ano xxv nº 957 ortaleza etembro de ore e … · galeria para o seminário sobre os manuscritos do...

6
ANO XXV 957 • FORTALEZA, 1º DE SETEMBRO DE 2013 7 DE SETEMBRO - MOCIDADE ESPECIAL LOCAL: IBF CRISTO E VIDA ÀS 16 HORAS DIA 14 DE SETEMBRO – 18 HORAS - SEMINÁRIO A Atualidade dos Manuscritos do Mar Morto VIVOS PARA TODAS AS GERAÇÕES DR. RAYMOND EDGE, PH.D ORE E PARTICIPE! A importância dos pergaminhos descobertos no Mar Morto, em 1947, para a Doutrina da Preservação das Escrituras Sagradas IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com

Upload: truongmien

Post on 10-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO XXV Nº 957 • FORTALEZA, 1º DE SETEMBRO DE 2013

7 DE SETEMBRO - MOCIDADE ESPECIALLOCAL: IBF CRISTO E VIDA ÀS 16 HORAS

DIA 14 DE SETEMBRO – 18 HORAS - SEMINÁRIO

A Atualidade dos Manuscritosdo Mar Morto

VIVOS PARA TODAS AS GERAÇÕESDR. RAYMOND EDGE, PH.D

ORE E PARTICIPE!

A importância dos pergaminhos descobertos no Mar Morto, em 1947, para a Doutrina da Preservação das

Escrituras Sagradas

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAwww.cristoevida.com

2

AO REBANHO DE DEUS

- PR. JOSÉ NOGUEIRA -

Os pergaminhos de Qumran foram casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras, em 1947, a primeira das cavernas com jarros cerâmicos contendo os rolos. Os pastores tentaram sem sucesso vendê-los em Belém. Mais tarde, foram finalmente vendidos para Athanasius Samuel, bispo do mosteiro ortodoxo sírio São Marcos em Jerusalém e para Eleazar Sukenik, da Universidade Hebraica. A autenticidade dos documentos foi atestada em 1948. Em 1954, governo israelense, que já havia comprado o lote de Sukenik, comprou os documentos do bispo, por 250 mil dólares.

Outra parte dos manuscritos, encontrada nas últimas dez cavernas, estavam no Museu Arqueológico da Palestina, em posse do governo da Jordânia, que então controlava o território de Qumram. O governo jordaniano autorizou apenas oito pesquisadores a trabalharem nos manuscritos. Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias, Israel apropriou-se do acervo do museu.

PERGAMINHOS DE QUMRAN

A DESCOBERTA

C o m b a s e e m referências cruzadas com outros documentos históricos, acha-se que os documentos pertenciam aos essênios, uma seita judaica que viveu na região do Mar Morto. Mas, o termo “essênio” não é encontrado nenhuma vez nos manuscritos.

OS ESSÊNIOS

A IMPORTÂNCIA

O que se sabe é que a comunidade de Qumram era formada por homens, que viviam no deserto, em uma rotina de rigorosos hábitos, opunha-se à religiosidade sacerdotal e esperavam a vinda de um messias.

Antes dessa descoberta, os manuscritos mais antigos das Escrituras Hebraicas datavam da época do nono e do décimo século da era cristã, distando 1400 anos dos originais. Havia muitas dúvidas sobre a confiabilidade dessas cópias. A análise dos documentos mostra que os textos hebraicos são quase idênticos ao Texto Massorético (TM). O TM foi “editado” por volta do Século V d.C. e havia acusações de ateus e liberais que tais cópias haviam sofrido mudanças e enxertos durante os muitos séculos que foram copiados. Mas o Prof. Julio Trebolle Barrera, membro da equipe internacional de editores dos Rolos do Mar Morto, declarou: “O Rolo de Isaías [de Qumran] fornece prova irrefutável de que a transmissão do texto bíblico, durante um período de mais de mil anos pelas mãos de copistas judeus, foi extremamente fiel e cuidadosa.”

“Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” (Isaías 40:8).

4

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO

TESTEMUNHOSDA NOVA VIDA

O missionário Ronaldo Lidório estava descrevendo suas impressões do Brasil depois de muitos anos de trabalho na África. Ele contava que tinha testemunhado muitas coisas boas da parte de irmãos em Cristo, e que tais exemplos de fé eram verdadeiras fontes de inspiração para prosseguir servindo ao SENHOR.

Ele disse que se encantou com o exemplo de um pastor do Rio de Janeiro. Aquele servo de Deus pedia que irmãos o ajudassem a subir o Morro do Alemão, visto que andava de muleta por ter levado um tiro na última vez que esteve

ali. Mesmo tendo sido mutilado pela violência da região, ele queria continuar pregando, pois onde há tanta violência é sinal que há mais necessidade de Cristo.

Lembrou também de um mecânico de Brasília, tomado pela alegria da conversão após trinta anos de sofrimento nas drogas, e agora pregava sem parar.

E citou o exemplo do Seu João do Amazonas. Mesmo semianalfabeto, mas tocado pelo amor de Jesus e pelas necessidades espirituais dos índios, se embrenhou nas matas das selvas amazônicas para pregar a Palavra e evangelizar – sozinho – em seis aldeias indígenas, sem preparo, sustento ou reconhecimento. Sua única motivação: sua gratidão e por amor ao Senhor Jesus Cristo vivo.

Ele também foi tocado com os exemplos dos pastores e missionários que, apesar dos anos difíceis, continuam perseverantes e com a firme decisão de servir a Cristo por toda a vida.

