apocalipse apócrifo de joão

7
1 Livros Apócrifos APOCALIPSE APÓCRIFO DE JOÃO Também conhecido como “Revelação de São João, o Teólogo” Após a subida de nosso Senhor Jesus Cristo, eu João estava só no Monte Tabor, onde Ele nos mostrou a Sua superioridade sem mácula. Como não pude suportar, caí ao chão, orei a Deus e disse: “Oh Soberano Criador, que me considerou digno de ser Teu servo, ouça a minha voz e me ensine a respeito da Sua vinda, quando Você vier para a terra, o que acontecerá? O céu e a terra, o sol e a lua, o que acontecerá com eles nesses dias? Revele tudo a mim, pois estou animado para que Você ouça ao Teu servo”. Passei sete dias falando, depois disto, uma nuvem de luz me tirou da montanha e me colocou diante da face do céu. Então ouvi uma voz que me disse: “Olhe para cima João, servo Meu e aprenda!”. Quando olhei para cima, eu vi o céu se abrir e de lá do interior do céu desceu um aroma de perfumes de grande doçura e eu vi uma enorme formação de luz mais resplandecente que o sol e novamente eu ouvi uma voz que me disse: “Veja virtuoso João”. E eu focalizei minha visão e vi um livro deitado com a espessura, penso eu, de sete montanhas, seu comprimento era tal que a mente humana não pode compreendê-lo, ele tinha sete selos. Eu disse: “Oh Eterno Criador, me revele o que está escrito neste livro”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, neste livro que você vê, estão escritas as coisas do céu e as coisas da terra e as coisas do abismo e os julgamentos e a justiça de toda a humanidade”. Então eu disse: “Senhor, quando é que essas coisas vão acontecer, e o que esses dias trarão?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João,

Upload: bry-zola

Post on 14-Dec-2015

79 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Livros apócrifos

TRANSCRIPT

Page 1: Apocalipse Apócrifo de João

1Livros Apócrifos

APOCALIPSE APÓCRIFO DE JOÃO

Também conhecido como “Revelação de São João, o Teólogo”

Após a subida de nosso Senhor Jesus Cristo, eu João estava só no Monte Tabor, onde Ele nos mostrou a Sua superioridade sem mácula. Como não pude suportar, caí ao chão, orei a Deus e disse: “Oh Soberano Criador, que me considerou digno de ser Teu servo, ouça a minha voz e me ensine a respeito da Sua vinda, quando Você vier para a terra, o que acontecerá? O céu e a terra, o sol e a lua, o que acontecerá com eles nesses dias? Revele tudo a mim, pois estou animado para que Você ouça ao Teu servo”.

Passei sete dias falando, depois disto, uma nuvem de luz me tirou da montanha e me colocou diante da face do céu. Então ouvi uma voz que me disse: “Olhe para cima João, servo Meu e aprenda!”. Quando olhei para cima, eu vi o céu se abrir e de lá do interior do céu desceu um aroma de perfumes de grande doçura e eu vi uma enorme formação de luz mais resplandecente que o sol e novamente eu ouvi uma voz que me disse: “Veja virtuoso João”. E eu focalizei minha visão e vi um livro deitado com a espessura, penso eu, de sete montanhas, seu comprimento era tal que a mente humana não pode compreendê-lo, ele tinha sete selos. Eu disse: “Oh Eterno Criador, me revele o que está escrito neste livro”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, neste livro que você vê, estão escritas as coisas do céu e as coisas da terra e as coisas do abismo e os julgamentos e a justiça de toda a humanidade”. Então eu disse: “Senhor, quando é que essas coisas vão acontecer, e o que esses dias trarão?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, nesses dias haverá abundancia de milho e vinho como nunca antes houve sobre a terra e nem haverá, até que cheguem esses dias. Então a espiga de milho produzirá meia medida, o galho encurvado produzirá mil cachos e o cacho produzirá meio jarro de vinho. No ano seguinte, não serão encontrados sobre a face de toda a terra sequer meia medida de milho ou meio jarro de vinho”.

