apostila de mergulho

24
CÓDIGO DO MERGULHO RESPONSÁVEL (OS DEZ MANDAMENTOS) TODO O MERGULHADOR É RESPONSÁVEL POR SI E PELO SEU COMPANHEIRO. RESPONSABILIDADE AUMENTA O PRAZER E A SERGURANÇA DO MERGULHO. 1. NUNCA MRGULHE SOZINHO. ISTO PODE SER EXTREMAMENTE PERIGOS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES. 2. NUNCA DEIXE O AR DE SEU CILINDRO ACABAR DURANTE SEU MERGULHO. AO SE APROXIMAR DA RESERVA DE AR DO SEU MANÔMETRO, O MERGULHADOR DEVERÁ RETORNAR IMEDIATAMENTE A SUPERFÍCIE. 3. NUNCA PRENDA A RESPIRAÇÃO (APNÉIA) ENQUANTO ESTIVER RESPIRANDO AR COMPRIMIDO. ESTA ATITUDE EM BAIXO D’ ÁGUA PODERÁ LEVAR O MERGULHADOR A UM ESTADO DE “EMBOLIA GASOSAPELO AR”. 4. PLANEJE SEU MERGULHO E MERGULHE DENTRO DE SEU PLANEJAMENTO. A RESPONSABILIDADE DO MERGULHADOR INICIA ANTES DE SUA ENTRADA N’ÁGUA. 5. APERFEIÇOE SUAS HABILIDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA. A SEGURANÇA DE SEU MERGULHO AUMENTA DE ACORDO COM SEU CONHECIMENTO. 6. FAÇA UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA ANTES DE MERGULHAR. VERIFIQUE SE O SEU CILINDRO POSSUI UM SUPRIMENTO ADEQUADO DE AR E SEU EQUIPAMENTO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE USO, EM BOM FUNCIONAMENTO E MONTADOS CORRETAMENTE. 7. FAÇA UMA PARADA DE SEGURANÇA AOS 5M PÓ 3MIN. ESTA PARADA REDUZ O RISCO DE DOENÇA DESCOMPRESSIVA APÓS UM MERGULHO PROFUNDO OU REPETITIVO. 8. A VELOCIDADE DE SUBIDA É DE 9M POR MIN. ISTO REDUZ TAMBÉM O RISCO DE DOENÇA DESCOMPRESSIVA. UMA SUBIDA RÁPIDA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE UMA EMBOLIA GASOSA ARTERIAL. 9. PRATIQUE OS PROCEDIMENTOS TORNANDO-SE INEFICIENTES SE NÃO PRATICADOS. 10. AVALIE AS CONDIÇÕES ANTES DE CADA MERGULHO. ELAS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM SEU NÍVEL DE TREINAMENTO. ACEITE A TOTAL RESPONSABILIDADE PELA PRÓPRIA SEGURANÇA EM TODOS OS MERGULHOS.

Upload: adilsoncbv

Post on 05-Jul-2015

239 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de Mergulho

CÓDIGO DO MERGULHO RESPONSÁVEL(OS DEZ MANDAMENTOS)

TODO O MERGULHADOR É RESPONSÁVEL POR SI E PELO SEU COMPANHEIRO.RESPONSABILIDADE AUMENTA O PRAZER E A SERGURANÇA DO MERGULHO.

1. NUNCA MRGULHE SOZINHO. ISTO PODE SER EXTREMAMENTE PERIGOS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES.

2. NUNCA DEIXE O AR DE SEU CILINDRO ACABAR DURANTE SEU MERGULHO. AO SE APROXIMAR DA RESERVA DE AR DO SEU MANÔMETRO, O MERGULHADOR DEVERÁ RETORNAR IMEDIATAMENTE A SUPERFÍCIE.

3. NUNCA PRENDA A RESPIRAÇÃO (APNÉIA) ENQUANTO ESTIVER RESPIRANDO AR COMPRIMIDO. ESTA ATITUDE EM BAIXO D’ ÁGUA PODERÁ LEVAR O MERGULHADOR A UM ESTADO DE “EMBOLIA GASOSAPELO AR”.

4. PLANEJE SEU MERGULHO E MERGULHE DENTRO DE SEU PLANEJAMENTO. A RESPONSABILIDADE DO MERGULHADOR INICIA ANTES DE SUA ENTRADA N’ÁGUA.

5. APERFEIÇOE SUAS HABILIDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CONTÍNUA. A SEGURANÇA DE SEU MERGULHO AUMENTA DE ACORDO COM SEU CONHECIMENTO.

6. FAÇA UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA ANTES DE MERGULHAR. VERIFIQUE SE O SEU CILINDRO POSSUI UM SUPRIMENTO ADEQUADO DE AR E SEU EQUIPAMENTO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE USO, EM BOM FUNCIONAMENTO E MONTADOS CORRETAMENTE.

7. FAÇA UMA PARADA DE SEGURANÇA AOS 5M PÓ 3MIN. ESTA PARADA REDUZ O RISCO DE DOENÇA DESCOMPRESSIVA APÓS UM MERGULHO PROFUNDO OU REPETITIVO.

8. A VELOCIDADE DE SUBIDA É DE 9M POR MIN. ISTO REDUZ TAMBÉM O RISCO DE DOENÇA DESCOMPRESSIVA. UMA SUBIDA RÁPIDA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE UMA EMBOLIA GASOSA ARTERIAL.

9. PRATIQUE OS PROCEDIMENTOS TORNANDO-SE INEFICIENTES SE NÃO PRATICADOS.10. AVALIE AS CONDIÇÕES ANTES DE CADA MERGULHO. ELAS DEVEM ESTAR DE

ACORDO COM SEU NÍVEL DE TREINAMENTO.

ACEITE A TOTAL RESPONSABILIDADE PELA PRÓPRIA SEGURANÇA EM TODOS OS MERGULHOS.

