“os piratas”, que assenta arraiais em torno do forte de nossa...

13

Upload: others

Post on 25-Dec-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações
Page 2: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Matosinhos ocupou, na segunda metade do século XIV, um lugar absolutamente central no desenlace de dois momentos fundamentais da História de Portugal. Primeiro, em 1372, acolheu no Mosteiro de Leça do Balio o controverso casamento do rei D. Fernando com Leonor Telles, que permitiu, poucos anos depois, que Juan I de Castela reivindicasse o trono de Portugal. Poucos anos mais tarde, e na sequência da crise que esta pretensão originou, partiu também de Matosinhos o pirata Sá das Galés, que, em 1385, desempenhou um papel decisivo no triunfo do Mestre de Avis sobre os castelhanos, permitindo que se tornasse no rei D. João I de Portugal e inaugurado uma nova dinastia. Na sequência do seu apoio ao partido do Mestre de Avis, o corsário Sá das Galés havia, aliás, de se tornar capitão donatário das terras que hoje correspondem, grosso modo, ao concelho de Matosinhos.

Embora aqueles episódios correspondam, por ironia, a momentos históricos de sinal contrário, o casamento de D. Fernando e a tradição corsária de Matosinhos deram origem a duas das mais festivas recriações históricas do nosso país, contribuindo para manter vivos esses dois pedaços fundamentais da História de Portugal e do concelho de Matosinhos.

“Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, e “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que decorre à porta do Mosteiro de Leça do Balio, transformaram-se, neste últimos catorze anos, em dois dos mais importantes eventos da programação cultural de Matosinhos, combinando a festa, a gastronomia, a animação cultural e a preservação do nosso património imaterial.

Este modo de recordar o passado, respeitando-o e tornando-o próximo dos cidadãos, constitui, estou certa, um modo responsável de construir o nosso futuro comum. É também por isso que este ano, e pela primeira vez, os visitantes d’ “Os Piratas e d’ “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” têm à sua disposição uma nova aplicação informática que disponibilizará todas as informações sobre as recriações, facilitando ainda mais o mergulho dos matosinhenses na sua História.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Page 3: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

no Mosteiro de Leça do Balio, é a mais antiga das ordens militares documentadas em território português, tendo prestado apoio médico e anímico aos peregrinos a caminho de Compostela.

Pelo conjunto patrimonial classificado de Leça do Balio, que integra a igreja, o mosteiro e o cruzeiro esculpido no século XVI por Diogo Pires (que ainda recentemente restauramos), continuam hoje a passar muitos dos peregrinos que atravessam a região a Caminho de Santiago de Compostela. É este também o cenário para uma das mais rigorosas reconstituições históricas que se fazem em Portugal: a do casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, que aqui teve lugar em 1372, integrado naquela que é uma das principais feiras medievais do país, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. É deste modo que mantemos vivo o nosso património, seja daquele que está inscrito nas pedras ou do que a memória dos povos guarda.

Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

A ação cultural da Câmara Municipal de Matosinhos, hoje reconhecida em todo o país, tem dado especial importância à requalificação do património arquitetónico e artístico do concelho, mas também à preservação da nossa história e das nossas tradições. Da romaria do Senhor de Matosinhos ao restauro da Piscina das Marés e da Casa de Chá da Boa Nova, passando pela renovação de pontes e capelas medievais, pela investigação arqueológica das ruínas do Castro de Guifões ou pela rememoração de antigas lendas e dos momentos mais significativos da nossa História, temos permanentemente presente a necessidade de garantir um futuro para o nosso passado, revivificando-o.

Foi também neste contexto que apostámos decididamente na valorização dos Caminhos de Santiago e na criação de uma grande recriação histórica que permitisse dar visibilidade a um dos mais belos monumentos nacionais do país, recordando como a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, ou dos Hospitalários, sediada

Page 4: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Auto de Abertura do Mercado.Ao som das trombetas o Comendador da Ordem anuncia a visita da rainha / Condessa D. Teresa ao Mosteiro.Frades e fratizas apressam-se a preparar a chegada da comitiva. O dia é de festa e de comemoração.

O quotidiano medieval - do mercado ouvem-se pregões de incitamento ao comércio.Os Cavaleiros da Ordem preparam os aposentos e os jovens dedicam-se às artes da guerra.Os músicos do Balio afinam os instrumentos.“Os Druidas”.

A carroça da Trupe dos Almeidas.Treinos de falcoaria para a caça altaneira.As bailarinas do emir de Granada dançam em honra da harmonia dos povos.A arte do encantador de serpentes.

Contadores de histórias.Ensaios de malabaristas e acrobatas da corte.Gaiteiros e tamborileiros divertem o mercado.Forasteiros e peregrinos visitam o Mosteiro guiados pelo freire da Ordem do Hospital.

O Bobo da Corte.Adubamento de jovens Cavaleiros.As danças do oriente ao som dos músicos de Granada.A arte do encantador de serpentes.

