ano xv número 183 janeiro ... · adoração ao santíssimo sacramento) albert ho olá querido...

8
Ano XV Número 183 Janeiro/Fevereiro 2018 Tiragem: 1 mil exemplares www.santoalbertomagno.org.br

Upload: donhu

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano XV Número 183 Janeiro/Fevereiro 2018 Tiragem: 1 mil exemplareswww.santoalbertomagno.org.br

Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 2018

MISSAS E CELEBRAÇÕES

Horário de Expediente Paroquial (Secretaria)

São SebastiãoRua Severiano Melo, 292 – Jardim Lenise – Guarulhos SP

Domingo – 10h1ª e 3ª Terça-feira – 20h

Terça à Sábado - das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Atendimento do Padre (na Igreja Matriz):Confissões:

Sexta-Feira das 9h às 12hSábado das 9h às 12h

Nas capelas onde houver missas (semanais) às 19h.*(Para atendimento pastoral, comunique a Secretaria Paroquial)

Santa TerezaRua Jefe, 429 – Jardim Girassol – Guarulhos SP

Domingo – 8h301ª e 3ª Quinta-feira – 20h/ 2ª e 4ª Terça-feira – 20h

Um ano de desafios

N. S. AparecidaRua Campo do Meio, 37 – Cidade Seródio – Guarulhos SP

Domingo – 18h2ª e 4ª Quinta-feira – 20h

Batismo:Na secretaria paroquial ou nas capelas apresentando os

seguintes documentos:

Certidão de Nascimento da Criança;

Comprovante de Endereço;

Os padrinhos devem ser casados na igreja ou solteiros:Quando solteiros, trazer certidão de Nascimento, comprovante

de Batismo, lembranças da primeira Eucaristia e de Crisma;Quando casados, trazer certidão de Casamento Religioso,

lembranças da primeira eucaristia e de Crisma;

Unção dos Enfermos:Comunicar a Secretaria Paroquial.Matrimônio:Na secretaria paroquial. Os noivos devem ser batizados.

SACRAMENTOS

EXPEDIENTEO jornal O Magno é uma publicação mensal da Paróquia Santo Alberto Magno eNossa Senhora das Graças e é desenvolvido pela Pastoral da ComunicaçãoSanto Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças: Comunicação a Serviço daComunhão.Diretor responsável: Pe. César AugustoDiagramador: Alex GomesDepartamento Comercial/Relações Públicas: Delaine Souza/Helena Regina/Marcela Vasconcelos.Fotos: Nascimento.Dúvidas, críticas, sugestões ou matérias podem ser enviadas para o [email protected]óquia Santo Alberto MagnoRua Caapora, 149, Cidade SeródioTel. (11) 2467-0342 - Guarulhos - SPwww.santoalbertomagno.org.br

2

INFORMA

EDITORIAL

Santo AlbertoRua Caapora, 149, Cidade SeródioDomingo – 7h /19h30, Quarta-feira -

20hSexta-feira – 7h(na 1ª sexta feira há

adoração ao SantíssimoSacramento)

ALBERT HOOlá querido paroquiano, 2018

começou e já estamos em fevereiroquando oficialmente iniciamosnossas atividades pastorais dentroda paróquia.

E por isso, o desejo que brota denossos corações é o de que esseseja um ano proveitoso ecarregado de bênçãos a todos.

Esses votos sinceros não inibemos maus acontecimentos quecertamente cruzarão nossocaminho ao longo de nossasjornadas. E para tanto, é precisoque estejamos fincados na rochafirme que é Jesus Cristo e repletosde seus ensinamentos.

A vida passa depressa, e otempo corre veloz, os dias sesucedem. A vida é cada vez maisagitada e  não há tempo para maisnada é preciso correr paraacompanhar.

Mas é necessário parar um

instante para se conectar comDeus.

Que não nos esqueçamos deuma palavrinha mágica:gratidão. E outra defundamental importância,perdão. Muitas vezes deixamosde cumprir nossas obrigações.Falhamos nas relações com osoutros, mesmo assim nãopodemos deixar de insistir emrelações autênticas e sinceras.

Para que possamos construirum mundo novo, onde reine apaz, a justiça e a fraternidade,onde se luta para acabar coma miséria e aliviar ossofrimentos alheios énecessário que lutemos juntos,lado a lado, unidos comocomunidade Cristã que somos.

Fortalecei-nos, Senhor, na lutae guiai-nos hoje e sempre. Paze Bem para Você!

Rua Vassorinha com a Mário Santos16,Cj. Haroldo Veloso - Grs - SP

Temos Natura e AvonAceitamos todos os Cartões

Fone: 2469-4139/ 2467-1845

Estrada do Saboó, 420Parque Santos Dumont –

Guarulhos - Tel: 2467-2598/ 2471-5502

Caibros, Vigas, Tábuas, Maderiti, ForrosTelhas, Caixa D´água e Ferragens em Geral,

Material hidráulico, telhasromanas e portuguesas.

