apostila ilustrada cisco capitulo ii

42
Este capítulo abrange as práticas básicas de segurança no local de trabalho, as ferramentas de hardware e software e o descarte de materiais perigosos. As diretrizes de segurança ajudam a proteger as pessoas contra acidentes e ferimentos e os equipamentos contra danos. Algumas dessas diretrizes foram criadas para proteger o ambiente da contaminação por materiais descartados. Fique atento às situações que poderiam resultar em avarias ou danos aos equipamentos. Os sinais de alerta foram projetados para alertá-lo sobre o perigo. Mantenha-se sempre atento a esses sinais e tome as medidas apropriadas de acordo com o alerta fornecido. Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a: Explicar a finalidade das condições e procedimentos de trabalho com segurança. Identificar as ferramentas e o software utilizados com os componentes do computador pessoal e suas finalidades. Implementar o uso da ferramenta adequada. As condições de trabalho com segurança ajudam a evitar que as pessoas se machuquem e que ocorram danos aos equipamentos de computador. Um local de trabalho seguro é limpo, organizado e iluminado adequadamente. Todos devem compreender e seguir os procedimentos de segurança. Siga os procedimentos adequados quando manusear equipamentos de computador a fim de diminuir o risco de ferimentos, danos aos bens e perda de dados. Danos ou perdas podem resultar em ações por danos movidas pelo proprietário dos bens e dos dados. O descarte ou reciclagem adequada de componentes perigosos de computador é um problema global. Não deixe de cumprir as regulamentações que regem a maneira de descartar determinados itens. As organizações que violam essas regulamentações podem ser multadas ou enfrentar onerosas batalhas jurídicas. Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Upload: cledson-lopes

Post on 27-Oct-2015

1.271 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Este capítulo abrange as práticas básicas de segurança no local de trabalho, as ferramentas de hardware e software e o descarte de materiais perigosos. As diretrizes de segurança ajudam a proteger as pessoas contra acidentes e ferimentos e os equipamentos contra danos. Algumas dessas diretrizes foram criadas para proteger o ambiente da contaminação por materiais descartados. Fique atento às situações que poderiam resultar em avarias ou danos aos equipamentos. Os sinais de alerta foram projetados para alertá-lo sobre o perigo. Mantenha-se sempre atento a esses sinais e tome as medidas apropriadas de acordo com o alerta fornecido.

Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a:

Explicar a finalidade das condições e procedimentos de trabalho com segurança. Identificar as ferramentas e o software utilizados com os componentes do computador

pessoal e suas finalidades. Implementar o uso da ferramenta adequada.

As condições de trabalho com segurança ajudam a evitar que as pessoas se machuquem e que ocorram danos aos equipamentos de computador. Um local de trabalho seguro é limpo, organizado e iluminado adequadamente. Todos devem compreender e seguir os procedimentos de segurança.

Siga os procedimentos adequados quando manusear equipamentos de computador a fim de diminuir o risco de ferimentos, danos aos bens e perda de dados. Danos ou perdas podem resultar em ações por danos movidas pelo proprietário dos bens e dos dados.

O descarte ou reciclagem adequada de componentes perigosos de computador é um problema global. Não deixe de cumprir as regulamentações que regem a maneira de descartar determinados itens. As organizações que violam essas regulamentações podem ser multadas ou enfrentar onerosas batalhas jurídicas.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Identificação dos procedimentos de segurança e os possíveis riscos aos usuários e técnicos.

Identificação dos procedimentos de segurança para proteger o equipamento de danos e de perda de dados.

Identificação dos procedimentos de segurança para proteger o ambiente contra contaminação.

Page 2: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 3: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Diretrizes gerais de segurançaSiga as diretrizes básicas de segurança para evitar cortes, queimaduras, choques elétricos e danos à visão. De acordo com as melhores práticas, certifique-se de que há extintor de incêndio e kit de primeiros socorros disponíveis em caso de incêndio ou ferimentos. A Figura 1 descreve uma lista de diretrizes gerais de segurança.

CUIDADO: a voltagem de fontes de energia e monitores é muito alta. Não use a pulseira antiestática quando consertar fontes de energia ou monitores.

CUIDADO: algumas peças da impressora podem ficar muito quentes durante o funcionamento e outras peças podem conter alta voltagem. Antes de fazer os reparos, verifique se a impressora teve tempo de esfriar. Consulte o manual da impressora para saber onde ficam os componentes que podem conter alta voltagem. Alguns componentes podem reter alta voltagem mesmo depois que a impressora foi desligada.

Diretrizes de segurança em caso de incêndioSiga as diretrizes de segurança em caso de incêndio para proteger vidas, estruturas e equipamentos. Para evitar choque elétrico e evitar danos ao computador, desligue-o e tire-o da tomada antes de iniciar os reparos.