Page 2: Apostila de Mergulho

1 - I N T R O D U Ç Ã O

O mergulho é o mais incomparável na terra. No mundo subaquático podemos apreciar a delicada beleza de minúsculos peixes nadando à volta de coloridos recifes tropicais. Podemos experimentar a emoção de nadar junto a golfinhosCom muito pouco treinamento, é possível fazer filmes que irão deslumbrar nossas famílias e amigos.Como mergulhadores, podemos ver a história enquanto vamos descobrindo fabulosos tesouros e cidades perdidas submersas.

O mundo subaquático vai nos Proporcionar aventuras

inigualáveis

O QUE É MERGULHO AUTÔNOMO?

Quando foi feita a inscrição no curso de Certificação de Mergulhador, provavelmente, já ouvimos falar que a palavra scuba significa “Self Contained Underwater breathing Apparatus” (tanque de ar). O mergulho com cilindro de ar é feito com um “tanque” de ar comprimido (isso é, um cilindro), que é usado nas costas. O ar é enviado à boca através de um regulador, que reduz a alta pressão dentro do cilindro para o mesmo nível da pressão subaquática circulante.

O mergulho é Feito com um “cilindro”

De ar comprimido, Usado nas costas

Podemos também ouvir as pessoas se referirem ao “mergulho livre”. Isso significa mergulhar sem qualquer equipamento de respiração. No mergulho livre somente prendemos a respiração e mergulhamos abaixo da superfície. Também é conhecido como “mergulho de respiração suspensa”.

Também conhecido como mergulho de “Respiração suspensa”. Nenhum aparelho

De respiração é usado nesse tipo de mergulho

É lógico que em qualquer aventura existe o risco. O mergulho é um esporte que tem alguns ricos e precisamos compreender isso muito bem antes que tornemos mergulhadores.Quase todos os mergulhos são muitos fáceis, em cada mergulho, no entanto, sempre há a eventualidade de que possa existir um esforço muito intenso. Algumas vezes o mergulho pode ser muito fatigante. Isso é particularmente verdadeiro quando a entrada, para mergulhar no mar, é feita através da arrebentação, quando mergulhamos em correntes fortes em água fria.O instrutor irá pedir que um histórico médico seja preenchido antes da participação em aulas práticas.Dependendo da idade e da condição geral da saúde, o instrutor pode pedir para que seja feito um exame médico antes do mergulho. Isso é para seu próprio bem estar.

Page 3: Apostila de Mergulho

O curso para certificação de mergulhador da NAUIIrá ensinar sobre os fundamentos de como mergulhar. Serão ensinados os princípios de como escolher e operar o equipamento, os efeitos do mergulho sobre o corpo e o básico sobre o meio ambiente do local e mergulho. Quando o curso terminar, estaremos habilitados a mergulhar sob condições similares àquelas aprendidas nas aulas.

Uma vez terminado o programa Inicial, pode-se participar de outros.

Cursos da NAUI, tais como os de. Especialização em fotografia Subaquática

Existem diferentes níveis de certificação, que mostram conhecimentos especiais de mergulho.Após completar o curso para a Certificação de Mergulhador da NAUI, podemos fazer “cursos especiais” para aprender sobre outras formas de mergulho. Por exemplo, curso sobre fotografia submarina ou mergulho noturno. Existem, também, cursos sobre busca, salvamento submarinos e muitos outros tópicos.

CURSOS DE MERGULHO DE NAUI

O curso de certificação de Mergulhador da NAUI será dado por instrutor qualificado pela NATIONAL Association of Underwater Instructors, mais comumente conhecida como NAUI. Fundada em 1960, NAUI é uma das mais antigas e respeitadas agências de certificação de mergulho no mundo. Nos Estados Unidos, a NAUI é uma associação sem fins lucrativos. Podemos ter orgulho da certificação NAUI, porque seus cursos estão entre os mais exigentes.Para melhorar a técnica e os conhecimentos, podemos fazer o curso Avançado de Mergulho em Águas abertas.Para freqüentar esse curso não é necessário ser um mergulhador experiente.O curso irá ensinar as técnicas e os conhecimentos teóricos para esse tipo de mergulho.Um dos mais populares equívocos sobre o mergulho, é que os mergulhadores, freqüentemente, ficam sem ar embaixo da água.Sem dúvida, a quantidade de tempo que se passa embaixo da água, em qualquer mergulho, é limitada pela quantidade de ar no tanque. Todos os mergulhadores usam um manômetro conectado ao tanque, para monitorar o suprimento de ar e para ajudar a determinar quando é o momento de emergir.Da mesma forma que uma pessoa dirigindo um carro controla o Marcador de combustível, nós monitoramos o manômetro dentro da água com a diferença de que precisamos monitorar mais freqüentemente do que o fazemos com o marcador de combustível. Como uma precaução a mais, a maioria dos mergulhadores leva reguladores adicionais, o que permite compartilhar o ar em emergências, ou um suprimento d ar totalmente independente. Sendo mergulhadores razoavelmente cuidadosos, nunca ficaremos sem ar embaixo da água.A maioria das pessoas que não mergulham, tem a percepção errônea de que, mesmo que não fiquemos sem ar, os equipamentos de mergulhos não são confiáveis. Poucos mergulhadores tiveram uma falta no equipamento de mergulho que seja bem cuidado. Um regulador mal cuidado poderá, antes de tudo, liberar mais ar do que necessitamos, em vez de impedir o fornecimento dele. Como estudantes de mergulho, iremos aprender como cuidar apropriadamente do equipamento e inspeciona-lo antes de cada mergulho. Ocasionalmente, uma peça do equipamento poderá ficar frouxa ou se soltar durante o mergulho, mas os aprender a lidar com esses inconvenientes durante o curso.