Fazemos aparelhagens em madeira em geral.Entrega Grátis

Adilson e Nilza

MADEIREIRASANTOS DUMONT

3Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 2018

Voz da Igreja No divã

Como podemos colaborarpara uma sociedade

melhor?

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA AQUARESMA 2018

Já algum tempo, a modernidade e atecnologia estão cada vez mais emevidencia, trazendo novas modas eculturas alternativas, deixando para trásalguns velhos e bons hábitos. O novo ésempre bom quando sabemos extrair oque contribui para a nossa formaçãocomo pessoa, infelizmente nãopodemos enxergar somente coisasboas nessas novas ondas de moda ecultura alternativa, mas sim conteúdosdescartáveis que podem destruir amoral e o bom senso.

Infelizmente, os primeiros a seinfluenciarem são os jovens e ascrianças que, quando não orientados,consomem sem moderação as palavrasde violência, prostituição e drogas queestão em alguns tipos de música, quedeixam de dar preferência para boacultura e ocupa locais públicos e o piorde tudo: muitos não percebem queestes comportamentos não sãosaudáveis, porque nunca aprenderamdiferente.

Isso tudo acontece diante dos nossosolhos, e o que podemos fazer vendo orespeito e a educação dentro da nossasociedade indo para ralo? Eu acreditofielmente que o trabalho de formiguinhafunciona sim, cada um fazendo a suaparte, precisamos ser menos egoístase não acharmos que está tudo bem,porque dentro das nossas casas estátudo bem.

O garoto que te pede dinheiro no farolou aquele que ofendeu seu filho naescola, ou até mesmo o que te furtou,precisa muito de você, precisa de umsorriso, de um conselho e deoração.Vamos abrir nossos corações eos nossos olhos para outro que precisada nossa doação. Desejo um excelenteano, repleto de amor, saúde e paz!

Psicóloga Elis BatistaCRP: 06/129525

[email protected]

Porque se multiplicará ainiquidade, vai resfriar o amor demuitos» (Mt 24,12)

Amados irmãos e irmãs!Mais uma vez vamos

encontrarmo-nos com a Páscoa doSenhor! Todos os anos, com afinalidade de nos preparar para ela,Deus na sua providência oferece-nos a Quaresma, «sinalsacramental da nossaconversão»,[1] que anuncia e tornapossível voltar ao Senhor de todo ocoração e com toda a nossa vida.

Com a presente mensagemdesejo, neste ano também, ajudartoda a Igreja a viver, neste tempode graça, com alegria e verdade;faço-o deixando-me inspirar poresta afirmação de Jesus, queaparece no Evangelho de Mateus:«Porque se multiplicará ainiquidade, vai resfriar o amor demuitos» (24,12).

Esta frase encontra-se nodiscurso sobre o fim dos tempos,pronunciado em Jerusalém, noMonte das Oliveiras, precisamenteonde terá início a Paixão do Senhor.Dando resposta a uma perguntados discípulos, Jesus anuncia umagrande tribulação e descreve asituação em que poderia encontrar-se a comunidade dos crentes: àvista de fenómenos espaventosos,alguns falsos profetas enganarão amuitos, a ponto de ameaçarapagar-se nos corações o amorque é o centro de todo o Evangelho.

Os falsos profetasEscutemos este trecho,

interrogando-nos sobre as formasque assumem os falsos profetas.

Uns assemelham-se a«encantadores de serpentes», ouseja, aproveitam-se das emoções

humanas para escravizaras pessoas e levá-laspara onde eles querem.Quantos filhos de Deusacabam encandeadospelas adulações dumprazer de poucosinstantes que seconfunde com afelicidade! Quantoshomens e mulheresvivem fascinados pelailusão do dinheiro, quandoeste, na realidade, os

torna escravos do lucro ou deinteresses mesquinhos! Quantosvivem pensando que se bastam asi mesmos e caem vítimas dasolidão!

Outros falsos profetas sãoaqueles «charlatães» que oferecemsoluções simples e imediatas paratodas as aflições, mas sãoremédios que se mostramcompletamente ineficazes: aquantos jovens se oferece o falsoremédio da droga, de relaçõespassageiras, de lucros fáceis masdesonestos! Quantos acabamenredados numa vidacompletamente virtual, onde asrelações parecem mais simples eágeis, mas depois se revelamdramaticamente sem sentido!Estes impostores, ao mesmotempo que oferecem coisas semvalor, tiram aquilo que é maisprecioso como a dignidade, aliberdade e a capacidade de amar.É o engano da vaidade, que nos levaa fazer a figura de pavões para,depois, nos precipitar no ridículo; edo ridículo não se volta atrás. Nãonos admiremos! Desde sempre odemónio, que é «mentiroso e pai damentira» (Jo 8,44), apresenta o malcomo bem e o falso comoverdadeiro, para confundir ocoração do homem. Por isso, cadaum de nós é chamado a discernir,no seu coração, e a verificar seestá ameaçado pelas mentirasdestes falsos profetas. É precisoaprender a não se deter no nívelimediato, superficial, masreconhecer o que deixa dentro denós um rasto bom e maisduradouro, porque vem de Deus evisa verdadeiramente o nosso bem.