O fogo pode se alastrar rapidamente e causar muitos estragos. O uso adequado do extintor de incêndio pode impedir que um pequeno incêndio fuja do controle. Ao trabalhar com componentes do computador, sempre considere a possibilidade de ocorrer um incêndio acidental e saiba como reagir. Em caso de incêndio, siga os seguintes procedimentos de segurança:

Nunca tente combater um incêndio que está fora de controle ou não foi contido. Sempre tenha uma rota de fuga de incêndio planejada antes de iniciar qualquer

trabalho. Saia do prédio rapidamente. Chame os serviços de emergência para pedir ajuda.

Localize as instruções de uso do extintor de incêndio no local de trabalho e leia-as antes de haver necessidade de usá-lo. O treinamento de segurança pode estar disponível em sua organização.

Nos Estados Unidos, existem quatro classificações para extintores de incêndio. Letras, cores e formas diferentes identificam cada categoria de extintor, como mostra a Figura 2. Cada tipo de extintor de incêndio possui produtos químicos específicos para combater tipos diferentes de incêndios:

Classe A – Papel, madeira, plástico e papelão Classe B – Gasolina, querosene e solventes orgânicos Classe C – Equipamentos elétricos Classe D – Metais inflamáveis

Quais são os tipos de classificações de extintores de incêndio em seu país?

É importante saber como usar um extintor de incêndio. Use a sigla de memorização P-D-A-M para ajudá-lo a lembrar as instruções básicas da operação de um extintor de incêndio:

P - Puxe a trava.D - Direcione à base do fogo, não às chamas.A - Aperte o gatilho.M - Mova o jato de um lado para o outro.

Page 4: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

ESD (Electrostatic discharge, descarga eletrostática), climas extremos e fontes de eletricidade com qualidade precária podem causar danos ao equipamento do computador. Siga as diretrizes de manuseio adequado, conscientize-se das questões referentes ao ambiente e utilize equipamentos que estabilizem a energia para evitar danos ao equipamento e perda de dados.

ESDEletricidade estática é a formação de uma carga elétrica depositada sobre uma superfície. Esse depósito pode destruir um componente e provocar danos. A ESD pode ser destrutiva aos componentes eletrônicos de um sistema de computador.

Para que uma pessoa consiga sentir a ESD, é preciso que se tenham formado no mínimo 3.000 volts de eletricidade estática. Por exemplo, é possível que se forme eletricidade estática em você enquanto caminha sobre um piso acarpetado. Ao tocar outra pessoa, ambos recebem um choque. Se a descarga causar dor ou produzir ruído, significa que provavelmente foi superior a 10.000 volts. Em termos comparativos, menos de 30 volts de eletricidade estática bastariam para danificar um componente do computador.

Recomendações de proteção contra a ESDA ESD pode provocar danos permanentes em componentes elétricos. Siga as recomendações a seguir para ajudar a evitar os danos da ESD:

Mantenha todos os componentes em sacos antiestáticos até estar pronto para instalá-los.

Utilize malhas metálicas de aterramento elétrico nas bancadas. Utilize malhas metálicas no piso para aterramento elétrico nas áreas de

trabalho. Utilize pulseiras antiestáticas quando trabalhar nos computadores.

ClimaO clima afeta o equipamento de computador de diversas maneiras:

Se a temperatura ambiente estiver alta demais, o equipamento pode sofrer superaquecimento.

Se o nível de umidade estiver baixo demais, a probabilidade é de que a ESD aumente.

Se o nível de umidade estiver alto demais, o equipamento pode sofrer os danos com essa umidade.

A Figura 1 mostra como as condições do ambiente aumentam ou reduzem o risco de ESD.

Tipos de oscilação de energiaVoltagem é a força que movimenta os elétrons em um circuito. O movimento de elétrons é denominado corrente. Os circuitos de computador necessitam de voltagem e corrente para operar componentes eletrônicos. Quando a voltagem em um computador não é exata nem constante, seus componentes podem não funcionar corretamente. Voltagens instáveis são denominadas oscilações de energia.

Os tipos de oscilações de energia CA a seguir podem provocar perda de dados ou falha de hardware:

Blecaute – perda total de energia CA. O blecaute pode ser causado por fusível queimado, transformador danificado ou queda na rede de energia elétrica.

Page 5: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Corte parcial de energia – nível de voltagem da energia CA reduzido que se estende por um período de tempo. Os cortes parciais de energia ocorrem quando a voltagem da rede de energia elétrica cai para menos de 80% do nível de voltagem normal. O corte parcial de energia pode ser causado pela sobrecarga dos circuitos elétricos.

