aopiniãodos criação estagiários danovamarca ... - incm.pt · pdf...

20
A OPINIÃO DOS ESTAGIÁRIOS INCM colabora com o IEFP P06 CRIAÇÃO DA NOVA MARCA P08 INCM envolve parceiros na gestão da sustentabilidade P10 VII Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa P16 Boletim Interno Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. Julho 2010 Com a criação da nova identidade gráfica, a INCM consagra um novo período na sua história. O essencial das transformações for- mais realizadas é explicado pelo próprio autor- -designer que ganhou o concurso para o projecto de nova marca. Deixamos aqui sublinhados alguns aspectos conceptuais que presidiram à recriação da «marca» da empresa. Antes do mais, a pas- sagem a primeiro plano do próprio nome «INCM». A opção prende-se com o prestígio que a empresa e a sua designação adquiriram, ao saber modernizar-se e responder aos novos desafios da actualidade. INCM é um nome com valor: tradição, confiança, segurança, rigor. É essa relação entre tradição e modernidade que a nova imagem traduz, ao manter elementos essenciais do «logo» anterior, reinterpretando-os no tempo presente, a olhar para o futuro. MATRIZ 06

Upload: trinhphuc

Post on 11-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

A OPINIÃO DOSESTAGIÁRIOSINCM colaboracomo IEFPP06

CRIAÇÃODA NOVAMARCAP08

INCM envolveparceirosna gestão dasustentabilidadeP10

VII Encontrode ImprensasOficiais deLínguaPortuguesaP16

Boletim Interno Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. Julho 2010

Com a criação da nova identidade gráfica, aINCM consagra um novo período na suahistória. O essencial das transformações for-mais realizadas é explicado pelo próprio autor--designer queganhouoconcursoparaoprojectode nova marca. Deixamos aqui sublinhadosalguns aspectos conceptuaisque presidiramà recriação da«marca» da empresa. Antes do mais, a pas-sagem a primeiro plano do próprio nome«INCM». A opção prende-se com o prestígioque a empresa e a sua designação adquiriram,ao saber modernizar-se e responder aos novosdesafios da actualidade. INCM é um nomecomvalor: tradição, confiança, segurança, rigor.Éessa relaçãoentre tradiçãoemodernidadequea nova imagem traduz, ao manter elementosessenciais do «logo» anterior, reinterpretando-osno tempo presente, a olhar para o futuro.

MATRIZ06

Page 2: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PROPRIEDADEImprensaNacionalCasadaMoeda, S.A.Avenida António JosédeAlmeida1000-042 Lisboa

Telefone(+351) 217810700

Fax(+351) 217810796

[email protected]

Sitewww.incm.pt

DIRECTORALCIDESGAMA

CONSELHO DE REDACÇÃOALCIDESGAMAANA JORGEANABELA CARREIRAduarte azinheiraJORGE COSTAMARGARIDARAMOSMARIA JOSÉBALTAZAR

RESPONSÁVELPELA REDACÇÃOANABELA [email protected]

DESIGN GRÁFICOWHITESTUDIO SA

FOTOGRAFIAUGF/DMK

IMPRESAÃOINCM, S. A.

TIRAGEM2500EXEMPLARES

Sitewww.incm.pt

PERIODICIDADEBIMESTRAL

DEPÓSITO LEGAL296168/09

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

FICHATÉCNICA

Page 3: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

A INCM tem passado por profundas transformações nos últimos anos. De empresaindustrial tradicional, converteu-se numa empresa onde a componente tecnológicaé cada vez mais importante. A gráfica de segurança tornou-se no seu sectorestratégico de desenvolvimento, respondendo assim, com êxito, aos desafios queo Estado lhe colocou, equipando-se para a produção e distribuição da nova geraçãode documentos de identificação.

Para isso, apostou no pleno aproveitamento das novas tecnologias de informação,através da incorporação, nesses documentos, de dispositivos com os mais elevadospadrões de segurança física e lógica, ao mesmo tempo que alargou a cadeia devalor, ao passar a intervir no processo de concepção, produção e distribuição dosnovos produtos.

As capacidades tecnológicas e produtivas adquiridas, fundadas no dinamismodas novas tecnologias, ao mesmo tempo que consolidaram a empresa no seu papelde grande parceiro do Estado na modernização administrativa, abriram-lhe novoshorizontes de mercado, tendo a INCM hoje, também, uma posição importanteno mercado em geral.

Aumentar ao máximo as potencialidades do desenvolvimento tecnológico, queocorreu gradualmente e nem sempre obedecendo a um plano de longo prazo, pre-definido, é o objectivo do programa de reengenharia industrial em curso, PRAGMA.

A orientação para o mercado é, cada vez mais, um desafio estratégico paraa empresa. Daí a alteração orgânica, com a reorganização em unidades de negócio,pelas quais a área produtiva e a área comercial de cada um dos sectores passou afuncionar em articulação imediata, sob a tutela directa de um membro do conselhode administração, pretendendo-se, deste modo, aumentar a permeabilidadeaos sinais e a agilidade nas respostas aos clientes, actuais e potenciais.

Essa orientação para o mercado obrigou-nos a rever o processo de comunicação.A imagem é decisiva para uma consistente presença na sociedade. É preciso elevaro perfil de notoriedade e afirmar uma identidade distintiva. Daí o grande passo dadona reelaboração da imagem de marca, de que a peça principal é o novo logótipo,associado à criação de um lema: «O valor da segurança».