II – EQUIPAMENTOS

Page 4: Apostila de Mergulho

É possível comprar equipamentos de mergulhos em vários distribuidores, incluindo compras através de catálogos, lojas de produtos esportivos e lojas especializadas em acessórios para mergulho. Todos esses lugares são aceitáveis. Entretanto, a melhor escolha para comprar o equipamento seria uma loja de mergulho, em nossa área. Existem várias razões porque devemos comprar nosso equipamento de um distribuidor especializado, como a loja NAUI. Essas incluem:É possível ver e experimentar o equipamento em terra antes de compra-lo.Uma loja local poderá ajudar a ajustar alguns itens como os coletes equilibradores e a fazer medições para roupas sob medida.Distribuidores locais podem dar as instruções necessárias quando compramos itens especializados, tais como computadores de mergulho, caixa estanque para vídeo ou roupa seca.Distribuidores locais podem prestar qualquer serviço em equipamentos comprados em suas lojas.Os distribuidores locais podem emprestar equipamentos enquanto os nossos estão sendo consertados.Distribuidores locais são a única fonte para recarga dos cilindros e acessórios necessários em um último momento.

MÁSCARA

Uma máscara de mergulho deve Ter característica tais como tira de Ajuste dividido, vidro temperado,

Armação sólida e um dispositivo Bloqueador para o nariz

Se alguma vez abrimos os olhos debaixo da água sem usar a máscara, sabemos que é impossível enxergar claramente. Nossos olhos são projetados para ver no ar. Uma máscara de mergulho coloca uma camada de ar entre os olhos e a água, permitindo a visão de objetos subaquáticos sem distorções.A máscara de mergulho se diferencia dos óculos de proteção porque tem espaço para o nariz. Isso é necessário para equilibrar a pressão dentro da máscara, que vai aumentando enquanto mergulhamos mais profundamente.A pressão do ar, dentro da máscara, é equilibrada com a pressão da água quando expiramos o ar do nariz para a máscara.A consideração mais importante na seleção de uma máscara de mergulho é o ajuste da mesma no rosto. Para verificar esse ajuste, colocamos a máscara gentilmente contra o resto, sem colocar a tira de ajuste sobre a cabeça.Inspirar pelo nariz e segurar a respiração. Se a máscara ficar presa ao rosto e não cair, ela estará bem ajustada.Se for necessário segurar a máscara com força ou respirar várias vezes para prende-la, é melhor procurar outra que se ajuste melhor.Devemos experimentar várias máscaras, mesma se a primeira se ajustou perfeitamente. Podemos encontrar uma que se ajuste ainda melhor.Existem diferentes estilos de máscaras. Algumas características são consideradas essenciais.Uma máscara de mergulho deve ter características essenciais tais como de ajuste dividida. Vidro temperado.Armação sólida e um dispositivo bloqueador para o nariz.

1. Vidro temperado para evitar ferimentos e se a lente se quebrar2. Uma armação sólida para manter as lentes na posição3. Uma tira de ajuste dividida, regulável, que cubra uma grande área da cabeça.4. Um dispositivo para bloquear o nariz, para ajudar a equilibrar a pressão nos ouvidos.

Algumas pessoas são alérgicas a certos tipos de produtos de borracha que podem ser encontrados em algumas máscaras de mergulho. Quando é esse o caso, devemos escolher uma máscara de silicone, que é um material hipoalérgico.

Page 5: Apostila de Mergulho

As máscaras novas estão cobertas com uma fina camada de lubrificante, que foi usado para tirar a máscara do molde durante a sua fabricação. Para remover esse lubrificante, podemos usar um detergente de cozinha ou pasta de dentes.Lavar as lentes vigorosamente com qualquer das substâncias acima e bastante água corrente. Isso ajudará a manter as lentes livres do vapor que se forma com a condensação dentro das lentes.Cada vez que colocamos a máscara de mergulho, precisamos prepara-la para que não fique embaraçada, pela diferença da temperatura dentro da máscara de mergulho, precisamos prepara-la para que não fique embaçada, pela diferença da temperatura dentro da máscara comparada com a da água.A forma mais comum de prevenir o embasamento é cuspir dentro da máscara e esfregar as lentes. Podemos, também, comprar uma solução anti-embaçante.

SNORKELS

Sem um Snorkel, precisaríamos levantar a cabeça da água cada vez que fôssemos respirar, enquanto estivéssemos nadando na superfície e olhando para o fundo. Isso seria muito cansativo após alguns minutos.Com um Snorkel podemos continuar nadando e observar o fundo sem levantar a cabeça. Isso ajuda a conservar energia e o ar em seu tanque quando precisamos nadar na superfície.Existem muitos tipos diferentes de Snorkel, com grande variedades de características. Os Snorkels mais simples são de forma de “j”, enquanto outro tem mangueira flexível e válvulas especiais. Outros Snorkels têm o bocal rotativo e desenho contornado.As duas considerações mais importantes na seleção de um Snorkel são: seu comprimento e seu diâmetro. Os Snorkels não devem ser muito curtos nem muito longos. O comprimento ideal está entre 30.5 cm. Um Snorkel muito longo irá à respiração difícil, enquanto um muito curto irá se encher constantemente de água. O Snorkel escolhido deverá, com certeza, ajustar-se confortavelmente na boca.O diâmetro interno de um Snorkel deve ser de aproximadamente 1.9 cm. Snorkels muito finos tornam a respiração difícil, enquanto os muitos grossos são desajeitados para uso. Não podem existir dobras pronunciadas ou ângulos no Snorkel.Aprender a usar um Snorkel apropriadamente é uma das mais importantes habilidades no mergulho.Surpreendentemente, muitos acidentes de mergulho acontecem na superfície, quando os mergulhadores estão cansados e ficam incapazes de nadar de volta ao barco ou à praia. Nesse curso aprenderemos a usar o Snorkel corretamente.

NADADEIRA

Tem como função fazer com que o volume de água deslocado com o bater de pernas seja maior, oferecendo uma propulsão bastante eficiente com menor gasto energético. O bater de pernas com nadadeiras deve lento e longo.Quase 100% do deslocamento do mergulhador deverá depender exclusivamente das nadadeiras. As mãos só serão utilizadas para uma mudança brusca de direção.As nadadeiras podem ser com calcanhar inteiro ou com tiras posteriores (reguláveis). Para estas, é necessário o uso de botas de neoprene.No geral, devemos selecionar uma nadadeira que seja confortável, não provocando cãibra nos dedos ou nos músculos do pé. Devemos ser capazes de movimentar as pernas, por longos períodos, sem sofrer de cãibra nos músculos da perna.