Ruído – interferência de geradores e raios. O ruído resulta em uma energia desordenada, que pode provocar erros no sistema de computador.

Pico – aumento repentino na voltagem que se estende por um período bem curto e ultrapassa 100% da voltagem normal de uma rede. Os picos podem ser causados por relâmpagos, mas também podem ocorrer quando o sistema elétrico volta a funcionar após um blecaute.

Surto de energia – aumento drástico na voltagem acima do fluxo normal da corrente elétrica. O surto de energia se estende por alguns nanossegundos ou por um bilionésimo de segundo.

Dispositivos de proteção da energiaPara ajudar a se proteger contra problemas ligados à oscilação de energia, use dispositivos de proteção para preservar os dados e o equipamento de computador:

Supressor de surto (Surge Suppressor) – ajuda na proteção contra danos causados por surtos e picos. O supressor de surto desvia a voltagem elétrica extra na rede para o fio terra.

UPS (Uninterruptible Power Supply, fonte de energia ininterrupta) – ajuda na proteção contra possíveis problemas de energia elétrica fornecendo-a para um computador ou outro dispositivo. A bateria é constantemente recarregada enquanto a UPS está funcionando. A UPS é capaz de fornecer uma qualidade de energia consistente quando ocorrem blecautes e cortes parciais de energia. Muitos dispositivos de UPS conseguem se comunicar diretamente com o sistema operacional de um computador. Essa comunicação permite que a UPS desligue o computador com segurança e salve os dados antes que a UPS perca toda a energia elétrica.

SPS (Standby Power Supply, fonte de energia de reserva) – ajuda na proteção contra possíveis problemas de energia elétrica fornecendo uma bateria de backup para fornecer energia quando a voltagem recebida cai ficando abaixo do nível normal. A bateria fica em standby durante as operações normais. Quando a voltagem diminui, a bateria fornece energia CD a um inversor de energia, que a transforma em energia AC para o computador. Esse dispositivo não é tão confiável quanto a UPS devido ao tempo que demora para acionar a bateria. Se houver falha no dispositivo de acionamento, a bateria não conseguirá fornecer a energia para o computador. A Figura 2 mostra alguns exemplos de supressores de surto e dispositivos UPS e SPS.

CUIDADO: nunca conecte uma impressora a um dispositivo UPS. Os fabricantes de UPS recomendam não conectar uma impressora a uma UPS devido ao risco de queimar o motor da impressora.

Page 6: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 7: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Os computadores e periféricos, como mostra a Figura 1, contêm materiais que podem ser nocivos ao meio-ambiente. Materiais perigosos também podem ser chamados de resíduo tóxico. Esses materiais podem conter elevadas concentrações de metais pesados como cádmio, chumbo ou mercúrio. As regulamentações referentes ao descarte de materiais perigosos variam conforme o estado ou o país. Para obter informações sobre os procedimentos e serviços de descarte, entre em contato com as autoridades locais responsáveis pela reciclagem ou pela remoção do lixo em sua comunidade.

MSDSA MSDS é uma planilha que resume as informações sobre a identificação do material, incluindo ingredientes perigosos que podem afetar a saúde pessoal, riscos de incêndio e necessidades de primeiros socorros. Na Figura 2, a planilha MSDS contém informações sobre incompatibilidade e reatividade química que incluem procedimentos para derramamento, vazamento e descarte. Inclui ainda medidas de proteção para o manuseio e o armazenamento seguro dos materiais.

Para identificar se um material é classificado como perigoso, consulte a MSDS do fabricante. Nos EUA, o OSHA (Occupational Safety and Health Administration, departamento de segurança e saúde ocupacional) exige que todos os materiais perigosos sejam acompanhados por uma MSDS quando transferidos para um novo proprietário. As informações da MSDS incluídas com produtos adquiridos para reparos ou manutenção de computadores podem ser relevantes aos técnicos de computadores. O OSHA também exige que os funcionários sejam informados sobre os materiais com que estão trabalhando e que recebam informações de segurança do material. No Reino Unido, a lei de 2002 CHIP3 (Chemicals Hazard Information and Packaging for Supply, informações e embalagem de produtos químicos perigosos para comercialização) controla o manuseio de materiais perigosos. A CHIP3 exige que os fornecedores de produtos químicos embalem e transportem produtos químicos perigosos com segurança e incluam uma planilha de dados com o produto.

OBSERVAÇÃO: a MSDS é muito importante para determinar como descartar materiais potencialmente perigosos da maneira mais segura possível. Sempre verifique as leis locais referentes aos métodos aceitáveis de descarte antes de descartar qualquer equipamento eletrônico.

Qual órgão controla o uso de produtos químicos perigosos em seu país? As planilhas MSDS são obrigatórias?