Treinos de falcoaria.Justas em preito de vassalagem a D. Teresa.Malabaristas e tamborileiros.A festa do povo; bailadeiras e bailadeiros em danças à desgarrada.

17h00

18h00

18h30

19h00

19h30

20h00

Cortejo da chegada da Rainha D. Teresa ao Mosteiro. Cerimónia de receção e boas vindas pelos Bispos do Porto e Coimbra, nobreza do Porto e Monges Cavaleiros da Ordem. “Al-barbad” - O feiticeiro encantador de serpentes e o seu aprendiz.

Recriação da Doação do Mosteiro à Ordem dos Cavaleirosde S. João de Jerusalém.Danças e músicos D´el Rei animam a corte. Bobos, malabaristas e contorcionistas animam a praça.Os músicos do oriente.

Músicos da corte celebram a Doação.A carroça da Trupe dos Almeidas.Gaiteiros e tamborileiros animam o mercado.O Bobo da Corte.

Bailias e folias ao som das gaitas de foles.Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura.Treinos de armas dos jovens Cavaleiros.Noites Mouriscas.

Procissão dos Cavaleiros Hospitalários de S. João de Jerusaléme Peregrinos.Músicos e trovadores.

Espetáculo “O AMOR DE FERNANDO E LEONOR”.Tambores, tamborileiros e malabaristas.

Danças de roda das jovens do Balio.Rufo dos tambores e malabaristas.Músicos do reino animam o mercado.

Encerramento.

20h30

21h00

21h30

22h00

22h30

23h00

23h30

00h00

Atividade LocalHora

4 de Setembro, Quarta-feira

A DOAÇÃO

Largo do Mosteiro

Largo do Mosteiro

Acampamento Militar

Praça dos OfíciosPraça dos Infantes, Parque das Varas

Praça dos OfíciosPraça de ArmasMouraria

Mouraria

Recanto das HistóriasItinerânciaItinerânciaLargo do Mosteiro

Praça dos OfíciosPraça dos InfantesMourariaMouraria

Praça de ArmasLiça da Praça de ArmasItinerânciaPraça dos Ofícios

Largo do Mosteiro

Mouraria

Largo do Mosteiro

Praça dos OfíciosPraça dos OfíciosMouraria

Recanto dos MúsicosPraça dos OfíciosMourariaLargo do Mosteiro

ItinerânciaLargo do MosteiroPraça de ArmasMouraria

Mercado e Largo do Mosteiro

Praça dos Ofícios, Largo do Mosteiro

Largo do MosteiroParque das Varas

Praça dos OfíciosMourariaItinerância

Hora Atividade LocalHora

4 de Setembro, Quarta-feira

A DOAÇÃO

Page 5: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Auto de abertura do Mercado.Leitura do edital e da carta de feira.Cortejo de boas vindas a Frei Estevão Vasques Pimentel, pelas ruas do burgo.

Fiscalização das tavernas e vinhos pelo Almutacem e certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes.Os pregões de incitamento ao comércio ecoam das tendas e bancas do mercado.Os histriões e saltimbancos divertem a corte com sátiras e os mais variados autos.

Contos infantis.Adestramento dos jovens Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém.As danças orientais e as músicas moçárabes.A arte do encantador de serpentes.

A carroça da Trupe dos Almeidas.Treinos dos escudeiros.Os latrineiros reais.Os músicos do reino animam o mercado.

Espetáculo “Contos e Fábulas”.Músicos da corte animam o mercado.Bailias e folias das moçoilas do Balio.“Circus Medievos” - os malabaristas e contorcionistas ajeitam-se a cativar a atenção dos forasteiros.

As danças de Alexandria ao som dos músicos de Granada. A arte do encantador de serpentes.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

Malabaristas e tamborileiros.Os guardas reais.As bailias e as folias ao som das gaitas de foles.Contos infantis.

O Bobo da Corte.“Al Barbad - O encantador de serpentes e o seu aprendiz”.Bailias e folias ao som das gaitas de foles.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

12h00

13h00

14h00

15h00

16h00

17h00

17h30

18h00

Os trovadores da corte.Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura.Os pregões no mercado.Espetáculo “A Fuga”.

“A marioneta enfeitiçada”.Os músicos do reino de Granada e as danças do Oriente.Justas em honra de Frei Estevão Vasques Pimentel.

Recriação da investidura de Frei Estevão Vasques Pimentel e as obras do Mosteiro.Os Homens bons do Burgo trazem as danças e bailias.Espetáculo “Circus Medievos”.

Os músicos do Reino comemoram a doação do Mosteiro.Bailias e folias ao som das gaitas de foles.O Feiticeiro de Recarei.Adubamento de jovens Cavaleiros.

A sensualidade e o erotismo das Noites Mouriscas.Gaiteiros e tamborileiros.Espetáculo “Amorus Bobos”.Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura.

