ano xiii - nº 146 jan / fev 2010 vamos a termas de · pdf filealmir munhoz, presidente do...

4
Tel: (11) 3351-8899 www.sintetel.org Ano XIII - nº 146 Jan / Fev 2010 Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo Perdeu alguma edição do jornal Linha Direta Aposentados? Não se preocupe! Basta acessar o endereço eletrônico www.sintetel.org e baixar gratuitamente a versão online da publicação. No site você achará todas as edições já publicadas pelo Sintetel nos últimos anos. O Sintetel organizará de 23 a 26 de maio, por meio do Centro de Convívio dos Aposentados, uma viagem ao resort Termas de Jurema, localizado no interior do Paraná. O local conta com grande infraestrutura, atividades recreativas e diversas opções de lazer. Os pagamentos podem ser realizados a partir de março, por isso, não perca tempo e garanta sua vaga. Vamos a Termas de Jurema Vamos a Termas de Jurema Leia mais informações sobre o tema na página 4. Sintetel completa 68 ANOS DE LUTA e você é o convidado! Sintetel completa 68 ANOS DE LUTA e você é o convidado! Não perca a grande festa de aniversário do Sindicato com a apresentação de diversos artistas. Fique de olho e aguarde novas informações. Participe do seminário mais próximo a você! O Sintetel prometeu no ano passado e, agora, vem dizer que palavra dada é promessa cumprida. Os tradicionais seminários dos aposentados, que não foram realizados no ano passado por conflitos de agenda, retornarão com força total no segundo semestre de 2010. Os eventos, que serão distribuídos entre os meses de julho, agosto e setembro, têm por objetivo promover a integração dos trabalhadores que participaram por muito tempo da nossa categoria. Fique de olho no calendário e não perca o evento mais próximo a você. Participe! 31 de julho: Ribeirão Preto 14 de agosto: São José do Rio Preto 11 de setembro: Santos 18 de setembro: Campinas / Vale do Paraíba 21 de agosto: Bauru 28 de agosto: ABCD paulista, Mauá e Alto Tietê

Upload: ngotu

Post on 06-Feb-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano XIII - nº 146 Jan / Fev 2010 Vamos a Termas de · PDF fileAlmir Munhoz, presidente do Sintetel, ... da diretoria e assessores com harmonia, ponto imprescindível para o sucesso

Tel: (11) 3351-8899www.sintetel.org

Ano XIII - nº 146Jan / Fev 2010

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo

Perdeu alguma edição do jornal Linha Direta Aposentados? Não se preocupe! Basta acessar o endereço eletrônico www.sintetel.org e

baixar gratuitamente a versão online da publicação. No site você achará todas as edições já publicadas pelo Sintetel nos últimos anos.

O Sintetel organizará de 23 a 26 de maio, por

meio do Centro de Convívio dos Aposentados,

uma viagem ao resort Termas de Jurema,

localizado no interior do Paraná. O local conta

com grande infraestrutura, atividades recreativas

e diversas opções de lazer. Os pagamentos

podem ser realizados a partir de março, por isso,

não perca tempo e garanta sua vaga.

Vamos a Termas de JuremaVamos a Termas de Jurema

Leia mais informações sobre o tema na página 4.

Sintetel completa

68 ANOS DE LUTA

e você é o convidado!

Sintetel completa

68 ANOS DE LUTA

e você é o convidado!Não perca a grande festa de aniversário do Sindicato

com a apresentação de diversos ar tistas. Fique de

olho e aguarde novas informações.

Participe do seminário mais próximo a você!O Sintetel prometeu no ano passado e, agora, vem dizer que palavra dada épromessa cumprida. Os tradicionais seminários dos aposentados, que não foramrealizados no ano passado por conflitos de agenda, retornarão com força totalno segundo semestre de 2010. Os eventos, que serão distribuídos entre osmeses de julho, agosto e setembro, têm por objetivo promover a integração dostrabalhadores que participaram por muito tempo da nossa categoria. Fique deolho no calendário e não perca o evento mais próximo a você. Participe!