Então novamente eu disse: “Senhor, então o que Você vai fazer?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, surgirá então o contraditor, ele que foi separado das trevas e que é chamado de anti-Messias”. Então eu novamente disse: “Senhor, me revele como ele é?”. Então ouvi uma voz que me disse: “A aparência de seu rosto é sombria, os cabelos de sua cabeça são afiados como as lanças e suas sobrancelhas como as de um animal selvagem, o seu olho direito é como a estrela que nasce pela manhã, o outro é como o de um leão, sua boca tem por volta de um cúbito, seus dentes tem um palmo de comprimento, seus dedos são como foices, as pegadas de seus pés tem dois palmos e em seu rosto há uma inscrição ‘aquele que é contra Deus, o anti-Messias’. Ele será exaltado até o céu e será jogado até o inferno exibindo falsidades.

Page 2: Apocalipse Apócrifo de João

2Então farei o céu ter a cor do bronze, para que não haja orvalho sobre a terra e esconderei as nuvens nos lugares secretos para que não umedeçam a terra, darei ordens às trombetas do vento para que não soprem vento sobre a terra”. Então eu novamente disse: “Senhor, por quantos anos ele fará isto sobre a terra?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, esses dias durarão três anos e Eu farei dos três anos como se fossem três meses e os três meses como se fossem três semanas e as três semanas como se fossem três dias e os três dias como se fossem três horas e as três horas como três segundos. Como disse o profeta Davi: ‘Seu trono você derrubou ao chão, você encurtou os dias de seu tempo, você derramou a vergonha sobre ele’. Então Eu enviarei Enoque e Elias para condená-lo, eles mostrarão que ele é um mentiroso e um enganador e ele os matará no altar, como disse o profeta: ‘Então eles oferecerão novilhos em seu altar’”.

Então eu novamente disse: “Senhor, o que acontecerá depois?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, toda a humanidade morrerá e não haverá um homem vivo sobre a terra”. Então eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, Eu enviarei os Meus Querubins e eles tomarão os chifres do cordeiro que está sobre a nuvem, Miguel e Gabriel, sairão do céu e tocarão esses chifres, como profetizou o profeta Davi: ‘Com a voz de uma trombeta de chifres’ e a voz da trombeta será ouvida de um canto ao outro do mundo, a voz daquela trombeta fará toda a terra estremecer como profetizou o profeta: ‘No soar da voz do pássaro, todas as plantas se levantarão’, ou seja, no soar da voz do Arcanjo, toda a humanidade ressuscitará”.

Eu novamente disse: “Senhor, os que estão mortos escondem raiva por causa de Adão até hoje, os que habitam no inferno (sepultura) desde o princípio do mundo e morrem no fim dos tempos, com que aparência deverão estar?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, toda a humanidade ressuscitará com trinta anos de idade”. Eu novamente disse: “Senhor, ao morrerem eles são homens e mulheres, alguns são velhos e alguns crianças, na ressurreição como retornarão?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, assim como são as abelhas, sem diferir uns dos outros, mas todos com a mesma aparência e tamanho, assim serão todos os homens na ressureição, não haverá branco, nem ruivo, nem negro, nem etíope, nem semblantes diferentes, mas todos ressuscitarão com a mesma aparência e estatura. Toda a humanidade ressuscitará sem corpos, como Eu te disse que na ressureição eles nem se casam e nem são entregues ao casamento, mas são como os querubins”.

Então eu novamente disse: “Senhor, em tal mundo seremos capazes de nos reconhecer uns aos outros, um irmão a seu irmão, um amigo a seu amigo, um pai a seus filhos ou os filhos aos seus pais?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça João, aos justos haverá reconhecimento, mas aos pecadores nenhum pouco, não poderão reconhecer-se uns aos outros na ressurreição”. Então eu João, novamente disse: “Senhor, haverá recordação das coisas que estão aqui, dos campos e vinhedos ou de outras coisas daqui?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, assim diz o profeta Davi: ‘Eu me lembro de que somos pó, quanto ao homem, seus dias são como a relva, como a flor do campo, assim florescerá, pois que o vento passou sobre ela e ela não mais existirá e não mais conhecerá seu lugar’”. Então novamente Ele disse: “Seu espírito sairá e ele retornará a sua terra, naquele dia todos os seus pensamentos perecerão”.

