anuncie! 3681-5302 [email protected] ... · mexendo de leve, debaixo para cima até...

16
ANUNCIE! 3681-5302 SEXUALIDADE Olá! Quer tc? Pág. 6 Tinguá. Pág. 12 Barcelona e Brasil. Pág. 15 FUTEBOL Desde 2003 | correiocarioca.com.br | Ano X | Nº 95 | janeiro de 2012 [email protected] - twitter.com/correiocarioca CULINÁRIA TURISMO SAÚDE GASTRONOMIA Saborosas receitas. Pág. 2 O treinamento fun- cional. Pág. 5 Pão. Pág. 16 Foto: Daryan Dornelles PLANTÃO 7923-5915 Um dos maiores nomes da música brasileira atendeu o Correio Carioca em uma entrevista exclusiva em que falou de sua carreira e de seus projetos. Págs. 8 e 10 B B BA A ATE-P TE-P TE-P TE-P TE-PAPO APO APO APO APO COM COM COM COM COM MIL MIL MIL MIL MILT T TON ON ON ON ON N N NASCIMENT ASCIMENT ASCIMENT ASCIMENT ASCIMENTO O O B B BA A ATE-P TE-P TE-P TE-P TE-PAPO APO APO APO APO COM COM COM COM COM MIL MIL MIL MIL MILT T TON ON ON ON ON N N NASCIMENT ASCIMENT ASCIMENT ASCIMENT ASCIMENTO O O

Upload: nguyenbao

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANUNCIE! 3681-5302

SEXUALIDADE

Olá! Quer tc?Pág. 6

Tinguá.Pág. 12

Barcelona e Brasil.Pág. 15

FUTEBOL

Desde 2003 | correiocarioca.com.br | Ano X | Nº 95 | janeiro de [email protected] - twitter.com/correiocarioca

CULINÁRIA

TURISMO

SAÚDE

GASTRONOMIA

Saborosas receitas.Pág. 2

O treinamento fun-cional. Pág. 5

Pão.Pág. 16

Foto: Daryan Dornelles

PLANTÃO7923-5915

Um dos maiores nomes da música brasileira atendeu o Correio Carioca em uma entrevistaexclusiva em que falou de sua carreira e de seus projetos. Págs. 8 e 10

BBBBBAAAAATE-PTE-PTE-PTE-PTE-PAPOAPOAPOAPOAPOCOMCOMCOMCOMCOMMILMILMILMILMILTTTTTONONONONONNNNNNASCIMENTASCIMENTASCIMENTASCIMENTASCIMENTOOOOO

BBBBBAAAAATE-PTE-PTE-PTE-PTE-PAPOAPOAPOAPOAPOCOMCOMCOMCOMCOMMILMILMILMILMILTTTTTONONONONONNNNNNASCIMENTASCIMENTASCIMENTASCIMENTASCIMENTOOOOO

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA2 CULINÁRIA & SAÚDE

A cárie dentária, embora evitável,continua sendo uma das doenças crô-nicas que mais acomete os seres hu-manos independente da idade, sexoou grupo étnico. É de origemmultifatorial apresentando um cará-ter infecto-contagioso.

A cárie é a descalcificação daporção inorgânica do dente, seguidade uma degradação da estrutura or-gânica; essa descalcificação só é pos-sível graças à ação de ácidos produ-zidos pelo metabolismo de certosmicroorganismos (streptococcusmutans) em presença de matéria-pri-ma fermentável (restos de alimentos).

É neste momento que a mãe pos-sui papel-chave na transmissão decolônias de streptococcus mutans econseqüentemente, no processocarioso de seus filhos.

Os recém-nascidos não apresen-

MÃE: VIA DETRANSMISSÃO DA CÁRIE

TORTA DE NOZES DO PAPAI NOEL

Ingredientes massa – 6 ovos, 1 copo pe-queno de açúcar, meio quilo de nozesdescascadas e partidas, 6 colheres (sopa)de farinha de rosca, 1 copo pequeno comleite de vaca, e uma colher (sopa) de fer-mento em pó.Modo de fazer massa – separe as claras dasgemas. Bata as gemas com os outros ingre-dientes em uma batedeira até formar bolhas.Separadamente, bata as claras em ponto deneve e vá adicionando à massa já batida,mexendo de leve, debaixo para cima até tudoficar bem homogêneo. Unte uma forma deabrir, forre com papel coloque laminado un-tado e aí coloque a massa. Leve para assarpor mais ou menos 40 minutos em fornomédio.Ingredientes recheio e cobertura – Umacolher (sopa) de margarina, uma lata deleite condensado, uma lata com leite devaca, uma colher (sopa) de amido de milhoe 300 gramas de nozes descascadas e par-tidas.Modo de fazer recheio e cobertura – Leveao fogo uma panela com a margarina paraderreter e após adicione os outros ingre-dientes com exceção das nozes (o amidode milho deve ser dissolvido no leite devaca). Mexa até formar um creme. Retire apanela do fogo e junte a maior parte dasnozes, deixando um pouco para cobrir atorta. Recheie e cubra a torta com este cre-me não esquecendo de colocar as nozesreservadas.

tam essa bactéria até seus primeirosdentinhos nascerem, pois é neles queas colônias de streptococcus vão sealojar. É neste período que a criançaé infectada, geralmente pela mãe,quando esta dá beijinho na boca dobebê, sopra sua comida, “prova” a co-mida do bebê na mesma colher quedá a este seu alimento, ou seja, qual-quer ato que aja contato saliva da mãecom a saliva do bebê é muito perigo-so.

Portanto para nossos filhos nãoterem mais cárie temos que nos poli-ciar e fazer a prevenção básica en-quanto gestantes. Vá ao seu dentistadurante o pré-natal, pois a prevençãocomeça em torno do segundo mês degravidez. Fique por dentro!!!

Dra Renata Pescadinha

Informe PublicitárioPor Terezinha Coelho

PAPOS DE ANJO

Ingredientes – 12 gemas (retirar a pelí-cula). 2 copos grandes de açúcar, umcopo de água e baunilha.Modo de fazer - bata as gemas na bate-deira por 20 minutos. Unte forminhasde empada, coloque à massa das ge-mas, arrumando as forminhas num ta-buleiro e levando o tabuleiro para as-sar no forno pré-aquecido. Numa pane-la coloque o açúcar e a água. Leve aofogo e deixe ferver até formar uma cal-da rala. Desligue o fogo e junte um pou-co de baunilha. Depois de retirar ospapos de anjo das forminhas, mergu-lhe-os nesta calda. Com umaescumadeira retire-os da calda e os co-loque n uma compoteira ou emforminhas de papel alumínio.

COQUETEL DE FRUTASSEM ÁLCOOL

Ingredientes – uma lata de leitecondensado, uma lata de creme de leite, amesma lata para medir: suco de abacaxi, sucode uva, suco de caju, suco de maracujá,suco de goiaba e meia lata de groselha. (seachar que é muita quantidade de sucos,coloque mais um pouco de leite condensadoe creme de leite).Modo de fazer – coloque todos os ingredi-entes no liquidificador, (dividindo se a quan-tidade não couber no copo do liquidificador)bata bem, e sirva em taças com gelo.

3ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA NEGÓCIOS

2012 - ANO NOVO E UMA VIDAMELHOR

4 ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCASAÚDE E HISTÓRIA

A figura do amolador de facasitinerante, que percorria as ruas dosbairros com seu curioso equipamentode trabalho está praticamente extinta. Éraro ver-se, ou até não se vê mais, otradicional amolador percorrendo asruas do Rio, em busca de clientes paraafiar facas, tesouras e outros objetoscortantes.

Ele se anunciava com um som me-tálico estridente, produzido pelo atritode uma lâmina de aço em contato comuma roda que girava, acionada por umpedal. Essa mesma e única roda serviatanto para a locomoção de seu instru-mento de trabalho como também paraacionar o esmeril que amolava os obje-tos que lhes eram confiados para esseserviço. Terminado o atendimento dosclientes bastava inclinar a máquina,mudando-a de posição, e a roda encos-tava no solo pronta para o transportedo equipamento, que era bastante rudi-mentar. O serviço era feito na hora, empouco tempo, e uma vez concluída atarefa lá ia ele para outros lugares embusca de novos trabalhos.

Esse tipo de profissional a domicí-lio, que percorria as ruas, hoje talvezinexistente, foi substituído por lojas e

quiosques que executam os mesmos ser-viços usando a energia elétrica e méto-dos mais modernos, com menor esforçofísico de quem executa a tarefa.

O CORREIO CARIOCA procuroupara um bate papo o sr. Fernando dePaiva Pinto, comerciante do ramo de flo-ricultura. Ele contou à nossa equipe queseu tio Mário Ribeiro guarda e conservacom muito carinho, como verdadeira re-líquia, um desses equipamentos em umhorto na Tijuca. Explicou Fernando, que,em verdade, esse instrumento pertenceua um senhor italiano, já falecido, de quemseu tio Mário Ribeiro e seu pai ManuelPinto eram muito amigos e por quemnutriam grande consideração, durantemuitos anos, até a sua morte. Essa ver-dadeira peça de museu foi usada por seuproprietário na Tijuca e em bairros adja-centes como seu instrumento de traba-lho. Após a morte do amigo italiano o sr.Mário Ribeiro resgatou o antigo equipa-mento, como forma de preservar a lem-brança do velho companheiro além depreservar o objeto raro.

Fernando salientou ainda que o anti-go proprietário costumava contar que tra-balhou com esta peça nas cidades deChicago, Buenos Aires e Milão, locaisonde residiu antes de chegar ao Rio deJaneiro.

VIAGEM AO PASSADOInforme Publicitário

A Dignus – Arte de Viver(www.dignus.com.br), casa de Botafogoespecializada em atenção à terceira idade,começa 2012 com o pé direito e cheia deenergia, buscando oferecer tudo o que háde melhor para os idosos, prevenindo e tra-tando as variadas doenças frequentes à ter-ceira idade. Agora, essa casa está com umnovo consultório, aberto a todos, com aten-dimentos psicológicos; psiquiátricos e pornutricionista e aderiu também, a luta contrao câncer de pele, distribuindo lindas viseirasno Natal.

Os atendimentos são especializados evoltados para a prevenção e tratamento dediferentes problemas, como depressão;anorexia; bulimia; fobias; toc; síndrome dopânico; déficit cognitivo; perda de memó-ria; stress e demais patologias. A Dignus,oferece aos idosos a possibilidade de Hos-pedagem Completa, na forma de residênciade longa permanência e o Centro Dia/Ho-ras, com participação dos idosos nas ativi-dades terapêuticas apenas pelo período quefor necessário. O serviço conta com umaequipe muito bem preparada e atenciosa.Os dias dos idosos na Dignus, tanto na Hos-pedagem Completa, como no Centro Dia/

Horas, são preenchidos com ginástica per-sonalizada; caminhadas; cantoterapia;cineterapia; piano dançante; arteterapia (comparticipação de jovens nas atividades de ar-tes dos idosos – Estágio Social da EscolaAlemã Corcovado); passeios culturais; mis-sas para os idosos na Igreja Santa Cecilia;festas em datas comemorativas; acompa-nhamentos médico, psicológico enutricional; apoio de enfermeiras de nívelsuperior; equipe de enfermagem; cuidadorasde idosos e uma sensacional culinária, comseis deliciosas refeições diárias, balancea-das por nutricionista.

Conheça a Dignus e tenha um 2012melhor! Agendamentos de visitas e consul-tas pelo telefone (21) 2542-9299.

Por Antônio da Silva

Antigo sistema de amolar facas, tesouras e outros objetoscortantes utilizava rudimentar máquina que era transportada

pelas ruas pelo profissional.

5ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA SAÚDE E CIÊNCIA

Há momentos na vida que estamos mais su-jeitos a quedas, como após lesões e /ou cirurgi-as de membros inferiores, ou à medida que fica-mos mais velhos, ou em pessoas com poucacoordenação motora, mesmo sendo jovens, atémuito jovens. Estamos acostumados aos cincoórgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, au-dição e tato); no entanto, possuímos um outrosistema sensitivo que está nos músculos, ten-dões, ligamentos, articulações e também na pele,que nos dá informações sobre pressão, torção,alongamento, distância, calor, frio, o tempo todosimultaneamente. A este sistema dá-se o nomede proprioceptivo, que faz parte de um outrosistema chamado sensório-motor.

O treinamento funcional tem a capacidadede aprimorar estes sistemas através de ativida-des físicas e exercícios físicos e cognitivos, porexemplo; utilizando variações de bases de apoio,deslocamento do centro de gravidade, força,equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade,resistência(s) e lateralidade, utilizando o própriocorpo ou acessórios.

Não perca sua independência funcional ecom isso aumente sua auto-estima, alegria, con-fiança e saúde (física e mental). Venha fazer partedesta nova atividade na academia Aptus comum profissional que está há trinta anos melho-rando a qualidade de vida das pessoas. Acrediteque a cada sessão você estará mais "aptus" (ap-tidão em latim).

Toda 3ª e 5ª feira de 09h10 às 10h (iniciantes)e 10h10 às 11h (avançados). Mensalidade: R$120,00 + 15,00 avaliação médica no 1º mês.

Obrigado! José Ronaldo Werner da SerraCosta CREF 14701- G. Graduado em EducaçãoFísica / Especialista em Fisiologia do Esforço /Pós-Graduado em Treinamento de Força / Pro-fissional Master Motricidade Voluntária Funcio-nal / Pós-Graduando em Treinamento Funcional(1ª turma do estado do Rio de Janeiro).

