ano xi | nº 103 | abril 2013

12
Está tudo pronto para a 6ª edição da tradicional festa do trabalhador. Neste ano, o evento acontece em dois dias seguidos: 30 de abril e 1º de maio. No dia do trabalhador, a ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida oferece um circuito com exames preventivos. Página 4 No Workshop de Inovação, participantes do plano de melhoria da competitividade apresentaram resultados de suas empresas após adesão ao projeto. Página 3 Entidade comemora 30 anos de atuação. Página 6 Curso “Como apurar custos e formar o preço de venda” une teoria e prática. Página 11 Braço social do Sinbi recebe doação de ovos de páscoa. Página 12 BiriFest 2013 investe na qualidade de vida do trabalhador UniSinbi Abicalçados PMC Pró-criança IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 103 | Abril 2013 Birifest 2012

Upload: sinbi-birigui

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Está tudo pronto para a 6ª edição da tradicional festa do trabalhador. Neste ano, o evento acontece em dois dias seguidos: 30 de abril e 1º de maio. No dia do trabalhador, a ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida oferece um circuito com exames preventivos.

Página 4

No Workshop de Inovação, participantes do plano de melhoria da competitividade apresentaram resultados de suas empresas após adesão ao projeto.

Página 3

Entidade comemora 30 anos de atuação.

Página 6

Curso “Como apurar custos e formar o preço de venda” une teoria e prática.

Página 11 Braço social do Sinbi recebe doação de ovos de páscoa.

Página 12

BiriFest 2013 investe naqualidade de vida do trabalhador

UniSinbi

AbicalçadosPMC Pró-criança

BiriFest 2013 investe na

IMP

RE

SS

O

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 103 | Abril 2013

qualidade de vida do trabalhador

IMP

RE

SS

O

Biri

fest

201

2

Page 2: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 20132

Investir no fortalecimento da indústria

Acreditamos que parte do fortale-cimento de nossas indústrias se deve à qualidade de vida de nos-

sos colaboradores. As empresas do polo industrial de Birigui reafirmam, a cada ano, a preocupação com os trabalhado-res, oferecendo benefícios que não são encontrados em outros polos. A indústria biriguiense vai além da exigência da legislação, que obriga o oferecimento de EPIs aos funcionários. Em nossas empresas, podemos encontrar cadeiras ergonomicamente corretas, climatizado-res, dentre muitos outros aspectos que incidem sobre a qualidade do trabalho desempenhado e que foram construí-dos através do tripartitismo (Sindicato Patronal, Sindicato dos Trabalhadores e Ministério do Trabalho).

O compromisso com a qualidade de vida é realçado na BiriFest, a festa do tra-balhador. Promovida pelo Sinbi, Sesi e Pre-feitura, a festa começa no dia 30 de abril, com show musical e sorteio de prêmios.

Nesta edição você confere também a conquista de nosso setor, capitaneada pela Abicalçados, no que diz respeito à defesa comercial que coíbe práticas de elisão fiscal.

Assim como nos outros polos, as empresas calçadistas associadas ao Sin-bi contribuem mensalmente com uma

taxa que é destinada à Abicalçados, a fim de que o trabalho junto ao governo seja desenvolvido com eficácia. Nossa principal missão é buscar benefícios às nossas empresas. Por isso nos unimos a entidades como Abicalçados e Fiesp, que não medem esforços para promover a ascensão da indústria nacional.

Falando em Abicalçados, a entidade celebrou 30 anos no dia 18 de abril. O Sinbi parabeniza a associação pelo tra-balho desempenhado em prol do setor a qual representa, voltado à consolidação da indústria calçadista brasileira.

Boa leitura!

Nelson GiardinoPresidente do Sinbi

Editorial

EXPEDIENTEDiretoria Sinbi

Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho,

Sérgio Gracia, Samir Nakad,Wagner Aécio Poli e Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário: 2º Secretário: Ismael Varoni Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro: 2º Tesoureiro:Jacir Migliorini José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes, Fábio Madella

e José Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein, Renato Rocha Barboza

Juliano De Miguel Felipini

Delegados na Federação:1º delegado - Samir Nakad

2º delegado - Carlos Alberto MestrinerSuplente - José Roberto Colli

Expediente:O Sinbinforma é uma publicação mensal que

leva a Birigui e região informações relevantes direcionadas às indústrias de calçados, têxtil,

componentes e para a sociedade em geral.