Então eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois disso?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, então Eu enviarei Meus querubins sobre a face de toda a terra e eles levantarão da terra tudo o que há de honroso, tudo que é precioso será elevado às nuvens do ar. Então ordenarei que se eleve o grande e venerável Cetro sobre o qual estendi Minhas mãos e toda a hierarquia dos Meus querubins o reverenciarão. Então toda a humanidade será elevada sobre as nuvens, como profetizou o apóstolo Paulo: ‘Todos com eles, nós seremos arrebatados nas nuvens para encontrarmos o Senhor nos ares’. Então surgirão todos os espíritos imundos tanto na terra como no abismo, onde quer que estiver sobre a face da terra, desde o nascer do sol até o ocaso e se unirão a ele que é segundo satanás, ou seja, o anti-Messias e eles serão elevados sobre as nuvens”. Eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois disso?”. Então a voz me respondeu: “Ouça virtuoso João, Eu enviarei os Meus querubins por toda a face da terra, que queimarão a terra por oito mil e quinhentos cúbitos, as grandes montanhas serão incineradas e todas as rochas se derreterão e se tornarão como o pó, todas as árvores serão queimadas e todos os animais e todas as coisas que rastejam sobre a terra e tudo o que se move sobre a terra e tudo o que voa pelos ares, não haverá nada que se mova sobre a face da terra e a terra ficará parada”.

Page 3: Apocalipse Apócrifo de João

3Então eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois disso?”. Então a voz me respondeu: “Ouça virtuoso João, Eu revelarei as quatro partes do oriente e quatro fortes ventos virão e varrerão toda a face da terra de um canto da terra ao outro, o vento varrerá o pecado da terra e a terra será branca como a neve, se tornando como uma folha de papel, sem cavernas, montanhas, colinas ou rochas, desde o nascer do sol até o ocaso a face da terra será como uma mesa branca, como a neve e os rios da terra serão consumidos pelo fogo. Ela clamará por Mim dizendo: ‘Sou uma virgem diante de ti oh Senhor e não há mais pecado em mim!’, como antigamente disse o profeta Davi: ‘Você me aspergirá e eu serei purificada, Você me lavará e eu me tornarei mais alva que a neve’”. Então Ele novamente disse: “Todo abismo será preenchido e todas as montanhas e colinas rebaixadas, os lugares tortuosos serão endireitados, os caminhos assentados serão aplainados e toda a carne verá a salvação”.

Então eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois disso?”. Então a voz me respondeu novamente: “Ouça virtuoso João, a terra será purgada do pecado e toda a terra se encherá de um doce aroma porque Eu estou prestes a descer sobre a terra. Então, como Eu disse antes, surgirá o grande e venerável Cetro com milhares de anjos o adorando, então surgirá no céu o sinal do Filho do Homem com poder e grande glória. Então o labutador da iniquidade com seus anjos o venerarão e rangerão muito seus dentes e todos os espíritos imundos fugirão. Então dominados por um poder invisível sem a habilidade de lutar eles rangerão os dentes contra Ele e o dirão: ‘Onde está o Seu poder, porque Você nos enganou, nós fugimos e caímos da majestade que tínhamos ao lado Dele que virá para julgar a nós e a toda a humanidade, ai de nós porque Ele nos baniu para a escuridão exterior’”.