Não se rompeu com o passado. Pelo contrário, a afirmação da tradição de quea empresa é depositária é um activo. Sobressai, sobretudo, no novo logótipoa exposição do nome: INCM. É um nome com um longo passado e um grandeprestígio. O que se fez foi, usando elementos que já integravam a identidadegráfica da empresa, reformulá-los numa linguagem moderna, centrada numagrande aposta: tirar o máximo proveito visual do nome que nos identifica.A ele estão associados predicados como «confiança», «solidez», «tradição emodernidade». É o que somos, e será, desde agora, a nossa assinatura.

Presidente do Conselho de Administração

Estêvão de Moura

EDITORIAL

Page 4: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

Imprensa Nacional-Casada Moeda, fundada em1972 pela fusão das duasempresas públicas queintegram o seu actualnome e um ano maistarde tem, pela primeiravez, um logótipo.

O seu designer foi ocolaborador da empresa,Valente de Carvalho.(Figura 9).

A primeira imagem damarca INCM mantém-seem uso durante quaseduas décadas, até que em1991 é substituída peloactual logo, da autoriado pintor e escultor JoséCândido. (Figura 10).

Mas se foi tardia anormalização de imagemde marca na INCM, astentativas de construçãode uma identidadegráfica nas empresas quelhe deram origem, semnunca chegar à fixação,não deixaram de existir.Assim, no caso daImprensa Nacional (IN),os primeiros esboçosdesse ensaio têm lugarno papel timbrado.

Com o advento daRepública, o escudopassa a ter lugar dedestaque no grafismoda IN (Figura 4).

PÁGINA 4MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM A EMPRESA

Imprensa Nacionale Casa daMoedaao longo dos tempos

Figura1

Figura2

Page 5: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM A EMPRESA PÁGINA 5

O mais aproximadode ideia de logótiposurge inscrito nos vitraise cadeiral da biblioteca,inaugurada em 1923(Figura 2).

No caso da Casa daMoeda (CM), a primeiraocorrência de um ensaiode imagem de marcasurge em 1863 eprossegue com amplashesitações em relação aomodelo (Figuras 3, 11).

Em 1873, aparece umaimagem no papeltimbrado, precursora,também, de uma imagemde marca (Figura 1).

E é no papel timbradoque diversas imagensse vão sucedendo,ao arbítrio do grafismoem moda (Figura 6).

Também a República trazo escudo para o centroda imagem (Figura 7).

Em 1938, a Casa daMoeda passa a ter no seunome apenas estaspalavras, tendo caídodefinitivamente emdesuso a suaidentificação comoprodutora de papelselado (Figura 5).

Com a fusão, mudao nome da empresa,juntando num só o dasempresas que aconstituíram, mas seriamnecessários mais 10 anospara que uma identidadegráfica se estabelecesse(Figura 4).

Figura5

Figura4

Figura6

Figura7 Figura8

Figura11Figura9 Figura10

Figura3

Figura 1

F

Page 6: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

O Matriz quis saber qual a opinião destes jovensrecém licenciados sobre a INCM e sobre o tabalho quevêm desenvolvendo ao longo do estágio. Elaborámosuma série de perguntas que a seguir se transcrevembem como a opinião dos três estagiários.

PERGUNTAS

1 Qual o teu nome, idade e de onde és natural?

2 Qual a tua área de formação, onde estudaste?

3 Porquê vir fazer o estágio na INCM?

4 Há quanto tempo estás a estagiar na INCM e onde?

5 Qual a ideia que tinhas da empresa antes de cáestar? Essa ideia mudou? Porquê?

6 Como caracterizas a INCM depois de cá trabalharesdurante este tempo?

7 Se já tinhas trabalhado em outras empresasencontras diferenças? Quais?

8 É este o tipo de trabalho que queres desenvolver aolongo da tua carreira?

9 Que outro tipo de actividades desenvolves além detrabalhares na INCM?

MIGUELRODRIGUES -GQA

1 O meu nome é Miguel Rodrigues, tenho 25 anos esou natural de Beja.

2 A minha área de formação é Engenharia doAmbiente, tendo estudado no Instituto SuperiorTécnico em Lisboa.

3 Quando acabei o meu curso surgiu a oportunidadede estagiar na INCM, o que desde logo me interessou,dada a dimensão e solidez que a empresa demonstra,sendo o local ideal para o início da minha carreiraprofissional.

4 Encontro-me a estagiar no Gabinete de Qualidade,Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho (GQA),tendo iniciado o meu estágio em Setembro de 2009.

5 Antes de ingressar na INCM tinha uma ideia acercada empresa totalmente diferente da que tenho hoje emdia, passados nove meses de estágio. Não tinha anoção da real dimensão da INCM, assim como dasáreas de negócio onde esta se insere e da quantidade evariedade de produtos aqui produzidos.

6 Actualmente caracterizo a INCM como umaempresa dinâmica, que procura inovar e crescer, ondeos trabalhadores são mais que um simples número,tendo acesso a regalias que a maior parte dasempresas nacionais não proporciona. Na minha áreaespecífica, vejo uma empresa que se preocupaconstantemente em melhorar o seu desempenhoambiental, procurando mitigar os impactes associadosà produção, optimizando a gestão de resíduos e dautilização dos recursos, apresentando sempre umapostura de transparência.

7 Esta é a primeira empresa onde trabalho, visto terfinalizado o meu curso há cerca de um ano e terentrado de imediato para o estágio. Deste modo nãome é possível fazer comparações com outrasempresas.