Como qualquer outra peça do equipamento de mergulho, as nadadeiras devem se ajustar perfeitamente para serem eficazes.

Page 6: Apostila de Mergulho

BOTAS

As botas são como meias feitas, do mesmo material de roupa seca, exceto que a maioria tem sola dura, feita para andar em rochas ou superfícies ásperas. Elas ajudam a manter os pés aquecidos e os protegem quando subimos em rochas ou andamos no convés áspero de um barco.Devemos comprar as botas e as nadadeiras ao mesmo tempo, pois o uso das botas irá requerer nadadeiras um número maior.

As botas são essenciais no Mergulho em água fria e, também Protegem os pés quando andamos Em superfícies ásperas, quando

Caminhamos para o local do mergulho

LUVAS

As luvas são consideradas como peças essenciais do equipamento de mergulho na maioria das situações. Não importa se mergulhamos em água fria ou não, as luvas protegem as mãos contra cortes e arranhaduras. Na água fria, as mãos irão se tornar insensíveis se as luvas não forem usadas.Quando estamos usando as luvas, nos sentimos a tocar ou pegar muitas das criaturas marinhas encontradas embaixo da água, porque as mãos estarão protegidas pelas luvas. Entretanto, isso deve ser evitado, porque, em muitos casos, o simples fato de tocar alguns animais ou plantas, irá machuca-los ou mata-los.

FLUTUAÇÃO NA SUPERFÍCIE

Sempre que estamos mergulhando com Snorkel ou fazendo mergulho livre. Devemos ter algum tipo de acessório para flutuação, para quando nos sentimos cansados. Isso pode ser um acessório pessoal ou um ponto de apoio de superfície, como segurança.Todos os mergulhadores devem usar um acessório de flutuação pessoal quando estiverem mergulhados com Snorkel. A peça mais comumente usada é o colete inflável, usado no tórax, usualmente chamado de “colete de Snorkel”.O ponto de apoio de superfície pode ser qualquer coisa, de uma câmera de borracha a um colchão, ou mesmo um barco.

MANUTENÇÀO DO EQUIPAMENTO BÁSICO

A manutenção da maioria dos equipamentos de mergulho é extremamente simples.Tudo o que é normalmente necessário é uma boa lavagem com água doce no final de cada dia de mergulho.

Page 7: Apostila de Mergulho

Um ponto de apoio da Superfície, como uma Câmara de borracha

Fornece um lugar para descansar.

O QUE FAZ UM CILINDRO DE AR COMPRIMIDO?

Quando a maioria das pessoas pensa sobre o cilindro de mergulho, elas imediatamente pensam no cilindro que o mergulhador leva às suas costas.O material do cilindro pode ser de aço carbono, aço cromo molibdênio ou duralumínio. Estas últimas são mais leves e

resistentes a corrosão. No interior do cilindro, há AR COMPRIMIDO e não oxigênio, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar.No corpo do cilindro devem existir inscrições como:

1. DOT ou CTC/DOT – Departament of transportation (órgão fiscalizador);2. 3AA indica ser de aço e 3 AL de alumínio;3. Pressão interna ou pressão de trabalho – pode ser expressa em BAR, ATM, PSI;4. Peso da garrafa vazia (10 a 13Kg);5. Data do teste hidrostático – tem validade de cinco anos;6. Número de série – específico para cada cilindro;7. Todo cilindro deve sofrer um teste visual e uma limpeza por ano;

Sem isso, nunca alugue um cilindro: ela é ilegal.

Uso Correta:

A. Nunca carregue mais do que a pressão máxima de trabalho;B. Nunca deixe seu cilindro carregado próximo de local ou expresso ao sol;C. Não esvazie totalmente sua garrafa;D. Quando guarda-la, deixe com pressão aproximadamente a 300 PSI;E. Evite bater seu cilindro, principalmente o registro;F. Carregue seu cilindro em escolas ou operadoras confiáveis;G. Nunca guarde seu cilindro totalmente cheio.

O cilindro é uma forma de estocar grande quantidade de ar a um espaço relativamente pequeno. O ar cilindro está altamente comprimido, por isso que as paredes têm de ser fortes para agüentar a pressão. A maioria dos cilindros de mergulho operam a pressões que variam de 2250 p.s.i. (libras por polegada quadrada), ou 155 bar, a 4500 p.s.i., ou 310 bar. O termo p.s.i. é comumente usado no mergulho e freqüentemente mencionado nesse livro. O termo bar se refere a uma atmosfera de pressão, o que significa 14.7 p.s.i.A maioria dos cilindros disponível é feitos de aço ou alumínio. Ambos têm vantagens e desvantagens.Tanto os cilindros de aço como os de alumínio podem ficar corroídos se a água entrar dentro deles.Os tamanhos dos cilindros são variados, de pequeno, de 15 pés cúbicos (424L) a bem mais de 100 pés cúbicos (283L).A última data de teste mostra a última vez que o cilindro foi testado quanto, à pressão, para assegurar que ainda tenha capacidade de conter a pressão necessária.

