ano v ediÇÃo 07 - agosto 2014 inclusão de pcds no ambiente ... · mascotin e a inclusão social...

4
ANO V EDIÇÃO 07 - AGOSTO 2014 INCLUSÃO DE PCDs NO AMBIENTE DE TRABALHO: A IN SERVICE APOIA! CONFIRA OS TREINAMENTOS OCORRIDOS EM JUNHO E JULHO VEJA COMO EVITAR SER ASSALTADO PARTICIPE DO JORNAL! ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA OU ELOGIO PARA: ESPAÇO DO LEITOR [email protected] IN SERVICE CONTRATA PCDs A IN SERVICE, como parte de sua atuação pautada pela ética, transparência e compromisso com a comunidade em que está inserida, está com vagas abertas para Profissionais com Deficiência (PCDs). Se você conhece alguém nestas condições indique-o: [email protected]

Upload: hathuy

Post on 25-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ano V EDIÇÃo 07 - agosto 2014

inclusão de Pcds no ambientede trabalho: a in service aPoia!

Confira os treinamentos oCorridos em junho e julhoVeja Como eVitar ser assaltado

PartiCiPe do jornal! enVie sua sugestão,CrítiCa ou elogio Para:

esPaÇo do leitor

[email protected]

in service contrata Pcds

A In sERVICE, como parte de sua atuação pautada pela ética, transparência e compromisso com a

comunidade em que está inserida, está com vagas abertas para Profissionais com Deficiência (PCDs). Se

você conhece alguém nestas condições indique-o:

[email protected]

02

Parabéns

Nos meses de junho e julho, os funcionários quecompletaram 5 anos de trabalho na In sERVICE foram:

Campinas: Elaine de souza Dantas, Limpadora. Rio de Janeiro: Maria aparecida Queiroz da silva,

Limpadora • Paulo Roberto da silva, Limpadorsimone guedes da silva, Limpadora.

são Paulo: Hamilton de Carvalho gomes, Analista Jr. José Batista da silva, Limpador • Luciana alves santos

gomes, Recepcionista • Maria alves Freire santos, Limpadora • neusa Rafael, Limpadora

Valeria noronha da silva, Copeira/Limpadora.Com estes, são 169 funcionários com mais de

5 anos na In sERVICE!

Anos de IN SERVICE05

REsULtaDo Do ConCURso CULtURaLEstamos aumentando o prazo para o recebimento

das respostas do Concurso Cultural! Por isso, neste mês, realizamos mais um sorteio com os cupons correspondentes ao concurso sobre a Dengue!

E o sorteado foi Rosana Lima da silva! Parabéns!Ela e a sua supervisora Patrícia ganharam um

exclusivo relógio de pulso da In sERIVCE!PaRtICIPEM Dos PRóxIMos ConCURsos!VoCê PoDE sER o PRóxIMo ganHaDoR!

PRoMoVIDosno mês de junho, os funcionários promovidos foram:aline Cunha: Coordenadora Comercial # gerente Comercial

Edson de Lima: Auxiliar de Serviços Gerais # operador de Máquina

Elaine Cerqueira dos santos: Limpadora # Líder

geraldo dos santos: Auxiliar de Serviços Gerais # Líder

gilson Rodrigues: Auxiliar de Serviços Gerais # Líder

Leidivaldo dos santos Libarino: Limpador # Limpador de Vidros

Maria aparecida Marques Rodrigues: Limpadora # Líder

Maria da Conceição nunes da silva: Limpadora # Copeira/Limpadora

Maria das graças Macedo Cordeiro: Limpadora # Líder

Rogério Vitoriano: Auxiliar de Serviços Gerais # operador de Máquina

thavia Clidenia Pontes Farias: Assistente de Logística # analista de Logística

Vanessa Cristina Inocêncio: Limpadora # Líder

no mês de julho, os funcionários promovidos foram:andrew Zanata de aguirre: Conferente I # assistente de Logística

Bruno Miranda de araújo: Auxiliar de Manutenção # assistente administrativo

Celso da silva: Limpador # auxiliar de Manutenção

Divania aparecida dos santos: Auxiliar de Serviços Gerais # Líder

Lucas de oliveira Barros: Auxiliar de Manutenção # Eletricista de Manutenção

Os dois últimos meses foram recheados de treinamentos voltados para as lideranças da In sERVICE. A empresa acre-dita que investir no desenvolvimento profissional das suas lideranças é retorno certo de uma equipe mais motivada e engajada com a qualidade dos serviços e com a satisfação dos clientes.

A In sERVICE estendeu aos seus Encarregados e Líde-res o treinamento “Maximizando a Comunicação Interpesso-al” já ministrado aos Supervisores e Gerentes em março des-te ano. Este treinamento foi realizado em Santos, Campinas e São Paulo e teve um total de mais de oitenta participantes, entre líderes e encarregados, o equivalente a 650 horas de treinamento, aproximadamente.