Papa Francisco

CF 2018: a importância deuma reflexão conjunta

sobre a violência

A violência é um tema recorrentena nossa sociedade. Jornais, sitese noticiários na TV nos enchem deinformações todos os dias arespeito dessa realidade. Por maisque pensamos que a violência possaestar longe de nossas casas efamílias, a verdade é que a violênciapode estar presente em qualquerlugar. E muitas vezes começardentro nós mesmos.

Pensando nessa problemática, aCNBB (Conferência Nacional dosBispos do Brasil) definiu como temada Campanha da Fraternidade 2018a violência na sociedade em suasdiversas formas e perspectivas. Epor conta do seu alto nível decomplexidade, o tema foi discutido,refletido e aprofundado em umseminário na sede da CNBB, ondetudo começou.

Já o lema da campanha fazmenção ao livro de Mateus “EmCristo somos todos irmãos” (Mt23,8). A intenção é fazer com queos fieis e a sociedade em geralreflita sobre o que somos diante deDeus e verdadeiramente noscomportar como irmãos quesomos.

O cartaz da Campanha sugerejustamente esse comprometimentode todos. Juntos de mãos dadas, aimagem escolhida representa amultiplicidade da sociedadebrasileira em uma mistura dejovens, adultos e idosos dediferentes etnias e particularidades.

Especialmente no Ano do Laicato,que teve início na Igreja no Brasil emnovembro passado, o convite épara, por meio da CF 2018,refletirmos sobre a problemática daviolência, particularmente em comosuperá-la.

A verdade é que a violência estápresente em nossas vidas demaneira que nós mesmos não nosdamos conta, às vezes de formasutil, às vezes de forma mais dura.A CF deste ano convida a todos afazer essa reflexão em busca dasuperação da violência em todas assuas formas.

Antonio HenriquePASCOM

AUTO PEÇAS

GTN LTDA.

Peças e acessórios

p/ veículos em geral

Av. Serra Redonda, 31

Cid. Seródio -Grs

Tel : 24679669

MercadoSanches

SEMPRE PENSANDO EM VOCÊ!

Aceitamos todos os cartões!

R. Rafael Fernandes, 20Pq.Stos Dumont-Grs- SP

Tel 2467-1152

Venha conhecer nossas novasinstalações. Mercado Sanches

ainda maior e melhor. Temos padaria e açougue!

Entrega em domicílio

Em Foco

4 Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 2018

Paróquia emMOVIMENTO

Moda feminina, Masculina eInfantil. Aceitamos todos os

cartões.

Av. Florianópolis, 405 -Jd. São João

Patrocine nosso jornal enos ajude a evangelizar.

Ligue2467-0342

Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade esuperação da Violência

No último dia 27, a Campanha daFraternidade 2018 para ForaniaBonsucesso II aconteceu naParóquia Santo Alberto Magno eNossa Senhora das Graças comtema: “Fraternidade e Superaçãoda Violência” tendo como lema “EmCristo somos todos irmãos” (Mt23,8).

O objetivo central, segundo otexto base da CNBB (ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil), é“construir fraternidade,promovendo a cultura da paz, dareconciliação e da justiça, à luz daPalavra de Deus, como caminho desuperação da violência”.

Neste encontro, a equipediocesana que organiza o eventoapresentou para as quatroparóquias presentes os dozesubtemas que cerceiam a CF 2018embasados em estatísticas,revelando números da violência nacidade e no país.

Vários tipos de violência inseridosna sociedade fazem parte do nossodia a dia. De forma particular etambém nas vertentes sociais epartindo desse ponto é promovidoo debate na igreja e na sociedade,aproveitando o tema do anopastoral do Laicato – Leigos e

Leigas como Protagonistas.Segundo o professor Robson

Grizzilli, um dos palestrantes desteencontro, a Campanha daFraternidade é pautada na“construção da cultura da paz”, eletambém expôs alternativas efetivaspara comunidade realizar com baseno debate sobre a temática da CF.

A palestrante Kelly Almeidaenfatizou: “É um desafio muitogrande devido a complexidade dotema que exigiu da gente serprofundo, porém, o mais brevepossível, promovendo ocomprometimento dos agentespastorais para que essa reflexãotranspasse a Quaresma e que aspessoas produzam atitudes quecontribuam na superação daviolência”.