O TREINAMENTO FUNCIONAL

No último mês de comemorações do AnoInternacional da Química no Brasil, a Casa daCiência da UFRJ, em parceria com a Socieda-de Brasileira de Química, apresenta a exposi-ção Cadê a Química?, de 17 de dezembro a 24de junho de 2012, com o patrocínio daPetrobras, do Ministério da Ciência eTecnologia e do CNPq.

Uma fascinante experiência que prometeestimular a imaginação do público, convida-do a visitar uma animada casa onde é possí-vel desvendar a presença da química em nos-sa vida.

Em cada um dos sete ambientes de umaresidência – varanda, sala, dois quartos, co-zinha, banheiro e área de serviço – o visitan-te descobre, de forma imersiva e interativa,que os fenômenos químicos acontecem des-de a preparação e ingestão dos alimentos nasrefeições até o prazer ou desconforto dossonhos e pesadelos que temos ao dormir.

No quarto do casal – que mora nestacasa-cenário, junto como seus três filhos – épossível entender, por exemplo, o que se pas-sa quando estamos apaixonados. Por que ocoração dispara quando vemos a pessoa ama-da? Por que você sente tanta atração? Paraconhecer a “química” do amor, é preciso dei-tar na cama!

No banheiro, uma surpresa: ochuveiroquê, onde é possível ouvir e cantarmúsicas com menções diretas e/ou indiretasà química. No vaso sanitário, basta levantara tampa para conferir tudo o que você sem-pre quis saber sobre o cocô e nunca tevecoragem de perguntar.

A mesa da cozinha, que comporta até

VOCÊ SABE ONDE MORA A QUÍMICA?Informe PublicitárioInforme Publicitário

Exposição do Ano Internacional da Química no Brasilvai até junho.

20 visitantes, é o local de práticas envol-vendo receitas de alimentos, ressaltando-se os elementos químicos essenciais parao bom equilíbrio nutricional. Lá também épossível compreender como a geladeira, omicro-ondas e o fogão conservam e trans-formam os alimentos.

Um divertido jogo com o varal da áreade serviço nos revela como os produtosde limpeza eliminam a sujeira e nos ajudama cuidar das roupas e da casa. Enquantoisso, no quarto das crianças, a química en-tra em ação para nos explicar o que aconte-ce quando temos um pesadelo. De umaestrutura em forma de nuvem, acima de umadas camas, saem três tubos pelos quais épossível ouvir textos teatralizados sobre oassunto.

Venha se divertir e fazer parte dessas ede muitas outras atrações.

Oficinas, jogos, palestras e filmes fa-zem parte da programação paralela à expo-sição. Você pode transformar garrafas PETem átomos, conhecer o mundo das molé-culas, praticar uma técnica milenar de ex-pressão artística japonesa, participar do ci-clo de palestras Química à luz de velas, as-sistir a filmes, trocar ideias, brincar e sesurpreender com o que está à sua volta.Pode entrar que a casa é sua!

O endereço é Rua Lauro Müller nº 1, aolado da Casa da Ciência.

Mais informações: exposição até 24 dejunho de 2012. Terça a sexta – 9 às 20h;sábados, domingos e feriados – 10 às 20h.Fechada às segundas. Tel.: (21) 2542-7494.www.casadaciencia.ufrj.br.

A ACADEMIACom 16 anos, a Aptus localizada-se no Clu-

be de Regatas Guanabara em uma área privilegi-ada com salas amplas e climatizadas, oferecendoatividades como ginástica localizada, aeróbica ealongamento, musculação, bike indoor, pilates(não incluso) e outras atividades, sempre procu-rando o melhor custo benefício.

Confira nossas promoções:Mensalidades a partir do 2º mês a vencer: até o dia 30:R$ 95,00 ; até o dia 05: R$ 100,00 / até dia 10: R$105,00 / após dia 10 multa de 2%:R$ 107,00.Na indicação de alunos novos: 1 aluno = R$ 90,00/ 2 alunos = R$ 52,50. O desconto permanece enquan-to os indicados permanecerem e pagamento até dia05. Aniversariante do mês: R$ 90,00. Válido para pa-gamento até o dia 05.Pacotes promocionais: 2 meses: R$ 180,00 (a vista)sai a R$ 90,00 / 3 meses R$ 245,00 (2 x R$ 122,50) saia R$ 81,66 / 6 meses R$ 435,00 (3 x R$ 145,00) sai aR$ 72,50 / 12 meses R$ 771,00 (4 x 192,75) sai a R$64,25. Obs. Pacote 6 meses a vista (1 mensalidadegrátis) sai a R$ 62,14. pacote 12 meses a vista (2mensalidades grátis) sai a R$ 55,07.Promoção para empresas: Mensalidade R$ 70,00.No 1º mês R$ 30,00 de avaliações (física e médica).Promoção para pagamento até dia 05, horário livre.Obs. É necessário manter 10 alunos por empresa.Imperdível: 12 x R$ 69,90. 1ª à vista + 11 noscartões de crédito.

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 CURIOSIDADES E SEXOLOGIA

VOCÊ SABIA?

OLÁ, QUER TC?

Abrimos espaço para tirar dúvidas.Caso tenha alguma, envie email para

[email protected] eaguarde a publicação. Sigilo absoluto.

Drª Ana Paula Veiga - SexólogaTel: 2567-9181/ 7883-2059

GOSTA DE VIAJAR?VEJA A PÁGINA 12!

Na minha época era preciso uma agendacheia de clipes para demonstrar que eu jáestava na adolescência, hoje tudo está novirtual. São vários os sites para que vocêesteja em contato e diga o que está fazendoda sua vida. Se antes era exatamente issoque os adolescentes mais detestavam, hojeque os adultos estão gostando dessabrincadeira.

Mas que relações são essas mediadaspela internet? O encontro que acontece ali éinformatizado, superficializando a intimidade.No virtual, não que eu não seja aquilo, masninguém precisa saber quem sou e um dosnossos sentidos mais fundamentais, aimaginação, é bem alimentado pela internet.Tanto que a ferramenta dos sites derelacionamento é o visual que permite o inícioda libido, estimulando a atração. Fotos depessoas lindas e sorridentes te esperam,basta fazer a sua parte e se cadastrar: digiteo número do seu cartão de crédito e faturevários encontros com pessoasinteressantes, claro. Acontece, como disseuma vez Lulu Santos, o mundo lá fora numinstante te devora e na vida real não é bemassim que acontece.

Claro que se não fosse a internetficaríamos sem conhecer muita coisa, masao mesmo tempo que ela é capaz de nos

passar dados de realidade, nos fala tambémde um lugar reservado para a fantasia ondeseres se virtualizam em photoshops(programa que melhora imagens) daspróprias vidas. Cria-se o mundo que se quere usa-o como se existisse. Além disso, ainternet é um veículo moderno e seguro. Vocênão precisa sair de casa ou passar pelo testedo bafômetro. Mas, ainda assim, a ansiedadedo 1º encontro persiste. Os “a dois” precisamde contato verdadeiro, num ambiente bemdiferente daquele controlado do virtual. Épreciso sair de lá e entrar no aqui. É precisotocar a pele, olhar os olhos, sentir o cheiro.Deixando que duas mãos se encontrem semque seja ao som de um teclado. É precisosaber de si, segurar um papo frente a frenteporque ali não adianta bloquear ou fazer deconta que a conexão caiu.