Contos e fábulas.Treinos de armas dos jovens Cavaleiros; Treino de falcoaria.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

Os gaiteiros e tamborileiros animam os forasteiros.O Bobo da Corte.Os pregões no mercado.

Os Latrineiros.Bailias e folias ao som das gaitas de foles.Gaiteiros e tamborileiros animam os forasteiros.A Carroça da Trupe dos Almeidas.

Procissão dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém em comemoração.Saltimbancos e malabaristas cativam os forasteiros.Gaiteiros e tamborileiros.Os guardas reais.

Espetáculo “O AMOR DE FERNANDO E LEONOR”.

Danças de roda das jovens do Balio.Rufo dos tambores ecoam pelo mercado.Músicos do reino animam o mercado.

Encerramento.

18h30

19h00

19h30

20h00

20h30

21h00

21h30

22h00

22h30

23h00

23h30

00h00

Atividade LocalHora

Largo do MosteiroMercado e Largo do Mosteiro

Praça dos Ofícios, Mercado

Praça dos Ofícios, Mercado

Largo do Mosteiro

Praça dos InfantesPraça de ArmasMourariaMouraria

ItinerânciaPraça de ArmasPraça dos OfíciosMouraria

Praça dos InfantesItinerânciaItinerânciaPraça dos Ofícios

MourariaMourariaPraça dos OfíciosHospital

ItinerânciaPraça dos OfíciosItinerânciaRecanto das Histórias

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroMourariaItinerânciaHospital

Praças de SustentoItinerânciaPraça dos OfíciosLargo do Mosteiro

ItinerânciaItinerânciaLiça, Praça de Armas

Largo do Mosteiro

Praça dos OfíciosMouraria

Recanto dos MúsicosMourariaItinerânciaAcampamento Militar

MourariaItinerânciaPraça dos InfantesLargo do Mosteiro

Largo do MosteiroPraça de ArmasHospital

Praça dos OfíciosLargo do MosteiroPraça dos Ofícios

Praça dos OfíciosMourariaItinerânciaItinerância

Largo do Mosteiro e Mercado

Praça dos OfíciosParque das Varas, MourariaPraça dos Ofícios

Largo do Mosteiro

Praça dos OfíciosMourariaItinerância

5 de Setembro, Quinta-feira

A INVESTIDURA E AS OBRAS DO MOSTEIRO

Atividade LocalHora

Page 6: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Auto de abertura do mercado.Fiscalização das tavernas e vinhos pelo Almutacem e certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes.

Treino de armas dos Monges Guerreiros e dos novos Cavaleiros. As bailias e folias das moças do Balio.O som das gaitas de foles ecoa na mouraria.Demonstrações de falcoaria.

Adubamento de novos Cavaleiros e escudeiros para defesa dos peregrinos.Os sons do Oriente e as danças mouriscas.Contos infantis.Os Latrineiros de sua Majestade.

Os músicos do reino de Granada e as danças orientais.A arte do encantador de serpentes.Espetáculo “Amorus Bobos”.Os jograis e trovadores da corte D’El Rey.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

Adestramento dos Monges Guerreiros e jovens Cavaleiros.“Contos e Fábulas”.Os trovadores da corte D´El Rey.Trupe dos Almeidas.

Recriação da chegada dos peregrinos ao Mosteiro e acolhimento pelos freires da Ordem. Cerimónia do lava pés. Peregrinos dos mais distantes lugares, a caminho de Santiago de Compostela, chegam ao Mosteiro. Monges e fratizas acolhem e tratam das enfermidades.Trovas e folguedos das moças do Balio.“Os Faunos”.

Ajustes de contas entre nobres cavaleiros e vilões.Tentativa de assalto aos peregrinos e aplicação de penas na praça pública.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.Os Latrineiros de sua Majestade.

O som das gaitas de foles e dos tamborileiros divertem os peregrinos.Os saltimbancos de Santiago perseguem os peregrinos.As danças de Alexandria ao ritmo dos sons do Oriente.Demonstração e adestramento de aves de rapina.

Espetáculo “Contos e Fábulas”.Espetáculo “Circus Medievos”.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.O Bobo da Corte.

12h00

13h00

14h00

15h00

16h00

16h30

17h00

17h30

18h00

Trabucos, gaitas e tambores.Músicos de Santiago animam o mercado.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.

Os músicos do Reino de Granada e as danças do Oriente.O encantador de serpentes.Treinos de falcoaria para a caça altaneira.

Justa de armas em preito de vassalagem a El’ Rey.Gaiteiros e tamborileiros animam os peregrinos.Os Impostoritos peregrinos e o cão amestrado.

Os músicos do reino de Granada e as danças do ventre.A arte do encantador de serpentes.Os saltimbancos de Santa Maria.Danças e folguedos de peregrinos a caminho de Santiago.