Segundo a Psicóloga FernandaMaia, a violência começa dentro denós mesmos. Ela apontou aindacomo podemos entender isso: “Aideia é fazer com que as pessoascomecem a refletir internamente,porque a violência parece que vemde fora, quando não é verdade. Porisso devemos pensar: ‘eu contribuocom violência? Ou luto contra ela?’”, finalizou.

Antônio Henrique - PASCOM

Festa do Sorvete

Aconteceu no dia 04 de fevereiroa festa do sorvete promovidapelas Irmãs operárias. Numatarde muito agradável dezenasde pessoas compareceram aosalão Padre Tadini paramomentos de muita alegria ediversão. Com o sorvete comopano de fundo, o importanteeram as brincadeiras com as

crianças, o Karaôke, bingos, asmarchinhas de carnaval e aalegria tão característica doseventos promovidos por estás

irmãs tão queridas em nossaparóquia.O evento que se iniciou as 12h,finalizou as 18h com o objetivo

Dia 15 de fevereiro,às 20h na capela

Santo AlbertoMagno.

mais do que atingido de não sógerar fundos paras as obrasassistências, mas tambémproporcionar a todos osparoquianos momentos decomunhão e alegria.

Alex [email protected]

MadeireiraSÃO VILACIO

Rua São Bento Trairi, 417 - Grs SP

Caibros, vigas, tábuas,maderit, forros, telhas,caixa d´água, areia,pedra, tijolo baiano,madeira aparelhada,cimento, cal, hidráulico e

ferragens em geral“Faça seu orçamento e comprove”

2469-2891/ 4963-6691

5Em Foco!

Duas noites de reflexão sobre aDoutrina Social da Igreja

Nos ajude a

evangelizar. Ligue

2467-0342

Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 2018

A Capela Matriz Santo AlbertoMagno e Nossa Senhora dasGraças recebeu nas noites de 01e 02 de fevereiro seus agentesde pastoral para estudo daDoutrina Social da Igrejaconduzido pelas Irmãs Operárias.

Entre os temas postos areflexão reflexão estava “APastoral Social e aTransformação da Sociedade”,que levantou emblemas de nossasociedade sobre ótica dediversos questionamentos: Comonossas pastorais sociais podemse articular e colaborar na lutapor políticas públicas de saúde,de saneamento básico, deeducação, de segurança, detransporte, do meio ambiente etransformem a sociedade?

Foi ainda sugerido a produção

de um levantamento dasnecessidades do bairro e deque forma as pastoraissociais e a comunidadepode se empenhar parareivindicar ao poder públicouma solução?

A reflexão dessesencontros se deram sobreduas perguntas principaisque sugeriram embasamentona Sagrada Escritura com osseguintes direcionamentos:O que o evangelho nosinspira e nos incentiva nocompromisso com atransformação dasociedade? Quais ossignificados de algunstermos específicos da leituraque nos provocam einspiram?

*Estes encontros paraaprofundamento são deextrema importânciaprincipalmente nestemomento, o ano do Laicato,em que devemos ser agentestransformadores dasociedade através dosensinamentos de Cristo.

Alan Silva - Capela SãoSebastião

Capela São Sebastião em Festa

A semana do padroeiro da Capela começou no último sábado 13, com aMissão pelas ruas do bairro, agentes depastoral e membros da comunidade sedirigiram as casas para rezar eevangelizar do moradores do entorno daigreja.

O domingo 14, seguiu com aprogramação como de costume as 10hcom Celebração feita pelos nossosministros Nelson Alves, Alan Pereira,

Claudinei Dias, Edson Sousa e Marcos

Barreto.Segunda feira, 15 o terço da misericórdia

às 15h seguido da missa com Pe. Césarderam continuidade a festa.

Terça feira, 16 a RCC animou a missaconduzida pelo Pe. Renan Araújo, filho destacapela. Quarta 17, as irmãs operáriasrezaram com a comunidade.  Padre Johnnyque também passou por nossa paróquiacelebrou na quinta feira, 18 e sexta feira 19,foi a vez do Bispo Diocesano Dom Edmilson.

O grande dia 20, sábado tivemos missasolene com Pe. César e bênção sobre águabenta distribuída como lembrança de maisuma festa do Mártir  Padroeiro que abre ostrabalhos pastorais de mais um ano denossa missão evangelizadora.

Marcela Vasconcelos

Fé e Política

Locação, compra evenda de imóveis.

Regularização de documentação

Tarifa de ônibus em Guarulhos é absurda, mas tem uma pegadinha

Patrocine nosso jornal e nosajude a evangelizar. Ligue

2467-0342

Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 20186

Box, vitrô, portas,janelas, corrimão,

Fone 4962 [email protected]

Box, vitrô, portas,janelas, corrimão, pélede vidro, fechamento de

sacada, estrutura dealumínio em geral.

Fone 4962 [email protected]

Rua Carlos Drumond de Andrade,

74, Inocoop - Grs

Fone 4962 [email protected]

Box, vitrô, portas,janelas, corrimão, pélede vidro, fechamento de

sacada, estrutura dealumínio em geral.