8 O que tenho aprendido ao longo do meu estágiotem-se revelado bastante interessante e desafiante,deste modo creio ser um trabalho que me permitirá arealização profissional ao longo da minha carreira.

9 Para além de trabalhar na INCM, procurodesenvolver actividades de ar livre ligadas à prática dodesporto.

PÁGINA 6MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM PESSOAS

A OPINIÃODOS ESTAGIÁRIOSA INCMcolabora como InstituTodoEmpregoeFormaçãoProfissional (IEFP) narealizaçãodeestágios comaduraçãodeumano. NestemomentoESTÃOna empresa três estagiáriosprovenientesdo IEFP, JoãoMartinsnaUnidadeGráfica,MiguelRodriguesnoGabinetedaQualidade e SimãoCamposnaDirecçãodeMarketing.

Page 7: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

JOÃOMARTINS -UGF/GTG

1 João Vasco Policarpo Martins, natural de Lisboa, 23anos.

2 Licenciado em Design de Comunicação pelaFaculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

3 Na procura de uma aprendizagem dentro de umagrande empresa, com uma forte identidade e valoreshistóricos, ligada à impressão.

4 Estagio há nove meses no Gabinete Técnico Gráfico.

5 Como designer de comunicação e gráfico penso quepoderia haver maior investimento e revitalização naárea das publicações em papel, que é por excelênciaum dos valores tradicionais da INCM. A minhapercepção da empresa manteve-se.

6 Caracterizo a empresa como muito dirigida para ainovação e para o desenvolvimento de produtosactuais e fortemente comerciais. Por outro lado, estaperspectiva investidora parece não se equilibrar com aestrutura lenta, burocrática e fortemente hierarquizadade uma empresa desta dimensão.

7 É o meu primeiro trabalho.

8 O tipo de trabalho para o qual fui formado está maisligado com a parte criativa, talvez do design gráfico,pelo que tenho aproveitado todas as oportunidadespara recorrer a essa formação no trabalho quedesenvolvo aqui.

9 Trabalho como designer gráfico freelancer, lecciononuma escola profissional e ocasionalmente produzotrabalhos de banda desenhada.

SIMÃOCAMPOS–DMK/SCI

1 O meu nome é Simão Campos, tenho 26 anos e sounatural de Santa Comba Dão, freguesia de Pinheiro deÁzere, distrito de Viseu.

2 Terminei a formação no Instituto Politécnico deTomar e tenho a licenciatura técnica de DesignGráfico e Gestão Gráfica.

3 Fazer um estágio na INCM foi uma grandeoportunidade e uma sorte para mim e para o meufuturo. No período de entrevistas não pensei ser oescolhido, pois havia um grande número decandidatos e de colegas que estavam a concorrertambém.

4 Estou desde Agosto de 2009 na Direcção deMarketing Estratégico no Sector de Comunicação eImagem.

5 Quando me preparei para a entrevista fui pesquisarna internet e fiquei a saber que além de ser uma dasempresas mais antigas de Portugal não se fazem sómoedas na Casa da Moeda. Nunca pensei que fosseuma empresa tão grande.

6 Agora tenho uma ideia muito mais abrangente doque é a empresa e o que representa. A INCM é umaempresa com uma dimensão nacional e internacional.

7 Antes trabalhei numa pequena editora, EdiçõesConvite a Música, onde o ambiente era muito familiar,a grande diferença é a dimensão entre uma e outra.

8 Todos os trabalhos que tenho desenvolvido têm sidomuito enriquecedores, tenho aprendido muito egostaria muito de poder continuar a fazê-lo. Gostodeste trabalho e de novos desafios.

9 Além do estágio também sou músico. Estudo naEscola de Jazz do Barreiro, onde faço parte da BigBand, e sou músico na Sociedade FilarmónicaPinheirense, na qual também exerço o cargo de vogaldo conselho fiscal. Além disso, estou a iniciar umprojecto musical novo, do qual sou o fundador.

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM PESSOAS PÁGINA 7

Page 8: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PÁGINA 8MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM DESTAQUE

5X A

A

7X A

A2

4,5X A

A2

A

A

A5

A5

A5

Figura 1

Figura 1 Figura 2

Figura 3 Figura 4 F

A CRIAÇÃO DA NOVAMARCA

Deixamos aqui sublinhados alguns aspectos conceptuais que presidiram à recriação do «logo» da empresa.Antes do mais, a passagem a primeiro plano do próprio nome «INCM». A opção prende-se com o prestígioque a empresa e a sua designação adquiriram, ao saber modernizar-se e responder aos novos desafios daactualidade. INCM é um nome com valor: tradição, confiança, segurança, rigor. É essa relação entre tradiçãoe modernidade que a nova imagem traduz, ao manter elementos essenciais do «logo» anterior,reinterpretando-os no tempo presente, a olhar para o futuro.

AMatriz

O projecto de construçãopara a nova marca daImprensa Nacional-Casada Moeda teve comoponto de partida a marcae logótipo existentes.A marca da autoria deJosé Cândido apresentavauma superfície cromáticaplana onde se recortavauma forma circular.Na sua base inscrevia-seum logótipo (INCM) coma fonte Times, em caixaalta, justificado pelalargura da marca.

O objectivo do presenteprojecto dedesenvolvimento damarca consistia emproduzir uma novasolução gráfica semgerar grandes rupturasem relação à existente,de modo a estabeleceruma relação decontinuidade.

Por forma a entender erespeitar a matriz damarca existente,procedeu-se à suadescodificação formal,trazendo à luz as relaçõesgeométricas entre osdiversos componentes(formas e textos).