A MSDS possui informações extremamente importantes, tais como:

O nome do material As propriedades físicas do material Qualquer ingrediente perigoso que componha o material Dados de reatividade, como dados sobre incêndio e explosão Procedimentos para derramamentos e vazamentos Precauções especiais Perigos à saúde Necessidades de proteção especial

Os computadores e outros dispositivos de computador acabam sendo descartados devido a um dos seguintes motivos:

Peças ou componentes começam a apresentar falhas mais freqüentes à medida que o dispositivo fica mais antigo.

O computador se torna obsoleto para os aplicativos a que se destinava em princípio. Modelos mais novos possuem recursos aprimorados.

Antes de descartar um computador ou algum de seus componentes, é fundamental considerar o descarte seguro de cada componente separado.

Page 8: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Descarte adequado de baterias As baterias muitas vezes contêm metais terrosos raros que podem ser nocivos ao meio-ambiente. As baterias de sistemas de computador portáteis podem conter chumbo, cádmio, lítio, manganês alcalino e mercúrio. Esses metais não se decompõem e permanecerão no meio-ambiente durante muitos anos. O mercúrio é muito usado na fabricação de baterias e é extremamente tóxico e prejudicial às pessoas.

A reciclagem de baterias deve ser uma prática padrão dos técnicos. Todas as baterias, incluindo as de íon de lítio, níquel-cádmio, níquel-metal hidrido e ácido-chumbo, estão sujeitas aos procedimentos de descarte que cumprem as leis ambientais locais.

Descarte adequado de monitores ou CRTsManuseie monitores e CRTs com cuidado. Uma voltagem extremamente alta pode ser armazenada nos monitores e CRTs, mesmo depois de terem sido desconectados da fonte de energia. Os CRTs contêm vidro, metal, plástico, chumbo, bário e metais terrosos raros. Segundo a EPA (U.S. Environmental Protection Agency, agência norte-americana de proteção ambiental), os CRTs podem conter aproximadamente 1,8 kg de chumbo. Os monitores devem ser descartados cumprindo as leis ambientais.

Descarte adequado de kits de toner, cartuchos e reveladoresKits de toner e cartuchos de impressoras usados devem ser descartados adequadamente ou reciclados. Alguns fornecedores e fabricantes de cartuchos de toner aceitam cartuchos vazios para serem reabastecidos. Há também empresas especializadas em reabastecer cartuchos vazios. Há kits para reabastecer cartuchos de impressora jato de tinta disponíveis, mas não são recomendados porque a tinta pode vazar dentro da impressora causando danos irreversíveis. Essa opção pode ser ainda mais dispendiosa porque usar cartuchos de jato de tinta reabastecidos também pode anular a garantia da impressora.

Descarte adequado de solventes químicos e latas de aerossolEntre em contato com a empresa de saneamento local para saber como e onde descartar os produtos químicos e solventes usados para limpar os computadores. Nunca jogue produtos químicos ou solventes na pia, nem descarte-os em fossos que tenham ligação com o esgoto público.

As latas ou garrafas que contêm solventes e outros materiais de limpeza devem ser manuseadas com cuidado. Verifique se foram identificadas e consideradas como lixo perigoso especial. Por exemplo, algumas latas de aerosol podem explodir quando expostas ao calor, se o conteúdo não foi usado completamente.

Page 9: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 10: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Para cada trabalho existe a ferramenta certa. Certifique-se de que você está familiarizado com o uso correto de cada ferramenta e que a ferramenta correta está sendo usada para a tarefa que está em andamento. O uso de ferramentas e softwares de modo hábil facilita o trabalho e assegura que as tarefas sejam realizadas de modo adequado e com segurança.

As ferramentas de software existem para ajudar a diagnosticar problemas. Use essas ferramentas para identificar qual dispositivo de computador não está funcionando corretamente.

O técnico deve documentar todos os reparos e problemas dos computadores. A documentação poderá, então, ser usada como material de referência para problemas que venham a ocorrer no futuro ou para outros técnicos que talvez nunca tenham enfrentado o mesmo problema antes. A documentação pode ser feita em papel, porém os formatos eletrônicos são mais recomendados porque são meios mais fáceis de pesquisar problemas específicos.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Identificação das ferramentas de hardware e suas finalidades. Identificar as ferramentas de software e suas finalidades. Identificação das ferramentas organizacionais e suas finalidades.

