ano novo, vida nova - clubeeuropeuddinis.files.wordpress.com · “a peça de teatro foi muito...

10
Muitos de nós, ao engolirmos as doze passas na noite de passagem de ano, definimos a nossa lista de resoluções para o novo ano, fazendo votos para que 2012 não fosse ainda o ano da nossa emigração para Angola ou o Brasil. Assim, dia 3 de Janeiro, de regresso à escola, trouxemos dentro de nós a esperança de que o ano de 2012 nos permita sonhar um pouco, sabendo de antemão que os cortes previstos nos subsídios de férias e de natal serão um forte obstáculo neste ano que se inicia. A esperança de que o Novo Estatuto do Aluno traga uma maior responsabilidade aos pais e, se possível, maior punição, pelo mau comportamentos, aos seus educandos, é outro dos grandes sonhos de qual- quer professor que pretenda concretizar a sua missão: ensinar! Não adianta negar que, apesar de todos os obstá- culos que se colo- cam à escola no con- texto atual, a ESDD se destaca pelo seu espírito comba- tivo e a von- tade de levar os nos- sos alu- nos a resulta- dos de sucesso, o q u e está também visível na enorme quantidade de atividades realizadas por todos os grupos da escola! Este número de janeiro comprova-o! Obrigada a todos pela resposta pronta ao pedido da EQUIPA DE COMUNICAÇÃO para o envio de notícias e informações varia- das. ASSIM, CONSEGUIREMOS MANTER A NOSSA NEWSLETTER MENSAL SEMPRE ATUAL! ANO NOVO, VIDA NOVA... JANEIRO 2012 E DIÇÃO N.º 5 Editorial O pai de Janeiro Conferência “Educadora de Infância” Projeto escola- eletrão Seminário PRO- ALV Educar para a am- bição Olimpíadas de Ma- temática Peça-Debate “Macacos e Pom- bos” Visita de Estudo ao Museu do teatro Romano de Lisboa Clube de Francês Rádio D. Dinis Visita de estudo a Mafra Concurso nacional de leitura Congresso Alves Redol Alunos -Quadro de Excelência

Upload: truonghanh

Post on 21-Nov-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Muitos de nós, ao engolirmos as doze passas na noite de passagem de ano, definimos a nossa lista de resoluções para o novo ano, fazendo votos para que 2012 não fosse ainda o ano da nossa emigração para Angola ou o Brasil.

Assim, dia 3 de Janeiro, de regresso à escola, trouxemos dentro de nós a esperança de que o ano de 2012 nos permita sonhar um pouco, sabendo de antemão que os cortes previstos nos subsídios de férias e de natal serão um forte obstáculo neste ano que se inicia. A esperança de que o Novo Estatuto do Aluno traga uma maior responsabilidade aos pais e, se possível, maior punição, pelo mau comportamentos, aos seus educandos, é outro dos grandes sonhos de qual-quer professor que pretenda concretizar a sua missão: ensinar!

N ã o adianta negar que, a pe sa r de todos os o b s t á -culos que se c o l o -cam à escola no con-texto atual, a E S D D se destaca p e l o seu espírito comba-tivo e a von- tade de levar os nos- sos alu-nos a resulta- dos de sucesso, o q u e está também visível na enorme quantidade de atividades realizadas por todos os grupos da escola!

Este número de janeiro comprova-o!

Obrigada a todos pela resposta pronta ao pedido da EQUIPA DE COMUNICAÇÃO para o envio de notícias e informações varia-das.

ASSIM, CONSEGUIREMOS MANTER

A NOSSA

NEWSLETTER MENSAL SEMPRE ATUAL!

ANO NOVO, VIDA NOVA...

JANEIRO 2012 EDIÇÃO N.º 5

Editorial

O pai de Janeiro

Conferência “Educadora de Infância”

Projeto escola-eletrão

Seminário PRO-ALV

Educar para a am-bição

Olimpíadas de Ma-temática

Peça-Debate “Macacos e Pom-bos”

Visita de Estudo ao Museu do teatro Romano de Lisboa

Clube de Francês

Rádio D. Dinis

Visita de estudo a Mafra

Concurso nacional de leitura

Congresso Alves Redol

Alunos -Quadro de Excelência

Decorreu no dia 26 de Janeiro de 2012 pelas 10 horas, no Auditório da Escola Secundária de D. Dinis a intervenção do Dr. António Cou-

to,especialista em Apiterapia, que referiu o importante papel das abelhas no fabrico de produtos de grande benefício para o homem,

sendo alguns deles utilizados com sucesso no tratamento de certas doenças.