Para uma melhorcompreensão dessasrelações gerou-se umaquadrícula cujo valorcanónico estárepresentado na figura 2,pela letra A. Tendo comobase essa medida A,foram identificadas asdiferentes relações delimites e de forma.

Onovodesenho

Para a construção donovo desenho, e paramaior conforto visual darelação/intersecção entreo arco do círculo e orectângulo, procedeu-seao reajustamento, demodo que o arco ficasseà mesma distância doslimites do rectângulo,conforme se podeobservar em pormenorna figura 3.

Comacriaçãodanova identidadegráfica, a INCMconsagraumnovoperíodonasuahistória. O essencial das transformaçõesformais realizadas é explicadopelopróprio autor-designerqueganhouoconcursoparaoprojectodAnovamarca,EduardoAires, no textoque se segue.

Page 9: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM DESTAQUE PÁGINA 9

A

A5

A5

A5

Figura 5

A intersecção entre asduas formas permanece,tal qual na marcaanterior, assistindo-se noentanto a uma ligeiradeslocação vertical noposicionamento do arcoface ao rectângulo, demodo a respeitar osvalores de (A/5), sendoque A passa a ser o valorcanónico, definido agorapelo valor do diâmetroda circunferência.

AnovaLogomarca

A solução gráficarepresentada na figura 3demonstra e justifica adefinição da forma finaldo rectângulo quesuporta a circunferência.

A altura do rectângulo édeterminada pela alturada letra «I» do acrónimoINCM, conforme sedemonstra na figura 4.

Respeitado o objectivodo projecto, que consistiaem preservar a soluçãográfica existente, deu-seinício ao processo de«acoplamento» entre acomponente marca coma escolha de um logótipoque a acolhesse.

O novo logótipo temcomo base a fonteMorgan, uma vez que ocorpo do «I» da referidafonte preenchia todos osrequisitos formais,previamente definidos.

Desta forma (mantendoo valor de A) foiconstituída e desenhadaa nova Logomarca daINCM (figura 5). Pelasrazões apontadas, asolução gráfica queagora se apresentadenomina-se Logomarca,uma vez que é através deuma base: o logótipo queexpressa visualmenteuma marca (sinal).

O próprio acrónimoINCM dá origem a umanova etapa na suaidentidade enquantoempresa.

A Logomarca é umelemento gráfico queagrega, num processo desíntese formal, umconjunto de valores queprocuram interpretar oque realmente é a INCM.

Umanovaidentidadevisual

As letras que desenhame representam cada umadas palavras pretendem,simbólica e visualmente,comprometer a entidadecom valores comoa solidez das suasestruturas orgânicase o rigor dos seuscolaboradores, que

é expresso no «recorte»ou «cunhagem» nacircunferência queo «I» suporta.

O efeito de «recorte» ou«cunhagem» é em sínteseformal toda e qualqueracção transformadora,simbolizando visualmentea actividade e missão daINCM com a sua imagem.

Definida e apresentadaa nova identidade,segue-se um períodode adaptação edesenvolvimento, queresulta da aplicaçãodo novo Manualde Normas Gráficas,regulando nos múltiplossuportes a aplicaçãoda nova solução.

Eduardo Aires

Page 10: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

A gestão das relações com os diferentes stakeholders(partes interessadas, parceiros) de uma empresatem vindo a emergir de forma decisiva, como umaferramenta muito importante no processode compreensão do que deve significar

«sustentabilidade» para essa empresa e comoela pode contribuir para a criação de valor e paraviabilizar a sua actividade.

O envolvimento com os principais parceiros nãoé algo de novo para a INCM: a divulgação dosrelatórios e contas e dos relatórios de sustentabilidade,os inquéritos de satisfação de clientes e o boletiminterno têm sido usados para comunicar com algunsgrupos importantes para a empresa.

Consciente da importância de conhecer o que osparceiros esperam da INCM, a empresa tem vindoa aprofundar o envolvimento com todos eles,adoptando novas abordagens de consulta e diálogocomo foi o caso da reunião de trabalho realizada como focus group, representativo dos trabalhadores,e da audição, através de questionários, a um númeroalargado de outros parceiros, representativos declientes, fornecedores, tutela/accionista, associaçõessectoriais, comunidade, com o objectivo de conheceros temas a que dão mais importância. Com base nestainformação foi possível elaborar a matriz dematerialidade (importância) que orienta a elaboraçãodo próximo relatório e sobre a qual se fundamentaa estratégia de sustentabilidade da INCM, a partirdo qual se definem os objectivos e as medidasde acção concretas.

A ética, a qualidade de produtos, a satisfaçãodos clientes, a missão e valores, a transparênciade procedimentos e a segurança são alguns dos temasque os parceiros ouvidos referem como devendo serprioritários na actividade da INCM, demonstrativosde um correcto entendimento que a sociedade temda missão da empresa.

Conceitos de DesenvolvimentoSustentável no focus groupJustiçaDesenvolvimentoInvestimentoHerançaEvoluçãoOrganizaçãoProgressoViávelQualidadeFuturoCompetitividadeEstabilidadePresenteBoa-VontadeInovaçãoConfiançaRacionalidadeValor

Temas mais relevantespara a INCM identificados pelos parceirosÉticaQualidade dos produtosSatisfação dos clientesMissão e valoresSatisfação dos colaboradoresInvestigação e desenvolvimentoTransparência de procedimentosSegurançaEstratégia de sustentabilidadeServiço público

PÁGINA 10MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM SUSTENTABILIDADE

INCM envolveparceirosna gestão dasustentabilidade

Page 11: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM QUALIDADE E AMBIENTE PÁGINA 11

Em 2009, a INCM melhorou de forma muitosignificativa o consumo de energia total consumidapor quilograma de produto fabricado e de águautilizada por trabalhador.

