anos 90

24
Anos 90 Década Perdida e inicio da Democracia

Upload: mariacledionora

Post on 21-Jun-2015

1.401 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anos 90

Anos 90 Década Perdida e inicio da Democracia

Page 2: Anos 90

Inicio em 1 de janeiro de 1990 e terminou em 31 de dezembro de 1999.

Foi a ultima década do século XX e do segundo milênio.

1990-1992 – Fernando Afonso Collor de Melo. (Fernando Collor)

1992-1995 – Itamar Augusto Cautiero Franco. (Itamar Franco)

1995-2002 – Fernando Henrique Cardoso. ( FHC)

Page 3: Anos 90

Fernando Collor

Page 4: Anos 90

Itamar Franco

Page 5: Anos 90

Fernando Henrique Cardoso

Page 6: Anos 90

Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens ( mobilizados por uma forte campanha de mídia ) a criarem o movimento “Caras Pintadas” e pedirem seu Impeachment.

Impeachment ou impugnação de mandato: é um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo pelo congresso nacional, pelas assembleias estaduais ou pelas câmaras municipais.

Page 7: Anos 90

Movimento Caras Pintadas.

Page 8: Anos 90

O Brasil sofreu muitos problemas graves nos anos 90, desde o início de Fernando Collor como presidente no Brasil, nessa década, foi marcado pela crise econômica mundial, gerando desempregos e aumento na pobreza , com isso aumentou-se a criminalidade e a qualidade de vida diminuiu.

Consequências para o Brasil:

Injustiça Social: Com concentração de rendas, houve um “apartheid” entre ricos e pobres.

Posição do Brasil na economia internacional: Brasil era a oitava potencia mundial, o governo de FHC herdou problemas no país de políticos incompetentes, com o seu desgoverno, o Brasil se torna o 14° PIB no mundo.

Analfabetismo . O analfabetismo funcional (de pessoas capazes de ler e escrever o seu próprio nome, alguns rótulos de produtos mercantis, efetuar continhas básicas de soma e subtração, mas incapazes de ler jornais, livros ou revistas) cresceu assustadoramente.

Page 9: Anos 90

Coisas que se deve entender: O Brasil é o 75° país menos corrupto do mundo de 217 de países ;

População brasileira é a primeira no ranking mundial que mais desrespeita as leis e normas em geral além de ser a que mais gera prejuízos ao país;

Brasil possui os piores motoristas em relação aos países que o carro é um dos principais meios de transporte, também possui o maior número de acidentes nas estradas no mundo.

Page 10: Anos 90

Economia nos anos 90.

Plano Real

Privatização - Ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada. Empresas Privatizadas: Usiminas, companhia vale do Rio Doce, Embraer ( indústria aeronáutica brasileira), Telebrás, Embratel, bancos estaduais como o Banerj e o Banespa, Eletrobrás.

Abertura Comercial – Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) e Alca ( Área de Livre Comercio das Américas)

Troca da moeda.

Page 11: Anos 90

Ações e fases do Plano Real

1º Redução de gastos públicos e aumento dos impostos para controlar as cota do governo.

2º Criação da unidade Real de valor.

3ºCriação de uma nova moeda forte: o real ( R$).

4º Aumento das taxas de juros com objetivo de reduzir o consumo e provocar a queda da inflação.

5º Redução dos impostos de importação para aumentar a concorrência com os produtos nacionais, provocando a redução dos preços.

6º Controle cambial, mantendo o Real valorizado diante ao dólar.

Page 12: Anos 90

IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano)

Entre 1991 e 2010, o índice cresceu 47,5% no país, de 0,493 para 0,727. Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), esse índice é composto por três variáveis (educação, saúde e renda). A classificação do IDHM o Brasil mudou de 'muito baixo' (0,493 em 1991) para 'alto' (0,727).

Page 13: Anos 90

Embora seja o componente com pior marcação, foi na educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas, ressaltaram os pesquisadores.

Em 1991, a educação tinha um IDHM 0,279, o que representa um salto de 128% se comparado à pontuação de 2010.

Page 14: Anos 90
Page 15: Anos 90

Fatos Históricos. 1991- Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Formula 1.