Page 11: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

O kit de ferramentas deve conter todas as ferramentas necessárias para concluir reparos de hardware. À medida que ganhamos experiência, aprendemos quais ferramentas devemos ter disponíveis para diferentes tipos de trabalhos. As ferramentas de hardware são agrupadas nas quatro categorias a seguir:

Ferramentas ESD (descarga eletrostática) Ferramentas manuais Ferramentas de limpeza Ferramentas de diagnóstico

Ferramentas ESDExistem duas ferramentas ESD: a pulseira e a manta antiestáticas. A pulseira antiestática protege os equipamentos de computador quando estão aterrados em um chassi de computador. A manta antiestática protege o equipamento de computador evitando que a eletricidade estática se acumule no hardware ou no técnico. Clique nos itens da Figura 1 para saber mais sobre as ferramentas ESD.

Ferramentas manuaisA maioria das ferramentas usadas no processo de montagem do computador são pequenas ferramentas manuais. Elas são vendidas separadamente ou como parte de um kit de ferramentas de reparos de computador. Os kits de ferramentas variam muito em tamanho, qualidade e preço. Clique nos itens da Figura 2 para saber mais sobre as ferramentas manuais.

Ferramentas de limpezaTer as ferramentas de limpeza adequadas é fundamental para a manutenção ou o reparo de computadores. O uso dessas ferramentas garante que os componentes do computador não serão danificados durante a limpeza. Clique nos itens da Figura 3 para saber mais sobre as ferramentas de limpeza.

Ferramentas de diagnósticoO multímetro digital e o adaptador loopback são usados para testar o hardware. Clique nos itens da Figura 4 para saber mais sobre as ferramentas de diagnóstico.

Page 12: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 13: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 14: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 15: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 16: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 17: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 18: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 19: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 20: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 21: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

O técnico deve estar apto a utilizar diversas ferramentas de software para ajudar no diagnóstico de problemas, na manutenção de hardware e na proteção dos dados armazenados no computador.

Ferramentas de gerenciamento de discoÉ importante que você identifique o software a ser usado nas diversas situações. As ferramentas de gerenciamento de disco ajudam a detectar e corrigir erros do disco, preparar discos para o armazenamento de dados e remover arquivos indesejados.

Clique em cada um dos botões na Figura 1 para ver imagens das seguintes ferramentas de gerenciamento de disco:

Fdisk ou Gerenciamento de disco – usada para criar e excluir partições do disco rígido

Format – usada para preparar o disco rígido para o armazenamento de informações Scandisk ou Chkdsk - usada para verificar a integridade de arquivos e pastas no

disco rígido examinando a superfície do disco em busca de erros físicos. Defrag – usada para otimizar o espaço no disco rígido de forma a agilizar o acesso a

programas e dados Disk Cleanup (Limpeza de disco) - usada para limpar espaço no disco rígido

procurando os arquivos que podem ser excluídos com segurança Disk Management (Gerenciamento de disco) - utilitário do sistema usado para

gerenciar discos rígidos e partições, e que realiza tarefas como inicialização de discos, criação e formatação de partições

System File Checker (SFC) – utilitário de linha de comando que verifica os arquivos críticos do sistema operacional e substitui os que estiverem corrompidos

Use o disco de inicialização do Windows XP para solucionar problemas e reparar arquivos corrompidos. O disco de inicialização do Windows XP destina-se a reparar arquivos de sistema do Windows, restaurar arquivos danificados ou perdidos, e reinstalar o sistema operacional. Há ferramentas de software de terceiros disponíveis para ajudar na solução de problemas.

Ferramentas de software de proteçãoVírus, spyware e outros tipos de ataques maliciosos infectam milhões de computadores todos os anos. Esses ataques podem danificar o sistema operacional, aplicativos e dados. Os computadores infectados podem até mesmo apresentar problemas de desempenho do hardware ou de falha de componentes.

Para garantir a segurança dos dados e a integridade do sistema operacional e hardware, use software elaborado para oferecer proteção contra ataques e remover programas maliciosos.

Vários tipos de software são usados para proteger hardware e dados. Clique em cada botão na Figura 2 para ver imagens dessas ferramentas de software de proteção:

Windows XP Security Center (Centro de segurança do Windows XP) – permite que você verifique o status de configurações essenciais do computador. O Centro de segurança faz verificações contínuas para certificar-se de que os programas antivírus e firewall de software estão em execução. Além disso, ele garante que atualizações automáticas sejam definidas para download e instalação automáticos.

Antivírus Program (Programa antivírus) – protege o computador contra ataques de vírus.

Spyware Remover (Removedor de spyware) – protege contra software que envia informações sobre hábitos de navegação na Web a um invasor. Spyware pode ser instalado sem o conhecimento ou a permissão do usuário.

Firewall – programa executado continuamente para proteger contra comunicações não autorizadas enviadas e recebidas no computador.

Page 22: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 23: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 24: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 25: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 26: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 27: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

É importante que o técnico documente todos os serviços e reparos. Esses documentos precisam ser armazenados em local central e estar disponíveis a todos os outros técnicos. A documentação poderá, então, ser usada como material de referência para problemas semelhantes que ocorram futuramente. Um bom serviço inclui uma descrição detalhada do problema e da solução para o cliente.