Supervisão:Rossana J Codogno Basseto

Comunicação e Mídia:Diuan Feltrin – Mtb: [email protected]

Impressão e Fotolitos Artemidia Gráfi ca e Editora

Tiragem: 1200 unidadesDistribuição gratuita

Projeto gráfi coPontual Propaganda - Araçatuba/SP

ContatoRua Roberto Clark, 460 – Centro

CEP: 16200 043 – Birigui/SP Fone: 018 3649 [email protected]

www.sindicato.org.br

Redes SociaisBlog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI@SINBIBirigui Sindicato de Birigui

SINBIBirigui www.blogdorhsinbi.blogspot.com

MISTOPapel produzido a partirde fontes responsáveis

www.fsc.org

Esta edição do Sinbinfor-ma comemora dez anos do informativo. A primeira edição do veículo circulou em abril de 2003, na gestão de Samir Nakad. O primeiro nome foi “Sindinforma”, tornando-se Sinbinforma em abril de 2004. Nesta primeira década de atu-

ação, o informativo do Sinbi cumpre o papel de ser porta--voz dos setores de calçados e vestuário de Birigui. A credi-bilidade foi consolidada com o tempo e o informativo se tornou referência e fonte de pesquisa quando o assunto é Polo Industrial de Birigui.

Sinbinforma completa 10 anos

Page 3: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 2013 3

Inovação é pressuposto para o desenvolvimento. Esta palavra é carro-chefe das ações do PMC (Plano

de Melhoria da Competitividade), projeto articulado pelo Sebrae-SP e Sinbi que visa adequar as micro e pequenas empresas às exigências do competitivo mercado.

Na noite de 17 de abril foi realizado o Workshop de Inovação. Na oportunidade, o consultor de Sebrae-SP, Daniel Neves, conduziu palestra com o tema “Inovação e Manufatura Enxuta: ferramentas para inovar sua produção”. Segundo o consultor, o PMC investe na aplicação do método lean manufacturing, ou seja, produção enxuta. “A eliminação dos desperdícios, clareza dos propósitos e processos e o investimento nas pessoas

são bases para a inovação”, disse.De acordo com Neves, cabe aos

líderes envolver todas as pessoas nas responsabilidades. “Somente as pessoas podem implantar melhorias e diferenciar seu empreendimento dos concorrentes”, ressaltou.

CasesNo evento, três empresários inseridos

no PMC apresentaram as mudanças observadas em suas empresas após a adesão ao projeto. Adriano Basseto (Grugui), Pedro Jacinto (Biri) e Elem Martins (Lig Lé) mostraram os resultados conquistados por meio das consultorias prestadas pelo IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), o braço tecnológico do Sebrae.

O gerente do escritório regional

do Sebrae-SP em Araçatuba, Marco Aurélio Rosas, falou sobre os fatores que incidem sobre a mortalidade das MPEs: Falta de planejamento, gestão ineficiente e falta de inovação. “Empresa que não inova está automaticamente fora do mercado”.

A presidente Dilma Rousseff publicou no Diário Oficial da União, no dia 1ºde abril, a

lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A nova pasta, vinculada diretamente a Presidência da República, formulará políticas de apoio às empresas de pequeno porte e de artesanato. Cuidará de traçar diretrizes para promover qualificação, aumentar a competitividade e incentivar a exportação de bens e serviços.

Um dos destaques da lei é o artigo 24, que versa sobre programas de incentivo e promoção de arranjos produtivos locais relacionados às micro e pequenas empresas com foco no desenvolvimento da produção.

O ministro que comandará a pasta ainda não foi definido, de acordo com assessoria da Presidência. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, do PSD, é um dos nomes cotados para assumir o posto.

Governo Federal publica lei que cria secretaria da Micro e Pequena EmpresaUm dos objetivos da secretaria é estimular a competitividade das empresas

PMC Birigui

Corporativo

PMC Sebrae-SP: Workshop de Inovação apresenta resultados do PMC

Empresários apresentaram resultados do PMC

Page 4: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 20134

Participe da Festa do Trabalhador e Concorra a prêmiosParticipe da Festa do Trabalhador e Concorra a prêmiosLocal: Praça Anna Nunes Garcia - Parque do Povo

Dia 30 de abril Dia 30 de abril à partir das 19h à partir das 19hShow com Grupo Maçambará

Dia 1ºde maio das 9h às 15hAção Sesi Cidadania - Qualidade de Vida

*Os cupons para sorteio de prêmios podem ser retirados nos RHs das empresas associadas ao Sinbi.