Fone 4962 [email protected]

Rua Carlos Drumond de Andrade,

74, Inocoop - Grs

Todo ano um mosquito e uma doença nova, será que é verdade?Ponto Crítico

A qualidade do serviço detransporte público em Guarulhos éruim se comparado a outrascidades, como São Paulo, que temtrem, metrô e ônibus. Por aqui, sótem ônibus, que circulam lotadosem vias pequenas, o que aumentaos congestionamentos. E, apesardisso, a tarifa guarulhense é mais

cara. O prefeito Guti (PSB)reajustou o preço para R$ 4,30 paraquem usa o cartão e R$ 4,70 paraquem paga em dinheiro. Os preçossão exorbitantes, principalmentepara quem paga em dinheiro. Afinal,por que cobrar a mais de umapessoa só porque ela não utiliza ocartão? A diferença de R$ 0,40 é

significativa, mas, certamente, nãoacontece por acaso. Ou ocorre umatentativa de reduzir o número deassaltos aos ônibus ou haverá umademissão em massa doscobradores. A alegação oficial daPrefeitura é que a diferença dastarifas serve para incentivar aspessoas a utilizarem cartões e, comisso, reduzir o dinheiro que circulanos coletivos. Isso, contudo, nãoevita que assaltos aconteçam, atéporque os maiores prejudicadossão os passageiros, quenormalmente têm itens roubados,como celulares e carteiras. Nacampanha eleitoral, Guti prometeuaprovar o Passe Livre para osestudantes. Para fazer isso, precisacortar custos ou aumentar a tarifapara os demais usuários. Adiferença gritante na tarifa forçaráuma radical mudança de

comportamento dos guarulhenses,que vão passar a usar cartões parapagar uma tarifa mais barata. Afunção do cobrador de ônibuspassará a ser desnecessária,porque a maioria utilizará cartões.É provável que depois das eleiçõesdeste ano, Guti envie à CâmaraMunicipal um projeto de lei que crieo Passe Livre ao estudante e retirea obrigatoriedade dos ônibusmunicipais terem cobradores –medida que foi implantada pelo ex-prefeito Sebastião Almeida (PDT).Infelizmente, parece que a caixapreta dos transportes vai continuar,sem que o guarulhense saiba, defato, quanto custa realmente oserviço e qual é o lucro dosempresários de ônibus.

Wellington Alves - Jornalista

Olá amigos, retomando nosso jornale já com um pé na quaresma e nacampanha da fraternidade que este anovem abordar o tema violência, me pegoa pensar em mais um verão com maisuma doença do temível mosquito.

Amigos, desde que o Brasil adentrouem uma terrível crise financeira, quecomeçou no final de 2013 e segue atéos dias de hoje, temos uma doençanova provocada por este terrívelmosquito. Em meio a tudo isto mequestiono, será mesmo que é verdade?

Em primeiro lugar não estou falandoque as pessoas não devem se proteger,porém vivendo num país de políticos

calhordas, interesseirose ladrões pela próprianatureza, não temcomo não pensar oquanto é estranho estáepidemia aparecerjustamente nummomento de votação dareforma da previdência,num momento onde apassagem de ônibusaumentou de R$ 4,15para R$ 4,70, nummomento de aumentos

semanais dos combustíveis e tantasoutras coisas que nos fazem refletir pornosso papel de “palhaço” na políticabrasileira.

Amigos sou adapto do pensamentoque não há político inocente, eles sãono mínimo cumplices dentro de“esquemas” que de tanto seremrepetidos, já são considerados atosnormais nas atividades dessaspessoas.

Amigos, temos muito a refletir sobreo contexto político, pois as contas nãofecham, por exemplo, o salário de umpresidente é de R$ 30.934,70, ou seja,um valor de mais ou menos 1 milhão e

oitocentos mil por quatro anos demandato, para que se tenha uma ideiana campanha de reeleição ex-presidenteLula, foram gastos somente compropaganda 18 milhões de reais. Sei quemuitos poderiam dizer que o montanteé o resultado dos esforços do partidona busca por um país conforme osprincípios pelo partido pregados, masconhecendo o ser humano, e sua políticado toma lá da cá, é de se ficar nomínimo com uma pulga atrás da orelha.

Amigos temos que estar atentos, poissempre que algo muito polêmico tem queser votado, um mosquito aparece, muitobarulho é lançado para que nãoprestemos atenção no principal e assimmais uma decisão sobre o nosso futuroseja tomada.