AS 7 MÁQUINAS SIMPLES

As máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplici-dade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base paratodas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo dahistória. As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ousimplesmente de mudá-las de direção e sentido.

Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinassimples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:

1.Alavanca2.Cunha. Exemplos: machado, prego, formão.3.Engrenagem4.Mola5.Polia6.Rodas e eixo.7. Plano Inclinado: trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início efim estão a alturas diferentes. Permite uma troca força x distância que éconveniente nas suas aplicações. Exemplos: rampa, parafuso.

CARTÃO VERMELHO PARA TODO MUNDO

Um jogo entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ em 1954, em São Paulo foirecorde. Aos 31 minutos do segundo tempo, a partida foi encerrada, quando oBotafogo perdia por 3 x 1, simplesmente porque os 32 jogadores acabaramexpulsos de campo. Um jogador alvinegro queria cobrar um tiro de meta, masum adversário não permitia, visando ganhar tempo. Houve discussão, seguidade troca de socos e pontapés, que acabou expandindo para os outros jogado-res. O árbitro assistiu o incidente e ao fim da confusão, pôos todo mundopara fora, inclusive Garrincha. Só escaparam dois jogadores, que haviam sidosubstituídos.

7ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA SAÚDE & BEM ESTAR

Psicóloga Patricia AdnetCRP 05/34.198

Terapeuta Cognitivo-Comportamental

TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR

Leia mais em:www.patriciaadnet.com

Dentre os transtornos encontrados nainfância, o Transtorno Opositivo Desafiador écaracterizado por comportamentosdesafiadores, desobedientes e hostis para comfiguras de autoridade. Para que a criança sejadiagnosticada é necessário que ela apresentediscussão com adultos, desafio ou recusa emobedecer a regras ou solicitações feitas poradultos, fazer coisas que aborreçam as pessoasde propósito, responsabilizar outras pessoaspor seus próprios erros, incomodar-sefacilmente com os outros, ficar com raiva,ressentimento ou ser vingativa ou maldosa.

Além disso, os comportamentos descritosdevem ocorrer em uma freqüência acima doesperado entre as crianças da mesma idade enível de desenvolvimento, estar presente porum período mínimo de seis meses e acarretarprejuízo significativo no funcionamento social,escolar ou ocupacional.

Há a necessidade de se avaliar em quesituações estes comportamentos ocorrem, aintensidade e prejuízo que geram a fimdistinguir o transtorno da oposição dosdesafios normais da idade. Nas crianças queapresentam um desenvolvimentoconsiderado normal os sintomas tendem adiminuir e desaparecer com o passar dotempo, o que não costuma ocorrer nascrianças com este transtorno.

Visto que este transtorno é marcado porinúmeros problemas de comportamento, apsicoterapia envolve um trabalho emconjunto com a família, fornecendoacolhimento e orientação aos responsáveis,assim como motivação e aprendizagem porparte da criança. Dessa forma, todosparticipam das mudanças e aprendemrecursos e habilidades para prevenir novosproblemas.

QUE SEJA BEM VINDO 2012!Mais um ano de presente para

vivermos muitos planos e expectativas...2012...

As previsões muitas vezesassustadoras. Instruções vindas de fontessuperiores e através de diferentes canaisanunciam catástrofes, profundastransformações e necessidades urgentesde mudanças. O cenário atual se apresentahostil, parecendo revelar o final dostempos. Violência, conflitos e tragédias.É chegado o momento de encontrarcaminhos que nos auxiliem viver em outrafrequência, vibrar na quinta dimensão!

Não importa o que está ocorrendo nocenário externo. Permanecer focado nomomento presente em sintonia com aessência Divina, sendo capaz de reconhcera verdadeira realidade individual quesomos, torna-se fundamental nessemomento planetário.

Sair da ilusão da separatividade e pararde nutrir a dualidade aceitando queSOMOS TODOS UM eis o caminho a

Informe Publicitário Informe Publicitário

Prof. Lucilia M. RibeiroInformações sobre cursos

[email protected]

www.luribeiroyoga.com.br

ser percorrido. Seja a estação terminal damalediscência da divulgação dedesinformação de baixa vibração. Viva omomento presente como MomentoPrecioso, ancorando a conexão de seuscorpos ao eu Cósmico Superior!Permaneça centrado em seu Eu Divino eLuminoso! Assim estarás expandindo suaconsciência bem como contribuindo paraelevar a Consciencia Planetária.

Tenha um 2012 de Plena Felicidade eAmor!!!!

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCAENTREVISTA8

MILTON NASCIMENTOCom voz marcante e célebres composições, consagrado artista brasileiro detém grande quantidade de prêmios e possui

legião de fãs em muitos países conquistados ao longo de sua trajetória artística.

CONTINUA NA PÁG. 10!

Iron Maiden, em 1985.

Milton Nascimento, consagrado artistabrasileiro, vencedor de inúmeros prêmios,nacionais e internacionais, concedeuentrevista exclusiva ao CORREIOCARIOCA.

Correio Carioca- Como foi o começode sua carreira musical e quais foram asmaiores dificuldades encontradas naépoca?

Milton Nascimento- Fui criado emTrês Pontas (MG), e lá foi onde tudocomeçou. Todas as coisas que eu sei demúsica foram aprendidas lá. Os amigosque começaram tocando comigo tambémsão trespontanos, como o Wagner Tiso,de quem sou amigo até hoje. E asdificuldades que nós passamos foram asmesmas de qualquer pessoa que estáiniciando algo na vida. Principalmentequando se é muito jovem.

CC- Porque optou pela profissão?Havia músicos em sua família?

MN- Foi tudo muito natural, não tevenada planejado. Minha mãe, Lília, era umapessoa muito musical, e tinha atéparticipado de um coral no Rio de Janeiroregido pelo maestro Villa-Lobos. E meupai, Zino, também gostava muito demúsica clássica. Então, isso meinfluenciou bastante. Meus primeiros

instrumentos foram conseguidos dentrode casa.

CC- Você teve outras profissões antesde iniciar a carreira de músico?

MN- Quando eu tinha por volta detreze anos de idade eu fui radialista eprogramador de uma rádio em TrêsPontas. E antes dos quinze eu játrabalhava profissionalmente comomúsico, inclusive viajando. Depois, maistarde, quando cheguei a Belo Horizonte,aos vinte e poucos anos, fui trabalharcomo datilógrafo no escritório da empresaFurnas, na Praça Sete.

CC- Quais foram suas influênciasmusicais no início?

MN- Além de muita música brasileira,sempre ouvi bastante música francesa,cubana, italiana, americana. Mais tardeouvi também muita coisa da AméricaLatina.