31 de julho:

Ribeirão Preto

14 de agosto:

São José do Rio Preto

11 de setembro:

Santos

18 de setembro:

Campinas / Vale do Paraíba

21 de agosto:

Bauru

28 de agosto:

ABCD paulista, Mauá e Alto Tietê

Page 2: Ano XIII - nº 146 Jan / Fev 2010 Vamos a Termas de · PDF fileAlmir Munhoz, presidente do Sintetel, ... da diretoria e assessores com harmonia, ponto imprescindível para o sucesso

Homenagem

Palavra do presidente Palavra de Amigo

Germar Pereira da Silva édiretor de Aposentados do SINTETEL

2 SINDICATO aposentados JAN / FEV 2010

Almir Munhoz é presidente doSINTETEL

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado de São PauloSEDE: Rua Bento Freitas, 64 - Tel (11) 3351- 8899 SUBSEDES: ABC (11) 4123-8975 BAURU (14) 3231-1616 CAMPINAS (19) 3236-1080

RIBEIRÃO PRETO (16) 3610-3015 SANTOS (13) 3225-2422 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (17) 3232-5560 VALE DO PARAÍBA (12) 3939-1620

Órgão de divulgação - Linha Direta EspecialDep to . Comun icação do S in te te l : Di retor Responsável : A lmir Munhoz - Jorn. Resp. : Marco T i re l l i (MTb 23.187) - Redação: Amanda Santoro, Emi l io Franco Jr . e Marco

Tire l l i .Fo tos : J .Amaro - D iag ramação : Amanda San to ro - Imp ressão : G rá f i ca Un i s i nd - T i r agem: 6 .500 exemp la res

FILIADO À:EXPEDIENTE

Novidade

No final do mês de fevereiro reunitoda a diretor ia juntamente comnossas assessorias para traçar metase definir objetivos que devemos seguirnos próximos anos.

Companheiros, afirmo que realizamosuma reunião muito produtiva comconsciência para planejar um Sindicatoainda mais forte, grande e unido. Commuita sobriedade manteremos o Sintetelna posição que ele merece no cenáriosindical brasileiro.

A diretoria saiu da reunião mais unidae com um ânimo adicional para cumprirtodas as metas determinadas.Queremos avançar naquilo que forpossível e estamos no rumo certo!

Aproveito a opor tunidade paraparabenizar todas as mulheres no mêsem que comemoramos o DiaInternacional da Mulher. Em 2010, oSintetel inovou e desmembrou em doismomentos o evento que tradicionalmenterealizamos em homenagem àstrabalhadoras da categoria.

Realizamos uma atividade para as regiõesde Ribeirão Preto, São José do Rio Preto eBauru. Na presente edição abordaremoso evento do interior que foi um sucesso.No próximo número, retrataremos oevento de São Paulo que também reuniráas subsedes de Campinas, BaixadaSantista e Vale do Paraíba.

A novidade será a retomada dosseminários dos aposentados em 2010.Será uma renovação de amizade ecarinho que o Sintetel tem por todos.

No rumo certo! Minhas amigas e

meus amigos

A Força Sindical inaugurou sua nova sede no domingo, dia 7 de março. A solenidadecontou com a presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi; do prefeito de SãoPaulo, Gilber to Kassab; do líder do governo na Câmara dos Deputados, CândidoVacarezza (PT-SP); dos presidentes das centrais sindicais e dos sindicalistas dediversas categorias, entre eles os diretores do Sintetel Marcos Milanez, CristianeNascimento, Maria Edna Medeiros e Germar Pereira da Silva.

A manutenção do imposto sindical, a redução da jornada de trabalho para 40horas e a eleição da sucessora de Lula para o Planalto também estiveramentre as bandeiras levantadas pelos líderes dos trabalhadores.

Segundo Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o prefeito de São Paulo, Gilber toKassab (DEM) garantiu uma reunião nacional com as centrais sindicais noestádio do Pacaembu, de propriedade da prefeitura. Segundo Paulinho, naocasião servirá para a elaboração de um documento único para ser apresentadoaos candidatos à Presidência da República.