Fala-se muito que a reforma daprevidência é necessária, talvezrealmente seja, porém, vamos continuarpagando a conta, pois como é possívelum político que já ganha um saláriomaior até que de médicos, ainda simnecessitar de auxílio terno, auxíliomoradia? Grande parte da nossapopulação vive de salário mínimo e temque bancar moradia, alimentação,transporte e vestuário com o valor de R$

954,00, isto é justo?Confesso que até mesmo as pessoasditas cristãs católicas que adentramneste meio me trazem preocupações,afinal pelo que parece é muito mais fácilpassar para o lado da escuridão quelevar luz em meio a estas trevas.Enfim fiquemos atentos, pois quandonão decidimos os rumos da política quenos cerca, a política decide o rumo denossas vidas e com isto chegamos aocenário que temos hoje, com políticosricos e a população tendo que viver comum salário insuficiente, com combustívelcom valor absurdo, com passagem deR$ 4,70, com uma saúde precária, comuma educação desastrosa e tudo istose resumindo ao lançamento de umnovo modelo de mosquito por ano,criando o pânico na população, tirandoo foco de assuntos importantes. E paraterminar fica a pergunta: Com tantodesespero por uma dose de vacina, elasestão sendo compradas pelo preço justoou superfaturadas como tudo nestaterra sem donos que vivemos?Um forte abraço e até o próximo mês.

Alex Gomilva Ceolin [email protected]

Dízimo

LISTA DE ANIVERSARIANTES DIZIMÍSTAS DE JANEIRO

7Guarulhos, Janeiro/Dezembro de 2018

Um grande passo para a caminhada de Igreja

Santo

Palavra do Catequista

Com grande alegria, asatividades da Catequeseretornam este mês, sendo assim,grandes expectativas estão à florda pele, neste novo ano civil. De

modo particular em minha turmade Catequese, que neste anoreceberá os Sacramentos daIniciação Cristã.

Já se passaram um ano de

SANTO ALBERTO MAGNO15/02/1964ABIGAIL FERREIRA DE LIMA FREITAS25/02/1988ADILMÃ ESPÍRITO SANTO MALTA SILVA11/02/1974 AILANA DOS SANTOS SILVA16/02/1952ALAÍDE SOUZA SILVA19/02/1943ALVINO JOSÉ DOS SANTOS26/02/2001AMANDA DIAS SILVA21/02/1948ANA RITA DA SILVA NOGUEIRA14/02/2000ANDRÉ ARAUJO DE MORAES14/02/2000ANDRÉ ARAÚJO DE MORAIS08/02/1997ANDRESSA SIZILII DE CASTRO19/02/1990ANGÉLICA CRISTINA FERREIRA18/02/1960Angelita Alexandre Mariz09/02/1969ARGEMIRO DA SILVA TOMAS11/02/2002 BEATRIZ ALVES DE ALMEIDA25/02/2000BRUNO MARQUES BOZELLI27/02/2005CAUÃ THOMÉ FAGUNDES21/02/1982CLAUDIA CRISTINA MARCELINO03/02/1999DAVID PINHEIRO LOPES12/02/1985DIRCEU BEZERRA JUNIOR02/02/1976EDEGILSON SOARES DA SILVA11/02/1977 EDENILSON ALVINO DE SOUZA13/02/1988EDGARD MEDEIROS28/02/1977EGMAR SILVA CABRAL GALVÃO27/02/1975ELIENE ALVES DA SILVA SANTOS06/02/1974ELISÂNGELA CRISTINA PEREIRA CARVALH23/02/1980ELIZABETE ALVES DA SILVA SANTOS28/02/2001ESTELA DUARTE OLIVEIRA17/02/2003GABRIEL DE MORAES MAGALHÃES BARRO28/02/2001GABRIEL FREIRE DOS SANTOS24/02/2000GABRIEL HENRIQUE RODRIGUES MAIA14/02/1999GABRIELA APARECIDA FERREIRA DA SILV07/02/2004GABRIELE ASSIS DE AZEVEDO14/02/2004GABRIELLE VIEIRA SILVA02/02/1968GILDO GOMES DE ALMEIDA12/02/1964Gilmar João da Silva01/02/2001GILMAR NUNES GALINDO14/02/1999GIOVANNA VICENTE DA SILVA11/02/1999 GUSTAVO DE JESUS MACEDO03/02/2002HIGER MOREIRA GOMES10/02/1938HILDA MARIA DO NASCIMENTO10/02/2002IORRANE GOMES DA SILVA 01/02/1966 IRENE SANTOS SOUZA17/02/2000ISABELA APARECIDA AZEVEDO DOS SANTOS06/02/1970IVANY DO NASCIMENTO01/02/2000IZABEL NANCY NOGUEIRA FERREIRRA DE13/02/2002IZABEL RAMIRES DA MATA20/02/2006IZADORA ABRANTES RAMOS23/02/2001JHENNIFER SOARES AMÉRICO13/02/2002JOÃO AFONSO DA SILVA06/02/2005JOÃO PAULO ALENCAR ALVES26/02/2000JOÃO VICTOR RIGUEIRA SANTOS