Este processo de melhoria de eficiência energéticaresponde às preocupações da empresa em matériade sustentabilidade ambiental, consagradana certificação ambiental obtida em finais de 2009.

Em 2009, a INCM produziu mais 1 611 t de produtocomparativamente com o ano de 2008, tendo obtidoum rácio de 440 g de produtos por kWh consumidode energia total, bastante melhor que em 2008,ano em que esse rácio foi apenas de 220 g de produtospor KWh consumido.

Relativamente à água utilizada por trabalhador, em2009 registou-se uma melhoria de 9% relativamente aoano anterior, tendo-se passado de 39,5 m3 de consumopor trabalhador em 2008 para 38,5 m3 em 2009.

Estão a ser implementadas algumas medidasque ajudarão a empresa a concretizar este seucompromisso ambiental, como a substituição delâmpadas e outros equipamentos, por outros maiseficientes, a redução de consumo de água nos banhose a realização de campanhas para uma melhorutilização das torneiras e das lâmpadas, de formaa reduzir o desperdício energético.

Desempenhoenergéticomelhorasubstancialmente

0

2000

4000

2009

0

0.30

0.45

2008 2009

Kg de produtos por KWh em 2008 e 2009

0

0.30

0.45

2008 2009

Kg de produtos por KWh em 2008 e 2009

Page 12: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PÁGINA 12MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM PRODUTOS

A INCM acaba de lançarduas das maiores obrasda literatura portuguesade todos os tempos:Peregrinação, de FernãoMendes Pinto, e o Livrodo Desasocego,de Fernando Pessoa.Da máxima importânciacomo obras do cânonenacional, estas duaspartilham também umoutro destino: estão entreas obras portuguesasmais difundidas noestrangeiro.

Em co-edição coma Fundação Oriente,esta obra reúne, paraalém do texto restauradoda Peregrinação,trabalhos científicosassentes na obra e noseu autor realizados porestudiosos de diversasnacionalidades e escritosem inglês, tendo em vistauma comunidadecientífica internacionalinteressada.

A Peregrinação é umdos mais bem sucedidosexemplos da literaturade viagens do século xVI,polémico desde a suadivulgação inicial.O autor foi sempresobejamente conhecido,mas a sua narrativa foimuitas vezes objecto desuspeita, por não reflectira imagem heróica dasfiguras portuguesasdos Descobrimentos.

Nesta edição, em quatrovolumes, a Fundaçãodo Oriente propôs-sereunir um grupo deespecialistas, primeironos Encontros deHistória Luso-Chinesa,e depois nesta obra emparceria com a INCM,cujos estudos viessemlançar nova luz sobretudo o que se sabiae o que foi escrito sobreFernão Mendes Pinto.

A emblemática colecçãoEdição Crítica deFernando Pessoa cresceucom mais um título, o nãomenos emblemáticoLivro do Desasocego.«Desasosego», comografava o autor, tambémtraduz a intenção destaedição da INCM: trazera público, pela primeiravez, a enorme quantidadede textos e trechos, unsmais longos que outros,que Pessoa deixou

inéditos e semorganização definitivaprescrita. As ediçõesque a obra teve antes,a primeira 47 anos depoisda morte de Pessoa, sãopropostas de organizaçãoem livro com base emcritérios diferentes, elaspróprias reelaboradasem novas edições.

Como é dever de umaedição crítica, a ediçãoda INCM faz um esforçode aproximação aooriginal e, neste caso, issosignifica a adopção deum critério cronológicode apresentação dostextos e a definição docorpus de acordo comas regras da críticatextual, que levarama questionar a inclusãode vários textos e mesmoa redefinir o conceito detrecho. Mesmo assimnão ignorou a tradiçãoeditorial do livro,incluindo em apêndicesuplementar todos ostextos que esta ediçãonão incluiu no seu corpusdo Livro, e que sãotambém importantespara o estudo da obrapessoana.

Esta edição do Livro doDesasocego constitui-se,portanto, como uma novaedição, mas tambémcomo a base para novasedições e para novosestudos sobre a obrae sobre o autor.

FernãoMendes Pintoand the Peregrinação

Livro do Desasocego

Page 13: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM PRODUTOS PÁGINA 13

Durante os próximos dois meses serão apenas lançadasno mercado as moedas da Série Europa, PatrimónioArquitectónico Terreiro do Paço. Com três versões,cuproníquel, prata e ouro proof as moedas estãodisponíveis a partir de 24 de Junho.

Quanto aos livros estão previstos os seguintes títulos:

›O Essencial sobre a Ritmanálise,de Rodrigo Sobral da Cunha;

›O Essencial sobre o Livro do Desassossego,de Jerónimo Pizarro,

›O Essencial sobre Política Linguística,de Paulo Feytor Pinto;

›Teatro Completo V, de Jaime Salazar Sampaio,último vol.;

›A Carta de Pêro Vaz de Caminha,de Jaime Cortesão, reedição;

› Sermões, do Padre António Vieira, vol. II;

›Pensar com Risco,de António Zilhão;

›Olhares sobre o Mercvrio Portvgvez.Transcrição e comentários,de Eurico Gomes Dias;

›Aspectos da Música Medievalno Ocidente Peninsular, vol. II,de Manuel Pedro Ferreira.edição conjunta da INCMe da Fundação Calouste Gulbenkian.

