e o pagamento de impostos.

c) Na imagem, representantes dos colonos elaboram um documento com as principais reivindicações das 13 colônias para impedir a declaração de guerra contra a metrópole.

d) A imagem representa ingleses e colonos no Congresso da Filadélfia, em 1776, quando foi negociada a independência das 13 colônias.

História | Olhares da História | volume 2 | 2º bimestre | Editora Scipione

9