TODO CILINDRO PRECISA DE UMA VÁLVULA

Page 8: Apostila de Mergulho

Cada cilindro deve ter uma válvula para manter o ar no cilindro quando esse não estiver em uso, para controlar o fluxo de ar do cilindro e para dar um ponto de anexação ao regulador.Em sua forma mais simples, uma válvula opera como uma torneira. A válvula é aberta pela torção de uma maçaneta em sentido anti-horário e é fechada no sentindo horário.A vedação entre a válvula do cilindro e o regulador, é feita por uma junta de borracha, conhecida como “anel de vedação”. Se o anel de vedação estiver danificado ou faltando, o regulador não estará vedado e o ar irá escapar.Quando compramos um tanque, devemos nos certificar de conseguir vários anéis de vedação extras, porque esses se desgastam e devem ser trocadas regularmente.Algumas válvulas estão equipadas com artefatos de reserva mec6anica, designados para reter umas poucas centenas de libras de pressão até o mecanismo ser ativado. Essas válvulas são conhecidas como válvulas “j”.Esses mecanismos não são totalmente confiáveis e é fácil de, acidentalmente, ultrapassar a reserva.As válvulas sem um mecanismo de reserva são comumente chamadas de válvulas “K”.Essas válvulas são projetadas para somente abrir e fechar o ar.Todos os mergulhadores responsáveis usam um manômetro submergível, que é conectado ao regulador e indica, a pressão existente no cilindro durante o período de mergulho. Toda válvula é equipada com um disco de alívio de pressão, que também é conhecido como “disco de explosão”. O propósito do disco de alívio de pressão é permitir que o cilindro dê saída à pressão, e não se rompa, se a mesma estiver muito alta. Na maioria dos casos, a única ocasião que o disco de alívio irá soltar o ar, é quando o cilindro se torna extremamente aquecido.

O QUE É UM REGULADOR?

O regulador é o mecanismo através do qual respiramos quando estamos em baixo da água.A função desse acessório é a de tirar o ar em alta pressão do cilindro e reduzir o nível para a pressão do ar em volta, isso é, para a pressão ambiente, para que possamos respirar.O ar que nos é enviado através do bocal está sempre a mesma pressão do nosso corpo, não importando a profundidade do mergulho. Essa é a mágica do regulador. Os reguladores diminuem a pressão em dois estágios. O primeiro ocorre na parte do regulador que é conectada à válvula do cilindro, quando a pressão do cilindro é reduzida a aproximadamente 140 p.s.i. (9.6 bar) acima da pressão circundante. O ar desse primeiro estágio é, enviado para o segundo estágio, onde está localizado o bocal. Através de uma mangueira flexível. Nesse segundo estágio, a pressão do ar é reduzida à pressão ambiente.Todos os reguladores, comercialmente disponíveis, soltam o ar de maneira confiável, dentro das condições normais de mergulho.

O primeiro estágio do regulador é à parte conectado ao cilindro

No segundo estágio do regulador Encontra-se o bocal

Como podemos esperar, alguns reguladores t6em um desempenho melhor que os outros e liberam uma qualidade maior de ar em maiores profundidades. Isso é importante porque, quanto mais esforços fizermos dentro da água, mais ar necessitamos.

Page 9: Apostila de Mergulho

Outras mangueiras flexíveis serão ligadas ao primeiro estágio do regulador (além daquele que une o primeiro ao segundo estágio).No mínimo, uma segunda mangueira que conectará o primeiro estágio ao manômetro submersível que monitora o suprimento de ar. Dependendo do tipo de mergulho, podemos adicionar as seguintes mangueiras:

Mangueira para inflar a coleta equilibrador Mangueira para inflar a roupa seca Segundo estágio alternativo ou “regulador octopus”.

O regulador octupos é um segundo estágio adicional que permite o compartilhamento de ar com outro mergulhador, em vez de usar o mesmo bocal. O uso de octupos é apenas um dos muitos métodos para se compartilhar o ar que aprenderemos durante o curso de Certificação de Mergulho da NAUI.O regulador deve ser devidamente mantido e revisado anualmente, por um técnico profissional, treinado na manutenção de reguladores.

PORQUE PRECISAMOS DE UMA FONTE ALTERNATIVA DE AR?

Na eventualidade de nós ou nosso companheiro de mergulho fique sem ar, é essencial que cada um esteja equipado com alguma forma de “fonte alternativa de ar”. Várias opções diferentes estão disponíveis para o preenchimento dessa necessidade.Os dois principais tipos de equipamentos, que cabem nessa categoria são:Um pequeno cilindro, equipado com um regulador em separado.Esse tipo é conhecido como “pequena garrafa”.É mais comumente usada por mergulhadores em naufrágios e é a opção preferida para mergulhos profundos.

Pequenos cilindros comoEsses são conhecidos como “Pequenas garrafas”.

Um pequeno cilindro, com regulador compacto especial, com o bocal colocado diretamente colocado no cilindro.Esse produto é comercialmente conhecido como “Spare Air”.

O sistema “Spare Air” é Mais uma fonte alternativa de ar.

Esses métodos servem como segurança para nós e nossos companheiros se, por um acaso, ficarmos separados.A desvantagens de sistemas de emerg6encia é o seu custo adicional, volume e peso.“Aparelhos Octopus” são o tipo mais comum de fonte alternativa de ar usada pelos mergulhadores. A mangueira deve ter, ao menos, (10cm) a mais que a dos reguladores.As principais vantagens do uso do aparelho Octopus são o preço baixo, a conveniência de ser integrado ao regulador peso leve e facilidade de uso. A principal desvantagem é que não representa uma fonte de ar independente.

SISTEMA DE CONTROLE DE FLUTUABILIDADE

Page 10: Apostila de Mergulho

Como mergulhadores, haverá momentos em que desejaremos flutuar sem esforço.Na maior parte do tempo, em que estamos embaixo da água, alcançaremos a “flutuação neutra”, o que nos permite a flutuar sem esforço. O estado de flutuação neutra a mesma sensação de falta de peso se estivéssemos no espaço.Podemos alcançar a flutuação neutra, a qualquer profundidade, pelo controle cuidadoso do equipamento e como ele é usado.O acessório principal, usado pelos mergulhadores, para controle de flexibilidade, é conhecido como “colete Equilibrador” (abreviado para “BC”).

SISTEMA DE PESOS INTEGRADOS

Alguns coletes permitem a colocação de pesos dentro deles, ao invés do uso de um cinto de lastro em separado. As vantagens desse tipo de sistema são a eliminação do cinto de lastro e a manutenção do colete equilibrador em posição no corpo, o peso é sustentado pelos ombros e, pelo fato de não haver o cinto de lastro, os pesos não ficam mudando de posição. Se esse tipo de sistema for utilizado, ele deve ter um mecanismo para livrar-se dos pesos instantaneamente durante uma emergência.