Então eu novamente disse: “Senhor, o que Você fará depois disso?”. Então novamente a voz me respondeu: “Eu enviarei um querubim do céu e ele clamará em alta voz dizendo: ‘Ouça terra e seja forte, diz o Senhor, pois Eu estou descendo até vocês’ e a voz do querubim será ouvida de um canto do mundo ao outro até o lugar mais remoto do abismo. Então todo o poder dos querubins e dos que tem muitos olhos será tirado, haverá um grande ruído nos céus, as nove regiões do céu serão abaladas e haverá temor assombroso em meio a todos os querubins. Os céus serão rasgados desde o nascer do sol até o ocaso, uma multidão de querubins descerá para a terra, então todos os tesouros do céu serão abertos trazendo abaixo todas as coisas preciosas e o perfume do incenso. E eles trarão Jerusalém para a terra vestida de noiva, miríades e miríades de querubins e arcanjos me anunciarão carregando Meu trono, clamando em alta voz: ‘Santo, Santo, Santo, seja o Eterno, os céus e a terra estão plenos da Sua glória e Eu surgirei com poder e grande glória e todo o olho nas nuvens me verá e todo o joelho se dobrará, das coisas do céu e coisas da terra e coisas abaixo da terra, o céu permanecerá vazio e Eu descerei sobre a terra, tudo o que está no ar será abaixado sobre a terra, toda a humanidade e todos os espíritos malignos com o anti-Messias e eles serão apresentados diante de Mim, despidos e acorrentados pelo pescoço”.

Eu novamente disse: “Senhor, o que acontecerá com os céus, o sol e a lua junto com as estrelas?”. Então a voz me respondeu: “Veja virtuoso João!”. E eu olhei e vi um cordeiro com sete olhos e sete chifres. Então novamente ouvi uma voz que me disse: “Pedirei que o cordeiro se apresente diante de Mim e direi: ‘Quem abrirá este livro?’ e todas as multidões dos querubins responderão: ‘Entregue esse livro ao cordeiro para que ele o abra’, então ordenarei que o livro seja aberto. Quando ele abrir o primeiro selo as estrelas do céu cairão de um horizonte ao outro; quando ele abrir o segundo selo a lua se esconderá e não haverá luz nela; quando ele abrir o terceiro selo a luz do sol será contida e não haverá luz sobre a terra; quando ele abrir o quarto selo os céus serão dissolvidos e o ar será jogado em completo caos, como disse o profeta: ‘Os céus são obra de Suas mãos, eles perecerão, mas você permanecerá mesmo quando eles envelhecerem como uma roupa’; quando ele abrir o quinto selo a terra será rasgada e todos os tribunais da face da terra serão revelados; quando ele abrir o sexto selo, metade do mar desaparecerá e, quando ele abrir o sétimo selo, o abismo será descoberto”.

Então eu disse: “Senhor, quem será o primeiro a ser interrogado e julgado?”. Então ouvi uma voz que me respondeu: “Os espíritos imundos juntamente com o adversário satanás, então Eu os ordenarei a irem para a escuridão exterior onde as profundezas se encontram”. Então eu disse: “Senhor, onde está isso?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, se uma pedra grande o suficiente para ser empurrada por um homem de trinta anos, for jogada no abismo, ela cairá por vinte anos e não chegará ao fundo do abismo, como já dizia o profeta Davi: ‘ele fez das trevas seu esconderijo’”. Então eu disse novamente: “Senhor, e depois deles, que nação será interrogada?”. Então a voz me respondeu: “Ouça virtuoso João, da raça de

Page 4: Apocalipse Apócrifo de João

4Adão estas nações serão interrogadas: ambos os gregos e os que creram em ídolos, e no sol e nas estrelas e os que corromperam a fé com coisas inventadas e que não creram na ressureição, que não reconheceram o Pai e o Filho, então Eu os enviarei para o abismo, como profetizou o profeta Davi: ‘que os pecadores sejam lançados no abismo e todas as nações que se esqueceram de Deus’”. Ele novamente disse: “Eles serão levados ao abismo como ovelhas e a morte será o seu pastor”. Então eu novamente disse: “Senhor, e depois deles, quem Você julgará?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça virtuoso João, a raça dos hebreus será então examinada, que Me pregou no madeiro como malfeitor”. Então eu disse: “Que castigo eles receberão, em que lugar, visto que fizeram estas coisas a Você?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Eles irão para o tártaro, como profetizado pelo profeta Davi: ‘Eles clamam, mas não há ninguém que os socorra, clamam ao Senhor, mas Ele não os escuta’ e também disse o apóstolo Paulo: ‘Todos os que pecaram sem lei, perecerão sem a lei, todos os que pecaram sob a lei, serão julgados pela lei”.