26/02/2000JOÃO VICTOR SINQUEIRA SANTOS18/02/2001JOÃO VITOR CARVALHO DA SILVA SANTOS02/02/1962JOSÉ ABÍLIO BATISTA16/02/1971JOSÉ CARLOS FERREIRA DA SILVA06/02/1944José Lopes do Carmo02/02/1966JOSEFA BENEDITA O. SILVA CARDONE16/02/2004JÚLIA PRADO PEREIRA22/02/1986Kaiala Mello09/02/1999KAREN PEREIRA MOTA08/02/1996KETHELLEEN FERNANDA LINO13/02/1999LARISSA DE SOUZA FRANÇA08/02/1998LARISSA DIAS DOS SANTOS27/02/1998LARISSA MARA CARNEIRO ALVES02/02/1976Leandro Dias de Santana22/02/2003LUANA DOS SANTOS OLIVEIRA09/02/2001LUCAS ALEJANDRO OLIVEIRA PEDROSO09/02/2000LUCAS IOTTI ZAGO09/02/1983LUIZ CARLOS BARBOSA DIAS05/02/1988LUIZ CARLOS DE SOUZA20/02/2005LUIZ HENRIQUE SANTOS DA SILVA23/02/2002LUKAS ALMEIDA SENA14/02/2000MAÍRA TEIXEIRA ALEXANDRINO27/02/1965MANOEL MEDEIROS OLIVEIRA06/02/1977MARIA CRISTINA DE BARROS18/02/1990MARIA DAS NEVES DOS SANTOS16/02/1943MARIA DE LOURDES DA CUNHA22/02/1968MARIA DO SOCORRO LOPES GUEDES06/02/2005MARIA EDUARDA LEITE DE ASSIS20/02/2002MARIA EDUARDA SOUZA DE PAULA15/02/1960MARIA HELENA BALTIERI09/02/1983MARIA IVANILDA SILVA DE LIMA19/02/1981MARIA SILVANEIDE SOUZA19/02/2002MATHEUS CABRAL DA SILVA01/02/2000MAURICIO ESPEDITO DOS SANTOS01/02/2000MAURICIO ESPEDITO DOS SANTOS09/02/1970MAURO LÚCIO DOS SANTOS05/02/1993Mayara Amanda Neves06/02/2000MILENA NATAN SILVA06/02/2000MILLENA NATAN SILVA20/02/2002NAYARA FERNANDES DA SILVAEIRA11/02/1950 NELSON DE ARAÚJO LACERDA 01/02/1956 OZINETE NERI ZANELLATTO08/02/2017PAULO ROBERTO DOS SANTOS28/02/1977PAULO ROGÉRIO OLIVEIRA DOS SANTOS02/02/1940PERIANO JUSTINO DA SILVA20/02/1966RAIMUNDO OLIVEIRA DE SOUZA17/02/1944ROSA IOLANDA MAFRA PEREIRA19/02/1939ROSANIA DA PIEDADE MENDES DE AZEVE17/02/1958SEBASTIÃO CARDOSO DE OLIVEIRA10/02/1999STEFANY DA SILVA SANTOS26/02/1999TALITA MACHADO SILVA

25/02/1998TATIANE APARECIDA FELIX DA SILVA09/02/1950TEREZINHA CAVALCANTE DO CARMO22/02/2000THAMIRES CRISTINA MONTEIRO DE DEUS28/02/1996THAYNÁ APARECIDA DE CARVALHO14/02/1963VALTER DE JESUS05/02/1988VANESSA MOTA DA SILVA13/02/2002VICTÓRIA OLIVEIRA CRUZ07/02/2000VICTÓRIA RODRIGUES PEREIRA25/02/1973VIRGINIA APARECIDA SILVA17/02/2003 WINY CORREIA FARIAS DE ALMEIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA13/02/2012CARMITA SOARES COSTA06/02/1993DIEGO SANT’ANNA08/02/2000EDSON FRANCISCO DOS SANTOS21/02/2007FRANÇA FERNANDA SAMPAIO FAGUNDES07/02/2011 ISABELA MARTINS SANTOS LIMA05/02/2012ISAURA ALVES P. DA SILVA27/02/2007JÚLIA RODRIGUES CAIRES28/02/2007LETICIA DE BRITO SOUSA08/02/2000MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA SANTOS05/02/2000MARIA DO CARMO FERNANDES AQUINO12/02/2012ZÉLIA RIBEIRO SANTANA