CARACTERÍSTICAS COMUNS DOS COLETES EQUILIBRADORES

Todos os coletes equilibradores são feitos de material durável, próprio para uso contínuo. Devem ser equipados com uma válvula de alívio de sobrepresssão, para prevenir danos de pressão interna excessiva.Todos os coletes equilibradores têm uma mangueira para inflar/desinflar, são equipada com um bocal conectado a mangueira de inflar/desinflar, para permitir que o ar seja assoprado para dentro. Para inflar o colete, colocamos o bocal na boca, apertamos o botão (geralmente localizado no final do mecanismo) e assopramos o ar. O botão deve ser liberado quando não estamos assoprando o ar para dentro do colete, ou o ar será liberado. Para desinflar o colete, apertar o botão do inflador oral e manter o bocal de forma que fique mais alta que a cabeça. Isso permitirá que ar saia.Uma das características mais importantes que deve fazer parte do colete equilibrador é um inflador de baixa pressão. Esse inflador usa o ar do regulador para encher o colete e, assim, não precisamos infla-lo oralmente.Para colocar o ar no colete equilibrador, apertamos o botão e o ar influirá através da traquéia de inflar/desinflar e encherá o colete.Os infladores que também possuem uma fonte alternativa de ar (isso é, regulador) para emergência, são bastante populares. A grande vantagem desse sistema é que elimina necessidade da mangueira adicional do sistema octopus.Devemos ser capazes de inflar o colete equilibrador e controlar a flutuabilidade usando tanto o sistema oral como o inflador. Se o inflador falhar, devemos ser capazes de colocar ar no colete oralmente.

PORQUE OS MERGULHADORES PRECISAM USAR PESOS?

Para compensar a flutuabilidade positiva do corpo do mergulhador da roupa de mergulho e de qualquer outro equipamento usado ou carregado, é necessário usar pesos de chumbo durante o mergulho. Esses pesos são disponíveis em vários formatos e, conforme ganhamos experiências, seremos capazes de determinar quais tipos é que melhor nos satisfaz.As várias opções incluem os cintos de lastro tradicionais correia de lastro e coletes equilibradores com sistemas de pesos integrados. Os pesos podem ser de chumbos sólidos, chumbo moldado ou sacos com grãos de chumbo.

Page 11: Apostila de Mergulho

Pesos de chumbo podem serRevertidos ou não, ou podem Vir em sacos de grãos.

PROTEÇÃO TÉRMICA PARA OS MERGULHADORES

A temperatura interna normal do corpo é de, aproximadamente, 37º C. sempre que a temperatura da água estiver abaixo disso, o corpo perderá calor para a água. Em todos os tipos de água, menos nas mais quentes, os mergulhadores precisarão de alguma forma de proteção térmica.Nas águas tropicais mais quentes, podemos mergulhar sem nada mais do que uma roupa de lycra.

ROUPAS ÚMIDAS

As roupas úmidas são feitas de espuma de neopreme, uma borracha sintética que dá bom isolamento em muitas situações.O isolamento é feito através do neopreme, que contém milhares de pequenas bolhas de gás.As roupas úmidas estão disponíveis em várias espessuras, de 3 a 9 mm, e em muitos estilos. Quanto mais espessa for a roupa, maior o isolamento, apesar de serem volumosas e incômodas de vestir. As roupas úmidas são a mais comumente usada forma de proteção térmica, pela sua simplicidade e baixo custo inicial.

ROUPAS SECAS

Para águas mais frias, as roupas secas são as preferidas. Elas são muito mais caras que as roupas úmidas, mas, para várias situações, um maior conforto vale o custo adicional.Basicamente, a roupa seca é destinada a uma finalidade: manter-nos secos. Isso acontece pela combinação de vedações nos pulsos, no pescoço e no fecho à prova d’água.As roupas secas podem ser feitas de espumas de neoprene, neoprene comprimido, borracha vulcanizada ou uma variedade de nylon resistentes com lâminas de material a prova d’água.

PROTEÇÃO TRÉMICA PARA A CABEÇA

A maior quantidade de calor que perdemos é através da cabeça, mãos e pés. Como já vimos sobre como proteger as mãos e os pés, a proteção térmica para a cabeça é crítica enquanto estamos mergulhando em água fria. Nela, perdemos 50% do calor através da cabeça. Por essa razão é importante usar uma proteção térmica apropriada.Para a maioria dos mergulhos em água fria, é possível usar capuz, simples, feito do mesmo material da roupa úmida.

INSTRUMENTOS DE MERGULHO

MANÔMETRO SUBMERSÍVEL

Page 12: Apostila de Mergulho

O manômetro submersível é um instrumento essencial para o mergulho. Ela monitora o suprimento de ar e é equivalente ao marcador de combustível de um carro. Precisamos aprender a interpretar as leituras do manômetro e sempre consulta-lo durante o mergulho. Pela monitoração freqüente do manômetro, vamos saber quando o suprimento de ar está fiando baixo e, assim, evitar a falta de ar.

O manômetro submersível, Analógico ou digital, é uma peça Importante do equipamento de

mergulho

O manômetro é um instrumento sensível, por isso não deve ser sujeito a pancadas ou outros abusos. Pequenos vazamentos da mangueira ou conectores não são causa de alarme durante o mergulho, mas o problema deve ser corrigido o mais rápido possível. Um manômetro com água dentro precisa ser revisado, pois pode tornar-se um risco se a manutenção for continuamente adiada.Hoje em dia, muitos computadores integram a função do manômetro em um conjunto completo que monitora o suprimento de ar, a profundidade e o tempo de submersão. Os computadores de mergulho, que trabalham dessa maneira, são conhecidos como “computadores de ar integrado”.Devemos levar o manômetro após cada uso e evitar tratamento brusco para com ele e outros instrumentos de mergulho.