Ferramentas de referência pessoalAs ferramentas de referência pessoal incluem guias de solução de problemas, manuais do fabricante, guias de referência rápida e um diário de reparos. Além da fatura, o técnico mantém um diário das atualizações e dos reparos executados. A documentação no diário deve incluir descrições do problema, possíveis tentativas de soluções para corrigir o problema e as etapas para repará-lo. Certifique-se de anotar toda alteração realizada na configuração do equipamento e as peças substituídas durante o reparo. Essa documentação será valiosa se você se deparar com situações semelhantes no futuro.

Anotações – faça anotações durante o processo de investigação e reparo. Consulte essas notas para evitar a repetição de etapas anteriores e determinar as etapas seguintes.

Diário – documente as atualizações e os reparos realizados. A documentação deve incluir descrições do problema, possíveis tentativas de soluções para corrigir o problema e as etapas para repará-lo. Certifique-se de anotar toda alteração realizada na configuração do equipamento e as peças substituídas durante o reparo. O seu diário e suas anotações poderão ser valiosos se você se deparar com situações semelhantes no futuro.

Histórico de reparos – faça uma lista detalhada dos problemas e reparos, que inclua a data, as peças de substituição e as informações do cliente. O histórico permite ao técnico determinar o trabalho que já foi realizado em um computador.

Ferramentas de referência na InternetA Internet é uma fonte excelente de informações sobre problemas específicos de hardware e possíveis soluções:

Mecanismos de pesquisa na Internet Grupos de notícias Perguntas freqüentes do fabricante Manuais on-line de computador Fóruns e bate-papo on-line Sites técnicos

A Figura 1 mostra um exemplo de site técnico.

Ferramentas diversasCom a prática, você descobrirá vários outros itens que poderão ser adicionados ao kit de ferramentas. A Figura 2 mostra como um rolo de fita crepe pode ser usado para etiquetar as peças que foram removidas de um computador, caso não haja um organizador de peças disponível.

Um computador de trabalho também é um recurso valioso a ser utilizado em reparos locais de computador. O computador de trabalho pode ser usado para pesquisar informações, fazer download de ferramentas ou drivers ou comunicar-se com outros técnicos.

A Figura 3 mostra os tipos de peças de substituição de computador a serem incluídas em um kit de ferramentas. Verifique se as peças estão em boas condições antes de usá-las. A utilização de componentes de trabalho em bom estado para a substituição de componentes danificados nos computadores o ajudará a determinar rapidamente qual componente não funciona bem.

Page 28: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 29: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

A segurança no local de trabalho é responsabilidade de todos. É bem menos provável que você se machuque ou danifique componentes se usar a ferramenta adequada para o trabalho.

Antes de limpar ou reparar equipamentos, verifique se suas ferramentas estão em boas condições. Limpe, repare ou substitua todos os itens que não funcionem corretamente.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Demonstração do uso adequado de uma pulseira antiestática. Demonstração do uso adequado de uma manta antiestática. Demonstração do uso adequado de várias ferramentas manuais. Demonstração do uso adequado de materiais de limpeza.

Page 30: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Como informado anteriormente, um exemplo de descarga eletrostática é o choque suave que alguém sente ao atravessar uma sala acarpetada e tocar na maçaneta de uma porta. Embora esse choque não lhe cause problemas, a mesma descarga elétrica que passar de você para o computador causará danos aos seus componentes. O uso da pulseira antiestática pode evitar danos por descarga elétrica aos componentes do computador.

O objetivo de uma pulseira antiestática é equilibrar a descarga elétrica entre você e o equipamento. A pulseira antiestática é um condutor que conecta seu corpo ao equipamento no qual você está trabalhando. Quando a eletricidade estática se acumula em seu corpo, a conexão estabelecida entre a pulseira e o equipamento (ou terra) canaliza a eletricidade através do fio conectado à pulseira.

Como indica a Figura 1, a pulseira tem duas partes e é fácil de usar:

1. Coloque a pulseira ao redor do seu punho e prenda-a com o fecho ou o velcro. O metal na parte traseira da pulseira deve permanecer em contato com a pele o tempo inteiro.

2. Prenda o conector à extremidade do fio da pulseira e conecte a outra extremidade ao equipamento ou ao mesmo ponto de aterramento ao qual a esteira antiestática está conectada. A estrutura metálica do gabinete é um bom local para conectar o fio. Para conectar o fio ao equipamento no qual você está trabalhando, escolha uma superfície metálica sem pintura. Superfícies pintadas não conduzem a eletricidade tão bem quanto as de metal sem pintura.