A carroça da Trupe dos Almeidas.Os pregões no mercado dos frescos e dos produtos da terra.“Al-barbad” - O feiticeiro encantador de serpentes e o seu aprendiz.Demonstrações da arte de bem esgrimar.

Os saltimbancos e malabaristas da corte.Espetáculo “Circus Medievos”.Espetáculo “Contos e Fábulas”.

Os Impostoritos e o cão amestrado.Danças e folguedos das moças do balio.Os Latrineiros. Noites Mouriscas – A sensualidade das danças e músicas do mundo árabe.

Os sons das gaitas de foles ecoam no mercado mourisco.Os músicos de Santiago cativam os peregrinos.Adubamento de jovens Cavaleiros.Os pregões no mercado dos frescos e dos produtos da terra.

Os músicos de Alexandria animam os peregrinos.Rufus de tambores ecoam pelo mercado.Gaitadas e zambubadas.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

Espetáculo “O AMOR DE FERNANDO E LEONOR”.

Trabucos, gaitas e tambores.Danças de roda e cânticos de peregrinação.O Feiticeiro de Recarei.

As danças do Oriente ao som da música árabe.

Arraial dos peregrinos. O rufo de tambores e cuspidores de fogo. A despedida dos peregrinos. Música e danças de roda a caminho de Santiago.

Encerramento.

18h30

19h00

19h30

20h00

20h30

21h00

21h30

22h00

22h30

23h00

23h30

00h00

00h30

01h00

Atividade LocalHora

Largo do MosteiroPraça dos Ofícios, Mercado

Acampamento MilitarPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroMourariaPraça de Armas

Acampamento MilitarPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroRecanto das HistóriasItinerância

Mouraria, Parque das VarasMouraria, Parque das VarasPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos InfantesHospital

Acampamento MilitarPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das Varas, MourariaItinerância

Hospital, Largo do Mosteiro

Parque das Varas, MourariaItinerância

Acampamento Militar

Praça dos OfíciosHospitalItinerância

Parque das Varas, MourariaItinerânciaMourariaPraça de Armas

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das VarasHospitalRecanto das Histórias

Parque das Varas, MourariaItinerânciaPraça dos Ofícios

Mouraria, Parque das VarasMourariaLiça da Praça de Armas

Liça da Praça de ArmasMouraria, Parque das VarasPraça dos Infantes

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das Varas, MourariaItinerância

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos OfíciosMourariaParque das Varas, Mouraria

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das Varas, MourariaPraça dos Infantes

Praça dos OfíciosPraça dos OfíciosItinerânciaMouraria

Mouraria, Parque das VarasRecanto dos Músicos, PalcoPraça dos InfantesPraça dos Ofícios

Praça dos OfíciosParque das varas, MourariaParque das VarasHospital

Largo do Mosteiro

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroItinerância

Mouraria

Mouraria

Praça dos Ofícios

6 de Setembro, Sexta-feira

OS PEREGRINOS

Page 7: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Auto de abertura do mercado.O Comendador da Ordem anuncia a vinda de D. Fernando a Leça do Balio.Animação em arruadas pelo mercado.Malabaristas e histriões.

Mostra de armas pelos Monges Cavaleiros e treinos dos jovens infantes.As danças das moçoilas do Balio ao som da gaita de foles.Os Impostoritos e o cão amestrado.Treinos de falcoaria.

Espetáculo “Circus Medievos”.Os sons das gaitas de foles animam os comensais.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado. Treinos de armas dos Monges Guerreiros.Adubamento de jovens Cavaleiros.Histórias infantis.Chegada de peregrinos ao Hospital. A hospitalidade da ordem e o tratamento das enfermidades.

Músicos de Granada e as danças do Oriente.A arte do encantador de serpentes.Os Latrineiros de sua majestade.Adestramento de falcoaria para a caça altaneira.

Apresentação do livro infantil “O Balio Pimentel e a Luz do Mosteiro” por Joel Cleto.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.Espetáculo “Circus Medievos”.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.

Espetáculo “Contos e Lendas”.A arte do encantador de serpentes.Os jograis da corte D´El Rei.Os guardas reais.

Chegada das Ordens Militares de Santiago, Templo e S. João de Jerusalém ao Mosteiro.Conselho Régio das Ordens S. João de Jerusalém, Santiago e Templo.“Os Faunos”.

Músicas e danças do Gharb Al Andaluz.Treino dos jovens Monges Guerreiros da Ordem de S. João de Jerusalém.O Bobo da Corte.Os pregões no mercado.

12h00

13h00

13h30

14h00

14h30

15h00

15h30

16h00

16h30

Peregrinação pelos caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias ao Mosteiro de Leça do Balio com a participação de Joel Cleto*.Adestramento de falcoaria para caça altaneira.Espetáculo “A Fuga”.Impostoritos e o cão amestrado.