PROFUNDÍMETROS

Como iremos logo aprender existe um limite para a profundidade em que é possível mergulhar e por quanto tempo podemos permanecer em cada nível. Devemos, então, ter alguma forma de poder medir essa profundidade para evitar a ultrapassagem dos limites estabelecidos.Uma característica desejável em um profundímetro é a forma de registrar o nível mais profundo alcançado durante um mergulho.Os profundímetro precisam ser tratados como instrumentos delicados. Devem ser verificados quanto à precisão, na compra e, ao menos, uma vez por ano. Pressões atmosféricas reduzidas e grandes altitudes podem danificar alguns medidores, devendo ser transportados em um recipiente à prova d pressão, quando em altitudes acima de 1000 pés (304,80m) do nível do mar.

DISPOSITÍVOS DE TEMPO

Nós estamos limitados, não somente à profundidade que podemos mergulhar, mas, também, ao tempo que é possível permanecer com segurança a cada nível. Para manter um controle do tempo gasto dentro da água, devemos usar um relógio de mergulho, um cronômetro subaquático ou um computador de mergulho.Os computadores de mergulho são o método mais conveniente para manter um registro do tempo de submersão, porque integram todos os dados necessários. Muitos são desenhados para ligar automaticamente no momento em que entramos na água, como o cronômetro subaquático.

BÚSSOLAS

Qu8ando estamos nadando embaixo da água e a visibilidade não é muito boa, a bússola é um instrumento de referência importante. Alguns mergulhadores usam a bússola em todos os mergulhos, mesmo nas claras águas tropicais. Ele também vem a ser muito útil na superfície quando temos um nevoeiro repentino, que nos impede de ver a praia ou o barco.

Page 13: Apostila de Mergulho

A bússola usada no mergulho deve ser apropriada para essa atividade. Isso significa que será enchido com líquido, terá uma linha de referência (“chamada linha de fé”) e terá alguma forma de especificar a direção escolhida.

COMPUTADORES DE MERGULHO

Já vimos quanto instrumento independente, usado pelos mergulhadores, pode ser combinado em um só instrumento: o computador de mergulho. Novos modelos estão disponíveis a cada ano, com funções mais sofisticadas do que os anteriores. No mínimo, a maioria dos computadores de mergulho mostram a profundidade máxima e atual, o tempo de submersão, o tempo restante permitido e a temperatura da água.Entre os mergulhos, os computadores mostram informações sobre um ou mais mergulhos anteriores, incluindo a profundidade máxima e tempo de submersão. Calculam, também. O tempo na superfície desde o último mergulho e a profundidade permitida e duração do próximo mergulho.Uma das funções mais avançadas, nos últimos modelos, é a condição de transferir os dados para o computador pessoal. Isso permite a impressão de informações detalhadas de um ou mais dias de mergulho.

FACA DE MERGULHO

A faca é uma ferramenta de trabalho, usada para vários propósitos, sendo sua função mais importante e de cortar linhas de pesca ou redes, onde podemos ficar presos dentro da água. As facas não são usadas como armas ou para lutar contra tubarões, como poderíamos pensar se assistimos muitas à televisão. Existem muitos modelos de facas de mergulho e devemos escolher a que mais se adapte ao nosso tipo de mergulho. Todas as facas de mergulhos devem ser mantidas afiadas e suas lâminas devem ser recobertas com uma fina camada de óleo, quando não em uso. Muitas facas de aço inoxidável irão se tornar enferrujadas, se não forem devidamente cuidadas, por causa do tipo de aço usado para fazer a lâmina.As facas de mergulhos devem ficar embainhadas quando não estiverem sendo usadas. As bainhas são feitas de plásticos e ficam localizadas na parte interna da perna.

SACOLA DE ACESSÓRIOS

Todo mergulhador deve ter uma sacola de acessórios para transportar o equipamento para o local de mergulho. Sem essa sacola, fica muito difícil de manusear o equipamento e é fácil de deixar cair alguma peça delicada. Se não usamos uma sacola quando estamos em um barco com outros mergulhadores, o equipamento pode ser perdido ou acidentalmente levado por outro mergulhador.

BANDERIAS E BÓIAS DE MERGULHO

Quando estamos mergulhando, é quase impossível que um barco ou um jet ski, a alta velocidade, possa perceber as bolhas de respiração ou que seus operadores saibam que estamos naquela área. Para evitar um potencial acidente, os mergulhadores usam bandeiras sinalizadoras especiais, que avisam que há pessoas embaixo da água.

Page 14: Apostila de Mergulho

DIÁRIO DE MERGULHO

Apesar de não ser, tecnicamente, uma peça do “equipamento”, esse é um item intimamente associado com o mergulho. O diário deve sempre ser levado junto para que todas as informações, sobre cada mergulho, possam ser registradas assim que saímos da água. Durante todo o curso seremos requisitados a usar um diário. Em muitas situações, será pedido que alguma prova de nossa experiência de mergulho seja mostrada, para que serviços especializados sejam prestados. O diário é a nossa prova.

OUTROS ACESSÓRIOS

Prancheta subaquática: para registro de dados e comunicação Sacola: para guardar a pesca, espécimes, objetos e outras coisas.Lanterna subaquática: necessária para mergulho noturno, mas também usada durante o dia para se olhar em buracos e fendas ou para destacar cores.Bóias marcadoras: ótima para determinar o local de itens caídos ou áreas específicas.Peças de reposição: essas podem salvar um mergulho e incluem itens como máscaras, correias das nadadeiras, anéis O e outros.Lista de verificação: é uma boa forma de lembrança de tudo o que precisamos para mergulho e deve incluir itens pessoais e equipamentos.