Ao ver como aqueles modelos de dedicação tocaram tanto a vida daquele experiente missionário ao retornar ao Brasil, eu fiquei pensando no exemplo também tão belo e inspirador dos membros de nossas igrejas. São homens e mulheres que de forma anônima servem com perseverança e firmeza ao Senhor. Eles mantêm a fé, pois apoiam os seus pastores na defesa da sã doutrina. Eles perseveram em criar suas famílias no santo temor do Senhor. Eles são os evangelistas do dia-a-dia, ajudam nas campanhas evangelísticas, convidam vizinhos e amigos, evangelizam parentes, ganham almas e discipulam, formando novas gerações de crentes fieis. São eles que fazem a maior parte do trabalho nas igrejas: dão aulas, limpam, cozinham, cantam, tocam, vigiam, protegem, decoram, consertam, ajeitam, preparam o som, trabalham com equipamentos, arrumam, ministram na recepção, fazem o trabalho de secretaria, tesouraria, administração, manutenção, etc. E também são eles que sustentam suas igrejas através de sua fidelidade na devolução dos dízimos, são generosos e de coração contribuem de forma sacrificial no sustento da obra missionária.

Estes formam a verdadeira igreja do Senhor Jesus. E nós temos a honra a ser parte desse povo escolhido.

Leiamos em nossa Leitura Sistemática das Escrituras: Ezequiel 19.

5

CELEBRAÇÃO DACEIA DO SENHOR

1 CORÍNTIOS 11:27-29

Celebrar a Ceia dignamente requer três julgamentos:1º - Meu relacionamento com o SENHOR – vs.272º - Minha vida pessoal – vs. 283º - Minhas relações com os irmãos – vs. 29Esse auto-exame serve para nos lembrar que não somos perfeitos

(humildade) e que precisamos depender mais e mais de Jesus – quem já não se sentiu como Davi, no Salmo 55:5 a7.

Dou graças a Deus por meus estresses, pois é sinal que estou vivo. Somente se desgasta aquilo que está em uso (é a segunda lei da termodinâmica), amém!

Dou graças a Deus porque servos de Deus, no passado, se desgastaram, sofreram estresse ao servir no Reino de Deus: Davi, Elias, Paulo, e até o manso Moisés, como em Meribá – Deuteronômio 32:48-52.

Dou graças a Deus por meu Senhor Jesus Cristo ter vencido o mundo, passando pelo Getsêmani.

A Bíblia Sagrada deixa bem claro que há uma ordem espiritual no crescimento e no amadurecimento dos crentes – Romanos 5:1-5:

1º - Por que nos alegramos nas tribulações – vs. 1-3?2º - Tribulação produz paciência (perseverança) – vs. 3B3º - Paciência (perseverança) produz experiência – vs. 4A4º Experiência produz esperança – vs. 4B

ESTE É O ELETROCARDIOGRAMA DE QUEM ESTÁ VIVO:

E TEM CRENTE QUE QUERIA QUE SEU ELETRO FICASSE ASSIM?

Deus nos chamou para uma salvação dinâmica, de certeza quanto à eternidade (João 10:27-28), e de convicção de luta na vida cristã, no serviço do Reino, na perseverança de nossas famílias, e no próprio exame de si mesmo (lembra-se do verso 28?

Lembre-se você tem o maior poder do universo para lutar e vencer (Efésios 1:18-20), não desperdice esse poder, não desperdice sua vida!

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

NOTAS & NOTÍCIAS

AGENDA DA IGREJA - SETEMBRO

BÊNÇÃOS PARANOSSA MASSADA

• 16h – Programação Especial da Mocidade (ver anúncio na capa)• 17h – Exposição de Fotos e Objetos sobre os Pergaminhos do Mar Morto18 h – Seminário: A Atualidade dos Manuscritos do Mar Morto – Vivos para Todas as Gerações – Dr. Raymond Edge.• 9 h – Palestra I - Dr. Raymond Edge18 h – Palestra II – Dr. Raymond Edge• 19 h – Palestra do Dr. Edge no SBC (Crato)• 19 h – Palestra do Dr. Edge no SIBIMA (Fortaleza)• 17 h – Encontro Pastoral com os Namorados & Namoradas• 19 h – Encontro de Casais: IUPI e CEU

07 (sábado)

14 (sábado)

15 (domingo)

16 (segunda-feira)17 (terça-feira)

21 (sábado)28 (sábado)

RELAÇÃO DE LEITURAS SETEMBRODia 01 – Manhã: Iolanda e Eudalice. Noite: Marcus e Lúcia.

Dia 08: Manhã: Júlio e Eriedna. Noite: Ciro e Florinda.Dia 15: Manhã: Aragão e Jane. Noite: Rodolfo e Kelly.

Dia 22 – Manhã: Ismerino e Ila. Noite: Ripardo e Marilene.Dia 29 – Manhã: Rômulo e Diana. Noite: Cleonísio e Meyre.

Recebemos uma doação para fazer o corrimão da escada (alumínio) e todo o guarda-corpo da galeria (vidro temperado). Bezrat haSchem (se Deus permitir), estaremos inaugurando a nossa galeria para o Seminário sobre os Manuscritos do Mar Morto, no dia 14 de setembro. Atenção: Estamos planejando montar uma exposição de objetos e fotos de Israel, durante o Seminário. Se você tem alguma coisa que pode emprestar, procure o Pr. José Nogueira: 9912-0017 (tim) ou 8970-3458 (oi).