CARREIRA MUSICAL

CC- O grande sucesso Travessia é desua autoria?

MN- Travessia é uma música minha

Tom Cruise é o piloto Maverick, deTop Gun - Ases Indomáveis.

Wolverine em X-Man.

Fotos: Daryan DornellesPor Antonio da Silva

com letra de Fernando Brant.CC- A música Coração de Estudante

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCAENTREVISTA10

U2 no Morumbi, em 2006.

MILTON NÃO É DO BRASIL, É DO MUNDO!

O atleta Espirro é uma promessa do esporte.

Fotos: Daryan Dornelles

GOSTA DE VIAJAR? LEIAA PÁG. 12!

Os agentes de Mib, outro sucesso das telas que terá sequência.morte do presidente Tancredo

Neves. O que ela representa paravocê, levando-se em conta que foimarcante num momento muitoimportante da história do Brasil?

MN- Assim como muitos outrosartistas, eu também participei dacampanha pelas Diretas Já! É umapena que a emenda não tenha sido

aprovada na época, mas já foi umpasso muito importante para enterrarde uma vez a ditadura militar no Brasile, ao mesmo tempo, celebrar a voltada democracia.

CC- Com que celebridades você jáse apresentou?

MN- Em todos estes anos de

estrada foram muitas pessoas: WayneShorter, Ron Carter, Herbie Hancock,Elis Regina, Tom Jobim, MercedesSosa, Sarah Vaughan, Paul Simon,James Taylor, Peter Gabriel, Sting,Pablo Milanês... Enfim, por aí vai.

CC- Em quantos países você jácantou?

MN- Foram tantas turnês pelomundo que é até d i f íc i l contar.Fazendo uma conta simples, acho quesão mais de trezentas cidades em soloestrangeiro. Pois desde que eu graveio disco Courage, em 1968, nos EUA– quando eu tinha 26 anos de idade -que faço shows em vários lugares forado Brasil. E até hoje sempre souchamado para apresentações emprat icamente todos os países daAmérica do Sul, Europa, Ásia, Áfricae, frequentemente, América do Norte,onde fiz uma turnê entre junho e julhodeste ano que passou por Canadá evárias cidades dos EUA, como NovaYork, San Francisco e Seattle.

CC- Com que parceiros jácompôs?

MN- Márcio Borges, Fernando

Brant , Ronaldo Bastos, ChicoBuarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil,muita gente...

CC- Quantos discos você jávendeu?

MN- Acredito que deve ser entre20 e 25 milhões no mundo todo.

CC- Quais foram os maioresprêmios nacionais e internacionaisque você já recebeu?

MN- Nacionais foram muitos, masos que me marcaram mesmo foramos quatro prêmios Grammy.

PESSOAL

CC- Você nasceu no Rio de Janeiro.

Por que muitas pessoas acreditam quevocê é mineiro?

MN- Porque eu fui morar aindamuito novo em Três Pontas (MG), efiquei morando em Minas até minhaadolescência.

11ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA SAÚDE E BEM ESTAR - CINEMA

SAÚDE NA MELHOR IDADE

Cuidar da saúde é fundamental. Inúmerosestudos apontam a importância da atividade fí-sica e das terapias corporais, inclusive na ter-ceira idade, conhecida também como “MelhorIdade”.

Hoje, temos muitas opções para exercitar,de diferentes gostos e formas, atendendo a ne-cessidade de cada indivíduo. O recomendadoé passar por avaliações médicas, de preferên-cia com o seu médico responsável, onde elepoderá encaminhar para inúmeras atividades,como as atividades de baixo impacto, ex: ca-minhada, natação, hidroginástica, dança, tra-balhos resistidos como a ginástica localizada,musculação, alongamento, buscando a manu-tenção da flexibilidade bem como a mobilida-de, além da massagem para reativar a circula-ção e aliviar dores musculares, equilibrando ocorpo e a mente.

Existe cada vez mais evidências científicasapontando o efeito benéfico de um estilo de vidaativo na manutenção da capacidade funcional

Por Luciano Lopes

Informe Publicitário

e da autonomia física durante o processo de en-velhecimento com importantes benefícios do trei-namento de força muscular no adulto e na tercei-ra idade.

Confira alguns dos benefícios ao praticar umaatividade física: melhora da velocidade de andar,melhora do equilíbrio, aumenta o nível de ativida-de física espontânea, melhora da auto-eficácia,contribui na manutenção e/ou aumento da densi-dade óssea, ajuda no controle do diabetes, artri-te, doença cardíaca, ingestão alimentar e na di-minuição da depressão.

Atenção para uma das principais causas deacidentes e de incapacidade na terceira idade queé a queda, que geralmente acontece por anorma-lidades do equilíbrio, fraqueza muscular e desor-dens visuais.

Receba massagens, pratique atividade físicapara fortalecer os músculos das pernas e costas.

Informações, dúvidas e sugestões sobre estacoluna, enviem o seu e-mai l para:[email protected] , ou se preferir,acesse o site: www.itlucianolopes.com.br, conta-to: (21) 2255-2204 / 9771-0320 – Luciano Lopes.

ESPORTE NO CINEMA

Mais um ano começando e uma das muitaspromessas que fazemos é a de começar a prati-car um esporte (ou alguma atividade física). En-quanto não começamos, vamos assistindo a algunsótimos filmes como inspiração.

“A Luta pela Esperança” com Russel Croweconta a história verídica do lutador de boxe JimBraddock que conheceu fama e glória e perdeutudo durante a Grande Depressão Americana.Aposentado prematuramente, conseguiu uma novachance e literalmente virou o jogo. Emociona bas-tante, principalmente nas cenas com as crianças.

“Um Domingo Qualquer” nos apresenta os bas-tidores do futebol americano. Com boas atuaçõesde Al Pacino e Cameron Diaz e muitas cenas dejogo. O instrumento usado é o futebol americano,mas o filme é sobre a vida, sobre valores, cora-gem, confiança e lealdade, brilhantemente dirigi-do, com muita movimentação e uma trilha sonoramaravilhosa.

Em “Golpe Baixo”, com Adam Sandler, os mo-cinhos são os bandidos. Paul Crewe (AdamSandler) é um ex-astro do futebol americano que

vai para a prisão por ter sido pego dirigindo bêbado.Na prisão é incentivado a montar e treinar um timede prisioneiros para disputar uma partida com o timedos guardas. É uma comédia, como não poderiadeixar de ser, mas não é só uma comédia, é um filmede superação, força de vontade, mudança de vida eamizade.

“Homens Brancos Não Sabem Enterrar” é anti-go, de 1992, mas é um ótimo filme. Billy Hoyle(Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes)são bons jogadores de basquete que decidem unirforças e enganam seus competidores, fingindo queBilly nada sabe sobre o esporte. Só que, na quadra,eles arrasam ao aplicar um jogo rápido e repleto debrincadeiras. Muito interessante para os fãs de bas-quete.