OBSERVAÇÃO: conecte o fio ao equipamento, no mesmo lado do braço com a pulseira antiestática. Assim, o fio não o atrapalhará enquanto você trabalha.

Embora a pulseira antiestática ajude a evitar a descarga eletrostática, você pode reduzir ainda mais os riscos se não usar roupas de seda, poliéster ou lã. Esses tecidos são mais propensos a gerar descarga estática.

OBSERVAÇÃO: os técnicos devem dobrar as mangas, retirar lenços ou gravatas, e prender as camisas dentro da calça para evitar interferência de suas roupas. Verifique se brincos, colares e outras bijuterias ou jóias soltas estão bem presas.

CUIDADO: nunca use a pulseira antiestática ao reparar monitores ou CRTs.

Page 31: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Nem sempre você tem a opção de trabalhar em um computador em um espaço bem equipado. Se você tiver controle sobre o ambiente, procure manter seu espaço de trabalho longe de áreas acarpetadas. Os carpetes podem acumular descarga eletrostática. Se você não puder evitar os tapetes, crie um ponto de aterramento na parte sem pintura do gabinete do computador no qual você está trabalhando antes de tocar em qualquer componente.

Manta antiestáticaA manta antiestática é levemente condutora. Ela retira a eletricidade estática de um componente e a transfere para um ponto de aterramento, como mostra a Figura 1:

1. Disponha a manta no espaço de trabalho ao lado ou por baixo do gabinete do computador.

2. Prenda a manta ao gabinete para ter uma superfície aterrada sobre a qual você poderá colocar as peças removidas do sistema.

A redução do potencial de energia eletrostática diminui a probabilidade de danos a circuitos ou componentes delicados.

OBSERVAÇÃO: sempre segure os componentes pelas bordas.

BancadaAo trabalhar em uma bancada, aterre a bancada e a manta antiestática do piso. Com a manta e a pulseira, seu corpo terá a mesma carga do equipamento, o que reduzirá as chances de descarga eletrostática.

Page 32: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

O técnico tem que saber usar corretamente todas as ferramentas do kit. Este tópico aborda muitas das diversas ferramentas manuais usadas para o reparo de computadores.

ParafusosUtilize a chave de fenda apropriada para cada parafuso. Posicione a ponta da chave de fenda na cabeça do parafuso. Gire a chave de fenda em sentido horário para apertar o parafuso e em sentido anti-horário para soltá-lo, como mostra a Figura 1.

Os parafusos podem ficar deformados se você os apertar demais com a chave de fenda. Um parafuso deformado, como indica a Figura 2, pode ficar emperrado ou não prender com firmeza. Descarte os parafusos deformados.

Chave de fenda de cabeça chataComo mostra a Figura 3, use uma chave de fenda de cabeça chata ao trabalhar com parafusos com fenda. Não use chave de fenda com cabeça chata para remover parafusos Phillips. Não use a chave de fenda como alavanca. Se você não conseguir remover um componente, verifique se há algum clipe ou trinco que prenda o componente.

CUIDADO: se for necessário usar excesso de força para remover ou adicionar um componente, provavelmente há algo errado. Verifique mais uma vez para certificar-se de que você não se esqueceu de algum parafuso ou não destravou algum clipe que mantém o componente preso. Consulte o manual ou o diagrama do dispositivo para obter informações adicionais.

Chave de fenda PhillipsComo mostra a Figura 4, use uma chave de fenda Phillips com parafusos de cabeça flangeada. Não utilize esse tipo de chave de fenda para furações. Isso irá danificar a cabeça da chave de fenda.

Chave de fenda hexagonalComo mostra a Figura 5, use uma chave de fenda hexagonal para afrouxar ou prender parafusos de cabeça hexagonal (sextavada). Os parafusos hexagonais não devem ser apertados demais, pois isso pode deformar seus filamentos. Não use chaves de fenda hexagonais que sejam grandes demais para o parafuso.

CUIDADO: algumas ferramentas são magnetizadas. Quando trabalhar perto de dispositivos eletrônicos, verifique se as ferramentas em uso não foram magnetizadas. Campos magnéticos podem ser prejudiciais aos dados armazenados em mídia magnética. Para testar sua ferramenta, toque-a com o parafuso. Se a ferramenta atrair o parafuso, não a utilize.

Recuperador de peças, alicates de ponta fina ou pinçasComo mostra a Figura 6, o recuperador de peças, os alicates de ponta fina e as pinças podem ser utilizados para prender e retirar peças difíceis de alcançar com as mãos. Não arranhe ou atinja qualquer componente ao usar essas ferramentas.