FORÇA SINDICAL inaugura nova sede

É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Vicente Felice. Ocompanheiro era sócio do Sintetel com grandes participações nos mais variadoseventos promovidos pelo Sindicato. Vicente foi, inclusive, delegado sindical daentidade.

A diretoria do Sintetel solidariza-se com a família pela irreparável perda. Vicentenos deixou no dia 11 de fevereiro de 2010.

Comunicado de falecimento

Ao me dirigir a vocês pela primeira vezneste ano desejo a todos um feliz 2010com muita saúde e paz em vossos lares.

Inicio o ano com alegria, pois teremos oretorno dos nossos seminários deaposentados em todas as regionais e issojá está garantido pela direção do nossoSintetel. Na ocasião, teremos aopor tunidade de reencontrar nossasantigas amizades.

Como este é um ano eleitoral, asresoluções sobre diversos segmentoscostumam ficar de lado, mas possoassegura-lhes que estamos atentos no quediz respeito aos nossos direitos.

Como aposentados, nós contamos com adedicação do Sindicato Nacional dosAposentados, o SINDINAPI, bem como ototal apoio das centrais sindicais.

No mês de maio realizaremos mais umade nossas viagens. Desta vez, visitaremosTermas de Jurema, no estado do Paraná,em Iretama. Faça já a sua reserva e venhadesfrutar de bons momentos nacompanhia dos amigos.

Vamos aguardar os acontecimentos e, namedida que surgirem novas informações,eu lhes informarei.

Até breve.

Os diretores do Sintetel marcaram presença na inauguração: Germar Pereira da Silva, Cristiane Nascimento,

Maria Edna Medeiros e Marcos Milanez

Page 3: Ano XIII - nº 146 Jan / Fev 2010 Vamos a Termas de · PDF fileAlmir Munhoz, presidente do Sintetel, ... da diretoria e assessores com harmonia, ponto imprescindível para o sucesso

aposentados NOTÍCIAS 3JAN / FEV 2010

D i r e t r i z e s

Diretoria e assessores do Sintetel alinham propostas para novo mandatoDiretoria e assessores do Sintetel alinham propostas para novo mandato

Diretoria e assessores acertam diretrizes do Sintetel para quadriênio 2009/2013

Almir Munhoz, presidente do Sintetel, conduz as

atividades durante os dois dias de reunião

Reuniões ocorreram nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Hotel Solar das Andorinhas, em Campinas

Entre os dias 25 e 26 de fevereiroaconteceu a reunião de planejamentopara adoção de diretrizes no quadriênio2009/2013. O evento teve por objetivoalinhar as propostas da nova diretoriapara as diversas pastas de atividadesexistentes na chapa de candidatura. AlmirMunhoz, presidente do Sintetel, abriu aplenária com o seu discurso sobre anecessidade da união entre os membrosque assumem o comando. “Todos aquisão necessários e prioritários. Hoje,acima de qualquer projeto específico, faz-se necessário obser varmos o

comprometimento de todos osenvolvidos”, afirmou.

Dando continuidade às atividades, JoãoGuilherme Vargas Netto, assessor sindicaldo Sintetel, abordou as dificuldadesenfrentadas no exterior e quaisconsequências econômicas são refletidasno Brasil. “Descobrimos que a criseeconômica foi realmente uma marolinhapor aqui. Isso é resultado direto dopensamento do movimento sindical, quefoi ampliado pelo presidente Lula para asua política de governo”, pontuou.

Após a análise de conjuntura do

companheiro Vargas Netto, os dirigentese assessores da entidade apresentaramos seus projetos. Ao final do processo, opresidente Almir Munhoz abriu espaçopara o debate de ideias. “Foi ummomento muito bom, pois senti aseriedade destes novos e antigoscompanheiros na conquista de objetivoscomuns em torno do crescimento doSintetel”, complementou Gilber toDourado, vice-presidente da entidade.