›Dom Tanas de Barbanas,dois volumes da colecção Obras Completasde Tomaz de Figueiredo.

›Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores.A Vinha e o Vinho. Os Trabalhos do Linhoe da Lã, vol. II.

Lançamentos de Verão

Page 14: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PÁGINA 14MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCMRECURSOS HUMANOS

A divulgação e, sobretudo, a adopção de hábitos devida saudável devem ser uma preocupação de todos.

A INCM tem investido seriamente e de formacontinuada no capítulo da educação para a saúde.Nessa linha, foi em 2010 instituído na empresao dia 31 de Maio de cada ano como sendoo dia dedicado a este tema com a concretizaçãode iniciativas específicas.

O dia 31 de Maio deste ano foi assinalado com a ofertade fruta no local de trabalho, com uma ementaespecialmente concebida para o efeito, sem alimentosfritos e com doces confeccionados com quantidadesreduzidas de açúcar, a par de terem sidodisponibilizados folhetos informativos sobre o temada alimentação saudável oferecidos pela FundaçãoPortuguesa de Cardiologia.

A iniciativa contou com bastante adesão e mereceupalavras de estímulo de muitos colaboradores.

INCM, 31 deMaioDESAFIO «SER SAUDÁVEL»

Englobada no Plano de Formação de 2010, decorreua acção de Combate a Incêndios, com a parte práticaa decorrer no parque do edifício da Casa da Moeda.A acção foi dirigida a colegas que fazem parte dasbrigadas de 1.ª intervenção, dando continuidadeà colaboração com o GQA.

Porque em matéria de segurança não se deveimprovisar, o formador, da entidade parceira da INCM,trajou a rigor, o que, aliado à sua experiênciae conhecimentos na área, transmitiu um sentimentode confiança a todos os participantes.

e de formaçãocomo vamos?

«NOVAS OPORTUNIDADESÉ UM SUCESSO»O programa Novas Oportunidades está a ser umsucesso.

O empenho e a dedicação dos colegas das primeirasturmas faz-nos acreditar que o Programa continuaráa ser um êxito. A 2.ª turma do secundário inicioua 17 de Maio, tendo a recepção dos participantes sidofeita pela Administradora, Isabel Pinto Correia.

A 2.ª turma do ensino básico iniciou o programadia 8 de Junho e contou com a presença do Presidentedo Conselho de Administração, Estêvão de Moura.

Parabéns pela coragem e Boa Sorte a Todos.

Se não completou o ensino básico (9.º ano) ou o ensinosecundário (12.º ano), esta Nova Oportunidade é parasi! Inscreva-se.

No passado mês de Maio foi distribuído peloscolaboradores da INCM uma parte dos lucros geradosem 2009, como prova do reconhecimento daadministração, e do accionista, do esforço despendidopelos trabalhadores da empresa, para os bonsresultados alcançados no ano transacto.

Cada um dos 722 colaboradores contemplados,correspondente a 96% do número médio de activos noano, recebeu um valor aproximado a 1,3 vezes o valorda sua remuneração base mensal, um montanteligeiramente superior ao registado no ano anterior.

DISTRIBUIÇÃOde LUCROS dá 1,3 salários

Page 15: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCMRECURSOS HUMANOS PÁGINA 15

estãodeparabénspelonascimentodoscincolindosbebés:

Maria Rosário Caetano Pardal (AAS – DCP)Miguel Ângelo Silva Gomes dos Santos (UGF – OGF)Carla Alexandra Abrantes Dias (AAS – DMK)Maria Clara Mendes Faria (AAS – DMK)Daniel Sousa Rodrigues (UGF – OGF)José Joaquim Felizardo Silva (UGF – OGF)

Maria Eugénia FernandesRodrigues Leonardo (UMD – OMD)

Prole Saídas (reforma)

OTL/PRAIA/2010Já se iniciou o programa

Iniciouoseupercursonaempresaemjaneirode1986e terminouemjunhode2010.

Actividades previstas

Para além da deslocação diária à praia, na Costa da Caparica, está agendado um conjunto de outras actividadesde carácter lúdico e educativo

Julho

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

28 29 30Aula de Surf

1 2Piscina Praia das Maçãs

5 6Piscina Praia das Maçãs

7 8Adventure Park (cordas)

9

12Visita Palácio N. de Mafra

13 14Aula de Surf

15 16Piscina Praia das Maçãs

19 20Piscina Praia das Maçãs

21 22Jardim Zoológico

23

26 27 28Aula de Surf

29 30Piscina Praia das Maçãs

Agosto

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

2 3Piscina Praia das Maçãs

4 5Adventure Park (cordas)

6

9Visita Palácio de Mafra

10 11Aula de Surf

12 12Piscina Praia das Maçãs

16 17Piscina Praia das Maçãs

18 19Piscina Praia das Maçãs

20

23 24 25Aula de Surf

26 27Piscina Praia das Maçãs

Nota: A calendarização das actividades pode eventualmente sofrer alterações.

Page 16: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PÁGINA 16MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM A ARTE DE QUEM TRABALHA

Realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de Junhoo VII Encontro de Imprensas Oficiais de LínguaPortuguesa. O encontro organizado pela INCMdecorreu em Tomar, no Hotel dos Templários.