A sessão teve a participação das turmas do ensino secundário de ciên-cias e tecnologias e das turmas dos cursos profissionais: técnico auxi-liar de desporto e técnico auxiliar de saúde, acompanhados pelos res-pectivos professores.

Ouvidas as explicações e esclarecidas as questões colocadas por alu-

nos e professores, seguiu-se a prova de pólen para todos os interessa-

dos.

A equipa da acção de melhoria I

PÁGINA 2 NOTÍCIAS D. DINIS

O PAI DO MÊS DE JANEIRO

UMA EDUCADORA NA ESCOLA—

CONFERÊNCIA DIA 12 JAN.

No âmbito da disciplina de Expressão Plástica do Cur-so Profissional de Apoio à Infância, veio à nossa es-cola, no passado dia 12 de Janeiro a Educadora Leonor Albuquerque, partilhar com os alunos e professores destas turmas, a sua experiência profissional.

Contou-nos o seu percurso de estudante até ao momento em que decidiu ser educadora, tendo feito um percurso de estudo, pesquisa e investigação, frisando assim a importância de estudar para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

A educadora partilhou connosco a importância pedagógica das expressões no desenvolvimento pedagógi-co dos alunos. Partilhou ainda muitas imagens de trabalhos de expressão plástica bem como um pequeno vídeo dos meninos da sua sala a endereçarem um convite aos nossos alunos para visitarem a sua escola e em particular a sua sala, que tem um nome muito engraçado: Galega Encarna-da (a escola situa-se na Póvoa da Galega e a as salas divi-dem-se em cores, logo a sala da Educadora Leonor é a ver-melha).

Valeu muito a pena ouvir a experiência da Educa-dora Leonor! Quem sabe vamos conseguir aceitar o seu convite e fazer-lhe uma surpresa até ao final do ano.

Vamos todos colaborar no projeto Es-cola-Eletrão e conseguir o máximo de peso de material elétrico e informático para que os nossos alunos consigam ganhar o maior nº de bilhetes para o Rock in Rio .

Aproveitemos esta oportunidade para "limpar" as nossas gavetas, por ex. telemóveis que já não funcionam, ou outros aparelhos velhotes que tenhamos lá para casa.

PROJETO ESCOLA-ELETRÃO

PÁGINA 3 EDIÇÃO N.º 4

EDUCAR PARA A AMBIÇÃO DEVERIA SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS. NESTE SENTIDO, E PARA QUEM PRETENDESSE APROFUNDARO TEMA, O ISLA CAMPUS LISBOA ORGANIZOU O EVENTO “COLLEGE INDUCTION I”, QUE FOI SUBORDINADO AO TEMA “EDUCAR PARA A AMBIÇÃO”. ESTE EVENTO REALIZOU-SE NO DIA 24 DE JANEIRO DE 2012, DAS 8H30 ÀS 13H00, NO AU-

DITÓRIO PROF. DOUTOR ANTÓNIO AUGUSTO GONÇALVES RODRIGUES, EM CARNIDE. COM O “COLLEGE INDUCTION I”, O ISLA CAMPUS LISBOA PRETENDE INICIAR UM CICLO DE EVENTOS QUE VENHAM A CONSTITUIR O PONTO DE ENCONTRO ANUAL DO ENSINO EM PORTUGAL, NUM ESPAÇO DE REFLEXÃO E DE DEBATE ENTRE DIVERSOS INTERVENIENTES DO PROCESSO EDUCA-

TIVO ACERCA DE TEMAS QUE A TODOS AFECTAM, NO SENTIDO DE PROMOVER UMA MAIS AMPLA PER-

CEPÇÃO DOS MESMOS.

PROALV—SEMINÁRIO

NA ESCOLA

A Agência Nacional PROALV, entidade responsável pela gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), em colaboração com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, realizou no dia 24 de Janeiro, às 18h, no Auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa um Seminário de Divulgação, orientado pela Dr.ª Márcia Mendes, representante da PROALV, com os seguintes obje-tivos:

1. Divulgar o Convite Geral à Apresentação de Candida-turas para 2012 no âmbito do PROALV, com incidência nos

Programas: Comenius (Educação Escolar); Grundtvig (Educação de Adultos), Leonardo da Vinci (Educação e For-mação Vocacional); Programa Transversal – Visitas de Estu-do

2. Esclarecer eventuais dúvidas sobre os Programas.

EDUCAR PARA A AMBIÇÃO

No dia 11 de Janeiro decorreu na nos-sa escola a segunda Eliminatória das Olim-píadas da Matemática.