Bailias e folguedos da raia miúda.Saltimbancos de Santa Maria.Histórias infantis.Gaiteiros e tamborileiros da corte animam os forasteiros.

A arte das danças do ventre e do encantador de serpentes.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos. Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura.Os bobos da Corte D´El Rei animam os forasteiros.

Espetáculo “Circus Medievos”.Danças da corte.A carroça da Troupe dos Almeidas.

Chegada da peregrinação ao Mosteiro com Joel Cleto.Recriação da chegada de D. Fernando a Leça: Cortejo.

Bailias e folias ao som das gaitas de foles.Trabucos, gaitas e tambores.“O Feitiço da Marioneta”.Gaitadas e zambumbadas.

Cerimónia do esconjuro e da queimada galega.Contos infantis.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.

O Bobo da Corte anima os visitantes.Música e dança do reino de Alexandria.A Carroça da Troupe dos Almeidas.Adubamento de jovens Cavaleiros.

Espectáculo “O Tesouro”.Treinos de aves de rapina.Torneio medieval em preito de vassalagem a El’ Rey D. Fernando recém avindo às terras do Balio.Bailias e folias ao som da gaita de foles.

Os músicos de Granada e as danças do Oriente.O bobo da corte.Saltimbancos de Santa Maria.Imposturitos e o cão amestrado.

Concerto dos músicos da corte de D. Fernando.Os saltimbancos de Santa Maria.Freires e fratizas guiam e acolhem os forasteiros e peregrinos.O Feiticeiro de Recarei.

17h00

17h30

18h00

18h30

19h00

19h30

20h00

20h30

21h00

21h30

22h00

Atividade LocalHora

Praça dos Ofícios, Largo do Mosteiro

Largo do MosteiroItinerânciaItinerância

Acampamento MilitarPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos InfantesPraça de Armas

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraças do SustentoPraça dos Ofícios

Praça de ArmasAcampamento MilitarRecanto das HistóriasHospital, Largo do Mosteiro

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das Varas, MourariaItinerânciaPraça de Armas

Largo do Mosteiro

Praça dos OfíciosParque das VarasHospital

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das Varas, MourariaItinerância

Largo do Mosteiro

Largo do MosteiroItinerância

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça de ArmasParque das VarasPraça dos Ofícios

Custóias, com passagem pela Ponte de D. Goimil

Praça das ArmasPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroPraça dos Infantes

ItinerânciaPraça dos OfíciosRecanto das HistóriasItinerância

MourariaHospitalParque das VarasItinerância

Mouraria, Parque das VarasPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroItinerância

Largo do MosteiroMercado e Largo do Mosteiro

ItinerânciaParque das VarasPraça dos OfíciosItinerância

Largo do MosteiroRecanto das HistóriasPraça dos Ofícios

Mouraria, Parque das VarasMourariaItinerânciaAcampamento Militar

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroLiça da Praça das ArmasLiça da Praça das Armas

Itinerância

Mouraria, Parque das VarasItinerânciaPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroItinerância

Recanto dos Músicos, PalcoParque das VarasHospitalItinerância

7 de Setembro, Sábado

“A CUMPLICIDADE DA ORDEME A CHEGADA DE D. FERNANDO”

Atividade LocalHora

Page 8: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Os latrineiros de sua majestade.O Bobo da Corte.Noites Mouriscas, músicas e danças do mundo árabe.Adubamento de jovens Cavaleiros.

Espetáculo “O AMOR DE FERNANDO E LEONOR”.Os músicos do reino animam o mercado.

A carroça da Trupe dos Almeidas.Trabucos, gaitas e tambores.Procissão dos Cavaleiros Hospitalários de S. João de Jerusalém.

Músicos e trovadores animam o mercado.Gaitadas e zambumbadas. O festim em honra de D. Fernando.Bailias e folias das moçoilas do Balio.O rufo dos tambores e malabares de fogo.

Encerramento.

22h30

23h00

23h30

00h00

00h30

01h00

Atividade LocalHora

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das VarasMouraria, Parque das VarasAcampamento Militar

Largo do MosteiroParque das Varas, Mouraria

Praça dos OfíciosItinerânciaLargo do Mosteiro e Mercado

Parque das VarasItinerância

Largo do MosteiroPraça dos OfíciosParque das Varas

7 de Setembro, Sábado

“A CUMPLICIDADE DA ORDEME A CHEGADA DE D. FERNANDO”

Tocam as trombetas - O Arauto-mor anuncia a presença de El Rey D. Fernando e sua régia comitiva em Leça do Balio.Os Cavaleiros da Ordem patrulham o mercado. Fiscalizam-se as tabernas e certificam-se os Mesteirais e mestres de ofícios.Os Cavaleiros aplicam penas aos prevaricadores e expulsam os indigentes.

Cortejo de anúncio da realização da cerimónia de casamento do Rei D. Fernando e D. Leonor.Os músicos da corte animam o mercado.Contos infantis.

