ano 920 um abenÇoado e feliz verdadeiro natal! · creram em suas palavras, ensinos, promessas e...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXIV - Nº 920 • Fortaleza, 23 de dezembro de 2012 UM ABENÇOADO E FELIZ VERDADEIRO NATAL! Embora figuras assim sejam usadas para representar o natal, há nelas um grave erro histórico-bíblico. Você pode identificar esse erro? Mateus 2:1-12 1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. 3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. 4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. 7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria. 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.

Upload: vantu

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXIV - nº 920 • Fortaleza, 23 de dezembro de 2012

UM ABENÇOADO E FELIZVERDADEIRO NATAL!

Embora figuras assim sejam usadas para representar o natal, há nelas um grave erro histórico-bíblico. Você

pode identificar esse erro?

Mateus 2:1-12

1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. 3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. 4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. 7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria. 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.

2

ao rebanho de deus

Um dos erros em figuras representativas do nascimento de Jesus está na cronologia dos eventos. Como na gravura da capa, podem ser vistos os pastores do lado esquerdo da manjedoura, e os magos ajoelhados do lado direito. Contudo, na realidade, há uma grande diferença de tempo entre a visita dos pastores e a dos magos do Oriente. Os pastores dos campos de Belém foram avisados do nascimento de Jesus pelos anjos, e encontraram Jesus com seus pais, José e Maria, logo após o seu nascimento – Lucas 2:8-20. Já os magos (ou sábios, pois assim esses homens de grande conhecimento eram chamados), visitaram Jesus algum tempo depois. A Bíblia estabelece que logo após a visita dos sábios do Oriente, a família de José teve que sair de Israel e fugir para o Egito. Então, esta visita ocorreu depois da circuncisão do menino Jesus – que aconteceu oito dias depois do nascimento – Lucas 2:21. E também nesse intervalo houve a purificação de Maria (Lucas 2:22-24), que, segundo a Lei de Moisés, a mulher depois de dar à luz um menino tinha que passar 40 dias sem sair de casa (Levítico 12:2-6). Assim, fica óbvio que a visita dos sábios foi, no mínimo, mais de quarenta dias após o nascimento de Jesus. Eles não encontraram mais Jesus numa manjedoura, mas numa casa (Mateus 2:11). Como há erros nas ilustrações natalinas, ocorre também distorções na compreensão do sentido do Natal. Há dois “natais”. Há o Natal cultural – que a sociedade festeja. E há o Natal bíblico - que os verdadeiros adoradores celebram. O Natal Cultural é representado por uma bonita festa em que se fala de fraternidade. Há um certo romantismo, belas músicas de amor, lindas decorações, luzes fantásticas e arranjos maravilhosos. E é também marcada por trocas de presentes (talvez inspirada pela verdade que nessa data se lembra que Deus doou o Seu maravilhoso presente à humanidade: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16). Todavia, nesse Natal cultural houve também muitos desvios da verdade: as lendas do Papai Noel, os apelos do comércio, e muita festividade sem nenhum sentido bíblico. Encontro em Herodes, um símbolo perfeito desse Natal Cultural, distorcido do belo e profundo significado bíblico:

1 – Herodes participa do Natal de Jesus, sem entender o seu significado – vs. 2 e 3.“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele” Não é o mesmo que ocorre hoje, pessoas celebram sem entender?

O VERDADEIRO NATAL- Pr. José Nogueira -

3

2 – Herodes, no primeiro Natal, cita a Bíblia sem crer nela – vs. 4 a 6“E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.” Essa é uma característica dessa celebração social: escrevem textos bíblicos em cartões e faixas, apenas como decoração, sem crer verdadeiramente neles.

3 – Herodes mente quanto às suas intenções – vs. 7 e 8“Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.” Herodes, como muitos hoje em dia, não tinham nenhum interesse de adorar Jesus no Natal. Ele “estava na festa” com outras intenções.

4 – Herodes foi frustrado por Deus – vs. 9 a 12“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.” De Deus não se zomba:, o que o homem plantar, ele vai ter que colher (Gálatas 6:7). Herodes, em sua incredulidade, desprezou o sentido divino do primeiro natal. E o natal ficou marcado na história dele com um ato de crueldade, pois, na vã tentativa de matar Jesus, ele ordenou a matança de todas as crianças de Belém com menos de dois anos – Mateus 2:13-15. Mas, há o Natal Bíblico, que pode ser muito bem representado pelas atitudes dos sábios do Oriente:

1 – Eles são gentios – vs. 1“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém” Eles não eram judeus. Contudo, talvez por estudarem o Livro do Profeta Daniel, creram nas promessas do Deus de Israel.Tiveram entendimento espiritual e alegraram-se no cumprimento das profecias bíblicas.

2 – Eles seguiram a direção de Deus – vs. 2 – Parte A“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente...” Os sábios do Oriente tiveram discernimento espiritual para captarem os sinais de Deus. Eles se mostraram sensíveis a Deus.

4

3 – Eles estavam dispostos a adorar a Jesus – vs. 2 – Parte B“e viemos a adorá-lo.” Eles são diretos e corajosos. Era como se dissessem: Nós fizemos uma longa viagem, tudo isso porque nós queremos adorar Jesus, o Rei dos Judeus.