Gilber to Dourado e Luiz

Antônio de Medeiros

conduzem atividades no último

dia da reunião de

planejamento da diretoria

Em 26 de fevereiro, segundo dia detrabalhos, os diretores e assessores doSintetel contaram com a presença de LuizAntônio de Medeiros, secretário Nacionaldas Relações de Trabalho do governoLula. Na ocasião, Medeiros contoualgumas passagens da sua trajetóriapolítico-sindical, principalmente nocomando desta importante secretaria doMinistério do Trabalho e Emprego.

“Coordeno alguns trabalhos quecer tamente beneficiarão boa par te dostrabalhadores bras i le i ros , como aregulamentação dos temporários, otrabalho aos domingos no comércio,o reconhec imento das centra iss ind ica is e a representação dos

trabalhadores em todos os conselhosfederais”, disse. “Os trabalhadores emtelecomunicações poderão semprecontar comigo, pois sou agradecido àcategoria e, para mim, a gratidão é umavir tude inegociável”, finalizou Medeiros.

Dando prosseguimento ao evento,Gilber to Dourado, vice-presidente doSintetel, pediu a palavra para falar sobreum impor tante assunto: a presença depolíticos de origem sindical na Câmaracomo forma de assegurar as conquistasda classe trabalhadora. “O Sintetel agiuequivocadamente quando pensou quesindicalismo e política não se fundiam,que uma coisa funcionava separadamenteda outra”, afirmou. “Revimos a nossapostura e avaliamos a necessidade derepresentantes no Legislativo, pois é láque as coisas realmente acontecem.

Temos que ampliar o poder sindical quetemos no Estado de São Paulo para aesfera política”, complementou.

Para finalizar as atividades, o assessorsindical José Luiz Passos Jorge dividiu ospar ticipantes em grupos para arealização de uma dinâmica, que foicapaz de propiciar o trabalho conjuntoda diretoria e assessores com harmonia,ponto imprescindível para o sucessoadministrativo de uma entidade com oporte do Sintetel.

Gilber to Dourado, vice-presidente do Sintetel,

enfatiza a necessidade da categoria unir-se

em torno de políticos que representem a

classe trabalhadora

Page 4: Ano XIII - nº 146 Jan / Fev 2010 Vamos a Termas de · PDF fileAlmir Munhoz, presidente do Sintetel, ... da diretoria e assessores com harmonia, ponto imprescindível para o sucesso

aposentados JAN / FEV 20104 VARIEDADES

Comemoração

Grande público e evento bem estruturado garantem o sucesso do

DIA INTERNACIONAL DA MULHER DO INTERIORHomenagem sediada por Ribeirão Preto foi a primeira a acontecer fora da capital.

A comemoração do Dia Internacional daMulher do Sintetel realizada no interior doEstado reuniu, no dia 6 de março,aproximadamente 400 pessoas ,em suagrande maioria vindas de Bauru, São Josédo Rio Preto, Araraquara e da própriacidade-sede, Ribeirão Preto. Neste ano, aestrutura preparada pela equipe dasecretaria da mulher do Sintetel no Clubede Campos dos Comerciários.

O público misturava mulheres de todas asidades. Diante desta plateia, a Secretária daMulher do Sintetel, Maria Edna Medeiros, deuinício à solenidade ao discursar sobre aorigem da data e ao homenagear afundadora da Pastoral da Criança, amissionária Zilda Arns, falecida no terremotoque devastou o Haiti no começo do ano. Emseguida, a mesa das autoridades foi formadapelos convidados José Carlos Guicho, diretor

de finanças do Sintetel, Gilberto Dourado,vice-presidente da entidade e Luiz Antôniode Medeiros, secretário do trabalho dogoverno Lula. Além deles, completavam amesa Regina Zagretti, vice-presidente doSindicato dos Comerciários de Ribeirão,Rogério Ubine (UNI), Luciana Holtz, da OngOncoguia, e os diretores regionais dassubsedes de Ribeirão Preto, José Robertoda Silva, São José do Rio Preto, Ismar JoséAntônio, e Bauru, Jorge Luiz Xavier.

