apoio capítulo 6 o entreguerras e a grande depressÃo · intensificação da prática da...

13
Apoio Capítulo 6 O ENTREGUERRAS E A GRANDE DEPRESSÃO Objetivo Principal: Estudar a Crise de 1929 Como Uma Crise de Superprodução que Representou o Colapso das Práticas Liberais e o Surgimento de Um Novo Capitalismo, Fundado no Keynesianismo. By Kadú Costa Pinto

Upload: doanque

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Apoio – Capítulo 6O ENTREGUERRAS E A GRANDE DEPRESSÃO

Objetivo Principal:

Estudar a Crise de 1929 Como Uma

Crise de Superprodução

que Representou o Colapso das

Práticas Liberais e o Surgimento de

Um Novo Capitalismo, Fundado no

Keynesianismo. By Kadú Costa Pinto

PERÍODO ENTREGUERRAS (1919-1939)

EUA e o Pós Primeira Guerra Mundial:

- Os Eua Se Consolidou Como Maior Potência Industrial do Planeta

(Bancos Credores da Europa, Prestígio Moral)

- Cultura Norte-Americana Se Expandia Globalmente (Indústria

Cinematográfica – Produção e Distribuição; Expansão do Rádio (Jazz e

Foxtrot Internacionalizaram-se)

- “The American Way Of Life” (Consumismo)

* Crença Na Singularidade e na Superioridade

* Valores Americanos Em Alta: Dedicação ao Trabalho e à

Religião (Virtudes Puritanas Preservadas)

- Lei Seca (1919-1923) – Proibição da Produção, Comercialização e

Consumo de Bebidas Alcoólicas em Todo o País

O OUTRO LADO DA MOEDA:

- Liberdade Exagerada: Má Distribuição de Renda (Principalmente Entre

Norte e Sul)

- Racismo, Segregação (Grandes Contingentes Fora do “The American Way

Of Life”)

- Lei Seca Estimulou o Banditismo e o Crime Organizado (Máfias)

Antecedentes da Crise:

Década de 1920 – Anos Felizes(Década de Ouro do Capitalismo Americano)

* Nascimento do Cinema norte-americano* Produção Industrial aumentou 64%* Maior Economia do Mundo* Crescente Comércio Exterior* Otimismo da População e crença de que o Capitalismo era a solução para a felicidade* Nascia o “the american way of life”* Nascimento do rádio (Roquete Pinto no Brasil)* Emenda Susan Anthony (Direito do Voto Feminino)* A Era do Jazz - “A Música da Alma Negra”* Grandes Investimentos na Bolsa de Valores (Ações e Títulos)

CRISE DE 1929- Lucros Com a Guerra Proporcionaram Uma Prosperidade Pouco Sólidas:* Superprodução Americana (Estoques Não Negociados)* Retração do Consumo Europeu* Euforia Prolongada na Bolsa de Valores de Nova York (Processo Especulativo Incontrolável – “BOLHA ESPECULATIVA”) –Disponibilidade de Recursos Levou ao Gigantesco Investimento em Ações (Fortunas Criadas da Noite Para o Dia – Lucro Maior Com Operações Financeiras Que Com Produção)

Superprodução versus Subconsumo

E SE TODOS RETIRASSEM SEU CAPITAL DO JOGO???

10/1929: Más Notícias! (Retração da Produção e Aumento do Desemprego) – 24/10: “Quinta-Feira Negra” – Todos Queriam Vender, Ningupem Queria Comprar”

RESUMO: RAZÕES PARA A CRISE (Grande Depressão)* Concentração de Riquezas nas mãos de Poucos (Monopólios e Oligopólios).* Descompasso entre o Crescimento dos Salários e o Aumento dos Lucros (Arrocho Salarial).* Concorrência com o Mercado Europeu que passou a fazer Política Econômica Protecionista.* Crise Agrícola: Crescimento exclusivo da indústria durante a década de 1920 (Mecanização do Campogerou queda de preços).* Crise do Crédito Internamente: Pessoas ficavam atraladas a compras durante muitos meses e paravam de consumir outros produtos, esfriando a economia.

IMPORTANTE: CONSEQUENCIAS DIRETAS DA CRISE DE 1929

* A crise de superprodução americana se espalhou rapidamente pelo mundo alimentando o surgimento de propostas que viam na extrema liberdade proposta pelo capitalismo, uma forma de causar desordem.

* PROCESSO DOMINÓ: Primeiramente aqueles países que tinham negociações diretas com os Estados Unidos foram atingidos, como é o caso do Brasil (Crise de Superprodução do Café). Posteriormente foram atingidos os países que tinham negociações indiretas com a economia americana.

1933: Posse do Presidente Franklin D. Roosevelt

NEW DEAL (Rompimento Com Adam Smith)

O que é: Medida Paleativa implementada pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt (Democrata)

Ideologia Inspiradora: Plano inspirado no economista britânico John Maynard Keynes (Keynesianismo)

Características Principais (Esquentar a Economia): O “WELFARE STATE” – “Estado de Bem-Estar Social”* Estado (Governo) Interventor (Emissão de Papel Moeda Para Bancar Gastos Estatais)* Investimento Maciço em Obras Públicas (4 bilhões em Hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas e aeroportos) gerando novos empregos e voltando com o consumo e estimulando a produção.* Destruição de estoques de Gêneros Agrícolas (Algodão, Trigo e Milho)* Controle sobre os preços e a produção (Controle Inflacionário)* Dminuição da Jornada de Trabalho (Aumento da Oferta de Emprego)* Criação do Seguro-Desemprego, Seguro-Velhice e do Salário Mínimo * Amplo Programa de Empréstimos aos Produtores Agrícolas

(ENEM) A depressão econômica gerada pela crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933-1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.

EDSFORD, Ronald. America`s Response to the Great DepressionBlackwell Publishers, 2000. Adaptado.

A partir do texto, conclui-se que:a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo.c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica.d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista.e) A intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem sucedida, apoiando-se em suas necessidades.