Os jovens Monges Guerreiros aplicam-se nos treinos de armas.Os saltimbancos de Santa Maria.Os Bobos da Corte D´El Rei D. Fernando.A carroça da Trupe dos Almeidas.

Os mestres falcoeiros aplicam-se nos treinos da caça com os seus mais nobres exemplares.Monges e fratizas acolhem os Peregrinos.Bailias e folias pelas moças do Balio.Os gaiteiros e os tamborileiros do Balio. Espetáculo “Circus Medievos”.Os sons do Gharb Andaluz e as danças do Oriente.A arte do encantador de serpentes.“Impostoritos”.

Os Latrineiros de sua Majestade.Saltimbancos da corte animam os forasteiros.Os Guardas Reais.

Adubamento de jovens cavaleiros e treinos de escudeiros.A Carroça do Riso da Trupe dos Almeidas.Os Bobos da Corte D´El Rey D. Fernando.Os rufos de Santa Maria animam os forasteiros.

Os músicos de Alexandria animam os forasteiros e peregrinos.A arte da dança do ventre e do encantador de serpentes.Os músicos da corte animam os peregrinos e os forasteiros.Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.

Cortejo da chegada das comitivas de D. Fernando e D. Leonor Teles de Menezes ao Mosteiro (Bispo, nobres, clero e ordens militares, músicos e cavaleiros).

Recreação da cerimónia do “Casamento de D. Fernando e D. Leonor Teles”.

12h00

12h30

13h00

13h30

14h00

14h30

15h00

15h30

16h00

16h30

Atividade LocalHora

8 de Setembro, Domingo

O CASAMENTO DE D. FERNANDO

E D. LEONOR

Largo do Mosteiro

Mercado

Acampamento Militar

Itinerância, Mercado

ItinerânciaPraça dos Infantes

Praça de ArmasItinerânciaPraça dos Ofícios, Largo do MosteiroItinerância

Praça de armas

HospitalMouraria, Parque das VarasPraça dos Ofícios

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroParque das VarasParque das VarasPraça dos Infantes

Praça dos OfíciosItinerânciaPraça dos Ofícios

Acampamento MilitarItinerânciaItinerânciaParque da Varas, Mouraria

Parque da Varas, MourariaParque da Varas, MourariaLargo do MosteiroPraça dos Ofícios

Mercado

Largo do Mosteiro

Page 9: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

D. Fernando, D. Leonor, elementos da Ordem do Hospital e comitiva saem em cortejo a agradecer ao povo do Leça do Balio e demais forasteiros.Rufos de tambores e malabaristas.

“Al-Barbad” o encantador de serpentes e seu ajudante.Músicos e as danças do Oriente.Os Latrineiros de sua Majestade.Teatrinho infantil.

Espetáculo “Circus Medievos”.Demonstrações de falcoaria.Bailias e folias das moças do Balio.

O Bobo da Corte.Trupe dos Almeidas.O rufo dos tambores de Santa Maria.As danças e as músicas do Oriente.

Demonstrações de falcoaria.Torneiro medieval em honra de D. Fernando. Mercadores, lavadeiras e alcoviteiras apregoam no mercado.

Espetáculo “O Tesouro”.Imposturitos e o cão amestrado.Espetáculo “Amorus Bobos”.Histórias infantis.

Os músicos da corte de D. Fernando animam os forasteiros.Bailias e folias das moças do Balio.As danças e os músicos do Oriente.Os sons das gaitas de foles.

Demonstração de aves, falcoaria.Rufos e gaiteiros.Monges e fratizas acolhem os Peregrinos.Noites Mouriscas - o encanto e sedução das músicas e danças do Oriente.

Espetáculo “As Comemorações”.A carroça da Trupe dos Almeidas.O feiticeiro de Recarei.

A arte da esgrima dos Cavaleiros Hospitalários.O rufo dos tambores e malabares de fogo.Cortejo da partida dos Cavaleiros da Ordens de S. João de Jerusalém, Santiago e Templo. Encerramento.

17h00

17h30

18h00

18h30

19h00

19h30

20h00

20h30

21h00

21h30

22h00

Atividade LocalHora

8 de Setembro, Domingo

O CASAMENTO DE D. FERNANDO E D. LEONOR

Itinerância

Mouraria, Parque das Varas

Parque das Varas, MourariaMourariaPraça dos OfíciosPraça dos Infantes

Mouraria, Parque das VarasPraça de ArmasPraça dos Ofícios

Praça dos Ofícios, Largo do MosteiroItinerânciaItinerânciaMouraria

Praça de ArmasPraça de ArmasPraça dos Ofícios

Largo do MosteiroMourariaParque das VarasPraça dos Infantes

Recanto dos MúsicosParque das VarasMourariaItinerância

Largo do MosteiroItinerânciaHospitalMouraria

Largo do MosteiroItinerânciaParque das Varas

Acampamento MilitarParque das VarasItinerância

MONARCAS BEM CHEIROSOS no Recanto das Histórias(Oficinas para os pequenos guerreiros)

DIA 5, QUINTA-FEIRA14H00-16H00 – FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral)

14H00-19H00 – BRACELÁRIOS - Pulseiras de arame (Público geral. Duração 30m.) 14H00-17H00 – CAÇA SONHOS - Objetos sonoros reciclados

(Público com necessidades educativas especiais. Atividade para grupos, sob marcação. Duração 60m.) 16H00-17H00 - CORES AO VENTO - Criação de poi-de-fitas (Famílias. Duração 30m.)