A nossa escola acolheu alunos da Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Luísa de Gusmão e da Escola Secundária António Damásio. Pela Escola D. Dinis participaram os alunos Diogo Alexandre Pereira Lopes do 7.º D e João Pedro da Cruz Melão do 11º C 1. O aluno Miguel Ân-gelo Matias Teixeira do 9.º C apesar de estar selecionado para a segunda eliminatória não compareceu.

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA

- 2.ª ELIMINATÓRIA DECORREU DIA 11 JAN.

P e ç a - d e b a t e "Macacos e Pombos" a que assistiram as 4 turmas do 7º ano no passado dia 17 de janeiro.

O tema era a violência em meio escolar.

Esta sessão foi promovi-da pelo IPJ, projeto "cuida-te" e representada por atores da "Associação USINA". É tam-bém uma atividade do PES.

PEÇA-DEBATE “MACACOS E POMBOS”

- SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR

Opiniões de alguns dos alunos do 7º ano que assistiram ao Teatro-Debate “Macacos e Pombos”

“A peça de teatro foi muito engraçada e exemplo para todos os alunos que são vítimas de bullying e até mesmo para os que não são.” (Tatiana)

“Adorei o teatro porque foi divertido. E quando foram lá participar outros alunos, foi a minha parte favorita” (anónimo)“

“Eu achei o teatro muito divertido e ensinou-me muita coisa acerca da violência ou bullying. A partir de agora vou pensar 2 vezes antes de gozar ou de andar à pancada com outra pessoa.” (Daniela)

Dia 5 de Janeiro, as alunas do 12º A1 e 11º A, acompanhadas pelas professoras Fátima Carvalheira e Isabel Monteiro, visitaram, no âmbito da disciplina de Sociologia, o Museu do Teatro Romano de Lisboa e as ruínas do Tea-tro, postas a descoberto durante o terramoto de 1755. Segundo os arqueólogos, o Teatro Romano de Lisboa, construí-do numa encosta com vista para o Tejo, junto à atual Sé , teria capacidade para cinco mil espetadores; este dado mostra-nos a importância da cidade, durante a ocupação romana da Península Ibérica. Quando o Império Romano do Ociden-te caiu, as pedras do Teatro foram aproveitadas pelos sucessivos invasores, entre estes os visigodos, para construírem as suas casas e templos. Quando os Árabes chegaram já nada restava, à vista desarmada, do Teatro Romano. Onde hoje está a Sé, construíram uma das mais belas e grandiosas mesquitas do mundo muçulmano da época, que maravilhava quem, ao entrar na barra do Tejo, se deparava com o sol a iluminar as magnificas cúpulas douradas.

A não perder a visita ao Museu do Teatro Romano! Tão perto e tão pouco conhecido! As visitas, quando reali-zadas com marcação, são guiadas e enriquecidas com explicações claras e muito interessantes.

VISITA DE ESTUDO

- MUSEU DO TEATRO ROMANO DE LISBOA

O Clube de Francês veio dinamizar a nossa escola e a aprendizagem desta língua, oferecendo atividades desenvolvidas ao longo deste mês (e que já tinham sido iniciadas em dezembro). Desde os tradicionais postais de Natal criados pelos alunos da turma 7.ºA até ao ateliê de cozinha onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer as célebres “truffes”, doce de chocolate de origem fran- cesa, passando pela descoberta das canções tradicionais, o clube tem mantido um grande dina-mismo e cumprido a sua função de motivador. Os alunos do 8.ºB tiveram a oportuni- dade de conhecer a obra do realiza-dor francês Michel Ocelot, com a difusão do filme KIRIKOU ET LA SORCIÈRE, en- quanto a turma do 8.ºA pode desco-brir o trabalho da ilustra- dora, escritora e realizadora france-sa, Marjane Satrapi, com o filme PERSÉPOLIS! Este Clube divulgou ainda uma série de artistas musicais franceses junto das turmas 8.ºB, 9.ºC, 10.º AIS , como é o caso de Camille, Hocus Pocus, Mathieu Chedid. Além das atividades de di-vulgação da cultura france- sa, deu-se início a uma série de jogos didáticos em francês que visam o reforço dos conhecimentos linguísticos dos alunos!