1992- O congresso Nacional aprova o impeachment do presidente Fernando Collor. Assume o vice presidente Itamar Franco. Ocorre em vários países da América, comemorações aos 500 anos de Descobrimento da América.

1993 – É realizado no Brasil o Plebiscito sobre sistema de governo. Ganhou a Republica Presidencialista.

1994 – Faleceu o piloto de formula 1 Ayrton Senna, durante uma prova em Imola(Itália); Ocorre a Copa do Mundo de Futebol nos EUA e o Brasil torna-se tetracampeão; Tem inicio o Plano Real, criado para diminuir e controlar a inflação no Brasil.

1995- Toma posse como presidente do Brasil , Fernando Henrique Cardoso;È leiloada a maior empresa de minério do Brasil, a Vale do Rio Doce.

1998- Ocorre a Copa do Mundo de Futebol na França, o Brasil vai para a final, mas perde o título para a França.

Page 16: Anos 90

A cultura

A cultura brasileira tornou-se mais valorizada, com a ressureição do cinema e a boa recepção músicos brasileiros no exterior.

O esporte também passou por bons momentos, com 18 medalhas olímpicas e títulos mundiais em futebol e basquete.

Page 17: Anos 90

Enquanto A Banda Guns N' Roses se consolidava como a maior banda de Rock do mundo no começo dos anos 90, aqui no Brasil morria o cantor e compositor Cazuza, aos 32 anos, por um choque séptico causado pela AIDS; Morreu, em plena era Collor, em pleno momento de auge dos sertanejos, aos quais se seguiriam os pagodeiros, os grupos de axé e de forró, e por fim, desembocariam na moderna música brasileira. A mistura bombástica de liberalismo e falta de ideologia preconizada pelo poeta mostrava a que vinha. Os jovens que gritaram palavras de ordem nos shows de rock, eram os mesmo que agora choravam com os pagodes e rebolavam a bundinha nos carnavais.

O sucesso rápido e sem limites foi grande inimigo das bandas, causando brigas, separações e o fim de muitas. surgia também o Reggae Rock, Revelando bandas como CIDADE NEGRA, que chegou ao topo das paradas de sucesso. Aos 20 de outubro de 1990 - A emissora MTV entra no ar no Brasil, o rock voltou às paradas com o estilo grunge de Kurt Cobain. O rock nacional revela vários nomes, dos mineiros Skank, Jota Quest e Pato Fu, manguebeat de Chico Science & Nação Zumbi, passando pelos Raimundos, Mamonas Assassinas que morreram em um desastre aéreo na mesma década. No heavy metal, destacou-se a Banda Sepultura e a banda Angra. No hard rock nacional, destacou-se o Dr. Sin e Golpe de Estado.

A musica

Page 18: Anos 90

Gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem de discos no Brasil. O pop independente começa a revelar grandes vozes no Brasil como: Arnaldo Antunes,Cássia Eller,Detonautas,Flávio Landau, Los Hermanos,LS Jack,Nando Reis,Wilson Sideral,Charlie Brown Jr. Acontece o 2º Rock In Rio e o 3º Hollywood Rock onde tocaram,Gilberto Gil, Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial

Herbert Vianna ainda canta e toca, mas já não fala muito bem. Arnaldo Antunes tribalizou, Nando Reis romantizou e se deprimiu com a morte de Cássia Eller, a última grande rockerman do país. Evandro Mesquita é ator, Fernanda Abreu faz pop-funk-sambalanço, Lulu Santos remixa-se a si mesmo eternamente, Humberto Gessinger enlouqueceu em seus próprios pensamentos estranhos, Nasi foi interditado pela família, Tony Platão comenta futebol das 20 às 21h na Rádio Cidade e é realmente um pândego. Raul Seixas, Júlio Barroso, Marcelo Frommer morreram, Herbert Vianna quase. Enfim, rock é isso mesmo. O mundo roda, a Skol é redonda e assim vamos levando.

Page 19: Anos 90

Looks Da Época.

Page 20: Anos 90
Page 21: Anos 90

Brinquedos.

Page 22: Anos 90

Programas de TV.

Page 23: Anos 90
Page 24: Anos 90

Quem define o futuro do Brasil, é o brasileiro, desde o mais rico, ao mais pobre.