Música, prêmios e estímulo à qualidade de vida. Já está tudo pronto para a 6ª BiriFest,

a homenagem da indústria pelo dia do trabalhador. A festa começa no dia 30 de abril, a partir das 19h, com abertura dos 66º Jogos do Sesi. A noite será animada por show com o grupo Maçam-bará e sorteio de prêmios. No dia do trabalhador, das 9h às 15h, a ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida promove-rá uma grande mobilização em prol da saúde preventiva dos trabalhadores e comunidade em geral. Será no Parque do Povo.

A BiriFest é realizada pelo Sinbi, Sesi e Prefeitura de Birigui. Desde a primeira edição (2008) o evento procura aliar prática de esportes e entretenimento. Por isso está relacionada aos jogos do Sesi. A edição de 2013 reafirma o compromisso em investir na qualidade de vida dos colaboradores da indústria.

“É primordial investir em nossos colaboradores. É uma justa homenagem a quem contribui com o sucesso de nossas empresas”, afirma o presidente do Sinbi, Nelson Giardino.

SaúdeO Sesi Cidadania é uma iniciativa

do Cser (Central de Serviços da Fiesp). Oferece uma série de exames preven-tivos como: aferição de pressão arte-rial, testes de glicemia, teste de HIV,

orientações nutricionais, dentre outros. Profissionais voluntários da Secretaria de saúde conduzirão os exames. As pessoas que percorrerem o circuito saúde concorrerão a uma moto 0 km.

Na ocasião, diversas entidades de Birigui apresentarão seus projetos em prol da valorização da qualidade de vida. Será um grande evento de estímu-lo aos bons hábitos, propagando o que Birigui promove neste sentido.

BiriFest: Indústria de Birigui promove6ª edição da festa do trabalhador

Iniciativa

Show com Grupo Maçabará agitará noite de abertura

Ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida: um dia dedicado à saúdeFesta acontecenos dias 30 de abril e

1º de maio

Page 5: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 2013 5

U m café da manhã realizado no dia 11 de abril reuniu profissionais dos departamentos de recursos

humanos das empresas associadas ao Sinbi. O objetivo foi apresentar aos participantes as atuais ações desen-volvidas pelo Sindicato e esclarecer dúvidas acerca dos projetos.

Na ocasião, falou-se sobre a iniciati-va “Ação Mulher 2013”, articulada pelo CMCF (Conselho Municipal da Condição Feminina), que recebe apoio do Sinbi. A ação visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. Além disso, mobiliza campanha de arre-

cadação de leite, arroz, feijão e óleo. Os alimentos serão destinados às Voluntá-rias do Combate ao Câncer, que atende em média 184 famílias biriguienses. Os participantes foram orientados a motivar seus colaboradores a contribuir com doações.

SaúdeA Dra. Carmen Gimaiel explicou

sobre o Nasf (Núcleo de Apoio à Saú-de da Família), iniciativa da Secretaria de Saúde que investe na prevenção dos trabalhadores. A proposta é que posteriormente seja realizado um tra-balho focado nas empresas da cidade. Iniciativa semelhante já é realizada pela Klin. A analista de RH da empresa, Fa-biana Zancan, apresentou o case. “É um trabalho muito gratificante que mostra aos trabalhadores o cuidado que temos com eles. A iniciativa contribui também com a redução do absenteísmo”, disse.

BiriFestOs detalhes da festa do trabalhador

foram apresentados pela coordenadora Silvana Sanchez. “É um evento realizado

pelas indústrias. É muito importante a contribuição de vocês para estimular os trabalhadores a participarem”.

Como prévia da BiriFest, uma bici-cleta foi sorteada entre os profissionais presentes. Helen Cristina da Rocha, da empresa Tenisport, levou o prêmio. “Fi-quei muito feliz, pois estava precisando de uma bicicleta nova”, comemorou.

Café da manhã reúne profissionais dos RHs

Iniciativa

Profissionais dos RHs marcaram presença Helen, da Tenisport, ganhou uma bicicleta

Na ocasião, foram apresentados detalhes sobre as ações do Sindicato

Programe-se: UniSinbi, Sebrae-SP e Assintecal promovem “Semana da Moda”

A fim de proporcionar conhecimentos para os profissionais da moda e empresários, a UniSinbi ,

Sebrae-SP e Assintecal promovem a “Semana da Moda”. De 21 a 23 de maio serão oferecidas palestras com temas relevantes para o desenvolvimento da atividade.