SANTA TERESA D`AVILA06/02/1975 ADRIANA CONCEIÇÃO PEREIRA DE MARCH18/02/1951 ANTONINA OLIVEIRA CERQUEIRA12/02/1953 EUNICE JOFFRE NEGRELI07/02/1972 EZILCE ANGELA RADESKI04/02/1986 FERNANDA DE SALES TITO04/02/1986 FERNANDA DE SALES TITO09/02/2007 IZAQUE MACEDO DOS SANTOS16/02/1961 JOSÉ DE OLIVEIRA18/02/1961 JÚLIA CARNEIRO DA SILVA URBANO21/02/1993 MARCELO VIEIRA DO NASCIMENTO05/02/1977 MARCOS JACINTO DA SILVA01/02/1965 MARIA CELINA R. SANTOS26/02/1948 MARIA DAS DORES G. ALVES20/02/1977 MARIA ELIENE DOS SANTOS SOUZA27/02/1956 MARIA ELIZABETH VILAS BOAS TOLENTINO27/02/2016 MARIA VANEIDE GOMES PEREIRA15/02/2000 MATEUS MARQUES DA SILVA01/02/1993 RENATA SOUZA ALVES08/02/1971 SIMONE BARBOSA DIAS09/02/1962 TOLENTINO C. FERNANDES

aprendizadocom os jovens.Nos encontros,partilhamos asexperiênciasde cada um;pensamentossobre umdeterminadoa s s u n t o ,sempre a luzda Palavra, daoração, poissão momentosque nosdeixam firmese fortes parap o d e rcaminhar comDeus.

Neste novoano, ques u p õ eg r a n d e sexpectativas

com estes jovens, não somente deminha turma mas, de modo geral.Esperamos que esses Jovenspossam ser capazes de serpessoas que saibam discernir o

que a Igreja nos ensina e nosorienta. Precisamos de Jovensque digam “SIM” a vontade deDeus e que estejam preparadosao serviço da Igreja.

Na Catequese, os Jovensestão nesse processo deaprendizado, de conhecimentodas riquezas de nossa amadaIgreja, e como Catequista, é umagrande alegria poder ajudá-losa crescer na fé e a mergulharnas tradições da Igreja. Issopode fortalecer diariamente avontade de estar a serviço.

Nossos Jovens precisam serincentivados, acolhidos einseridos dentro da comunidadepara que cresçam junto com acomunidade. Muitos sepreparam para os Sacramentos,mas acabam não seguindoposteriormente. O nosso intuídoé de poder atingir os coraçõesde cada Jovem, mostrando quecom Deus, serão ainda maisfelizes.

Alan Pereira da SilvaCatequista da Capela São

Sebastião

04/02/1960ALZENIR V. DE JESUS04/02/1953FRANCISCA A. DA SILVA21/02/2005GUILHERME S. SOUZA17/02/1946IRACEMA J. DA SILVA23/02/2002LUKAS A. SENA10/02/1938MARIA B. DOS SANTOS22/02/1981MARIA DE L. C. SILVA18/02/1942MARIA DE L. FERREIRA01/02/1948MARIA E. DE SOUZA25/02/1958MARIA G. SOARES23/02/2001RHYAN W. DOS S. SILVA04/02/1959Roza Maria da Silva

SÃO SEBASTIÃO

Brincando com Albertinho

Divirta-se com o Albertinho e d

Santo do mêsCozinhando com Albertinho

8 Guarulhos, Janeiro/Fevereiro de 2018

Divirta-se com o Albertinho e decifre suas

brincadeiras. Mãos a obra!

Cação ao molho demaça

Rua Ozildo Baltiere nº 126, Jd São João: 2467-6189

CURSOS

COM

DIPLOMA!

Santo Onésimo

A vida de Santo Onésimo foitestemunha o amor de Deus pelospequenos e fracos. Este santo eraum escravo e sua condição socialnão o impediu de buscar a verdadede Jesus Cristo.  

Muitas vezes esquecemos queJesus escolheu os pequenos efracos para estar com ele eprivilegiamos somente aqueles quenos podem oferecer vantagens emtroca de nossos serviços.

Reencontrar o amor de Deus noserviço aos mais pobres eabandonados nos aproxima aindamais do coraçãomisericordioso do Pai que desdeo começo dos tempos teve ospequenos e pobres como seuspreferidos.

Que sejamos modelo desimplicidade e santidade. Permita-nos, pela sua bondade, servir aosmais esquecidos do mesmo modoque Onésimo serviu os cristãos deseu tempo. Por Cristo nossoSenhor. Amém.

Ingredientes4 pedaços de cação3 dentes de alho1 cebola3 col. sopa de azeite1/2 copo de leite1 xícara de chá de molho

de tomate1 maçã sem casca

cortada em cubinhos1/4 de col.chá de noz-

moscada1/2 col.chá de canela em

pó1 col.sopa de coentro

picadoModo de PreparoTempere o peixe com o

sal e a pimenta. Refogueo alho e a cebola no azeite.

Junte o molho de tomatee cozinhe por 5 minutos.

Ponha o leite, a maçã, anoz-moscada e a canela.Mexa e acrescente opeixe.

Abaixe o lume, tampe apanela e cozinhe por mais10 minutosa p r o x i m a d a m e n t e .Polvilhe com coentro esirva imediatamente.

Untitled-1 08/02/2018, 07:211