Neste início do ano 2012, os projetos e a motivação não faltam e o Clube de Francês espera despertar, cada vez mais, o interesse dos alunos para a cultura francófona!

TURMAS DO 12º ANO FAZEM VISITA DE ESTUDO A MAFRA

NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS

Como já vem sendo tradição na nossa escola, no passado dia 19 de janeiro, 94 alunos do 12.º ano, acompanhados por oito pro-fessores, fizeram uma visita de estudo a Mafra com o objetivo de me-lhor compreender o contexto da obra Memorial da Convento de José Saramago, parte integrante do seu programa.

Assim, para além de uma visita guiada ao Convento, os alunos tiveram também a oportunidade de assistir a uma representação tea-tral com base numa adaptação do romance de Saramago pela Compa-nhia do Éter.

Desta visita, salienta-se a magnífica biblioteca onde Saramago passou longas horas em trabalhos de pesquisa para o seu livro. Damos os parabéns ao bom comportamento dos alunos bem como ao interesse manifestado por todas as atividades.

Quadro de Excelência Escalão

Andreia Lopes 11.ºC1 João Melão 11.º C1 Paulo Penetra 11.º C2 Sílvia Ferreira 11.ºM

Tânia Pereira 11.ºM Adriana Monteiro 12.ºC1

João Fernandes 12.ºC1 Vanessa Lopes 12.ºH

A rádio D. Dinis está no ar! Tivemos uma agradável conversa com duas meninas da rádio da nossa escola: a Vanessa Lopes e a Carina Aguiar. Foi com muita atitude e grande entusiasmo que nos falaram do seu projeto, coordenado pelo professor Pedro Bonito: a Rádio D. Dinis – AS novas do meu amigo.

“Para já, só passa música”, diz-nos a Vanessa. Dão também algumas (ainda poucas) informações de atividades da escola, mas o som “é tão mau, tão mau”, e com todo o ruído à mistura, não é fácil…

A música pode ser ouvida nos intervalos, durante a pausa do almoço e ao fim da tarde. A playlist vai desde rock, a música clássi-ca, passando por música africana, metálica, romântica… “Temos atenção a todos os gostos”, dizem-nos. “Todas as noites, antes de nos irmos deitar, pensamos na programação do dia a seguir”.

Têm o projeto em embrião. “ Queremos ter um programa de rádio, falar, interagir…”. É um trabalho exigente. Tudo é conse-guido com muito esforço e sem grandes condições, mas com muito empenho, entusiasmo e alegria. Uma coisa é certa: desde que a rádio está a funcionar, a sala de convívio está cheia de vida, todos querem estar “ali”. “A rádio está a nascer…”, segundo as palavras da Vanessa e da Carina.

E está a nascer muito bem, dizemos nós! As animadoras querem divertir, descontrair, conversar, trocar ideias, partilhar emo-

ções, gerar conteúdo.

Procure a Rádio D. Dinis -

As novas do meu amigo -

no facebook e dê a sua sugestão!

ESTIMULAR A PRÁTICA DA LEITURA...

Este ano a nossa escola associa-se ao Concurso Nacional de Leitura promo-

vido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a DGLB (Direção

Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede das Bibliotecas Escolares.

Estimular a prática da leitura de forma lúdica é o nosso objectivo.

A 1ª fase do Concurso terminou a 13 de janeiro e foi da responsabilidade

da escola. Durante o 1º período divulgámos o Concurso e o seu Regula-

mento. Inscreveram-se 47 alunos dos 7º, 8º e 9º anos que começaram a

preparar-se para a 1ª eliminatória. Esta teve lugar a 6 de janeiro, às 12h30,

na Biblioteca, e consistiu em provas de aferição de leitura elaboradas por

professoras de Língua Portuguesa sobre três obras literárias: O Cavaleiro da

Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen - 7º Ano; Histórias da

terra e do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen - 8º Ano; Contos, de

Eça de Queirós - 9º Ano.