No dia 21 de maio, o designer Fabiano Pereira abordará o tema “Design Estratégico”. Já está confirmada também a presença do designer Marnei Carminatti, da Assintecal, que discorrerá sobre o “Fórum de Inspirações 2014”.

Todas as palestras acontecerão a partir das 19h30, na sede do Sinbi.

Não perca a oportunidade de ampliar sua visão sobre as tendências da moda.

Page 6: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 20136

A Abicalçados (Associação Brasi-leira das Indústrias de Calçados) comemorou 30 anos de atuação

em prol do desenvolvimento do setor. Em solenidade realizada na noite de 18 de abril, em Novo Hamburgo (RS), representantes e autoridades do setor confraternizaram em um jantar. O polo de Birigui esteve representado por Samir Nakad, vice-presidente do Sinbi.

Durante a cerimônia foram apresen-tados os ganhadores da 1ª edição do Prêmio Direções Abicalçados, destinado às indústrias de calçados que se desta-caram no cenário nacional ao longo de 2012 nas áreas de marketing, design, comercial e indústria.

Na ocasião, a Abicalçados empossou os presidentes executivo e do Conselho Diretor, Heitor Klein e Paulo Schefer.

Milton Cardoso, que presidiu a entidade nos últimos seis anos, agradeceu o apoio dos empresários e destacou a aprovação unânime do nome de Heitor Klein para assumir a presidência executiva.

Foram apresentados também os no-mes dos integrantes do conselho diretor da Abicalçados, dentre eles os diretores do Sinbi Carlos Alberto Mestriner, José Roberto Colli, Samir Nakad e Wagner Aécio Poli. Sergio Gracia, vice-presidente do Sinbi, também é vice-presidente do conselho diretor da Abicalçados.

A entidadeRepresentando as mais de oito mil

indústrias de calçados em todo o Brasil, a Abicalçados tem um papel importante de apoio na defesa comercial e em bus-cas de melhores condições competitivas

para a produção brasileira. Fundada em 1983 sob o nome de Adical, repre-sentando somente as indústrias do Rio Grande do Sul, a associação se tornou nacional em 1990. Possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

A A b i c a l ç a d o s ( A ss o c i a ç ã o Brasileira das Indústrias de Calçados) elegeu no dia 8 de

abril o seu novo presidente. Heitor Klein, que antes ocupava o cargo de diretor-executivo, passa a comandar a entidade no biênio 2013-2015, no lugar do ex-presidente Milton Cardoso.

Klein foi consultor de empresas na área administrativa e financeira, diretor superintendente da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, de 1988 a 1992 e exercia o cargo de diretor-executivo da Abicalçados e coordenador do Programa Brazilian Footwear desde 1992.

Para Klein, a indicação busca profissionalizar a entidade, passando as atividades de representação institucional para um executivo

contratado, fazendo com que os e m p re s á r i o s n ã o p re c i s e m s e desvincular de suas empresas para executar o trabalho. “Recebo a missão como um reconhecimento do trabalho que toda a equipe vem desenvolvendo ao longo dos anos. Também registro o mérito das empresas que, através do Conselho, prestam toda orientação e determinam as diretrizes que a Abicalçados dever seguir dentro dos quatro pilares que norteiam a entidade: representação institucional, desenvolvimento da competitividade e promoção e defesa comercial”, comenta o novo presidente executivo.

Heitor Klein é o novo presidente da Abicalçados

Klein assume presidência da entidade até 2015

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein e o vice-presidente do Sinbi, Samir Nakad

Parceria

Abicalçados comemora três décadas de atuaçãoComemoração foi realizada em solenidade na noite de 18 de abril

Page 7: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 2013 7

A Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) trabalha incessantemente para resguardar

a indústria calçadista no pleito por uma defesa comercial que coíba práticas de elisão fiscal. O presidente da associação, Milton Cardoso, e o presidente-executivo, Heitor Klein, estiveram reunidos no dia 10 de abril com o secretário-executivo do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alessandro Teixeira, em Brasília/DF.

Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, o Ministério, através da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), se comprometeu a realizar um estudo

de aperfeiçoamento dos mecanismos de defesa comercial com vistas a combater as chamadas circunvenção e triangulação das importações praticadas pelos países

asiáticos. “A legislação brasileira de defesa comercial é muito recente e não contem-pla especificidades de alguns produtos, como o caso do calçado”, explica Klein.