Então eu novamente disse: “Senhor, e quanto aos que receberam a imersão?”. Eu ouvi uma voz que me disse: “Então a raça daqueles que dizem Me seguir será examinada, os que receberam a imersão, os justos irão ao Meu comando e os querubins os separarão do meio dos pecadores, como profetizado pelo profeta Davi: ‘Deus tolerará o castigo dos pecadores na porção dos justos e todos os justos serão colocados a minha mão direita e brilharão como o sol’. Como você vê João, as estrelas do céu foram feitas de uma vez só, mas se diferem na luminosidade, assim será com os justos e os pecadores, pois os justos brilharão como os luminares e como o sol, mas os pecadores ficarão nas trevas”. Então eu novamente disse: “Senhor, todos aqueles que dizem Te seguir, receberão um só castigo? reis, sumo-sacerdotes, patriarcas, ricos e pobres, escravos e livres?”. Então ouvi uma voz que me disse: “Ouça João, como o profeta Davi profetizou: ‘A esperança dos pobres não será frustrada para sempre’, quanto aos reis, eles serão açoitados como escravos e chorarão como crianças, os patriarcas, sacerdotes e levitas, entre os que pecaram, receberão castigos distintos de acordo com a natureza específica da transgressão de cada um, alguns no rio de fogo, alguns com vermes que nunca morrem e outros no poço dos castigos de sete bocas. A tais castigos os pecadores serão distribuídos”.

Então eu novamente disse: “Senhor, onde habitarão os justos?”. Então ouvi uma voz que me respondeu: “O Paraíso será revelado e o mundo inteiro será unificado ao Paraíso, os justos estarão por toda a face da terra com os Meus querubins, como profetizou o Espírito pelo profeta Davi: ‘Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre’”. Então eu novamente disse: “Senhor, qual o tamanho da multidão dos querubins? Qual a medida mais populosa: a dos querubins ou a dos homens?”. Então a voz me responde: “Assim como é o tamanho da multidão dos querubins, é também o tamanho da raça dos homens, como disse o profeta: ‘Ele estabelece as fronteiras das nações de acordo com o numero dos querubins de Deus’”. Então eu novamente disse: “Senhor, depois disso, o que Você fará? O que será do mundo? Revele-me tudo isso?”. Então a voz me responde: “Ouça virtuoso João, depois disso, não haverá mais dor, não haverá mais tristeza, não haverá lamentação, nem um mal será lembrado, não haverá lágrimas, nem inveja, nem ódio entre os irmãos, nem injustiça, nem arrogância, nem difamação, nem amargura, não haverá mais nenhuma das preocupações da vida, não haverá mais sofrimento causado por pais ou filhos, nem sofrimento causado pelo ouro, não haverá mais pensamentos impuros, não haverá mais satanás, nem morte, nem noite, mas tudo será dia, como Eu disse antes: ‘Tenho outras ovelhas que não são desse aprisco’, ou seja, homens que foram transformados como querubins, através da excelente trajetória de vida deles, Eu também tenho que trazê-los, pois ouvirão a Minha voz e haverá apenas um rebanho e um Pastor”.

E novamente ouvi uma voz que me disse: “Veja, você ouviu todas essas coisas virtuoso João, então as entregue a homens fiéis, para que eles também possam ensinar a outros e não os consideres incompetentes e nem jogue suas pérolas aos porcos para que não as pisem com os pés”. Enquanto eu ouvia essa voz, Ele me trouxe para baixo e me colocou no Monte Tabor e me veio uma voz que me disse: “Bendito são os que guardam o julgamento e praticam a justiça e bendita é a casa em que se encontra tal perfil, como disse o Eterno: ‘Quem ama e guardam Meus ensinamentos, Jesus Cristo o Salvador, a Ele seja a glória para todo o sempre, Amém!”

Fim