17H00-18H00 – FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral.) 18H00-19H00 - CORES AO VENTO - Criação de poi-de-fitas (Famílias. Duração 30m.)

DIA 6, SEXTA-FEIRA

14H00-16H00 - FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral) 14H00-19H00 – SPIRIOS - Espirais ao vento (Público geral. Duração 30m.)

14H00-17H00 – CAÇA SONHOS - Objetos sonoros reciclados(Público com necessidades educativas especiais. Atividade para grupos, sob marcação. Duração 60m.) 16H00-17H00 – AMEIAS EM AÇÃO - Zootrópio dos Hospitalários (Famílias. Duração 30m.)

17H00-18H00 – FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral.) 18H00-19H00 – AMEIAS EM AÇÃO - Zootrópio dos Hospitalários (Famílias. Duração 30m.)

DIA 7, SÁBADO14H00-18H00 – FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral)

15H00-19H00 – BRACELÁRIOS - Pulseiras de arame (Público geral. Duração 30m.) 16H00-17H00 |18H00-19H00 – CORES AO VENTO - Criação de poi-de-fitas (Famílias. Duração 30m.)

DIA 8, DOMINGO14H00-16H00 – FUSÃO - Carimbos na pele (Público geral.)

15H00-16H30 – SPIRIOS - Espirais ao vento (Público geral. Duração 30m.) 15H00-16H30 – AMEIAS EM AÇÃO- Zootrópio dos Hospitalários (Famílias. Duração 30m.)

O acesso às atividades é feito por ordem de chegada à tenda do Serviço Educativo e está sujeito à lotação.+ INFO no Posto de Informação.

VISITAS GUIADAS

Dia 5, quinta-feira - 16H00, 17H00, 18H00;Dia 6, sexta-feira - 16H00, 17H00, 18H00

Dia 7, sábado - 15H00, 16H00 (com tradução simultânea em língua gestual portuguesa), 17H00, 18H00;

Dia 8, domingo - 15H00(Informações e inscrições no Posto de Informação)

Page 10: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

1 - Postos de Controlo

22 - Posto de informação

21 - Recanto dasHistórias (Chapito)

27 - Praça do SustentoTabernas do Mosteiro

12 - Praça do SustentoTabernas do Burgo

30 - Mercado

17 - Mercado

25 - Taberna do Paço

24 - Salão do Paço

29 - Acampamento Berbere

16 - Salão de Chá

18 - Mouraria

11 - Hospital

26 - Recanto dos músicos (palco)

9 - Liça

19 - Mercado

5 - Praça de Armas

4 - Acampamento Militar

7 - Cavalariças

8- Falcoaria

6 - Torre de vigia

14 - Praça do SustentoTabernas dos Forasteiros

13 - Praça do SustentoTabernas do Cruzeiro

3 - Postos de Controlo

31 - Castelo Encantado

2 - Postos deControlo

23 - Posto de informação

20 - Praça dos Infantes(jogos, quintinha,exposição de serpentes)

15 - Praça do SustentoTabernas das Varas

28 - Fraldário

10 - Praça dosofícios e dosfrescos

Mosteiro

Page 11: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

RECRIAÇÕES HISTÓRICAS

RÉGIO ESPOSAMENTO DE EL REI D. FERNANDO E D. LEONOR TELES

Dona Leonor de Teles, contrariando as normas e provocando o descontentamento do Povo, seduz el Rey D. Fernando. Enamorado, El Rey anula o casamento e toma-a como sua esposa,

atribuindo-lhe poder na corte e criando alvoroço por parte da nobreza e clerezia,mas principalmente nos populares.

Contra todas as expectativas, no ano da graça de 1972, el Rey D. Fernandoe D. Leonor de Teles, casam no sagrado Mosteiro de Leça do Balio.

CHEGADA DOS PEREGRINOS AO MOSTEIRO,ACOLHIMENTO PELA ORDEM DO HOSPITAL

E CERIMÓNIA DO LAVA PÉS

Recriação da chegada dos peregrinos ao Mosteiro: a emoçãoe exaustão apaziguada pela benção, conforto e agasalho prestado pelos monges e fratizas.

Desinfetam-se e curam-se feridas dos pés e da alma dos recém-chegadoscom a água benta do Mosteiro.