A Secex acatou a solicitação dos cal-

çadistas e agora inicia um estudo para identificar até que ponto a prática tem prejudicado a indústria nacional para tomar as medidas de aperfeiçoamento necessárias. O suporte técnico do estudo será dado pela Abicalçados. “Foi uma grande vitória. A disposição política já existe, agora basta o alinhamento técnico”, comemora o executivo.

Os associados ao Sinbi contribuem mensalmente com a Abicalçados, com tarifa que é remetida às iniciativas da entidade junto ao governo federal, que visam trazer benefícios à indústria.

Com informações da Abicalçados

O presidente do Sinbi, Nelson Giardino, e um grupo de empresários de micro e pequenas

empresas participaram na tarde de 3 de abril de uma reunião com o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé. A pauta foi a participação do polo de industrial de Birigui em feiras como Couromoda e Francal.

Giardino e os empresários solicitaram da prefeitura maiores investimentos para a viabilização de recursos nos estandes coletivos do polo nestes importantes eventos. O presidente apresentou os números da produção biriguiense, que supera Franca, destacando a importância do setor

para a economia do município. “As micro e pequenas empresas empregam boa parcela da população e encontram nas feiras excelentes oportunidades de negociações”, destacou.

Os empresários expuseram ao prefeito a importância do apoio do poder público nestas grandes feiras. Devido ao valor de participação muito elevado, muitas empresas não conseguem participar. “As feiras dão o aporte necessário para podermos nos manter durante todo o ano, além de serem vitrines para divulgarmos nossos produtos”, destacou o diretor da Sticc Shoes, Fábio Stabille.

Juliana Sanches Farias, gestora do

PMC do Sebrae-SP, Ricardo Kumazawa e Paulo Roberto Bini, respectivamente secretário e diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócios também participaram da reunião.

Objetivo é combater triangulação das

importações

Objetivo da reunião foi solicitar apoionos estandes coletivos

Sinbi articula junto a Prefeitura participação em grandes feiras

Feiras

Brasil pode criar legislação específica paracombater elisão fiscal dos asiáticos

Abicalçados se reuniu com Secretaria do Comércio Exterior

Economia

Page 8: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 20138 Coluna da Moda

Sinbi participade reunião com

Paulo Skaf

UniSinbi

Plenária de Executivos

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, reuniu-se no dia 3 de abril com re-presentantes dos setores calçadistas, de couro e têxtil, a fim de discutir os efeitos da Resolução 13, do Senado Federal, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013. O Sinbi foi representado pelo vice-presidente Samir Nakad, que apresentou os aspectos que afetam a indústria calça-dista. O tema foi amplamente discutido pelos representantes das entidades, que levantaram principalmente, a questão do preenchimento da FCI (Ficha de Conteúdo de Importação).

A UniSinbi tem a oportunidade de oferecer aprofundamento (módulo II) do Workshop Intermediário Moda Pelle Academy e Design Coleção de Calçados. O pré-requisito para a adesão é ter participado das edições anteriores do Workshop Internacional de Design Coleção de Calçados, promovido em 2011 e 2012.

Mais informações: [email protected] / (18) 3649 8000.

Aconteceu no dia 9 de abril a 2ª Reunião Plenária de Executivos, promovida pela Cser (Central de Serviços). Coordenada pelo diretor do Departamento, Paulo Henrique Schoueri, a reunião tem por objetivo mostrar aos Sindicatos os trabalhos da Fiesp, bem como as atividades desenvolvidas pelo CSer. “Tentamos colocar todos no mesmo nível de conhecimento para que possam atender”, afirma Schoueri.

Mais uma vez o Sinbi esteve presente na

reunião, com a supervisora administrativa Silvana Sanches, que representou o Sindi-cato e participou das discussões.

Otimismo dá o tom do Inverno 2014

O Inverno 2014 nos propõe um olhar para o Romantismo. Uma perspectiva de contemplação,

sonho e fantasia, onde somos trans-portados para o universo das séries de TV e filmes, de contos de fada, heróis e heroínas, fadas e a magia da natureza.

O ponto de partida desta contempla-ção são os princípios do Romantismo, que valorizam as forças criativas do homem, sua imaginação e o seu envolvimento com a natureza. Para isso elegemos o Luar, que nos apresenta a sua luminosi-dade mágica e tudo que a envolve.