Nos discursos de abertura, José Carlos Guichocontou que a descentralização do evento éuma forma de dar maior comodidade àsmulheres, evitando o deslocamento até acapital do Estado. Ao dizer sobre asqualidade e importância do sexo feminino,Guicho foi bastante aplaudido pela plateia.Luiz Antônio de Medeiros aproveitou aocasião para contar sua trajetória como

fundador da Força Sindical e deputadofederal, o que lhe deu a oportunidade depresidir a CPI da Pirataria. “A mulher precisaocupar cargos de comando”, discursou. “Amentalidade machista da sociedade temque mudar”, ponderou.

Gilberto Dourado agradou aos presentescom seu discurso. Esbanjando simpatia,disse que as conquistas relacionadas àcondição feminina são boas, mas nãosuficientes. “As políticas para as mulheresprecisam de fato ser implementadas e nãoficar só no papel”, esbravejou.

Após a abertura oficial, a equipe da Oncoguiae os “Doutores Cidadãos” realizaram umaapresentação interativa na qual o públicopôde esclarecer dúvidas sobre o câncer demama, assunto central do evento. Amensagem principal deixada pelos

palestrantes foi a importância do exame damamografia, principalmente depois dos 40,e a necessidade de manter hábitos saudáveis.

Antes do encerramento, diversos brindes,entre eles dvds e uma televisão 29polegadas, foram sor teados para asmulheres. Os par ticipantes receberamainda materiais informativos, tais comoManual de Bolsa e Lei da Mamografia. Dolado de fora, monitores entretiam os maisnovos no ‘Espaço Criança’ e stands deserviços, como os da ABET e da Drogasil.

No começo de março, a Comissão de Assuntos Econômicosdo Senado (CAE) aprovou o projeto de lei que propõe o benefíciotributário da isenção do Imposto de Renda para aposentadose pensionistas com idade igual ou superior a 60 anos deidade – tanto para contemplados pela Previdência Social(pública) quanto pela complementar (privada). A aprovaçãoaconteceu em caráter terminativo e, portanto, não precisa passar por votação no plenário.

Segundo o senador César Borges (PR-BA), autor do documento encaminhado para aapreciação da CAE, deve-se haver uma adequação geral ao Estatuto do Idoso, e não hásentido existir um parâmetro etário para tributação fiscal e outro para os demais fins. Issosignifica, na prática, que – se aprovado pela Câmara dos Deputados – o limite atual deisenção (R$ 1.499,15) seria dobrado (R$ 2.998,30) já na chegada aos 60 anos de idade, ouseja, com 5 anos de antecedência (hoje o benefício só é concedido para aposentados epensionistas a partir dos 65 anos).

“Acho o projeto válido porque assim teremos uma chance maior de fazermos bom uso daaposentadoria para atividades de lazer, cultura e qualificação”, afirmou Germar Pereirada Silva, diretor do Centro de Convívio de Aposentados do Sintetel.

Senado aprova isenção de IR para aposentadosa partir de 60 anos

Viagem a Termas de Jurema. NÃO PERCA!Resort paranaense oferece excelente infraestrutura

O Sintetel preparou uma grande viagem para o resort Termasde Jurema, na cidade paranaense de Iretama. De 23 a 28 demaio, os aposentados poderão aproveitar toda a estruturadeste excelente hotel, que conta com piscinas aquecidas,atividades recreativas como hidroginástica, passeios a cavalo,além de caminhadas orientadas. A programação é repensadaa cada dia, dessa forma, os hóspedes se divertem sempre deum modo diferente.

O pacote inclui transporte em ônibus especial para turismo,seguro viagem, serviço de bordo, cinco cafés-da-manhã enove refeições, quatro noites de hospedagem com pensãocompleta e guia. (O valor por pessoa é de R$ 1.608 emapartamento triplo, R$ 1.668 para quartos duplos e R$ 2.858em acomodações individuais). O pagamento pode ser feitoem até 6x iguais para as pessoas que fecharem ainda nomês de março. Em abril, o máximo passa a ser de 5x, já emmaio, apenas 4x. Quitações à vista terão 3% de desconto.

Para outras informações e reservas, basta entrar em contato pelo telefone 3221-9079.