III – FÍSICA

O QUE É AR?Ar é uma mistura de diferentes gases, que são incolores, inodoros e sem sabor.O componente mais importante do ar é o oxigênio é, aproximadamente, 20,9% do ar que respiramos; o restante da mistura de “ar” é, basicamente, composta de outro gás chamado de nitrogênio. É possível respirar oxigênio puro por períodos limitados enquanto estamos na superfície, mas ele pode ser extremamente perigoso quando estamos embaixo da água. Alguns mergulhadores respiram misturas especiais de gases, em certos tipos de mergulho, que podem conter mais ou menos oxigênio do que o normal. O uso dessas misturas especiais requer treinamento especial e está fora do objetivo desse manual.O nitrogênio é, aproximadamente 79% do ar que respiramos e é considerado como gás “inerte”. Em outras palavras, ele não reage dentro do nosso corpo quando o respiramos sob condições normais. Entretanto, o nitrogênio tem alguns efeitos interessantes em mergulhadores, os quais precisamos entender. O ar também contém uma pequena porcentagem de outros gases. O dióxido de carbono é um deles, apesar de ser uma parte muito pequena do ar que respiramos. Seu efeito é o de estimular a necessidade de respirar.

O AR PODE SER COMPRIMIDO; A ÁGUA NÃO

O ar pode ser facilmente comprimido; quando aplicamos pressão em um volume de ar, esse pode ser forçado a ocupar um espaço menor. Quando um cilindro de 80 pés cúbicos (2266 L) é enchido com ar comprimido, sua pressão interna é mais de 200 vezes maior que a densidade do ar ao nível do mar. Outro exemplo à compressibilidade de nossa atmosfera é o ar que envolve a Terra, que é comprimido na superfície pelo peso do ar acima. Em outras palavras, o ar ao nível do mar é mais denso que o ar das montanhas.

Page 15: Apostila de Mergulho

O AR É NORMALMENTE MENOS DENSO QUE A ÁGUA

Se pegarmos um recipiente com nada dentro dele, só ar, e outro cheio de água, vemos que a água é muito mais pesada que o ar. Isso acontece porque a água é mais “densa”. Com isso queremos dizer que as moléculas da água estão mais unidas que as moléculas do ar.Com a compreensão disso, é fácil perceber como um cilindro cheio de ar pesa mais do que um vazio. Um pé cúbico de água salgada pesa mais de 800 vezes o mesmo volume do ar. É possível também dizer que a água salgada é 800 vezes mais densa que o ar. Essa maior densidade da água provoca maior resistência ao movimento do que o ar. Essa resist6encia ao movimento é conhecida como “arrasto” e é algo que teremos que lidar como mergulhadores. Quando mais nossa forma e nosso equipamento forem hidrodinâmicos, mais fácil será a movimentação dentro da água.

CONFORME O AR FICA MAIS DENSO, ELE NÃO FLUI TÃO FACILMENTE

Quando mergulhamos, respiramos o ar que foi comprimido, que é muito mais denso que o ar respirado fora da água. Quanto mais fundo mergulhamos, mis resist6encia haverá para a saída do ar comprimido pelo regulador. Essa resistência torna a respiração mais difícil. Quando combinamos a dificuldade de respiração de ar comprimido com as restrições do equipamento usado, certos limites são impostos sobre quanto podemos nos exercitar enquanto estamos embaixo da água.

POR QUE O CORPO PERDE CALOR EMBAIXO DA ÁGUA?

Geralmente estaremos mergulhando em águas mais frias do que 27% e, por esse motivo, precisamos entender por que a água causa a rápida perda de calor e como poderemos nos proteger. Primeiro, sendo a água muito mais densa do que o ar, ela pode absorver uma grande quantidade de calor com pouca mudança de temperatura. Outra razão é que, por causa da alta densidade, as moléculas da água estão muito mais juntas uma das outras do que as do ar e o calor é conduzido pelo contato direto entre elas, a uma velocidade quase 20 vezes maior do que no ar. Com a grande capacidade de calor da água e seu alto grau de condutividade, é fácil compreender como é possível perder grandes quantidades de calor corporal e ficar gelado durante o mergulho.

COMO LUZ E SOM SÃO TRANSMITIDOS ATRAVÉS DA ÁGUA

Por causa da densidade da água, o som viaja muito rapidamente através dela. De fato, o som se move com tanta rapidez que é difícil determinar seu local de origem. Enquanto o som viaja quatro vezes mais rápido na água do que o ar, a luz viaja muito mais vagarosamente. Conforme os raios de luz passam do ar para a água, sua velocidade é reduzida e ocorre um desvio. Esse desvio é conhecido como “refração” e isso provocam mudanças na forma como vemos as coisas embaixo da água. Existem muitos mais cores no mundo subaquático do que podemos ver, se dependermos somente da luz solar da superfície. Isso acontece porque as cores quentes (isso é, vermelho, laranja, amarelo) são “absorvidas pela água”. Essas são as primeiras cores que desaparecem conforme vamos descendo mais fundo; grandes profundidades, as únicas cores que podemos ver serão, sem uso de uma lanterna, são os tons de azul e cinza.

Page 16: Apostila de Mergulho

O QUE É PRESSÃO

Quando descemos pela água, a força do peso combinado da água e do ar irá nos afetar. Medida em libras por polegada quadrada, essa força é chamada de “pressão”.O peso da atmosfera, isso é, o ar que envolve a Terra, é de, aproximadamente, (1.01 bar). Isso significa que uma coluna, estendendo-se da superfície terrestre até a borda externa da atmosfera, de (1 cm x 1 cm), pesa cerca (1.01 bar). Essa força constante é chamada de “1atmosfera (atm) de pressão”.A pressão atmosférica age sobre nossos corpos a todo o momento, mas, geralmente, seus efeitos não são percebidos. A pressão atmosférica diminui com a altitude e afeta as pessoas que mergulham em lagos de montanhas altas.Lembre-se que as água salgada pesa (1,025 Kg/L). Se fôssemos pegar uma coluna de água de 1cm2, veríamos que, à altura de (10m) ela pesaria (1,033 Kg/cm2).

A pressão atmosférica é de,Aproximadamente, 14,7 libras por Polegadas quadradas (1.01 bar),Resultando do peso do ar acima da Superfície terrestre

Page 17: Apostila de Mergulho