Para o Conceito 3, onde temos a força da experimentação, buscamos nos materiais, a essência mais profunda da palavra Proteção. A cartela de cores é

luxuosa, onde a cor preta predomina e se mistura com nuances de metalizados envelhecidos, bordôs, roxos densos e marrons profundos.

Para o Conceito 2, vamos investigar a visão de futuro que os anos 60 nos propôs. Com uma cartela de cores bem indústria, os azuis são o ponto alto, propondo efeitos de neon, efeitos de película azul sobre a superfície, verniz e cromados.

E finalmente, para o conceito 1, che-gamos ao auge da vibração das cores. Os efeitos psicodélicos da luz, as camadas de cores e a alegria das raves, trazem esta explosão mágica que traduz o nosso lifestyle.

Junto com esta vibração, olhamos

também para a doçura dos ena-morados, dos contos de fadas e dos seres má-gicos. Aqui celebramos a natureza, a liber-dade e o descompromisso do estilo Boho, que nos propõe um inverno coloridos e explosivo, onde afirmamos de que a vida, no final, se funde com a luz.

(*) Tatiata Souza é consultora de design da Assintecal e proprietária da OUÏE Consultoria, Ideias e Design - tatiana@ ouieconsultoria.com.br

*Por Tatiana Souza

Leia na íntegra emwww.sindicato.org.br

Page 9: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 2013 9

Projeto Confecção Competitiva é lançado oficialmente

Criar estratégias para fortalecer as indústrias de confecção da região é o objetivo do projeto

“Confecção Competitiva”. Desenvolvida pelo Sebrae-SP, a iniciativa visa oferecer consultorias, palestras, workshops e missões nas áreas de recursos humanos, produção, gestão estratégica e comercial. O Sinbi apoia a iniciativa.

As demandas foram captadas conforme as necessidades apresentadas pelos próprios empresários do

segmento. As propostas foram reunidas e organizadas em um projeto. Os empresários vão priorizar o avanço do setor, sobretudo no que diz respeito à contratação de mão de obra qualificada.

Segundo a gestora do projeto, Solange Monteiro Moretti, o trabalho foi todo realizado em grupo. “A intenção é tornar este segmento mais competitivo. A região conta com grande número de empresas de confecção, que respondem por boa parte da economia

local”. Solange esteve no Sinbi no dia 9 de abril para apresentar detalhes do projeto aos confeccionistas.

Francisco Rueda, da empresa Malharia Rueda, e membro da comissão de confecção, acredita que o projeto será importante para a competitividade das empresas. “O objetivo do grupo é tornar o segmento da confecção tão competitivo quanto o de calçados, contribuindo para que o polo industrial de Birigui seja cada vez mais fortalecido”.

Conta corrente • Poupança

Crédito • Consórcios

Investimentos • Seguros

Cartão de Créditosicredi.com.br

gentequecooperacresce.com.br

Travessa João Pessoa, 86

Birigui/SP

Objetivo é investir na competitividade do setor na região

Jurídico

A retenção tributária pela contratante do MEI

A Lei Complementar nº128/08 criou o Microempreendedor In-dividual (MEI) e suas atividades.

Em resumo, quase todas as atividades que podem optar pelo Simples Nacio-nal podem optar pela modalidade MEI.

O limite de faturamento para en-quadramento do MEI é de R$60.000,00 anuais. O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, mas estará obrigado à emissão quando vender para destina-tário cadastrado no CNPJ.

A empresa-contratante não poderá reter o INSS, ISSQN, do imposto de renda na fonte sobre a NF emitida pelo MEI, desde que o MEI esteja inscrito no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos - SIMEI.

O MEI poderá admitir apenas um empregado, que perceba o salário mínimo ou o piso da categoria, efetuar os recolhimentos previdenciários e fundiários, correspondentes a 3% do salário, a encargo do empregador (MEI) e o desconto do empregado será de acordo com a tabela de salário de contribuição da Previdência Social, FGTS será de 8% do salário.