4 – Eles creram e seguiram as instruções bíblicas – Vs. 3 a 9“congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.E, tendo eles ouvido o rei, partiram...” Quando foram instruídos pelos escribas, sobre o que o Antigo Testamento ensinava sobre o nascimento do Messias, os sábios creram e seguiram as instruções da Palavra de Deus.

5 – Eles se alegraram de verdade com o Natal de Jesus – vs. 10“E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.”

6 – Eles adoraram Jesus também servindo-O – vs. 11“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

7 – Depois do Natal, eles continuaram suas vidas, sendo dirigidos por Deus – vs. 12“E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.” O Natal não foi uma celebração isolada na vida dos sábios do Oriente. Eles, antes do Natal, conheceram as Escrituras e creram em suas palavras, ensinos, promessas e profecias. E, depois do Natal, como diz o texto, continuaram a viver segundo as orientações de Deus. Desejamos que, dentro de tantas coisas do Natal Cultural, você pare um pouco e pense no sentido do Natal Bíblico. Que Deus se fez ser humano, para dar Sua vida como sacrifício pelo resgate e salvação do pecador. No Natal Bíblico, nós adoramos o Senhor Jesus, nosso salvador, aquele que, como diz a Bíblia:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Romanos 5:8

5

Diante dos problemas do dia a dia, pois nem sempre as coisas acontecem do jeito que quero, por muitas vezes eu me peguei dizendo: “Maranata, vem Senhor Jesus”, mas dizia isso sem alegria no coração, simplesmente por achar que essa seria a maneira mais fácil de me livrar dos meus problemas. Realmente não queria mais estar aqui. Mas, o Senhor teve misericórdia de mim, e, depois de um aconselhamento com o Pr. Nogueira, em que ele recomendou que eu fizesse um estudo bíblico sobre as promessas que Deus tem para mim, que descobri um precioso tesouro na Palavra de Deus ao meditar no Evangelho de João. Por isso, selecionei os versículos abaixo:“Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus”“Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho” (João 13:23; 19:26; ver 20:2: 21:7 e 20). Meditando nesses versículos, em especial na frase: “o discípulo a quem Jesus amava”, me perguntei: Por que João fez questão de afirmar várias vezes que Jesus o amava? Sei que Jesus não podia amar mais a João do que aos outros discípulos, porque o amor de Deus é pleno e perfeito. Deus simplesmente “ama” em toda a extensão do significado da palavra amor, é amor ágape, incondicional, sacrificial e não dá para ser medido. Então por que tantas vezes João repete: “o discípulo a quem Jesus amava”? Eis aí o “x” da questão. João conseguia sentir a alegria de ser amado por Jesus, e essa alegria era transbordante. Ele conseguia sentir a plenitude desse amor e não podia guardar isso só para si, ele queria declarar isso para as outras pessoas também. Foi aí que a ficha caiu. Jesus me ama também ! E como é indescritível sentir esse amor, eu também estou transbordando de alegria e isso é o mais precioso antídoto para todo e qualquer sentimento não agradável que sinto. Quando as coisas não acontecem do jeito que eu quero, não tem importância, Jesus me ama e Ele está no controle e é esse amor que me faz transbordar de alegria. Como é bom quando nos permitimos viver acalentados pela Palavra de Deus. Louvado seja Deus por podermos ouvir a Sua voz, sermos instruídos por Sua Palavra e testemunharmos da Sua presença em nossas vidas. Leiamos em nossa Leitura de Consagração de hoje Efésios 3:14-21.

leitura para Consagração

– Catarina PetroPouleas –

AGENDA DA IGREJADEZEMBRO

29 (sábado) – 19 h: Confraternização da Mocidade – Confraternização dos casais30 (domingo) – 9 h: Assembleia Geral da Igreja31 (segunda-feira) – 21 horas: Vigília de Oração, Ceia do Senhor e Batismos.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO - DEZEMBRO23: Alexandre e Ligy; 30: Aragão e Jane.

notas & notÍCias

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

CONFRATERNIZAÇÃO DOS CASAIS

RETIRO DO MINISTÉRIO DORCAS

No próximo sábado, às 19 horas, teremos um tempo muito especial. Assistiremos a um filme baseado em fatos reais sobre os traumas de crianças que foram abusadas sexualmente dentro de suas próprias casas. E, amados, vejamos como faz diferença quando uma igreja

realmente se importa. Convide amigos e parentes. Eles depois agradecerão a você pelo convite, dizendo da forma íntima como foram tocados, ao testemunharem a cura poderosa de Deus no interior das pessoas marcadas por feridas na alma. Depois teremos nosso tempo

de comunhão e revelação do amigo discreto.

Com 31 participantes foi realizado o Retiro Anual do Ministério Dorcas, quando também houve a eleição para a Liderança 2013. Foi um tempo de grande edificação e de desafios, mas também de uma

alegre comunhão e lazer. O Hotel Donana mais uma vez nos recebeu de braços abertos e tivemos banquetes gastronômicos todos os dias.

Vamos continuar dedicando meia-hora por dia para ouvir e ler o Novo Testamento. Peça a Deus e persevere para que essa bênção seja de toda a sua família – Josué 24:15. Mais importante: lembre-se de 1 Timóteo 2:1 e João 15:5.

OUVIR E LER O N. T. EM 44 DIAS