CUIDADO: não insira lápis no computador para alterar a configuração de botões ou remover jumpers. O chumbo do lápis pode atuar como condutor e danificar componentes do computador.

Page 33: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II
Page 34: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

A limpeza interna e externa dos computadores é uma tarefa importantíssima do programa de manutenção. A poeira pode causar problemas relacionados ao funcionamento físico de ventoinhas, botões e outros componentes mecânicos. A Figura 1 mostra um grande acúmulo de poeira em componentes do computador. Nos componentes elétricos, o acúmulo de poeira agirá como um isolador e impedirá a dispersão do calor. O isolamento impedirá que os dissipadores de calor e as ventoinhas mantenham a temperatura dos componentes, o que causará o superaquecimento e a falha de chips e circuitos.

Page 35: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

CUIDADO: antes de limpar qualquer dispositivo, desligue-o e desconecte-o da fonte de energia.

Gabinetes de computador e monitoresLimpe os gabinetes de computador e a parte externa dos monitores com um pano umedecido em solução de limpeza não abrasiva. Misture uma gota de detergente de cozinha em aproximadamente 150 ml de água para criar uma solução de limpeza. Se a água respingar dentro do gabinete, espere o líquido secar antes de ligar o computador.

Telas LCDNão use produtos de limpeza para vidro à base de amônia ou qualquer outra solução em telas LCD, a não ser que o produto seja específico para esse fim. Produtos químicos abrasivos danificarão a cobertura da tela. Essas telas não são protegidas por vidro; portanto, limpe-as com suavidade, sem pressioná-las com força.

Telas CRTPara limpar as telas de monitores CRT, umedeça um pano macio e limpo com água destilada e limpe a tela de cima para baixo. Em seguida, use um pano macio e seco para remover manchas após a limpeza do monitor.

Remova a poeira dos componentes com um spray de ar comprimido. O ar comprimido não provoca o acúmulo de energia eletrostática nos componentes. Verifique se você está em uma área bem ventilada antes de remover a poeira do computador. É recomendável usar uma máscara para evitar a inspiração de partículas de poeira.

Remova a poeira com jatos rápidos do spray. Nunca incline ou vire o spray de ar comprimido de cabeça para baixo. As pás da ventoinha não devem girar com a força do ar comprimido. Mantenha a ventoinha imóvel. Os seus motores podem ser danificados se girarem enquanto não estão ligados.

Contatos dos componentesLimpe os contatos dos componentes com álcool isopropílico. Não aplique álcool de uso tópico, pois ele contém impurezas que podem danificar os contatos. Certifique-se de que não ficaram fiapos do pano ou do cotonete nos contatos. Remova os fiapos com ar comprimido antes de reinstalar os contatos.

TecladoLimpe o teclado com ar comprimido ou com um pequeno aspirador de mão que tenha uma escova acoplada.

CUIDADO: nunca use um aspirador comum dentro do gabinete do computador. As peças de plástico do aspirador podem acumular eletricidade estática e descarregá-la nos componentes. Use somente um aspirador aprovado para componentes eletrônicos.

MouseUse um produto de limpeza para vidro e um pano macio para limpar o exterior do mouse. Não borrife o produto de limpeza para vidro diretamente no mouse. Ao limpar um mouse com esfera, remova a esfera e limpe-o com produto de limpeza para vidro e um pano macio. Limpe os roletes no interior do mouse com o mesmo pano. Você talvez precise de uma lixa de unha para limpar os roletes. Não borrife líquidos dentro do mouse.

O gráfico da Figura 2 indica os itens do computador que devem ser limpos e os materiais de limpeza a serem usados em cada caso.

Page 36: Apostila Ilustrada Cisco Capitulo II

Este capítulo abordou os procedimentos seguros de laboratório, a utilização correta de ferramentas e o descarte apropriado de componentes e suprimentos de computador. No laboratório, você se familiarizou com diversas ferramentas usadas para criar, reparar e limpar o computador e os componentes eletrônicos. Você também aprendeu a importância das ferramentas organizacionais e como elas o ajudam a ser mais eficaz.

A seguir estão alguns dos conceitos mais importantes deste capítulo:

Trabalhar com segurança para proteger usuários e equipamentos. Seguir todas as diretrizes de segurança para evitar ferimentos em você e em outros. Saber como proteger um equipamento de danos por descarga eletrostática. Informar-se sobre como evitar problemas de energia que podem danificar os

equipamentos e causar a perda de dados. Saber quais produtos e suprimentos exigem procedimentos especiais de descarte. Familiarizar-se com folhas MSDS sobre questões de segurança e restrições de

descarte para proteger o meio ambiente. Usar as ferramentas corretas para a tarefa. Aprender a limpar os componentes com segurança. Usar ferramentas organizacionais ao reparar computadores.