Fonte: http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/c/document_library/get_

file?p_l_id=741

171&folderId=1

304511&name=

DLFE-35407.pdf

www.sebraemgcomvoce.com.br

* Claudia é advogada e consultora jurídica do Sinbi

*Por Cláudia E. Fraga Nunes Ferreira

TRIBUTO OPTANTEDO SIMEI

NÃO OPTANTE DO SIMEI REFERÊNCIA LEGAL

IRRF Não Não Art. 1º da IN RFB, nº 765/2007

ISSQN Não Não Art. 94, IV, da Res. CGSN nº 94/2011

INSS Sim/não* Sim/não* IN RFB nº 971/2009, art. 78,§1º, II e art.201,§1º

*vide o § 1º, art. 18-B, da LC 123/2006

Leia na íntegra emwww.sindicato.org.br

Iniciativa

Page 10: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 201310

Entre os dias 15 e 18 de abril aconteceu na Expo Center Nor-te, em São Paulo, a Tecnotèxtil

Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil. A feira apresentou os mais importantes lançamentos do ano para diversos elos da cadeia produtiva e reuniu especialistas do setor.

O evento é promovido pela FCEM (Feiras, Congressos e Empreendimen-tos) e se consolida como a mais impor-

tante mostra do segmento realizado no Estado. Para levar as empresas de confecção de Birigui a este importante evento, o Sebrae-SP, com apoio do Sin-bi, articulou uma missão.

Solange Monteiro Moretti, gestora do projeto Confecção Competitiva do Sebrae-SP afirma que a missão teve o objetivo de promover nas empresas a ideia de Inovação. “Eles puderam ver diversas opções de tecnologia e maqui-nário capazes de auxiliar no cotidiano da produção, além de muitas possibili-dades de fornecedores e ferramentas de gestão”, explicou.

Jessé Tobias da Silva, da Seven Luck, foi

um dos empresários que aderiu à missão. “Foi uma experiência produtiva. Conhece-mos muitas coisas que sequer sabíamos que exista. São novidades que podem facilitar muito o nosso trabalho”, afirmou.

A fim de proporcionar novas possibilidades às empresas de confecção, o Sinbi associou-se a

Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Na noite de 4 de abril, representantes da associação estiveram presentes no Sindicato para formalizar a parceria. Além de conhecer as instalações do Sinbi, eles apresentaram aos confeccionistas todos os serviços prestados pela Abit.

A Abit é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do país. Conta com 30 mil associados, que são empresas que empregam mais de 1,7 milhão de trabalhadores e geram faturamento anual de R$ 67,3 bilhões. A gerente de relacionamento da associação, Liberta Tumkus, explicou que o fundamento do trabalho desenvolvido

é atender as demandas da cadeia têxtil. “Os associados têm objetivos comuns. Por isso, estimulamos o trabalho em conjunto para conquistarmos benefícios”.

O gerente de Inovação, Sylvio Napoli, apresentou um panorama da atual realidade do setor têxtil, abordando números de empregabilidade, exportação e produção. “Há no setor a necessidade de se trabalhar com valor agregado nos produtos e investir em exportação”, salienta.

Na oportunidade, os participantes conheceram também o Selo Qual, que é a certificação de qualidade e sustentabilidade da indústria têxtil e da moda. O principal objetivo do selo é aumentar a competitividade das empresas, com foco na responsabilidade socioambiental.

Sinbi e Abit selam parceria

Associação visa oferecer benefícios às empresas de confecção

Feira é a mais importante do setor no Estado de São Paulo

Sinbi e Sebrae-SP promovem missão para Tecnotêxtil

Feiras

Parceria

Serviços da associaçãoforam apresentados aosempresários da confecção

Feira apresenta lançamentos para diversos elos da cadeia têxtil

Empresários conheceram novidades

do setor

Page 11: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 2013 11

No mês de março a UniSinbi (Universidade Corporativa do Sinbi) deu início ao curso

“Como apurar custos e formar o preço de venda”. Conduzido pelo consultor Gerson Antonio Gasparini, o treinamento explora aspectos teóricos e práticos desta área fundamental para as empresas. Para que os participantes aprofundassem os conhecimentos, foi oferecida apostila com os conteúdos trabalhados.

Gasparini afirma que o curso focou nos conceitos de custos e despesas, para propor dicas de formação de preços de venda bem como suas variáveis.

“ T r a b a l h a m o s u m conjunto de informações que, bem administradas, inferem diretamente sobre os resultados e competit ividade das empresas”, afirma.