PROCISSÃO DOS “FREIRES CAVALEIROS HOSPITALÁRIOS DE S. JOÃO DE JERUSALÉM” E DOS “PEREGRINOS”

Freires Cavaleiros das várias Ordens de S. João de Jerusalémjuntam-se aos peregrinos e ao povo, numa procissão de fé e de demonstração de poder.

ESPETÁCULOS

OS LATRINEIROSMunidos de uma latrina ambulante e numerosos apetrechos de higiene íntima,estes comparsas cómicos oferecem os seus serviços aos visitantes do mercado.

OS FAUNOSMíticas e deslumbrantes criaturas, passeiam os seus corpos híbridos,

trazendo a beleza e o poder dos Deuses até à terra.

AMORUS BOBOSCómicos acrobatas divertem os visitantes com as suas façanhas circenses.

OS FEITIÇOS DA MARIONETA

A marioneta encantada ganha vida nas mãos do seu gigante mestre.

NOITES MOURISCASUma viagem pelo exotismo da cultura árabe: o levantar do véu das belas sonoridades,

danças e costumes sarracenos.

O FEITICEIROA magia percorre as ruas do mercado nas mãos de um misterioso feiticeiro.

OS DRUIDAS

Mestres e professores, estas personagens históricas saem em busca de conhecimento,espalhando a sua magia pelas ruas do mercado.

O AMOR DE FERNANDO E LEONOR

El Rey está apaixonado: o formoso caiu de amores por Leonor de Teles. Mas quem é esta fidalga de quem tanto se fala? Mulher casada e com filhos.. que feitiço foi o dela que fez tombar o nosso rei?

O povo revolta-se. O casamento aproxima-se e o caos instala-se no reino. Será o amor de D. Fernando capaz de superar toda esta tribulação?

CIRCUS MEDIEVOS

As artes circenses chegam até às praças do mercados pelas mãos de um cómico casal de bobos,espalhando magia e sorrisos.

A FUGA

As cómicas histórias e peripécias de dois viajantes do tempo.

CONTOS E FÁBULASHistórias e contos e fábulas tirados do fundo do baú da nossa tradição,

histórias da história da gente pouco importante que, no todo, fizeram a história da gente.

O TESOUROUma aventura de três irmãos na descoberta do verdadeiro valor da partilha.

ZACARIAS O GRANDE E EZEQUIEL O MAIS OU MENOS

Zacarias, ilusionista e entertainer de renome, apresenta o seu espectáculo com o seu assistente, Ezequiel Mais ou Menos, que acaba por ser o maior obstáculo para o sucesso de todos os truques.

Page 12: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

Afc_SB_FeiraMediavalMatosinhos_210x297_2019.pdf 1 23/08/2019 17:22

INFORMAÇÕES ÚTEIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA/BILHETEIRAS:Dia 4 set. |17H00 às 24H00Dia 5 set.| 12H00 às 24H00Dia 6 set.|12H00 à 01H00Dia 7 set. |12H00 à 01H00

Dia 8 set. | 12H00 às 22H00

PREÇO DE ENTRADA:Bilhete válido para uma entrada: 1 Euro

(Não é possível a sua reutilização após saída da recinto)Pulseira válida para todo o evento: 3 Euros

Crianças até 1,30m de altura isentas de pagamento(entradas limitadas à lotação do recinto)

PARQUES DE ESTACIONAMENTO GRATUITOSA organização não se responsabiliza por qualquer acidente,

furto ou danos causados nos veículos.

HORÁRIO PARQUE ESTACIONAMENTO DA UNICERDia 4 set. | das 19h00 à 01h00 Dia 5 set. | das 19h00 à 01h00 Dia 6 set. | das 18h00 à 01h00Dia 7 set. | das 12h00 à 01h00Dia 8 set. | das 12h00 às 23h00

HORÁRIO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO

DO CENTRO EMPRESARIAL LIONESADia 6 set. | 19H00 à 01H00Dia 7 set. | 12H00 à 01H00Dia 8 set. | 12H00 às 23H00

PARQUE DA FEIRA DE SANTANAHorário livre

* RECRIAÇÃO DA PEREGRINAÇÃOPeregrinação pelos Caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias, com passagem pela

Ponte de D. Goimil, ao Mosteiro de Leça do Balio, local de abrigo e assistência aos pere-grinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago.

No final da peregrinação, já no recinto, os participantes irão em cortejo até ao Mosteiro.Transporte de regresso, a Santiago de Custóias, mediante inscrição, com lotação limitada.

STCP: Linha 505

Recomenda-se a consulta da lista de preços exposta ao público em cada tenda.O programa está sujeito a alterações de horários e/ou local sem aviso prévio.

Page 13: “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa …estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_21547_1... · 2019-09-05 · a duas das mais festivas recriações

APPHospitalários 2019