Ficaram em 1º lugar Jessica Pires (7ºA), Ariana Ferreira (8ºC) e Estefânia

Almeida (9ºB) que prosseguirão para a 2ª fase - Provas distritais nas Biblio-

tecas Municipais - que decorrerá até 30 de abril. A 3ª fase - Final nacional

– terá lugar em maio.

Fazemos votos para que as nossas “leitoras” tenham sucesso na próxima

etapa deste desafio! Filomena Silva

.

Envolvimento dos pais

na vida da escola

A Equipa de Acção de Melhoria I, com o objectivo de

analisar o grau de Envolvimento Parental na Vida Escolar

dos Filhos, elaborou um Questionário dirigido aos Pais/

EE e seleccionou nove turmas para a aplicação dos mes-

mos. Este Envolvimento é uma das dimensões que influ-

encia positivamente o Empenhamento Escolar do Jovem,

o seu Bem-Estar Escolar e consequentemente o seu De-

sempenho Académico.Os dois gráficos apresentados

mostram o número de respostas obtidas a dois dos

itens do Questionário.

ARTE NA ESCOLA. . .

Esta exposição foi organizada e pensada para favorecer encontros com os pais e encarregados de educação, momentos importantes

e únicos na vida escolar dos seus educandos.

Ainda sobre o Projeto Comenius…

DEPUTADA NA ESCOLA

- Plenário com com a deputada do Parlamento Europeu, Marisa Matias

A deputada Marisa Matias estará presente na nossa escola no dia 24 de fevereiro pelas 10h em ses-são plenária no Auditório.

SALA DE ESTUDO—NOVAS VALÊNCIAS

Informamos que desde Janeiro a

Sala de Estudo (1º andar), passou também a contar com professores das

disciplinas de Filosofia, História e Geografia, disciplinas sujeitas a exame nacional no ensino secundário.

Agradecemos aos Diretores de Turma e professores destas disciplinas, que informem os alunos.

Assim, os colegas ao serviço da sala de estudo (1ºandar) passarão a dar apoio, sempre que necessário, aos colegas da sala de estudo (piso zero), nas ativi-dades de substituição, nomeadamente na situação de colegas com atestado médi-co e/ou a aguardar colocação de novo professor. Nestes casos a turma será enca-minhada do pavilhão para a sala de estudo do 1º andar, aliviando assim os colegas que estão diariamente a fazer substituições.

VISITA DE ESTUDO

AO MUSEU DA ELETRICIDADE

No dia 18 de janeiro, os alunos das turmas A, B, e C do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu da Eletricida-de.

A visita de estudo foi organizada pela professora Eunice Godinho.

Entre os dias 27 de Novembro e 7 de Dezembro, nós, alunas do grupo COMENIUS D.Dinis (formado por 11 alunos e 2 professores) realizámos o tão desejado meeting na Turquia e vivemos uma aventura fantástica! Mas não foi só na Escola de Bolu que passámos os dias,

trabalhando no nosso Projeto, pelo contrário, pudemos

conhecer muitos outros sítios como mesquitas, museus,

lagos, aldeias típicas, e visitámos a capital da Turquia, An-

kara. Esta viagem ficará para sempre na nossa memória!

Querem fazer como nós? Inscrevam-se num projecto Co-

menius!

Carla Neves, Vanessa Lopes, Catarina Anjos

A IMAGEM DO MÊS

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO,

DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA

DIVULGAÇÃO:

comunicaçã[email protected]

EQUIPA DE

COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO/ EDIÇÃO:

CARMO MIRANDA MACHADO

CONGRESSO INTERNACIONAL Alves

Redol –

HORIZONTE REVELADO

ESTA NEWSLETTER ESTÁ

ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO

ACORDO ORTOGRÁFICO!

C O LA B O R E !

O CENTRO DE ESTUDOS COMPARATISTAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EM COLABORAÇÃO

COM O MUSEU DO NEO-REALISMO E A ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO MUSEU DO

NEO-REALISMO FORAM OS OR-

GANIZADORES DESTE CONGRES-

SO QUE CONTOU COM A COLA-

BORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS PERSONALIDADES DE

RENOME NOS ESTUDOS LITERÁ-

RIOS

A FRASE DO MÊS…

“TALVEZ (…) O EMBALAR DA ESPE-

RANÇA VALHA MAIS

DO QUE O DESESPERO DA REALIDADE DESES-

PERADA.”

ALVES REDOL, GAIBÉUS