“Prefontaine - Um Nome sem Limites”, de 1997,conta a trajetória vitoriosa de um dos grandes no-mes do atletismo mundial. Com grande simpatia epersonalidade forte, acabou sofrendo com seu pró-prio ego. É um ótimo drama com uma história muitotriste.

“Meu Nome É Radio” é um filme excelente. Otreinador local de futebol americano é tão envolvi-do em preparar o time que raramente passa algum

tempo com sua filha ou sua esposa. Assim, aca-ba conhecendo um jovem com dificuldades queera alvo de brincadeiras dos jogadores da equi-pe. Como compensação, o treinador coloca ojovem sob sua proteção. Um filme que nos levaa acreditar no ser humano e em suaspotencialidades.

“Invictus”, de 2009, com direção de ClintEastwood, com Morgan Freeman e Matt Damoné um filme excelente. Recentemente eleito presi-dente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinhaconsciência que a África do Sul continuava sen-do um país racista e economicamente dividido emdecorrência do apartheid. A Copa do Mundo deRúgbi seria realizada no país pela primeira vez oque trouxe uma oportunidade para unir a popula-ção. Absolutamente fascinante e comovente doinício ao fim. Apenas um pequeno aspecto de umahistória muito maior.

“Duelo de Titãs” traz a história de um técnicode futebol americano contratado para trabalharno comando de um time universitário dividido peloracismo. De 2000, com Denzel Washington, é umótimo filme, onde, mais uma vez, o esporte unepessoas divididas pelo preconceito. Feliz 2012.

Por Juliana Brochado

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCATURISMO12

RECANTO NA METRÓPOLE

Cercado por montanhas, rios eexuberante vegetação, assim é ocentro de Tinguá, bairro rural deNova Iguaçu.

O sossego e a natureza fazemcom que o local, distante cerca de50 km do centro do Rio, pareçaremoto e muito mais afastado daregião metropolitana.

Além de todas essas belezasnaturais, que pertencem à ReservaFederal do Tinguá, o bairro conserva

Aprazível Tinguá, localizada na Baixada Fluminense, proporciona a seus visitantes diversos atrativostípicos de uma cidadezinha serrana do interior.

Por Antonio da SilvaCrédito: Luciana Dávila

construções históricas, como umcemitério de escravos, um casarãosecular e a ant iga estaçãoferroviária.

O antigo cemitério, embora degrande valor histórico, encontra-se,atualmente, mal preservado. Na suafrente há uma torre da mesma épocaque moradores dizem ter pertencidoa uma igreja. Para acessar o local,o visitante que seguir da Via Dutrapara o centro de Tinguá deve

observar placa informativa do ladodireito da rodovia.

A região é importante centroprodutor de aipim. Os saborososquitutes preparados com o alimentopodem ser consumidos em diversaslanchonetes do local, que oferecemtambém muitas outras gostosuraspreparadas com frutas da região.

O centro do bairro, em vez deruidoso e movimentado, é como osdas t ípicas cidades do inter ior,tranquilo, com pessoas calmamenteconversando pelas ruas, vizinhas à

Antiga estação ferroviária.

antiga estação ferroviária, hojedesativada, e fornecendo agradáveisvistas da Reserva Federal do Tinguá,com suas montanhas cobertas pelamata atlântica. O local, como todosde natureza exuberante,principalmente os próximos aosgrandes centros, é merecedor decuidados ecológicos.

Além de todos esses atrativosnaturais, históricos e gastronômicos,Tinguá ainda possui diversos clubes.Muitos visitantes procuram o bairropara diversão diária nesses locais.

13ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Tem mais no site : correiocarioca.com.brMeus blogs : http: rubens1.wordpress.com

http://escritoronline.blog.terra.com.brEmail : [email protected]

No Twitter:@escritoronline e também no Facebbok

14 ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA

CASAS DE ESPETÁCULOS

AGENDA CULTURALFILMES NOS CINEMAS

CINEMARK PRAIA E RIO SULVIVO RIO

UNIBANCO ARTEPLEX RIO

Rua Voluntários da Pátria, 88 loja h - 2537-1112Seg. a sáb: 10h às 22h. Dom. e feriados: 14h às 22h.

Av. Infante Dom Henrique, 85Parque do Flamengo Tel. 2272-2902

Praia Shopping: 2237-8494.Rio Sul: Tel.: 2461-2461.

Rua Praia de Botafogo, 316 – BotafogoTel: 2559-8750

TOP 10 DA VÍDEOESTAÇÃO:

CASAS NOTURNAS

LOCADORA

Estação: R. Vol. da Pátria, 88. Tel: 2226-1988.Espaço: R. Vol. da Pátria 35. Tel: 2226-1986.

CINE ESTAÇÃO E ESPAÇO DE CINEMA

Chico Buarque 05 a 29/01Roda de Samba do Exaltasamba 09, 16, 23 e 30/01

e 06/02Comício Gargalhada 17 e 31/01Nós na Fita 08/02Buddy Guy 11/05

Praia Shopping:Amanhecer; Compramos um Zoológico; Imortais 3D;Missão Impossível - Protocolo Fantasma; Noite de AnoNovo; O Gato de Botas; Operação Presente 3D; OsMuppets; Roubo nas Alturas; Tudo pelo Poder.

Em Casa Para o Natal; Prova de Artista; RomânticosAnônimos; Gato de Botas; Imortais; Simples Mortais;As Canções; Missão Impossível — ProtocoloFantasma.

Bukowski BarTel. 2244-7303Rua Álvaro Ramos, 270

Casa da MatrizTel. 2266-1014R Henr. de Novais, 107

Saloon 79Tel. 3239-0735Rua Pinheiro Guimarães

Pista 3Tel. 2266-1014Rua São João Batista, 14

Far UpTel. 2286-2614Cobal do Humaitá

Faça-me Feliz; Românticos Anônimos; TriânguloAmoroso; O Último Dançarino de Mao; AmoresImaginários; Tudo Pelo Poder; O Palhaço; A Árvore doAmor; A Pele Que Habito; Inquietos; Amor À Toda Prova;Margin Call - O Dia Antes do Fim; Adeus, Primeiro Amor.

1 - Incêndios

2 - O Concerto

3 - Namorados Para

Sempre

4 - O Homem Ao Lado

5 - Thor

6 - X-Men - 1ª Classe

7 - A Garota Da

Capa Vermelha

8 - Os Agentes Do Destino

9 - Água Para Elefantes

10 - Cópia Fiel

SURPRESANA ÚLTIMAPÁGINA.

CITIBANK HALL

Frejat 19/01James Blunt 20/01Pixote 21/01Revelação 03 e 04/02

Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da TijucaShopping Via Parque - Tel. 2156-7300

Rio Sul:Alvin e os Esquilos 3; Roubo nas Alturas; Gato deBotas; Imortais; Compramos um Zoológico; MissãoImpossível: Protocolo Fantasma.