É claro que a segurança do trabalho não ficou de fora da agenda de treinamentos. Um grupo especial de funcionários que atua nos serviços de manutenção foi treinado na NR-33, norma regulamentadora que trata da segurança no trabalho em espaços confinados. Treinamento obrigatório para os fun-cionários que realizam esse tipo de atividade.

Tivemos também o multiplicador Dhiego L. Pereira Cos-ta, operador de balancim em São Paulo, ministrando o trei-

namento “Limpeza de Vidros” para alguns limpadores que necessitavam do treinamento para o aprimoramento dessas técnicas. Foi um sucesso!

E também o treinamento “Limpeza Hospitalar: questões técnicas e operacionais”, ministrado pela Enfermeira da Qua-lidade da In sERVICE aos responsáveis das áreas hospita-lares e comercial.

a in service investe nodesenvolvimento das lideranÇas!

treinamentos: em Campinas (acima) e em santos (abaixo).

Treinamentos

03

no

tíci

as

inclusão social – a

aPoia esta ideia

Inclusão

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho é garantida pela Lei nº 8.213/91, popularmente conhecida como “Lei de Cotas”. De acordo com o texto legal, a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários rea-bilitados, ou pessoas portadoras de deficiência.

De fato, a lei tem ajudado muito na inclusão social e profissional dos PCDs. Mas é preciso per-ceber que, na prática, um profissional portador de alguma deficiência, seja ela física, visual ou audi-tiva, em comparação com alguém sem deficiência, apresenta o mesmo potencial produtivo.

E reconhecendo esta igualdade de potenciais, a In sERVICE tem desenvolvido ações que refor-çam o seu comprometimento com a Responsabili-dade Social e, consequentemente, com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de traba-lho. Ainda que a essência dos serviços oferecidos pela In sERVICE (especialmente em se tratando de limpeza profissional) restrinja a contratação de profissionais com limitação de mobilidade física, por exemplo, a empresa tem buscado outras al-ternativas, estabelecendo contato com instituições que trabalham com o encaminhamento de pessoas deficientes habilitadas para o mercado de trabalho (como é o caso da APAE, AACD e entidades que atendem deficientes auditivos).

Além disso, de acordo com Ana Claudia M. Che-lucci, Gerente de Desenvolvimento e Qualidade da

In sERVICE, a empresa tem buscado estar sinto-nizada com novas ferramentas tecnológicas que facilitem a comunicação com profissionais com defi-ciência auditiva, entre outras ações. “Para que nos-sos funcionários com deficiência auditiva possam participar dos treinamentos, temos buscado tam-bém contar com um tradutor em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, não só trabalha-mos pela inclusão de PCDs, mas também ajudamos em seu desenvolvimento profissional. Afinal, para a In sERVICE, a inclusão profissional nada mais é do que permitir que o PCD possa trabalhar e se de-senvolver em condições iguais aos demais funcio-nários”.

Ainda segundo Ana Claudia, é possível dizer que há profissionais com deficiência que desenvolvem muito mais uma determinada habilidade quando lhe falta outra. Por exemplo, o deficiente auditivo de-senvolve muito mais a percepção visual e o tato. E saber direcionar essas habilidades da melhor ma-neira possível faz parte das responsabilidades de um líder de equipe também.

Nos dias atuais, é preciso transpor qualquer bar-reira, preconceito ou resistência e buscar entender que os PCDs, que têm muito se preparado, buscan-do cursos de especialização e muito mais, merecem respeito e oportunidades de inclusão profissional. É dever de cada indivíduo promover essa ideia. Com isso, as chances de desenvolvimento no trabalho se igualam e os diferentes se tornam iguais.

mascotin e a inclusão social

Concurso CulturalParticipe! Responda o desafio abaixo e concorra a um brinde esclusivo da IN SERVICE!Você leu a matéria de capa desta edição? Sim?Então responda: O que significa a sigla PCD?O funcionário sorteado e o seu supervisor ganharão, cada um, um exclusivo brinde da In Service!

Nome: Unidade:

Diálogo de Segurança, Saúde e Meio-Ambiente

dicas Para evitar ser assaltadoAtualmente, viver em grandes cidades,

como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Santos ou Campinas, significa estar cotidianamente exposto à violência urbana, cujos índices só fazem crescer nos últimos anos. Por isso, todo cuidado é pouco.

Nem sempre é possível “escapar” de um assalto, mas tomando alguns cuidados simples dá para evitar ser surpreendido andando na rua, esperando o ônibus ou no metrô. A melhor maneira de evitar um assalto é estar atento a seus pertences e sempre prestar atenção ao que (ou quem) está ao seu redor. Além disso, não ande com sua carteira ou qualquer outro item de valor à mostra (telefone celular, tablets, joias e relógios).

Aqui estão três dicas simples da Polícia Militar para evitar assaltos:1. saiba por onde anda: conheça o lugar onde você está.2. saiba como você anda: qualquer assaltante percebe a

diferença entre quem anda distraído e quem está atento.3. Desconfie e observe: esteja atento às pessoas que estão ao

seu redor.