13 empresas investi-ram na participação de colaboradores no treina-mento. A Angipé conta com três funcionárias no curso. Segundo a diretora da empresas, Rafaela Ven-drame, as profissionais são de áreas diferentes: departamento de vendas, estilismo e financeiro. “É necessário que haja sintonia no trabalho destes setores, para que todos compreendam e reconheçam o custo real de um cal-çado. Sempre damos oportunidades de capacitação aos colaboradores. O

resultado tem sido positivo”, diz.Michele Celina Loquete Ferranti,

financeiro da Dedinho do Pé, participa do curso. “O treinamento agrega o conhecimento necessário para que eu possa avaliar se estou no caminho certo, contribuindo mais com a empresa”.

Finanças: UniSinbi oferece cursosobre formação de preço de venda

Módulo prático foi desenvolvido no laboratório do Pró-Criança

reservado para artemidia

Iniciativa

Curso de liderança para monitores de produção

A UniSinbi oferece capacitação para os monitores encarregados dos setores de produção.

Apesar de estarem envolvidos na área de liderança, muitos destes

profissionais jamais participaram de um curso voltado à gestão de pessoas. A maior parte está no cargo devido à competência técnica.

O curso apresentará competências de l ideranças necessár ias ao exercício da gestão e estruturar estrategicamente a liderança para que funcione produtiva e proativamente, focada no desenvolvimento da empresa como um todo.

Dia 9 de maio, às 19h30Local: SINBI

Confirme sua presença no e-mail [email protected]

Participe do workshop “Os Desafios das

lideranças no ambiente de produção das

indústrias de Birigui”

Treinamentoexplora teoria

e prática

Page 12: ANO XI | Nº 103 | ABRIL 2013

Abril 201312

A Campanha “Seu Imposto de Ren-d a p o d e

dar aquela forci-nha para gente” superou as ex-pectativas. A ar-recadação cresceu 50,73% em relação ao ano passado.

A iniciativa motivou pessoas físicas e jurídicas a doarem parte do Imposto de Renda para o Pró-Criança. A verba é utilizada na realização dos programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto, que atendem famílias de Birigui, além de aprimoramento em recursos huma-nos, aquisição de material permanente e implantação de novos projetos.

Segundo a equipe do Pró-Criança, a arrecadação se supera a cada ano, moti-vado pela credibilidade que o instituto conquistou à base da consistência das ações que desempenha. Os resultados podem ser vistos a partir dos projetos.

A diretoria do Pró-Criança agradece o empenho das pessoas físicas, jurídicas, escritórios de contabilidade e todos os parceiros por acreditarem no trabalho.

Pró-Criança recebe doações de ovos de Páscoa

Visitas estreitam relacionamento entre empresas e Pró-Criança

A Páscoa do Instituto Pró-Criança foi celebrada com a doação de ovos de chocolate a todas as

crianças e adolescentes atendidos pelos projetos. O Supermercado Bandeirantes e a Cacau Show fizeram a alegria da garotada. Juntas, as empresas parceiras do instituto doaram 220 ovos.

“Acreditamos em iniciativas que dão resultado e por isso apoiamos entidades como o Pró-Criança, que contribuem com o futuro digno das crianças”, afirma Valdemir Rotta, do supermercado Bandeirantes.

A gestora social do Pró-Criança, Marie Marques de Oliveira, agradeceu

em nome de todas as famílias atendidas. “É uma grande ação solidária. Vale a pena ver o sorriso nos rostos de nossas crianças”, disse.

Crianças se preparam para a doação de ovos de páscoa

Supermercado Bandeirantes eCacau Show doaram,ao todo, 220 ovos

Atenção Os projetos “De Semente a Girassol” e

Ger@ção.com contam com vagas abertas. O primeiro é direcionado a adolescentes e conta com trabalho focado no ensino de artes em geral. Às segundas-feiras os parti-cipantes aprendem música, às terças-feiras, artesanato, e as quartas-feiras, inglês.

O Ger@ção.com, como o próprio nome diz, é de inserção digital. É direcionado a crianças e adolescentes. Pode ser oferecido também aos colaboradores das empresas parceiras.

Para mais informações,entre em contato com o Pró-Criança pelo telefone (18) 3649 8006.

Responsabilidade

Campanha do Imposto de

Renda supera expectativas O Pró-Criança tem realizado

visitas esporádicas às empresas parceiras. O objetivo é estreitar

relacionamentos, apresentar os projetos desenvolvidos e entregar as declarações de parceria, que agora terão validade anual.

“Estamos mais próximos de nossos associados. A cada visita realizada, somos muito bem recebidos”, afirma a gestora social, Marie Marques de Oliveira. Nas visitas, empresas recebem declaração de parceria