Na cerimónia de encerramento dos trabalhos, estevepresente o Secretário de Estado da Presidênciado Conselho de Ministros, João Tiago Silveira.

O Encontro teve como objectivo o fortalecimentode laços entre as imprensas e o estreitamento dacooperação bilateral e multilateral baseado emcompromissos em que se destaca o facto de os JornaisOficiais serem os locais fidedignos de difusão dosactos considerados relevantes pelos respectivosEstados, assegurando a sua perenidade e evitandoa dispersão das fontes de informação oficial geradorade insegurança e de incerteza nos cidadãos.

A reunião contou com a presença de dirigentes deImprensas Oficiais Brasileiras dos Estados de Paraná,São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambucoe de cinco países africanos de língua portuguesa,Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambiquee São Tomé e Príncipe. Do Encontro resultoua «Carta de Tomar» que sintetiza os objectivose conclusões do evento.

Depois da sessão de boas vindas no salão nobreda Casa da Moeda os participantes seguiram paraTomar onde se abordaram temas relacionados comos desafios colocados aos Jornais Oficiais, os modelosde funcionamento e de negócio, bem como os desafiosdo futuro. O dia 18 foi dedicado a visitar o patrimónioda região.

Os participantes fizeram também uma visita ao InstitutoPolitécnico de Tomar e foram recebidos na CâmaraMunicipal, onde houve uma sessão de boas-vindas.

Jorge Sousa é o nome pelo qual é conhecido naempresa, o nome completo é Jorge Palmeiro dosSantos Sousa, nasceu na Baixa da Banheira em Julhode 1975.

É Técnico Superior da Direcção de Sistemasde Informação (DSI) desde Julho de 2000, ondedesempenha as funções de administração de sistemase redes. Em 2008 fez uma pós-graduação em Sistemasde Informação no Instituto Superior Técnico.

Tem duas paixões, a filha Beatriz de 21 meses e o rock.Começou a tocar aos 16 anos numa viola compradapelo irmão e sem formação musical progrediu porconta própria, tendo aos 17 anos ganho um concursode música como compositor e intérprete.

Adora estar em palco e considera-o como o seu yoga,tem participado em inúmeros concertos com diversasbandas e até já tocou guitarra portuguesa.

É guitarrista dos IBERIA, uma banda que faz parte da história do rock nacional dos anos 80 e 90. Com umanova formação, os IBERIA estão a gravar o terceirodisco de originais com lançamento previsto paraOutubro deste ano.

Além deste projecto é também guitarrista em duasbandas de tributo, a banda portuguesa de tributoa Queen «One Vision» e tributo a Guns N’ Roses«Bang Bang Roses”.

O palcoé omeu yoga

CARTOON

Page 17: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM GRUPO DESPORTIVO PÁGINA 17

O Grupo Desportivo e Recreativo do Pessoal daImprensa Nacional de Lisboa (GDRPINL) foi fundadoem 5 de Março de 1937. Teve a sua sede nas instalaçõesdo até então Sindicato do Pessoal da ImprensaNacional de Lisboa — Rua da Imprensa Nacional.

O Grupo nasceu com o pretexto de assegurar a sedee haveres do Sindicato, uma vez que com as acçõesde «contrôle» do Estado Novo todas as associações declasse, sindicatos livres e demais organizações foramdesmanteladas, dissolvidas e os respectivos bensconfiscados.

O Grupo passou então a desenvolver uma intensaactividade desportiva e cultural. Na área desportivadesenvolveu a ginástica com a participação em váriossaraus noticiados na imprensa dessa época pela suaimportância. Outras actividades como a natação,provas de tiro, futebol, basquetebol, andebol e xadrezcriaram no Grupo um gosto que se ia transmitindo aosnovos funcionários que ingressavam na ImprensaNacional de Lisboa.

Na área Cultural e Recreativa realizava-se visitas deestudo, excursões, teatro, serões artísticos, exposiçõesfotográficas, jogos florais, festas de Natal e palestras.Nas palestras a que mais se destaca é uma dada peloescritor Alves Redol na comemoração do 6.º Aniversário.Muito importante também o funcionamento de aulasonde se leccionavam diversas disciplinas.

Entre 1970 e 1976 ocorreu uma paralização da actividadedo Grupo devido à demolição da sua sede. Só emJaneiro de 1976, depois de uma Assembleia Geralonde é eleita uma nova Direcção e depois dea Administração, da INCM-EP, ter cedido as instalaçõesda Rua da Rosa para a sua sede é que o Grupo voltoua renascer.

No ano de 1987, com o apoio da Administração daEmpresa, festejou-se o 50.º Aniversário do GDRPINL.As comemorações prolongaram-se por vários meses,com torneios internos de várias modalidades. Nestascomemorações de destacar um torneio quadrangular,de futebol-de-salão, uma prova de atletismo nas ruasde Lisboa, 12 km da Cultura e uma tarde culturalno Teatro Trindade. Em 1987 deu-se tambémo nascimento do Grupo Desportivo e Cultural dosTrabalhadores da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

De salientar que o GDRPINL cumpriu as funçõesque lhe estavam atribuídas, a função social na suacolaboração com as autarquias no apoio à terceiraidade, a educativa com a criação de com aulas deinglês, francês, esperanto, música e estenografiaextensivas a todos os trabalhadores e seus familiares,a cultural promovendo visitas de estudo e organizandoexposições, a recreativa com a realização deespectáculos teatrais e de cinema, a desportiva ondenas diversas modalidades tem um vastissímo historialde títulos conquistados a nível nacional.