LAZER E REFLEXÃO

U

HSBC ARENA

UFC 142 14/01Summer Soul Festival 2012 25/01Selena Gomez 04/02

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 -Barra - Tel. (21) 3035-5200

O Correio Carioca parabeniza o GrupoEstação e seus funcionários pelas novas

fachadas nos cinemas de Botafogo.

O mundo celebrará em ju-nho o longo reinado da mu-

humanidade: patriotismo, honra, edu-cação, tradição. O “Rule Britannia” ain-

cidadania, enfim – o alfa e o ômega –de um povo admirável.

lher que simboliza a fanadagrandeza do Império Britânico – hojebem reduzido, mas que perdura. Areunião ambiental, a Rio + 20, teve adata alterada para não ser ofuscadapelas festas dos sessenta anos de co-roação da rainha Elizabeth II. O Rei-no Unido, há séculos, dá lições à

GOD SAVETHE QUEEN

da influi em coraçõese mentes. Do domí-nio inglês, as vezessuave, muitas outrasviolentas e cruéis, fo-mos partícipes e ví-t imas. Nos quatrocantos do universofala-se inglês ecultuam-se as artes, oesporte, a política, amedicina, o engenhocomercial, industrial,

as leis, a religião, a sofisticação, a hi-pocrisia, o esnobismo, a elegância, a

“Tenho muito a agradecerpelo fato de ser sogro decidadãos britânicos e seravô dos ingleses Simon eJéssica e ser bisavô deOsian – um inteligente

menino nascido no País deGales, filhos e netos de

Regina (rainha em latim)Nogueira Hill.”

Tenho muito aagradecer pelo fatode ser sogro de cida-dãos britânicos e seravô dos inglesesSimon e Jéssica e serbisavô de Osian – uminteligente meninonascido no País deGales, filhos e netosde Regina (rainha emlatim) Nogueira Hill.

Pensando bem,

nosso país, por intermédio dos reis dePortugal, sempre esteve ligado às gran-

dezas e baixarias da velha Albion. In-gleses, portugueses, brasileiros, nãosão santos – como lembra o grandebardo: “homens são homens”.

Com certeza, Westminster vaibrilhar muito. As cerimônias, compompa e circunstância tornarão afesta que lembrará a coroação, mo-mentos emocionantes para todos queadmiram a Elizabeth II. Deus salve aRainha!

15ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ESPORTE E TEATRO

“Hoje nos ensinaram a jogar futebol".A frase de Neymar descreve a supe-rioridade do Barcelona diante do San-tos, na final do Campeonato Mundialda Fifa, vencida pelo Barcelona por 4a 0. Mal sabe ele que a aula vai alémdas quatro linhas.O clube catalão é base da seleção es-panhola, a atual campeã da Copa doMundo, acrescentada do melhor joga-dor do planeta, Messi, da seleção ar-gentina, e conta com jogadores de ou-tras seleções, como Daniel Alves, doBrasil. Uma verdadeira seleção domundo. Apesar da riqueza do clube, odinheiro é apenas parte do segredo.O investimento nas divisões de basee a postura ofensiva, uma filosofia en-sinada quando os jogadores ainda sãocrianças, é que estão fazendo a dife-rença.A postura da equipe é de não desper-diçar a posse de bola, tocando rapida-mente, com muita movimentação, parafinalizar a jogada perto da baliza, au-mentando as chances de gol. O timenunca joga atrás. Contra o Santos,mais do que os 4 a 0, impressionouuma posse de bola próxima de 80%.Sobre a base, hoje o clube busca cri-

BARCELONA É APENAS O BOMFUTEBOL BRASILEIRO

TEATRO* ARTE * EM JANEIRO NA SEDE DACIA DE TEATRO CONTEMPORÂNEO

Para os pais que querem uma alternativadiferente e divertida para a criançada nessasférias segue a dica:

A colônia de férias da Cia de Teatro Con-temporâneo "Fazendo Arte Nas Férias" pro-põe uma opção divertida e diferente aos paisque desejam oferecer uma diversão saudávelpara seus filhos, mas que proporcione tam-bém um desenvolvimento da criatividade esensibilidade.

Durante 2 semanas as crianças a partir de5 anos poderão mergulhar no mundo da arteatravés dessa colônia de férias artística. Aofinal do período haverá a apresentação doespetáculo musical A BAILARINA ROSA EO SOLDADINHO AZUL. A idéia é convocara criançada para “fazer arte”. Teatro, dança,circo, música e artes plásticas são os ingredi-entes dessa colônia que acontece na Sede daCia. de Teatro Contemporâneo -Rua Condede Irajá 253, em Botafogo, no Período: de 17ao dia 28 de janeiro (todos os dias). Horário:das 13h às 18h30.

E para quem busca uma formação de atorprofissional, as inscrições para o cursoprofissionalizante de formação de ator da Ciade Teatro Contemporâneo já começaram. Sãoapenas 18 vagas. O curso é reconhecido peloMec, pelo Conselho Estadual de Educação,seu diploma é publicado em diário oficial e dádireito ao DRT definitivo. Tem programa deestágio prático garantido, então, é atualmen-te o melhor curso de formação de ator da ci-

Informe Publicitário

dade, onde a prática do ofício está no progra-ma desde o primeiro momento. Interessadosem conhecer e experimentar uma vivência maisintensiva de teatro e pensa em ingressar nocurso profissionalizante poderá fazer o cursointensivo de férias que começa dia 16/01, ondeterá aula de interpretação, circo, corpo, voz eimprovisação. Este curso é voltado para não-atores ou iniciantes que queiram ter um pri-meiro contato com a arte cênica ou se prepa-rarem para ingressar no cursoprofissionalizante. O curso irá mostrar oprocesso de trabalho desenvolvido pela Com-panhia, como se desenvolve o trabalho comos atores, mostrando um método totalmentesingular e despertará no aluno a sua capaci-dade criativa, fazendo-o viver uma experiên-cia teatral única que implica em técnicas decompreensão do personagem e o desenvol-vimento da liberdade cênica a serviço da peça.

Se você quiser saber mais entre no site:www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br ouenvie um email para [email protected] ouligue para 21-25375204 e 2530-5264.

anças e adolescentes que se destacamem todo o mundo e os prepara comperfeição, como é o caso de Messi.Grandes contratações só para com-pletar a “seleção”.O Brasil parece distante dessa reali-dade. Mas como? Não era o Brasilque jogava assim? O técnicobarcelonista Guardiola falou: “Nós jo-gamos hoje como me disseram quevocês jogavam no passado”. Ou seja,enquanto os espanhóis copiavam onosso futebol, nós copiávamos os eu-ropeus, seus sistemas defensivos eseus cruzamentos para grandalhõessem habilidade.Além de voltar a jogar no ataque, osbrasileiros devem ter nova postura nasdivisões de base. Investir mais; nãoceder aos empresários que buscamexportar os jovens; expandir a procu-ra por mini-craques, não vender aspromessas e trabalhar as “jóias” ga-rimpadas ao máximo.Para encarar os “Barcelonas” da vida,o futebol brasileiro precisa voltar àssuas raízes. Ser ofensivo sem medode perder e investir na garotada. E issodeve ser feito já, porque ontem o Bar-celona plantou o que colheu hoje, ehoje já planta o que deve colher ama-nhã.