GRUPO DESPORTIVODA IMPRENSA NACIONALDE LISBOA, UMA PÁGINADE HISTÓRIA

Page 18: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

PÁGINA 18MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM BREVES

«Uma moeda contraa fome» foi apresentadadia 27 de Maio, nasinstalações do BancoAlimentar contra a Fome,em Lisboa. Com estainiciativa a INCM apoia,mais uma vez, entidadesde solidariedade social,com a doação de partedos proveitos geradoscom a venda da moeda.Pela venda de cadamoeda na versão FDC(Flor de Cunho) por € 5,a INCM dará ao BancoAlimentar contraa Fome € 1.

A sessão foi presididapor Isabel Jonet doBanco Alimentar contraa Fome e por Estêvão deMoura e Isabel PintoCorreia da INCM.

«Uma moeda contraa fome» faz parte da série«Uma moeda uma causa»iniciada em 2008 com aemissão de «Uma moedacontra a indiferença»,dessa vez dedicadaà AMI. A moeda,da autoria do escultorJoão Duarte tem o valorfacial de €1,50 e vai serdisponibilizada em trêsversões, a corrente emcuproníquel, em prata,com acabamento proofe a versão FDC emcuproníquel, apresentadaem carteira ilustrada comformato de marcador delivro.

A Imprensa Nacional--Casa da Moedae a Fábrica Nacionalde Moneda y Timbre —Real Casa de la Moneda(FNMT — RCM)assinaram dia 24 deJunho, em Madrid,um protocolo decolaboração eparticipação emprojectos conjuntos.

O protocolo agoraassinado é válido peloperíodo de quatroanos. As empresascomprometem-sea reunir pelo menosduas vezes por anopara partilharemas experiências de cadaum e avaliarema possibilidade deprojectos conjuntos.

Das áreas abrangidas peloprotocolo destacam-sea de produção de moeda.A produção de suportesgráficos de segurançae de documentosde identificaçãoseguros, segurançalógica, associadaao desenvolvimentoe utilização dosdocumentos deidentificação electrónicose emissão e validaçãode certificados digitais,e por último,o desenvolvimentoe investigação nas áreasde actividade referidas.

BREVES

umamoeda de apoioao Banco Alimentarcontra a Fome

cooperação levaa assinaturade acordo com espanha

Page 19: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj

MATRIZ06 BOLETIM INTERNO DA INCM BREVES PÁGINA 19

Antes da partida parao mundial da Áfricado Sul a INCM e A Bolaofereceram aos jogadorese à equipa técnica daSelecção Nacional deFutebol o livro Portugalnos Mundiais de Futebol.No evento foi tambémoferecida uma caricaturade cada jogador.

O livro, da autoriade Rogério Azevedo,jornalista de A Bola,é o resultado de umainiciativa conjunta daImprensa Nacional-Casada Moeda e de A Bola.O evento decorreu noHotel Lagoas Park, emOeiras, onde o grupopassou os últimos diasantes da partida paraa África do Sul.

Além da presençado autor, a INCM esteverepresentada peloadministrador RenatoLeitão e DuarteAzinheira da UnidadeEditorial. A Bola fez-serepresentar peloadministradorPaulo Cardoso e pelosubdirector José ManuelDelgado.

No dia 29 de Maio,realizou-se no Seixala cerimónia ondea INCM entregou oPrémio ImprensaNacional-Casa daMoeda/Jovens Artistasao artista Sérvio BorisZećević.

Este prémio estáintegrado na VI BienalInternacional deMedalha Contemporânea— Seixal, que decorreentre 17 de Abril e 13 deJulho de 2010, nosAntigos Refeitóriosda Mundet, no Seixal.

Boris Zećević nasceu emBelgrado em 1983e é aluno da Faculdadede Artes Aplicadasde Belgrado —Departamento deEscultura. Na presenteedição a INCM atribuiu--lhe o prémio jovemartista no valor de € 750,às medalhas «Tsunami»e «Arrival».

Com este prémio a INCMquer ajudar a divulgara medalhística,reconhecendo o trabalhode jovens artistas, e darcontinuação à longatradição na emissão,fabrico e comercializaçãode medalhas e moedas.

A VI Bienal Internacionalde MedalhaContemporânea —Seixal é uma iniciativapromovida e organizadapela Câmara Municipaldo Seixal, com a quala INCM tem vindoa colaborar desde a suacriação, ajudando aincentivar, promovere divulgar a medalhacontemporânea.

A INCM esteve presentena 80.ª edição da Feirado Livro do Porto 2010,que decorreu de 1 a 20de Junho, na Avenidados Aliados, registandoum enorme sucessode vendas. A feira foiorganizada pelaAssociação Portuguesade Editores e Livreirose contou com maisde 200 participantesdistribuidos por126 pavilhões.

No evento, que visapromover e difundirlivros e obras em línguaportuguesa e estimularos hábitos de leitura dosPortugueses, a INCMdivulgou a sua actividadeeditorial mais recente e oseu vasto fundo editorial.

já está naslivrarias«PortugalnosMundiaisde Futebol»

INCM entrega prémiona VI Bienal InternacionaldeMedalha Contemporânea –Seixal

Feira do Livrodo Portoregista enormesucesso

Page 20: AOPINIÃODOS CRIAÇÃO ESTAGIÁRIOS DANOVAMARCA ... - incm.pt · PDF filesagem a primeiro plano do próprio nome ... Estêvão de Moura EDITORIAL. ... r el açõ sg o u- m q udí lj