Por Artilheiro Carioca

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCAGASTRONOMIA E PROTESTO16

PROTESTO DO CIDADÃO “Se gostaram, passem cópias adiante, o melhor do Brasil são os brasileiros”.Rio de Janeiro, 20/11/2011 - G.U.I.D.O http://guidobrasil.blogspot.com

Informe Publicitário

Nº 204. “SOCORRO”MINHA CASAM aravilhoso, Ter Minha Casa Própria!!!I ntitulada De Minha Vida!!! Pelo Governo,N ão É Verdade Verdadeira, Confiável!H onra Seja Feita: Pagamento Facilitado EA Perder De Vista; Mas Mal Feita AC asa Com Material Impróprio, Com Vazamentos,A cabamento De Qualidade Duvidosa,S onho Transformado Em Pesadelo!!!A onde Encontrar Confiança E Honestidade ???...

Nº 206. “SOCORRO” CASA CARIOCAC aramba, Que Beleza É O Rio De Janeiro!!!A ssim Pensam Os Migrantes Do Nordeste/Norte...S onham Com Uma Vida Melhor, Do Outro Mundo,A Ganharem Casa De Graça, Nos Morros/Favelas.C aramba, Que Decepção! Casa Sem Água/Esgoto!A o Deus Dará, Sem Segurança. E Sem Trabalho...R ecorrem/São Dominados Pelos Bandidos/Milícias.I ndefesos, Fracassam E Aumentam No RJ/SP...O Número De Excluídos E Miseráveis/Mendigos...C asa Carioca! Fica Mais Barata, Se VoltadaA os Estados Exportadores De Migrantes E Futu-

ras E Até Presentes Vítimas Do “Sul Maravilha”E Seus Enganosos “Céus/Paraísos”...

Nº 208. “SOCORRO” CUSTO DO PRESOC usto Anual Do Preso = R$ 45.000,00!!!U nião, Estados E Municípios O Que Fazem???S ão Omissos E, Maus Gastadores/GestoresT rabalhem, Planejem, Administrem...O u Peçam Demissões De Seus Cargos/Mordomias...D ar E Cobrar Punições Alternativas E EficazesO u Eternizar Tamanha Crueldade: Piora Do PresoP osto Atrás Das Grades, A Se Especializar NaR uindade E Criminalidade Oferecidas Aos PresosE squecidos E Maltratados Nas Cadeias E PrisõesS uperlotadas E Com Tratamento Sub-Humano,O Que Leva O Preso, A Sair Pior/Mais Perigoso...

Símbolo de vida e trabalho, o pão tem significadoimportante para várias religiões. Uma das primeiras co-midas preparadas pelo homem, o pão começou a serassado (em fornos de barro) no Egito, 7000 anos antesde Cristo. Foi no Egito também que teve início o uso dofermento.

O comércio entre egípcios e gregos fez com que opão chegasse à Antiga Roma, de onde ele se difundiupara grande parte da Europa. O pão chegou ao Brasilcom os portugueses, mas seu consumo só se populari-zou no século XIX, tendo a panificação se expandidocom a vinda dos imigrantes italianos no século XX.

Cereais como o trigo, centeio, aveia e cevada con-têm uma proteína chamada glúten. Quando trabalha-mos a massa do pão, estamos desenvolvendo o glúten,responsável por deixar a massa do pão elástica e espon-josa, permitindo assim o crescimento. As pessoas quesofrem de doença celíaca não podem ingerir glúten.

Os ingredientes básicos do pão são farinha, água esal, mas outros ingredientes podem ser acrescentados.A farinha de trigo do tipo I apresenta menor quantidadede impurezas. O fermento mais usado na panificação éo biológico, que consiste em uma levedura que liberagás carbônico e álcool. O sal dá sabor e inibe a ação dofermento, evitando, assim, a fermentação excessiva.Açúcar ajuda na coloração (caramelização) e na fermen-tação, pois alimenta as bactérias presentes no fermentobiológico. A gordura (na proporção de 3% do peso totalda massa) reforça a elasticidade do glúten, deixando amassa macia e úmida, impedindo a evaporação do líqui-do, deixando o pão fresco por mais tempo (pães pobresem gordura endurecem rápido). Os ovos dão sabor, cor,e conferem maior durabilidade e maciez à massa devidoà gordura presente nas gemas.

Nádia Lamas http://vieirasetrufas.blogspot.com

O PÃONº 205. “SOCORRO” MINHA VIDA

M aravilhoso, Ter Minha Casa Própria!!!I ntitulada De Minha Vida!!! Pelo Governo,N ão É Verdade Verdadeira, Confiável!H ora Da Verdade: Governo A Brincar ComA Esperança Do Povão Excluído/Marginalizado AV iver Em Más Condições, Nos Morros/FavelasI nduz A Uma Vida Sub-Humana, Não Ao Oba/ObaD o Governo, Com Meias Verdades E ProgramasA baixo Do Esperado, Prometido E Em Vão!!!...

Nº 207. “SOCORRO” CIMENTO SOCIALC imento Social, Mais Uma Bolsa Eleitoreira???!!!I ncapazes, Sem Ideias Concretas, Os GovernosM ostram Oportunismo Explorador A Aumentar OsE xcluídos E Miseráveis, Que Fazem Suas CasasN as Áreas De Risco Dos Morros E Favelas,T otalmente Sem Condições De Vida Saudável!!!O s Programas Casa Carioca, Cimento Social, PAC...S ó Devem Ser Executados Em Regiões Planas,O nde O Governo Possa Estar Presente 24 H/Dia,C om Todos Serviços Básicos: Segurança, Ensino,I nclusive Saúde E Demais Serviços Públicos.A Construção De Teleféricos E Urbanização NosL ugares Inadequados É Perda De Tempo/Dinheiro...

Nº 209. “SOCORRO” CUSTO DO ALUNOC usto Anual Do Aluno = R$ 15.000,00!!!U nião, Estados E Municípios O Que Fazem???S ão Omissos E, Maus Gastadores/GestoresT rabalhem, Planejem, Administrem...O u Peçam Demissões De Seus Cargos/Mordomias...D ar Escolas Em Tempo Integral Até A 9ª Série,O ra, Solução Fácil, É Só Querer E Implantar!!!A s Cabeças Ainda Pensantes, Mãos À Obra!L ogo, Se O Aluno Custa 1/3 Do Preso Ocioso ÉU rgente, Inverter Tamanha Diferença Absurda EN o Ensino Básico (1º Grau) Investir Melhor ParaO utros Criminosos Não Serem Fabricados...